Formação em Psicanálise Clínica

Formação em Psicanálise Clínica

This content is protected, please login and enroll course to view this content!

194 comentários sobre “e-Book – Imagem Pessoal

  1. O ego e os mecanismos de defesa aborda um problema específico que se prende que se prende com as formas e os meios pelos quais o ego evita o desconforto e a ansiedade e controla o comportamento impulsivo, os afetos e os incoscientes.

    Responder
  2. O e-book aprofundou como o Ego se constitui e se defende. Aprendi que os mecanismos de defesa são automáticos; eles distorcem a realidade para nos proteger de conteúdos traumáticos. Além disso, o estudo mostrou como a identificação é o que permite ao sujeito se reconhecer e se inserir socialmente.

    Responder
  3. O ego ajuda a manter o equilíbrio psicológico, e os mecanismos de defesa protegem a mente de conflitos e sentimentos que causam sofrimento.

    Responder
  4. O e-book mostra que a identificação é essencial para a formação do sujeito e sua inserção social: nos grupos, o indivíduo se identifica com o líder e com os demais membros, criando um ideal coletivo que substitui o individual. Em resumo, o ego revela como o sujeito lida com suas pulsões e pressões externas, os mecanismos de defesa explicam a adaptação ou os sintomas neuróticos, e a identificação evidencia a dimensão social da constituição psíquica.

    Responder
  5. N psicanálise freudiana , o Ego media entre Id, Superego e o mundo externo, garantindo adaptação e gestão de conflitos.
    Os mecanismos de defesa são estratégia inconsciente do Ego para lidar com ansiedade, como repressão, negação, projeção e identificação.
    A identificação possibilita a inserção grupal ao fazer o sujeito incorporar característica, valores ou o líder do grupo no lugar do seu ideal do Ego, alinhando sua constituição psíquica as desmandas sociais e estabelecendo laços libidinais.

    Responder
  6. Para a psicanálise, o Ego vive sob pressão constante. De um lado o id exige prazer imediato, do outro, o Superego impõe regras morais e rígidas, e por fora , a realidade impõe limites físicos e sociais.
    Quando o Ego não consegue conceituar essas forças, surge a angústia ( ansiedade). Para proteger essa dor, e evitar que a mente entre em colapso, o Ego utiliza os mecanismos de defesa.

    Responder
  7. Para mim, o conteúdo evidencia como, segundo Freud, os vínculos nos grupos se constroem pela identificação e pelo deslocamento da libido para um ideal comum, geralmente encarnado no líder ou em um objeto compartilhado. Percebo que essa dinâmica explica tanto o sentimento de pertencimento e coesão quanto o risco de submissão, mostrando como o ego se articula ao social e como nossas escolhas coletivas revelam desejos e necessidades inconscientes.

    Responder
  8. Neste módulo foi explorado o Ego e os Mecanismos de defesa. Segundo a psicanálise freudiana, a psiquê humana é constituída por 3 instâncias na formação do indivíduo: Id, Ego e Superego.
    Id é a instância das pulsões relacionadas ao prazer, é primitivo e tenta realizar os desejos á todo custo sem estar cônscio das possíveis punições e ações ruins e não é tolerado e compreendido pelo grupo social. Ego é parte racional, que equilibra os impulsos do Id e as restrições sociais, uma derivação do Id que ocorre á medida que a criança interage com o ambiente e percebe que seus desejos nem sempre podem ser satisfeitos imediatamente então uma parte do id se transforma para lidar com a realidade formando o Ego. Superego é a instância que representa a consciência moral internalizada, sendo uma instância que se forma á partir do ego e das interações sociais. Diante disso, os mecanismos de defesa são estratégias inconscientes do Ego para proteger a mente da ansiedade gerada pelos conflitos entre os desejos instintivos do Id e as exigências morais do Superego. A idealização e a Identificação, são mecanismos de defesa onde os indivíduos colocam o líder ou uma ideia no lugar do seu ideal do eu, criando um vínculo afetivo de dependência e submissão ao que esse líder representa.

    Responder
  9. O indivíduo não existe por si mesmo. Ele não é a unidade última e nem é integralmente autônomo. O Eu, base de nossas auto-representações, elabora uma referencia de si próprio, e a isso denominamos Individuo. Com base neste engano, ou ilusão, pensamos que cada um de nós seja uma unidade independente, e não uma expressão singularizada de um conjunto, o coletivo humano. A concepção psicanalítica de grupo também deve ser construída a partir de uma desmontagem ideológica. Grupo não é o que parece. Muitas coisas podem ser chamadas de grupos: grupos de lápis, de cadeiras, de lojas, de pessoas. A palavra grupo é polissêmica, e por isso é pobre para sustentar o conceito. Precisamos de teoria para forjar esta noção.

    Responder
  10. Na Psicanálise Freudiana, o Ego (Eu) é aparte da personalidade que lida com a realidade, mediando as pulsões do Id (prazer) e as exigências morais do Superego (ideal), buscando satisfazer desejos de forma socialmente aceitável, operando no consciente, pré-consciente e inconsciente através de funções como percepção, pensamento, memória e mecanismos de defesa, como a racionalização e a sublimação, para proteger o aparelho psíquico da ansiedade. O mecanismo de defesa são estratégias psicológicas inconscientes, discretas por Sigmund Freud e aprofundadas por Anna Freud, que o Ego usa para proteger de ansiedade, conflitos íntimos e dor emocional, mantendo o equilíbrio psíquico, muitas vezes através de distorções da realidade, como REPRESSÃO (esquecer o que é doloroso) NEGAÇÃO (recusar a realidade), PROJEÇÃO (atribuir a outros os próprios defeitos), RACIONALIZAÇÃO (Justificar comportamentos) e SUBLIMAÇÃO (canalizar impulsos em algo aceitável). A identificação para isenção em um grupo ocorre via um processo psíquico de assimilar valores, ideais e características do grupo, construindo a identidade de sujeitos, mediado por elementos culturais, simbólicos (mitos, rituais) e imaginários ( o “espelho” do grupo), onde o individuo se vê refletido e encontra pertencimento, estabelecendo laços e diferenciando-se do “outro” fundamental para sua subjetividade e inserção social.

    Responder
  11. “O Ego não se fortalece pela força, mas pela escuta” traduz um princípio clínico fundamental da psicanálise. A tentativa de controle rígido tende a intensificar a ação do Superego ou a atuação impulsiva do Id.

    Responder
  12. No ego predomina a razão e no id as paixões As três instãncias que formam a personalidade são passiveis de observação de modo diferenciado

    Responder
  13. O EGO tenta equilibrar o que você quer fazer agora (tipo: comer um monte de Doces), com regras da sociedade e que seus pais te ensinaram ( tipo: agora não pode). O Ego tem um jeito esperto (desculpinhas) de lidar com a situação que são os mecânismos de defesa (tipo: “Não era bem isso mesmo que eu queria “) pra não ficar frustrado, chateado por não conseguir o que queria. E é super importante agente saber como o EGO faz isso pra nos entendermos melhor. Porque mostra como a nossa cabeça (psiquico) se dá bem (ou não) com o mundo lá fora (social).
    Resumindo o EGO é aquele mediador que dá desculpinhas pra lidar com os BOS da vida e isso é a chave pra nos formamos como pessoa.

    Responder
  14. No campo da psicanalice o ego é nossonmecanismo de vaidade e defeza,sendo nossa personalidade de auto avaliação interior e criamos nossa defesa dos ataques das pulsões. Dentro de uma expectativa em que se encontram associados os fundamentos psíquicos e sociais e que está envolvidos um evento de extrema importâncias na teoria freudiana que é a identificação, Freud desde o início de que sempre existe o outro que serve de modelo,objeto ou rival na constituição do e Ego

    Responder
  15. Anna Freud, desenvolveu a ideia dos mecanismos de defesa, que são estratégias inconscientes usadas pelo ego para lidar com ansiedade e conflito. De modo confortável o ego estrutura algumas reações para que consiga dar conta da experiência.

    Responder
  16. Ao estudarmos sobre o mecanismo de defesa, entendemos que Freud descreve o ego que é parte da personalidade que lida com a realidade e usa estratégias do inconsciente, como a repressão e a negação, para se proteger de conflitos internos e angústia gerada por impulsos inaceitáveis do id. Esses mecanismos, ao mascararem a realidade para aliviar a dor imediata, podem se tornar prejudiciais se usados de modo excessivamente e tambem de forma disfuncional, impactando o desenvolvimento e a capacidade de lidar com a vida a longo prazo ao indivíduo.

    Responder
  17. O texto explica como o ego atua como mediador entre o id e a realidade, usando mecanismos de defesa para equilibrar impulsos e manter o controle psíquico.

    Responder
  18. Os mecanismos de defesa do ego são estratégias inconscientes que o ego utiliza para se proteger da ansiedade e do sofrimento , distorcendo a realidade ou afastando pensamentos pertubadores da conciência.

    Responder
  19. Título: O ego e os mecanismos de defesa: equilíbrio ou ilusão de controle?

    O capítulo “O ego e os mecanismos de defesa” mostra como Freud, ao desenvolver a segunda tópica, trouxe uma nova forma de pensar o sujeito: não como um ser plenamente consciente de si, mas dividido entre instâncias que se tensionam continuamente. O ego, nessa perspectiva, é uma instância mediadora, constantemente pressionada pelas exigências do id e do superego.

    Interessante notar que, para manter esse equilíbrio, o ego utiliza mecanismos de defesa que, ao mesmo tempo que protegem, também distorcem a realidade. Reprimir, projetar ou racionalizar são modos de lidar com o insuportável, mas podem se tornar patológicos quando usados em excesso. Além disso, a noção de identificação revela como o indivíduo se constitui não apenas internamente, mas também na relação com o outro e com os grupos sociais.

    Essa leitura nos convida a refletir: será que o ego, ao tentar conciliar forças tão potentes, garante realmente um equilíbrio ou apenas mascara os conflitos para que possamos seguir adiante?

    Responder
  20. Neste módulo sobre o ego e os mecanismos de defesa, aprendi que o ego é a parte da nossa mente que tenta equilibrar os desejos do id, as regras do superego e a realidade. Para lidar com conflitos e emoções difíceis, ele usa mecanismos de defesa, como repressão, negação, projeção e sublimação, que podem nos proteger, mas também atrapalhar se usados demais. Também entendi que a identificação é um processo importante para formar nossa identidade e nos inserir em grupos, criando laços e ideais compartilhados, muitas vezes inspirados em líderes ou pessoas que admiramos.

    Responder
  21. Interessantíssimo como o ego encontra um mecanismo de defesa como forma de afastar sentimentos dolorosos ou características que o incomodam, uma fuga inconsciente da realidade.

    Responder
  22. O ego age como um comunicador entre a paixão e a razão, ou seja entre o id e o ego. O ego procura sempre a autopreservação do organismo. É por meio dele que as pessoas aprendem tudo sobre a realidade externa e orientam seu comportamento no sentido de evitar os estados dolorosos, as ansiedades e punições.

    Responder
  23. Ao realizar meus comentários tendo dificuldade em posta-lo .Falha d detecção de comentário.
    No demais mostra o desenvolver da instâncias da personalidade id ,ego e superego .Como se comportam através dos mecanismos de defesa .

    Responder
  24. As três instâncias que formam a personalidade individuo id que representa os desejos e prazeres ,ego o mediador do id , e superego aquele que busca o que é aceitável de forma racional e crítica .Observação novamente ao narcisismo ,ideal de eu ,ou o eu ideal .Adentramos mais a fundo como tudo isso se comporta nos mecanismo de defesa ,como repressão , a negação ,racionalização ,identificação ,dissociação ,o deslocamento ,a sublimação , idealização etc .E como cada um funciona um exemplo é a projeção :colocar nos outros sentimentos que são seus .Também conhecemos outros autores que foram importantes como Ana Freud Heinz Hartmann ,como contribuiram em sua pesquisas.Em um resumo simples ,foi o que foi apresentado nesse e-book.

    Responder
  25. O texto mostra que o ego usa os mecanismos de defesa para proteger a mente de situações difíceis e conflitos. São formas inconscientes de lidar com emoções e pensamentos que nos causam desconforto.

    Responder
  26. No Ego predomina a razão e, no Id concerne à pulsão. O Ego é primeiro e acima de tudo um ego corporal e o representante do mundo externo e se contrapondo a ele como representante do mundo interno surge o Superego, assim se configura os contra ponto da personalidade do sujeito.

    Responder
  27. O artigo de Anna Freud sobre os mecanismos de defesa me ajudou a compreender melhor o papel ativo do ego na proteção da mente diante de conflitos internos. Acho muito interessante perceber que esses mecanismos não são “defeitos”, mas formas que o psiquismo encontra para lidar com emoções difíceis, mesmo que de forma inconsciente. A maneira como ela sistematiza essas defesas — como a repressão, a projeção, a negação — me deu ferramentas para observar esses movimentos tanto em mim quanto nas pessoas ao redor. Também achei importante que ela destaca a função do ego como algo dinâmico, que tenta equilibrar as forças do id, do superego e da realidade externa. Isso amplia minha visão sobre a psicanálise, mostrando que o ego não é só “repressor”, mas também criativo e protetor.

    Responder
  28. Este módulo foi muito esclarecedor e com uma linguagem de mais fácil compreensão para nós, estudantes. Resumindo: Personalidade com três instâncias: ID, EGO e SUPEREGO, sendo o ego , que contém parte do inconsciente, ampara a consciência e as percepções externas, tendo uma função conciliadora entre o ID e o Superego. O superego ( normas morais e sociais ) afronta o ego por meio do sentimento de culpa ( críticas excessivas ).

    O ego se utiliza de medidas ( mecanismos de defesa ) para se defender dos ataques das pulsões ( forças que impulsionam o indivíduo a agir ), dentre estes mecanismos temos a sublimação, a repressão, a projeção, identificação, regressão, dentre outros, vale muito a pena ler a apostila para melhor entendimento.

    O superego é a ultima instância a ser formada , desenvolvendo-se entre os 3 e 5 anos de idade , durante o complexo edipiano, padrões morais internalizados pelos pais ou tutores através do sistema de recompensa ou punição.

    O ego representa o equilíbrio, a razão, enquanto o ID representa as paixões, o desejo, a busca pelo prazer imediato. O ego é influenciado pelo sistema percepção-consciência.

    Responder
  29. Id = “Quero agora!” (impulsivo)

    Ego = “Calma, vamos pensar…” (realista)

    Superego = “Isso não é certo!” (moralista)

    Responder
  30. Conforme estudamos nesse tópico, os mecanismos de defesa são formas que utilizamos inconscientemente para restringir algum tipo de pulsão, incidindo diretamente em nossa vivência, apesar de às vezes não serem claramente percebidos.

    Responder
  31. Ao entender os mecanismo de defesa é fundamental a terapia que pode auxiliar as pessoas a se tornarem mais conscientes dos mecanismos de defesa.

    Responder
  32. O ego é, basicamente, a parte da nossa psique que se relaciona com a nossa identidade e com como nos percebemos no MundO

    Responder
  33. Na teoria de Freud, o EGO é uma das três instâncias psíquicas que compõem a estrutura da mente humana, ao lado do ID e do superego. O EGO representa a parte racional, realista e organizada da psique. As principais funções do ego, conforme a psicanálise freudiana, incluem a função realista ou princípio da realidade, onde há a substituição do princípio do prazer pelo princípio da realidade.
    Também atua como mediador entre o ID e o superego, imaginemos duas crianças discutindo, enquanto o professor busca ou sugere soluções que satisfaçam os desejos inconscientes sem causar punições ou conflitos internos. Os MECANISMOS DE DEFESA são estratégias inconscientes utilizadas pelo ego para lidar com conflitos internos, ansiedades, desejos inaceitáveis ou sentimentos dolorosos como: repressão, negação, projeção, racionalização, deslocamento, sublimação, etc. A IDENTIFICACÃO E A INSERSSÃO do sujeito em um grupo ocorrem desde os primeiros momentos da vida e se estendem por toda existência, moldando a subjetividade e a maneira como o sujeito se insere nos grupos sociais. Primeira identificação é com os pais, após isso com figuras de autoridade, grupos, ideias sociais, etc., dai, o sujeito forma seu ego, constrói sua identidade e assume um lugar.

    Responder
  34. Anna Freud, junto com o seu pai, dedicou muitos anos para o estudo dos mecanismos de defesa do ego, identificando cinco grandes atributos.

    Responder
  35. Ainda não tenho domínio sobre de que forma o Ego atua como se fosse um escudo e ao mesmo tempo impulsivo e o Id meio termo.

    Responder
  36. identificação está profundamente enraizada na constituição psíquica do individuo, que é moldada por experiência familiares, sociais e culturais.

    Responder
  37. É estudado a fundo os mecanismos de defesa como a redução grupal e repreensão, e a projeção em relação ao líder. O indivíduo abandona seus ideais para defender o ideal do grupo. Há regressões em estados do eu menos avançados. Com maiores dificuldades, dentro do grupo, de moderação individual.

    Responder
  38. Freud, expôs a realidade das oscilações constantes e questionáveis no comportamento humano, definido pelo mecanismo de defesa do inconsciente que por sua vez tem enraizado medos ,desejos e pulsões reprimidos.

    Responder
  39. De acordo com Freud, o ego é a junção dos elementos que compõem o “eu”, é a parte consciente da mente humana, que possui as seguintes funções:

    • Interpretar a realidade;

    • Memorizar;

    • Perceber;

    • Mediar entre o Id e o superego (tentar conciliar as reivindicações das três instâncias a que serve, ou seja, o id, o mundo externo e o superego);

    • Regular os impulsos inadequados do Id e

    • Manter o equilíbrio e a sanidade da personalidade

    Identificação do sujeito em um grupo:

    Como membro de um grupo, o sujeito identifica se com o líder e também com os outros membros do grupo. Nessa dinâmica, o sujeito abandona o seu ideal de ego em prol do amor a um líder, ou seja, o objeto foi colocado no lugar do ideal do ego e assim todos os membros do grupo o fizeram, o que faz com que se identifiquem uns com os outros em seu ego (FREUD, 1996b, p. 147).

    Responder
  40. O ego organiza os processos psíquicos, subordina-os à realidade e controla a energia psíquica, equilibrando as demandas do id e do superego. Ele também ampara a consciência e as percepções externas, regulando o pré-consciente.

    Os mecanismos de defesa são estratégias psicológicas inconscientes que o ego usa para lidar com conflitos internos, emoções e situações estressantes.

    Responder
  41. Conhecer os mecanismos de defesa proporciona caminhos visíveis para um psicanalista, no meu modo de ver. Nos dá um direcionamento melhor para uma possível análise.

    Responder
  42. Freud entendia os mecanismos de defesa como estratégias inconscientes usadas pelo ego para proteger-se da ansiedade e do conflito.

    Responder
  43. O Ego ampara a consciência e as percepções externas utilizando os mecanismos de defesa que tem a finalidade de se defender das constantes inserções das pulsões.

    Responder
  44. Segundo Sigmund Freud , Id desejos ,pulsões e prazer, Ego equilíbrio,Superego é o juíz ou censor relativo ao ego.
    São as três instâncias psíquicas que formam a personalidade humana.

    Responder
  45. Mecanismos de Defesa do Ego são meios que seu inconsciente usa para mascarar a realidade, ou seja, são mecanismos usados para abrandar alguma dor. Ele te protege da frustração e dos conflitos mentais. São meios de você lidar com seus conflitos mentais inconscientes, que levam você a sentir angústia.

    Responder
  46. É certo que os mecanismos de defesa tem os seus atributos, todavia é importante traçar uma linha entre a normalidade e a patologia.

    Responder
  47. Os mecanismos de defesas do Ego são:
    Repressão, negação, racionalização, isolamento, formação reativa, projeção, regressão, identificação, dissociação, deslocamento, sublimação e idealização.
    O excesso destes mecanismos de defesas apontam sintomas neuróticos.

    Responder
  48. A imagem pessoal é um fator importante na comunicação, e a psicanálise é uma abordagem que ajuda a entender os conflitos inconscientes que podem impactar a vida de uma pessoa.

    Responder
  49. Assim é mecanismo de defesa na psicanálise
    Segundo o Freud são manifestações psicológicas tendo o objetivo manter a integridade do ego perante os estímulos externos e as exigências das outras instâncias psíquicas, o Id e Superego

    Responder
  50. Segundo Freud, os mecanismos de defesa são processos inconscientes usados pelo ego para lidar com conflitos internos e ameaças emocionais.

    Responder
  51. Id, é guiado pelo princípio do prazer, ligado aos instintos primitivos da mente, resultando em impulsos e desejos. O ego, opera a realidade, e superego a moralidade. Essa estrutura representa a conexão entre existencia e organização da mente!

    Responder
  52. O tema do ego e dos mecanismos de defesa nos leva a refletir sobre como nossa mente atua para equilibrar desejos, moralidades e a realidade externa. É interessante notar como, muitas vezes, utilizamos esses mecanismos de forma inconsciente para nos proteger de sentimentos de angústia. A reflexão sobre a identificação e a inserção em grupos sociais nos faz perceber a influência do meio na formação da nossa identidade. Compreender essas dinâmicas é essencial para o autoconhecimento e para melhorar nossas relações interpessoais.

    Responder
  53. Ego ,percebe e interpreta o mundo ao redor equilibrando o que é real com os desejos do Id. Resolve problemas, planeja o futuro ou seja gerência a mente
    Ego usa como defesa a repressão, negação e projeção para proteger a mente de ansiedade e conflitos internos.
    A inserção em grupo se dá pela influência psíquica e é social como a identificação primaria que o sujeito forma a identidade inicialmente com figuras parenterais,depois a figura secundária se identifica com outras figuras fora do núcleo familiar,aí moldam os valores ,crenças, comportamentos e psiciona em relação a diferentes grupos sociais reforçando seu senso pertencimento e coesão.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

323 comentários sobre “Formação em Psicanálise Clínica

  1. Não consigo fazer o pix ! Pode enviar código para eu realizar o pagamento

    1. Olá! Para realizar o pagamento, é necessário primeiro se matricular no curso. Acesse a página do curso desejado e clique no botão “Matrícula”. Em seguida, você será direcionado para a etapa de pagamento, onde poderá escolher a opção Cartão, Boleto ou PIX e gerar automaticamente o código ou QR Code para pagamento.

      Caso continue encontrando dificuldades entre em contato com o suporte através do WhatsApp: 11 966584172.

  2. Hoje, termino o meu curso de Psicanálise Clinica. Meus agradecimentos ao Instituto Educacional Videira.
    Farei do aprendizado aqui concluído, uma porta de entrada para novos cursos e continuidade do aprendizado.
    Gratidão à toda Equipe IEVI!

    1. Muito obrigado pela sua mensagem! 😊

      Parabéns pela conclusão do Curso de Psicanálise Clínica. Ficamos felizes em saber que o IEVI fez parte da sua jornada de aprendizado.

      Agradecemos pela confiança e desejamos muito sucesso em sua trajetória. Será um prazer tê-la conosco em novos cursos e formações.

      Gratidão por fazer parte da comunidade IEVI! 🌿

  3. Acabei de finalizar o curso de piscanase estou muito satisfeito e feliz e agradecido

  4. Gostei do curso. Conteúdos relevantes e bem esplicados. A didática é simples e os módulos são fáceis de estudar.
    Concluído. Agora, aguardando o certificado e a credencial.
    Assim que eu receber, postarei aqui.

  5. Percebo que a psicanálise não é apenas uma área de estudo, mas uma verdadeira filosofia de vida que incentiva a reflexão constante e a escuta interna. A combinação do material didático com a orientação para a importância da análise pessoal, torna este curso indispensável para quem busca uma transformação interna genuína, e não apenas um diploma

  6. Este é realmente um curso super completo, aborda a Piscanálise de uma forma bem explicativa, eu recomendo a todos que procuram conhecimento.

  7. João Rodrigues dos Santos 23/10/25
    Psicologia: psicanálise

    A psicanálise teve origem no fim do século XIX, partir dos trabalhos do neurologista Freud que apresentou uma concepção do sujeito.

  8. Estou gostando muito, achando bem interessante. Fiz cursos livres de poder da mente, etc, mas estou gostando dessa abordagem com mais respaldos acadêmicos.

  9. Este curso está maravilhoso,muito bem explicado e o material de apoio excelente

  10. Acabo de finalizar o curso e estou muito feliz com essa conquista. Sem dúvidas, esse curso foi um divisor de águas na minha vida e a IEVI que nos proporcionou acessar esse conteúdo tão rico de uma forma tão acessível. Meu eterno agradecimento! 🙏🏻

  11. Confesso que sou tímida para interagir, mas vou tentar participar com satisfação. Agradeço a oportunidade!

  12. Olá, boa noite. Gostaria de saber quanto tempo tenho que passar em cada aula pra eu terminar em 800 horas? estou um pouco perdida nas aulas.

  13. Estou gostando muito do curso, espero obter um bom aprendizado e pôr em pratica todo que aprenderei.

  14. “O curso de Formação em Psicanálise Clínica do IEVi é simplesmente incrível!

    A didática é clara, acessível e profundamente enriquecedora, perfeita tanto para iniciantes quanto para quem já tem algum conhecimento na área. Os materiais disponibilizados – como videoaulas, e-books e estudos de caso – são de alta qualidade e realmente facilitam o aprendizado.

    O que mais me impressionou foi a flexibilidade do curso, que permite estudar no meu próprio ritmo, sem perder o rigor teórico. Além disso, o suporte da equipe e a interação com outros alunos criam uma experiência muito acolhedora e estimulante.

    O conteúdo abrange desde os fundamentos freudianos até abordagens contemporâneas, proporcionando uma visão ampla e atualizada da psicanálise. O certificado, reconhecido pela instituição, é um grande diferencial para quem deseja aplicar esses conhecimentos em sua carreira ou vida pessoal.

    Recomendo muito para quem busca uma formação séria, prática e transformadora em psicanálise. Parabéns ao IEVi por oferecer um curso tão completo e inspirador!”

  15. A imagem pessoal, e a constituição do EU, são processos complexos que envolve a interação entre fatores internos e externos. Visto que, a teoria psicanalítica e a psicologia social oferecem perspectivas e a constituição do EU se formam e se relacionam, que segundo Freud, o EU é formado a partir da interação entre o ID, o ego e superego.

  16. Finalizei o curso, muito bom, consegui aprender muito.
    Retirei meu certificado certinho.
    Agora só estou aguardando a carteirinha (funcional)
    Obrigado IEVI por nós proporcionar estes cursos.

  17. Sou Psicopedagogo e o curso de psicanálise com certeza agregará valores ao meu trabalho profissional. A linguagem do curso é acessível e que facilita o aprendizado. Parabenizo ao Instituto educacional Videira pela excelente difusão da psicanálise.

  18. Olá, terminei o curso de psicanálise clínica e onde colocará ou envierei a foto para credencial ?

  19. Que este aprendizado sirva, para orientar e sempre poder direcionar, aqueles que hão de precisar de direcionamento…

    Aqui fica o meu juramento, de me empenhar para sempre poder colaborar para o bem estar do meu próximo, visando sempre melhorias e qualidade de vida para todos que precisarem.
    Obs: novas atitudes, visando novos resultados !

    Att, Marcos Oliveira.

  20. O que acontece se eu não conseguir terminar o curso no prazo estipulado mesmo o prazo sendo longo?

  21. Hoje estou finalizando o curso… Mas, pretendo fazer vários cursos voltados para a Psicanálise…

  22. Boa tarde,
    Dentre os três cursos na área de psicanálise, (Formação em psicanálise Clínica, Integrativa e Análise e Supervisão) qual deve ser a sequência mais indicada para serem realizados?

  23. Estou finalizando o curso e parabenizo pelo material e aulas. Foram momentos de muito aprendizado e de conhecimentos. Recomento!

  24. Boa tarde, conclui o curso, emiti o boleto de pagamento, paguei, estou esperando o certificado.
    quando será me enviado?

  25. Boa noite..

    Tem algum problema no site??

    Todas as avaliações já concluídas, estão aparecendo como puladas e estão sinalizando com “x” em vermelho..

    Quando tentei refazê-las, as respostas que marquei nas questões estão lá, marcadas em verde, confirmando que foram concluídas..

    Mais alguém passou por essa situação??

    Já entrei em contato via
    e-mail e whatsapp, relatando o ocorrido.. Estou aguardando um retorno do ievi.

    Se já ocorreu com alguém esse mesmo episódio, poderia por gentileza dizer se foi resolvido com rapidez??

    Não sei o motivo das avaliações concluídas, serem dadas como puladas..

  26. Estou feliz em concluir o curso mas acredito que foi o pontapé inicial pra aprofundar os estudos !! Parabéns pelo conteúdo do curso 😍😍

  27. Iniciei a pouco tempo, muito bom! Conteúdo objetivo e aprofundado. Parabéns!

  28. No momento iniciando o capitulo 7 da interpretação dos sonhos, até agora aprendenso muito

    Obrigado aos organizadores

  29. Gostei muito de fazer o curso. Foi muito bom, me deu uma excelente base. Pretendo fazer outros.

  30. psicanalise clinica, maravilhoso, abre a visão da nossa mente para socorrer outras pessoas

  31. Muito bom o curso de formação em Psicanalise, parabéns ao IEVI pela Elaboração dos conteúdo na plataforma.
    Deus Abençoe.

  32. O curso aborda as 7 escolas da psicanálise ou 3 conforme escrito na ementa do curso?

  33. Gostaria de agradecer profundamente pelo curso de psicanálise que concluí. Este aprendizado foi essencial para minha formação e enriquecerá minha prática profissional. Agradeço a todos os professores e colegas pelo apoio e pela sabedoria compartilhada. Estou animada para aplicar este conhecimento e continuar crescendo na psicanálise.

    Com gratidão,

    Maria Oliveira

  34. É com grande alegria que, agora tenho certificação de algo que já atuava, na minha vida extra profissional e ministerial. Enfim, Psicanalista Clínico pela IEVI!

  35. Estou amando esta oportunidade, Especialização em psicanálise é sempre muito caro, seletivos. Mesmo que não solicite o certificado ja estou satisfeita.

  36. Para fazer o curso é necessário ter terminado o ensino médio? Qual é o valor do certificado?

  37. Este curso tem sido a mola mestra no aprendizado do estudo do comportamento humano,tenho sim interesse em atendimento,quando houver possibilidade para tal!!!! Obrigada

  38. Sou estudante de psicologia, membro de N.A, estou começando o curso de psicanálise afim de me aprofundar para trabalhar com dependência química. Espero contar com a ajuda de vcs pra encarar esse desafio.

  39. Este curso foi um divisor de aguas para minha área de atuação, embora não vá utilizar para atender, esta me ajudando a entender melhor o comportamento humano e lidar melhor com as pessoas.

  40. Estou gostando muito do curso , me identifico com a psicanalise , espero fixar conhecimentos e evoluir nos estudos do comportamento humano que já é complexo, quando mais quando está em conflito

  41. Estou muito grata por ter tido a oportunidade de cursar psicanálise, pois sempre sonhei em me tornar um psicanalista. Minha paixão pela mente humana e pela filosofia do pensamento foi intensificada ao longo do curso. Fiquei positivamente surpreendido e amei cada momento dessa experiência.
    Gratidão a todos os colegas que estiveram comigo nessa jornada!

  42. A psicanálise preocupa-se em entender como funciona a mente humana, partindo do princípio de que muitos dos processos psíquicos são inconscientes.

  43. Muito bom o curso, espero poder ajudar muitas pessoas com o que aprendi.

  44. FIZ O CURSO E SALVEI TODO MATERIAL É MUITO IMPORTANTE PARA LEITURA E TIRAR DUVIDAS, O CURSO É BEM COMPLETO PARA QUEM REALMENTE QUER FAZER PSICANÁLISE O MATERIAL E MUITO BOM.

  45. “Que a luz que nos guia , seja mais forte que a luz que nos cerca “

Os comentários estão fechados.