Formação em Psicanálise Clínica

Formação em Psicanálise Clínica

This content is protected, please login and enroll course to view this content!

132 comentários sobre “Material Complementar

  1. A alteração do comportamento congnitivo confirma todas as afirmações de Freud. O ser humano e muito mais complexo do que se imagina, alem de corpo, alma e espirito, existe o desconhecido que a psicanalise conhece.

    Responder
      1. É incrível a complexidade da mente humana. Cada criança vive a realidade de sua época. Algumas conheceram derterminados brinquedos , outras não.

        Responder
    1. Esse mundo interno segundo Klein que deve ter muito cuidado e mastria do profissional. Acessar as emocoes das criancas eh um tratamento cognitivo importante e inegavel , porem, eh preciso muita habilidade . Pois, pode causar mais dor se o profissional for ruim. (teclado em ingles ).

      Responder
      1. Daí a importância da observação na primeira infância pois é aí que geramos os traumas que iram afetar a vida adulta do indivíduo

        Responder
    2. O comportamento Humano e algo muito complexo, e ao mesmo tempo tão individual cada ser tem sua versão isso que nos mostra o quanto somos único.

      Responder
    3. A clínica com crianças Melanie Klein,a criança aprender no brincar,no processo de transferência entre psicanalista e aluno,a criança não vai para o Divã pois ela não consegue ficar quieta,ele brinca fala livremente no processo de transferências, isso é muito importante no atendimento escutar bem o que a criança fala.

      Responder
      1. Na verdade ela analisava a criança através da brincadeira, do desenhar .muito bom essa leitura ,ela uma grande psicanalista o primeiro paciente foi seu filho

        Responder
    4. Com certeza, a mente humana é muito mais complexa do que se possa imaginar. Ás vezes imagino se Freud, fosse analisar o comportamento das crianças do século XXI. Pois observamos que o “brinquedo de estimação das crianças”, é o celular.
      Crianças com idade de 4 anos que não consegue verbaliza palavras simples como mamãe e papai, por passar muito tempo em contato com aparelhos digitais.

      Responder
      1. Nesses caso, os pais, em meu ponto de vista , precisará passar por análise para ter uma maior compreensão sobre si mesmos.

        Após essa ação, teriam uma melhor visão de seu mundo externo e interno.

        Responder
    5. É explêndido a composição de material para complementar um estudo muito acima do que se adquire em outros institutos. No caso particular da saúde pública e suas variantes de problemas, no atendimento, no acompanhamento, se apresenta um modelo possível e também de horizontar todo conceito concebido.

      Responder
    6. O posicionamento e pensamento Freudiano, sobre problemas e complexos infantis reflexivos dos pais, nos mostram e norteiam qual a melhor forma, de entender los e ajuda los, simplesmente brilhante e inspirador.

      Responder
  2. Quando fala do mundo interno da criança que pode ser comunicado por uma escuta ativa ao ato de brincar. Este mundo interno pode ser o subconsciente?

    Responder
  3. a complicidade da mente e muito complexa pois a mente varia muito no ser humano
    a pscanalise e muito importante cheia de misterio

    Responder
  4. A mente humana apresenta muitos compartimentos que podem servir de estudos para transformação do ser como um todo.

    Responder
  5. As muitas transformações da mente com seus pensamentos possibilita os muitos comportamentos, podendo assim servir de modelo de estudos.

    Responder
  6. As transformações de pensamentos causam reações adversas tanto no adulto quanto na criança

    Responder
  7. Na contratransferência, cria-se um mecanismo temporário de objeto. Onde se deve fazer a contenção, modulação, e devolver um conteúdo transformado à criança.

    Responder
  8. psicanálise e Saúde coletiva, ainda é um assunto poucos abordado na sociedade e principalmente na organizações.

    Responder
  9. A transferencia ou seja a conversa a escuta a obbervaçao com a criança, isso muda completamente todo o contexto de toda uma situaçao.

    Responder
  10. Eu acredito que o ato de brincar traduz o que é contido no subconsciente, através da linguagem e da atitude. A criança manifesta o seus desejos e vontades de uma forma lúdica, mas intrinsecamente relacionado com o que ela observou desde o seu nascimento, até tenra idade.

    Responder
  11. A adoção de protocolos, no tocante á saude pública, a meu ver prejudicam demais o atendimento, inclusive no tocante à saude mental dos pacientes. Ora, isso seria subjugar a singularidade de cada ser humano, colocando código de barras, o que dificulta em muito a análise do sintoma, e manifestações únicas de cada um. A somatização de doenças também acabam sendo vistas como casos biologios a parte, não contendo uma ligação com o estado psíquico do sujeito. A aplicação das técnicas psicanalíticas de forma contundente podem contribuir com tratamento em áreas de saude, mas na medida em que são relegadas a aplicação de simples protocolos, de imediato se tornam inviáveis.

    Responder
  12. Saúde coletiva assunto que deve ser tratado com extrema importância na psicanalise. E com as crianças com mais um pouco de delicadeza.

    Responder
  13. Não imaginava que uma criança também absorve os conflitos dos adultos em sua volta,que isso interfere no seu eu,sua personalidade,o seu desenvolver.E como é importante o presença dos pais nesse processo de transferência na psicanálise infantil.

    Responder
  14. Sabemos que neuroses podem ser transferiveis (ou contagiosas ) pois quando o mesmo indivíduo tambwm e sta exposto ao meio ambiente em que vive o neurótico trás consigo uma forma adaptacional que interfere e pressupõe a limiticidade e com isso a ideia de perda da liberdade por parte daquele que acompanha.Com isso vemos uma das relações que veemente trazem ao necessário a aplicabilidade da metodologia psicanalitica,tendo em vista seus aparatos em conceitos técnicos para uma melhor submissão de capitação de detalhes precisos pelo qual certas moléstias psíquicas afetam os indivíduos.

    Responder
  15. O estudo do comportamento observável e a base do behaviorismo. Mas para alguns autores, como por exemplo, Tolman comportamentos são apreendidos por meio de mapas, o que demonstra que existe algo mais no comportamento humano. Quanto a psicanálise no campo da saúde a sua aplicação permitirá um melhor entendimento das necessidades do indivíduo o que deve ser levado em consideração pelo SUS principalmente nas situações que envolvem doenças mentais que necessitam de acompanhamento e tratamento.

    Responder
  16. Todos os problemas de cognição estão ligados ao problemas de dificuldade de processamento de informações ver que este tipo de problemas as vezes ocorre por conta diversos fatores como câncer cerebral, e que essas alterações somente se refere a uma gama de funções do nosso cérebro que são importantes bem como para memorizar organizar lembrar tudo que precisamos fazer ou mesmo problemas do nosso cotidiano. E que a compreensão de comportamentos são abertas encobertas e todo e qualquer comportamento que temos prioriza o cognitivo.

    Responder
  17. O behaviorismo consiste em um conjunto de teorias e técnicas que busca explicar e intervir sobre o comportamento. Do ponto de vista epistemológico, ele fundamentou-se, inicialmente, na premissa segundo a qual, apenas o comportamento diretamente observável pode configurar objeto de saber para a Psicologia científica.

    Responder
    1. A mente humana é bastante complexa e compartimental, ainda assim , podemos ser influenciados pelas circunstâncias e ambientes , mesmo com toda a capacidade intelelectiva comprovada.

      Responder
  18. Assim como os adultos as crianças tambem tem seus conflitos ,precisamos entender cada uma e trabalhar com elas para seres adultos saudavel

    Responder
  19. Todos estes assuntos sugeridos pelo professor, são assuntos extremamente importantes para ampliar o meu, o nossos conhecimentos desde das transformações epistêmica do pensamento behaviorista que fala da relação do behaviorismo radical com a ciência; como aborda o problema mente e corpo e o evolucionismo, e também o seu posicionamento com relação ao conhecimento, a realidade e o critério da verdade. A aproximação entre a Psicanalise e a saúde coletiva e sua possibilidade de contribuição da Psicanalise lacaniana para alguns impasses e dilemas vivenciados no campo de pratica e pesquisa da saúde coletiva.

    Responder
  20. A presença da psicanálise no ambulatório público de certa maneira foi prevista por Freud em Linhas de Progresso na Terapia Psicanalítica (1919/1974), ao sustentar que, em algum momento, a sociedade despertaria para a necessidade de oferecer a escuta analítica a toda a população, não importando a classe social.

    Responder
  21. O Behaviorismo tem uma grande importância quando buscamos conhecer o interior do ser humano. Desde Pavlov, com os estímulos condicionados e não condicionados, passando às teorias do condicionamento clássico de Watson, houve maior relevância ao estudo do comportamento humano. Esse estudo evoluiu num crescente, tendo continuidade com a Teoria do Behaviorismo Radical de Skinner, Behaviorismo Intencional de Tolman, Teoria da Aprendizagem Social de Bandura, e outros.
    Já nas relações entre Psicanálise e saúde coletiva, vemos que aos poucos a teoria vem se aproximando da prática, e que há necessidade de se levar em conta, o psiquismo dos pacientes de modo sério, não restrito apenas à visão orgânica, onde só a medicação é prescrita, sem chance de se chegar às causas dos problemas. A importância da Psicanálise em sistemas de saúde como o SUS, deve ser melhor observada.
    Em, A transferência na clínica com crianças, Melanie Klein tem destaque devido à sua teoria mostrar a importância da transferência nas clínicas de Psicanálise. Esse estudo mostra a importância dos pais durante o tratamento das crianças e também o envolvimento do analista na contratransferência, etc.

    Responder
  22. Bastante complexo o tratamento psicanalítico com crianças, pois requer uma analise minuciosa .Segundo Dolto (2004) afirma que os fatos vividos por uma criança não são como exatamente poderiam ser testemunhados por um adulto e sim consistem por um conjunto formado pelas percepções da criança e o valor simbólico que se desprende do sentido que essa percepções assumem para o narcisismo do sujeito. Precisando ser considerados que a mesma pertence a uma família e carrega a historia de cada um dos pais. Todo o contexto precisa ser analisado.

    Responder
  23. A criança ao falar sozinha ou com amiguinho imaginário, quando parece que não está percebendo o que ocorre ao seu redor que a escuta ativa está desligada e na verdade não está, e as outras diversas brincadeiras, fazem parte da forma de comunicação delas, tão importante que foi possível uma clínica só para elas e não para miniatura de adultos.

    Responder
  24. A criança parece ser fácil de passar por um tratamento, mas não é tanto assim como pensamos. Tudo tem sua complexidade.

    Responder
  25. O ser humano um ser em evolução. A mente (o ser cognitivo) humana ainda não é compreendida em sua totalidade. Para compreendermos, mesmo que parcialmente, o indivíduo e a sua conduta, é necessário a interação entre
    fatores ambientais, cognitivos e comportamentais.

    Responder
  26. A criança é muito observadora ,elas é igual a papagaio ,cópia tido que um adulto faz e também ela capta o fraco do adulto mais rápido do que o adulto para com a criança ,porque o adulto acaba cedendo , observação ou transferência é muito rápida

    Responder
  27. o ato de brincar pode ser algo simples para a pessoa,mas o aprendizado nos atos e experiencias das brincadeiras e gratificante em nossas vidas e na vida de nossas criancas.

    Responder
  28. Freud ao estudar o ser humano . acabou por perceber que cada um tem o seu momento do nada ou do tudo. Tanto faz com crianças ou com adultos , a brincadeira sempre vai estimular o lado obscuro que cada um tem.as vezes ficamos ou queremos esta no nosso momento zen.( Momento do nada), e em putros momentos qurendo e estamos ligados a tudo e a todos…o ser humano é uma complexidade infinita.quanto mais se estuda menos sabemos.

    Responder
  29. A criança reproduz e aprende facilmente devido a sua curiosidade, inocência e é um reflexo do meio em que vive é fundamental que esse ambiente familiar seja acolhedor para que o desenvolvimento da sua personalidade seja positivo e sadio.

    Responder
  30. Nessa tese confirma que o comportamento o ser humano é relativo com o ambiente e e estímulos impostos desde a infância

    Responder
  31. O quão é importante está nossa atenção voltada para a criança, pois essa é a fase da vida em que vivemos muitas experiências que nos marcam para o resto da vida.

    Responder
  32. Na infância, estamos muito vulneráveis ao que acontece no ambiente por ainda sermos dependentes dele. O ambiente possibilita ou inibe, acelera ou bloqueia, ajuda para a construção ou ajuda para a destruição de certos processos.

    Responder
  33. Dos 0 aos 7 anos a crianca nao tem a mente consciente ela raciocina atraves do modo de repeticao dos responsaveis . A mente inconsciente e alerta o tempo todo . O que a crianca aprendeu neste anos levara com ela para a vida adulta . Por isso a importancia dos adultos responsaveis terem essa informacao para fazer um bom plantio mental . O cuidado destes primeiros anos e que o individuo levara por toda sua vida . Tudo que vivemos esses primeiros anos refletira para toda a vida .

    Responder
  34. O texto Psicanálise e Saúde Coletiva destaca ainda que há uma relação importante entre elas, pois, como refere Onocko-Campos, 2012, ” não há sujeito do inconsciente que possa se desenvolver isolado de seu meio cultural e social”. Assim, a Psicanálise deveria ser possibilidade de todos e não de um grupo favorecido.

    Responder
  35. O texto sobre A transferência na clinica psicanalítica com crianças traz aspectos importantes sobre o atendimento de crianças no contexto da Psicanálise mostrando que esse atendimento é diferente do que ocorre com adultos. A criança ainda não tem superego e deste o método de associação livre não tem razão de ser e a transferência tem papel diferente dada a presença dos pais, que estão incluídos no processo sendo necessário refinar a escuta. É importante também destacar que a análise é a análise na transferência, que é um conceito fundamental em Psicanálise. A transferência é um processo que corresponde aos desejos inconscientes que se atualizam e se apresentam sobre certos objetos com os quais se repetem matrizes infantis. A clinica com crianças por incluir os pais torna a trama de transferência mais complexa.

    Responder
  36. Algumas páginas do curso estão travando, e não consegui responder; no caso do paciente que diz e age como se fosse o presidente, está usando do mecanismo de defesa da introjeção, assumindo pra si, as caraterísticas, qualidade, posturas do presidente. Já sobre o cognitivo é muito pertinente aos dias atuais; como a terapia comportamental; tem como base o estímulo, o meio recebido, a ação resposta dada ao estímulo, a consequência, emoção e percepção, e as sensações físicas no corpo, resposta do processo.

    Responder
  37. Muito interessante esse processo da transferência onde pessoa trás esses padrões desenvolvidos na infancia para q vida adulta e para outros relacionamentos, e a importância de se ter a chance de vivenciar essa realidade durante a terapia !

    Responder
  38. Na análise de crianças, a transferência opera de modo diferente, tendo em vista que os pais da realidade se fazem presentes durante todo tratamento. Por serem pilares dessa clínica, fundamentais para o estabelecimento e continuidade do trabalho com crianças e por não haver ações previamente instituídas, compreendemos ser indispensável.

    Responder
  39. A Transferencia é fundamental na teoria de Melanie Klein, e se referre à relação entre paciente e terapeuta. segundo Klein, a transferência é o processo pelo qual o paciente transfere para o terapeuta sentimentos, desejos e conflitos inconscientes relacionados a figuras importantes da vida infantil (como pais, irmãos, etc)
    Na clínica com crianças a transferência é vista como uma oportunidade para explorar as relações internas da criança, e para ajudar a criança compreender e resolver seus conflitos internos.

    Responder
  40. O comportamento humano não pode ser levado em consideração pela condição behaviorista apenas, como ato experimental e promovido por estímulos externos que condicionam a situação do indivíduo, mas sim pela condição de situação no inconsciente, levadas para o consciente do indivíduo por meio da psicanálise.

    Responder
  41. É um tema interessante de discutir o qual estamos em essa de aprender. É uma disciplina entre outras que são aplicadas em issos casos. Temos muito que aprender.

    Responder
  42. a mente do ser humano é muito complexa, com a brincadeira a criança se sente mais a vontade para serem elas mesmas, para demonstrar o que está oculto em suas mentes e através da brincadeira é mais facil de se obter o diagnostico e também o tratamento.

    Responder
  43. Os estudos das abordagens de Freud, Melanie Klein sobre a psique humana são conhecimentos muito enriquecedores. E também a abordagem behaviorista é uma das teorias que complementam todos os saberes sobre o comportamento humano.

    Responder
  44. O Behaviorismo se afasta da Psicanálise ao rejeitar a imagem mentalista, que favorece o estudo da mente humana, e em especial o inconsciente, como modo de compreender o indivíduo.

    Responder
  45. Tudo o que sentimos envolve a percepção que temos do ambiente, somados a nossa consciência sobre nós e o mundo. Todas as teorias se complementam.

    Responder
  46. Do comportamento à cognição: transformações epistêmicas no pensamento behaviorista do sec. XX

    O Behaviorismo surge por pesquisas cientificas de observação e intervenção no comportamento. Inicialmente visto como resposta a estímulos. Vários estudiosos com focos, métodos e objetos de estudos seguiram a ideia de que o comportamento resulta de estímulos, respostas, reforços e mais recentemente com admite que o comportamento humano resulta da interação entre fatores ambientais, cognitivos e comportamentais. Pavlov, Watson (condicionamento clássico) , Skinner (condicionamento operante), Tolman, Bandura com a Aprendizagem Social trabalharam muito para explicar o comportamento humano e de outros animais e fizeram boas contribuições que nos permitem entender melhor a conduta humana.

    Responder
  47. O processo analítico permite que a criança possa ser sujeito dos seus próprios desejos, desembaraçados, e não alienados aos fantasmas parentais.

    Responder
  48. Comportamentos são algo complexos, mas falando em comportamento infantil, Melaine Klein, ressalta a importância do brincar, assim como Freud.

    Responder
  49. a criança precisa de seus brinquedos para conseguir ficar sem a mãe, ela precisa a começar a atender a separação.

    Responder
  50. Do comportamento a cognição:…

    Skinner afirma que o comportamento condicionado está presente em nossas vidas cotidianas como na familia, na escola , nas relações conjugais …

    o que na verdade eu concordo plenamente já que aprendemos vendo as pessoas em nossa volta. Temos comportamentos bem similares principalmente nos grupos familiares. Existe uma máxima no estudo da administração que em uma empresa os colaboradores tem um comportamento alinhado com a gestão da empresa.

    O condicionamento operante cria em nós modos de agir que nos alinhamos inconscientemente com nosso grupo. Talvez por isso na área da investigação criminal o modo operante de determinados criminosos os identificam.

    Responder
  51. No campo do saber psicanalítico, a saúde coletiva, pode dar respostas entendendo o sujeito como um ser complexo, considerando o inconsciente. Com relação a transferência na clínica psicanalítica, para Freud é um dos principais aliados do analistas em direção à cura. Melane Klein, (1932/1997), trouxe a ideia de uma criança que simboliza e comunica em atos, através de jogos e brincadeiras.

    Responder
  52. O ato de brincar é uma prática importante para a criança, além de possibilitar sua integração com o mundo exterior, facilitando suas futuras relações, contribui para o gerenciamento e organização das próprias emoções.

    Responder
  53. O Ser Humano é um ser com complexidades e a psicanalise é uma ferramenta pra apoiar na solução e entendimento .

    Responder
  54. O Comportamentalismo tem como objetivo de estudo o comportamento. Essa teoria psicológica defende que a psicologia humana ou animal pode ser objetivamente estudada por meio de observação de suas ações, ou seja, observando o comportamento.

    Responder
  55. O comportamento do ser mostra cada vez mais, a influência direta sobre o outro. Compreendermos o que nos condiciona, nos mostra alternativas para novos hábitos e porque fazemos o que fazemos.

    Responder
  56. Creio que se a Psicanálise fosse incluída nas Terapias Integrativas e Complementares do SUS a saúde coletiva daria um grande salto na qualidade de vida e na mitigação do adoecimento das pessoas.

    Responder
  57. É importante ressaltar que as aproximações entre a psicanálise e a saúde coletiva requerem diálogo interdisciplinar e a construção de pontes conceituais e práticas entre essas áreas. A incorporação da perspectiva psicanalítica na saúde coletiva pode contribuir para uma compreensão mais ampla e holística dos fenômenos de saúde e doença, além de orientar intervenções mais adequadas e contextualizadas.

    Responder
  58. Toda criança responde a qualquer tipo de estímulo, independente do ambiente onde se encontra,provando sua inteligência e observação

    Responder
  59. No decorrer do século XX, o pensamento behaviorista passou por transformações epistêmicas significativas, principalmente em relação à compreensão da relação entre comportamento e cognição. Inicialmente, o behaviorismo clássico rejeitava o estudo da mente e focava exclusivamente no comportamento observável e mensurável. No entanto, ao longo do tempo, surgiram diferentes abordagens dentro do behaviorismo que incorporaram aspectos cognitivos em sua teoria.

    Responder
  60. A terapia foca no inconsciente que busca encontrar é solucionar problemas muitas X causados por traumas na infância que prejudicam a vida cotidiana. A TCC é uma abordagem psicológica com intuito de investigar o condicionamento do comportamento de acordo com os estímulos do ambiente.

    Responder
  61. A teoria de Freud muito importante para entender o ser humano em todas as fases de sua vida e muito utilizado no campo educacional com uma contribuição expressiva.

    Responder
    1. Material de apoio, importantissimo, deixa claro a importancia de conhecermos as diversas teorias e métodos de pesquisas utilizados para que possamos agregar e ampliar conhecimentos que irão embasar nossa vida profissional e mapear nossas abordagens com diversos perfis de pacientes.

      Responder
      1. Eu também concordo com o colega. Material bem substancial. Rico para o nosso desenvolvimento profissional. Estou gostando muito do curso, pena que estou quase sem tempo, mas vou conseguir.

        Responder
  62. A mente do ser humano é complexa, que deve ser acompanhada desde a infância, pois é nesse período que o ser humano começa o processo de formação de personalidade, caráter e comportamento.

    Responder
  63. Achei impactante uma frase escrita já no final da terceira leitura: “A análise apenas se processa na transferência”, o fato por vezes sermos incapazes de expressar nossos mais íntimos sentimentos, desejos, nos impossibilita o autoconhecimento e consequentemente vamos adoecendo em tantas outros aspectos..

    Responder
  64. O que motivo o comportamento do ser humano é algo muito complexo. Quando paramos para refletir sobre emoções, experiencias vividas, traumas passados, seja na infância ou na vida adulta. Freud aprofunda no complexo campo da neurociência, que hoje nos permite ter uma abordagem mais clara em relação a transferência e motivos comportamentais.

    Responder
  65. A transferência conforme estamos observando e aprendendo, sempre estará presente na condução do indivíduo, seja ela salutar ou ” danosa ” nas relações. O que tenho compreendido é como identificar suas consequências.

    Responder
  66. Em 1920, a psicanalista Melanie Klein (1882-1960) desenvolveu o método de brincar para analisar o comportamento infantil. Essa técnica permitiu acessar o inconsciente bem como memórias e experiências recalcadas das crianças.

    Responder
  67. Indico o filme: Laranja Mecânica. É uma sátira que reflete sobre os malefícios do condicionamento psicológico, o filme discuti o livre arbítrio e a importância do controle através das Leis, não de forma totalitária. Mas ajudando o indivíduo a fazer as escolhas corretas.

    Responder
  68. A aplicação dos atos das crianças nessa expectativa de ser brincalhona no behaviorismo consiste em que a criança se revolucionará através de sua liberdade psicológica no convívio com sigo mesma através da brincadeira que ela se propor ou mesmo criar pra si. o behaviorismo tange o comportamento e através dessa observação se propõe a conhecer o comportamento infantil como a base do entendimento do que é mesmo ser criança.

    Responder
  69. Maravilhoso a participação da mãe na terapia da criança, pois o analista tem como associar a vida de ambas e direcionar mais o tratamento da criança com ajuda da mãe

    Responder
  70. O trabalho psicanalítico com crianças, envolve necessariamente o trabalho com os pais. Havendo resistência por parte dos pais, com certeza o trabalho analítico tende a ser árduo.

    Responder
  71. Para Melanie Klein o que a criança não consegue processar ou elaborar por meio de símbolos , ela coloca para fora como ação.
    A violência contra pais, colegas ou objetos é um ato que expressa um sentimento mal elaborado. Ela quer mostrar que algo
    interno não está bem. A técnica em psicanálise infantil sofreu várias modificações ao longo dos anos.

    Responder
  72. A transferência na clínica com crianças, refere- se a projeção de emoções, desejos e relação afetiva da criança com o profissional. Esse fenômeno é importante para compreender aspectos inconscientes da criança e permitir a exploração de questões emocionais durante a terapia.

    Responder
  73. Os artigos mencionados abordam diferentes tópicos: as transformações epistêmicas do pensamento behaviorista em relação à teoria cognitivista, as aproximações entre psicanálise e saúde coletiva, e a transferência na clínica com crianças. Cada um deles explora aspectos específicos desses temas.

    Responder
  74. o tratamento de uma crianca nao pode iniciar sem antes se ter uma boa conversa com os pais. para se organizar o caminho que deve ser seguido e colocaf a crianca bem a vontade para responder as perguntas apos ouvi-la

    Responder
  75. É fato que a mente humana é complexa, temos que através do subconsciente é possível acessá-las e desvendá-las, do através de diversas atividades, observar e conhecer o comportamento humano, e extrair do seu interior, seu lado leve e obscuro, é uma habilidade que pode ser desenvolvida através da psicanálise.

    Responder
  76. O ser humano e a psique são complexos e amplos, o conhecimento de diversos tipos de abordagens nos possibilita enxergar o ser humano de uma forma mais ampla, saber realizar uma abordagem individualizada, de acordo com o paciente. O conceito de transferência é um aprendizado de cada indivíduo diante de seu ambiente e suas experiências, é a repetição mediante a necessidade sentida por aquele que a faz.

    Responder
  77. Todos tem um comportamento diferentes, quando criança temos uma grande imaginação, e as vezes não se comportamos bem e precisamos de muito auxilio para uma boa educação, quando jovem já começa a criar seus planos para seu futuro. E quando adulto cria a sua personalidade. E podemos precisar da psicologia e da psicanálise em qualquer fase da vida.

    Responder
  78. A transição do behaviorismo para uma abordagem mais cognitivas representa uma mudança significativa na compreensão da mente e do comportamento humano.

    Responder
  79. E importante destacar que a integração bem-sucedida dessa abordagem requer uma abertura par a interdisciplinaridade e o reconhecimento da complexidade das questões de saúde coletiva. O dialogo entre psicanalise e saúde coletiva pode resultar em abordagem mais holística e eficazes para a promoção do bem-estar nas comunidades.

    Responder
  80. É importante que o terapeuta psicanalítico seja sensível a esses processos de transferência, trabalhando para criar um ambiente seguro e de confiança para a criança expressar seus sentimentos e pensamentos. Essa compreensão da transferência pode ser fundamental para o progresso terapêutico e para promoção do desenvolvimento emocional saudável da criança.

    Responder
  81. Estes três conteúdos para leitura, disponibilizados neste material complementar, evidenciam a tamanha complexidade que nos é revelada por meio dos estudos e análises de diversos autores, passando pelo entendimento da saúde mental, física e social, tratada de forma coletiva, além de abordagens referentes ao Behaviorismo e seus questionamentos à respeito da consciência humana. E por fim, os amplos estudos sobre a transferência na Clínica psicanalítica com crianças, com uma vasta análise sobre o envolvimento dos pais e do próprio analista, no acompanhamento clínico da criança.

    Responder
  82. Cada ser humano é unico,e independente do comportamento de cada um, a parte psiquica é individual e única, cada um com as suas peculiaridades.

    Responder
  83. As pesquisas e experimentos com séries humanos e com animais foi de suma importância leva intender que através dos estímulos podemos ter resultados positivos demostrado pelo comportamento

    Responder
  84. O modo como o ser humano age em uma determinação afeta coletivamente também.
    A saúde coletiva é importante, pois além de prevenir doenças físicas também mentais.
    Entender o todo da questão em grupo é o que nos torna mais próximos .

    Responder
  85. Cada um tem sua particularidade, o comportamento ele pode ter alguma aparecia com um ou outro porém não deixa de ser individual seus aspectos.

    Responder
  86. Somos um ser complexo em nossa constituição, os estudos de Freud nos auxiliaram a compreender um pouco de todo o sistema que envolve o ser humano, e ainda há muito para se descobrir e estudar.

    Responder
  87. Benhaviarismo colocou com analise experimental que por meio de observação metodica dos estimulos e resposta que transformariam a aquisição e realização de comportamento .o pensamento e considerado como sendo uma organização hierarquica de cadeias de estimulos resposta hans o cavalo respondia por estimulos e agrados de seu dono.

    Responder
  88. Podemos perceber claramente que a Psicanálise e a Teoria Cognitiva são linhas completamente opostas, pois a Psicanálise diz respeito ao inconsciente, subvertendo a lógica da temporalidade, enquanto a terapia cognitivo comportamental, enfoca os pensamentos, sentimentos e os comportamentos decorrentes dessa forma de pensar e ver a vida.
    Para a Psicanálise o que importa é o que causou o sintoma, a origem do trauma e como o paciente fala dele. A teoria cognitivo comportamental trata-se de técnicas de reconfiguração do conteúdo do pensamento em suas relações com o sofrimento relatado pelo paciente.

    Responder
  89. Das ações mentais ao pensamento: mudanças fundamentais na abordagem behaviorista do século XX.
    • O behaviorismo surgiu a partir de pesquisas científicas centradas na observação e intervenção nos padrões de comportamento. Inicialmente, foi concebido como uma resposta direta aos estímulos externos. Vários estudiosos, cada um com seus enfoques, métodos e objetos de estudo, aderiram à ideia de que o comportamento é resultado de estímulos, respostas e reforços. Mais recentemente, reconhece-se que o comportamento humano é influenciado pela interação entre fatores ambientais, cognitivos e comportamentais. Pavlov, Watson (com o condicionamento clássico), Skinner (com o condicionamento operante), Tolman e Bandura (com a aprendizagem social) dedicaram-se intensamente a explicar o comportamento humano e animal, oferecendo contribuições valiosas que ampliam nossa compreensão da conduta humana.

    Responder
  90. A Psicanálise com Freud propiciou muitas possibilidades sobre a psique, sua estrutura, oportunizando igualmente, diversas abordagens, formas de terapias, e outras atenções importantes, como o caso da análise de crianças, o que desenvolveu M. Klein. Freud, que me lembro, não comentou muito sobre este pois sua atenção estava, de certo modo, a confirmar esta tão importante ciência – que estava ainda ganhando corpo de forma fantástica.

    Responder
  91. Cada criança, e cada ser humano ve determinadas situações de forma diferente e reagem de formas diferentes

    Responder
  92. Para a Psicanálise o que importa é o que causou o sintoma, a origem do trauma e como o paciente fala dele. A teoria cognitivo comportamental trata-se de técnicas de reconfiguração do conteúdo do pensamento em suas relações com o sofrimento relatado pelo paciente.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

208 comentários sobre “Formação em Psicanálise Clínica

          1. O curso é muito bom! O material de apoio é ótimo. Me surpreendeu bastante. Estão de Parabéns ?!

          2. Estou gostando muito do curso, tenho dois cursos básicos e uma especialização em psicanalise.

          3. Bom dia,estou começando hj no curso de psicanálise, estou um pouco perdida na plataforma.

          4. A proposta do curso está acima das minhas perspectivas. Excelente o material disposto aos alunos.

          5. O curso foi maravilhoso, parabéns um curso gratuito e instrutivo, já paguei meu certificado, já vou atuar na parte de psicanálise clínica holística, vou cadastrar meu certificado , agradeço muito a IEVI.

      1. Estou gostando muito do curso. O material disponibilizado é de excelente qualidade e atualizado de forma visível. Parabéns a IEVI.

      2. Eu amei esse curso rápido e muito produtivo, tenho certeza que vai agregar muito para meu trabalho como psicanalista.

      1. O IEVI emite declaração ou histórico da conclusão da programação com aproveitamento e a carga horária da formação?

          1. Tenho licenciatura em psicologia, se fizer o curso de psicanálise com que graduação eu saio?

          2. Estou comendo, e ainda não conheço o curso, logo não posso emitir opiniões, espero poder obter muitos subsídios e dividir com os pares.

      2. Sempre tive muita vontade de fazer um bom curso de psicanálise, talvez esse seja um bom momento.

    1. Olá
      Gostaria de saber o valor do certificado e da credencial, por gentileza.
      Grata

      Maria Emília Barros

      1. A psicanálise é uma profissão livre, reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (CBO – código 2515.50).

    2. Olá Boa Noite, gostaria de saber o valor do certificado da formação em Psicanálise clínica.

      Grata

    3. Curso muito bom adorei, bora continuar o aprendizado ! Gratidão
      Finalizado

    4. Confesso que havia feito outro curso de psicanálise, contudo, senti ao término, uma sensação de pouquissímo conhecimento, até ao revisitar o material proposto para o estudo. Com o estudo realizado no IEVI, sinto-me desafiado a continuar estudando, contudo, com uma ótima visão, pelo material apresentado, que constitui-se muito rico, pela condução e distribuição de material e enfim, disposto a poder auxiliar aqueles que necessitam. Tenho muito a agradecer a este Curso de formação em Psicanálise e recomendar a que outros possam fazê-lo. Parabéns a todos e especialmente ao(s)mentor(es) que me acompanhou até esta conclusão!

  1. Com essa formação vou poder atender como profissional em Psicanálise clínica?

    1. É aconselhável concluir o curso de Formação em Psicanálise Clínica com no mínimo 70% de aproveitamento e Realizar o Curso de Psicanálise Integrativa.

      1. Isso quer dizer sim? Sim, pode atuar como pessoa habilitada, psicanalista clínica, fazendo esses dois cursos com o aproveitamento mínimo ou maior que 70%?

        1. Bom dia!
          Caso o aluno não possua experiência em atendimento, nós sugerimos o mesmo a realizar os módulos práticos de análise didática e supervisão.

        2. Mas e o tripé psicanalítico de análise pessoal e supervisão psicanalitica? Como vou completar esse tripé exigido para atuar como psicanalista? Vocês poderiam escrever aqui no site como cumprir esses requisitos? Se particular ou se vcs irão oferecer?

          1. Bom dia!
            Os alunos serão avisados por e-mail quando os módulos de analise e supervisão estiverem disponíveis na plataforma.

        1. Gostaria de saber se a parte prática já foi incluída.
          Tenho interesse em fazer, mas me preocupo de ser cobrada por não ter parte prática do tripé.

  2. Bom dia
    Para as pessoas com graduação na área da Educação.
    Com esse certificado poderão montar uma clínica de Psicanálise.

  3. Bom dia,acabei me inscrever no curso de Psicanálise Clinica,já fiz o curso de Bacharel Livre em Teologia com vcs, tenho formação como Psicanalista Forense, Psicopatologia entre outras áreas , só me faltava o curso de Psicanálise Clinica,posso fazer o curso na Área Clínica ,grato.

  4. Boa tarde, estou gostando muito de ser uma aluna no curso de Formação em Psicanálise Clínica.

        1. Boa tarde,ao término do curso de psicanálise clínica posso fazer atendimento sim ou não.

      1. Em relação ao processo de análise e supervisão, para compor o tripé. O curso proporciona essa possibilidade?
        Gratidão pela oportunidade

          1. Gente preciso de mais informações pois não há comentários em lugar nenhum sobre a plataforma.

  5. boa noite. com o diploma de psicanálise clinico posso exercer a profissão no piauí?

    1. Bom dia!
      Pode sim. Para ser um psicanalista, não é necessário ter formação em psicologia ou medicina. O importante é que o psicanalista tenha uma formação sólida e constante, o que implica em muito estudo e aprofundamento da teoria e prática psicanalítica.

      1. É só se inscrever no site , entra no site, escolhe o curso, terá um ícone de inscrição, faça a inscrição colocando seus dados, vai precisar de uma senha, anota p não esquecer ou deixa salvo aí bom curso.

  6. já enviei meus dados e foto para credencial vcs precisam algum documento tbm para diploma psicanalista,fico aguardo da documentação.

  7. Bom dia,recebi toda documentação,muito obrigado,vou aguardar o curso de Psicanálise integrativa,um ótimo sábado para todos vcs.

  8. Boa tarde!!
    Venho através deste agradecer a oportunidade que vcs vem nos dando oportunidade para nós sejamos profissionais no ramo da psicanálise clínica,em breve estarei pedindo o certificado e a credencial.

  9. Preciso de outro curso para fazer psicanálise com vocês, para legalmente atender pessoas?

    1. Bom dia!
      Sim. É necessário realizar o curso de Psicanálise Integrativa (estará disponível na plataforma para os concluintes em breve).

  10. A escola fornece a análise e o estágio; contemplando o tripé psicanalítico e caso; alguém já possua a formação e queira; apenas a certificação palpável.. como se daria este caminho?
    Muito obrigado…
    Deus os abençoe!

    1. Todos os cursos dispostos por ser on line já estão disponíveis lembrando que para fazer psicanálise interativa precisar ter concluído a psicanálise clínica e o processo de matrícula é o mesmo, espero ter ajudado.

      1. Gostaria de saber por que eu tou matriculada no curso de psicanálise clínica eu completei o questionário ele diz que falhou na nota. Atenciosamente Marilândia Veloso Lima boa tarde!!

  11. Bom dia, A credencial, para quem fizer psicanalise clinica e integrativa é uma única credencial?

  12. boa noite minha neta pegou e fez a prova ,pois tive sai as presa e ficou quieta fui abri e reprovou
    acabou o tempo e o que faco agora

  13. Me interessei pelo curso, como e onde efetuar o pagamento?
    Poderei atender depois que concluir o curso?

    1. Bom dia!
      Após realizar os cursos de formação em psicanálise clínica, psicanálise integrativa e passar pelos módulos de analise didática e supervisão, sim.

    1. Entre o ego d o id é que o ego acata l princípio da realidade diferenciando do que é da mente e o que é do mundo externo.

    1. Se eu atingir o limite da quantidade de tentativas e não aprovar em dos questionários, devo continuar? Ou não terei condições de concluir o curso?

  14. Estou feliz em ter concluído o Curso de Psicanálise Clínica Pelo Instituto IEVI Agradeço a todos que fazem o referido Instituto. Por terem repassado todos os conteúdos gratuitos. Outrossim parabenizo a todos que fazem o IEVI pela alta
    responsabilidade com os alunos.
    ATT: José Augusto dos Santos

  15. GOSTEI MUITO DO CURSO E JÁ TERMINEI AGORA QUERO SABER COMO FAÇO PARA PAGAR ESTE CURSO, SE POSSO PAGAR PARCELADO NO BOLETO OU NÃO.

  16. Bom dia.
    Sou bacharel em Direito e me matriculei nos cursos de Psicanálise Clinica e Integrativa.
    Gostaria de receber um norte preciso em relação a como atuar como Psicanalista.
    Obrigado pela atenção.

    1. Bom dia!

      É necessário realizar os módulos práticos de analise didática e supervisão (estágio), para os alunos que não possuem experiência.

      Att,
      IEVI

  17. Eu lido com pessoas na minha ,e são tantos problemas é uma infinidade de diversidade e eu tento solucionar com o dom que Deus me deu ,mais achei que deveria ir além então pedi a Deus direção ,é eu creio que pode ser aqui ,então estou aqui buscando capacidades

  18. Qual é o prazo mínino para conclusão dos tres cursos que compõem o tripé para atuar como Psicanalista Clinico? E se o aluno concluir antes do tempo previsto na carga horária o que acontece no caso da solicitação do pedido do diploma e da credencial?

  19. Tenho interesse em fazer o curso de psicanálise clínica. Essa oportunidade é maravilhosa. Enfim vou fazer o curso.

    1. Não há Conselho de Psicanálise no Brasil. Você como Psicanalista, não tem obrigação de se filiar a qualquer órgão público. O Psicanalista não é subordinado a qualquer órgão de fiscalização profissional.
      Conselhos são criados por leis federais. Se não houver lei criando-os eles não podem existir, pelo menos não terão poder fiscalizador.

      1. Bom dia! Estou muito feliz por ter essa oportunidade, sempre sonhei em ser uma terapeuta. Muito obrigada!!

      1. Boa tarde
        Meu curso de formação é Bacharel em Serviço Social, especialização em Serviço Social e políticas públicas; gostaria de saber se no término desse curso de psicanálise Clínica eu já posso montar minha clínica?

  20. Estou em andamento com o curso, desde já tenho obtido um conhecimento excelente, cada dia mais me interesso pela temática. Recomendo! Curso para vida! Parabéns aos envolvidos.

  21. Deixo aqui meus agradecimentos atodar equip de professores colabradores pesquisadores em fim toda logistica, para poder presta um exelemte trabalho atodos que queram desevolver suas atividades como um profisional na area da psicanalise O Brasil esta precisando de eselentes profisionas nesta area da saude;pastor jose de sousa

  22. Trabalho com crianças, em oficina de artes. O objetivo das minhas oficinas é o desenvolvimento da crianças em vários aspectos. Procuro fazer um trabalho de excelência, buscando sempre conhecimentos e experiências que possam me auxiliar nessa área. Trabalho com jovens e crianças a 20 anos. Gostaria muito de entender a expressão das crianças através da arte, isso significa muito pra mim, pois me ajudará a atendê-lo da melhor forma. Sou formada em Artes Plásticas e pós graduada em Arte Educação. Agora gostaria de saber se posso atuar também como Psicanalista em meu trabalho (particular) e de que forma posso usar esse conhecimento.

  23. Excelente curso oferecido pela IEVI. Concluir o curso formação em Psicanálise, e já obtive o certificado. Sigo fazendo outros. Estou satisfeito!!!

  24. Curso campeão em excelência vale a pena cada parágrafo para quem realmente quer aprender e enriquecer seus conhecimentos.

    1. ola boa noite, eu conclui o meu hoje. voce recebeu seu certificado e credenciais.

  25. Estou concluindo Bacharel livre em teologia é possível que eu faça o de psicanálise!

  26. Muito feliz em ter escolhido o IEVI para fazer o Curso de Formação em Psicanálise Clínica! Conclui essa primeira etapa, hoje, 17 de maio de 2023! Um universo de conhecimentos teóricos e tudo muito bem elaborados para o aluno aprender sem dificuldades! Este curso está sendo um divisor de águas em meu caminhar, para o meu auto conhecimento e para meus propósitos futuros! Pretendo me inscrever no Curso de Formação em Psicanálise Integrativa, enfim, também a de análise e supervisão para atuar com precisão! Deus me ajude em todas as etapas, pois este é o ambiente (virtual EAD) certo! Gratidão ao site e todos os envolvidos nessa missão!

  27. No contexto da psicologia, o ego além de fazer parte da personalidade humana, está mais relacionado ao caráter ou seja, a forma como a pessoa se comporta ou pensa.

  28. quero parabenizar toda equipe pelo farto material que envolveu esse curso, abrindo o entendimento, sobre o psique e as varias faces de cada individuo, parabéns

  29. Sou brasileira mas moro na Argentina então não pago impostos no Brasil. Só tenho numero de registro que me derão no cartório e número de passaporte. Com estes números posso obter a credencial de psicanalise clínica ou não são os requeridos?

  30. Show, vou aproveitar a oportunidade e me matricular para aprender mais sobre o ser humano.

  31. Anteriormente eu tinha receio de estudar psicanalise ou qualquer curso que fosse voltado para mente humana, pois via como algo muito complexo. Mas agora, percebo que minha mente simplesmente estava bloqueando algo que hoje vejo como uma matéria bem interessante e prazerosa.

  32. Sonhar e realizar o meu sonho de ser psicanalista clinica, é muito bom. Glorias a Jesus!

  33. A 5 anos estudo psicanálise e agora terminei este curso e pretendo atuar .
    Este curso me ajudou bastante , pois já trabalho na área social com publico evangélico como Pastor e agora terei oportunidade de agregar um ao outro quando necessário.
    Grato a Deus e ao instituto.

  34. Eu estou fzendo este curso. Sou Terapeuta Holístico e a Psicanálise é uma áarea a qual sempre quiz atuar

    1. Pelo visto Freud nos apresenta, como na alegoria da caverna de Platão, que nosso eu verdadeiro e o mundo real é o inconsciente… Já aquela ideia da vida na qual nos manifestamos é apenas uma fração do todo… E o conflito entre estas crenças causam os problemas psíquicos na humanidade.

  35. Achei interessante e resolvi me inscrever fiz Curso de Terapeuta e quero agregar.

  36. Estou gostando muito do curso de formação em psicanálise. Porém, estou tendo que ler no próprio site. Queria baixar (download) pelo menos os e-book, para imprimir e reler várias vezes. Aprendo mais no papel, do que na tela do celular (ou computador). Tem alguma botão, para o download?

  37. Esse curso tem apenas a parte teoria e a avaliação. Mas e a parte de clínica supervisionada? Como fica pra prática?

  38. Pelo visto Freud nos apresenta, como na alegoria da caverna de Platão, que nosso eu verdadeiro e o mundo real é o inconsciente… Já aquela ideia da vida na qual nos manifestamos é apenas uma fração do todo… E o conflito entre estas crenças causam os problemas psíquicos na humanidade.

  39. Estou amando o curso, tem qualidade, e a plataforma é excelente.Os estudos são rigirosos e transnitem nuito conhecimento. Recomendo esta conceituada Instituição.Farei outros cursos.Tenho 65 anos, sou formada em Letras Português/ Inglês e respectivas Literaturas.Tenho pós-graduação em Gestão e Supervisão(360h), Teoria Literária(360h)(Tutoria no Ensino EAD(360h), Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar (660h) e estou cursando a formação em Psicanálise Clínica

  40. Já conclui o curso psicanalise clinica breve requisitarei o certificado e credencial!

  41. Hoje concluí este curso de “Formação em psicanálise clínica”,que me agregou muito conhecimento, pois possui um
    ótimo conteúdo, metodologia. Agradeço, primeiramente, a Deus por me permitir a isso e ao IEVI por proporcionar conteúdo tão rico e organizado numa plataforma muito bacana. Já solicitei meu certificado.
    Gratidão!!!

  42. Já participei de vários cursos, com certeza esse está entre os melhores, ainda estou no inicio, mas já estou impactado com o conteúdo, estou na primeira etapa A origem da psicanálise.

  43. Comecei o curso a dois dias. Realmente está né surpreendendo muito.
    Sou Antropologo.
    Tenho especializações em: Neurociência. Neurolinguística. Neuropsicologia e Psicologia Organizacional. O curso de vocês é excelente. Parabéns.

  44. A psicanálise nos mostra como resistir os traumas vivenciados, por meio de um sentimento bom, ela nos cura.

  45. Quero deixar aqui o meu agradecimento ao Instituto Videira pelo curso que realizei. O formato do curso, o poder fazer e pagar apenas o certificado e a credencial… foram fundamentais para que eu conseguisse conclui-lo e, com isso, realizar um sonho.
    Muito obrigada!

  46. Recomendo este curso. O programa está muito bem pensado e organizado. A plataforma é bem amigável e, sobre tudo, a orientação pelo zap é rápida e muito cordial. Estou feliz com meu certificado. Nào tive problemas para solicitar nem para pagar pois o soporte estava sempre disponível. Apenas conclui o pagamento me mandaram o certificado. Obrigada!

  47. A psicanálise é uma abordagem intensa, que com o decorrer do tempo o paciente consegue transferir suas emoções ao terapeuta. Esse curso está me proporcionando fazer uma autoavaliação da minha vida.

  48. Olá, gostaria de fazer o curso, poderei atuar como psicanalista clínica? Gostaria de saber como faço o estágio supervisionado, se vocês nos colocam para fazer? Como é? Quero abrir meu consultório. Ninguém tá respondendo o WhatsApp.

  49. Excelente curso. Ótimo material. Bem objetivo e bastante rico em conteúdo. Parabéns à IEVI

  50. Curso muito bom, com informações uteis e direcionadas para a formação em psicanálise clinica, além da forma didática ágil preconizado pela moderna pedagogia.
    Parabéns a equipe

    1. Boa tarde, meu nome é Laura, sou de Canoas/RS, estou começando o curso hoje, espero conseguir alcançar meus objetivos ao me matricular no curso, ou seja conhecer o pensamento freudiano.
      E sua aplicação no tratamento dos pacientes. Portanto, vamos começar..

  51. “Que a luz que nos guia , seja mais forte que a luz que nos cerca “

  52. FIZ O CURSO E SALVEI TODO MATERIAL É MUITO IMPORTANTE PARA LEITURA E TIRAR DUVIDAS, O CURSO É BEM COMPLETO PARA QUEM REALMENTE QUER FAZER PSICANÁLISE O MATERIAL E MUITO BOM.

Os comentários estão fechados.