Formação em Psicanálise Clínica

Formação em Psicanálise Clínica

This content is protected, please login and enroll course to view this content!

254 comentários sobre “Infográfico

  1. Freud desenvolveu o seu psiquê humana com a realidade do líbido na teoria da vida, constituindo os desejos da ação conjunta no próximo, sendo assim o libido censura todos os conceitos do desejo.

  2. A impressão que tenho é que a pessoa se sente segura em estar em um grupo e transfere seus medos sentimentos para a liderança e/ou a instituição.

  3. Passa a participar do grupo com o intuito de se sentir seguro ou inserido no social.

  4. Os indivíduos ao se unirem em determinados grupos, independentes de serem parecidos ou não em seu estilo de vida, ao se tornarem massa, imediatamente, passam a agir e pensar de forma coletiva, como se possuidores de alguma “consciência de massa”…

  5. Segundo Sigmund Freud, a relação com o grupo da pulsão social, como amor, forma ampla como amor social, amor próprio, amor pelos pais, pelos filhos, amor na amizade, etc. da mente grupal. Ideal do Ego e Objeto externo. A identificação ocorre pelo desejo de organização do ideal do Ego.

  6. A imagem pessoal segundo Sigmund Freud, psicanálise individual e social (grupo) na ideia do id, ego e supergo freudiana, imagem e representação social e seus mecanismos de defesa (Repressão, Regressão, Formação reativa, Identificação, Intelectualização, Racionalização, Projeção, Introjeção, Negação, Isolamento, Dissociação, Deslocamento, Sublimação, Idealização, Fixação).

  7. A alteração mental do sujeito, se dá visto que ele acha que, juntos serão mais fortes todos com o mesmo objetivo. Assim coloca o objeto no lugar do ideal.

  8. A interação em conjunto o faz acreditar que de fato a escolha está sendo apreciada pelo número de pessoas que os tem como mesmo foco.

  9. Essa situação e muito comum em religiões, culturas , politica, times de futebol e ect.

  10. Desde quando nascemos já são implantadas as crenças, então ai começa as limitações sendo essa percepitivel com o comportamento de cada individuo no seu meio social, temos como exemplo pessoas que se destacam por sua facilidade de comunicação ou ate mesmo do seu carisma para com outras, e outros também se destacam pelo poder e seu foco, cada qual com seus grupos mas próximo de si mesmo.

  11. A VISÃO DE FREUD EM RELAÇÃO AO SUJEITO NO GRUPO DEIXA MUITO CLARO QUE, O SUJEITO APESAR DE FAZER PARTE DE ALGO, ELE AINDA SOFRE AS INFLUÊNCIAS E INFORMAÇÕES DITADAS PELOS PRÓPRIOS PENSAMENTO, A MENTE TRABALHA EM SENTINDO CONTRÁRIO AO QUE SE ESPERA.

  12. O indivíduo, por sua vez, tem o seu ideal de ego transferido para um objeto, cujo, é, inconscientemente, a referência do que ele gostaria de ser em seu ideal de ego.
    A identificação por meio de um grupo social, se dá no desejo em comum entre os membros do grupo que compartilham afinidades em torno de um mesmo objeto que espelha o Ideal do Ego. Logo, temos liberada a libido, pois, encontou-se com o objeto do seu desejo de ideal de ego.

  13. Segundo Freud, o que faz a união entre os grupos é a relação libidinal entre as pessoas, isso quer dizer que esses laços são regidos pelas relações amorosas, quer sejam o amor próprio, pelos pais, o amor sexual, filial, de amizade. É também uma relação simbólica entre seus membros, no sentido de suprir uma falta por meio de um modelo. É nesse contexto imaginário que surge a figura do líder, com o qual o grupo se identifica, ou ainda, deixam de lado o ” eu ideal” do ego par agir em favor ao amor do líder.
    Sendo assim, o sujeito ao participar do grupo se sente mais forte na medida em que substitui o seu “eu ideal” pela figura do líder com quem mantém a identidade, assim como os ideais do grupo, que passam a ser ideias do sujeito também.

  14. O indivíduo ao inserir em um grupo é para um estímulo de vida e sentir-se bem em um grupo social.

  15. Freud argumenta que o indivíduo ganha imenso poder de associação com um grupo

  16. Em 1921, Freud publicou Psicologia de Grupo e Análise do Ego, um ensaio extremamente rico em que busca problematizar os motivos pelos quais os indivíduos combinam-se organicamente em uma unidade grupal. Esse tema também é discutido em outros textos do autor, como no ensaio O Mal-estar da Civilização (1930), no qual se evidencia a contribuição freudiana acerca dos mecanismos que constituem o processo grupal. Nesse cenário, o conceito de identificação aparece como categoria central de análise e revela-se como um movimento decisivo no processo de socialização do homem, no que diz respeito à inserção essencial do sujeito na sociedade.

  17. quando um grupo tem a mesma ideia e sao unidos juntos eles consegui vencer qualque obstaculo

  18. A união vem através da iqualidade oriunda da formação de um unico objetivo interagiiinteragindo como ideal a cada membro do grupo e isso si insere como um mesmo dever si tornando um bem comum entre todos e ligado a idéia de preservação da existência do mesmo fortalecendo cada componente pelo efeito da sensação da segurança e estimulando-os a seguir mais adiante ao fóco do impeto criado.

  19. Freud demostra em 1919, já a primeira ideia simples de uma explicação sobre a psicologia de grupo. Porem só em fevereiro de 1921, começou lhe dar forma. O livro foi terminado em em março de 1921 e publicado cerca entre três a quatro anos mais tarde.

  20. Dinâmica de grupos: Grupos são formados quando as pessoas se unem em torno de um objetivo comum, deixando de lado seus próprios interesses e trabalhando para a realização do desejo comum.

  21. ao entrar em grupo e despertado o sentimento de pertencimento por isso aos objetivos do grupo passa ser tambem pessoal ou vice e versa

  22. Quando o indivíduo é incorporado ao grupo, introjeta no seu EU o pertencimento e se sente forte para enfrentar os desafios, visto que tem com quem contar nas horas de dificuldade.

  23. Os Grupos se formam porque as pessoas estão focadas nos mesmos propósitos, unidos por afinidades onde há desprendimento do EU pelo NÓS.

  24. Para mim um líder nasce líder, podemos apenas ensinar técnicas de liderança para forma um bom gestor, o líder agrega então terá sempre que “ter jogo de cintura” para saber a hora de baixar o Ego em prol do bom andamento da empresa, mesmo com aqueles com o qual não temos muita afinidade, mas se funcionário for bom no naquilo que foi contratado, há que haver esta atitude.

  25. Ao participar de grupo, podemos influenciar e sofrer influências, abrir mão da vontade própria, em prol do todo, cooperar, sentir pertencimento e assim, unidos somos mais fortes também.

  26. Para Freud, o indíviduo apenas por integrar um grupo tem um sensação de pertencimento. Um grupo visa atingir um fim comum a todos os integrantes no aspecto psicanalítico.

  27. Freud definiu como libido aquela energia que provém das pulsões ou instintos e que afeta nosso comportamento, direcionando-o. Diante disso, ele diferenciou dois tipos de pulsões: a pulsão de vida e a pulsão de morte. A pulsão da vida se referia a todos aqueles impulsos que têm a ver com sentimentos ou emoções.

  28. Trata – se de um conceito relacionado com a coexistência pacifica e harmoniosa de grupo, sendo aceito e se sentindo seguro.

  29. Gente. Grupo eh a Sociedade. E quando uma sociedade, grupo se sentirem mais confortaveis , juntos conseguem a solucao do problema. Interagir em grupo, melhor , sociedade eh exatamente isso. Ser Humano foi criado para viver em sociedade .

  30. E chama a atenção é como a mente influência o comportamento do indivíduo na sua vida na sociedade !
    Em 1921 esse foi o tema de um dos estudos.

  31. Freud coloca que o líder de um grupo se sente capaz de enfrentar qualquer coisa que vier pela frente, Isso colocando o seu ego em favor dos membros de seu grupo, porém isso lhe trás uma imersão, uma força para conduzi- Los.
    Já na formação de fãs de um ídolo, é considerado que há um desejo comum, onde muitas pessoas se identificam com algo que esse ídolo está a oferecer a satisfazerem um tipo de prazer

  32. A relação do indivíduo com o grupo em razão da libido tem relevância nos estudos de Freud para um melhor entendimento do indivíduo e por cinquenta o caminho que deve ser seguido quando de análise na busca da solução dos conflitos que se apresentam.

  33. O Sujeito caracteriza-se como um líder no no grupo;
    O objeto são as outras pessoas no grupo, que seguem as instruções do líder, com o mesmo bem comum.
    O Ideal é o propósito, o qual o líder e o grupo buscam.

    Att
    Caroline Val

  34. Quando a pessoa é incorporada no grupo passa a ser forte para enfrentar os desafios e participar da sociedade.

  35. Para Freud enfoca-se no fenômeno grupal a sua formação e seu funcionamento , como também a sua relação com trabalho , E entede-se que o homem não só se vincula as organizações por laços materiais e morais mas especialmente por fatores inconscientes.

  36. faz parte dele, sendo um so. É como um uma gota que cai no rio se mistura e vc nao acha mais.

  37. Acredito que o grupo vai fazer as pessoas se soltarem por terem pessoas nas mesmas carências que ela mesma.

  38. Quando se tem um mesmo objeto para alocar as suas energias psíquicas, une-se assim pessoas entorno do mesmo propósito.

  39. Na perspectiva de Freud, um grupo é formado na medida em que seus componentes instituem um ideal em comum (Freud, 1914/1996a). É esse ideal em comum que esclarece a diferença entre o que é chamado de grupo – onde se supõe haver vínculo entre os sujeitos participantes – e um mero amontoado de pessoas.

  40. A constituição libidinal de um grupo é influenciada por fatores como a dinâmica dos laços entre os membros do grupo, a hierarquia de poder, a distribuição de papéis, entre outros. Ela é influenciada pelos conflitos internos do individuo e pela dinâmica dos conflitos entre os membros do corpo.

  41. Quando estamos em grupo temos que nós analisar fazer uma analogia de nossos comportamento e saber conviver com a situação do momento.

  42. A libido é a energia das pulsões ou instintos. A libido afeta o nosso comportamento.

  43. Saber conviver em grupo faz parte de nossa vida. O importante é saber discernir as situações, analisando os assuntos, os problemas, os comportamentos enquanto grupo e não se esquecendo que temos também as nossas próprias convicções.

  44. Em qualquer grupo que entrarmos devemos agir com discernimento e reter o que for bom.

  45. é como ter uma forma de ver as coisas de uma realidade que temos em frente pero que a gente no vê. Por isso em issos casos de trabalho em grupo vemos como muitas coisas podem passar em uma só pessoa o em varias, elas mesmas falam de suas vidas do que acontece com elas e como as mesmas fazen para querer sair de ai.

  46. O corpo é considerado como ele e vivido ou experienciado pelas pessoas, dando destaque aos seus aspectos afetivos, emocionais, cognitivos e eroticos.

  47. Na obra freudiana, a libido será vista como uma ENERGIA que sustenta a ação da pulsão de vida em nós. Considerando que a pulsão de vida refere-se à tendência inata que temos de buscar manter e expandir a vida, podemos pensar na libido como o combustível que permite a expressão dessa tendência.

  48. A constituição de um grupo se dá quando seus membros se aproximam e selecionam características comuns que acreditam e até admiram em um mesmo ideal de ego. Cada um apoia, defende e trabalha por um mesmo desejo.

  49. O sujeito inserido naquele grupo ,se sente obrigado a manter obediência ao líder e aos companheiros daquele grupo

  50. O ego é o importante nas mais diferentes situações inclusive imperando nos desejos da libido prazer, o id precisa sempre de uma recompensa, e o superego está sempre pronto para frear.Dessa maneira não existe ninguém sem esses três e esses três não existem sem a existência de uma pessoa, é a mola mestra para personalidade e demonstração de nossos desejos.

  51. Segundo Freud em um grupo todos são um.. \Um por todos e todos por um

  52. A libido é de um caráter científico que o homem é uma fonte de energia e que através dela podemos sustentar nossa equilíbrio físico, mental e também psicológico.

  53. Nesse sentido Freud considera o corpo tal como ele é vivido ou experienciado pelas pessoas dando destaque aos seus aspectos afetivos, emocionais, cognitivos e eroticos.

  54. Refletindo sobre essa questão, podemos entender que a formação de grupos religiosos, por exemplo, segue a dinâmica de indivíduos que se unem em torno de um objetivo comum, no caso a adoração de uma divindade que lhes seja objeto de devoção.

  55. Freud quis nos mostrar que nossos comportamentos e pensamentos mudam quando se tratam do nosso olhar de amor próprio e de quando para com outras pessoas.
    Os sentimentos em grupo podem tomar outras proporções.

  56. Ao se inserir em um grupo com um objetivo externo comum, o indivíduo se sente forte pelo sentimento de pertencer, por estar cercado de pessoas que comungam do mesmo objetivo e/ou desejo. Quando o objeto do ego é positivo, tal comportamento é fator de crescimento, por manter os integrantes do grupo focados, motivados, buscando formas de melhorar o desempenho e concretização do objetivo. Acontece o mesmo quando o objeto do ego é negativo, a diferença são os resultados, o impacto que causam no todo.

  57. Para Freud a relação com o líder e com os demais membros do grupo é de natureza libidinal, ou seja cada individuo está libidinalmente ligado ao líder e aos demais indivíduos do grupo.

  58. A energia vital (libidinal) é renovada constantemente com a sensação de pertencimento, onde os grupos se identificam para realizar um objetivo mútuo. O sujeito adapta seus objetivos ao objetivo comum do grupo.

  59. Nessa circunstância, o investimento libidinal no objeto significa empobrecimento do Eu, que só pode ser enriquecido novamente por meio da retirada da libido do objeto

  60. É resultado da conciliação do narcisismo e idealização do ego com as identificações dos pais, os seus substitutos e seus ideais coletivos. Pode ser considerado um modelo pelo qual um individuo procura confrontar-se e está intimamente ligado á construção progressiva do Super -Ego.

  61. A libido na visão de Freud era vista como uma ENERGIA que sustenta a ação da pulsão de vida em nós. Pois Freud considerava que a pulsão de vida refere-se à tendência inata que temos de buscar manter e expandir a vida, podemos pensar na libido como o combustível que permitir a expressão desta tendência.

  62. A libido sendo a pulsão do amor, ou seja de todas as formas de amor: amor erótico, amor fraterno etc. Quer dizer que grande parte de nossas atitudes para o bem do outro ou dos outros estão envolvidas em pulsão de fazer o bem de alguma forma, seja, o meu bem e do outro individuo, ou seja de uma coletividade.

  63. o que freud quer dizer que o individo estando só ele não se sente seguro mas ele sente a necessidade de está com mais alguém para se sentir segura .

  64. Em todos os grupos tem o líder, os membros e os fãs.
    A organização, o trabalho em prol do grupo, etc.

  65. No entendimento de Freud, o grupo em que um individuo está inserido tem uma significativa influencia em sua identidade.

  66. O Grupo é formado pelo desejo em comum, entao para ser influenciado pelo grupo tem de ter o mesmo objetivo e valores em comum.
    Os laços afetivos são regidos pela libido no geral amor pelos pais, pelo lider, pelo grupo etc..para Freud.vindo da mesma fonte, a libido

  67. Todos de um grupo pensando com se fosse uma única mente humana.

  68. Freud explorou o fenômeno da “idealização” nos grupos. Ele observou que os indivíduos tendem a idealizar líderes ou figuras de autoridade em um grupo, projetando neles qualidades e atributos desejados. Essa idealização pode influenciar a dinâmica do grupo, bem como as relações entre seus membros.

  69. Freud afirma que a relação em grupo vem ser um desejo em comum e que são dirigidos para um mesmo objetivo . Neste caso o grupo se une para vencer obstáculos. O ideal do Ego a ser alcançado faz ter dedicação e obediência exaustiva.

  70. Freud argumenta que um indivíduo tira a segurança de ser parte de um grupo. No entanto, este sentimento de pertencimento leva a uma perda dos indivíduos conscientes. Assim, quaisquer sentimento dentro do grupo tende a ter uma grande influência sobre eles.

  71. Em “Psicologia das massas e análise do ego” (1921/2006), Freud afirma que o grupo é uma formação psicológica que surge quando um número de indivíduos coloca em comum sua identificação com um líder e sua identificação com um ideal de ego.
    Sendo assim, o líder é uma figura importante pois cabe a ele manter o grupo coeso e indicar um ideal de ego para o grupo.

  72. A identificação o desejo comum tendo o mesmo alvo isso leva a formação de um grupo, os ideais do grupo passam a ser ideias do individuo e este não medira esforços para cumprir todas as exigências do grupo.

  73. quando o sujeito e inserido no grupo,a tendencia e de aceitas uma ideia em comum e fazer tudo para odosque a ideia ou objetivo seja cumprido pois alvo e o mesmo de todos.

  74. À partir do momento em que o indivíduo passa a pertencer a um grupo, coloca seu Ideal de Ego no mesmo objeto que os demais membros deste grupo e identifica-se a esses em seu ego.

  75. Freud que dizer que em grupo cada um tem sua opinião, mas pensamos juntos podemos chegar em uma determinada razão.todos são importantes

  76. Entendo que os sentimentos variam de cordo com o grupo no qual estamos inseridos. E muitos têm grandes necessidades de pertencimento dada sua identificação inconsciente de líder ou liderado. Sua energia resta clarmamente relevante na busca por respostas que solucionem tais necessidades.

  77. Como membro de um grupo, o sujeito identifica-se como líder e também com os demais membros do grupo, e na maioria das vezes abandona seu ideal de ego em favor do amor e admiração de um líder

  78. a questão dos grupos é muito importante. quando estamos inseridos em um grupo poderemos ter a sensação de fortaleza ou fraqueza, a posição do grupo, frente á outros grupos é o que vai direcionar este sensação. Em grupos temos mais confiança e nos sentimos aceitos e importantes.

  79. Geralmente a uma identificação antes da formação de um grupo, na maioria das vezes o ego é deixado de lado.

  80. A libido é uma força que impulsina o ser humano a criar laços entre si, em todas as áreas onde o amor pode atuar.

  81. No momento em que o indivíduo está inserido no grupo, ele abandona com seu ideal de ego, para introjetar o ego ideal do líder, se identificando inconscientemente, trazendo pra sim junto com os demais liberados um ideal do ego.

  82. Acredito na importância das organizações que formam grupos e que cada uma tem um ideal de ego a ser alcançado, fazendo com que cada trabalhador se identifica e se dediquem para juntos em obediência almejando uma realização profissional, mesmo que em alguns locais sejam exaustivos.

  83. É muito importante a gente fazer parte de grupos para mantermos nossa alto estima e mostrar e aprender com o próximo

  84. Muitas vezes a argumentativa é prioritária em freud mas ao meu ver há um ego compartilhado entre todos onde o mecanismo de defesa age compassivamente quando se trata da inserção de uma ideia em comum e nesse caso do grupo aceitar o ego principal da liderança do grupo.

  85. Uma pessoa ao ser incorporada a um grupo, se considera forte e com uma grande energia, para resolver os desafios e enfrentar o mundo.

  86. A compreensão é que, o sujeito já tem o desejo em si. E através do grupo vem a força externa que o dá coragem e impulso para viver aquela vontade. Isso mostra a fragilidade no ego, pois a pessoa passa se anular para assim viver o sonho do grupo, claro que existe a identificação do sujeito.

  87. Uma pessoa ao se identificar com um grupo assume para si os ideais do grupo. O sujeito se identifica não só com o líder, mas com os membros do grupo e se une por laços, interesses em comum, características e se sente forte para enfrentar os desafios que lhe são impostos pela sociedade.

  88. Todos componentes de um mesmo grupo defendem seus ideais e dependem uns dos outros de forma que um se destaca para organizar e elaborar regras que de fato irá unir e fortalecer os laços de união do grupo

  89. A questão do sujeito se relacionar num grupo não se sustenta na explicação da existência de uma pulsão social, conforme Freud (1921). A sua investigação foi na direção de desvendar a influência do grupo na vida mental do sujeito, a magnitude do grupo na constituição do sujeito e a alteração mental que este provoca no sujeito. Buscou fundamentar essa atratividade do grupo e de sua influência no sujeito pela libido.

  90. Ao pertencer ao grupo, a pessoa tem a oportunidade de pensar em todos, de refletir sobre a importância de cada um dentro do grupo para atingir objetivos.

  91. A formacao de um grupo forma um elo de confianca e fortalece cada um fazendo com que criem o lema , um por todos e todos por um.

  92. Em um grupo os indivíduos com as suas mentes, emoções e capacidades, mas a partir do momento que estão em grupo passam a ter experiências que os coletivizam. Nesse ponto podemos concluir que a teoria dos grupos é uma teoria da relação humana e também uma teoria do indivíduo. O indivíduo aos poucos, abre mão de seus ideais para abraçar o ideal da coletividade. É como se perdesse a sua identidade primitiva.

  93. O desejo e estilo de um ser humano, faz com que ele tenha laços com outros, e quando é igual o pensamento do outro, tem facilidade em realizar atividades em grupo, seguir um desafio uma meta.

  94. Perfeita a explicação de Freud. Fiz parte de uma religião bem conservadora e rígida e hoje percebo que seus líderes eram meu ideal de ego.

  95. O ser humano é um ser sociável, necessita conviver e possui a necessidade de se sentir acolhido e aceito em algum grupo, no qual se sinta parte do mesmo. A medida que se identifica com os ideais deste grupo e visa trabalhar em prol das mesmas causas e alcançar os mesmos objetivos de cada membro do grupo, o indivíduo se sentirá cada vez mais a vontade e entusiasmado para dar o seu melhor, se esforçando para se adaptar e mostrar a sua capacidade.

  96. A libido não se restringe apenas ao desejo sexual, mas também engloba uma energia psíquica mais ampla, que está envolvida em todos os aspectos da vida e motivação humanas. De acordo com Freud, a libido é uma força motivadora central que influencia o comportamento humano, desde a busca por prazer até a expressão criativa e o desenvolvimento pessoal. O exemplo dado sobre um fã clube mostra justamente isso: um grupo que é motivado por um unico objeto,

  97. A constituição libidinal dos grupo é um conceito proposto por Sigmund Freud, o fundador da psicanalise. Freud desenvolveu esse conceito em sua obra psicologia de grupo e a analise do ego, publicada em 1921.
    De acordo com Freud, a libidinalidade se refere á energia psíquica associada aos instintos sexuais e ás pulsões de vida em geral. Ele argumentou que essa energia não é apenas direcionada para objetos individuais, mas também está presente em nossas relações sociais mais ampla, incluindo grupos.

  98. A relação com o líder e com os demais membros do grupo é de natureza libidinal, ou seja, cada indivíduo está libido ligado ao líder e aos outros indivíduos do grupo. No entanto, é precisamente a inibição ou a deis- sexualização desses impulsos sexuais que torna efetivos os laços entre as pessoas.

  99. No entanto, é precisamente a inibição ou a deis- sexualização desses impulsos sexuais que torna efetivos os laços entre as pessoas.

  100. A libido tem sido um fator preponderante para o estudo de Freud, até porque a base de concentração da teoria do pai da psicanálise repousa sobre esta ideia.

  101. Um individuo ao se inserir em um grupo com um ideal comum ele deixa de viver seu pessoal passando a pensar nas conquistas coletivas

  102. Um indivíduo ao se integrar a um grupo ele passa a ter um sentimento libidinal pelo líder e ao se integrar ele abre mão dos seus ideias e passando a ter libido pelos ideais do grupo que pode levar o indivíduo ter uma outra personalidade psicológica por cota do ego

  103. Quando convivemos em grupo, surge aquele desejo de fazer a diferença.

  104. Pelo que entendi, um grupo se forma quando todos tem um mesmo propósito e um objetivo comum.

  105. Diga-me com quem andas e te direi quem tu es.
    A identificação de grupos ocorre pelo desejo comum de um mesmo objeto ou ideal, como diz o texto “O grupo se forma pelo desejo comum que é dirigido para um mesmo alvo, havendo uma identificação em torno de uma característica, um desejo comum”. Para exemplificar esse fenômeno humano podemos relembrar os fatos que ocorreram logo após as últimas eleições no Brasil, culminando com o ocorrido no dia 08 de janeiro de 2023 em Brasília.

  106. De acordo com a leitura do infográfico, Constituição libidinal dos grupos, percebo que a formação dos grupos se dá pela identificação do desejo em comum com aquele grupo, despertando seus instintos controlados por um mesmo ideal. Onde as energias provenientes do mesmo desejo, tendem a se fortalecer com a inserção de cada membro.

  107. Segundo freud no contexto dos grupos, isso significa que as interações sociais são moldadas pela forma como os desejos e impulsos individuais se entrelaçam e se manifestam coletivamente.

  108. Como lider de um grupo o sujeito identifica-se como lider e tambem com outros membros substitundo o ideal do ego por outro objetivo se identificando como um membro do outro grupo.

  109. É realmente muito interessante esse modo de observação da psicanálise a qual Freud se propôs a fazer. E como os “modelos”, ideais, as figuras sociais, ou mesmo culturais influenciam na estrutura, na escolha dos sujeitos e interferem também no seu estilo de vida. A projeção do ideal do ego na identificação com figuras que julgamos importantes e, nos representam de maneira ideal ao mesmo tempo nos tornando quem desejamos ser.

  110. Estou assistindo a serie bebe rena como complementação dos estudos e [e impressionante como a psicanalise se desdobra sobre o sujeito e suas percepções. Assistam, vai ajudar muito na interpretação e constituição do ‘EU”.

  111. O sujeito vai sempre buscar um grupo o qual se identifique, principalmente se os ideais forem os mesmos.

  112. Quando Freud afirma que um sujeito em um grupo não sustenta sua existência, ele está sugerindo que a identidade e a existência individual podem ser diluídas ou até mesmo perdidas dentro do contexto de um grupo, onde as dinâmicas coletivas tendem a predominar sobre as características individuais.

  113. Segundo Freud, o poder do coletivo promove polaridade de ideias e desejos e instintos seculares e verdadeiros.

  114. Quando o sujeito é inserido em um grupo, compartilha com o mesmo, um ideal em comum.

  115. Dessa forma, Freud acredita que o elemento perde e ganha automaticamente a personalidade a qual está inserida no grupo.

  116. Freud tentou ordenar este caos aparente propondo três hipotéticas instâncias da formação da personalidade: identidade,ego e superego.

  117. O sujeito em grupo seja por uma banda, partido politico, time de futebol etc. Não deixa de ter sua individuação, porém em desequilíbrio psíquico a vontade das emoções deixa-se de perceber como um ser único e não igual perdendo o senso critico de per si sendo engolido pelo inconsciente coletivo.

  118. Com certeza ao forma um grupo mais cedo ou mais tarde nós iremos perceber alguém se destaque como líder ou os demais irá destacá-lo com o passar do tempo.

  119. Realmente o indivíduo sente mais força quando participa de um grupo. Os mesmos ideais atraem a participação e o seguimento de adeptos e fãs adquirindo conexões com mais participantes unidos em um só movimento.

  120. Na constituição libidinal dos grupos a pessoa nele inserida passa a depositar confiança e recebe energia para enfrentamento dos desafios da vida visto que seu ego está relacionado com o objeto grupal. O objeto foi colocado no lugar do ideal do ego o que faz que identifiquem uns com os outros defendendo ideais do grupo.

  121. Neste caso Freud nos ensina que um grupo se forma por outras ações externas que tem interesse de manipular suas ações com objetivo controlados gerando comportamentos inspirados no que é oferecido ,por exemplo : em um trabalho que todos que estão envolvidos buscam um só objetivo em interesse da empresa , em um meio artistico a formação de grupos que idolatram o individuo que oferece uma diverção ou distração a esse público , nestes casos se constroe um ego um eu inconcientemente .

  122. Segundo a psicologia freudiana, quando estamos em grupos, estamos sujeitos a influências e dinâmicas psicológicas específicas que podem afetar nosso comportamento e maneira de pensar. Freud acreditava que os indivíduos em grupo podem experimentar fenômenos como a identificação com o líder, a pressão para conformidade e a transferência de emoções e desejos reprimidos para outras pessoas no grupo. Ele também destacou o papel do inconsciente coletivo no comportamento e interações grupais. Em resumo, Freud acreditava que nossa psicologia individual é influenciada e moldada de maneira única quando estamos em grupos.

  123. Embora Freud não tenha discutido explicitamente a constituição libidinal dos grupos, sua teoria fornece um arcabouço conceitual que pode ser aplicado para entender como a energia psíquica é investida nas dinâmicas grupais e como isso afeta o funcionamento e a coesão dos grupos.

  124. O grupo se forma pelo desejo comum de um mesmo alvo , havendo características comum..

  125. Freud destaca a influência do grupo para a constituição da vida mental. A identificação com o grupo ocorre quando há o abandono do ego em prol da pulsão do amor, seja sexual, paterno, fraterno ou amizade. Este processo pode ser identificado por exemplo, em grupos de fãs, torcidas ou organizações, onde todos seguem um líder ou uma ideologia, tornando-se mais fortes.

  126. As pessoas se juntam em torno de algo que as identifiquem pelo desejo de pertencer a algum grupo e este desejo se vem pela identificação não diferente de nossos antepassados onde só sobreviviam os que pertenciam a algum grupo por se protegerem das ameaças na época

  127. Entendi que segundo Freud o libido deriva das pulsões primitivas (instinto)

  128. Eu acho que não é que “devemos” senão que ao colocarmos o nosso ideal de ego num outro objeto común ao grupo seja esse objeto o líder ou o propósito da agrupação, naturalmente deixa de ser tão importante o objetivo pessoal para darmos valor ao grupal.

  129. Concordo com sua colocação! Nos grupos são vários indivíduos concentrando suas energias, em prol de um mesmo propósito, isso fica bem claro no caso de grupos de fãs. Em outros grupos o princípio é o mesmo.

  130. Freud definiu a energia do grupo com uma fonte de retorno do que se almeja.Para um bem maior você deixa de focar no que você auere para beneficiar todos os demais.Com um só objetivo.

  131. Interessante que o equilíbrio do sujeito se dá pela adaptação de seu ego individual para o desejo comum do grupo

  132. Freud usou o termo “constituição libidinal do grupo” para descrever a maneira como a libido, ou energia psíquica ligada aos desejos e impulsos sexuais, é distribuída e manifestada dentro de um grupo social. Ele sugeriu que, em um grupo, a libido não se concentra apenas nos indivíduos, mas também nas relações e dinâmicas coletivas. O grupo pode canalizar e direcionar essa energia libidinal de formas que influenciam o comportamento e a coesão social, com os membros do grupo formando laços afetivos e identificações mútuas que afetam as interações e a estrutura do grupo.

  133. Concordo com seu exemplo sobre a gota no rio, fantástica ilustração.
    Também entendo que Freud quer dizer que quando nos inserimos em qualquer grupo ou organização, quando não conhecemos a nós mesmos, nossos valores e princípios, vamos nos tornar pessoas guiadas por ideias e filosofias que podem estar em contradição com o que cremos e somos, mas como o grupo tem um objeto de desejo comum a todos, esse individuo (a gota)não se manisfesta e veste a máscara da identidade grupal, anulando e ignorando suas verdadeiras crenças e valores. Ele se torna o rio e deixa de ser “aquela GOTA” específica.

  134. Eu como autista não tenho essa faclidade de “agrupar” . prefiro estar fora de panelinha e grupos.

  135. entendi que segundo freud, o grupo absorve as demandas ao seu redor, e inclui-se na redoma como um total e participante ativo de um determinado grupo ou comportamento.

  136. Essa aplicação teria uma divisão: Diagrama do Id, Ego, e Superego: Visualização das interações e tensões entre essas três instâncias.
    Fluxograma do Complexo de Édipo: Explicação da dinâmica entre desejo e repressão.
    Gráfico das Pulsões: Representação das forças da libido e das pulsões de vida e morte.
    Recalque e Resistência: Uso de setas e imagens para mostrar como o recalque empurra conteúdos para o inconsciente e como a resistência emerge durante a terapia.
    Símbolos Oníricos: Exemplos visuais de símbolos comuns nos sonhos, que remetem ao inconsciente.

  137. Os gurpos exploram como a energia psíquica e os desejos inconscientes influenciam a formação, a coesão e a sua dinâmica no processo de interação e busca do ideal.

  138. Sim a importância de as pessoas viverem em grupos elas se sentem mais seguras ; sendo que cada indivíduo expõe sua opinião e ideias e conhecimento ; isso agrega a cada indivíduo mais conhecimento e experiência

  139. Segundo Freud, a condição libidinal dos grupos refere-se à energia emocional (libido) que conecta os indivíduos a um líder ou a outros membros de um grupo. Essa ligação é baseada em uma identificação comum com o líder ou com os ideais do grupo, criando uma coesão emocional. Freud afirma que os laços libidinais fortalecem a unidade do grupo, substituindo o narcisismo individual por um amor compartilhado, o que mantém o grupo unido e leal.

  140. Existe a necessidade de pertencimento a um grupo como meio de constituição do sujeito. Freud debruçou-se a investigar a influência do grupo na vida mental do sujeito, assim como a alteração mental que aquele provoca neste.

  141. A Psicoterapia em grupo promove um lugar seguro para explorar e melhorar as habilidades de relacionamento. As pessoas podem praticar a comunicação eficaz, aprender a expressar suas necessidades e lidar com conflitos interpessoais.

  142. A frase “sonho que se sonha só, é só um sonho; sonho que se sonha junto, é realidade”.

    O sonho sonhado em grupo se torna realidade pois o sujeito a ser inserido no grupo, substitui seu ideal de ego a outro objeto, sendo as ideias do grupo passam a ser suas ideias como indivíduo. Com isso o sujeito usa sua pulsão libidinal para o alcance do objetivo do grupo que agora é o seu.

  143. A constituição libidinal dos grupos, conforme Freud, refere-se à forma como a libido (energia psíquica ligada ao desejo e à sexualidade) se expressa nas dinâmicas coletivas. Em sua obra “Psicologia de Grupo e Análise do Eu”, Freud analisa como os indivíduos projetam seus desejos e sentimentos em um grupo, criando laços que afetam comportamentos e relações entre os membros.

  144. De acordo com Freud, a constituição libidinal dos grupos está relacionada com a relação entre os indivíduos que compõem um grupo e o líder. Para ele, o líder ocupa o lugar de ideal do eu para todos os membros da massa, criando a ilusão de que há um pai que ama a todos igualmente.

  145. Uma relação sublimada é aquela na qual os desejos e impulsos, muitas vezes de natureza sexual ou agressiva, são canalizados para atividades socialmente aceitáveis e produtivas. Freud introduziu esse conceito como um mecanismo de defesa saudável, onde a energia libidinal é redirecionada para fins mais elevados ou criativos.

  146. A libido é uma força energética que impulsiona a vida psíquica, enquanto a pulsão de morte é uma força que rompe as ligações e promove a desfusão pulsional

  147. Quando o ser humano se identifica com o grupo com o mesmo objetivo, ocorre o desejo comum de formação, dedicação aos ideais do grupo.

  148. O ego em um grupo de trabalho o mais atingido é o chefe, cantores, atores e etcs, devido á certos erros de abordagem de tratar cada um como a diferenciação através de suas atitudes erradas o superego perde toda sua função e o ego infla e a colaboração da sua posição termina não respeitando o conhecimento de cada indivíduo, como sempre vindo do seu inconsciente.

  149. De acordo com Freud, os indivíduos agem em grupo de maneira diferente de como agiriam se estivessem sozinhos, porque estando em grupos, as forças e impulsos inconscientes prevalecem sobre a personalidade consciente.

  150. Freud quer dizer sob as pulsões que determinam as emoções, sempre,ID, as emoções desenfreadas n podem ser o primeiro nas relações cotidianas,equilíbrio e sempre com relação nos atos devem ter o ser humano, as emoções equilibradas, evitam desajustes na vida,qdo adolescentes muitas energias em um corpo de.um ser humano primeiro desenvolvido,a mente bem alimentada e sono é jma vida espiritual equilibradas,e exercícios físicos,ajudam no equilíbrio.

  151. A libido, em termos psicanalíticos, é uma energia psíquica ligada às pulsões da vida, ou seja, energia de todas as pulsões que podem ser abrangidas pelo amor. E essa energia é capaz de conectar os membros de um grupo entre si e com o seu respectivo líder.

  152. Para cada tipo de grupo, existe um objetivo diferente, no entanto, a força empenhada pelos seus membros são iguais, pois o sujeito deixa de lado o seu ideal de ego e por amor, cria-se o desejo (energia da libido) de conquistar, vencer, obter êxito.

  153. Quando estamos em grupo, todos trabalham pelo mesmo objetivo , esquecendo suas prioridades pessoais

  154. A percepção do indivíduo a um desejo em comum entre pessoas de um determinado grupo, direciona o seu ego inconscientemente a projetar um resultado maior e melhor através da união de força, inteligência e visões diferentes, quando num processo solo, ele teria mais dificuldade em realizar algo na mesma proporção de grandeza.

  155. Formação de grupo é pôr o objeto no lugar do ideal do ego, isso de forma grosseira, referido. Perseguir o mesmo objeto é tornar o indivíduo mais predisposto a enfrentar as batalhas para o ideal do grupo.

  156. Os mecanismo de defesa são estratégias inconsciente que o ego utiliza para lidar com a ansiedade e proteger a pessoa de conflitos internos e estressores externos. FReud identificou vários mecanismos de defesa.

  157. A entrada para aceitação de um grupo, faz que o nosso ideal de EGO ( aquilo que somos), passa a ser modificado pelo EGO IDEAL, ou seja, (aquilo que os outros esperam de você), sua resposta social de se sentir pertencente a determinado grupo que tem algo em comum, um líder a ser admirado, assim como os outros integrantes do grupo, ganhando com isso força e visibilidade.

  158. Para Freud, a formação de grupos não é apenas um fenômeno racional ou político, mas também um processo psíquico impulsionado por laços emocionais inconscientes. Ele sugere que, dentro de um grupo, os indivíduos estabelecem identificações uns com os outros e com uma figura de liderança, o que cria uma espécie de “ego coletivo”. Esse processo se baseia na pulsão libidinal, que, em vez de se manifestar apenas em relações individuais (como no amor ou na amizade), é deslocada para um contexto social, criando coesão e pertencimento.

    Freud argumenta que os membros de um grupo renunciam a parte de sua autonomia psíquica para se identificarem com o líder ou com a ideia central que unifica o grupo. Esse fenômeno explica tanto o fanatismo em torno de figuras de autoridade quanto a solidariedade intensa em certos coletivos. No entanto, essa dinâmica também pode gerar efeitos negativos, como a supressão da individualidade e a adoção cega de normas coletivas, fenômenos que ele observa em instituições religiosas, exércitos e movimentos políticos. Assim, a constituição libidinal dos grupos revela como as relações interpessoais são moldadas por desejos inconscientes e como a psique individual se reorganiza dentro de estruturas coletivas, criando dinâmicas de pertencimento, submissão e identificação.

  159. Como é importante se aprofundar mais nos estudos. Esse tema nos traz o risco de formar grupo em busca de um lider.

  160. Aparentemente quando estamos em grupo nos sentimos aceitos e podemos ser mais fortes. Se estivesse sozinho não teriamos a mesma coragem. Impulso de ser mais forte em grupo mesmo que com visões diferentes ,mais estão unidos por um objetivo em comum.

  161. É bem interessante o pensamento de Freud quanto a constituição libidinal dos grupos, cada sujeito deixa seu ego a um lado em prol do grupo. Porém, quando isso não acontece nos grupos, como por exemplo em organizações como nas equipes de esporte, surge os conflitos, porque cada um busca seu próprio protagonismo. Era como se o mais importante é o que ganha cada um ou alguns, e a partir daí, causa divisões, como se formassem grupos de acordo com o alinhamentos de seus próprios egos, em lugar de uma visão comum.

  162. Freud usou a expressão “grupo psíquico” para descrever representações que se agrupam de acordo com seus conteúdos.
    Freud considerou que os aspectos sociais influenciam a subjetividade dos indivíduos.
    O ideal do ego é o resultado dos aspectos sociais que permeiam o sujeito.
    À medida que o indivíduo se socializa, ele vai substituindo o seu ideal de ego individual por um ideal de ego grupal.
    Sigmund Freud, o pai da psicanálise, utilizou o conceito de libido para explicar a vida sexual e o psiquismo das pessoas. Ele também considerou que os aspectos sociais influenciam a subjetividade dos indivíduos, e que a formação de grupos psíquicos é um fenômeno mental

  163. “Ao substituir o seu ideal de ego por outro objeto.” Todos nós criamos modelos do que é e do que deveria ser e como podemos modificar esses modelos. Quando as consequências desse comportamento não são satisfatórias, mudamos nossa conduta.

  164. A convivencia com o outro não é anular a si mesma, mas é ver pontos de um mesmo objetivo (EGO), as vezes nos moldamos ao grupo em que vivemos.

  165. Conforme Freud, num grupo os indivíduos deixam de lado o seu ego, para se assemelharem ao lider e uns aos outros, substituindo o ideal do ego por outro objeto, inclusive o líder

  166. A Libido gera uma estrutura d poder no indivíduo ou msm d querer,encurralando o Ego!

  167. A constituição libidinal dos grupos segundo Freud, especialmente em sua obra “Psicologia das Massas e Análise do Eu” (1921), descreve como os indivíduos em um grupo direcionam suas energias libidinais em direção a um líder ou à própria massa.

  168. Freud buscou fundamentar sua teoria nas atividades dos grupos e de sua influência do sujeito pela libido.

  169. Freud dizia que quando estamos em grupo deixamos o ego de lado e focamos na energia que estar em grupo nos traz.

  170. A influência do grupo na vida mental do sujeito é profunda, moldando sua constituição e provocando alterações significativas. A magnitude do grupo na formação do indivíduo é notável, pois a atratividade exercida por ele está fundamentada na libido, direcionando energias emocionais e pulsionais. Essa dinâmica grupal impacta diretamente a psique do sujeito, influenciando suas percepções, comportamentos e relações.

  171. Acho que um grupo está ali pelos mesmos objetivos, propósitos, isso mostra que é importante também a socialização dos indivíduos, estar bem com sigo mesma e com os demais.

  172. Não entendo desta forma como colocou , não se trata do indivíduo ser “obrigado” a nada, ele apenas cria uma identificação com aquele objeto ( um líder, por exemplo, ou um artista ou uma organização ), que passa a substituir o ideal de ego ( EU ) , assim também acontecerá com os demais membros, por isso se sentem ” fortes” e unidos no mesmo propósito. Todos buscamos fazer parte de grupos com os quais tenhamos identificação no decorrer da vida, somos sociais.

  173. Libido: energia de todas as pulsões. Tudo que faz laço emocional constitui a essência da mente grupal. O abandono do do ideal de ego em prol do amor ao objeto colocado em seu lugar. Identificação com os demais membros deste grupo que compartilham do mesmo amor a este objeto ( líder, organização, artista , etc).

  174. O LÍDER É O REPRESENTANTE DO GRUPO, QUE É VISTO OU DEVERIA SER, POR TODOS COMO O UM MODELO DE REPRESENTAÇÃO EM RELAÇÃO AOS DEMAIS.

  175. Freud quis dizer que quando alguém está ligando a um grupo será conhecido pertencente aquele grupo, faram todos a mesma coisa , o que o objeto ( representação do ego), sendo o ponto base fizer o componente do grupo semelhantemente fará.

  176. Segundo Freud o sujeito em um grupo não sustenta sua existência como individuo, pois a dinâmica grupal tende a nivelar as diferenças individuais e promover uma mentalidade de grupo, assim, neste contexto, a libido é direcionada para o líder do grupo ou para a coesão grupal, levando a uma persa de identidade individual.

  177. Muito importante este assunto, pois nos mostra a importância deste tema, pois, Freud ao falar da Constituição Libidinal nos grupos, procurou nos fazer entender como os grupos se formam e se mantém coesos e unidos, e também mostrou como a dinâmica grupal pode influenciar individualmente o comportamentos e com isso as ações.

  178. O infográfico sobre a constituição libidinal dos grupos, baseado na teoria de Freud, me fez refletir sobre como nossos vínculos sociais são profundamente atravessados pelo desejo e pela identificação. A ideia de colocar o líder no lugar do nosso ideal de ego ajuda a entender o quanto somos movidos pelas relações e como grupos podem moldar nossas escolhas, comportamentos e até nossa visão de mundo. A explicação sobre fãs e organizações mostra que essa dinâmica está presente tanto em contextos afetivos quanto institucionais. Como estudante, percebo o quanto esse conteúdo amplia minha compreensão das relações humanas para além da racionalidade. Tudo isso revela a força dos afetos na formação dos laços sociais.

  179. A influência do grupo no sujeito, a essência da mente grupal, a identificação com o líder, a parti desses conceitos cria-se um ideal e todos se identificam e não mediram esforço para cumprir os objetivos, esse pensamento em grupo leva em consideração o objetivo ou característica que uniu o grupo, porem o grupo pode ser manipulado quanto ao objetivo.

  180. Freud achava que, quando estamos em grupo, a gente acaba seguindo mais as emoções do que a razão. As pessoas ficam influenciadas umas pelas outras e acabam perdendo um pouco do controle individual, agindo por impulso e seguindo o que o grupo ou um líder propõe.

  181. Freud explica bem o individuo em pertencimento a um determinado grupo ,mesmo deixando provavelmente alguns ideais e pensamentos ,se agrupa e ganha mais força para alcançar seus objetivos .O modo instintivo acaba falando mais alto.

  182. Enquanto grupo, o desafio de cada um deve ser buscar isonomia de objetivo, apesar da satisfação do ego, condicionando a participação no mesmo.

  183. Para Freud, o sujeito (o “eu”, o indivíduo consciente de si) não é senhor absoluto de sua própria casa.

  184. O que se pode compreender é que seja qual for a formação de grupo que os uni é o mesmo ideal ou objetivo.

  185. Quando passamos a ingressar um grupo, nos identificamos com o ego daquelas pessoas e também com o ego do líder, aumentamos a nossa força pois não somos mais apenas um mas vários com objetivos parecidos ou até mesmo idênticos.

  186. Freud disse que se estamos num grupo, temos que pensar nom coletivo.

  187. Freud explica em um livro o coletivo : Psicologia das Massas e Análise do Eu (1921), mas também conecta oitros textos como Totem e Tabu (1913) e OFuturo de uma ilusão (1927). Pois parte da primissa que o sujeito sozinho ele carrega em si influências e vínculos de seu meio social.

  188. A identificação tem um grande poder porque cria um vínculo emocional entre a pessoa e aquilo que ela vê, lê ou ouve. Quando nos reconhecemos em personagens ou situações, sentimos que nossas experiências e sentimentos são validados. Isso desperta empatia e aproxima o conteúdo da nossa própria vida. É um processo que ajuda no autoconhecimento e na compreensão do outro.

  189. Fui inserida em um grupo aonde me identifiquei muito com o conceito de Freud,meu ego ,preciso me adaptar ao grupo…

  190. O individuo em um agrupamento entende em seu ego que estão unidos em um único . A união trará mais confiança e resultados positivos .

  191. QUESTÃO: Na frase “Nessa dinâmica, o sujeito abandona o seu ideal de ego em prol do amor a um líder”… poderia ser também entendido “um prol do amor a uma causa”? ou subentende-se que por trás da causa haveria um líder?

  192. Título: O poder invisível dos vínculos afetivos nos grupos

    O infográfico ilustra bem como, para Freud, a vida em grupo não se explica apenas por uma pulsão social inata, mas pela energia libidinal que se desloca do indivíduo para o coletivo. A identificação com o líder e com os demais membros do grupo cria uma rede de laços emocionais que sustenta a coesão e a força do grupo.

    Esse processo ajuda a entender desde organizações formais até grupos espontâneos, como fãs de artistas, que se unem em torno de um mesmo objeto de desejo. Em todos os casos, o sujeito abre mão de parte de seu ideal de ego para se identificar com algo maior — o líder, o ídolo ou a instituição. Isso explica tanto a dedicação quase incondicional de trabalhadores em empresas quanto o entusiasmo contagiante de torcidas ou fandoms.

    O desafio crítico que emerge dessa reflexão é perceber como a libido grupal pode ser positiva (gerando pertencimento, apoio, solidariedade) ou negativa (quando transforma a obediência em submissão cega). Assim, o estudo da constituição libidinal dos grupos continua atual, pois revela a força invisível que molda nossas relações sociais e identidades coletivas.

  193. Para Freu o “eu” é um produto de relações e identificações com “o outro” e com a vontade coletiva (Suuperego). Não se trata apena s a soma de indivíduos mas uam entidade com dinâmica própria .

  194. Segundo Freud, a constituição libidinal dos grupos ocorre quando os indivíduos dirigem sua libido a um mesmo objeto comum (como um líder ou ideal). Esse investimento produz identificação entre os membros e garante a coesão e manutenção do grupo

  195. Freud em sua constituição libidinal dos grupos, vai afirmar que quando nos identificamos com um grupo, devemos buscar o bem comum para o grupo, deixando de lado, nossos desejos pessoais e individualistas, pois juntos somos mais fortes.

  196. Muitos influenciadores na internet se usam dessa estratégia. As pessoas projetam neles o que elas gostariam de ter em si. E se identificam entre si por gostarem daquele determinado influenciador ou coach. Essa estratégia é amplamente usada para vender mentorias e cursos na internet.

    Os youtubers que tem grande alcance usam muito dessa estratégia. As grandes marcas de moda, celebridades, etc, também. As pessoas transferem sua estima para alguém que mal conhecem, estabelecendo qualidades que ambicionam, e vêem uma pessoal como um ideal para si mesmas, tais quais fossem eternos adolescentes que buscam ídolos e se unem por identiicação de algo em comum.

  197. Segundo Freud, o sujeito abdica de sua identidade (seu ideal), em prol da identidade coletiva do grupo como uma forma de pertencimento.

  198. A constituição libidinal dos grupos é explorada em sua obra, como o laço invisível e inconsciente que une os indivíduos, fazendo com que o grupo se comporte como um todo. Essa coerência não é fundamentada em uma sexualidade direta entre os membros, mas sim em uma energia libidinal afastada de seus fins sexuais e direcionada a um líder e aos demais integrantes segundo entendimento de Freud.

  199. Concordo.

    O sujeito realmente se constitui nas relações com o outro e com o grupo. A interação social é fundamental para a formação da identidade e para a sustentação do eu.

  200. creio atraVÉS deste posicionamento de freud que formamos grupos através das mesmas afinidades!

  201. Acredito que Freud em questão de trabalho em grupo para desenvolver a influência de cada indivíduo nas questões de todos no mesmo ideais de idéias e objetivos que cada um tem suas opiniões diferentes mas com mesmo alvo em grupo de trabalhar um por todos

  202. Geralmente quando se forma um grupo, e nesse grupo tem sempre um lider, há um objetivo a ser alcançado, e somente chegam ao sucesso pleno quando todos se dispõem a cooperar para que atinjam o objetivo.

  203. A constituição libidinal dos grupos é a forma como vínculos afetivos estruturam o grupo, conectando os indivíduos entre si e ao líder/ideal.
    Ela explica por que grupos se mantêm unidos, por que obedecem a lideranças, e por que podem agir de forma mais emocional e menos racional do que indivíduos isolados.

  204. Conforme Freud, a identificação é um processo indispensável para constituição do humano e por intermédio dela é que a relação com o outro efetiva-se em busca da individuação e de socialização.

  205. Na apresentação: os mecanismos de defesa buscam defender o indivíduo, aliviando o conflito, negando ou falsificando a realidade que pode sucitar dor, tristeza e culpa. Os mecanismos utilizados são: Repressão, regressão, deslocamento, racionalização, negação, projeção, e sublimação.

  206. Libido: Segundo Freud , é a energia que provém das pulsões ou instintos.
    Na pulsão de morte, Freud descreve a tendência inata à destruição, estagnação e ao retorno a um estado inorgânico, inanimado e sem vida.
    Na pulsão de vida, busca a criação e preservação da vida. Englobam as pulsões sexuais e de autoconservacao, manutenção da vida e a ligação com o outro.

  207. A formação de grupos pode ser explicado por desejo compartilhado por um mesmo objetivo, mesmo sem uma estrutura formal, onde o desejo comum direciona a um objetivo específico.
    Onde o indivíduo substitui seus ideais de EGO pelo amor a um líder, criando um senso de identificação mútua.

  208. O individuo deixa o seu ideal de ego para se inserir num grupo, ele cria uma identificação com esse objeto do grupo e assim se sente mais forte fazendo parte de algo

  209. Na perspectiva freudiana, a constituição libidinal dos grupos sociais refere-se ao modo como a energia psíquica do amor e do desejo (libido) é deslocada do plano individual e investida em ideais coletivos e em figuras de liderança. Para Freud, esse processo é fundamental para explicar a coesão dos grupos, pois os indivíduos estabelecem laços emocionais inconscientes tanto entre si quanto com o líder, que passa a ocupar um lugar idealizado.
    Esses vínculos libidinais promovem identificação, sentimento de pertencimento e obediência às normas comuns, possibilitando a formação e a manutenção da vida social. Ao mesmo tempo, ao renunciar parcialmente à satisfação direta de seus impulsos, o sujeito contribui para a construção da civilização, que se sustenta justamente nesse equilíbrio tenso entre desejo individual e exigências coletivas. Assim, para Freud, a sociedade não se organiza apenas por regras racionais, mas sobretudo por investimentos afetivos que mantêm unidos os grupos humanos.

  210. Muito boa esta matéria. Uma realidade do sujeito com a convivência em grupo.

  211. Os membros do grupo elegem o líder através de uma forte identificação mútua com o seu ego (ou ideal de ego). Essa identificação substitui os laços objetais individuais diretos e cria um senso de unidade.
    Freud argumenta que a psicologia individual é, desde o início, uma psicologia social, pois o outro está sempre envolvido como modelo, objeto ou oponente. A formação de grupos não se deve a um “instinto social” inato, mas sim aos mesmos mecanismos psíquicos da vida individual, especificamente a libido, que é a energia da pulsão de vida.

  212. Para Freud, o funcionamento dos grupos sociais por meio da energia do amor (libido) e dos processos de identificação.
    Freud postula que a libido, entendida como a energia psíquica das pulsões de vida (Eros) e não apenas a sexualidade genital, é a forma motriz que impele os indivíduos a se unirem e formar laços.

  213. A constituição libidinal dos grupos, segundo a psicanálise freudiana, refere-se à formação de laços afetivos (libidinais) que unem os indivíduos em uma massa ou grupo, mediada pela identificação com um líder ou um ideal comum, transformando a energia pulsional individual em uma energia grupal, onde o Eu de cada um se mistura com o Outro, criando um sentimento de pertencimento

  214. Hoje em dia vivemos em um mundo onde os grupos se fecham, mesmo sem uma liderança, ao chegar um chefe que quer se tornar um líder perante esse grupo o mesmo e isolado, as pessoas tentam se proteger deles mesmo, não sabendo que em um grupo, um líder não e aquele que vai ordenar e sim convidar a fazerem as tarefas, tomar a frente junto a equipe e somar junto, apresentando um libido grupal.

  215. Ao realizar a autoanálise proposta, vivi uma experiência intensa e, ao mesmo tempo, esclarecedora: sentimentos de saudade, estranhamento e tristeza se misturaram ao resgate de desejos e sonhos da infância que ainda atravessam quem sou hoje. À luz da psicanálise, percebo como esse movimento revela o inconsciente em ação, mostrando que nossas escolhas, afetos e impasses atuais estão ligados a conteúdos recalcados que retornam pela reflexão, pela escrita e pelo contato com o simbólico.

  216. Para Freud, a constituição libidinal dos grupos explica por que que essas pessoas abrem mão de sua individualidade para agir como uma unidade coletiva. Ele detalha essa dinâmica principalmente em sua obra ” Psicologia das Massas e Análise do eu”.
    Segundo a psicanálise, o que mantém um grupo unido não é apenas um objeto comum, mas laços afrtivos ( libidinal).

  217. Freud, baseia-se na libido como elo emocional que une indivíduo ao ao colocarem um líder ou objeto comum no lugar do seu ideal do eu, gerando identificação entre os membros.

  218. Constituição Libidinal dos Grupos – Freud
    Freud (1921) investigou como o grupo influencia a vida mental do sujeito. Para ele, a base que une as pessoas num grupo não é um instinto social, mas sim a libido — energia afetiva que abrange todo tipo de amor e laço emocional.
    Ao entrar num grupo, o sujeito coloca o líder no lugar do seu ideal de ego. Como todos os membros fazem o mesmo, eles passam a se identificar uns com os outros. O indivíduo se sente mais forte, adota os ideais do grupo como seus e se dedica a cumprir suas exigências.
    Isso explica desde grupos de fãs — unidos pelo desejo comum em torno de um ídolo — até organizações de trabalho, onde a empresa se torna o ideal a ser alcançado, gerando dedicação e obediência dos trabalhadores.

  219. “Ao analisarmos a constituição libidinal dos grupos, percebemos que a união de um coletivo não é meramente racional. Para Freud, o grupo se sustenta porque cada indivíduo abre mão do seu próprio Ideal do Ego para projetá-lo em um único objeto comum — seja ele um líder ou uma ideia. Essa renúncia da individualidade cria um laço de identificação horizontal entre os membros: ‘somos iguais porque amamos o mesmo objeto’. É essa energia afetiva (libido) que garante a coesão e a força do grupo, muitas vezes sobrepondo-se à vontade particular do sujeito.”

  220. Para se formar um grupo segundo Freud,ele põe o libido como energia que pode ser abrangida pelo amor o amor de forma ampla com várias formas de amor,que seja pelos laços emocionais que constitue a essência de um grupo e também é também identificação um com o outro em seu ego,e que todos tenham o mesmo objetivos e desejos comuns, Um grupo tem que pensar e cada um do grupo como um todo

  221. Para formar um grupo e necessário laços emocionais e amor,amor de forma ampla de várias formas de mostrar esse sentimento que seja pelos laços emocionais e que todos tenham o mesmo objetivos.Um grupo tem que pensar num todo e participantes e não como um grupo isolado

  222. O infográfico detalhou visualmente os principais mecanismos de defesa, como a repressão, a negação e a projeção. Foi essencial para perceber que todos nós usamos essas defesas de forma inconsciente para reduzir a ansiedade e proteger o equilíbrio psíquico.

  223. A perspectiva freudiana sobre grupo afirma que o grupo mantém unido por laços libidinais e propõe que os membros do grupo colocam o mesmo objeto no lugar do seu ideal do ego, identificando-se uns com os outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

324 comentários sobre “Formação em Psicanálise Clínica

  1. Com essa formação vou poder atender como profissional em Psicanálise clínica?

  2. É aconselhável concluir o curso de Formação em Psicanálise Clínica com no mínimo 70% de aproveitamento e Realizar o Curso de Psicanálise Integrativa.

  3. Bom dia
    Para as pessoas com graduação na área da Educação.
    Com esse certificado poderão montar uma clínica de Psicanálise.

  4. Bom dia,acabei me inscrever no curso de Psicanálise Clinica,já fiz o curso de Bacharel Livre em Teologia com vcs, tenho formação como Psicanalista Forense, Psicopatologia entre outras áreas , só me faltava o curso de Psicanálise Clinica,posso fazer o curso na Área Clínica ,grato.

  5. Boa tarde, estou gostando muito de ser uma aluna no curso de Formação em Psicanálise Clínica.

  6. boa noite. com o diploma de psicanálise clinico posso exercer a profissão no piauí?

  7. Bom dia!
    Pode sim. Para ser um psicanalista, não é necessário ter formação em psicologia ou medicina. O importante é que o psicanalista tenha uma formação sólida e constante, o que implica em muito estudo e aprofundamento da teoria e prática psicanalítica.

  8. já enviei meus dados e foto para credencial vcs precisam algum documento tbm para diploma psicanalista,fico aguardo da documentação.

  9. Bom dia,recebi toda documentação,muito obrigado,vou aguardar o curso de Psicanálise integrativa,um ótimo sábado para todos vcs.

  10. Boa tarde!!
    Venho através deste agradecer a oportunidade que vcs vem nos dando oportunidade para nós sejamos profissionais no ramo da psicanálise clínica,em breve estarei pedindo o certificado e a credencial.

  11. Preciso de outro curso para fazer psicanálise com vocês, para legalmente atender pessoas?

  12. Bom dia!
    Sim. É necessário realizar o curso de Psicanálise Integrativa (estará disponível na plataforma para os concluintes em breve).

  13. A escola fornece a análise e o estágio; contemplando o tripé psicanalítico e caso; alguém já possua a formação e queira; apenas a certificação palpável.. como se daria este caminho?
    Muito obrigado…
    Deus os abençoe!

  14. Bom dia, A credencial, para quem fizer psicanalise clinica e integrativa é uma única credencial?

  15. boa noite minha neta pegou e fez a prova ,pois tive sai as presa e ficou quieta fui abri e reprovou
    acabou o tempo e o que faco agora

  16. Em relação ao processo de análise e supervisão, para compor o tripé. O curso proporciona essa possibilidade?
    Gratidão pela oportunidade

  17. Isso quer dizer sim? Sim, pode atuar como pessoa habilitada, psicanalista clínica, fazendo esses dois cursos com o aproveitamento mínimo ou maior que 70%?

  18. Bom dia!
    Caso o aluno não possua experiência em atendimento, nós sugerimos o mesmo a realizar os módulos práticos de análise didática e supervisão.

  19. Me interessei pelo curso, como e onde efetuar o pagamento?
    Poderei atender depois que concluir o curso?

  20. Bom dia!
    Após realizar os cursos de formação em psicanálise clínica, psicanálise integrativa e passar pelos módulos de analise didática e supervisão, sim.

  21. Olá
    Gostaria de saber o valor do certificado e da credencial, por gentileza.
    Grata

    Maria Emília Barros

  22. Gostaria de saber por que eu tou matriculada no curso de psicanálise clínica eu completei o questionário ele diz que falhou na nota. Atenciosamente Marilândia Veloso Lima boa tarde!!

  23. Estou feliz em ter concluído o Curso de Psicanálise Clínica Pelo Instituto IEVI Agradeço a todos que fazem o referido Instituto. Por terem repassado todos os conteúdos gratuitos. Outrossim parabenizo a todos que fazem o IEVI pela alta
    responsabilidade com os alunos.
    ATT: José Augusto dos Santos

  24. GOSTEI MUITO DO CURSO E JÁ TERMINEI AGORA QUERO SABER COMO FAÇO PARA PAGAR ESTE CURSO, SE POSSO PAGAR PARCELADO NO BOLETO OU NÃO.

  25. É só se inscrever no site , entra no site, escolhe o curso, terá um ícone de inscrição, faça a inscrição colocando seus dados, vai precisar de uma senha, anota p não esquecer ou deixa salvo aí bom curso.

  26. Todos os cursos dispostos por ser on line já estão disponíveis lembrando que para fazer psicanálise interativa precisar ter concluído a psicanálise clínica e o processo de matrícula é o mesmo, espero ter ajudado.

  27. O IEVI emite declaração ou histórico da conclusão da programação com aproveitamento e a carga horária da formação?

  28. Bom dia.
    Sou bacharel em Direito e me matriculei nos cursos de Psicanálise Clinica e Integrativa.
    Gostaria de receber um norte preciso em relação a como atuar como Psicanalista.
    Obrigado pela atenção.

  29. Bom dia!

    É necessário realizar os módulos práticos de analise didática e supervisão (estágio), para os alunos que não possuem experiência.

    Att,
    IEVI

  30. Mas e o tripé psicanalítico de análise pessoal e supervisão psicanalitica? Como vou completar esse tripé exigido para atuar como psicanalista? Vocês poderiam escrever aqui no site como cumprir esses requisitos? Se particular ou se vcs irão oferecer?

  31. Bom dia!
    Os alunos serão avisados por e-mail quando os módulos de analise e supervisão estiverem disponíveis na plataforma.

  32. Eu lido com pessoas na minha ,e são tantos problemas é uma infinidade de diversidade e eu tento solucionar com o dom que Deus me deu ,mais achei que deveria ir além então pedi a Deus direção ,é eu creio que pode ser aqui ,então estou aqui buscando capacidades

  33. Qual é o prazo mínino para conclusão dos tres cursos que compõem o tripé para atuar como Psicanalista Clinico? E se o aluno concluir antes do tempo previsto na carga horária o que acontece no caso da solicitação do pedido do diploma e da credencial?

  34. Gente preciso de mais informações pois não há comentários em lugar nenhum sobre a plataforma.

  35. Tenho licenciatura em psicologia, se fizer o curso de psicanálise com que graduação eu saio?

  36. Gostaria de saber se a parte prática já foi incluída.
    Tenho interesse em fazer, mas me preocupo de ser cobrada por não ter parte prática do tripé.

  37. Sempre tive muita vontade de fazer um bom curso de psicanálise, talvez esse seja um bom momento.

  38. Tenho interesse em fazer o curso de psicanálise clínica. Essa oportunidade é maravilhosa. Enfim vou fazer o curso.

  39. Não há Conselho de Psicanálise no Brasil. Você como Psicanalista, não tem obrigação de se filiar a qualquer órgão público. O Psicanalista não é subordinado a qualquer órgão de fiscalização profissional.
    Conselhos são criados por leis federais. Se não houver lei criando-os eles não podem existir, pelo menos não terão poder fiscalizador.

  40. Bom dia! Estou muito feliz por ter essa oportunidade, sempre sonhei em ser uma terapeuta. Muito obrigada!!

  41. Estou em andamento com o curso, desde já tenho obtido um conhecimento excelente, cada dia mais me interesso pela temática. Recomendo! Curso para vida! Parabéns aos envolvidos.

  42. Estou comendo, e ainda não conheço o curso, logo não posso emitir opiniões, espero poder obter muitos subsídios e dividir com os pares.

  43. Deixo aqui meus agradecimentos atodar equip de professores colabradores pesquisadores em fim toda logistica, para poder presta um exelemte trabalho atodos que queram desevolver suas atividades como um profisional na area da psicanalise O Brasil esta precisando de eselentes profisionas nesta area da saude;pastor jose de sousa

  44. Trabalho com crianças, em oficina de artes. O objetivo das minhas oficinas é o desenvolvimento da crianças em vários aspectos. Procuro fazer um trabalho de excelência, buscando sempre conhecimentos e experiências que possam me auxiliar nessa área. Trabalho com jovens e crianças a 20 anos. Gostaria muito de entender a expressão das crianças através da arte, isso significa muito pra mim, pois me ajudará a atendê-lo da melhor forma. Sou formada em Artes Plásticas e pós graduada em Arte Educação. Agora gostaria de saber se posso atuar também como Psicanalista em meu trabalho (particular) e de que forma posso usar esse conhecimento.

  45. Excelente curso oferecido pela IEVI. Concluir o curso formação em Psicanálise, e já obtive o certificado. Sigo fazendo outros. Estou satisfeito!!!

  46. Se eu atingir o limite da quantidade de tentativas e não aprovar em dos questionários, devo continuar? Ou não terei condições de concluir o curso?

  47. O curso é muito bom! O material de apoio é ótimo. Me surpreendeu bastante. Estão de Parabéns ?!

  48. Entre o ego d o id é que o ego acata l princípio da realidade diferenciando do que é da mente e o que é do mundo externo.

  49. Curso campeão em excelência vale a pena cada parágrafo para quem realmente quer aprender e enriquecer seus conhecimentos.

  50. Estou concluindo Bacharel livre em teologia é possível que eu faça o de psicanálise!

  51. Muito feliz em ter escolhido o IEVI para fazer o Curso de Formação em Psicanálise Clínica! Conclui essa primeira etapa, hoje, 17 de maio de 2023! Um universo de conhecimentos teóricos e tudo muito bem elaborados para o aluno aprender sem dificuldades! Este curso está sendo um divisor de águas em meu caminhar, para o meu auto conhecimento e para meus propósitos futuros! Pretendo me inscrever no Curso de Formação em Psicanálise Integrativa, enfim, também a de análise e supervisão para atuar com precisão! Deus me ajude em todas as etapas, pois este é o ambiente (virtual EAD) certo! Gratidão ao site e todos os envolvidos nessa missão!

  52. Olá Boa Noite, gostaria de saber o valor do certificado da formação em Psicanálise clínica.

    Grata

  53. No contexto da psicologia, o ego além de fazer parte da personalidade humana, está mais relacionado ao caráter ou seja, a forma como a pessoa se comporta ou pensa.

  54. quero parabenizar toda equipe pelo farto material que envolveu esse curso, abrindo o entendimento, sobre o psique e as varias faces de cada individuo, parabéns

  55. ola boa noite, eu conclui o meu hoje. voce recebeu seu certificado e credenciais.

  56. Sou brasileira mas moro na Argentina então não pago impostos no Brasil. Só tenho numero de registro que me derão no cartório e número de passaporte. Com estes números posso obter a credencial de psicanalise clínica ou não são os requeridos?

  57. Estou gostando muito do curso, tenho dois cursos básicos e uma especialização em psicanalise.

  58. Show, vou aproveitar a oportunidade e me matricular para aprender mais sobre o ser humano.

  59. Anteriormente eu tinha receio de estudar psicanalise ou qualquer curso que fosse voltado para mente humana, pois via como algo muito complexo. Mas agora, percebo que minha mente simplesmente estava bloqueando algo que hoje vejo como uma matéria bem interessante e prazerosa.

  60. Sonhar e realizar o meu sonho de ser psicanalista clinica, é muito bom. Glorias a Jesus!

  61. A 5 anos estudo psicanálise e agora terminei este curso e pretendo atuar .
    Este curso me ajudou bastante , pois já trabalho na área social com publico evangélico como Pastor e agora terei oportunidade de agregar um ao outro quando necessário.
    Grato a Deus e ao instituto.

  62. Eu estou fzendo este curso. Sou Terapeuta Holístico e a Psicanálise é uma áarea a qual sempre quiz atuar

  63. Boa tarde
    Meu curso de formação é Bacharel em Serviço Social, especialização em Serviço Social e políticas públicas; gostaria de saber se no término desse curso de psicanálise Clínica eu já posso montar minha clínica?

  64. Boa tarde,ao término do curso de psicanálise clínica posso fazer atendimento sim ou não.

  65. Achei interessante e resolvi me inscrever fiz Curso de Terapeuta e quero agregar.

  66. Bom dia,estou começando hj no curso de psicanálise, estou um pouco perdida na plataforma.

  67. Estou gostando muito do curso de formação em psicanálise. Porém, estou tendo que ler no próprio site. Queria baixar (download) pelo menos os e-book, para imprimir e reler várias vezes. Aprendo mais no papel, do que na tela do celular (ou computador). Tem alguma botão, para o download?

  68. Esse curso tem apenas a parte teoria e a avaliação. Mas e a parte de clínica supervisionada? Como fica pra prática?

  69. Pelo visto Freud nos apresenta, como na alegoria da caverna de Platão, que nosso eu verdadeiro e o mundo real é o inconsciente… Já aquela ideia da vida na qual nos manifestamos é apenas uma fração do todo… E o conflito entre estas crenças causam os problemas psíquicos na humanidade.

  70. Pelo visto Freud nos apresenta, como na alegoria da caverna de Platão, que nosso eu verdadeiro e o mundo real é o inconsciente… Já aquela ideia da vida na qual nos manifestamos é apenas uma fração do todo… E o conflito entre estas crenças causam os problemas psíquicos na humanidade.

  71. Estou amando o curso, tem qualidade, e a plataforma é excelente.Os estudos são rigirosos e transnitem nuito conhecimento. Recomendo esta conceituada Instituição.Farei outros cursos.Tenho 65 anos, sou formada em Letras Português/ Inglês e respectivas Literaturas.Tenho pós-graduação em Gestão e Supervisão(360h), Teoria Literária(360h)(Tutoria no Ensino EAD(360h), Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar (660h) e estou cursando a formação em Psicanálise Clínica

  72. Já conclui o curso psicanalise clinica breve requisitarei o certificado e credencial!

  73. Hoje concluí este curso de “Formação em psicanálise clínica”,que me agregou muito conhecimento, pois possui um
    ótimo conteúdo, metodologia. Agradeço, primeiramente, a Deus por me permitir a isso e ao IEVI por proporcionar conteúdo tão rico e organizado numa plataforma muito bacana. Já solicitei meu certificado.
    Gratidão!!!

  74. Já participei de vários cursos, com certeza esse está entre os melhores, ainda estou no inicio, mas já estou impactado com o conteúdo, estou na primeira etapa A origem da psicanálise.

  75. Curso muito bom adorei, bora continuar o aprendizado ! Gratidão
    Finalizado

  76. Comecei o curso a dois dias. Realmente está né surpreendendo muito.
    Sou Antropologo.
    Tenho especializações em: Neurociência. Neurolinguística. Neuropsicologia e Psicologia Organizacional. O curso de vocês é excelente. Parabéns.

  77. A psicanálise nos mostra como resistir os traumas vivenciados, por meio de um sentimento bom, ela nos cura.

  78. Quero deixar aqui o meu agradecimento ao Instituto Videira pelo curso que realizei. O formato do curso, o poder fazer e pagar apenas o certificado e a credencial… foram fundamentais para que eu conseguisse conclui-lo e, com isso, realizar um sonho.
    Muito obrigada!

  79. Estou gostando muito do curso. O material disponibilizado é de excelente qualidade e atualizado de forma visível. Parabéns a IEVI.

  80. A proposta do curso está acima das minhas perspectivas. Excelente o material disposto aos alunos.

  81. Recomendo este curso. O programa está muito bem pensado e organizado. A plataforma é bem amigável e, sobre tudo, a orientação pelo zap é rápida e muito cordial. Estou feliz com meu certificado. Nào tive problemas para solicitar nem para pagar pois o soporte estava sempre disponível. Apenas conclui o pagamento me mandaram o certificado. Obrigada!

  82. O curso foi maravilhoso, parabéns um curso gratuito e instrutivo, já paguei meu certificado, já vou atuar na parte de psicanálise clínica holística, vou cadastrar meu certificado , agradeço muito a IEVI.

  83. Confesso que havia feito outro curso de psicanálise, contudo, senti ao término, uma sensação de pouquissímo conhecimento, até ao revisitar o material proposto para o estudo. Com o estudo realizado no IEVI, sinto-me desafiado a continuar estudando, contudo, com uma ótima visão, pelo material apresentado, que constitui-se muito rico, pela condução e distribuição de material e enfim, disposto a poder auxiliar aqueles que necessitam. Tenho muito a agradecer a este Curso de formação em Psicanálise e recomendar a que outros possam fazê-lo. Parabéns a todos e especialmente ao(s)mentor(es) que me acompanhou até esta conclusão!

  84. A psicanálise é uma abordagem intensa, que com o decorrer do tempo o paciente consegue transferir suas emoções ao terapeuta. Esse curso está me proporcionando fazer uma autoavaliação da minha vida.

  85. Olá, gostaria de fazer o curso, poderei atuar como psicanalista clínica? Gostaria de saber como faço o estágio supervisionado, se vocês nos colocam para fazer? Como é? Quero abrir meu consultório. Ninguém tá respondendo o WhatsApp.

  86. Excelente curso. Ótimo material. Bem objetivo e bastante rico em conteúdo. Parabéns à IEVI

  87. A psicanálise é uma profissão livre, reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (CBO – código 2515.50).

  88. Curso muito bom, com informações uteis e direcionadas para a formação em psicanálise clinica, além da forma didática ágil preconizado pela moderna pedagogia.
    Parabéns a equipe

  89. Boa tarde, meu nome é Laura, sou de Canoas/RS, estou começando o curso hoje, espero conseguir alcançar meus objetivos ao me matricular no curso, ou seja conhecer o pensamento freudiano.
    E sua aplicação no tratamento dos pacientes. Portanto, vamos começar..

  90. Eu amei esse curso rápido e muito produtivo, tenho certeza que vai agregar muito para meu trabalho como psicanalista.

  91. “Que a luz que nos guia , seja mais forte que a luz que nos cerca “

  92. FIZ O CURSO E SALVEI TODO MATERIAL É MUITO IMPORTANTE PARA LEITURA E TIRAR DUVIDAS, O CURSO É BEM COMPLETO PARA QUEM REALMENTE QUER FAZER PSICANÁLISE O MATERIAL E MUITO BOM.

  93. Muito bom o curso, espero poder ajudar muitas pessoas com o que aprendi.

  94. Após esses 2 cursos, o que será preciso para eu iniciar os atendimentos, poderia me ajudar nesse quesito.

  95. A psicanálise preocupa-se em entender como funciona a mente humana, partindo do princípio de que muitos dos processos psíquicos são inconscientes.

  96. Estou muito grata por ter tido a oportunidade de cursar psicanálise, pois sempre sonhei em me tornar um psicanalista. Minha paixão pela mente humana e pela filosofia do pensamento foi intensificada ao longo do curso. Fiquei positivamente surpreendido e amei cada momento dessa experiência.
    Gratidão a todos os colegas que estiveram comigo nessa jornada!

  97. Estou gostando muito do curso , me identifico com a psicanalise , espero fixar conhecimentos e evoluir nos estudos do comportamento humano que já é complexo, quando mais quando está em conflito

  98. Este curso foi um divisor de aguas para minha área de atuação, embora não vá utilizar para atender, esta me ajudando a entender melhor o comportamento humano e lidar melhor com as pessoas.

  99. Passei a me interessar por psicanálise desde quando eu ainda estava me graduando filosofia, até que finalmente eu conheci o IEVI , fiz a formação e já vou receber o meu certificado. Eu realmente precisava ter feito esse curso de psicanálise, ele possui um conteúdo muito importante.

  100. Sou estudante de psicologia, membro de N.A, estou começando o curso de psicanálise afim de me aprofundar para trabalhar com dependência química. Espero contar com a ajuda de vcs pra encarar esse desafio.

  101. Este curso tem sido a mola mestra no aprendizado do estudo do comportamento humano,tenho sim interesse em atendimento,quando houver possibilidade para tal!!!! Obrigada

  102. Para fazer o curso é necessário ter terminado o ensino médio? Qual é o valor do certificado?

  103. Estou amando esta oportunidade, Especialização em psicanálise é sempre muito caro, seletivos. Mesmo que não solicite o certificado ja estou satisfeita.

  104. É com grande alegria que, agora tenho certificação de algo que já atuava, na minha vida extra profissional e ministerial. Enfim, Psicanalista Clínico pela IEVI!

  105. Gostaria de agradecer profundamente pelo curso de psicanálise que concluí. Este aprendizado foi essencial para minha formação e enriquecerá minha prática profissional. Agradeço a todos os professores e colegas pelo apoio e pela sabedoria compartilhada. Estou animada para aplicar este conhecimento e continuar crescendo na psicanálise.

    Com gratidão,

    Maria Oliveira

  106. O curso aborda as 7 escolas da psicanálise ou 3 conforme escrito na ementa do curso?

  107. sim pela empresa ao contratalo , ou como um Proficional Prticular em sua empresa

  108. Muito bom o curso de formação em Psicanalise, parabéns ao IEVI pela Elaboração dos conteúdo na plataforma.
    Deus Abençoe.

  109. psicanalise clinica, maravilhoso, abre a visão da nossa mente para socorrer outras pessoas

  110. Gostei muito de fazer o curso. Foi muito bom, me deu uma excelente base. Pretendo fazer outros.

  111. Com este diploma com 800 horas posso também atender em escolas,creches e igrejas,e cobrar também.
    Ótimo curso,posso trabalhar em escolas estaduais e particulares?

  112. Sobre estágio gostaria de saber posso fazer também?Vou atuar para trabalhar obrigado, resposta por favor?

  113. Curso inenarrável, maravilhoso e inteligente as matriarca,de detrimento excelente.

  114. O meu desejo sempre foi fazer psicanálise eu estou amando espero mim superar das dificuldades q estou encontrando e terminar o meu curso é uma oportunidade única gratuita por isso é que devemos aproveitar bem ❤️‍🩹 curso

  115. No momento iniciando o capitulo 7 da interpretação dos sonhos, até agora aprendenso muito

    Obrigado aos organizadores

  116. Iniciei a pouco tempo, muito bom! Conteúdo objetivo e aprofundado. Parabéns!

  117. Estou feliz em concluir o curso mas acredito que foi o pontapé inicial pra aprofundar os estudos !! Parabéns pelo conteúdo do curso 😍😍

  118. Boa noite..

    Tem algum problema no site??

    Todas as avaliações já concluídas, estão aparecendo como puladas e estão sinalizando com “x” em vermelho..

    Quando tentei refazê-las, as respostas que marquei nas questões estão lá, marcadas em verde, confirmando que foram concluídas..

    Mais alguém passou por essa situação??

    Já entrei em contato via
    e-mail e whatsapp, relatando o ocorrido.. Estou aguardando um retorno do ievi.

    Se já ocorreu com alguém esse mesmo episódio, poderia por gentileza dizer se foi resolvido com rapidez??

    Não sei o motivo das avaliações concluídas, serem dadas como puladas..

  119. Boa tarde, conclui o curso, emiti o boleto de pagamento, paguei, estou esperando o certificado.
    quando será me enviado?

  120. Estou finalizando o curso e parabenizo pelo material e aulas. Foram momentos de muito aprendizado e de conhecimentos. Recomento!

  121. Boa tarde,
    Dentre os três cursos na área de psicanálise, (Formação em psicanálise Clínica, Integrativa e Análise e Supervisão) qual deve ser a sequência mais indicada para serem realizados?

  122. Hoje estou finalizando o curso… Mas, pretendo fazer vários cursos voltados para a Psicanálise…

  123. Eu gostaria de pegar a minha credencial e o certificado agora eu gostaria de saber como eu vou fazer isso porque eu não tô conseguindo entrar em contato o número de celular para mandar minhas fotos Como eu faço Entrar em contato com vocês

  124. O que acontece se eu não conseguir terminar o curso no prazo estipulado mesmo o prazo sendo longo?

  125. Olá boa noite , demorei muito p escolher um curso , vc gostou? Estou começando hoje , estou um pouco perdida rss

  126. Que este aprendizado sirva, para orientar e sempre poder direcionar, aqueles que hão de precisar de direcionamento…

    Aqui fica o meu juramento, de me empenhar para sempre poder colaborar para o bem estar do meu próximo, visando sempre melhorias e qualidade de vida para todos que precisarem.
    Obs: novas atitudes, visando novos resultados !

    Att, Marcos Oliveira.

  127. Olá, terminei o curso de psicanálise clínica e onde colocará ou envierei a foto para credencial ?

  128. Gostei bastante de fazer o curso o conteúdo é excelente parabéns aos idealizadores

  129. Sou Psicopedagogo e o curso de psicanálise com certeza agregará valores ao meu trabalho profissional. A linguagem do curso é acessível e que facilita o aprendizado. Parabenizo ao Instituto educacional Videira pela excelente difusão da psicanálise.

  130. Finalizei o curso, muito bom, consegui aprender muito.
    Retirei meu certificado certinho.
    Agora só estou aguardando a carteirinha (funcional)
    Obrigado IEVI por nós proporcionar estes cursos.

  131. A imagem pessoal, e a constituição do EU, são processos complexos que envolve a interação entre fatores internos e externos. Visto que, a teoria psicanalítica e a psicologia social oferecem perspectivas e a constituição do EU se formam e se relacionam, que segundo Freud, o EU é formado a partir da interação entre o ID, o ego e superego.

  132. Amei estou amando muito fazer esse curso para a glória de Deus. Será mais uma ferramenta de uma profissão para o atendimento de pessoas.

  133. “O curso de Formação em Psicanálise Clínica do IEVi é simplesmente incrível!

    A didática é clara, acessível e profundamente enriquecedora, perfeita tanto para iniciantes quanto para quem já tem algum conhecimento na área. Os materiais disponibilizados – como videoaulas, e-books e estudos de caso – são de alta qualidade e realmente facilitam o aprendizado.

    O que mais me impressionou foi a flexibilidade do curso, que permite estudar no meu próprio ritmo, sem perder o rigor teórico. Além disso, o suporte da equipe e a interação com outros alunos criam uma experiência muito acolhedora e estimulante.

    O conteúdo abrange desde os fundamentos freudianos até abordagens contemporâneas, proporcionando uma visão ampla e atualizada da psicanálise. O certificado, reconhecido pela instituição, é um grande diferencial para quem deseja aplicar esses conhecimentos em sua carreira ou vida pessoal.

    Recomendo muito para quem busca uma formação séria, prática e transformadora em psicanálise. Parabéns ao IEVi por oferecer um curso tão completo e inspirador!”

  134. Estou gostando muito do curso, espero obter um bom aprendizado e pôr em pratica todo que aprenderei.

  135. Olá, boa noite. Gostaria de saber quanto tempo tenho que passar em cada aula pra eu terminar em 800 horas? estou um pouco perdida nas aulas.

  136. Confesso que sou tímida para interagir, mas vou tentar participar com satisfação. Agradeço a oportunidade!

  137. Estou super feliz, em fazer parte ,da família videira ,a paz de Cristo a todos ,professores e alunos do curso de psicanálise clínica,Deus abençoe a todos,, moro no RJ, Campo Grande shalom Adônis.

  138. Sempre tive o desejo de estudar a Psicanalise por achar uma porta aberta para auxiliar pessoas que estão precisando de ter ter uma vida mais tranquila, e o curso que a IEVI oferece é excelente, a metodologia e a estrutura torna o curso excelente.

  139. Acabo de finalizar o curso e estou muito feliz com essa conquista. Sem dúvidas, esse curso foi um divisor de águas na minha vida e a IEVI que nos proporcionou acessar esse conteúdo tão rico de uma forma tão acessível. Meu eterno agradecimento! 🙏🏻

  140. Este curso está maravilhoso,muito bem explicado e o material de apoio excelente

  141. Bom dia !
    Alguma experiência de alguém que terminou o curso e ja está atendendo ? Como faço?

  142. Estou gostando muito, achando bem interessante. Fiz cursos livres de poder da mente, etc, mas estou gostando dessa abordagem com mais respaldos acadêmicos.

  143. João Rodrigues dos Santos 23/10/25
    Psicologia: psicanálise

    A psicanálise teve origem no fim do século XIX, partir dos trabalhos do neurologista Freud que apresentou uma concepção do sujeito.

  144. Você conseguiu pegar o certificado? Conclui o curso com uma boa nota de aprovação, porém nao estou conseguindo pegar o certificado. Ja tentei e o dinheiro volta e eu sigo sem o certificado. Uma pena pq o curso foi maravilhoso, mas eu preciso do certificado porém n sei como proceder

  145. Este é realmente um curso super completo, aborda a Piscanálise de uma forma bem explicativa, eu recomendo a todos que procuram conhecimento.

  146. Percebo que a psicanálise não é apenas uma área de estudo, mas uma verdadeira filosofia de vida que incentiva a reflexão constante e a escuta interna. A combinação do material didático com a orientação para a importância da análise pessoal, torna este curso indispensável para quem busca uma transformação interna genuína, e não apenas um diploma

  147. Gostei do curso. Conteúdos relevantes e bem esplicados. A didática é simples e os módulos são fáceis de estudar.
    Concluído. Agora, aguardando o certificado e a credencial.
    Assim que eu receber, postarei aqui.

  148. Segunda Fred a psicanalise leva a pessoa a melhor intender o consciente e o inconsciente

  149. Acabei de finalizar o curso de piscanase estou muito satisfeito e feliz e agradecido

  150. Com este diproma e aprendizado tenho condições de ajudar
    Muitos asim como fui ajudado por minha terapeuta Suzana. Agradeço a Deus por ter encontrado uma pessoa uma profissional como ela que na hora que mais precisei ela mim ajudou .minha gratidão terapeuta Suzana

  151. Hoje, termino o meu curso de Psicanálise Clinica. Meus agradecimentos ao Instituto Educacional Videira.
    Farei do aprendizado aqui concluído, uma porta de entrada para novos cursos e continuidade do aprendizado.
    Gratidão à toda Equipe IEVI!

  152. Não consigo fazer o pix ! Pode enviar código para eu realizar o pagamento

  153. Já sou terapeuta! Esse curso de psicanalista vai me ajudar bastante

  154. Olá! Para realizar o pagamento, é necessário primeiro se matricular no curso. Acesse a página do curso desejado e clique no botão “Matrícula”. Em seguida, você será direcionado para a etapa de pagamento, onde poderá escolher a opção Cartão, Boleto ou PIX e gerar automaticamente o código ou QR Code para pagamento.

    Caso continue encontrando dificuldades entre em contato com o suporte através do WhatsApp: 11 966584172.

  155. Olá! Será um prazer tê-lo conosco.
    Para realizar sua matrícula, clique no botão “Matrícula”. Em seguida, siga as instruções para concluir o cadastro e efetuar o pagamento.
    Após a confirmação do pagamento, o acesso ao curso será liberado automaticamente.
    Caso tenha qualquer dúvida durante o processo, estamos à disposição para ajudar.
    Att,
    IEVI

  156. Muito obrigado pela sua mensagem! 😊

    Parabéns pela conclusão do Curso de Psicanálise Clínica. Ficamos felizes em saber que o IEVI fez parte da sua jornada de aprendizado.

    Agradecemos pela confiança e desejamos muito sucesso em sua trajetória. Será um prazer tê-la conosco em novos cursos e formações.

    Gratidão por fazer parte da comunidade IEVI! 🌿

  157. Boa noite! Eu cliquei em finalizar e ficou faltando o último módulo. E não consigo comprar o curso de novo para fazer o último módulo. Como proceder?

Os comentários estão fechados.