-
A Origem da Psicanálise
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Identificar o contexto no qual Sigmund Freud desenvolveu a Psicanálise. Reconhecer os conceitos de consciente, inconsciente e sublimação. Relacionar a Psicanálise à sociedade e à cultura.
-
Princípios da Imagem Pessoal
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Definir imagem e constituição do eu a partir da teoria psicanalítica. Explicar a imagem e a representação social do eu a partir da psicologia social. Relacionar corpo com identificação e imagem, com foco nos princípios da psicanálise para a constituição psíquica e existencial do sujeito.
-
Conceito do Eu e da Personalidade
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer o processo de constituição do eu a partir dos estudos freudianos. Definir personalidade e psicanálise. Identificar as principais características do id, do ego e do superego.
-
Escolas da Psicologia: Psicanálise e Behaviorismo
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Conceituar psicanálise com base nos trabalhos de Freud, Melanie Klein e Lacan. Definir behaviorismo. Descrever a natureza experimental do behaviorismo.
-
Literatura, Psicanálise e Filosofia
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Descrever a relação entre Literatura, Psicanálise e Filosofia. Reconhecer os limites da Filosofia e da Psicanálise em relação à estética literária. Interpretar obras literárias sob o viés psicanalítico e filosófico.
-
O Ego e os Mecanismos de Defesa
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Definir ego e as funções do ego segundo a psicanálise freudiana. Descrever os mecanismos de defesa. Explicar como se dá a identificação para inserção do sujeito em um grupo a partir de sua constituição psíquica e social.
-
Relação Compreensiva e a Relação com o Real
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Apresentar os registros do imaginário, simbólico e real do campo da Psicanálise. Relacionar os três paradigmas da imagem com os registros da Psicanálise. Interpretar a imagem como representação ou aproximação do real.
-
Principais Matrizes Teóricas da Psicologia Social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Identificar as representações coletivas de Durkheim, mentalidades primitivas de Lévy e as representações de Moscovici. Analisar as influências psicanalíticas, como a teoria das massas de Sigmund Freud e o inconsciente coletivo de Carl Gustav Jung. Reconhecer a dimensão empírica e raízes metodológicas da psicologia social psicológica, psicologia social sociológica e psicologia social crítica.
-
CERTIFICADO

O corpo é um dos elementos da organização do sujeito psíquico constituindo se no compo em que a imagem de si é inaugurado possível a relação consigo mesmo e com o outro.
O corpo é a moradia do ”eu”.
Onde fica o ego, superego e id. Sem ele não conseguiríamos viver, expressar e projetar nossas felicidades e angústias.
A imagem no mental é uma figura que traz estudos significativos.
o corpo e a alma estão interligado em todo tempo, a comunicação entre eles e algo que não conseguimos dimensionar.
O corpo algo que se não resolver na mente ele responde o que eleva a alma
O corpo se constitui como um elemento de fundamental importância no acesso ao mundo subjetivo.
O sujeito desde criança começa a sua construção do seu eu, com convívio da família é social.
Conhecer as teorias concebidas por Freud, Lacan e Dolto ,nos ajuda a entender como fundamentaram suas teorias acerca do eu.
A imagem na teoria psicanalisa e como se o corpo do individuo falasse..
SEGUINDO OS MESMOS PASSOS DE LACAN,GOSTARIA DE PROPOR TRÊS VERTENTES,POSSÍVEIS PARA SE PENSAR NO CORPO:
CORPO REAL:QUE INCLUI CORPO ORGÂNICO: OSSOS,ORGÃOS ETC.
CORPO SIMBÓLICO:QUE SERIA ENVELOPE DE TECIDO PELA LINGUAGEM.
CORPO IMAGINÁRIO: A IMAGEM QUE SUJEITO SE VÊ.
A CONSTITUIÇÃO DO EU E A PARTIR DA IMAGEM CORPORAL,TRATA-SE DE UM LUGAR SOBRETUDO IMAGINÁRIO,EM QUE INTERPÕEM A IMAGEM DA MÃE NO ESPELHO NA IMAGEM DO OUTRO EM SUAS DIFERENÇAS,COINCIDÊNCIAS E OPOSIÇÕES.
EM SUA PRIMEIRA FASE A PSICOLOGIA SOCIAL TINHA COMO OBJETIVO CENTRAL DE ESTUDO DE ATITUDES E A INFLUENCIA SOCIAL QUE HOMEM ERA GERALMENTE.
corpo: elemento da organização do sujeito psíquico e a imagem possível relação consigo mesmo e com outro
O corpo é um todo, onde fica tecidos, órgãos, vísceras e sobretudo a nossa mente moradia do Eu de cada indivíduo, o qual é composto por id,ego e superego um é equilíbrio do outro e não estão separados é impossível, não há vida sem eles , já que expressam e promovem e projetam nossas emoções, sentimentos, angústia e felicidades.A imagem de nossa mente exterioriza tudo que vivemos,alma e corpo estão unidos ,de acordo com Lacan temos corpo real(órgãos tecidos,etc.), corpo simbólico relatado pela linguagem e corpo imaginário quê é semelhante a imagem quê vemos num espelho digo imagem de cada eu.
O corpo fala e a imagens nos diz tudo pelos modos e expressões latentes
Concordo
perfeito!!!!
Corpo ,realiza partes orgânicas com ossos , tecidos e mais componentes
Corpo,transmite imagem como de verdade essa pessoa é.
Corpo com o seu reflexo determina a ação da parti psíquico dos humanos.
A mente humana é um celeiro de informações. E como em todo celeiro, devemos ter cuidado com que será armazenado, ou com o que armazenamos inconscietemente. Caso aconteça qualquer problema com o que foi armazenado, automaticamente o corpo responderá positivamente ou negativamente. O corpo apresenta reações que podem estarem associadas as patologias físicas e/ou psíquicas. O profissional precisa estar atento.
muito bom!
Designação do eu, projeção de um corpo psíquico e de suas manifestações em um plano terreno.
A mente é muito complicada nem nos mesmo conseguimos entender… A necessidade de trabalhar muito a mente.
Mente, com ela chegamos até aqui. Vamos adentrar no conceito da imagem pessoal e todos os seus labirintos.
A vida de ser humano é cheios de desafios e as vezes quando ele não consegue superar algo além das suas expectativas , ele entra em um “estagio” de frustrações onde muitas vezes a vida parece não ter sentido algum e nesse momento que muitas vezes se sente acuado e não tem expectativa alguma dias melhores e quando mais precisa de uma mão amiga e ajuda seja de profissional ou de alguém que zele por ser bem estar. Isso é apenas a minha simples opinião.
O corpo é o canal de transmissão da mente. O corpo fala. Mas, o que ele fala? Fala o que está na mente.
De acordo com a Área Psicanalítica o sujeito ele precisa observar o seu id,analisar se ele está em ordem consigo msm ou não,pois o id,ego e superego devem estar em Armonia para q ele consiga conviver mais tranquilamente.
Na sociedade essa pessoa deve ser subjetivo em todos os aspectos sociais,culturais,religiosos,enfim,de acordo com Freud,Lacan e Solto,quanto mais ele conseguir ser transparente melhor para o seu próprio eu.
De acordo com a Área Psicanalítica o sujeito ele precisa observar o seu id,analisar se ele está em ordem consigo msm ou não,pois o id,ego e superego devem estar em Armonia para q ele consiga conviver mais tranquilamente.
Na sociedade essa pessoa deve ser subjetivo em todos os aspectos sociais,culturais,religiosos,enfim,de acordo com Freud,Lacan e Dolto,quanto mais ele conseguir ser transparente melhor para o seu próprio eu.
O corpo é um dos elementos da organização do sujeito psíquico, constituindo-se no campo em que a imagem de si é inaugurada, tornando possível a relação consigo mesmo e com o outro.
A analise corporal é importante.
Nos leva a entender o ser humano e a reprentação de sua imagem com pessoa. O que você ou quem você por detrás do corpo.
A imagem do eu e um assunto complexo que requer uma excelente investigação. Para se tratar desse assunto.
Foi o apóstolo Paulo quem trouxe primeiramente essa percepção de impulso (ID), quando disse que onde abunda a Lei, superabunda o pecado: “Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça.” (A BÍBLIA, Rm 5, 20). Praticamente em todas as suas cartas essa afirmação se faz presente como conteúdo. Visto que, insistentemente, ele diz que a Lei Mosaica havia “morrido” em Cristo, a fim de que surgisse um novo homem, liberto da culpa. Para a morte nos remete a Lei, como culpa; o apóstolo Paulo é conclusivo em dizer que o Espírito nos conduz à Vida como desejo de saúde e crescimento em Deus. Numa linguagem psicanalítica, a mesma equação seria: onde abunda o Superego, o ID se torna compulsivo.
Boa tarde meu nobre guerreiro amigo nota 10 para é com muitas saudades e alegria nó Senhor Jesus Cristo ter dado o mérito de Eu Aluno José Creso de LIMA,ter chegado ao Final deste lindo e maravilhoso que o todo poderoso Deus Adonai me concedeu com muito orgulho Jesus Cristo Yeshua me deu mais uma vitória através do conhecimento psicológico dentro da Nero ciência 👍 Eirunepé AM dezeijo toda sorte de bençãos na sua vida senhor Direto
Obrigado meu Deus Adonai chegando no final
O corpo é um elo fundamental na relação do estudo da vida social. Acesso ao mundo subjetivo e psíquica existencial, o entendimento entre o inconsciente e a consciência, domínios e ações.
A consciência do corpo, pode-se entender, primeiramente, como uma manifestação, um estado psíquico. Parte do ponto de vista, da auto imagem, que o indivíduo faz de si mesmo, que se dá através de uma construção de experiências vivenciadas do mundo externo, somadas à opiniões e olhares alheios, sobre a sua pessoa. Daí, cria-se uma imagem interior que é projetada para o corpo físico. Onde, as manifestações internas, agora, são visíveis e, daí, forma-se um conceito de pessoa.
O nosso corpo tem vários membros mais a nossa mente tem várias células a caixa craniana que domina todo movimento do corpo e a nossa mente tem milhões de células e cada células tem a sua função.
A função do eu ela tem uma suma importância porque surge de dentro do piciq e o nosso piciq tem várias células e cada uma tem a sua função.
O eu ou o piciq comanda todas as partes do corpo.
A consciência ela é comandada pelo piciq .
A função do eu tem o objetivo de idetificar e depois visualizar e corpo tem a sua função de movimentar .
A função do eu reage em direção do alvo é encontra o direcionamento visualizando o seu alvo aí o corpo corresponde bem .
O corpo idetifica que a nossa imagem começa com eu e corresponde através da visão .
Através do eu o corpo se movimenta e se identifica que todo comando do corpo se desenvolve através do piscinalase.
A imagem do eu requerer muitas pesquisas pra se desenvolver o seu aspecto dentro da sua função.
O corpo reage em movimento através da imagem do eu o corpo obedece a imagem que estar na mente e desenvolve através da Imaginação.
Quando ser humano sente qualquer frustração ou decepção a mente reage e o corpo sente .
Através do pisciq do ser humano a mente reage o corpo e a imagem se desenvolve.
Mente sadia saudável corpo saudável e o corpo tbm corresponde de forma extraordinário.
O corpo reage obedece e corresponde através do pisciq aí o eu procura uma imagem para se desenvolve.
A mente tem poder de comandar todo o corpo e visualizar uma imagem.
A consciência do corpo tem a função de coordenar todos os movimentos do corpo através de uma imagem.
O eu trás o esclarecimento e a conscientização do movimento do corpo através de uma imagem.
A mente e o pisciqo e o intelecto concientiza o corpo a ter um desenvolvimento sustentável de firmeza e objetivo de suas atividades.
O eu comanda o corpo trazendo consciência do desempenho das ações.
A mente do indivíduo tem milhões de células e as células cada uma tem suas funções trazendo consciência do movimento do corpo.
O corpo tendo consciência e várias funções reage procurando uma imagem.
O corpo conscientiza o ser humano ter consciência em movimentação e visualizar o espaço.
O corpo se desenvolve através do eu e da visão do entendimento.
Todos os seres humanos se posicionar através da visão da consciência do pisciqo.
IMAGEM CORPORAL É PERCEPÇÃO CONSCIENTE OU INCONSCIENTE QUE UM INDIVÍDUO TEM DO SEU CORPO.
O EU É A PARTE DO ID MODIFICADA PELA INFLUÊNCIA DO MUNDO EXTERNO.
O corpo demonstra através de gestos o que muitas vezes a mente demora a processar .
Nós humanos , muitas vezes usamos o corpo como fala , e principalmente quando se trata de algo de entendemos. Mas temos uma certa dificuldade para transportar da maneira que gostaríamos.Então , é aí que um simples gesto deixa resumido e subentendido.
Corpo a parte palpável equipada com sensores, onde habita as capacidades do ser, fazer, ter.
Vamos estudar neste modulo os conceitos e princípios da imagem, através de Freud, Lacan e Dolto. Personagens importantíssimo para psicanálise.
corpo, imagem pessoal como me vejo, como vejo o outro.
A imagem do EU reflete as equivalências e qualidades de comparação com o que si informa como algo aceitável e padrao.Na sociedade si faz como método de equivalências para tomar posição psicológica no meio enquanto que na relação g sociedade si faz necessários para captação de permeios que visam creditar um certo estator estético promovendo instintos subsequentes disto.
Entao a subjetividade e parte inerente do individuo na qual ele cria sua expectativas de comportamentos e ações tornando rais no corpo fisico como expreção dos seus sentimentos
O corpo tem a sua importância na imagem do indivíduo mas a consciência e a responsável pelas ações e a interação nas relações sociais.
O CORPO CONSCIENTIZA SUAS REAÇÓES PROCURANDO SUA IMAGEM VISUALIZANDO O SEU TMPO E ESPAÇO.
Muitas vezes o corpo expressa o que sua mente esta processando e tentando camuflar, linguagem corporal.
o corpo reagem no que esta na mente, se amente esta doente o corpo tambem fica donente
Podemos definir a imagem pessoal como a identidade que a pessoa constrói através de sua indumentária e do cuidado de suas características físicas para se apresentar na sociedade, O eu pode ser considerado um sinônimo de personalidade.
O eu indentifca o corpo como seu e atravéz de si mesmo juntamente corpo e psic consegue se definir e ter atitudes coerentes a sua própria índole
Ainda tem se muito a descobrir sobre a mente humana, sistema psíquico mais poderoso que se tem informações e todo informação está no subconsciente e quando o corpo responde a uma determinada situação que até então era subjetiva, está está estabilizando memórias desconhecidas do sujeito.
Dado a complexidade de todo ser humano, composto por três instâncias:
Consciente, Inconsciente e Pré-consciente o corpo é o elemento de fundamental importância ,no acesso ao mundo subjetivo, de todo ser humano. Por ser uma individualidade, cada ser humano interpreta, age de acordo a sua visão, seu histórico de vida, sentimentos, conteúdos vivenciados no decorrer da existência. Acredito que as imagens são interpretadas de acordo a sua visão, influenciando nas ações da vida social, as interpretações de imagens ocorre a partir do entendimento da constituição do eu.
O corpo é um elemento importante e ao acesso o mundo…
“EU” é o nosso corpo e nele tambem fica o ego, superego e o Id.
Ele é quem projeta todas as nossas emoções, sentimentos etc…
Na imagem do corpo e da mente a psicanálise tem uma função muito importante para compreender um pouco do ser humano
tão complexo.
O corpo sempre mostrando grandes verdades as vezes ocultas.
Corpo matéria orgânica, esta em que envelopa a cientifica oculta, versão alma consciente, inconsciente, experiência da totalidade desta percepção, dos sentimentos e conhecimentos mais profundos do ser humano.
A constituição do “EU” para a Psicanálise se da através do “corpo” e da construção do “sujeito” em três dimensões: o corpo enquanto “Imágem”, portanto, ligado ao imaginário; o corpo “Simbólico”, esse marcado pelo significante; e por fim o corpo “Real”, refernciado pelo gozo.
Estou muito entusiasmado com a psicanálise! Conhecer a mente humana e algo muito complexo mais muito interessante também!
Tratar do cérebro dos centímetros é mais extenso que tratar do corpo todo, mas um cérebro saudável, corpo saudável.
A cada leitura me apaixono mais pela psicanalise, estou amando estudar e me aprofundar nos conceitos.
Psicanálise é transformadora e acolhedora de almas.
Sentimentos tratados corpo e espírito saudável
Estou goatando demais do conteúdo do curso e vada vez mais facinada pela psicanalise
O eu identifica sua imagem em uma figura parental como um estado do espelho para suprir seus desejos reprimidos, e assim reesignificar suas subjetividades.
Boa tarde, colegas e professores. Ainda estou me familiarizando com a linguagem freudiana, não possuo graduação em psicologia, sou da área da enfermagem. Mas me sinto atraída por este aprendizado. Gostei muito em estudar sobre a sublimação , que estou trabalhando em mim mesma e no meu filho. A psicanálise é uma grande ferramenta para o autoconhecimento. Gratidão
Imagem na Teoria Psicanalítica no estudo de Freud- É o “Eu”;
É conhecido como “ID” na segunda Tópica.
Na primeira Tópica (Freud), a imagem é constituída de subjetividade, inconsciente, pre-consciente e consciente.
Na representação Social e da Psicologia Social:
É uma figura onde nos traz referências, podendo gerar opiniões no contexto:
Social, econômico, educação, histórico, filosófico, artístico e religioso.
Na Psicologia Social podemos dizer que a imagem agrega: Corpo, Mente e Alma.
Corpo e Imagem nós princípios da Psicanálise:
A imagem não é apenas objetiva para o estudo da Psicanálise…há uma “matéria”.
Analisamos numa imagem (corpo), segundo Lacan: O simbolismo, o Real e o Imaginário.
Simbolismo: O significado;
Real: Os conceitos e suas ciências;
Imaginário: A interpretação Pessoal em comparação com os fatores sociais, crenças, comportamentos e religião.
O corpo é de grande importância pois ele nos leva onde desejarmos e nele também habita nosso cérebro cheio de emoções.
A pessoa sai da realidade criando um outro eu paralelo, gerando personagens
A percepção sobre o corpo e imagem nas teorias tanto de Freud quanto de Lacan nos convida para um estudo com um olhar aguçado e científico para que seja realizado uma análise mais ampla. A cada dia me interesso e me empolgo mais nessa descoberta do que é a Psicanálise.
a mente é um marfagafo, um ninho, é só com muita ajuda de um profissional e bastante paciência pra ouvir ao paciente pra ali trazer algo de solução pra tranquilizar a mente
A psicanálise e a Psicologia ambas são o que traz a complexidade de pensar e compreender o ser humano e suas atitudes.
A mente parece algo impenetrável mas através da psicanálise compreendemos como funciona
Não se limita a tratar de disturbios, mas a tentar explicar os processo psiquicos do ser humano. Temos que submeter a analise.
Estou pronto para começar este desafio de vida pessoal e profissional. Tenho muita vontade e vontade de aprender e continuar aprendendo.
Imagem do corpo na constituição do sujeito é registro significativo. O corpo, na Psicanálise, não é corpo biológico, mas, corpo erógeno de Freud.
O corpo poderia na minha visão atual dividir em duas partes corpo físico corpo mental e corpo energético
Corpo físico: Objetivo, Conjunto de órgãos olhos ossos pele etc…
O corpo mental: Subjetivo é a psique é o eu interior.
O mental através do conhecimento, autoconhecimento,equilíbrio das emoções em conjunto com os órgãos com corpo físico trará esse indivíduo uma vivência em harmonia em todas as áreas da sua vida como indivíduo.
Muito bom, vamos mergulhar neste oceano chamado “Conhecimento”.
Muito bom mesmo, lembro da minha mãe dizendo “o corpo fala”
A nossa imagem carrega o que nos representa . A importancia de nos valorizarmos em relacao a nos mesmos e fundamental .
Quanto melhor a nossa postura , a cabeca erguida nos mostra o poder que temos sobre nos .
A nossa mente é complexa e desvendar o que estamos a reagir é uma caixinha de surpresas, então dependendo de como a mente está o corpo reagi o que representa o exterior.
A mente comanda o corpo onde habita o eu.
Grande importancia em valorizar mente e imagem
A nossa mente carrega , todos os arquétipo imagem .
na teoria psicanaistica, ficou caracterizado como o corpo é um dos elementos da organização do sujeito psiquico, demosntrativo e a moradia do eu, onde está o ego, superego e o id. Podemos dizer que não viveriamos, nem expressariamos ou mesmo as nossas alegrais, tristezas, desejos, etc.
O ( EU) é aquela parte do ID que foi modificada pela influência direta do mundo externo e que visa aplicar a influência da realidade externa sobre o ID.
Na teoria psicanalitica, e que tudo que sentimos ou que fazemos, está envolvido como um todo ou seja, o ser humano ele tem suas tristezas suas alegrias e frustações só que nos temos que apreender a lidar com isso.. para vivermos em uma sociedade capitalista.
A interpretação de imagens sempre esteve presente na história e nas análises a qual devemos prestar muita atenção.Em um desenho,pintura,fotografia ou desenho imágunário,a carga de emoção e o espaço-tempo da imagem e aquilo que ela nos trás de recordação é um ponto fundamental na vida de um paciente.
O aspecto da subjetividade particular do sujeito é fundamental para melhor abordagem psicanalítica. Visto que a psicanalise se ocupa em buscar o autoconhecimento do individuo promovendo-lhe saída para seus problemas, com maturidade responsável.
O estado metal da alma e o espírito um conjunto onde o indivíduo reflete seus pensamentos e ideias.
A psicanálise nos traz a compreensão do funcionamento da mente com o corpo
…estou amando !
De início, o recém-nascido não distingue os limites de seu próprio corpo, as sensações internas e externas se confundem. Progressivamente, ele vai definindo a superfície de seu corpo, seu interior, o que é parte dele e o que pertence ao mundo externo, construindo assim seu esquema e sua imagem corporal.
A existência subjetiva se fazem presença do corpo, marcando assim um espaço no mundo concreto.
O tema dos Princípios da Imagem Pessoal, aborda a visão do Eu na teoria psicanalítica e a relação do corpo com a identificação e imagem. Como a estrutura do aparelho psíquico, o Id, o inconsciente do indivíduo manifesta as reações sobre o corpo através de sua própria imagem.
pessoas com alta necessidade de realização são mais ansiosas,procurando fazer o melhor possível, om desejo de sucesso o eu
o eu traz esclarecimento de coordenar todos os movimentos do corpo através de uma imagem.
Criamos nossa imagem a partir de conceitos psiquicos, que nos fazem nos mover pelo mundo com base nestes emaranhados psiquicos que chamamos de ”eu”, e a partir disso vivenciamos o mundo de acordo com estes emaranhados de comportamentos psiquicos (crenças, valores etc)
A psicologia social entende as representações sociais como um fenomeno que substitui o coletivo pelo social,deixando de ser apenas um conceito que explica os acontecimentos e crenças de um grupo e se torna um fenomeno que exige explicação,e desta forma produz um novo conhecimento
O corpo manifesta o que o inconsciente guarda, há uma perfeita conexão
A imagem que o indivíduo tem de si mesmo é reflexo do seu eu interior, construído a partir das vivências, daquilo que ele imagina, da sua percepção sobre a vida.
A psicanálise pode escavar coisas que lá na primeira infância foi enterrada e cresceu como uma árvore.
O corpo é o lugar das marcas da infancia, por onde o EU podera se constituir, sendo assim o lugar por onde pulsiona mas tambem o meio de chegar à sua satisfação quer ela se de no prazer ou no desprazer.
O ser humano tem que saber harmonizar o ID, Ego e o superego, analisar o inconsciente para que possamos chegar ao consciente, pois somos um ser complexo.
O corpo físico é a imagem materializada do ser humano, assim como um objeto palpável, esse corpo é o veículo que conduz o sujeito para um mundo subjetivo, imagético, através de memórias afetivas e simbolismos emocionais.
O corpo é o local onde habita o id, o ego e o supergo. É o meio pelo qual são expressas as nossas emoções, ações e reações, vindas do consciente ou mesmo do inconsciente.
Corpo e mente estão intrinsicamente interligados. A linguagem corporal e a percepção que a pessoa tem de si mesma, através da sua imagem refletem traços do subconsciente.
O corpo é um elemento de fundamental importância no acesso com o mundo subjetivo no atributo primordial de todo ser humano.
O corpo é um elemento de fundamental importancia do acesso ao mundo subjetivo e conecta com nossa existencia.
O eu é como um repertório que descreve as condições corporais e comportamentos do sujeito.
“Entre a certeza da consciência o verdadeiro saber, instala-se o inconsciente, revelando um saber que não nos é dado, mas que deve ser procurado para ser encontrado.”
O inconsciente ainda é algo que que precisa ser estudado com muito critério e cietificidade
A imagem é uma representação subjetiva de como nos apresentamos ou somos vistos perante a sociedaade;
O corpo é um compartimento que da forma a todos os sistemas fisiológicos e segundo Lacan passa por fases de desenvolvimento.
Através do corpo é possível identificar algumas doenças psicossomáticas.
O corpo é subjetivo mas o inconsciente precisa ser estudada sim, cientificamente.
Afirmar a origem do eu no Id acentua a dimensão de alteridade presente nessa instância responsável pelos comportamentos razoáveis. Segundo Freud (1933/1932)
Temos muito a aprender com o nosso corpo é podemos fazer isso a cada dia É só olharmos para dentro de nós a cada dia Fazendo um alto exame do nosso id: Freud diz que o id deve ser concebido como um reservatório de energia psíquicas, lugar de onde amanam as pulsões de vida (eros) É de morte (tânato)
O corpo , marcado por desejos inconscientes é o lugar de significados e de fundo sexual.
A nossa mente é um mundo não é fáci pra ser explorada, é um desafio ,muitos tentam entender, mais não conseguem entender toda a plenitude.
A imagem do ser realmente é o corpo na existência do que é vivido, a psique está o tempo todo com pensamentos de imagens em seus pensamentos
Relacionado ao conjunto de opinião de um grupo social, a imagem indica uma figura que proporciona o analise de sua constituição psíquica e existencial.
Corpo é o elemento da organização do ser, sua existência e suas ações. A mente orienta e desorienta à tudo.
É no corpo que habita o id,ego,superego,onde se expressa as nossas emoções,ações e reações vindas do consciente ou mesmo do inconsciente.
Perfeito
Sem o corpo não haveria como o eu se manifestar. Ele é de grande importância para a existência do mundo subjetivo e a constituição psíquica e existencial. Nada haveria sentido de existir. Corpo e mundo subjetivo, mundo do sentir, mundo real e imagem social. Tudo se completam. O homem é um grande mistério a se desvendar.
o corpo e uma imagem da nossa mente parti dela consiste em EGO,SUPEREGO,ID eles estao presentes em todas as nossas açoes.
O corpo é importante no acesso ao mundo subjetivo!
O corpo reflete a dor guardada em seu pré-consciente,que por sua vez envia ao consciente e aí fica bem mais fácil diagnosticar o paciente e seus comportamentos dia a pós dia através do seu eu e id.
O corpo é nossa habitação, sem ele não existiria espaço para nós aqui no mundo . Sabendo que somos morada do Espirito Santo também pôs ele habita em nós basta acreditar . É quem nos conduz no caminho da sua luz. Vejo ele como o Superego que nos aprova ou nos reprova no âmbito moral , espiritual e social.
Entendo a teoria da psicanálise baseado em Freud, e concordo a veracidade do ide , ego e superego.
Este conjunto do aparelho psíquico constitui a imagem de cada indivíduo conforme o comportamento predominante .
Nossas atitudes refletem a imagem do que de fato somos.
Mente sã corpo são
Gratidão pela oportunidade grandiosa de aprimorar maiores conhecimentos
o eu se manifesta no corpo…. o corpo é um elemento essencial no acesso ao subjetivo
A descoberta do inconsciente, feita por Freud e o descobrimento do aparelho psíquico nos leva a concluir que o corpo é tão somente um envólucro que armazena um sistema incrível, que torna o ser humano o ser racional que ele é. Entendemos, então, que o inconsciente armazena muito mais informação do que imaginamos.
A partir da revisão crítica do conceito de corpo para a psicanálise, considerando-o um elemento de estrutura, buscou-se apontar suas possíveis ligações com a constituição psíquica e existencial do sujeito.
A imagem é a expressão do nosso corpo como se ele pudesse falar , e também é a morada do meu eu.
Lá também vive nosso ID , EGO E SUPEREGO que não vivemos sem eles.
Pois eles que colocam ordem na nossa vida , e quando estão em fora da realidade se torna um problema.
Mente uma caixinha de grande profundidade ainda não alcançada pelo homem,em casa estudo acessamos partes ,mas n sua plenitude.
Na psicóloga social a imagem é a representação social do EU a um conjunto de crença e valores , atitudes e expectativa que um pessoa tem sobre si mesma e que são compartilhados socialmente.
O corpo é um dos elementos da organização do sujeito psíquico, constituindo -se no campo em a imagem de si é inaugurada, tornando possível a relação consigo mesmo e com os outro.
Existem nichos de entendimento que compreendem a extensão do entendimento do eu (intrapersona) como fruto finalíssimo das mais basilares interassões com o meio que filtrariam os aspectos naturais do ser primeiro em detrimento de suas frustrações épicas.
Será maravilhoso entender melhor a constituição do Eu, do Sujeito, a relação deste e pensamento de si e relação com seu corpo. E ainda, a relação deste com o social, frustrações, expectativas, e formação, castrações. e realizações no seu relacionamento com o outro ser social e a sociedade.
A conquista da imagem de seu próprio corpo, é um momento íntimo da vida psíquica da criança, que num processo de maturação, ou seja, em seu desenvolvimento, ela vive sua experiência de identificação fundamental, o estádio do espelho.
A imagem psiquica, o meu eu e a realidade subjetiva
Colaboram para o ID se manifestar
Mais a imagem do subconsciente que não tem aparecia física mais mental , na qual se forma de acordo com o que foi absorvido na minha formação mental no processo evolutivo da minha vida
É refreada pela imagem que minha consciência mostra pelos aspectos visíveis da realidade
O corpo e a alma estão constituídos, sendo o corpo a morada do “eu”.
A descoberta do inconsciente, por Freud, ao mesmo tempo da descoberta do aparelho psíquico, nos faz concluir que o corpo é tão somente um envólucro. O corpo é o elemento de organização do ser.
O nosso corpo tem com ele o id. Ego e superego. Sem nós conhecermos verdadeiramente não conseguiremos lidar com nossas emoções e os desafios que a vida nos coloca.