-
A Origem da Psicanálise
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Identificar o contexto no qual Sigmund Freud desenvolveu a Psicanálise. Reconhecer os conceitos de consciente, inconsciente e sublimação. Relacionar a Psicanálise à sociedade e à cultura.
-
Princípios da Imagem Pessoal
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Definir imagem e constituição do eu a partir da teoria psicanalítica. Explicar a imagem e a representação social do eu a partir da psicologia social. Relacionar corpo com identificação e imagem, com foco nos princípios da psicanálise para a constituição psíquica e existencial do sujeito.
-
Conceito do Eu e da Personalidade
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer o processo de constituição do eu a partir dos estudos freudianos. Definir personalidade e psicanálise. Identificar as principais características do id, do ego e do superego.
-
Escolas da Psicologia: Psicanálise e Behaviorismo
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Conceituar psicanálise com base nos trabalhos de Freud, Melanie Klein e Lacan. Definir behaviorismo. Descrever a natureza experimental do behaviorismo.
-
Literatura, Psicanálise e Filosofia
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Descrever a relação entre Literatura, Psicanálise e Filosofia. Reconhecer os limites da Filosofia e da Psicanálise em relação à estética literária. Interpretar obras literárias sob o viés psicanalítico e filosófico.
-
O Ego e os Mecanismos de Defesa
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Definir ego e as funções do ego segundo a psicanálise freudiana. Descrever os mecanismos de defesa. Explicar como se dá a identificação para inserção do sujeito em um grupo a partir de sua constituição psíquica e social.
-
Relação Compreensiva e a Relação com o Real
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Apresentar os registros do imaginário, simbólico e real do campo da Psicanálise. Relacionar os três paradigmas da imagem com os registros da Psicanálise. Interpretar a imagem como representação ou aproximação do real.
-
Principais Matrizes Teóricas da Psicologia Social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Identificar as representações coletivas de Durkheim, mentalidades primitivas de Lévy e as representações de Moscovici. Analisar as influências psicanalíticas, como a teoria das massas de Sigmund Freud e o inconsciente coletivo de Carl Gustav Jung. Reconhecer a dimensão empírica e raízes metodológicas da psicologia social psicológica, psicologia social sociológica e psicologia social crítica.
-
CERTIFICADO

A alteração do comportamento congnitivo confirma todas as afirmações de Freud. O ser humano e muito mais complexo do que se imagina, alem de corpo, alma e espirito, existe o desconhecido que a psicanalise conhece.
O comportamento e suas mudanças só confirmam a teoria de Freud.
É incrível a complexidade da mente humana. Cada criança vive a realidade de sua época. Algumas conheceram derterminados brinquedos , outras não.
Esse mundo interno segundo Klein que deve ter muito cuidado e mastria do profissional. Acessar as emocoes das criancas eh um tratamento cognitivo importante e inegavel , porem, eh preciso muita habilidade . Pois, pode causar mais dor se o profissional for ruim. (teclado em ingles ).
Ela dizia que a criança podia explo seu mundo através das brincadeiras dos desenhos .
O comportamento Humano e algo muito complexo, e ao mesmo tempo tão individual cada ser tem sua versão isso que nos mostra o quanto somos único.
A clínica com crianças Melanie Klein,a criança aprender no brincar,no processo de transferência entre psicanalista e aluno,a criança não vai para o Divã pois ela não consegue ficar quieta,ele brinca fala livremente no processo de transferências, isso é muito importante no atendimento escutar bem o que a criança fala.
Na verdade ela analisava a criança através da brincadeira, do desenhar .muito bom essa leitura ,ela uma grande psicanalista o primeiro paciente foi seu filho
Com certeza, a mente humana é muito mais complexa do que se possa imaginar. Ás vezes imagino se Freud, fosse analisar o comportamento das crianças do século XXI. Pois observamos que o “brinquedo de estimação das crianças”, é o celular.
Crianças com idade de 4 anos que não consegue verbaliza palavras simples como mamãe e papai, por passar muito tempo em contato com aparelhos digitais.
Quando fala do mundo interno da criança que pode ser comunicado por uma escuta ativa ao ato de brincar. Este mundo interno pode ser o subconsciente?
a complicidade da mente e muito complexa pois a mente varia muito no ser humano
a pscanalise e muito importante cheia de misterio
A mente humana apresenta muitos compartimentos que podem servir de estudos para transformação do ser como um todo.
E verdade a mente humana apresenta muitos compartimentos que devem ser estudado como um todo.
As muitas transformações da mente com seus pensamentos possibilita os muitos comportamentos, podendo assim servir de modelo de estudos.
Bom assunto falar do mundo interno das crianças segundo a visão de Freudiana
As transformações de pensamentos causam reações adversas tanto no adulto quanto na criança
Na contratransferência, cria-se um mecanismo temporário de objeto. Onde se deve fazer a contenção, modulação, e devolver um conteúdo transformado à criança.
psicanálise e Saúde coletiva, ainda é um assunto poucos abordado na sociedade e principalmente na organizações.
A transferencia ou seja a conversa a escuta a obbervaçao com a criança, isso muda completamente todo o contexto de toda uma situaçao.
Eu acredito que o ato de brincar traduz o que é contido no subconsciente, através da linguagem e da atitude. A criança manifesta o seus desejos e vontades de uma forma lúdica, mas intrinsecamente relacionado com o que ela observou desde o seu nascimento, até tenra idade.
A adoção de protocolos, no tocante á saude pública, a meu ver prejudicam demais o atendimento, inclusive no tocante à saude mental dos pacientes. Ora, isso seria subjugar a singularidade de cada ser humano, colocando código de barras, o que dificulta em muito a análise do sintoma, e manifestações únicas de cada um. A somatização de doenças também acabam sendo vistas como casos biologios a parte, não contendo uma ligação com o estado psíquico do sujeito. A aplicação das técnicas psicanalíticas de forma contundente podem contribuir com tratamento em áreas de saude, mas na medida em que são relegadas a aplicação de simples protocolos, de imediato se tornam inviáveis.
Saúde coletiva assunto que deve ser tratado com extrema importância na psicanalise. E com as crianças com mais um pouco de delicadeza.
Não imaginava que uma criança também absorve os conflitos dos adultos em sua volta,que isso interfere no seu eu,sua personalidade,o seu desenvolver.E como é importante o presença dos pais nesse processo de transferência na psicanálise infantil.
Sabemos que neuroses podem ser transferiveis (ou contagiosas ) pois quando o mesmo indivíduo tambwm e sta exposto ao meio ambiente em que vive o neurótico trás consigo uma forma adaptacional que interfere e pressupõe a limiticidade e com isso a ideia de perda da liberdade por parte daquele que acompanha.Com isso vemos uma das relações que veemente trazem ao necessário a aplicabilidade da metodologia psicanalitica,tendo em vista seus aparatos em conceitos técnicos para uma melhor submissão de capitação de detalhes precisos pelo qual certas moléstias psíquicas afetam os indivíduos.
O estudo do comportamento observável e a base do behaviorismo. Mas para alguns autores, como por exemplo, Tolman comportamentos são apreendidos por meio de mapas, o que demonstra que existe algo mais no comportamento humano. Quanto a psicanálise no campo da saúde a sua aplicação permitirá um melhor entendimento das necessidades do indivíduo o que deve ser levado em consideração pelo SUS principalmente nas situações que envolvem doenças mentais que necessitam de acompanhamento e tratamento.
Todos os problemas de cognição estão ligados ao problemas de dificuldade de processamento de informações ver que este tipo de problemas as vezes ocorre por conta diversos fatores como câncer cerebral, e que essas alterações somente se refere a uma gama de funções do nosso cérebro que são importantes bem como para memorizar organizar lembrar tudo que precisamos fazer ou mesmo problemas do nosso cotidiano. E que a compreensão de comportamentos são abertas encobertas e todo e qualquer comportamento que temos prioriza o cognitivo.
O behaviorismo consiste em um conjunto de teorias e técnicas que busca explicar e intervir sobre o comportamento. Do ponto de vista epistemológico, ele fundamentou-se, inicialmente, na premissa segundo a qual, apenas o comportamento diretamente observável pode configurar objeto de saber para a Psicologia científica.
A mente humana é bastante complexa e compartimental, ainda assim , podemos ser influenciados pelas circunstâncias e ambientes , mesmo com toda a capacidade intelelectiva comprovada.
Assim como os adultos as crianças tambem tem seus conflitos ,precisamos entender cada uma e trabalhar com elas para seres adultos saudavel
devemos investir mas na saude mental das crianças
O disturbio emocional começa ainda quando criança precisamos tratar antes da fase adulta
Todos estes assuntos sugeridos pelo professor, são assuntos extremamente importantes para ampliar o meu, o nossos conhecimentos desde das transformações epistêmica do pensamento behaviorista que fala da relação do behaviorismo radical com a ciência; como aborda o problema mente e corpo e o evolucionismo, e também o seu posicionamento com relação ao conhecimento, a realidade e o critério da verdade. A aproximação entre a Psicanalise e a saúde coletiva e sua possibilidade de contribuição da Psicanalise lacaniana para alguns impasses e dilemas vivenciados no campo de pratica e pesquisa da saúde coletiva.
A presença da psicanálise no ambulatório público de certa maneira foi prevista por Freud em Linhas de Progresso na Terapia Psicanalítica (1919/1974), ao sustentar que, em algum momento, a sociedade despertaria para a necessidade de oferecer a escuta analítica a toda a população, não importando a classe social.
O Behaviorismo tem uma grande importância quando buscamos conhecer o interior do ser humano. Desde Pavlov, com os estímulos condicionados e não condicionados, passando às teorias do condicionamento clássico de Watson, houve maior relevância ao estudo do comportamento humano. Esse estudo evoluiu num crescente, tendo continuidade com a Teoria do Behaviorismo Radical de Skinner, Behaviorismo Intencional de Tolman, Teoria da Aprendizagem Social de Bandura, e outros.
Já nas relações entre Psicanálise e saúde coletiva, vemos que aos poucos a teoria vem se aproximando da prática, e que há necessidade de se levar em conta, o psiquismo dos pacientes de modo sério, não restrito apenas à visão orgânica, onde só a medicação é prescrita, sem chance de se chegar às causas dos problemas. A importância da Psicanálise em sistemas de saúde como o SUS, deve ser melhor observada.
Em, A transferência na clínica com crianças, Melanie Klein tem destaque devido à sua teoria mostrar a importância da transferência nas clínicas de Psicanálise. Esse estudo mostra a importância dos pais durante o tratamento das crianças e também o envolvimento do analista na contratransferência, etc.
Bastante complexo o tratamento psicanalítico com crianças, pois requer uma analise minuciosa .Segundo Dolto (2004) afirma que os fatos vividos por uma criança não são como exatamente poderiam ser testemunhados por um adulto e sim consistem por um conjunto formado pelas percepções da criança e o valor simbólico que se desprende do sentido que essa percepções assumem para o narcisismo do sujeito. Precisando ser considerados que a mesma pertence a uma família e carrega a historia de cada um dos pais. Todo o contexto precisa ser analisado.
A criança ao falar sozinha ou com amiguinho imaginário, quando parece que não está percebendo o que ocorre ao seu redor que a escuta ativa está desligada e na verdade não está, e as outras diversas brincadeiras, fazem parte da forma de comunicação delas, tão importante que foi possível uma clínica só para elas e não para miniatura de adultos.
A criança parece ser fácil de passar por um tratamento, mas não é tanto assim como pensamos. Tudo tem sua complexidade.
O ser humano um ser em evolução. A mente (o ser cognitivo) humana ainda não é compreendida em sua totalidade. Para compreendermos, mesmo que parcialmente, o indivíduo e a sua conduta, é necessário a interação entre
fatores ambientais, cognitivos e comportamentais.
A criança é muito observadora ,elas é igual a papagaio ,cópia tido que um adulto faz e também ela capta o fraco do adulto mais rápido do que o adulto para com a criança ,porque o adulto acaba cedendo , observação ou transferência é muito rápida
o ato de brincar pode ser algo simples para a pessoa,mas o aprendizado nos atos e experiencias das brincadeiras e gratificante em nossas vidas e na vida de nossas criancas.
Freud ao estudar o ser humano . acabou por perceber que cada um tem o seu momento do nada ou do tudo. Tanto faz com crianças ou com adultos , a brincadeira sempre vai estimular o lado obscuro que cada um tem.as vezes ficamos ou queremos esta no nosso momento zen.( Momento do nada), e em putros momentos qurendo e estamos ligados a tudo e a todos…o ser humano é uma complexidade infinita.quanto mais se estuda menos sabemos.
A criança reproduz e aprende facilmente devido a sua curiosidade, inocência e é um reflexo do meio em que vive é fundamental que esse ambiente familiar seja acolhedor para que o desenvolvimento da sua personalidade seja positivo e sadio.
Nessa tese confirma que o comportamento o ser humano é relativo com o ambiente e e estímulos impostos desde a infância
O quão é importante está nossa atenção voltada para a criança, pois essa é a fase da vida em que vivemos muitas experiências que nos marcam para o resto da vida.
Na infância, estamos muito vulneráveis ao que acontece no ambiente por ainda sermos dependentes dele. O ambiente possibilita ou inibe, acelera ou bloqueia, ajuda para a construção ou ajuda para a destruição de certos processos.
Dos 0 aos 7 anos a crianca nao tem a mente consciente ela raciocina atraves do modo de repeticao dos responsaveis . A mente inconsciente e alerta o tempo todo . O que a crianca aprendeu neste anos levara com ela para a vida adulta . Por isso a importancia dos adultos responsaveis terem essa informacao para fazer um bom plantio mental . O cuidado destes primeiros anos e que o individuo levara por toda sua vida . Tudo que vivemos esses primeiros anos refletira para toda a vida .
Muito importante o coletivo.
O texto Psicanálise e Saúde Coletiva destaca ainda que há uma relação importante entre elas, pois, como refere Onocko-Campos, 2012, ” não há sujeito do inconsciente que possa se desenvolver isolado de seu meio cultural e social”. Assim, a Psicanálise deveria ser possibilidade de todos e não de um grupo favorecido.
O texto sobre A transferência na clinica psicanalítica com crianças traz aspectos importantes sobre o atendimento de crianças no contexto da Psicanálise mostrando que esse atendimento é diferente do que ocorre com adultos. A criança ainda não tem superego e deste o método de associação livre não tem razão de ser e a transferência tem papel diferente dada a presença dos pais, que estão incluídos no processo sendo necessário refinar a escuta. É importante também destacar que a análise é a análise na transferência, que é um conceito fundamental em Psicanálise. A transferência é um processo que corresponde aos desejos inconscientes que se atualizam e se apresentam sobre certos objetos com os quais se repetem matrizes infantis. A clinica com crianças por incluir os pais torna a trama de transferência mais complexa.
Algumas páginas do curso estão travando, e não consegui responder; no caso do paciente que diz e age como se fosse o presidente, está usando do mecanismo de defesa da introjeção, assumindo pra si, as caraterísticas, qualidade, posturas do presidente. Já sobre o cognitivo é muito pertinente aos dias atuais; como a terapia comportamental; tem como base o estímulo, o meio recebido, a ação resposta dada ao estímulo, a consequência, emoção e percepção, e as sensações físicas no corpo, resposta do processo.
Muito interessante esse processo da transferência onde pessoa trás esses padrões desenvolvidos na infancia para q vida adulta e para outros relacionamentos, e a importância de se ter a chance de vivenciar essa realidade durante a terapia !
O comportamento e suas mudanças só confirmam a teoria de ( FREUD )
Na análise de crianças, a transferência opera de modo diferente, tendo em vista que os pais da realidade se fazem presentes durante todo tratamento. Por serem pilares dessa clínica, fundamentais para o estabelecimento e continuidade do trabalho com crianças e por não haver ações previamente instituídas, compreendemos ser indispensável.
Muito bom. A mente humana é complexa.
A Transferencia é fundamental na teoria de Melanie Klein, e se referre à relação entre paciente e terapeuta. segundo Klein, a transferência é o processo pelo qual o paciente transfere para o terapeuta sentimentos, desejos e conflitos inconscientes relacionados a figuras importantes da vida infantil (como pais, irmãos, etc)
Na clínica com crianças a transferência é vista como uma oportunidade para explorar as relações internas da criança, e para ajudar a criança compreender e resolver seus conflitos internos.
O comportamento humano não pode ser levado em consideração pela condição behaviorista apenas, como ato experimental e promovido por estímulos externos que condicionam a situação do indivíduo, mas sim pela condição de situação no inconsciente, levadas para o consciente do indivíduo por meio da psicanálise.
É um tema interessante de discutir o qual estamos em essa de aprender. É uma disciplina entre outras que são aplicadas em issos casos. Temos muito que aprender.
a mente do ser humano é muito complexa, com a brincadeira a criança se sente mais a vontade para serem elas mesmas, para demonstrar o que está oculto em suas mentes e através da brincadeira é mais facil de se obter o diagnostico e também o tratamento.
Os estudos das abordagens de Freud, Melanie Klein sobre a psique humana são conhecimentos muito enriquecedores. E também a abordagem behaviorista é uma das teorias que complementam todos os saberes sobre o comportamento humano.
Excelente material pra nos auxiliar a conhecer o ser humano em sua maneira de agir.
O Behaviorismo se afasta da Psicanálise ao rejeitar a imagem mentalista, que favorece o estudo da mente humana, e em especial o inconsciente, como modo de compreender o indivíduo.
Tudo o que sentimos envolve a percepção que temos do ambiente, somados a nossa consciência sobre nós e o mundo. Todas as teorias se complementam.
Do comportamento à cognição: transformações epistêmicas no pensamento behaviorista do sec. XX
O Behaviorismo surge por pesquisas cientificas de observação e intervenção no comportamento. Inicialmente visto como resposta a estímulos. Vários estudiosos com focos, métodos e objetos de estudos seguiram a ideia de que o comportamento resulta de estímulos, respostas, reforços e mais recentemente com admite que o comportamento humano resulta da interação entre fatores ambientais, cognitivos e comportamentais. Pavlov, Watson (condicionamento clássico) , Skinner (condicionamento operante), Tolman, Bandura com a Aprendizagem Social trabalharam muito para explicar o comportamento humano e de outros animais e fizeram boas contribuições que nos permitem entender melhor a conduta humana.
O processo analítico permite que a criança possa ser sujeito dos seus próprios desejos, desembaraçados, e não alienados aos fantasmas parentais.
ja estudei sobre a teoria de melanie kleyn , e nao concordo muito , nao me identifico totalmente
Comportamentos são algo complexos, mas falando em comportamento infantil, Melaine Klein, ressalta a importância do brincar, assim como Freud.
a criança precisa de seus brinquedos para conseguir ficar sem a mãe, ela precisa a começar a atender a separação.
Concordo somos únicos cada ser humano tem uma mente, damos muito complexo
Do comportamento a cognição:…
Skinner afirma que o comportamento condicionado está presente em nossas vidas cotidianas como na familia, na escola , nas relações conjugais …
o que na verdade eu concordo plenamente já que aprendemos vendo as pessoas em nossa volta. Temos comportamentos bem similares principalmente nos grupos familiares. Existe uma máxima no estudo da administração que em uma empresa os colaboradores tem um comportamento alinhado com a gestão da empresa.
O condicionamento operante cria em nós modos de agir que nos alinhamos inconscientemente com nosso grupo. Talvez por isso na área da investigação criminal o modo operante de determinados criminosos os identificam.
No campo do saber psicanalítico, a saúde coletiva, pode dar respostas entendendo o sujeito como um ser complexo, considerando o inconsciente. Com relação a transferência na clínica psicanalítica, para Freud é um dos principais aliados do analistas em direção à cura. Melane Klein, (1932/1997), trouxe a ideia de uma criança que simboliza e comunica em atos, através de jogos e brincadeiras.
O ato de brincar é uma prática importante para a criança, além de possibilitar sua integração com o mundo exterior, facilitando suas futuras relações, contribui para o gerenciamento e organização das próprias emoções.
A transferência é o desejo inconsciente sobre algum objeto sofre os quais se repetem os desejos infantis .
O Ser Humano é um ser com complexidades e a psicanalise é uma ferramenta pra apoiar na solução e entendimento .
O Comportamentalismo tem como objetivo de estudo o comportamento. Essa teoria psicológica defende que a psicologia humana ou animal pode ser objetivamente estudada por meio de observação de suas ações, ou seja, observando o comportamento.
O comportamento do ser mostra cada vez mais, a influência direta sobre o outro. Compreendermos o que nos condiciona, nos mostra alternativas para novos hábitos e porque fazemos o que fazemos.
Creio que se a Psicanálise fosse incluída nas Terapias Integrativas e Complementares do SUS a saúde coletiva daria um grande salto na qualidade de vida e na mitigação do adoecimento das pessoas.
É importante ressaltar que as aproximações entre a psicanálise e a saúde coletiva requerem diálogo interdisciplinar e a construção de pontes conceituais e práticas entre essas áreas. A incorporação da perspectiva psicanalítica na saúde coletiva pode contribuir para uma compreensão mais ampla e holística dos fenômenos de saúde e doença, além de orientar intervenções mais adequadas e contextualizadas.
Toda criança responde a qualquer tipo de estímulo, independente do ambiente onde se encontra,provando sua inteligência e observação
No decorrer do século XX, o pensamento behaviorista passou por transformações epistêmicas significativas, principalmente em relação à compreensão da relação entre comportamento e cognição. Inicialmente, o behaviorismo clássico rejeitava o estudo da mente e focava exclusivamente no comportamento observável e mensurável. No entanto, ao longo do tempo, surgiram diferentes abordagens dentro do behaviorismo que incorporaram aspectos cognitivos em sua teoria.
A terapia foca no inconsciente que busca encontrar é solucionar problemas muitas X causados por traumas na infância que prejudicam a vida cotidiana. A TCC é uma abordagem psicológica com intuito de investigar o condicionamento do comportamento de acordo com os estímulos do ambiente.
A teoria de Freud muito importante para entender o ser humano em todas as fases de sua vida e muito utilizado no campo educacional com uma contribuição expressiva.
Material de apoio, importantissimo, deixa claro a importancia de conhecermos as diversas teorias e métodos de pesquisas utilizados para que possamos agregar e ampliar conhecimentos que irão embasar nossa vida profissional e mapear nossas abordagens com diversos perfis de pacientes.
Eu também concordo com o colega. Material bem substancial. Rico para o nosso desenvolvimento profissional. Estou gostando muito do curso, pena que estou quase sem tempo, mas vou conseguir.
estou muito feliz ,pois esse curso esta me mudando estou me conhecendo melhor .
A mente do ser humano é complexa, que deve ser acompanhada desde a infância, pois é nesse período que o ser humano começa o processo de formação de personalidade, caráter e comportamento.
Achei impactante uma frase escrita já no final da terceira leitura: “A análise apenas se processa na transferência”, o fato por vezes sermos incapazes de expressar nossos mais íntimos sentimentos, desejos, nos impossibilita o autoconhecimento e consequentemente vamos adoecendo em tantas outros aspectos..
O que motivo o comportamento do ser humano é algo muito complexo. Quando paramos para refletir sobre emoções, experiencias vividas, traumas passados, seja na infância ou na vida adulta. Freud aprofunda no complexo campo da neurociência, que hoje nos permite ter uma abordagem mais clara em relação a transferência e motivos comportamentais.
Concordo com o comentário da amiga Ana machado
A transferência conforme estamos observando e aprendendo, sempre estará presente na condução do indivíduo, seja ela salutar ou ” danosa ” nas relações. O que tenho compreendido é como identificar suas consequências.
A mente humana é complexa, e esses estudos nos faz entender um pouco mais o comportamento humano.
Em 1920, a psicanalista Melanie Klein (1882-1960) desenvolveu o método de brincar para analisar o comportamento infantil. Essa técnica permitiu acessar o inconsciente bem como memórias e experiências recalcadas das crianças.
Indico o filme: Laranja Mecânica. É uma sátira que reflete sobre os malefícios do condicionamento psicológico, o filme discuti o livre arbítrio e a importância do controle através das Leis, não de forma totalitária. Mas ajudando o indivíduo a fazer as escolhas corretas.
Ótimo material que só nós confirma oq estamos estudando até agora
A aplicação dos atos das crianças nessa expectativa de ser brincalhona no behaviorismo consiste em que a criança se revolucionará através de sua liberdade psicológica no convívio com sigo mesma através da brincadeira que ela se propor ou mesmo criar pra si. o behaviorismo tange o comportamento e através dessa observação se propõe a conhecer o comportamento infantil como a base do entendimento do que é mesmo ser criança.
Maravilhoso a participação da mãe na terapia da criança, pois o analista tem como associar a vida de ambas e direcionar mais o tratamento da criança com ajuda da mãe
O trabalho psicanalítico com crianças, envolve necessariamente o trabalho com os pais. Havendo resistência por parte dos pais, com certeza o trabalho analítico tende a ser árduo.