-
A Origem da Psicanálise
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Identificar o contexto no qual Sigmund Freud desenvolveu a Psicanálise. Reconhecer os conceitos de consciente, inconsciente e sublimação. Relacionar a Psicanálise à sociedade e à cultura.
-
Princípios da Imagem Pessoal
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Definir imagem e constituição do eu a partir da teoria psicanalítica. Explicar a imagem e a representação social do eu a partir da psicologia social. Relacionar corpo com identificação e imagem, com foco nos princípios da psicanálise para a constituição psíquica e existencial do sujeito.
-
Conceito do Eu e da Personalidade
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer o processo de constituição do eu a partir dos estudos freudianos. Definir personalidade e psicanálise. Identificar as principais características do id, do ego e do superego.
-
Escolas da Psicologia: Psicanálise e Behaviorismo
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Conceituar psicanálise com base nos trabalhos de Freud, Melanie Klein e Lacan. Definir behaviorismo. Descrever a natureza experimental do behaviorismo.
-
Literatura, Psicanálise e Filosofia
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Descrever a relação entre Literatura, Psicanálise e Filosofia. Reconhecer os limites da Filosofia e da Psicanálise em relação à estética literária. Interpretar obras literárias sob o viés psicanalítico e filosófico.
-
O Ego e os Mecanismos de Defesa
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Definir ego e as funções do ego segundo a psicanálise freudiana. Descrever os mecanismos de defesa. Explicar como se dá a identificação para inserção do sujeito em um grupo a partir de sua constituição psíquica e social.
-
Relação Compreensiva e a Relação com o Real
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Apresentar os registros do imaginário, simbólico e real do campo da Psicanálise. Relacionar os três paradigmas da imagem com os registros da Psicanálise. Interpretar a imagem como representação ou aproximação do real.
-
Principais Matrizes Teóricas da Psicologia Social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Identificar as representações coletivas de Durkheim, mentalidades primitivas de Lévy e as representações de Moscovici. Analisar as influências psicanalíticas, como a teoria das massas de Sigmund Freud e o inconsciente coletivo de Carl Gustav Jung. Reconhecer a dimensão empírica e raízes metodológicas da psicologia social psicológica, psicologia social sociológica e psicologia social crítica.
-
CERTIFICADO

Segundo Freud, o inconsciente é a parte mais importante da nossa mente.
Os três mecanismo trabalham juntos para não haver uma falha humana, ou seja para que o ser humano não cometa erros
graves não aceitos pelo o grupo social.
O inconsciente é como uma areia movediça , o acesso ao inconsciente é uma chave para resolver transtornos mentais .
O inconsciente é como um HD que armazenou experiências quais quer que sejam foram processadas e arquivadas, chegam momentos em que alguma memória perdida chega do nada e aí pode nos levar a situações difíceis.
Concordo plenamente
Bom dia!Eu já estive nessa processo!É ruim demais!
Uma música por exemplo pode marcar acontecimentos vivídos,que ao ser tocada em algum lugar leva o indivíduo a recordar o momento exato da vivência do(s) fato(s).
O inconsciente é um espaço reservado que de vez em outra nos traz alguma lembrança que nos faz sentir medo ou ficamos confusos.
O Ego pode-se dizer que é a parte mais consciente, tem a ação de ponderar o desejos do ID se de fato podem ser realizados seus desejos, tem a finalidade de preservação. É o que faz a ponte entre a realidade externa e pontual. O Superego tem a ação de repressão, ou seja, tem a ação de preservar o que é aceito moralmente.,
A mente, é um eterno campo de pesquisa e mistério, Freud criou e levantou véu construiu ferramentas que vem ajudando ao longo do tempo, e tornando as dores da alma que são profundas mais tolerável. É no ego núcleo da personalidade se encontra as raises dos problemas. quando a harmonia do ID, Ego e Superego são quebradas
Pensei o mesmo, o Ego é o equilíbrio, mas é o que precisa trabalhar para que não seja enquadrado também em um sistema moral pronto.
Freud percebeu que o inconsciente tem suas leis próprias e seu modo de agir, muitas vezes independente do individuo
Verdade,mas deve ser trabalhado, para evitar conflitos
Quando o individuo consegue organizar seus pensamentos, ações e valores ele também consegue identificar o qual parte está dominando no momento o id, ego ou o superego.
Por isso é necessário se conhecer e superar os traumas! Causado pelo momentos da vida!
Sim, mas há muitos mistério ainda.
O inconsciente é a parte que registra todas nossas memórias,sejam boas ou ruins , traumaticas e dolorosas
Se a pessoa deixar ser levada pelo id ela sempre terá atitudes sem pensar, mas o ego a alerta para não cometer tais atos
Freud mostrou a sociedade que o psíquico humano é formado por três partes que se refere ao mundo interior do inconsciente onde são guardadas as lembranças boas e ruins.
De acordo com Freud a Psicanalise está no inconciente de cada individuo e ela é de suma importância para a descoberta de muitas emoções que causam doenças nas pessoas e sem falar que através dela podemos abordar os mais diferentes comportamentos de uma pessoa idependente da faixa etária.
Ter conhecimento da teoria freudiana possibilita entender o porque agimos como agimos.
É no inconsciente que os lixos emocionais se depositam , gerando angústias, traumas e problemas emocionais
Observei também que a primeira teoria do aparelho psíquico é formada por três partes : consciência, pre consciência,e inconsciente se os três não trabalharem juntos é daí que pode surgir as neuroses!
Segundo Freud o inconsciente é a parte mais importante da nossa mente! Tem suas leis próprias, por ser a parte que registra todas as nossas memórias é muito impórtante para nós conhecermos as nossas dores.
O id seria a parte inresponsavel das decisões humana, já o ego e superego é o equilíbrio entre o fazer o certo ou não.
A teoria psicanalista leva o homem a auto se conhecer , assim ele terá mais facilidade e amadurecimento para lidar com seu problema , mesmo os ocultos .
O inconsciente age conforme a suas experiências vividas como traumas , cada indivíduo tem uma maneira de agir conforme o que passou . Esse mecanismo é de defesa onde fica armazenados experiência.
Os traumas gravado no inconsciente nortea a vida do indivíduo influenciado ele nas suas relações e escolhas
Incrível o funcionamento do aparelho psíquico quando nos protege com esquecimento de dores insuportáveis.
Ego, a ponte com a realidade externa e atual.
Sim o ego e uma realidade muito atual .
Id,ego,superego.amo essa matéria
O EGO E RESPONSÁVEL PELA DIFERENCIAÇÃO QUE O INDIVÍDUO É CAPAZ DE REALIZAR,ENTRE SEUS PRÓPRIOS PROCESSOS INTERIORES E REALIDADE QUE SE LHE APRESENTA.
O inconsciente tem algo importante
ID: representa a personalidade. “identidade” que é totalmente inconsciente onde esconde nossos pensamentos.
O aparelho psiquico deve estar sempre em constante interaçao é uma logica propria de de agir independente de cada individuo
O aparelho psiquico deve estar sempre em constante interaçao
o inconsciente tem suas leis proprias de agir diferentemente de cada individuo
Na verdade o inconsciente ele e um lugar q armazena ,coisas q muitas vezes não temos controle .
Ego ,a ponte com a realidade,que tenha uma consistência de uma ação do superego.
O ego pode inconscientemente despertar uma ação de superação que venha aniquilar o superego evitando tragédias inconscientes.
As vezes a dificuldade para se viver melhor, pode estar relacionada a resistência do Ego para se defender dos desejos do Id do individuo.
O inconsciente onde está guardado coisas além de nosso entendimento.
Teoria Freudiana é sem dúvida o grande norte para as gerações.
O psiquismo humano tem que estar em interação.
Ego e superego a uma diferença ,e isto faz que estudemos mais ainda.
A base de uma vida equilibrada consiste no equilibrio dos três componentes do aparelho psiquico.
Teoria do Aparelho Psíquico,traz inúmeros benefícios qd andam em Armonia c seus 3 componentes.
Muito interessante!
Adorando o conteúdo
O conhecimento nos libertar..
Três ricas funconalidades do aparelho psíquico:
ID: Contraria as normas afim de realizar seu desejo é se limitando a consequências.
Ego: O sensato, pensa e avalia como agir.
Superego: Trabalha com a proteção, afim, de conservar o que é aceito.
Nos leva a compreensão, de como é formado o nosso psíquico. Funcionamos como uma CPU onde tudo fica armazenado mas que através de algo impactante, nos faz relembrar tudo.
Como é interessante o conceito cada um dessas funcionalidades do aparelho psíquico
Muito bom amei.
O consciente é o local onde residem os conteúdos que temos consciência que existem.
O inconsciente, local não físico. Nele estão guardadas todas as lembranças boas e más.
0 inconsciente e um cofre de ideias positivas ou negativas nao solucionadas
A composição do individuo pelo ID, EGO e SUPEREGO como composição do sujeito.
o inconciente é muito importante
O ego é responsável por nos confrontar a fim de evitar que demos vazão aos nossos instintos mais primitivos.
o ego é uma peça chave no desenvolvimento da maturidade do nosso sistema do pensamento para termos a ótica na nossa vida
E como se fosse um arquivo de computador com varias pastas de acontecimentos e situações e temores e fobias e lembranças boas e ruins vivas a ponto de entrar em sena a qualquer momento num estalar de dedos o psique reage
A mente comanda o corpo através do eu e Direciona o corpo em um alvo através de um posicionamento.
É pela psicanálise que podemos compreender o mundo interior e exterior o ego e superego humano, consciência e inconsciência.
Estudei esse tema durante o magistério, muito bom revê-lo!!
Na teoria da autonomia aprendemos que não podemos subestimar a capacidade psíquica de cada indivíduo.
SUPEREGO, COM ESTE TEMOSQUE TER CUIDADO.
As teoria desenvolvida por Freud demostrou a estrutura funcional do aparelho psíquico, revolucionando a maneira de entendemos os transtornos psicológico do nosso ser.
Prossigamos
A interação com o aparelho psiquico é muito importante.
Formidável a exposição e a descoberta de Freud sobre o aparelho psíquico, id, ego e superego.
Id parece um motorista que quer fazer suas próprias regras, o ego é o motorista centrado que pensa antes de fazer e o superego avalia as decisões mais acertivas.
Impressionante a estrutura da psique. É uma base para a análise
Id identidade nossa personalidade conciente razao sabemos oq estamos fazendo, Ego responsavel pelo equilibro de fazer ou nao a coisa certa ou errada, Superego atingido faz ter osentimento de culpa.
O nosso inconsciente tem leis e uma logica propria de agir , e muito interessante , prosseguimos .
O ego e responsável por mover uma ação negociadora e consciente..
Interessante o equilíbrio que há nos 3 mecanismo, isso nos torna mais sábios na tomada de decisões, com a avaliação das nossas ações.
As três partes descobertas por Freud são essenciais para explicar nossas mazelas emocionais .
Na primeira teoria foi : inconsciente, pre- consciente, consciente.
Na segunda teoria foram: Id,ego,superego
Aoa entender a complexa mente humana consiguiremos ter uma luz para uma ci]onvivencia mais justa
Excelente material, muy contento con el contenido.
EXCELENTE TEORIAS DE FREUD SUAS EXPLANAÇÕES
SÕO CLARAS E OBJETIVAS PRINCIPALMENTE EM RE/
LAÇÃO AO APARELHO PSIQUÍCO.
Freud ao desenvolver sua teoria sobre o id o ego e o super ego contribuiu para uma melhor compreensão do indivíduo como pessoa, como um ser que enfrenta dificuldades em suas relações sociais que precisam ser vistas e entendidas para possibilitar um bem estar.
A estrutra psíquica descoberta por Freud é fascinante, pois nos revela como se dá a formação do pensamento humano, quais são os componentes que nos ajudam a viver da forma saudável e equilibrada, aceita pela sociedade. Resumindo: ID: desejo egoista ; EGO: ponte para a realidade, o mediador do bom senso; SUPEREGO: é o carrasco que pune o que não é moralmente aceito.
excelente material, ótimo para estudo.
Os transtornos mentais são armazenados no inconciente ou nada a ver? Estou iniciando gostaria de saber.
Ótimo material.
Já havia tido noções sobre o trabalho de Freud. Mas, percebo nesse curso uma profundidade e seriedade maiores.
Freud faz uma divisão bem interessante do problema da psique humana, ele fala de três situações que estão de algum modo exercendo pressões diversas sobre a vida humana. Contudo, a cura para tais distúrbios são fundamentadas na base da teoria e não das possibilidades, talvez por se entender que cada pessoa é um ser individual e peculiar, e as influências do psíquico respondem de forma diferente. Mas, foi um grande salto para se buscar mais conhecimento sobre a vida humana e sua complexidade.
Acredito que esses três elementos psíquicos ,Id, Ego e Superego nortearam o estudo de Freud, revelando a complexidade do nosso aparelho psíquico. O Id realiza os desejos sem pensar nas consequências agindo no impulso. O Ego é o lado racional que analise as ações do ID e vê se tem coerência, já o Superego teme pelas consequências talvez seja uma forma de proteção , Instinto/mecanismo de defesa de repressão com a finalidade de preservação do lado moral.
Essa estrutura psíquica descoberta por Freud é maravilhosa, nos permite uma fácil compreensao da funcionalidade do nosso aparelho psíquico.
A nossa mente quer realizar seus desejos, não importando com a punição que sofremos por nossas ações , o nosso consciente tem sua própria maneira de agir .
Imagine qual seria o estrago causado quando o Id domina a mente
A maioria de nossos problemas são causados pelo afloramento do ID.
Esses três mecanismo de defesa , tem que estar em plena conexão, pra termos uma vida equilibrada, sendo que não existe um ser tão perfeito a ponte de ter total equilíbrio, acho.
O aparelho psíquico, na concepção de Freud, é constituído pelo Ego, Id e Superego. A interação entre estas instâncias revelam a complexidade humana.
O incrível é que o ser humano é rico no tridimensional: espírito, alma e corpo / inteligência: espiritual, emocional, intelectual…
Esta sendo gratificante,poder entender um pouco do funcionamento psiquico,compreender como nós temos um funcionamento complexo
Freud estudou o aparelho psíquico numa primeira concepção ele chamou de consciente , pré-consciente e inconsciente.
– No Consciente estaria as informações relacionadas ao mundo externo e interno, “pensadas ou percebidas e processadas”.
– No pré-consciente reside os conteúdos da consciência, que podem não estar presentes, mas podem ser utilizados pelo psiquismo sem grande esforço, essa instância encontra-se de forma inermediária entre o consciente e o inconsciente.
– Já o inconsciente, armazena os conteúdos da memória e lembranças não acessíveis pela consciência, regido por suas próprias leis de funcionamento busca de forma instintiva o prazer e a satisfação do corpo, tendo seus impulsos contidos pelos mecanísmos de defesa para ivitar a auto-aniquilação.
A mente humana é simplesmente fascinante!
Excelente material
Vejo que Freud revela em seus estudos, que o ser humano é tridimensional: Id, Ego e SuperEgo. Há mais mistérios na complexidade do ser individuo. Hora está bem, e dentre instante se encontra baixa estima. Acredito que quanto ao conhecimento intrapessoal da identidade SER pessoa, diz sobre a missão de ser pessoa, Valores de ser pessoa, princípios de ser pessoa, visão de ser pessoa. Alinhamento do Aparelho psíquico, desenvolvido por Freud pode contribuir muito no fomentar das aptidões, conhecimento, habilidades, espontaneidade, senso de julgamento e acoplados na atitude de fazer acontecer do ser, com o desenvolvimento dos recursos humanos. É o que pensar em sua alma, assim é.
O inconsciênte comanda parte de nossas atitudes, por isso é uma das partes mais importantes já que inflencia tanto nas tomadas de decisões
A mente humana é simplesmente fantástica!
Id, O Ego e o superego, estabelece em nossa mente, o estado, de comportamento de como agir em circunstância, traumáticas, difíceis, ameaçadoras, sensíveis, e por ai a fora. É justamente nesse momento que aquilo que está mais fragilizado em mim é que irá se manifestar. A verdadeira mistura de fazer não fazer se fazer, como fazer e porque fazer? tudo leva o indivíduo a ficar a mercê do meio e é o meio que lhe estabelece, e também interfere pelas ações de seu consciente e inconsciente. E nos mostra como a própria natureza humana se preserva de certa forma da própria destruição. Sendo ela classificada de certa ou errada.
Quando o ser humano aprender a deixar ir as memórias de dor, de medo etc ele será realmente feliz.
O inconsciente recalca os sentimentos de culpa, angustia, tudo que moralmente não é aceito.
Se conhecer nos leva a uma saúde emocional.
O SUPEREGO é a última estância do aparelho psíquico mental, tem como função censurar os impulsos do ID, sobre atividades e pensamento do EGO. Essas censura e identificada pelo EGO por um pequeno sinal de angústia.
Nosso inconsciente armazena coisas negativas e positivas. Que pode nos causar sofrimentos.
Não temos controles. Os três juntos complementando um ao outro…lindo
Entendi que nosso maior desafio e o inconsciente.
realmente conhecer nossa mente é algo interessante
O ego intermedia o IG e o Superego, o que pode gerar conflitos no interior da personalidade humana, pois ele tem a função de adiar a satisfação do imediatismo exigida pelo id e confronta-se com a moralidade do superego.
Não tem como negar que maior parte das nossas escolha e ações são movidas pelo o nosso inconsciente, por isso é necessário que não nos deixemos nos levar pelo os desejos e impulsos do ID, o ego é o elemento mais consciente do aparelho psíquico, Freud sensato e assertivo nos seus estudos, trouxe uma brilhante descoberta para a humanidade no campo do estudo e para a terapia da mente.
Gosto de traduzir que nossa mente baseada na teoria de Freud é como um labirinto cheio de portas, o inconsciente é uma porta de cor diferente pra onde varremos coisas das quais não conseguimos lidar, traumas, desejos obscuros entre outros, dentro desse labirinto que é a mente para cada portinha fechada (resolvida) existe outra que se abre (situações ou fatos a se resolver)
O Ego keva o individuo a uma reflexao ponderada, nao deixando que façamos algo que va nos levar ao arrependimento daqui a pouco
O ID quer fazer, nao importanto com as consequencias, porem entra o EGO E SUPEREGOque tem o seu proprio controle , acabando pir cobtrolar o ID evitando danos maiores. Esse mecanismo de defesa que e o superego entra em açao tendo como objetivo preservar o ondividuo levando-o ao raciocinio logico da situaçao
Freud, buscou nos seus mais profundos estudos descobrir no homem sua real manifestação quando abordou a sua interpretação, sobre o sonho. Quando volta a nossa vinda ao mundo ou seja ao nascer ele traz consigo duas vertentes; como refere Feres: Estado de desamparo motor, fragilidade física, e desamparo psíquico. Nesse processo ele quer fazer um caminho que irá acompanhar o Individuo desde nascimento até sua idade madura. E dentro desse processo ele vai identificando sentimentos que buscamos controlar mas que na maioria das vezes foge ao nosso controle.
Freud foi um gênio dentro dessa área ,ao fazer esse aparelho ID,ego e superego para solucionar o psíquico do ser humano ,muita interessante
Fortalecer o intermediador, pode ser um belo passo para equilíbrio.
Os três estão sempre juntos!
considero Freud um gênio, digno de toda admiração. Estudar a mente humana não é fácil.
Ambos devem ser trabalhados.
O ego é a parte consciente, responsável por interpretar a realidade ,memória, emoções e percepção-relação do individuo com o meioe mediador entre o ID e superego.
O ego tem uma ação movida pela necessidade de autopreservação.
Na Teoria de Freud ele faz uma divisão bem interessante sobre a psique humana
Ambos caminham juntos. Sendo que o Id age pela emoção e o Ego pela razão.
Id é a parte do aparelho psíquico regida pelo desejo sem censuras.
O Id é inconsciente e predomina sob o Ego e Superego.
Freud nos trouxe um clara observação do incociente com equilíbrio e harmonia do ego e super ego .
Nossa muito interessante!!!
Vimos sobre o Id Ego e Superego
Quando não temos o conhecimento de nós mesmos e o domínio o ide verdadeiramente predomina sobre o ego e superego
O ide age de forma irracional pelo que entendi ;trazendo impulsividade nocivas já o ego e o super ego reflete agindo de forma a evitar esses desgastes .
O texto fala sobre a “primeira teoria de Freud” e o infográfico tem como título “A Segunda Teoria de Freud”.
Muito a interessante e funcional está área do saber, a Psicanálise.
A parte mais importante da nossa mente é chamada de inconsciente segundo Freud. Nessa abordagem nós revela uma clara observação do inconsciente com a juncao do equilíbrio harmônico do (ego e o super ego ).muito bom essa visão do Freud
O inconsciente é onde guardamos as lembranças boas e ruins. Ele não sabe o que é passado,presente e nem futuro.
O inconsciente é movido por leis próprias, e Freud também descobriu que o aparelho psíquico é dividido em 3 componentes:ID,EGO e SUPEREGO.
Psique, é o nome dado ao método estrutural proposto por Freud. Primeiramente foi dividido em inconsciente, pré-consciente e consciente, o que posteriormente foi modificado e dividido em três elementos que unidos trabalham nas ações e reações, o Id, Ego e Superego
podemos conhecer isso como memoria de curto e longo prazo? ou não tem nada haver?
ter uma compreensão do id, ego e superego, é fundamental para uma vida equilibrada ou até mesmo sanar possíveis sentimentos destrutíveis.
O ID é como uma criança mimada. Princípio do prazer. Estrutura original da personalidade. Caótico/ desorganizado/ sem forma. Instinto selvagens/desejos contraditórios/ sem lógica. Onde está o inconsciente e onde há as funções de vida e morte.
O ego trata do princípio da realidade. Estrutura da personalidade que se forma a partir do ID. Procura atender e aplacar as exigências do ID. Lógico e racional.
Superego é o “juiz”. Estrutura que surge a partir do ego. Livre das pressões do ide e do ego. Transmite aquilo que os pais passam: julgamentos, valores e tradições.
Boa noite , entendo a plataforma , vamos voar e aprender .
Freud trata os traumas, medos através do inconsciente.
A Psicanálise nos dá subsídios para o autoconhecimento dos conteúdos inconscientes arquivados em mossa memória.
O inconsciente dirige nossas atitudes
O inconsciente se dirige a sentimentos, pensamentos E impulsos e memórias que estão fora da percepção do consciente.
O EGO TEM UMA ATO DE AUTOPRESERVAÇÃO, LIGADO AO RACIONAL E AÇÃO.
Nos dias atuais o sentimento de culpa pelo superego,está cada vez mais aflorados devido ao consumismo e individamento que cerca a população,causando ansiedade e contribuíndo para o aumento de sofrimento.
Como é importante cada coisa o impeto do id leva o ser humano a fazer coisas impensadas mas graças ao ego e o superego temos a chance de reverter pensamentos que pode levar a consequências inimagináveis
Sendo o inconsciente um local não físico, em que não há distinção de presente passado e futuro, ele age no abstrato da consciência, ali estão armazenados guardados as boas e as más lembranças, neste ponto que acontecem os transtornos psicológicos, que precisam ser tratados com uma análise psicanalítica bem elaborada e poder tratar o trauma ou transtorno. Lembrando que o inconsciente tem suas leis próprias de ação, que independe do individuo, ou seja ele não controla.
Muito importante estes três elementos ID, EGO e SUPER EGO. Eles formam o equilíbrio fundamental para nossas ações.
Na verdade, percebe-se que o inconsciente tem seus próprios impulsos, independente da vontade humana. O ego e superego, são os gatilhos que refreiam estes impulsos.
Ego é o aspecto racional da personalidade. Ele é responsável pelo controle das pulsões, servindo como mediador e facilitador da interação entre o Id e as circunstâncias do mundo externo.
Superego é o componente moral da mente humana. Com isso, ele representa os valores da sociedade
ID, Ego e Superego deve estar em plena interação para haver equilíbrio
O ego, pois com suas características momentâneas e inconscientes podem levar o indivíduo a vislumbrar situações que na realidade não existem.
Sigmund Freud desenvolveu e aprofundou a teoria sobre o Insconsciente. Que são divididos em 3 componentes, Id, Ego e Superego.
Id : se encontra os desejos primitivos.
Ego : as ações de reflexão e ponderação.
Superego : o que é aceito moralmente.
Consciente espaço que sabemos o que existe sem mecanismo de defesa e inconsciente espaço que guardamos o que é abstraído da consciência … as boas e más lembranças dando a ele o poder de dirigir nossas percepções…Ego é responsável por perceber se devê ou não realizar o desejo do ID Superego : responsável por preservar a moral e a mente estes três tem uma forte importância nas nossas ações
ok
Ateoria sobre o inconciete e sobre o aparelhou psiquico revolucionou a maneira de se entender os transtornos.
A teoria da psicanalise tem como objeto o inconsciente que seria tudo oque esta fora do alcance da consciência, isto e, a procura pelas raízes do comportamento humano nas motivações e nos conflitos inconscientes, ou seja, tornar o inconsciente consciente.
Numa tentativa de compreender o ser humana integral, Freud utilizou a ideia de um ser composto de três elementos (Id, Ego e superego) de maneira que possibilitou a elaboração do conceito de inconsciente se contra pondo a consciência. Lembrando ainda, que a consciência é composta pelo domínio dos próprios atos. Já a inconsciência ultrapassa a dimenção material do ser.
O Inconsciente é atemporal, se não for tratado o sintoma ou trauma, o indivíduo estará sempre numa compulsão/ repetição.
Ok, já têm muitas respostas satisfatórias
As descobertas de Freud foram importantíssimas para a evolução psíquica da humanidade.
Para Freud “O eu não é senhor da própria morada”
Achei muito interessante como o Ego atua nessa situação.
Vou apenas concordar com tudo o que já foi dito aqui para não ser repetitivo.
Show!
Nossa, nunca pensei que a nossa mente tem um mecanismo para frear nossas ações.
Na pratica, somos dominados pelo inconsciente. Mesmo querendo agir de modo racional, algumas vees, não damos conta. Nao basta querer, alguns bloqueios (traumas, memorias, vivencias) nos impedem de agir e realiar determinadas atividades.
O ID, ego e superego trabalham juntos na criação de um comportamento. O id cria as situações, o ego acrescenta as necessidades da realidade e o superego acrescenta a moral à ação que é tomada.
O superego é a ultima iminência do aparelho mental, tem como uma função de organiza-se
Creio que nossas emoções fiquem guardadas no inconsciente, uma vez que conscientemente nem sempre nos lembramos de algo marcante que possa inibir ou extravasar determinados traumas ou desequilíbrios emocionais pontuais.
guardar algo que nos fez mal direcionar no inconsciente as vezes precisamos lidar com algo que nos decepcionar
Quantas vezes atuamos na vida apenas impulsionados pelos nossos mecanismos mentais.
Obrigado
A psiquê humana e estruturada a partir das dinâmicas criadas entre o id, o ego e o superego. Apesar de cada dimensão ter suas características próprias, como o id que dá vazão ao desejo ou o ego que reprime ou racalca esse desejo e o superego que é responsável por qualificar esse desejo, todas essas dimensões de forma dinâmica regem o comportamento humano.
É necessário que haja equilíbrio, harmonia e constante interação na estrutura do campo psíquico para que não ocorram dores, culpas e traumas indesejados. Id, Ego e Superego trabalhando em harmonia para que haja uma vida saudável. Imensurável contribuição de Freud
O Id faz a pessoa agir instintivamente; já o Ego e o Superego agem para evitar que essa atitude não o prejudique.
FREUD APRESENTA A ESTRUTURA DO APARELHO PSÍQUICO
Três estruturas do equilíbrio funcional .
O Id é a fonte da energia psíquica e representa nossos desejos e anseio , pois já nascemos com ele.
O Ego se desenvolve a partir do Id e tem a finalidade de tomar nossos impulsos afetivos como base da nossa realidade .
E o Superego é a a estrutura moral da mente humana , ele age conforme os valores e princípios da sociedade em que vivemos.
FREUD APRESENTA A ESTRUTURA DO APARELHO PSÍQUICO
O Id é a fonte da energia psíquica e representa nossos desejos e anseio , pois já nascemos com ele.
O Ego se desenvolve a partir do Id e tem a finalidade de tomar nossos impulsos afetivos como base da nossa realidade .
E o Superego é a a estrutura moral da mente humana , ele age conforme os valores e princípios da sociedade em que vivemos.
O inconsciente é a parte que fica oculta no ego e superego
O inconsciente penetra na cultura ocidental e na ciência
O Id é como uma criança em seu estado mais primitivo. Se concentra apenas em satisfazer seus próprios desejos e impulsos. Não pondera e nem avalia. Nele, estão os impulsos do instinto.
O Ego, se parece com o educador de uma criança. Ele a orienta e impede de realizar seus impulsos infantis primitivos. Se ela quer colocar o dedo na tomada ou morder o amiguinho, lá está o Ego para frear esse impulso.
Já o Superego é o “castigo.” É aquilo que entra em ação para fazer com que o ato moralmente errado da criança não se repita. Gera o sentimento de culpa.
Estou começando os estudos agora e acredito que vou conseguir melhorar minha questões pessoais com o curso. Amando.
Concordo com o que foi dito
Com a investigação sistemática sobre o comportamento Sigmund Freud criou a Psicanalise, caracterizando a interpretação que busca significado oculto naquilo que é manifesto por meios de ações e palavras, produções imaginárias, sonhos, delírios, associações livres e atos falhos. Distinguiu três sistemas: O Inconsciente, pré consciente e consciente
Freud percebeu que o inconsciente é movido por leis que independe do indivíduo.
Como iniciante acho que e muito importante para mim, estes questionamentos.
Na criação do aparelho psíquico por FREUD, ele encontrou entendimento inerente ao que despertou seu estudo, na inconsciência …
Excelente explicação!
O id é responsável pelos nossos desejos tem a noção de repreensão ou acerto.
O ego é responsável pela ação do desejo proveniente do id.
O superego surge como o mecanismo de defesa ,leva o indivíduo a ter o sentimento de culpa.
Os componentes da personalidade humana: ID, EGO e SUPEREGO são responsáveis pela interação para que sejam evitados os estados dolorosos.
Maravilhoso entendimento de Freud.
Segundo Freud nosso aparelho psiquico é composto por 3 unidades o id parte incosnsiente, ego que faz a manutenção entre o subcosnsiente e consciente de maneira a preservar o individuo e o ego que seria responsável pela culpa que o individuo sente .
O inconsciente tem leis, e lógica própria que independente o indivíduo. O id, o ego e o superego e o são agentes interativos do aparelho psíquico. O id representa a experiência subjetiva do indivíduo, regido pelo prazer. O ego é responsável pela conexão com o mundo exterior. O superego faz a junção do consciente com o inconsciente .
Percebi que se os três mecanismos descobertos por Freud não estiverem em perfeita harmonia e funcionando de forma saudável, poderá haver disfunções emocionais na mente do ser humano, provocando distúrbios de comportamentos. Podendo ir desde a realização de desejos exacerbados, ou ainda, uma repreensão em suas ações que o impedem de avançar.
amando esse curso, espero adquirir o conhecimento que busco.
Conhecimento é tudo para o ser humano.
Excelente o conteúdo exposto. Proporcionou-me a compreensão de como nossa estrutura psiquica funciona e como é fundamental que se busque sempre o equilibrio, isto é, o amadurecimento do ego para que ele equilibre as coisas.
O ID é nossa inconsciência onde guardamos nossos vontades desejos não revelados;
Ego é nossa Consciência
ID é a nossa inconsciência que esconde nossos desejos mais ocultos;
Ego é a nossa consciência que nos permite fazer uma analise com coerência do nosso ID;
Superego é junção que conflitam nosso ID com nosso Ego podendo levar o sentimento de Culpa.
Segundo Freud o ID, tenta realizar todos os nossos desejos, isso esclarece muita coisa.
Os mecanismos psíquicos desenvolvidos são fantásticos, muito bem embasado.
O superego é o guardião de aprovação dos desejos do id ele que deixa passar para o consciente a aprovação dos pensamentos
As Três instâncias psíquicas trabalham em harmonia a fim de integrar socialmente o Homem a realidade.
Através das observações de Freud, conseguimos a entender alguns mistérios da mente humana.
O Id trabalha pelo impulso sem ter noção de perigo, da consequência.
E o ego trabalho de forma mais centrada, diferente do Id, pensando nas consequências e fatos ocorridos, erros.
Superego trabalha de forma culposa, pelo impulso de Id, e ego.
Incrível, é muito interessante o palco das emoções!
Muito bom! Não somos o que pensamos, somos a consciência por trás disso, o pensamento é um instrumento da consciência. Ótimo conteúdo!
É importante compreender que através do aparelho psiquico criado por Freud podemos
explicar a como se organiza e como funciona a mente do ser humano. Com isso vejo
o aparelho psíquico dividido em três tópico: id, ego e superego. Freud acredita que uma parte do que vivemos surge a partir de nosso inconsciente e sendo assim não é visível pela mente consciente.
O ego é o que controla o esbolço do gatilho que temos guardados em nosso subconsciente,pois a consciencia caráter ela não tem o controle de nossas ações,é em nosso subconsciente que está guardado todos os nossos desejos e nossas ações para o bem e para o mau.
Os três precisam estar em equilíbrio para as ações seja proativas, pois um desperta anseios, outro autopreservação e os três estão em constante atuação no psíquico diário.
Com suas observações Freud consegue desvendar alguns dos mecanismos da mente humana
É no nosso inconsciente que a magica acontece, por isso, o autoconhecimento nos ajuda a desbloquear muitas coisas que ficaram arquivadas desde a nossa primeira infância até os dias de hoje. Somos completos e complexos, de fato, podemos nos surpreender com nós mesmos.
“Freud percebeu que o inconsciente tem leis e forma própria de agir….”
O Ser humanos é complexo e ao mesmo tempo espetacular quando se trata da mente,
O ego é muito inportante nas tomadas de desisão de cada individo .
Freud criou 2 teorias que deu o maior ponta pé para a Psicanálise. A primeira foi a descoberta do inconsciente. Depois, procurando aprofundar mais sobre o assunto, criou sua 2 ª teoria estruturando melhor o aparelho psíquico ajudando a entender melhor a personalidade humana. Essa estrutura é o ID, EGO e SUPEREGO, onde juntas interagem entre si.
Segundo Freud, o inconsciente tem uma atuação bem mais forte , em relação ao consciente.
Temos então o Id como energia psíquica, o Ego é o elemento mais consciente do aparelho psíquico e o Superego, leva o indivíduo a ter o sentimento de culpa.
Freud nos deixa um legado eterno com seu conceito na pasicanálise com relação ao inconciente;
Para Freud o inconsciente é a parte da mente, a determinar o comportamento humano e a compreender também o mesmo e assim poder tratar os transtornos psicológicos…
Certamente que o incosciente descoberto por Feud tem suas leis que de forma autônoma o coloca na posição de um campo não físico e inesplorável, uma vez que ficam depositadas todas as lembranças marcantes e de experiências boas ou ruins.
A busca pelo autoconhecimento, Id, Ego e SuperEgo, nos auxilia na preparação para com empatia conhecermos a complexidade do Subconsciente do outro que muitas vezes não busca por ajuda por não saber onde encontrar.
o superEgo sempre ira nos acusas de algo impensado praticamos.
Freud foi o pioneiro na ideia de que forças inconscientes influenciam o comportamento e a personalidade dos indivíduos.
A primeira teoria e segunda teoria nos ajuda a entender que devemos estar sempre em relacionamento psiquíco para ajudar a entender nos e melhorar como humanos.
Dentro do ser humano há um universo desconhecido Freud nos mostrou apenas 10% se foi muito.mas o suficiente para buscarmos o princípio básico da filosofia: conhecer a si mesmo! Sou um apaixonado pela mente e pelo ser humano.
o superEgo é o dedo acusador .
é cedo para dar um comentário assertivo, mas a cada pagina fica mais interessante
Freud nós ensina que o ser humano não é autônomo, como a ciência diz.
O inconsciente é a florado, influenciando em suas atitudes. Por isso precisa estar sempre em análise.
Segundo Freud, o desenvolvimento do aparelho psíquico ( ID, EGO e SUPEREGO) é capaz de ajuda o indivíduo a ser livra de traumas que estão travando e seu inconsciente.
É confortante saber que a partir da descoberta do inconsciente, ocorreu a desconstrução da ideia de que o indivíduo dominava todas as suas ações e escolhas. Infelizmente, ainda em nossos dias, o preconceito em relação a psicanálise mantém muitos na obscuridade, inclusive espiritualizando e agravando situações que carecem de acompanhamento profissional.
Em nosso inconsciente estão os maiores segredos da mente humana. Trabalhar o inconsciente é ter a oportunidade de por meio desta análise buscar desvendar possíveis traumas arquivados ocorridos em idades muito pequenas, gerando assim, a possibilidade de tratar esse traumas de maneira mais assertiva.
Freud nos mostra a importância psíquica, dos três mecanismos:consciente, Pré–consciente e o inconsciente. Muito interessante como o cérebro trabalha.
A função do superego é direcionar o Ego para o que é moralmente aceito.
Freud conseguiu definir claramente como nosso psíquico funciona e influencia nossas atitudes e desejos.
1ª TEORIA DE FREUD – Teoria baseada em que nós temos o cérebro dividido em partes, que são elas:
– Consciente: local onde residem informações e conteúdos que temos a consciência que existem.
– Pré Consciente: Trata-se de um local onde temos o equilíbrio, o meio da socialização de informações entre o campo consciente e o inconsciente.
– Inconsciente: Trata- se de um local inacessível onde não se tem a noção do presente, passado ou futuro, a inércia prevalece naquele local. A teoria de Freud que falar sobre o inconsciente vem da sua experiencia com o aparelho psíquico.
Muito interessante as leis.
O Id de qualquer indivíduo é a personificação perfeita da satisfação e realização do ser.
Excelente aprendizado.
Sigmund Freud, construiu meios que indicou o caminho, para que possamos estudar as dores que ocorrem em nosso inconsciente, sendo estudado o conciente e o inconsciente, o ego e o superego, tada via seus estudos se aprofundam nas dores vezes causadas por ora nas angústias e sofrimentos, onde se estuda caminhos para apaziguar tal sofrimento!
A mente consciente é coordenada pelos nossos pensamentos, conhecimentos, tomada de decisão, enquanto a inconsciente nos coloca em contato com a nossa intuição, impulsos, mantendo o equilíbrio das nossas emoções.
Freud acredita que a mente seria a responsável pelas decisões conscientes e responsável e que possuem como origem os impulsos psicológicos. O id, o ego e o superego são os três aspectos da mente que Freud acreditava que fossem as camadas da personalidade de uma pessoa.
Através das teorias de Freud, conseguimos entender muitas coisas da mente humana!!
o inconsciente é o porão, onde ficam armazenado fatos positivos e negativos vivenciados no decorrer da vida, é a parte mais complicada a ser estudada.