Formação em Psicanálise Clínica

Formação em Psicanálise Clínica

This content is protected, please login and enroll course to view this content!

114 comentários sobre “Na prática

    1. Além da ajuda outras pessoas e dos meios sociais do governo ela precisa buscar uma alto ajuda pra si se ajudar pra poder melhorar sua vida, precisa olhar de frente para o espelho e ver sua alto imagem e ver de fato quem ela é e oque está vivendo, e isso sem contar os filhos, oque eles passam psicologicamente, emocionalmente então aí e preciso um trabalho com o id e o ego para a família inteira.

      Responder
      1. Juliana precisa ser inclusa no programa social do CRAS, para que possa ter auxílio, para se manter com seus filhos. Precisa também de um conjunto de ação social, para que possa integrar nos estudos novamente, e assim; poder ser inclusa na sociedade com dignidade. Ter direito a uma vida digna, trabalho,e educação para seus filhos.

        Responder
    2. O CRAS a princípio é muito importante pois vai ajudar a jovem a se manter por tempo, mas a comunidade também precisa ajudá-la de alguma forma tentando a inserir no mercado de trabalho e a incentivando a terminar os estudos para poder ter uma boa colocação no mercado.

      Responder
      1. O CRAS é um Centro de Referência de Assistência Social, é uma porta de entra de entrada de entrada da Assistência Social. É um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, com objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.

        Responder
    3. O assistente social é um profissional muito importante pois, ajuda o indivíduo a conquista sua independência financeiro ou social, analisando o que está por trás do problema, dando solução.

      Responder
      1. Ela precisa ser incluída em em um programa social. Para que ela tenha a sua independência, nem sempre as pessoas ajudam de boa vontade. Já vi pessoas sendo humilhadas por precisarem de outros.

        Responder
    4. Ao observar o texto acima entende se a realidade social da jovem..mas de forma bem camuflada onde parecia tudo bem com a jovem,mas somente com a visita bem detalhada do agente social pode ser dectado o problema da jovem e encaminhada aos orgãos competentes

      Responder
    5. Isso mostra de como a sociedade precisa de amparo e de ajuda social para poderem passar por momentos dificeis e ate mesmo psicologicos traumas e dificuldades

      Responder
    6. Se tudo dependesse apenas de um primeiro olhar, sem introduzir perguntas, sem pesquisar quem de fato está solicitando a ajuda goveranamental, quem escutar sobre a história de vida da pessoa, certamente, haveriam mais injustiças do que já há. Por isso, investigar, escutar e compreender o que lava uma pessoa a solicitar ajuda é sumamente importante. Isso, certamente demonstra que só observar o aparente exterior, não resposnde as indagações mais honestas.

      Responder
    7. Ajudar estendida pela amiga e polo do sistema do governo é preciso de ajudar emocional por tudo que esta passando.

      Responder
    8. O estudo detalhado da assistente social, pode mostrar a sua real necessidade. Dessa forma a família da Juliana poderá receber a ajuda
      que precisa para melhorar sua situação de vida. É esse olhar que os políticos devem ter quando se elegem, trabalhar nas políticas públicas sociais que funcionem bem e assim, melhor a vida dos cidadãos do seu município, do seu estado e do país.

      Responder
  1. Existe dois campos minado nessa siestruturA primeira atitude é, estudar a estrutura psicológica da mãe e a sua situação financeira. A Segundo atitude é, observar o estado dos filhos e o espaço que convive. Pra depois tomar as devidas providencias que venha deixar ela e seus filhos bem aconchegado sem deixar traumas para a família.

    Responder
  2. Na situação existe os dois lados da moeda. a estrutura financeira que gera desconforto social e os problemas psicológicos , sendo que precisa fazer uma entrevista com a família e de alguma forma encaminhar para um programa social para receber ajuda, fazer um trabalho social para arrecadar alimentos, roupas calçados etc.

    Responder
  3. O fato dela procurar o cras deixa bem evidente que algo no quesito psicológico,saúde mental dela ,filhos ou todos da família está carente de uma atenção especializada ,pudera todos tivessem esse olhar de que alguém da família necessita de suporte especializado!

    Responder
  4. O fato de Juliana ter três filhos mostra a necessidade de orientação para que não tenha mais peso de vida e necessidades para o seu desenvolvimento e a retomada de sua vida. A análise da Assistente Social deve ser bem embasada para que tenha os direitos as políticas públicas a qual tem direito.

    Responder
  5. Vimos nesta história uma realidade da dituação de várias famílias brasileiras. Onde muitas não a oportunidade de acolhimento que essa história nos mostrou que Júlia teve. Por isso que se faz necessário a nos depararmos com situção tal, não julgarmos sem antes buscarmos a veracidade dos fatos.

    Responder
  6. É fundamental, sempre fazer uma análise da situação com vários olhares sobre a situação, para que se possa chegar a uma conclusão definitiva.

    Responder
  7. Juliana, recebeu ajuda de terceiro e com dificuldade das politica sociais, psicologia social vem para ajuda pessoas em situações de desigualdade.

    Responder
  8. Essa família deve ser encaminhada para o CRAS e deve ser principalmente acompanhada para que possa receber ajuda não só com alimentos, como também ajuda Psicólogica.
    Deve também ser encaminhada para a secretária da mulher onde irá receber além de acompanhamento, também preparação necessário para o mercado de trabalho. Pois não deve ficar dependendo somente de ajuda de órgão público, mais deve ter autônomia de manter-se com dignidade.

    Responder
  9. A assistente social foi além das aparência, identificando que Juliana e seus três filhos estavam em estado de vulnerabilidade social, pois dependeria da ajuda dos outros para sobreviver com seus filhos. É de suma importância para dignidade da pessoa humana sua independência, isso é o primeiro passo para lutar para ter uma vida melhor com dignidade.

    Responder
  10. A psicologia social, visa justamente a análise da camada mais profunda. Busca o contexto, a história, a vivência.
    Deve-se levar em conta não apenas o fator econômico do momento, como também as condições psíquicas e emocionais que a pessoa se encontra.
    O exemplo dado, podemos identificar alguns fatores que já comprometem a qualidade de vida da família da Juliana.
    Apesar de aparentemente acolhida, ela depende de terceiros para pagar suas contas e garantir sozinha o alimento dos filhos. Um outro fator a se observar, é a qualidade de vida, de educação que os filhos dela estão tendo, uma vez que a mãe precisa de ausentar para trabalhar, não tendo assim uma referência materna no dia a dia no que diz ao acompanhamento que uma criança necessita do básico desde às necessidades básicas como a educação.
    Falta o suporte emocional necessário para se ter qualidade emocional para todos.
    Então, a psicologia social, se faz importante na investigação desses processos.

    Responder
  11. Além de precisar de carinho e atenção dos amigos a jovem necessita de um acompanhamento psicológico, ela tem que lidar com a perca do marido e a situação de desamparo de se ver só com três crianças para sustentar sozinha, de certo não teve tempo nem de viver seu luto.

    Responder
  12. A psicologia social estuda a relação do indivíduo com a sociedade, ela observa os comportamentos , no memento em que estamos cercados de outras pessoas, È importante a função do Psicólogo Social colaborar na luta contra o rompimento dos entraves sociais como: preconceito, estigmas, estereótipos, mostrando através de intervenções que somos capazes de combater as desigualdades sociais, assim como, compreender as suas causas e efeitos.

    Responder
  13. A partir do caso exposto, observamos que a Psicologia Social e o Serviço Social, evidentemente com seus respectivos objetos de estudos, a natureza social do fenômeno psicológico e as múltiplas expressões da questão social, se encontra-se profundamente vinculadas.

    Responder
  14. Ao analisarmos uma situação como no caso citado da Juliana, podemos observar que apesar da situação difícil, Juliana busca através dos trabalhos em casa de conhecidos manter um ambiente aparentemente saudável, mais na íntegra ela depende de ajuda como o CRAS para sustentar a sua família.

    Responder
  15. O trabalho social no caso da Juliana , apresenta vários fatores de necessidade de ajuda e acompanhamento.

    Responder
  16. Existem fatos reais que a fizeram procurar a ajuda do CRAS.E QUAND ENVOLVE NECESIDADE FUNDAMENTAL,DEVE REALMENTE PEDIR AJUDA.

    Responder
  17. No CASE apresentado o técnico do CRAS após verificação “in loco” da situação socioeconomica de Juliana deverá realizar estudo de caso com demais técnicos (assistente social e psicólogo), para analisar as vulnerabilidades psicossociais, econômicas e a existência possíveis violações de direitos desta família, para dar as devidas orientações e encaminhá-los aos programas sociais condizentes com seu perfil sociofamiliar.

    Responder
  18. Deve fazer um análise de como ela e seus filhos estão vivendo essa situação fazendo uma avaliação psicóloga com essa mãe e filhos e encaminhado essa família para que a assistência social venha agilizar esse processo com estrema emergência.

    Responder
  19. Neste caso, é fato que essa família precisa de assistência psicológica tanto para a mãe como para os filhos. Esses filhos precisam entender que essa situação de dependência da mãe não precisa se perpetuar na vida deles.

    Responder
  20. A situação de cada indivíduo é uma verdadeira teia. Todos precisam ser bem conhecidos. A Juliana é um desses casos: nem tudo que reluz é ouro. É preciso, portanto, ter o devido cuidado ao analisar a vida de uma pessoa sem antes conhecê-la verdadeiramente em todas as dimensões.

    Responder
  21. Para cada situação precisamos de ferramentas adequadas para ter resultado esperado e cada teoria presente na psicologia social se une para melhor compreender os fenômenos sociais e nos fornecer a ferramenta que necessitamos para as diferentes casos que possamos nos deparar.

    Responder
  22. O caso retratado como modelo para essa atividade nos leva a reflexão da importância da Psicologia Social e do Assistente Social como uma ponte para estudo e entendimento das necessidades da política pública que deve ser adotada para casos de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade, esse ramo da Psicologia com a sua teoria leva a uma pesquisa aprofundada dos fenômenos sociais.

    Responder
  23. As vezes a pessoa feminina principalmente constroí sua vida conjugal e ali ela se mostra totalmente dependente deste parceiro e derrepente ela se vê sozinha e com três filhos pequenos, não tem mais recursos pra aluguel, luz água, época que dizer da sobrevivência, mais Deus é tão bom que providência Anjos pra socorrer ela ,e agora ela precisa de um acompanhamento psicológico para sua alto ajuda com um bom e atencioso profissional

    Responder
  24. Ela fez a coisa certa: procurou o CRAS para ver de perto a sua situação. Graças a Deus ela encontrou pessoas de bom coração para ajudá-la com um lar provisório. Porém, o primeiro passo da autoajuda foi dado ao buscar programas sociais. Recebendo a assistente social e tendo comprovada sua situação de pobreza, agora ela terá auxílio tanto financeiro quanto psicológico para buscar algo melhor na sua vida.

    Responder
  25. Devido e tomadas de desições e algumas circunstancias ela necessita de ajuda para poder viver em sociedade e se estruturar para não denpender de ajuda de terceiros.

    Responder
  26. Assim como o caso acima, a psicologia social crítica busca ir além do aparente na vida dos sujeitos. Busca vários olhares em torno das situações vividas, levando em consideração a história dos indivíduos, a fim de compreender a realidade que os cerca. Não se contenta com o que está posto, mas permite aprofundar o conhecimento e transformar a realidade destas pessoas.

    Responder
  27. Percebe-se que a jovem obteve o afeto de terceiros, e que sua amiga foi solidária em disponibilizar um espaço para a jovem que trabalhava com faxinas. O Profissional que atua com a Psicologia Social tem em sua observação a visão de um todo e de percepção seletiva, no que se prospecta de dados e informações de todos inseridos na responsabilidade social das relações humanas interpessoais.

    Responder
  28. O que se percebe no exemplo que foi apresentado e que a pessoa não precisa apenas de uma ajuda material mas de orientação para que possa rever a sua relação consigo mesmo e com o grupo social no qual se encontra inserido e desta forma encontrar meios para que possa conseguir uma melhoria em sua condição o que vai inclusive refletir na vida das pessoas que fazem parte de seu núcleo familiar.

    Responder
  29. A psicologia social busca com seus múltiplos mecanismos de busca, adequar positivamente as condições de vida e “pertence” à uma sociedade melhor mesmo que o ser humano em questão aparente ter uma vida social assistida pelo poder público.

    Responder
  30. O auxílio psicanalítico é fundamental para essa criança que virou adulta e mãe precocemente, sem condições de se prover e prover a prole, deixando traumas a ela e aos filhos. Só as ajudas de subsistência não são suficientes para terem um futuro melhor.

    Responder
  31. O CRAS configura-se como uma forma de intervenção social planejada, buscando criar situações desafiadoras, estimular e orientar os indivíduos na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiar. Organiza-se tbém de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolvendo um sentimento de identidade. No caso de Juliana seria válido toda a assistência socioeconômica.

    Responder
  32. A história indica claramente que Juliana teve vários reveses na vida (o abandono na gravidez e a viuvez), conseguiu a ajuda solidária de uma família e está começando a caminhar por si própria, ainda que devagar, porém precisa de ajuda das políticas públicas para que possa crescer, se desenvolver e melhorar sua qualidade de vida. É fundamental que ela e seus filhos tenham suporte emocional para superarem dificuldades vindouras.

    Responder
  33. No caso de juliana, a assistente social foi na casa para ver suas condições , ou seja
    CRAS – Para que Serve?
    O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) é o principal ponto de acesso a todos os cidadãos brasileiros que buscam por apoio no que diz respeito ao alcance da Assistência Social.

    Com o objetivo de empreender soluções práticas para minorar a condição de vulnerabilidade social dos brasileiros, o CRAS oferece serviços de proteção social, além de programas e benefícios para fortalecer vínculos entre famílias e comunidade.
    Ou seja ajudaria muito a juliana em questão a isso.

    Responder
  34. O olhar para ajudar o próximo é fundamental até mesmo para nos colocarmos no lugar do próximo e percebermos a nossa vulnerabilidade como ser humano.

    Responder
  35. Uma ação social bem realizada, revela a condição de necessidade social do indivíduo, bem como a interferência que se pode levar na qualidade de vida em relação as emoções e a saúde mental. Portanto, a psicologia social vai de encontro a identificar a real necessidade da pessoa, em relação a sua condição de vida restrita ou não.

    Responder
  36. Esta analise é muito importante pois permite perceber situações vivenciadas sobre os indivíduos, não expostas a sociedade.

    Responder
  37. Por isso, o papel da psicologia social se faz importante porque ela vai além do olhar superficial e busca de fato entender o indivíduo, seu grupo social e o contexto como um todo. Considerando ainda, todos os porquês e sem se ater ao que se apresenta como possível verdade.

    Responder
  38. Esse deveria ser o papel do Estado, tirar as pessoas da dependencia.dando um suporte imediato mas tambem preparando e oferecendo oportunidade da pessoa criar sua independencia e dar o melhor pra sua familia.

    Responder
  39. Também sou bacharel em serviço social, infelizmente fazemos muito para nada ou seja há muitos nessas condições de vulnerabilidades mas nem todos recebem assistência necessária.

    Responder
  40. PENSO QUE O EXCESSO DE BUROCRACIA EM TORNO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL LEVA MUITOS CARENTES REAIS A SOFRER MAIS COM A DEMORA DA APROVAÇÃO DA AJUDA, E MUITOS PASSAM FOME POR MAIS TEMPO POR CAUSA DO EXCESSO DE BUROCRACIA.

    Responder
  41. Assim como no caso da imagem, a psicologia histórico-crítica analisa de forma aprofundada e não apenas fatos isolados, mas todo o contexto que envolve determinada situação , no caso de Juliana aparentemente confortável, mas que ao aprofundar revela a disparidade existente entre o real e o imaginário.

    Responder
  42. Neste caso a Psicologia Social Crítica, amparada pelos dados constatados, busca meios para que a pessoa possa ter dignidade em sua vida e assim, evolua para uma independência com maior qualidade de vida.

    Responder
  43. Penso que a visita da assistente social, foi de muita valia, fez o encaminhamento da família para o CRAS.
    Na minha opinião esse acompanhamento deveria ser contínua, mas não somente financeiros, poderia investir na pessoa ‘Juliana” com cursos profissionalizantes, com ajuda terapêuticas.
    Para que a pessoa aumente sua auto estima, visando assim um bem estar melhor a família.

    Responder
  44. a ajuda é necessária para todos, a análise é importante para todos até mesmo para aqueles que acreditam não ser necessário

    Responder
  45. A psicologia faz tirando as camadas de sofrimento de uma jovem perdidas nos seus pensamentos, desamparada, precisando dos serviços das politicas publicas para superar sua vulnerabilidade, apoio e suporte psicologico vai abrir o horizonte da Julia, ela vai superar e dar a volta por cima

    Responder
  46. No meu ver não é o suficiente dar ajuda somente ,como por exemplo o bolsa família oualgum auxílio, tem que dar a vara pra pescar fazendo assim não vai faltar peixe ,

    Responder
  47. A análise de um caso através da psicologia social envolve a aplicação de princípios e teorias para compreender e explicar os fenômenos sociais relacionados ao caso em questão, identificando o problema ou a questão específica, que pode ser um evento, um comportamento observado ou uma situação social particular.
    Tal processo é realizado não se atendo ao que parece ser, mas buscando informações que delimitem o que realmente é.

    Responder
  48. No caso de Juliana, e outras tantas pessoas nas mesmas condições, a psicologia social se faz necessária, tanto para apurar as necessidades apresentadas, quanto para orientar a melhor forma de auxílio, tanto material quanto psicológico e educacional.

    Responder
  49. Nesse caso juliana ao ver sua necessidade ela primeiramente foi busca ajudar através de uma amiga e ao conseguir abraçou a oportunidade, que lê foi oferecida.
    Existem muitos casos como esse , que requer muita atenção e ajuda mais muitas vezes a assistência social não da conta , por te um numero muito grande de pessoas nesse estado. E sem conta a burocracia para ingressar umas pessoa como a juliana no grupo de alto ajuda.
    A psicologia nesses casos tem um papel fundamento, a essas pessoas pq leva a identificar mais coisa, que muitas vezes a pessoa não de mostra naquele momento de dificuldade.

    Responder
  50. Creio que o desfecho foi bem encaminhado. Sozinha Juliana não tem condições de minimizar e, nem sequer, superar essa situação que envolve as próximas gerações, pois, seus filhos estão em situação de vulnerabilidade. E as condições de vida de uma geração pesam nas próximas. Há encaminhamentos diversos alguns urgentes, a curto prazo, médio e longo prazo.

    Responder
  51. Compreendendo o fato:
    Uma mãe com três filhos, sem marido por estar morto, sem perspectiva de vida, sem respaldo de quem quer que seja para sair de uma fatalidade que a colocou nesta posição tão desagregadora. Também observamos que, não se pode envolver por aparências, pois estas muitas vezes nos enganam, mas há de sempre buscar as raízes do problema que muitas vezes, não aparentam. Uma mulher com o psicológico realmente abalado, pois precisa de acompanhamento psicanalítico, visto que deve estar com sua mente muito embaraçada e com autoestima baixa devido as dores que suportou nesse tempo. Não só essa mulher, mais também, seus filhos precisam de acompanhamento.

    Responder
  52. O CRAS ajuda,mas ela precisa de ajuda de familiares e comunitária,assistente social e até psicológico,olhar o caso c nitidez e as necessidades reais dela.

    Responder
  53. Tem todo um contexto a ser analisado. Juliana precisa de muito além de ajuda financeira, mas de oportunidade de qualificação, para sair da dependência de outros.

    Responder
  54. Os estudos de caso envolvem a análise aprofundada de indivíduos, como o caso de Juliana, grupos ou eventos específicos. Essa abordagem qualitativa permite uma compreensão detalhada de processos psicossociais complexos, como dinâmicas de grupo, influência social e tomada de decisão.

    Responder
  55. De acordo com a psicologia social essa senhora tem que ser acolhidas por políticas públicas sociais que a ajudem a sair da situação da linha da pobreza e assim ter dignidade para sustentar seus filhos e também uma colocação no mercado trabalho.

    Responder
  56. A psicologia social crítica consegue olhar o indivíduo que está inserido na sociedade, analisando o grupo social em que vive e demais questões e situações que possam interferir no seu comportamento e em sua condição social.

    Responder
  57. Antes de qualquer atitude referente ao personagem é preciso conhecer a história dela . No caso de Juliana é óbvio que ela é carente de atenção e solidariedade, para incluir alguém no âmbito social é conveniente compreender e estudar a causa do comportamento que ela apresenta a partir das raízes e assim planejar uma solução a partir dos pontos positivos que ela apresenta.

    Responder
  58. CRAS e os programas de assistência social desempenham um papel vital na redução das desigualdades sociais, proporcionando apoio às famílias carentes em diversas áreas, desde as necessidades básicas até o desenvolvimento pessoal e comunitário. Eles representam uma parte importante do esforço de uma sociedade em garantir que todos os seus membros tenham a oportunidade de viver com dignidade e qualidade de vida.

    Responder
  59. Análise de toda a situação que está a subir ao redor para tirar uma conclusão definitiva da foto científicamente falando

    Responder
  60. Diante da narrativa, percebe-se a necessidade de uma critica de aproximação, caso o serviço social não se aproxime não identifica a realidade do sujeito.

    Responder
  61. É de extrema importância que ela se ajude para que aí sim um outro grupo de pessoas, profissionais possam também ajudar, mas se ela não se ajudar sozinhos nos não conseguimos

    Responder
  62. O estudo do caso de Juliana, enfatiza a carência econômica, a dificuldade que ela enfrenta no mercado de trabalho, sendo a principal provedora do lar, porém existe a carência afetiva dessa família, os filhos não tem o convívio com a figura paterna, a ausência do convívio com a mãe, quando esta está no trabalho, que talvez passa a ser suprida pelo apoio de amigos, assistência social e outros grupos.

    Responder
  63. O fato apresentado mostra uma pessoa que precisa esta qualificada para estar no programa de assisencia social para isso os seus dados devem serem captados e essa questão é uma coisa que faz com que haja uma preocupação por parte daquele que é o que vai ser beneficiado ai a psicologia social entra como apaziguadora do conflito , que proporciona uma confiança no governo e em seus serviços prestados a população. Nesse caso a senhora do fato apresentado deve ser acolhida , entendida e protegida pelo sistema psico – social que se propõe a ajudar”!

    Responder
  64. O olhar clínico e observador da Agente social ao averiguar as reais condições socioeconômicas da família de Juliana, corresponde com o propósito, ou seja, a função crítica da psicologia social crítica, não se contentando com o que se via a primeira vista, desvelando aquilo que não era evidente, conceituando e avaliando a realidade socioeconômica da família.

    Responder
  65. Conhecer a verdadeira realidade da jovem mãe antes de tudo, deve ser o ponto de partida para poder da um “norte” de ajuda. Seus objetivos de vida, suas expectativas, seus sonhos e saber da mesma o que ela deseja pra si. O programa do governo CRAS, possibilita as pessoas a terem uma ajuda em suas vulnerabilidades sociais. Todos precisam de uma nova oportunidade para poderem começar de novo.

    Responder
  66. É preciso enxergar além das aparências. Quem via Juliana abrindo a porta de uma casa confortável, bem cuidada e se dirigindo para a fila do CRAS para solicitar benefícios sociais poderia fazer um julgamento errado da índole dela.
    Apesar de toda estrutura vista pela assistente social, nada daquilo era de Juliana, que dependia da bondade e amizade da família para ter um teto e condições básicas de sobrevivência.
    Histórias como a da fictícia Juliana nos prova que o provérbio: “Não dê o peixe, ensine a pescar” é elitista e preconceituosa. Às vezes, é necessário “dar o peixe enquanto se ensina a pescar”, sim.

    Responder
  67. O estudo de caso da Juliana mostra que nem tudo está explícito e, devemos ter este olhar atento quando formos analisar uma situação.

    Responder
  68. Infelizmente muitos usam de má fé, para se beneficiar dos programas sociais do governo. O olhar de uma equipe composta por diferentes profissionais voltados para o psicossocial faz toda diferença.

    Responder
  69. Fato e realidade comum a muitos que precisam desse olhar mais atento, a Psicologia social ajuda a averiguar os fatos com maior profundidade

    Responder
  70. Psicologia Social é essencial para entender e fomentar um diálogo eficaz na sociedade atual. Ela analisa profundamente como as pessoas interagem, ativamente trabalha na redução de comportamentos discriminatórios e constrói empatia e compreensão. Em resumo, a Psicologia Social é uma ferramenta vital para estabelecer conexões significativas entre indivíduos, promovendo relações interpessoais construtivas em uma sociedade diversa.

    Responder
  71. Psicologia Social é peça-chave na compreensão da sociedade atual, analisando minuciosamente as interações humanas e atuando ativamente na redução de atitudes discriminatórias. Sua contribuição vital reside em construir empatia e compreensão, promovendo conexões significativas entre pessoas e cultivando relações interpessoais construtivas em meio à diversidade.

    Responder
  72. A intervenção planejada dos órgãos públicos é muito importante, porém não devemos nos acomodarmos a uma situação de dependência. O aconselhável é procurar se desenvolver como pessoa vencedora e jamais parar de buscar o melhor a cada dia.

    Responder
  73. Para sair da condição em que se encontra, Juliana precisará inicialmente de 3 benefícios, além da transferência de renda:
    Auxílio aluguel,
    Creche para as crianças,
    Cesta básica.
    E é claro, inserção nos grupos de convivência, de geração de renda e atendimento psicológico.

    Responder
  74. A psicologia de um modo geral, precisa sempre ter um olhar mais clínico e mais apurado, quando se pretende analisar os fenômenos que cercam os comportamentos individuais ou em grupos.

    Responder
  75. Das principais técnicas usadas na psicologia social: Observação; Questionários e entrevistas; Experimentos; Estudos de caso; Análise de conteúdo; Métodos de neuroimagem; entre outros.

    Responder
  76. É um trabalho ímpar de carater humano, que traz acolhimento e desenvolve o senso de dignidade e força de poder para o indivíduo se perceber , expandir a sua percepção com novo olhar para um crescimento pessoal.

    Responder
  77. O julgamento nunca deve ser falado e sim analisado , as pessoas são diferentes e não tem como analisar em primeira mão

    Responder
  78. Na psicologia social, compreender os fenômenos sociais é essencial para conseguir compreender não o superficial e sim todo o contexto, podendo assim, levar uma análise completa para os demais departamentos necessários para que estes possam trabalhar em mudanças.
    No caso descrito, a assistente social descrevendo sua análise para o CRAS, o órgão público poderá orientar Juliana a buscar sua independência, incluindo a Juliana em processos sociais como educação e oportunidade de emprego por exemplo.

    Responder
  79. O CRÁS oferta um programa para beneficiar famílias que necessitam de ajuda. Juliana faz parte desse programa, apesar de ajuda ela também precisa buscar métodos para se fortalecer, e assim ter um crescimento pessoal e profissional .

    Responder
  80. Embasando-se em um viés crítico-social, meu posicionamento é a que esta mulher seja assistida pelos programas já estabelecidos pelo programa em defesa de mulheres neste tipo de situação de vulnerabilidade social, mas para que seja de maior valia, essa mulher precisa se tornar independente, o que inclusive envolve seus filhos e sua autoestima.

    Responder
  81. O serviço social é de extrema importância para avaliar todo o contexto da Juliana . Principalmente em fazer o direcionamento eficaz para a mesma.

    Responder
  82. A empatia com o próximo nos faz sair do lugar de conforto, passamos a enxergar a dor do outro, com isso colhemos sorrisos e o amor e bons frutos.

    Responder
  83. O não julgamento é fundamental para que se possa desenvolver um trabalho relacionado ao atendimento que oferece apoio psicológico e social. Investigar mais a fundo, ouvir, acolher, além de guiar ações contra a discriminação e direção para que o indivíduo consiga nortear-se para conseguir individualidade com dignidade em seu modo de vida.

    Responder
  84. Neste caso a psicologia social crítica ou psicologia social histórico-critica irá ajudar essa pessoa, pois procura uma melhor compreensão das situações em que a mulher está vivendo e irá promover a garantia de direitos .

    Responder
  85. O fato de Juliana ser mãe de três filhos ressalta a importância de receber orientação para lidar com suas responsabilidades e necessidades, buscando assim retomar sua vida e promover seu desenvolvimento pessoal. A avaliação feita pela Assistente Social precisa ser sólida para garantir que Juliana tenha acesso aos direitos e às políticas públicas aos quais tem direito.

    Responder
  86. A assistência social assistida tem um grande impacto na vida daqueles que realmente precisam de ajuda.O Governo está de parabéns sempre ao valorizar este benefício quanto aos mais frágeis.

    Responder
  87. Essa abordagem da Psicologia Social Crítica deve ser sim um dos amparos a considerar de modo mais pleno a situação, o viver de cada indivíduo. O debruçar-se a compreensão de quem é, como vive, condição psíquica e as relações levam realmente a uma condição mais digna de vida minimizando ainda o a mais de problemas sócio-econômicos.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

208 comentários sobre “Formação em Psicanálise Clínica

          1. O curso é muito bom! O material de apoio é ótimo. Me surpreendeu bastante. Estão de Parabéns ?!

          2. Estou gostando muito do curso, tenho dois cursos básicos e uma especialização em psicanalise.

          3. Bom dia,estou começando hj no curso de psicanálise, estou um pouco perdida na plataforma.

          4. A proposta do curso está acima das minhas perspectivas. Excelente o material disposto aos alunos.

          5. O curso foi maravilhoso, parabéns um curso gratuito e instrutivo, já paguei meu certificado, já vou atuar na parte de psicanálise clínica holística, vou cadastrar meu certificado , agradeço muito a IEVI.

      1. Estou gostando muito do curso. O material disponibilizado é de excelente qualidade e atualizado de forma visível. Parabéns a IEVI.

      2. Eu amei esse curso rápido e muito produtivo, tenho certeza que vai agregar muito para meu trabalho como psicanalista.

      1. O IEVI emite declaração ou histórico da conclusão da programação com aproveitamento e a carga horária da formação?

          1. Tenho licenciatura em psicologia, se fizer o curso de psicanálise com que graduação eu saio?

          2. Estou comendo, e ainda não conheço o curso, logo não posso emitir opiniões, espero poder obter muitos subsídios e dividir com os pares.

      2. Sempre tive muita vontade de fazer um bom curso de psicanálise, talvez esse seja um bom momento.

    1. Olá
      Gostaria de saber o valor do certificado e da credencial, por gentileza.
      Grata

      Maria Emília Barros

      1. A psicanálise é uma profissão livre, reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (CBO – código 2515.50).

    2. Olá Boa Noite, gostaria de saber o valor do certificado da formação em Psicanálise clínica.

      Grata

    3. Curso muito bom adorei, bora continuar o aprendizado ! Gratidão
      Finalizado

    4. Confesso que havia feito outro curso de psicanálise, contudo, senti ao término, uma sensação de pouquissímo conhecimento, até ao revisitar o material proposto para o estudo. Com o estudo realizado no IEVI, sinto-me desafiado a continuar estudando, contudo, com uma ótima visão, pelo material apresentado, que constitui-se muito rico, pela condução e distribuição de material e enfim, disposto a poder auxiliar aqueles que necessitam. Tenho muito a agradecer a este Curso de formação em Psicanálise e recomendar a que outros possam fazê-lo. Parabéns a todos e especialmente ao(s)mentor(es) que me acompanhou até esta conclusão!

  1. Com essa formação vou poder atender como profissional em Psicanálise clínica?

    1. É aconselhável concluir o curso de Formação em Psicanálise Clínica com no mínimo 70% de aproveitamento e Realizar o Curso de Psicanálise Integrativa.

      1. Isso quer dizer sim? Sim, pode atuar como pessoa habilitada, psicanalista clínica, fazendo esses dois cursos com o aproveitamento mínimo ou maior que 70%?

        1. Bom dia!
          Caso o aluno não possua experiência em atendimento, nós sugerimos o mesmo a realizar os módulos práticos de análise didática e supervisão.

        2. Mas e o tripé psicanalítico de análise pessoal e supervisão psicanalitica? Como vou completar esse tripé exigido para atuar como psicanalista? Vocês poderiam escrever aqui no site como cumprir esses requisitos? Se particular ou se vcs irão oferecer?

          1. Bom dia!
            Os alunos serão avisados por e-mail quando os módulos de analise e supervisão estiverem disponíveis na plataforma.

        1. Gostaria de saber se a parte prática já foi incluída.
          Tenho interesse em fazer, mas me preocupo de ser cobrada por não ter parte prática do tripé.

  2. Bom dia
    Para as pessoas com graduação na área da Educação.
    Com esse certificado poderão montar uma clínica de Psicanálise.

  3. Bom dia,acabei me inscrever no curso de Psicanálise Clinica,já fiz o curso de Bacharel Livre em Teologia com vcs, tenho formação como Psicanalista Forense, Psicopatologia entre outras áreas , só me faltava o curso de Psicanálise Clinica,posso fazer o curso na Área Clínica ,grato.

  4. Boa tarde, estou gostando muito de ser uma aluna no curso de Formação em Psicanálise Clínica.

        1. Boa tarde,ao término do curso de psicanálise clínica posso fazer atendimento sim ou não.

      1. Em relação ao processo de análise e supervisão, para compor o tripé. O curso proporciona essa possibilidade?
        Gratidão pela oportunidade

          1. Gente preciso de mais informações pois não há comentários em lugar nenhum sobre a plataforma.

  5. boa noite. com o diploma de psicanálise clinico posso exercer a profissão no piauí?

    1. Bom dia!
      Pode sim. Para ser um psicanalista, não é necessário ter formação em psicologia ou medicina. O importante é que o psicanalista tenha uma formação sólida e constante, o que implica em muito estudo e aprofundamento da teoria e prática psicanalítica.

      1. É só se inscrever no site , entra no site, escolhe o curso, terá um ícone de inscrição, faça a inscrição colocando seus dados, vai precisar de uma senha, anota p não esquecer ou deixa salvo aí bom curso.

  6. já enviei meus dados e foto para credencial vcs precisam algum documento tbm para diploma psicanalista,fico aguardo da documentação.

  7. Bom dia,recebi toda documentação,muito obrigado,vou aguardar o curso de Psicanálise integrativa,um ótimo sábado para todos vcs.

  8. Boa tarde!!
    Venho através deste agradecer a oportunidade que vcs vem nos dando oportunidade para nós sejamos profissionais no ramo da psicanálise clínica,em breve estarei pedindo o certificado e a credencial.

  9. Preciso de outro curso para fazer psicanálise com vocês, para legalmente atender pessoas?

    1. Bom dia!
      Sim. É necessário realizar o curso de Psicanálise Integrativa (estará disponível na plataforma para os concluintes em breve).

  10. A escola fornece a análise e o estágio; contemplando o tripé psicanalítico e caso; alguém já possua a formação e queira; apenas a certificação palpável.. como se daria este caminho?
    Muito obrigado…
    Deus os abençoe!

    1. Todos os cursos dispostos por ser on line já estão disponíveis lembrando que para fazer psicanálise interativa precisar ter concluído a psicanálise clínica e o processo de matrícula é o mesmo, espero ter ajudado.

      1. Gostaria de saber por que eu tou matriculada no curso de psicanálise clínica eu completei o questionário ele diz que falhou na nota. Atenciosamente Marilândia Veloso Lima boa tarde!!

  11. Bom dia, A credencial, para quem fizer psicanalise clinica e integrativa é uma única credencial?

  12. boa noite minha neta pegou e fez a prova ,pois tive sai as presa e ficou quieta fui abri e reprovou
    acabou o tempo e o que faco agora

  13. Me interessei pelo curso, como e onde efetuar o pagamento?
    Poderei atender depois que concluir o curso?

    1. Bom dia!
      Após realizar os cursos de formação em psicanálise clínica, psicanálise integrativa e passar pelos módulos de analise didática e supervisão, sim.

    1. Entre o ego d o id é que o ego acata l princípio da realidade diferenciando do que é da mente e o que é do mundo externo.

    1. Se eu atingir o limite da quantidade de tentativas e não aprovar em dos questionários, devo continuar? Ou não terei condições de concluir o curso?

  14. Estou feliz em ter concluído o Curso de Psicanálise Clínica Pelo Instituto IEVI Agradeço a todos que fazem o referido Instituto. Por terem repassado todos os conteúdos gratuitos. Outrossim parabenizo a todos que fazem o IEVI pela alta
    responsabilidade com os alunos.
    ATT: José Augusto dos Santos

  15. GOSTEI MUITO DO CURSO E JÁ TERMINEI AGORA QUERO SABER COMO FAÇO PARA PAGAR ESTE CURSO, SE POSSO PAGAR PARCELADO NO BOLETO OU NÃO.

  16. Bom dia.
    Sou bacharel em Direito e me matriculei nos cursos de Psicanálise Clinica e Integrativa.
    Gostaria de receber um norte preciso em relação a como atuar como Psicanalista.
    Obrigado pela atenção.

    1. Bom dia!

      É necessário realizar os módulos práticos de analise didática e supervisão (estágio), para os alunos que não possuem experiência.

      Att,
      IEVI

  17. Eu lido com pessoas na minha ,e são tantos problemas é uma infinidade de diversidade e eu tento solucionar com o dom que Deus me deu ,mais achei que deveria ir além então pedi a Deus direção ,é eu creio que pode ser aqui ,então estou aqui buscando capacidades

  18. Qual é o prazo mínino para conclusão dos tres cursos que compõem o tripé para atuar como Psicanalista Clinico? E se o aluno concluir antes do tempo previsto na carga horária o que acontece no caso da solicitação do pedido do diploma e da credencial?

  19. Tenho interesse em fazer o curso de psicanálise clínica. Essa oportunidade é maravilhosa. Enfim vou fazer o curso.

    1. Não há Conselho de Psicanálise no Brasil. Você como Psicanalista, não tem obrigação de se filiar a qualquer órgão público. O Psicanalista não é subordinado a qualquer órgão de fiscalização profissional.
      Conselhos são criados por leis federais. Se não houver lei criando-os eles não podem existir, pelo menos não terão poder fiscalizador.

      1. Bom dia! Estou muito feliz por ter essa oportunidade, sempre sonhei em ser uma terapeuta. Muito obrigada!!

      1. Boa tarde
        Meu curso de formação é Bacharel em Serviço Social, especialização em Serviço Social e políticas públicas; gostaria de saber se no término desse curso de psicanálise Clínica eu já posso montar minha clínica?

  20. Estou em andamento com o curso, desde já tenho obtido um conhecimento excelente, cada dia mais me interesso pela temática. Recomendo! Curso para vida! Parabéns aos envolvidos.

  21. Deixo aqui meus agradecimentos atodar equip de professores colabradores pesquisadores em fim toda logistica, para poder presta um exelemte trabalho atodos que queram desevolver suas atividades como um profisional na area da psicanalise O Brasil esta precisando de eselentes profisionas nesta area da saude;pastor jose de sousa

  22. Trabalho com crianças, em oficina de artes. O objetivo das minhas oficinas é o desenvolvimento da crianças em vários aspectos. Procuro fazer um trabalho de excelência, buscando sempre conhecimentos e experiências que possam me auxiliar nessa área. Trabalho com jovens e crianças a 20 anos. Gostaria muito de entender a expressão das crianças através da arte, isso significa muito pra mim, pois me ajudará a atendê-lo da melhor forma. Sou formada em Artes Plásticas e pós graduada em Arte Educação. Agora gostaria de saber se posso atuar também como Psicanalista em meu trabalho (particular) e de que forma posso usar esse conhecimento.

  23. Excelente curso oferecido pela IEVI. Concluir o curso formação em Psicanálise, e já obtive o certificado. Sigo fazendo outros. Estou satisfeito!!!

  24. Curso campeão em excelência vale a pena cada parágrafo para quem realmente quer aprender e enriquecer seus conhecimentos.

    1. ola boa noite, eu conclui o meu hoje. voce recebeu seu certificado e credenciais.

  25. Estou concluindo Bacharel livre em teologia é possível que eu faça o de psicanálise!

  26. Muito feliz em ter escolhido o IEVI para fazer o Curso de Formação em Psicanálise Clínica! Conclui essa primeira etapa, hoje, 17 de maio de 2023! Um universo de conhecimentos teóricos e tudo muito bem elaborados para o aluno aprender sem dificuldades! Este curso está sendo um divisor de águas em meu caminhar, para o meu auto conhecimento e para meus propósitos futuros! Pretendo me inscrever no Curso de Formação em Psicanálise Integrativa, enfim, também a de análise e supervisão para atuar com precisão! Deus me ajude em todas as etapas, pois este é o ambiente (virtual EAD) certo! Gratidão ao site e todos os envolvidos nessa missão!

  27. No contexto da psicologia, o ego além de fazer parte da personalidade humana, está mais relacionado ao caráter ou seja, a forma como a pessoa se comporta ou pensa.

  28. quero parabenizar toda equipe pelo farto material que envolveu esse curso, abrindo o entendimento, sobre o psique e as varias faces de cada individuo, parabéns

  29. Sou brasileira mas moro na Argentina então não pago impostos no Brasil. Só tenho numero de registro que me derão no cartório e número de passaporte. Com estes números posso obter a credencial de psicanalise clínica ou não são os requeridos?

  30. Show, vou aproveitar a oportunidade e me matricular para aprender mais sobre o ser humano.

  31. Anteriormente eu tinha receio de estudar psicanalise ou qualquer curso que fosse voltado para mente humana, pois via como algo muito complexo. Mas agora, percebo que minha mente simplesmente estava bloqueando algo que hoje vejo como uma matéria bem interessante e prazerosa.

  32. Sonhar e realizar o meu sonho de ser psicanalista clinica, é muito bom. Glorias a Jesus!

  33. A 5 anos estudo psicanálise e agora terminei este curso e pretendo atuar .
    Este curso me ajudou bastante , pois já trabalho na área social com publico evangélico como Pastor e agora terei oportunidade de agregar um ao outro quando necessário.
    Grato a Deus e ao instituto.

  34. Eu estou fzendo este curso. Sou Terapeuta Holístico e a Psicanálise é uma áarea a qual sempre quiz atuar

    1. Pelo visto Freud nos apresenta, como na alegoria da caverna de Platão, que nosso eu verdadeiro e o mundo real é o inconsciente… Já aquela ideia da vida na qual nos manifestamos é apenas uma fração do todo… E o conflito entre estas crenças causam os problemas psíquicos na humanidade.

  35. Achei interessante e resolvi me inscrever fiz Curso de Terapeuta e quero agregar.

  36. Estou gostando muito do curso de formação em psicanálise. Porém, estou tendo que ler no próprio site. Queria baixar (download) pelo menos os e-book, para imprimir e reler várias vezes. Aprendo mais no papel, do que na tela do celular (ou computador). Tem alguma botão, para o download?

  37. Esse curso tem apenas a parte teoria e a avaliação. Mas e a parte de clínica supervisionada? Como fica pra prática?

  38. Pelo visto Freud nos apresenta, como na alegoria da caverna de Platão, que nosso eu verdadeiro e o mundo real é o inconsciente… Já aquela ideia da vida na qual nos manifestamos é apenas uma fração do todo… E o conflito entre estas crenças causam os problemas psíquicos na humanidade.

  39. Estou amando o curso, tem qualidade, e a plataforma é excelente.Os estudos são rigirosos e transnitem nuito conhecimento. Recomendo esta conceituada Instituição.Farei outros cursos.Tenho 65 anos, sou formada em Letras Português/ Inglês e respectivas Literaturas.Tenho pós-graduação em Gestão e Supervisão(360h), Teoria Literária(360h)(Tutoria no Ensino EAD(360h), Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar (660h) e estou cursando a formação em Psicanálise Clínica

  40. Já conclui o curso psicanalise clinica breve requisitarei o certificado e credencial!

  41. Hoje concluí este curso de “Formação em psicanálise clínica”,que me agregou muito conhecimento, pois possui um
    ótimo conteúdo, metodologia. Agradeço, primeiramente, a Deus por me permitir a isso e ao IEVI por proporcionar conteúdo tão rico e organizado numa plataforma muito bacana. Já solicitei meu certificado.
    Gratidão!!!

  42. Já participei de vários cursos, com certeza esse está entre os melhores, ainda estou no inicio, mas já estou impactado com o conteúdo, estou na primeira etapa A origem da psicanálise.

  43. Comecei o curso a dois dias. Realmente está né surpreendendo muito.
    Sou Antropologo.
    Tenho especializações em: Neurociência. Neurolinguística. Neuropsicologia e Psicologia Organizacional. O curso de vocês é excelente. Parabéns.

  44. A psicanálise nos mostra como resistir os traumas vivenciados, por meio de um sentimento bom, ela nos cura.

  45. Quero deixar aqui o meu agradecimento ao Instituto Videira pelo curso que realizei. O formato do curso, o poder fazer e pagar apenas o certificado e a credencial… foram fundamentais para que eu conseguisse conclui-lo e, com isso, realizar um sonho.
    Muito obrigada!

  46. Recomendo este curso. O programa está muito bem pensado e organizado. A plataforma é bem amigável e, sobre tudo, a orientação pelo zap é rápida e muito cordial. Estou feliz com meu certificado. Nào tive problemas para solicitar nem para pagar pois o soporte estava sempre disponível. Apenas conclui o pagamento me mandaram o certificado. Obrigada!

  47. A psicanálise é uma abordagem intensa, que com o decorrer do tempo o paciente consegue transferir suas emoções ao terapeuta. Esse curso está me proporcionando fazer uma autoavaliação da minha vida.

  48. Olá, gostaria de fazer o curso, poderei atuar como psicanalista clínica? Gostaria de saber como faço o estágio supervisionado, se vocês nos colocam para fazer? Como é? Quero abrir meu consultório. Ninguém tá respondendo o WhatsApp.

  49. Excelente curso. Ótimo material. Bem objetivo e bastante rico em conteúdo. Parabéns à IEVI

  50. Curso muito bom, com informações uteis e direcionadas para a formação em psicanálise clinica, além da forma didática ágil preconizado pela moderna pedagogia.
    Parabéns a equipe

    1. Boa tarde, meu nome é Laura, sou de Canoas/RS, estou começando o curso hoje, espero conseguir alcançar meus objetivos ao me matricular no curso, ou seja conhecer o pensamento freudiano.
      E sua aplicação no tratamento dos pacientes. Portanto, vamos começar..

  51. “Que a luz que nos guia , seja mais forte que a luz que nos cerca “

  52. FIZ O CURSO E SALVEI TODO MATERIAL É MUITO IMPORTANTE PARA LEITURA E TIRAR DUVIDAS, O CURSO É BEM COMPLETO PARA QUEM REALMENTE QUER FAZER PSICANÁLISE O MATERIAL E MUITO BOM.

Os comentários estão fechados.