-
A Origem da Psicanálise
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Identificar o contexto no qual Sigmund Freud desenvolveu a Psicanálise. Reconhecer os conceitos de consciente, inconsciente e sublimação. Relacionar a Psicanálise à sociedade e à cultura.
-
Princípios da Imagem Pessoal
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Definir imagem e constituição do eu a partir da teoria psicanalítica. Explicar a imagem e a representação social do eu a partir da psicologia social. Relacionar corpo com identificação e imagem, com foco nos princípios da psicanálise para a constituição psíquica e existencial do sujeito.
-
Conceito do Eu e da Personalidade
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer o processo de constituição do eu a partir dos estudos freudianos. Definir personalidade e psicanálise. Identificar as principais características do id, do ego e do superego.
-
Escolas da Psicologia: Psicanálise e Behaviorismo
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Conceituar psicanálise com base nos trabalhos de Freud, Melanie Klein e Lacan. Definir behaviorismo. Descrever a natureza experimental do behaviorismo.
-
Literatura, Psicanálise e Filosofia
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Descrever a relação entre Literatura, Psicanálise e Filosofia. Reconhecer os limites da Filosofia e da Psicanálise em relação à estética literária. Interpretar obras literárias sob o viés psicanalítico e filosófico.
-
O Ego e os Mecanismos de Defesa
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Definir ego e as funções do ego segundo a psicanálise freudiana. Descrever os mecanismos de defesa. Explicar como se dá a identificação para inserção do sujeito em um grupo a partir de sua constituição psíquica e social.
-
Relação Compreensiva e a Relação com o Real
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Apresentar os registros do imaginário, simbólico e real do campo da Psicanálise. Relacionar os três paradigmas da imagem com os registros da Psicanálise. Interpretar a imagem como representação ou aproximação do real.
-
Principais Matrizes Teóricas da Psicologia Social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Identificar as representações coletivas de Durkheim, mentalidades primitivas de Lévy e as representações de Moscovici. Analisar as influências psicanalíticas, como a teoria das massas de Sigmund Freud e o inconsciente coletivo de Carl Gustav Jung. Reconhecer a dimensão empírica e raízes metodológicas da psicologia social psicológica, psicologia social sociológica e psicologia social crítica.
-
CERTIFICADO

A psicologia social é o estudo que globaliza todos aspectos da raça humana. Desde da existência do primeiro ser, ate a inexistência do não ser.
A psicologia social estuda o aspecto humano em forma geral.
A psicologia social estudar como sujeito conviver e seus laços sociais na sociedade.
Nós seres humanos somos uma Ciência, não podemos destacar toda essa compreensão, Tudo isso nos faz pensar que precisamos de um todo… conteúdo enriquecedor tudo que foi apresentado neste curso…..
A psicologia representa a sociedade, e seus conflitos… para entender cada posicionamento….
Pensar que precisamos de um todo… conteúdo enriquecedor tudo que foi apresentado neste curso…..
A psicologia representa a sociedade, e seus conflitos… para entender cada posicionamento….
A psicologia representa a sociedade, e seus conflitos… para entender cada posicionamento….
Conflitos, as vezes são necessários,pq não creio que a raça humana consiga sobreviver sem isso
A psicologia social, é um ramo da psicologia que estuda o relacionamento humano.
A psicologia é um estudo de causa.
Um dos principais objetivos da psicologia social é evidenciar as conexões que existem entre o sujeito e a sociedade a qual pertence.
A Psicologia Social estuda a relação do indivíduo com a sociedade. Ela observa comportamentos (ou suas intenções), nos momentos em que estamos cercados de outras pessoas. Uma de suas principais ideologias é que nosso comportamento é diferente quando estamos sozinhos e quando estamos em comunidade.
A psicanálise traz a ideia do inconsciente como a parte mais significativa dos processos mentais, influenciando todo o modo de viver dos sujeitos. Para Freud, o inconsciente é constituído de desejos e pulsões, que reprimidos podem gerar efeitos nocivos à saúde psíquica do sujeito (neuroses).
excelente para o nosso aprendizado esse material. Estudando!!
Na psicologia social há uma necessidade de se conhecer a história por trás de tudo que o indivíduo ou sujeito está inserido e envolvido.
A principal Missão da atuação do CRAS é a prevenção e promoção da vida. As atividades desenvolvidas estão voltadas para o alívio imediato da pobreza, para a ruptura com o ciclo intergeracional da pobreza e o desenvolvimento das famílias. O psicólogo social no CRAS deve atuar em prol da promoção e fortalecimento de vínculos sócio-afetivos, de forma que as atividades de atendimento gerem progressivamente independência dos benefícios oferecidos e promovam a autonomia na perspectiva da cidadania e valorização de aspectos saudáveis presentes nos sujeitos , nas famílias e na sociedade.
A Psicologia social tem por obrigação ver o indivíduo em todas as suas dimensões da vida: familiar, social, acadêmica, financeira, etc.
A psicologia social investiga a relação humana com a sociedade, a influencia do indivíduo com o meio e vice versa, a relação do indivíduo com ele mesmo, e o quanto a nossa historia influencia nosso comportamento numa dada sociedade.
A psicologia social abrange o todo do ser humano..o social, o educacional, o relugioso, a formaçao totalitaria da pessoa.
O que nos traz a psicologia;O social, o histórico, o social crítico a envolver o cidadão na sociedade de bem com a vida de cabeça erguida CURADA, nos tratamentos freudiano ,como também Levy,Jung e todos os outros nos dando as suas contribuições
A psicologia social envolve todo do ser humano social o educacional o religioso a formação totalitário da pessoa.
Excelente material sobre a psicologia social
O material colocado à disposição do aluno permite um
Aprofundamento da psicologia social e um melhor entendimento de suas nuances e segmentos e o reflexo na vida do indivíduo seja na sua relação consigo mesmo ou com o grupo social com o qual se relaciona. Existe ainda o material referente a Sigmund Freud que permite um melhor entendimento a respeito da psicanálise.
Esse material , permite -nos conhecermos cada vez mais um ser como todo, ou seja a topogria , sobre o isconciente – pre cosciente – Id,
estão relacionado no nosso dia a dia. Nós mesmo temos que entender o nosso Eu, e referente a psicologia social, e o que está relacionado como agente vive em uma sociedade , com nossos sentimentos , desejos, comportamentos e entre outros. Ou seja para psicanálise agente tem nos analisar e avaliar o ser como um todo.
Materiais e vídeos de extrema valia!
Materiais excelentes.
Estou encantada com esse curso.
Este curso tem agregado muitos conhecimentos e só temos a crescer e a melhorarmos enquanto indivíduos e profissionais também.
Psicologia social é um ramo da psicologia que estuda o indivíduo na sociedade, como as pessoas pensam e se relacionam, que surgiu no século XX como uma área que estabelece uma ponte entre a psicologia e as ciências sociais (sociologia, antropologia, geografia, história, ciência política).
A psicologia social tem muitos abordagem do qual as pessoas tem efeito na sociedade e da qual elas mesmas são participes. Os contextos das pessoas em que elas vivem em uma sociedade sabem como superar os conflictos e que elas mesmas marcam em seu dia a dia. Na psicologia busca saber como isso casos influem na vida das pessoas e de como elas podem fazer a diferencia em na sociedade e em na vida delas mesmas.
Segundo o conceito de Freud a psicanálise traz a ideia do inconsciente como a parte mais relevante dos processos mentais, influenciando todo o modo de viver do individuo. Segundo Freud o inconsciente é constituído de desejos e pulsões que reprimidos podem gerar efeitos nocivos a saúde psíquica do individuo.
A Psicologia Social surgiu no século XX, como uma área que estabelece uma ponte entre a psicologia e as ciências.
Essa psicologia estuda o indivíduo na sociedade, como pessoas que pensam, se comportam e se relacionam.
Na Psicologia freudiana, as doenças mentais são provocadas por conta da repressão pela qual passamos durante as nossas vidas. Os padrões sociais são os principais culpados por escondermos desejos, comportamentos e sensações contra julgamentos. Entretanto, esse exercício contínuo gera desequilíbrios em nossas mentes.
Estuda o indivíduo na sociedade
A história da psicologia é marcada por grandes acontecimentos sociais, estes, por sua vez, recebem influencias culturais, crenças e valores individuais que socialmente se complementam e tornam-se comportamentos coletivos sobre o objeto.
É preciso entender a história de cada caso.
Muito importante!
Gostei muito do vídeo.
Muito bem explicado.
Entendo que a representação desta teoria são modalidade de pensamento prático para a comunicação ,compreensão e o domínio do ambiente social, material e ideal.
A psicologia social marca diversas passagens do ser humano.
O vídeo Freud, a Psicanálise e a Psicologia é muito didático com linguagem clara e simples. Destaco : A ênfase na importância do sonho como entrada para o inconsciente com materiais que queremos recalcar. Os recalques escapam pelos sonhos, chistes, esquecimentos. Outro destaque é que a libido não é só sexual. E as pulsões : morte e vida. Libido é vida, é vai para a vida, doença é pulsão de morte.
Ao longo dos anos, a Teoria das Representações Sociais tem sido aplicada em diversos campos da Psicologia Social, como saúde, educação, meio ambiente, identidade social, entre outros. Ela tem proporcionado contribuições valiosas sobre como as representações sociais influenciam as atitudes, comportamentos e interações dos indivíduos em diferentes contextos sociais.
Psicologia social visa a relação do indivíduo com a sociedade .Nosso comportamento é estudado quando vivemos sozinhos ou em socidade.
A psicologia entende o meio cultural social e o comportamento em grupo.
Material complementar sempre colabora para que possamos firmar ainda mais nosso conhecimento.
A psicologia social estudo o ser humano como.um todo e como ele convive em sociedade
Psicologia Social e suas vertentes: – Psicologia Social Psicológica – Estuda o modo de ser dos indivíduos, em relação aos demais;
– Psicologia Social Sociológica – analisa os acontecimentos decorrentes das participações dos indivíduos em diversos grupos sociais.
– Psicologia Social Crítica ou História Critica – Voltada para os acontecimentos e comportamentos das vivências sociais.