-
A Origem da Psicanálise
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Identificar o contexto no qual Sigmund Freud desenvolveu a Psicanálise. Reconhecer os conceitos de consciente, inconsciente e sublimação. Relacionar a Psicanálise à sociedade e à cultura.
-
Princípios da Imagem Pessoal
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Definir imagem e constituição do eu a partir da teoria psicanalítica. Explicar a imagem e a representação social do eu a partir da psicologia social. Relacionar corpo com identificação e imagem, com foco nos princípios da psicanálise para a constituição psíquica e existencial do sujeito.
-
Conceito do Eu e da Personalidade
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer o processo de constituição do eu a partir dos estudos freudianos. Definir personalidade e psicanálise. Identificar as principais características do id, do ego e do superego.
-
Escolas da Psicologia: Psicanálise e Behaviorismo
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Conceituar psicanálise com base nos trabalhos de Freud, Melanie Klein e Lacan. Definir behaviorismo. Descrever a natureza experimental do behaviorismo.
-
Literatura, Psicanálise e Filosofia
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Descrever a relação entre Literatura, Psicanálise e Filosofia. Reconhecer os limites da Filosofia e da Psicanálise em relação à estética literária. Interpretar obras literárias sob o viés psicanalítico e filosófico.
-
O Ego e os Mecanismos de Defesa
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Definir ego e as funções do ego segundo a psicanálise freudiana. Descrever os mecanismos de defesa. Explicar como se dá a identificação para inserção do sujeito em um grupo a partir de sua constituição psíquica e social.
-
Relação Compreensiva e a Relação com o Real
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Apresentar os registros do imaginário, simbólico e real do campo da Psicanálise. Relacionar os três paradigmas da imagem com os registros da Psicanálise. Interpretar a imagem como representação ou aproximação do real.
-
Principais Matrizes Teóricas da Psicologia Social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Identificar as representações coletivas de Durkheim, mentalidades primitivas de Lévy e as representações de Moscovici. Analisar as influências psicanalíticas, como a teoria das massas de Sigmund Freud e o inconsciente coletivo de Carl Gustav Jung. Reconhecer a dimensão empírica e raízes metodológicas da psicologia social psicológica, psicologia social sociológica e psicologia social crítica.
-
CERTIFICADO

Behaviorismo traz como estimulo os conceitos de apresentação de um todo ,como uma consequências de atos dicertificados como compreensão do ser humano .
As consequências do comportamento são importantes e levam a modelagem deste por meio do aprendizado dos seus efeitos.
Quanto mais positivo for o resultado muito mais rápido será alcançado o objetivo.
É a teoria psicológica que tem como objetivo estudar o comportamento.
O behaviorismo contempla o comportamento como uma forma funcional e reacional de organismos vivos. Esta corrente psicológica não aceita qualquer relação com o transcendental, com a introspecção e aspectos filosóficos, mas pretende estudar comportamentos objetivos que podem ser observados.
Exatamente!Estudo comportamental.
Behaviorismo: teoria e método de investigação psicológica, que procura examinar o comportamento dos humanos e animais de uma forma mais objetiva, em estímulos e reações.
O behaviorismo atua no comportamento com objetivo funcional e reacional tanto do reino humano como dos animais está consciente do psicológico não admitindo nenhuma relação com o transcendental conforme introspecção e aspecto filosóficos que pretende estudar e explicar comportamentos objetivos cujos podem serem observados tudo através de um estímulos, respostas e reações.Exemplo ao ensinar um cão fazer xixi num único local da casa levamos ele várias vezes e toda vez que estimulamos e ao fazer certo damos uma recompensa tipo um pouco de ração e com o tempo.Resultado, estímulo +resposta+reações.O animal aprende a fazer suas necessidades sempre no mesmo local.
Sim, muito interessante esse parecer, pois agrega valor ao conhecimento funcional.
Parabéns, excelente explicação.
Em tudo temos consequência, o que devemos avaliar qual será os seus efeitos.
Os conceitos Behavioristas de comportamento reflexo e comportamento operante são distintos.
Teoria comportamental, podendo estar relacionada ao meio ambiente.
Behaviorismo é uma teoria psicológica que objetiva estudar a psicologia através da observação do comportamento, com embasamento em metodologia objetiva e científica fundamentada na comprovação experimental, e não através de conceitos subjetivos e teóricos da mente como sensação, percepção, emoção e sentimentos….
Concordo plenamente com a resposta do colega.
Ele traz uma teoria psicológica que se trata da reação do ser e como estudar ele na sua esfericidade.
Condicionamento, é sustento pelo reforço, seja positivo ou negativo, conforme analise Pavlov e Skinner.
As consequências do comportamento são importantes e levam a modelagem deste por meio do aprendizado dos seus efeitos.
Todos os estímulos e condicionamentos (clássico ou operante) causam comportamentos e estímulos onde pode ser fortalecido ou extinto.
Concordo com todas respostas aqui lida ,tanto uma como a outra servem para ajudar no crescimento do ser humano .
O behaivorismo é uma teoria psicológica que analisa o comportamento através dos estímulos.
Essa abordagem, considera a relação estímulo -resposta e, o aprendizado, se dá de forma associativa. Por sua vez, a repetição das açōes, geram hábitos, que resultam em consequências que mudam o meio ambiente. Dentro do condicionamento, o reforço positivo, pode aumentar a repetição do comportamento, enquanto que no reforço negativo, tlo comportamento tende a diminuir ou ser extinto.
Behaivorismo estuda o comportamento através da observação do indivíduo, repetição padronizada, pensamento ação e a repetição.
O estudo em questão é de crucial importancia para que o analista observe o resultado de um comportamento esperado de uma pessoa que vive em sociedade, com isso se pode condicionar ou modificar através de estimulos programados.
Segundo essa abordagem, o comportamento do indivíduo é observado através do estímulo, do reforço ( positivos ou negativos )e das associações, que vão determinar um condicionamento.
Na verdade, o condicionamento, através de um reforço positivo ou negativo, é que vai determinar um padrão de comportamento.
O estudo do comportamento tem sua relevância para análise do estado do indivíduo. As teorias desenvolvidas como por exemplo behaviorismo permitem um melhor análise do comportamento humano e as respostas que são apresentadas frente as relações sociais e também quanto ao comportamento individual.
Outra questão importante é a diferenciação entre o comportamento clássico e o comportamento operante que auxiliam no estudo do indivíduo e as suas relações com a sociedade.
A positividade sempre andou ao lado da negatividade, porém devemos sim controlar nossos pensamentos nos dias de hoje.
teoria behaviorista defende que a psicologia humana ou animal pode ser objetivamente estudada por meio de observação de ações, ou seja observando o comportamento.
Behaviorismo estudo os comportamentos através de conceitos e não teorias
Behaviorismo estuda a psicologia observando o comportamento e seus métodos são objetivos e científicos comprovados com estudos e experiencias tais como que vimos no infográfico que todo estimulo positivo ou negativo gera uma consequência, tendo então uma resposta para tal ações. Atitudes que geram consequências ruins provavelmente não serão repetidas e as que geraram bons resultados sim.
– Tema de muita relevância!!
O Behaviorismo estuda o comportamento do indivíduo.
eu creio que o individuo sempre vai corresponder ao estimolo seja ele positivo ou negativo levando em consideração o ambiente
Condicionamento Clássico: O processo de aprendizagem ocorre mediante a associação de um estímulo que provoca no organismo uma resposta incondicionada ( Ex: Salivação ) Condicionamento Operante: Relação entre uma resposta e o estímulo produzido por ela. Um comportamento em que a resposta é controlada por suas consequências.
A questão das condicionantes levam em conta as variáveis sociais apresentadas nas consepções para sua realização final.
O Condicionamento Clássico e Condicionamento Operante, eles tem suas raízes na Psicologia Comportamental, ou Behaviorismo. Elas são consideradas duas das maiores contribuições do behaviorismo para psicologia que explicam duas dimensões diferentes da aprendizagem.
O condicionamento clássico foi uma teoria introduzida por Ivan Pavlov (1849-1936) fisiologista e medico Russo, nela ele explica que algumas formas de aprendizagem pode ser resposta involuntárias, emocionais e fisiológicas. Já o condicionamento operante foi o psicólogo americano B. F Skinner (1904-1990) que descobriu, ele acreditava que o comportamento é sustentado pelos esforços e recompensas, não por livre arbítrio.
Então:
A resposta em condicionamento clássico é automática e involuntária, já no condicionamento operante, a resposta é voluntária.
O Behaviorismo se baseia no condicionamento , utilizando estímulo e analisando a resposta, onde o aprendizado ocorre de modo associativo. Na abordagem do condicionamento clássico, associa-se um estímulo neutro, a um estímulo controlado por um sujeito. No condicionamento operante, o comportamento é sustentado pelo reforço, positivo ou negativo.
Behaviorismo trata-se de levar em canta os efeitos do comportamento que gera um habito a partir da açao dos individuos no ambiente
A analise comportamental do behaviorismo é um aprendizado que se dar em forma associativa (condicionamento) essa teoria afirma que o comportamento pode ser aprendido ou modificado por estimulo e reposta.
O aprendizado se dá através da repetição, e o estímulo e a resposta mais rápida e eficiente para o indivíduo aprender.
ESTOU ADORANDO.
O Behaviorismo procura analisar o ser humano através do seu comportamento. O comportamento humano está condicionado a
estímulos e respostas. Todo comportamento traz consigo suas consequências, consequências boas tende a permanecer e, consequentemente, as ruins tende a serem extintas.
Todos os condicionamentos seja positivo ou negativo nos uma direção para aprimorar o nosso conhecimento skinner e pavlov
O behaviorismo estuda o comportamento do ser humano, atravéz da ação e reação, quando estimulos são poisitivos, tende a melhorar, quando negativos tende a diminuir quando o psiqui está dentro dos pó parâmetros normais
São observados os estímulos e resposta se tem a probabilidade de ocorrer novamente o comportamento. Seja eles positivo ou negativo.
O behaviorismo busca explicar os fenomenos da comunicação linguisticas e da significação na lingua em termos de estimulos…
O Behaviorismo é uma importante ferramenta na análise comportamental.
Para cada estimulo tem uma resposta, por isso é de extrema importância de observar-nos comportamentos.
O behaviorismo se baseia na observação do comportamento a partir de uma metodologia objetiva e experimental, ou seja, a repetição de uma ação a partir de um estímulo vai fortalecer ou extinguir um comportamento.
Acreditam que o comportamento e uma resposta ao externos.
Behavioristas dão destaque para o comportamento externo dos indivíduos e acreditam que o comportamento é uma resposta a estímulos externos. Por outro lado, a psicanálise enfatiza a centralidade da mente humana, de forma que o inconsciente tem o potencial para motivar o comportamento.
Behaviorismo é um conjunto de teorias que explicam porque o comportamento funciona de determinada forma.
O comportamento com Interação com o ambiente: Os nossos eventos privados (internos) ou outras pessoas e coisas (externos) podem influenciar o nosso comportamento.
Situação > Comportamento Consequência
nesse estudo percebemos que todo estímulo gera uma consequência e lhe apresenta um resultado….
Esse comportamento nos leva a compreender a resposta aos externos.
Todo comportamento esta ligado por detras de fatos ue marcaram intensamente a vida do individuo .
Inclui observar as influências comportamentais que geram hábitos a partir do comportamento de um indivíduo no ambiente, as consequências do comportamento são importantes e eles as modelam ao compreender seu impacto.
O comportamento e seus estímulos são o objeto de estudo da teoria do Behaviorismo.
Nesse caso o objetivo é estudar o comportamento através da observação e metodologia fundamentada nos resultados comprovamos , negativos ou positivos.
O comportamento se estabelece pelo estímulo seja prazeroso (repetição) e desconfortante quando há consequências negativas que tendem na não repetição do comportamento.
Há a necessidade em utilizar o estimulo adequado para que o mesmo se torne contrário ao que se deseja.Uma resposta ao estimulo que não seja realmente para o bem de todos pode gerar graves consequências.
A Behaviorismo é muito importante porque fala sobre o poder do hábito a mudança de comportamento porém, ajuda em partes.
O Behaviorismo ele é também conhecido como comportamentalismo é uma área da Pscicologia que tem o comportamento com um objeto de estudo.
Esta palavra tem origem no termo behaviorismo, que em inglês significa comportamento ou conduta.
O behaviorismo, é um assunto de suma importância dentro psicologia,pois visa estudar os estímulos sobre o indivíduo, e sua mudança de comportamento, de acordo como for estimulado.
O Behaviorismo é focado no organismo e na mudança de comportamento do individuo sem prestar sequer atenção no pensamentos e sentimento.
O segredo do sucesso está no estimulo.
A abordagem do pensamento behaviorista desenvolvida por Pavlov e Skinner, sobre a análise do comportamento observável do comportamento animal e humano através de estímulo e resposta, quando a resposta for correta, é oferecido um estímulo de reforço como premiação. Ressaltando o condicionamento clássico e operante.
Condicionamento clássico destaca que o estimulo neutro pode ser transformado em um estimulo condicionado, produzindo uma resposta condicionada.
O condicionamento operante envolve condicionamento de comportamento voluntario ,controlável atraves de suas consequências reforços e punições.
Trata-se de levar em conta os efeitos do comportamento que gera hábito a partir da ação dos indivíduos no ambiente.
Estimulo, resposta conseguência, às conseguências dependem da resposta dos estímulos, porque cada individuo, responde
de maneira diferente a determinados estímulos..
A Psicologia como ciência tem diferentes escolas, a Psicanálise e o Behaviorismo. A Psicanálise no sec. XIX preocupada com o interno da pessoa e o Behaviorismo, sec. XX, voltado para o comportamento observável. As duas abordagens têm vários autores, concepções de sujeito e comportamentos. O condicionamento está baseado no estímulo – resposta, é aprendizado associativo. Há 2 tipos de condicionamento: clássico e operante. São abordagens que explicam o comportamento e a aprendizagem. Pavlov e Skinner são representantes dessa abordagem. O condicionamento operante baseia-se no estimulo, resposta e efeitos e assim, modelam o comportamento.
A ação do indivíduo, num ambiente, dependendo do efeito gerado, pode se tornar um hábito.
Behaviorismo: análise de comportamento a noção de condicionamento modelo de aprendizado comportamental uma abordagem,que considera a relação entre estímulo e respostas o aprendizado seda em forma associativa, observacional do comportamento animal e humano.
Temos aqui reflexões a serem feitas sobre o processo de aprendizagem para moldar o comportamento humano ou animal, uma espécie de domesticação do comportamento, cujo sucesso ou não dependerá da frequência, tipologia, quantidade, qualidade e repetição.
Uma resposta produz uma consequência.
ambientes podem condicionar e moldar comportamentos dos individuos
O Behaviorismo aborda a análise comportamental do indivíduo (também dos animais) de forma bem objetiva: estímulo- respota, causa e efeito, de certa forma.
Quando a resposta é certa se recebe um estímulo de reforço, como confirmação e
“premio”…
dependendo do ambiente em que se vive tem as reações subsequentes
A Teoria Behaviorista acredita que o comportamentos é resultados de experiência e condicionamento.
pensamento leva a ação que gera comportamento, e muitas das vezes o ambiente que se vivi vai modelando esse comportamento.
Entender as consequências do comportamento é essencial, e nos leva ao conhecimento do condicionamento e ambiente.
Somos constantemente estimulados e muitas vezes nem percebemos, pensamos que agimos por impulso, mas na realidade fomos estimulados. Existem os estímulos conscientes e os que nos são impostos e nem percebemos.
O comportamento respondente condicionado é aquele que é aprendido. Alguns exemplos de comportamento respondente condicionado são: a queda da temperatura da mão, eliciada pelo som.
Andar, pular, correr, escrever … Se a consequência do comportamento for recompensadora ou agradável, aumenta a probabilidade do comportamento repetir em ocasiões futuras, e esse evento é chamado de reforçamento.
BEHAVIORISMO: Teoria da Psicologia que avalia o comportamento dos seres humanos e dos animais à partir de análises fundamentadas e da observação de fatos práticos, por exemplo, reações aos estímulos. Também chamado de Comportamentalismo ou Psicologia Comportamental.
Dependendo do comportamento se tem a reposta para toda conseqüência
É importante ressaltar que o behaviorismo tem sido objeto de críticas e que outras abordagens psicológicas, como a psicologia cognitiva e a psicologia humanista, ampliaram o escopo do estudo do comportamento, levando em consideração processos mentais internos e a experiência subjetiva dos indivíduos.
O comportamento dos animais ou seres humanos depende das circunstâncias do ambiente onde está
BEHAVIORISMO
Teoria e método de investigação psicológica que examina do modo mais objetivo o comportamento humano e dos animais com ênfase nos fatos objetivos , sem fazer recurso à introspecção.
O que é necessário é fazer uma diferenciação entre estimulo e indução, pois o estimulo você inicia o processo e a pessoa avança com suas capacidades a indução é a pessoa que está no controle do processo utilizar mecanismos para que a pessoa faça o que ele determina.
As Consequeñcia do comportamento são importantes e levam a modelagem desta por meio do apredizado dos seus efeitos.
As Consequeñcia do comportamento são importantes e levam a modelagem desta por meio do apredizado dos seus efeitos.
temos que manter o estimulo positivo
O behaviorismo nos mostra que existe um comportamento psicológico tanto indutivo como espontâneo, baseado no condicionamento da mente.
A proposta do behaviorismo, é o condicionamento como processo de aprendizagem e modificações comportamental através do mecanismo estímulo-resposta. Se divide em condicionamento clássico e operante.
Behaviorismo é uma abordagem sistemática para a explicação do comportamento de seres humanos e animais. Para o behaviorismo, comportamento é tudo aquilo que um organismo – humano ou animal – faz ou produz, incluindo ações privadas, como sentir ou pensar.
A linha de trabalho do Behaviorismo é muito utilizada na educação, para explicar como funciona o esquema de aprendizagem do ser humano, e em conjunto com a psicanálise percebemos que o ciclo de aprendizagem vai muito além da educação básica ou ensino superior. Na verdade enquanto viver, estaremos aprendendo e gerando registros em nosso inconscinete.
O Condicionamento Clássico atua por meio da Associação entre um estimulo neutro e um outro sendo controlado por um sujeito .
O Condicionamento operante atua com reforço positivo e negativo.
Os comportamentos vão dizer muito em uma análise, levam a modelagem e os efeitos da ação dos indivíduos no ambiente.
O comportamento positivo leva o sujeito a ter repetição dos seus atos devido a ser assistido ou elogiado pelos outros individuos e o comportamento negativo é aquele que não teve tanto sucesso assim pelos outros , exemplo vc canta uma música no karaokê e muitos assistem e batem palmas e gostam do que viram então você tem mais probabilidade de cantar mais vezes, ou você canta e os outros nem aplaudem ou vaiam ou assistem com indiferença, aí a probabilidade de vc cantar novamente é muito baixa ou você não cantará mais naquele karaoke, principalmente se tiver pessoas do seu convívio.
O behaviorismo tem como consequências dos estímulos e respostas dependendo do comportamento das pessoas que estão assistindo a ação do indivíduo , e são vistas como algo positivo ou não , sendo assim o indivíduo pode fazer mais vezes ou até eliminar tal ação se for algo negativo aos que estão assistindo , isso acontece tbm com os animais.
Na psicanalise o behaviorismo cria estímulos no paciente, visando a respostas ocultas e muitas vezes não ditas, uma peça fundamental a ser explorada.
o behaviorismo, explica o que há muito tempo se afirma, comportamento é aprendido, e o meio em que convive a pessoa tem peso fundamental nisso. Um cão de um dono perturbador e que promove sofrimento á ele, é claro que teremos um animal de comportamento díspare do comportamento de um cão selvagem; o cão selvagem imprime a violência necessária para as suas investidas (uma violência natural), o cão agredido reprimido e adestrado para tal imprime uma violência e um comportamento que não é próprio dele e sim do dono.
A analise comportamental é condicionada a um modelo de aprendizagem e seu estimulo gera respostas por associação. O condicionamento levam a consequências positivas ou negativas. a parti dos refoços que damos ao nosso comportamento ele será fortalecido ou extinto.
Entender as formas de estímulo, mudaremos por completo o comportamento de um indivíduo que precisa de resultados positivos ou o bloqueio de algum comportamento negativo. Para cada Estímulo, uma reação.
O Behaviorismo é o estudo dos comportamentos. Acredita que esses comportamentos são resultados de experiências condicionadas.
O ato dos processo de estudo do comportamento através do behaviorismo vem utilizar-se da analise do ato positivo x negativo ou vice e versa. Com a função empírica das atividades de comportamento do ser o analisado, buscando assim no caso de um tratamento a aplicação desses métodos para se estimular o que há de melhor que nos seres de acordo com as probabilidades que cada ser pode apresentar.
O Behaviorismo é assim chamado por causa da palavra BEHAVIOR, que significa COMPORTAMENTO.