Formação em Psicanálise Clínica

This content is protected, please login and enroll course to view this content!

129 thoughts on “e-Book – Literatura

  1. A literatura são discusos a filosofia das ciências que compõem a psicologia e a sociologia juntos com psicanálise.

    Responder
    1. A leitura são bases importantes para a ciência pois são desses conceitos que se desenvolve a psicologia, filosofia e a sociologia.

      Responder
    2. Quanto a relação entre literatura, psicanalise e filosofia a abordagem foi: a filosofia como sendo o discurso da reflexão por excelência, a literatura como sendo o discurso estético por excelência , e a psicanalise como sendo um discurso sofisticado e revolucionário de interpretação da psique humana.

      Responder
    3. Ou seja, a Filosofia , Psicanalise e Literatura sao agregativas para vida . E nunca excludentes. Sao fazem o que ha de mais belo na humanidade. Tanto que eles juntas ajudam a criar um bem-estar. Ajuda a entender a psique humana; ajudam a compreender a vida humana

      Responder
    4. A psicanálise enseja a busca de espaços de pensamento que ela e a filosofiam se dialogam. Não devemos separar de uma forma radical psicanálise e a filosofia. A literatura por exemplo, sempre esteve presente no horizonte dos estudos filosóficos e psicanalíticos.

      Responder
    5. Diferentemente do preconizado pelo senso comum, a literatura não é o reino encantado da fantasia, da ficção e da beleza estética, pura e simplesmente. encarar esse fato distorcido sobre o literário, comumente reforçado pelo romantismo na arte e pela ideologia burguesa do século. Em outras palavras , isso significa entender que a literatura constitui um discurso fundante da cultura e do pensamento ocidental, assim como a filosofia grega , desde os pré-s0craticos. Portanto, a “mãe de todas as ciências “,a literatura é a “tia esquecida”, tida como discurso menos científico no período histórico.

      Responder
  2. Nos séculos anteriores ,bem antes do nascimento de Freud , já havia muitas informações sobre a conjunção da psicanálise no meio da vida humana ,com tudo sendo assim os seu psiquê , Platão com suas ideologias veio acarretar com muitos exercícios da imaginação literário , adotando meios de redartar as apresentações do seu psiquê ,sobre a os conceitos dos limites da filosofia as atividades da psicanálise ,contudo a sublimação trás grandes realidade da neuroses da realidade.

    Responder
    1. Muito rico e bem colocado este comentário
      Algo que me chama muito atenção na psicanálise e a interpretação dos sonhos a forma que a psicanálise ajuda as pessoas.

      Responder
  3. Literatura, psicanálise e filosofia são três estudo que se misturam, mas cada uma tem a sua visão de interpretação.

    Responder
  4. Freud e a interpretação dos Sonhos (condensação, deslocamento, simbolismo, dramatização), a literatura em diálogo com a filosofia e a psicanálise (pensamento revolucionário de Sigmund Freud), princípio do prazer e o princípio da realidade (neuroses e desejos), diálogo entre reflexão, estética e interpretação, limites e especificidades entre os campos do saber, psicanálise concebida para consultório, a análise biográficas dos artistas, a psicanálise e filosofia aplicadas à literatura, o objeto faltante e desejo como a estrutura básica da narrativa literária.

    Responder
  5. Acredito eu que cada pressuposto da literatura, psicanálise e dentre a filosofia nos ajudam a ter um olhar mais profundo diante das situações comportamentais do indivíduo!

    Responder
  6. Psicanálise- Um entendimento aprofundado das questões psíquicas.
    Filosofia- Uma interpretação secundária .
    Literatura-A maneira precisa que encontramos para relatar as três questões.

    Responder
  7. As formas aplicadas de estudos estão interligadas entre si para a compreensão dos históricos, cada abordagem abre uma porta para o conhecimento.

    Responder
  8. Interessante. É como nutrição kkkkk. A falta de uma vitamina compromete a função de outras. Vou ter que estudar um pouco mais.

    Responder
  9. As três formas de saber, complementam-se, mesmo que divergindo em alguns pontos.
    O que todas elas tem em comum, são as fronteiras não muito bem definidas, que faz abrir espaço para o diálogo, interação e integração dessas formas de saber.
    Aqui, não existe – onde uma termina/acaba, a outra começa -. Elas apenas coexistem a fim de complementarem-se.

    Responder
  10. A Filosofia, como a psicanálise e a literatura, constroem uma conexão com a cultura, a história e a moral humanas. Freud coloca a investigação do subconsciente ao traduzir as obras de literatura sob a ótica psicanalitica. É possível, a partir da literatura, buscar material vasto para elucidar os diversos sintomas das neuroses, segundo o discurso de vários autores.
    Fico pensando o que poderia ser analisado nas obras de Nelson Rodrigues, segundo a visão psicanalitica.

    Responder
  11. todas tem algo em comum, que é o estudo da causa onde a literatura, a psicanalise e a filosofia tem algo em diferentes.

    Responder
    1. O critico literario norte americano Jonathan Cullera, em seu célebre trabalho,define da siguiente maneira a relação da psicanalise e da filosofia materialista histórica com a literatura

      Responder
  12. A psicanálise, a psicologia, a filosofia estão ligadas para que a mente possa ser compreendida, pensamentos, ações, desejos, estão ligados desde o nascimento, infância, contato com a mãe e vai com passar do tempo se modificando e se intensificando na ida adulta, o que pode ser positivo no sentido de que exista a compreensão e o equilíbrio entre todos esses pontos, ou tornasse grave para o indivíduo que não se reconhece ou se aprisiona, se reprime, por conta dos seus medos e dúvidas.
    Todos esses estudiosos, filósofos, Freud, Lacan, Platão e vários outros,nos trazem esse olhar e a busca para lidarmos com os conflitos internos e externos.

    Responder
  13. Podemos destacar que os recursos de Freud às obras literárias na fundamentação da teoria da clínica psicanalítica caracteriza um procedimento interdisciplinar , estabelecendo uma interlocução útil entre domínios distintos, mas não mutuamente alheios. De acordo com a própria indicação Freudiana o escritor poeta seria o duplo do psicanalista; não obstante, a relação entre ambos.

    Responder
  14. A integração na firma filosófica de uma ciência que interage em meios psicológicos ,psicanaliticos com a visão de um foco para cada e ao mesmo tempo em ideias que si diferem produzindo uma linha atenua de compreensão do homem.Nisto praticamente nasci está tal coexistência e complementando o conjunto com finalidades de traduzir e estabelecer em várias vertentes afins e em certos pontos cruzarem-se com principal intuíto de categorizar o indivíduo e o meio enque o mesmo exista real e em seu próprio abstratismo existencial.

    Responder
  15. Filosofia e Psicanalise são duas áreas do conhecimento que vem se complementando ao longo da evolução do pensamento analítico. Sendo que a psicanálise tem uma visão importante sobre o indivíduo, que dialoga com áreas de conhecimento essenciais, como é o caso da filosofia. Porém não podemos dizer que há apenas um olhar para essa relação, devido à diversidade de correntes de pensamento existentes, possibilitando um vasto território para discussões e reflexões ricas no cruzamento entre as duas áreas.

    Responder
  16. Se a filosofia nos faz vê a vida através da reflexão apontando as ilusões, inclusive as sublimações impetradas pela arte (literária) a psicanalise abre a caixa preta desvelando a realidades subordinadas a nossa psique.

    Responder
  17. Ver que a literatura é intrínseca e por natureza adentra nas questões mais importante quando discute sobre problemas humanos que são sofrimentos psíquicos e atesta por se todos os limites da investigação no mundo psicanálise. E essas relações esta ligada as questões tanto da estética. Quanto psicanalise e tida como aquela que é o instrumento investigativo e como a psicologia a filosofia essas adam sempre juntas elas tem olhares voltados para as artes escrituras desde os tempos dos documentos da bíblia. Com isso temos presentes nelas experiências de narrações diálogos importantes no campo de estudos.

    Responder
  18. em meu ponto de vista a filosofia traz um discurso mais acentuando a criaçao e suas evoluções a literatura romantiza essa vida que talvez sem ele a a nossa passagem por esse plano seria muito sem graça em quanto a Psicanalise traz consigo a compeernçãos de nossos sentimentos,desejos,e percepsição dos acontecimento dentro e fora de nos

    Responder
  19. Os conteúdos expostos neste e-book são extremamente importantes para cada um de nós que estamos trilhando na área da psicanalises para uma melhor compreensão, e nele esta os conteúdos que até agora estamos aprendendo e o que apreenderemos nos conteúdos seguintes.

    Responder
  20. A literatura, a psicanálise e a filosofia possuem uma estreita ligação em razão de seus fundamentos e também em razão de seus conceitos. Sigmund Freud fundos as bases da psicanálise que tiveram reflexões nos demais Campos do conhecimento influenciado aqueles que buscam entender a psique humana. Desta forma o texto colocado a disposição tem a sua relevância e permite o aprofundamento do conhecimento.

    Responder
  21. As três áreas do conhecimento estão interligadas em seus discursos por excelência ,a Filosofia com o discurso que leva a reflexão ,a Literatura com o discurso estético e a Psicanálise com discurso refinado ,revolucionário na interpretação do psique humano.

    Responder
  22. Literatura, psicanálise e filosofia uma fundamentação e cada qual com seu discurso é que deu por base à Freud com todo seu avanço no psique do ser humano ,Freud olhava os artistas no teatro e fez muitas comparação à neurose com psiquiatra, e porisso tinham até inveja dele então era esses os embates literários filosófico e psicanalítico no sentido de as três áreas não apresentarem limites claros entre si e sim de se complementaram e se misturarem por sua proximidade

    Responder
  23. Sempre que se retira o discurso de sua área de atuação social, tudo se altera, tudo muda, o objetivo e por consequência muda seu sentido de ser e gerar significados e práticas.

    Responder
  24. de tudo que foi escrito as analise que ele fez e muito completa psicanalise filosofia sujeito inconsciente fundador da abordagem da psicologia o inconsciente para explicar . interpretacao de sonhos Freud teoria da personalidade.

    Responder
  25. Literatura, filosofia, sociologia, psicanálise, psicologia e interpretação dos sonhos é o caminho, mas acredito que vira outras formas de análise e compreensão de alta tecnologia, e muitos que fizeram história vai se perder para o que estar por vir. Mas em fim o diálogo é uma bom complemento e leitura física também ajuda.
    A cada dia novos desafios e novos medicamentos. Tratar os sentimentos na minha visão vai libertas as os seres humanos dos medicamentos dando melhor qualidade de vida.

    Responder
  26. Para chegar hoje esses estudos análise compreensão,resultados, muitos seres humanos sofreram foram cobaias, perderam vidas. Hoje elogiados ficamos encantados com todos esses estudos e análise,história das descobertas, mas por de trás ouve dor e sofrimento de pessoas. Muita reflexão, valorizar o que chega em nossas mãos em homenagem a todos.

    Responder
  27. Através da literatura observamos os fundamentos da Filosofia, da Psicanálise nas narrativas em que se contextualizam as situações de perda e retomadas de objetos do desejo, nas quais desencadeiam as mais diversa situações e questionamentos, É também interessante destacar o subtexto presente na obra literária a partir da análise psicanalítica. Apesar de Filosofia, Literatura e Psicanálise terem discursos distintos, elas se complementam na interpretação da obra literária.

    Responder
  28. São três grandes áreas de interpretação e reflexão a respeito das questões humanas, desde as individuais e psíquicas até as sociais e históricas.

    Responder
  29. Somos fruto do meio . Para filosofia e a psicologia tudo esta interligados por varios modos de observar .
    Cada pensador , pesquisador da epoca contribuiu com o modo de sua observacao . Cada um observou e concluiu em base do ponto de vista ja vivido .
    Portanto cada dia que pesquisamos descobrimos em cada individuo um comportamento um pensamento diferente do outro .Cada caso um caso .

    Responder
  30. Literatura, psicanálise e filosofia são três discursos relacionados que às vezes parecem iguais e às vezes diferem em detalhes. Um jogo de relacionamento recapitulado que abrange milhares de anos de história filosófica.

    Responder
  31. Freud conseguiu se utilizar muito bem do conhecimento literário e filosófico para entendimento do comportamento e psique humana,pois não haviam dados testados cientificamente e avanços quanto as doenças mentais,logo um dia seus aparatos é a tragédia grega de sofocles para explicar o complexo de Édipo e a estranheza com a sociedade com a castração e essa figura de autoridade vinda do pai.

    Responder
  32. Toda realização artística que o ser humano produz está relacionado com a “volta para a casa” que tanto busca. São caminhos em que encontra para encontrar a sua verdadeira casa. Para mim mais do que a mãe ele perdeu a si mesmo e somente pode reencontra-lo em Deus.

    Responder
  33. Tudo esta envolvido ao ser humano, a filosofia ela empresta para psicologia uma visão geral do ser humano que é a base de uma boa parte da teoria psicologicas , a filosofia por sua vez ela faz o uso da metodologia científica da psicologia para alcançar todos seus objetivos .

    Responder
  34. A filosofia junto com a psicanálise forma um casamento perfeito para que possamos entender o sujeito o que se passa no seu inconsciente,a partir dos pensamentos de fantasia filosófica criada pelo sujeito no qual Aparti das análises e sessões,ele se comunica através da linguagem e literatura oral

    Responder
  35. O saber psicanalítico e os pontos em comum com a filosofia e a literatura vão dar compreensão do contexto de atuação da psicanálise.

    Responder
  36. A literatura, psicanálise e filosofia são três campos de estudo que tem muitos pontos de intersecção e influência mútua. Que são:
    1-Literatura e psicanálise- A literatura é uma forma de arte que pode ser analisada a partir de uma perspectiva psicanalítica, sobre questões psicológicas e emocionais e poder ser lidas como uma expressão de seus próprios conflitos inconscientes. A psicanálise também pode ser usada para analisar personagens fictícios e sua motivações .
    2-Literatura e filosofia- A literatura pode ser usada como uma forma de explorar questões filosóficas. A filosofia pode ser usada para analisar a estrutura e o significado de uma obra literária.
    3-Psicanálise e filosofia- A psicanálise é uma forma de psicologia que tem raízes filosóficas profundas e muitos conceitos psicanalíticos tem implicações filosóficas significativas. A filosofia pode ser usada para refletir sobre questões éticas e metafísicas relacionadas a psicanalise, como a natureza da consciência e subjetividade.

    Responder
  37. INTERPRETAR OBRAS LITERÁRIAS SOB O VIÉIS PSICANALÍTICO E FILOSÓFIC
    Sob o ponto de vista psicanalítico e filosófico, pode ser uma maneira enriquecedora de compreender as obras e as questões subjacentes que elas abordam.
    1-Análise psicanalítica- Examinar as motivações dos personagens, os conflitos psicológicos retratados na obra e as relações entre os personagens. Explorar questões como repressão, o inconsciente e as questões de identidade.

    2-Analise filosófica- Examinar as ideias e os temas filosóficos abordados na obra como a moral, a ética, a verdade e a justiça. Pode-se também explorar questões como a natureza humana, o livre arbítrio e a existência de um propósito na vida.

    Ambos pode ser combinados para ter uma compreensão mais completa a abrangente.

    Responder
  38. Ambos nos dá uma melhor compreensão nos pontos que os deixam dentro do parâmetro em comum. A Psicologia está ligada tanto Psicanálise levando a uma junção perfeita.

    Responder
  39. Sempre importante observar obras literárias só rê o viés psicanalítico, pois contém denso conteúdo para análise do psiquê humana e relata também traços do inconsciente do autor.

    Responder
  40. Literatura, filosofia e psicanálise.

    A literatura aliada à filosofia, formam uma base perfeita para a psicanálise, pois, sendo a filosofia “amor pela sabedoria, experimentado apenas pelo ser humano consciente de sua própria ignorância” (filósofo grego Pitágoras (sVI a.C.), e a literatura, sendo uma arte produzida com palavras, dependendo de questões diversas, tais quais de ordem social, histórica, cultural etc. A Literatura tem papel fundamental na construção do homem enquanto sujeito e cidadão. Dessa forma, ambas trabalham com a mente humana, permitindo à psicanálise um trabalho mais completo, analisando os problemas e suas prováveis causas, proporcionando ao paciente uma chance de se melhorar como ser humano.

    Responder
  41. temos muito pela frente para aprender. O conteúdo tem muita informação para nos formar em nossa area da psicanalises.

    Responder
  42. A literatura, psicanálise e filosofia se integram nos proporcionando e abordando conhecimentos do ser humano, suas emoções, sentimentos, da vida cultural e social.

    Responder
  43. A psicanalise apresentava se como um amplo instrumento interpretativo servindo como chave critica do texto literario, pretendo desvendar o sentido oculto. Desta forma sobre um objeto o texto literario assumiu uma teoria que poderia desvelar aspectos de seu enigma.

    Responder
  44. Conteúdo Maravilho e amplo para esclarecer as neuroses do ser humano. Incrível podermos descobrir que nossos apegos são servos dos impulsos da morte.

    Responder
  45. A psicanálise interpreta a psiqui humana que também entrelaçam com a literatura que condiz com uma estética por sua vez e a filosofia com seus conceitos, abordando muito conhecimento e interpretações, fazendo com que o paciente poderá se conhecer e saber a conviver com seus medos e traumas e então se libertar do que se achava na unicidade dos problemas psicológicos

    Responder
  46. A relação entre Psicanálise e Filosofia apresenta-se em duas vertentes: a primeira trata de forma analítica, no sentido clínico, a segunda trata das relações teóricas entre o pensamento psicanalítico e a filosofia trágica.

    Responder
  47. Estou gostando muito desse curso de psicanálise clinica. Acredita-se que a filosofia e a psicanalise se complementam.

    Responder
  48. A filosofia com seus questionamentos nos leva a investigações e aplicada a psicanálise é uma ferramenta importante e muito útil.

    Responder
  49. Psicanálise, Filosofia e Literatura se complementam, visto que são três formas de se demonstrar a natureza e o comportamento humano diante de fatos reais ou não.

    Responder
  50. Pode se afirmar que a filosofia e a literatura partilhem de três aspectos chaves: pensamentos, linguagem e escritura tanto a filosofia quanto a literatura são produtos do pensamento e da linguagem e o resultado de ambos pode ser expresso literaria ou filosoficamente.

    Responder
  51. Como sabemos, a psicanálise anseja a busca de espaços de pensamentos que ela e a filosofia dialogam, quanto a literatura sempre esteve presente nos estudos filosóficos e psicanalíticos.
    Sabemos ainda que os estudos e pesquisa de Freud ambos os campos do saber influenciam e são influenciados entre si, pois as referências à literatura são uma constante ao longo da produção de Freud.
    Nessa recorrência dos textos literários Freud seguia duas perspectivas, inclinava se sobre os textos com o intuito de desvendá los, e focalizava alguns aspectos como a condição estética.

    Responder
  52. A Psicanálise apresentava-se como um amplo instrumento interpretativo, servindo como chave crítica do texto literário, pretendendo desvendar o sentido oculto.

    Responder
  53. Psicanalise, literatura e filosofia foi pra mim um texto muito relevante, trazendo grandes esclarecimentos. Muito valioso o esclarecimento sobre o complexo de édipo e como Freud fez esse alinhamento entre a psicanalise e a filosofia. O texto traz ideias relevantes bem como o alinhamento entre filosofia e psicanalise. Mesmo sendo conhecimentos que a priori parecem tão divergentes, o autor consegue trazer uma analise muito delicada e perspicaz fazendo-nos perceber que em alguns pontos existem contribuições entre essas três linhas de raciocínio. Todas as formas de expor ideias tem seu valor e sua contribuição para a humanidade.

    Responder
  54. Imp. o Contexto importantíssimo saber que para analisar uma ideia, um conteúdo etc. Precisamos olhar para a época, para o contexto histórico que ocorreu ou que foi escrito. A cultura da época, a realidade cultural e histórica que o autor vivia na realidade dele. O tempo também é dinâmico e as ideias se modificam. O pensar de uma época vai se modificando com o passar dos tempos, assim como ocorre com a paisagem urbana.

    Responder
  55. A literatura usa narrativas para explorar temas existenciais ,enquanto a psicanalise busca compreender conflitos internos do individuo e suas origens psicologicas .A filosofia tambem pode dialogar com psicanalise e a literatura para ajudar no conhecimento.

    Responder
  56. Um pouco de literatura, filosofia e psicanálise.
    Tanto como a fundação.
    Como o que cada matéria pensa da outra.
    Desejos, vida adulta, sonhos e pulsão são tratados aqui.
    Nos dando um pouco de conhecimento entre literatura, filosofia e psicanálise.

    Responder
  57. A Psicanálise usa como técnica a Associação Livre, o paciente fala e o analista interpreta, sem a visão de mundo, ou sem a arte de entender dos discursos dos homens, isto é, sem a filosofia, o analista terá dificuldade em perceber a realidade que o paciente está imerso. A psicanálise apresentava-se como um amplo instrumento interpretativo, servindo como chave crítica do texto literário, pretendendo desvendar o sentido oculto. Desta forma, sobre um objeto, o texto literário, debruçava-se uma teoria que poderia desvelar aspectos de seu enigma.

    Responder
  58. Texto com grande riqueza de informações, remetendo à uma leitura técnica e científica. Penso, que tais pensadores são extremamente importantes para o estudo da Psicanálise, além dos filósofos e mestres da literatura. Importante ler com prazer, tantos diversos materiais para melhor compreensão e para uma vasta formação.

    Responder
  59. A psicanálise, literatura e a filosofia estão interligadas,pensamento,linguagem e escrita e ajudam no entendimento e desenvolvimento humano.

    Responder
  60. A psicanálise é a psiqui humana ela apresenta como instrumento servindo como chave do texto literário para trabalhar melhor o que está em mais profundo do ser humano. A psicanálise, literatura e filosofia estão ligadas para um melhor desempenho das descobertas dos traumas,neuras e desejos humanos.

    Responder
  61. A psicanálise ajuda muito no desenvolvimento para uma vida mais centrada , superando seus traumas e neuras.

    Responder
  62. Freud, de alguma maneira, testa os limites da investigação psicanalítica. O que perpassa, nesse caso, a relação entre a Literatura e a Psicanálise é a questão da origem da condição do fato estético. É recorrente, nesse sentido, a remissão à Psicanálise enquanto instrumento de investigação.

    Responder
  63. E novamente a interlocução entre a psicanalise e a filosofia enriquece o saber, trazendo em seu bojo as origem e a formação da humanidade, suas dificuldades, anseios, que outrora assolava a comunidade as vezes são as mesmas questões do nosso cotidiano, que se manifestam de maneira diferentes, todavia causando as mesmas consequencias.

    Responder
  64. A psicanálise, a literatura e a filosofia tem em comum pensamentos alinhados. Penso que um complementa o outro. O que falta na psicanálise pode ser compreendido na literatura, pois o pensamento se torna palpável e o mesmo vale para a filosofia. Navegar no campo das ideias é comum aos três campos.

    Responder
  65. A Psicanálise não é só um exercício profissional, mas sim uma ferramenta muito eficaz para o psíquico humano.

    Responder
  66. temos a importancia da literatura,filosofia, e psicanalise, e Freud utilizando deles para a explicação social em consequentemente nosso subconsciente nossos sonhos que os interpretam.

    Responder
  67. A leitura e analise de diversos textos contribuem para o crescimento e compreensão leitora, de grande importância para o aprendizado

    Responder
  68. Tudo está interligado de alguma forma, tudo é complementar a presença de um não anula a importancia do outro.

    Responder
  69. Observo uma relação marcante entre Filosofia, psicanálise e literatura.
    interessante observar também como os conceitos psicanalíticos nos permite analisar os enredos das obras literárias e também como a busca pelo objeto faltante que no leitor existe, faz com que ele se identifique mesmo que inconscientemente com a busca pelo objeto faltante que compõe os enredos literários.

    Responder
  70. Freud buscou junto aos textos clássicos o critério de universalidade requerido pela Weltanschauung científica à qual o fundador da psicanálise visava alinhar a sua descoberta, fundando a paradoxal ciência do inconsciente.

    Responder
  71. A psicanálise faz parte do nosso dia a dia. E através dela, podemos descobrir outras razões para continuarmos estudando sobre a mente humana.

    Responder
  72. Podemos observar que infelizmente pela época Freud não tinha muitas ferramentas em mão, fico imaginando como seria se Freud estivesse vivo hoje ou nascido á uns 30 anos atraz.

    Responder
  73. Psicanálise, literatura e filosofia se completam.
    Freud conseguiu ligar e utilizar todas estas para progresso do psíquicos humano

    Responder
  74. Literatura e a psicologia e filosofia são muito importantes para o aprendizado para o dia dia e cada um tem seu papel individual para e os três te seu valores para entender a mente humanas

    Responder
  75. Percebo que as obras literárias, filosófica foram ferramentas para uma melhor compreensão no mundo da psicanálise. Também percebi que Freud usou tais “ferramentas” para ampliar seus conhecimentos e rever suas teorias.

    Responder
  76. Seria incoerente a audácia de querer separar a literatura e a filosofia da psicanálise, uma vez que ambas unificadas, de mãos dadas>

    Responder
  77. (…) A motivação do leitor que punciona diante da obra é ativação inconsciente do desejo humano a partir do primeiro objeto perdido na narrativa. Busque narrativas!

    Responder
  78. Filosofia psicanálise e literatura abrange vários requisitos para uma boa análise, onde os requisitos são abrangentes em cada caso , para entender com maior êxito as análises individuais ou em conjunto com os analisados.

    Responder
  79. O fato de a literatura apresentar um comportamento de arquivamento da vida psicológica a mesma também apresenta o ensino que tange a psicanálise e suas características que se compromete a apresentar a interpretação psico literário humanal em longo dos tempos. Entendimento da mente humana do passado, presente e futuro analisado através da interpretação comportamental efetivamente real para o andar das nossas vidas !

    Responder
  80. Um estudo muito aprofundado entre a psicanalise, a filosofia e a literatura. Observamos que podemos analisar diferentes aspectos do estudo humano, porém eles se completam, não há uma fronteira entre eles. Segundo Freud, o inconsciente não esquece traumas, e eles retornam através dos desejos, atos falhos, neurose, psicose… E através dos sonhos sonhos é uma manifestação do inconsciente.

    Responder
  81. A produção onírica dos sonhos é um material precioso no processo de análise, porque condensa em forma de imagens, informações inconscientes sobre o paciente, que podem ser trabalhadas por meio dos relatos no contexto tetapêutico.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

164 thoughts on “Formação em Psicanálise Clínica

          1. O curso é muito bom! O material de apoio é ótimo. Me surpreendeu bastante. Estão de Parabéns 👏!

          2. Estou gostando muito do curso, tenho dois cursos básicos e uma especialização em psicanalise.

          3. Bom dia,estou começando hj no curso de psicanálise, estou um pouco perdida na plataforma.

      1. O IEVI emite declaração ou histórico da conclusão da programação com aproveitamento e a carga horária da formação?

          1. Tenho licenciatura em psicologia, se fizer o curso de psicanálise com que graduação eu saio?

          2. Estou comendo, e ainda não conheço o curso, logo não posso emitir opiniões, espero poder obter muitos subsídios e dividir com os pares.

      2. Sempre tive muita vontade de fazer um bom curso de psicanálise, talvez esse seja um bom momento.

    1. Olá
      Gostaria de saber o valor do certificado e da credencial, por gentileza.
      Grata

      Maria Emília Barros

    2. Olá Boa Noite, gostaria de saber o valor do certificado da formação em Psicanálise clínica.

      Grata

  1. Com essa formação vou poder atender como profissional em Psicanálise clínica?

    1. É aconselhável concluir o curso de Formação em Psicanálise Clínica com no mínimo 70% de aproveitamento e Realizar o Curso de Psicanálise Integrativa.

      1. Isso quer dizer sim? Sim, pode atuar como pessoa habilitada, psicanalista clínica, fazendo esses dois cursos com o aproveitamento mínimo ou maior que 70%?

        1. Bom dia!
          Caso o aluno não possua experiência em atendimento, nós sugerimos o mesmo a realizar os módulos práticos de análise didática e supervisão.

        2. Mas e o tripé psicanalítico de análise pessoal e supervisão psicanalitica? Como vou completar esse tripé exigido para atuar como psicanalista? Vocês poderiam escrever aqui no site como cumprir esses requisitos? Se particular ou se vcs irão oferecer?

          1. Bom dia!
            Os alunos serão avisados por e-mail quando os módulos de analise e supervisão estiverem disponíveis na plataforma.

        1. Gostaria de saber se a parte prática já foi incluída.
          Tenho interesse em fazer, mas me preocupo de ser cobrada por não ter parte prática do tripé.

  2. Bom dia
    Para as pessoas com graduação na área da Educação.
    Com esse certificado poderão montar uma clínica de Psicanálise.

  3. Bom dia,acabei me inscrever no curso de Psicanálise Clinica,já fiz o curso de Bacharel Livre em Teologia com vcs, tenho formação como Psicanalista Forense, Psicopatologia entre outras áreas , só me faltava o curso de Psicanálise Clinica,posso fazer o curso na Área Clínica ,grato.

  4. Boa tarde, estou gostando muito de ser uma aluna no curso de Formação em Psicanálise Clínica.

        1. Boa tarde,ao término do curso de psicanálise clínica posso fazer atendimento sim ou não.

      1. Em relação ao processo de análise e supervisão, para compor o tripé. O curso proporciona essa possibilidade?
        Gratidão pela oportunidade

          1. Gente preciso de mais informações pois não há comentários em lugar nenhum sobre a plataforma.

  5. boa noite. com o diploma de psicanálise clinico posso exercer a profissão no piauí?

    1. Bom dia!
      Pode sim. Para ser um psicanalista, não é necessário ter formação em psicologia ou medicina. O importante é que o psicanalista tenha uma formação sólida e constante, o que implica em muito estudo e aprofundamento da teoria e prática psicanalítica.

      1. É só se inscrever no site , entra no site, escolhe o curso, terá um ícone de inscrição, faça a inscrição colocando seus dados, vai precisar de uma senha, anota p não esquecer ou deixa salvo aí bom curso.

  6. já enviei meus dados e foto para credencial vcs precisam algum documento tbm para diploma psicanalista,fico aguardo da documentação.

  7. Bom dia,recebi toda documentação,muito obrigado,vou aguardar o curso de Psicanálise integrativa,um ótimo sábado para todos vcs.

  8. Boa tarde!!
    Venho através deste agradecer a oportunidade que vcs vem nos dando oportunidade para nós sejamos profissionais no ramo da psicanálise clínica,em breve estarei pedindo o certificado e a credencial.

  9. Preciso de outro curso para fazer psicanálise com vocês, para legalmente atender pessoas?

    1. Bom dia!
      Sim. É necessário realizar o curso de Psicanálise Integrativa (estará disponível na plataforma para os concluintes em breve).

  10. A escola fornece a análise e o estágio; contemplando o tripé psicanalítico e caso; alguém já possua a formação e queira; apenas a certificação palpável.. como se daria este caminho?
    Muito obrigado…
    Deus os abençoe!

    1. Todos os cursos dispostos por ser on line já estão disponíveis lembrando que para fazer psicanálise interativa precisar ter concluído a psicanálise clínica e o processo de matrícula é o mesmo, espero ter ajudado.

      1. Gostaria de saber por que eu tou matriculada no curso de psicanálise clínica eu completei o questionário ele diz que falhou na nota. Atenciosamente Marilândia Veloso Lima boa tarde!!

  11. Bom dia, A credencial, para quem fizer psicanalise clinica e integrativa é uma única credencial?

  12. boa noite minha neta pegou e fez a prova ,pois tive sai as presa e ficou quieta fui abri e reprovou
    acabou o tempo e o que faco agora

  13. Me interessei pelo curso, como e onde efetuar o pagamento?
    Poderei atender depois que concluir o curso?

    1. Bom dia!
      Após realizar os cursos de formação em psicanálise clínica, psicanálise integrativa e passar pelos módulos de analise didática e supervisão, sim.

    1. Entre o ego d o id é que o ego acata l princípio da realidade diferenciando do que é da mente e o que é do mundo externo.

    1. Se eu atingir o limite da quantidade de tentativas e não aprovar em dos questionários, devo continuar? Ou não terei condições de concluir o curso?

  14. Estou feliz em ter concluído o Curso de Psicanálise Clínica Pelo Instituto IEVI Agradeço a todos que fazem o referido Instituto. Por terem repassado todos os conteúdos gratuitos. Outrossim parabenizo a todos que fazem o IEVI pela alta
    responsabilidade com os alunos.
    ATT: José Augusto dos Santos

  15. GOSTEI MUITO DO CURSO E JÁ TERMINEI AGORA QUERO SABER COMO FAÇO PARA PAGAR ESTE CURSO, SE POSSO PAGAR PARCELADO NO BOLETO OU NÃO.

  16. Bom dia.
    Sou bacharel em Direito e me matriculei nos cursos de Psicanálise Clinica e Integrativa.
    Gostaria de receber um norte preciso em relação a como atuar como Psicanalista.
    Obrigado pela atenção.

    1. Bom dia!

      É necessário realizar os módulos práticos de analise didática e supervisão (estágio), para os alunos que não possuem experiência.

      Att,
      IEVI

  17. Eu lido com pessoas na minha ,e são tantos problemas é uma infinidade de diversidade e eu tento solucionar com o dom que Deus me deu ,mais achei que deveria ir além então pedi a Deus direção ,é eu creio que pode ser aqui ,então estou aqui buscando capacidades

  18. Qual é o prazo mínino para conclusão dos tres cursos que compõem o tripé para atuar como Psicanalista Clinico? E se o aluno concluir antes do tempo previsto na carga horária o que acontece no caso da solicitação do pedido do diploma e da credencial?

  19. Tenho interesse em fazer o curso de psicanálise clínica. Essa oportunidade é maravilhosa. Enfim vou fazer o curso.

    1. Não há Conselho de Psicanálise no Brasil. Você como Psicanalista, não tem obrigação de se filiar a qualquer órgão público. O Psicanalista não é subordinado a qualquer órgão de fiscalização profissional.
      Conselhos são criados por leis federais. Se não houver lei criando-os eles não podem existir, pelo menos não terão poder fiscalizador.

      1. Bom dia! Estou muito feliz por ter essa oportunidade, sempre sonhei em ser uma terapeuta. Muito obrigada!!

      1. Boa tarde
        Meu curso de formação é Bacharel em Serviço Social, especialização em Serviço Social e políticas públicas; gostaria de saber se no término desse curso de psicanálise Clínica eu já posso montar minha clínica?

  20. Estou em andamento com o curso, desde já tenho obtido um conhecimento excelente, cada dia mais me interesso pela temática. Recomendo! Curso para vida! Parabéns aos envolvidos.

  21. Deixo aqui meus agradecimentos atodar equip de professores colabradores pesquisadores em fim toda logistica, para poder presta um exelemte trabalho atodos que queram desevolver suas atividades como um profisional na area da psicanalise O Brasil esta precisando de eselentes profisionas nesta area da saude;pastor jose de sousa

  22. Trabalho com crianças, em oficina de artes. O objetivo das minhas oficinas é o desenvolvimento da crianças em vários aspectos. Procuro fazer um trabalho de excelência, buscando sempre conhecimentos e experiências que possam me auxiliar nessa área. Trabalho com jovens e crianças a 20 anos. Gostaria muito de entender a expressão das crianças através da arte, isso significa muito pra mim, pois me ajudará a atendê-lo da melhor forma. Sou formada em Artes Plásticas e pós graduada em Arte Educação. Agora gostaria de saber se posso atuar também como Psicanalista em meu trabalho (particular) e de que forma posso usar esse conhecimento.

  23. Excelente curso oferecido pela IEVI. Concluir o curso formação em Psicanálise, e já obtive o certificado. Sigo fazendo outros. Estou satisfeito!!!

  24. Curso campeão em excelência vale a pena cada parágrafo para quem realmente quer aprender e enriquecer seus conhecimentos.

    1. ola boa noite, eu conclui o meu hoje. voce recebeu seu certificado e credenciais.

  25. Estou concluindo Bacharel livre em teologia é possível que eu faça o de psicanálise!

  26. Muito feliz em ter escolhido o IEVI para fazer o Curso de Formação em Psicanálise Clínica! Conclui essa primeira etapa, hoje, 17 de maio de 2023! Um universo de conhecimentos teóricos e tudo muito bem elaborados para o aluno aprender sem dificuldades! Este curso está sendo um divisor de águas em meu caminhar, para o meu auto conhecimento e para meus propósitos futuros! Pretendo me inscrever no Curso de Formação em Psicanálise Integrativa, enfim, também a de análise e supervisão para atuar com precisão! Deus me ajude em todas as etapas, pois este é o ambiente (virtual EAD) certo! Gratidão ao site e todos os envolvidos nessa missão!

  27. No contexto da psicologia, o ego além de fazer parte da personalidade humana, está mais relacionado ao caráter ou seja, a forma como a pessoa se comporta ou pensa.

  28. quero parabenizar toda equipe pelo farto material que envolveu esse curso, abrindo o entendimento, sobre o psique e as varias faces de cada individuo, parabéns

  29. Sou brasileira mas moro na Argentina então não pago impostos no Brasil. Só tenho numero de registro que me derão no cartório e número de passaporte. Com estes números posso obter a credencial de psicanalise clínica ou não são os requeridos?

  30. Show, vou aproveitar a oportunidade e me matricular para aprender mais sobre o ser humano.

  31. Anteriormente eu tinha receio de estudar psicanalise ou qualquer curso que fosse voltado para mente humana, pois via como algo muito complexo. Mas agora, percebo que minha mente simplesmente estava bloqueando algo que hoje vejo como uma matéria bem interessante e prazerosa.

  32. Sonhar e realizar o meu sonho de ser psicanalista clinica, é muito bom. Glorias a Jesus!

  33. A 5 anos estudo psicanálise e agora terminei este curso e pretendo atuar .
    Este curso me ajudou bastante , pois já trabalho na área social com publico evangélico como Pastor e agora terei oportunidade de agregar um ao outro quando necessário.
    Grato a Deus e ao instituto.

  34. Eu estou fzendo este curso. Sou Terapeuta Holístico e a Psicanálise é uma áarea a qual sempre quiz atuar

    1. Pelo visto Freud nos apresenta, como na alegoria da caverna de Platão, que nosso eu verdadeiro e o mundo real é o inconsciente… Já aquela ideia da vida na qual nos manifestamos é apenas uma fração do todo… E o conflito entre estas crenças causam os problemas psíquicos na humanidade.

  35. Achei interessante e resolvi me inscrever fiz Curso de Terapeuta e quero agregar.

  36. Estou gostando muito do curso de formação em psicanálise. Porém, estou tendo que ler no próprio site. Queria baixar (download) pelo menos os e-book, para imprimir e reler várias vezes. Aprendo mais no papel, do que na tela do celular (ou computador). Tem alguma botão, para o download?

  37. Esse curso tem apenas a parte teoria e a avaliação. Mas e a parte de clínica supervisionada? Como fica pra prática?

  38. Pelo visto Freud nos apresenta, como na alegoria da caverna de Platão, que nosso eu verdadeiro e o mundo real é o inconsciente… Já aquela ideia da vida na qual nos manifestamos é apenas uma fração do todo… E o conflito entre estas crenças causam os problemas psíquicos na humanidade.

  39. Estou amando o curso, tem qualidade, e a plataforma é excelente.Os estudos são rigirosos e transnitem nuito conhecimento. Recomendo esta conceituada Instituição.Farei outros cursos.Tenho 65 anos, sou formada em Letras Português/ Inglês e respectivas Literaturas.Tenho pós-graduação em Gestão e Supervisão(360h), Teoria Literária(360h)(Tutoria no Ensino EAD(360h), Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar (660h) e estou cursando a formação em Psicanálise Clínica

Comments are closed.