Formação em Psicanálise Clínica

Formação em Psicanálise Clínica

This content is protected, please login and enroll course to view this content!

127 comentários sobre “Apresentação

  1. -Dentro da Literatura psicanalica e flosofica observa – se uma relação no sentido em que refletem a mesma forma discursiva e disciplinar por outra elas refletem sempre sobre as questões humanas.

    -Em relação a estética literária aqui nós vemos uma diferença de análise no âmbito dos discursos enquanto para filosofia ela procurava refletir sobre os métodos de investigação da verdade a Psicanalise olhava na prespectiva de se apurar os casos de transtornos psicológicos que apresentam sintomas em pacientes.
    – Interpretendo literalmente embora cada uma procura um caminho diferente de analisar os factos no final de tudo eles centram unicamente no homem.

    Responder
    1. Psicanálise e literatura filosófica, duas magnificas junções do conhecimento humano, de uma grande valia na saúde mental.

      Responder
      1. Exatamente Literatura, Psicanálise e a Filosofia se complementam entre sim para uma melhor compreensão da evolução humana

        Responder
      2. A filosofia e a literatura de formas diferentes elas contribuíram é contribui para evolução da psicanálise e assim ajudado a humanidade com suas diversidades .

        Responder
    2. Filosofia, literatura ajuda muito no exércicio do cérebro, mais a cura das doença psíquicas está na psicologia e psicanálise, que aliviar os sintomas apresentados.

      Responder
      1. As três diciplima são muito importantes para o crescimento do ser humano, uma completa a outra ,a Literatura faz com que o indivíduo se interessa por ler, por leitura ,a psicanalise ajuda a cuida da mente da saúde mental.a filosofia abrem horizontes para outros saberem .

        Responder
    3. Essas duas areas de estudo tem como base a discussão dos elementos psicologicos e intelectual das pessoas ,bem como seu carater e comportamento

      Responder
    4. Literatura, psicanálise e filosofia são bem parecidas ambas apresenta muitos pontos em comum tratando das questões psíquicas dos series humanos

      Responder
  2. Quando pensamos em relações entre a literatura e a psicanálise,deliniamos dois espaços dr conhecimento excludente, diferentes,próprio,embora possivelmente dialógicos sob certas condições.

    Responder
    1. As relações entre a Literatura e a Psicanálise pareceram limitar-se, até pouco tempo, a uma relação de mão única, onde o objeto literário suportava o embate da teoria freudiana aplicada.

      Responder
        1. Freud usava a interpretação para ver o que estava oculto ,que precisa coloca para fora o que estava repremido

          Responder
  3. A RELAÇÃO ENTRE A PSICANÁLISE E A FILOSOFIA E TEMATIZADA POR MEIO DE DUAS ESTRATÉGIAS.
    A PRIMEIRA ABORDA A CLÍNICA PSICANALÍTICA PELO DIVÃ,ISTO É DAS REPRESENTAÇÕES TEORIAS QUE OS ANALISAMOS CONSTRÓEM SOBRE SUA VIVÊNCIA DESSE ESPAÇO E TEMPO ESPECIAL. A SEGUNDA PROCURA APROXIMAR TEORIA PSICANALÍTICA E FILOSOFIA POR MEIO DO PENSAMENTO DE NIETZSCHE E ROSSET,QUANDO SE REENCONTRA A TEORIA QUE ANALISAMOS E SE COMPREENDE A CENA ANALÍTICA COMO LUGAR DE EXPERIÊNCIA TRÁGICO-POÉTICA DE REINSCRIÇÃO DO SUJEITO AO MUNDO.

    Responder
    1. Na verdade, estamos diante de um grande vazio onde a Psicanalise tenta demonstarar a importancia de se conhecer e dominar os seus instintos, isto é demonstrado a todo o tempo, tanto na Literatura como na Filosofia e até mesmo na Psicanalise, onde os fundamentos das frustrações humanas são demonstrados e tratados a luz de saberes dantes desconhecidos, visto que cada seção de nalise é um mundo novo, tanto para o Analista como para o assistido/paciente.

      Responder
  4. Contudo entre as histórias ,a literatura revela muito consertos de evidências ,as personalidades que a conjunção da psiquasalise constituem em mera objeção do psiquê , o indivíduo nas imagens filosófica da mente humana.
    Contudo no século 19 havia muitos personagens que Vivian em amplas visões da psiquasalise , constituindo a conjunção entre os conceitos da psiquasalise na mente do seu estimo psicológico , agravando a situação psíquico da vida humana.

    Responder
  5. A relação entre a Psicanálise e filosofia pode ser apreciada de duas formas ou faces: A primeira trata de forma pela qual a cena e analítica, no sentindo de sua prática clínica : Segundo trata das relações teóricas entre o pensamento psicanalítico.
    O autoconhecimento é uma ótima ferramenta para que a gente possa reconhcer e superar os limites, pois dentro de um contexto social todos temos grandes conhecimentos aprender e reaprender, já no reconhecimento a psicanálise podemos atribuir a duas ferramentas para termos como base a fala e a escuta.
    Interpretar e o que faz com que possamos nos mergulhar dentre deste contexto, desencadeando o conhecimento e buscando de forma clara contribuir para o bem maior de todos.

    Responder
  6. A Psicanálise também recebeu contribuições da literatura e da filosofia.
    Nietzche foi um dos primeiros psicanalistas, na qual a intuição dele se antecipou as nossas descobertas. Ninguém identificou com mais clareza, as razões para o comportamento humano e a luta do princípio do prazer pelo eterno domínio.

    Responder
    1. A relação entre Psicanálise e Filosofia apresenta-se aqui em duas faces: a primeira trata da forma pela qual a cena analítica, no sentido de sua prática clínica, inscreve-se na sociedade contemporânea; a segunda trata das relações teóricas entre o pensamento psicanalítico e a filosofia trágica.

      Responder
  7. A Psicanálise , a literatura e a filosofia são assuntos de descobertas no sentido do psiquê, são relações teóricas entre o pensamento psicanalitico.

    Responder
  8. Na Grécia antiga, oito séculos antes de Cristo, quando os textos fundadores da literatura ocidental, Ilíada e Odisseia, cujos autoria é atribuída ao poeta Homero, são concebidos. Quatrocentos anos depois, por sua vez, o filósofo Platão, também da Grécia clássica, funda um discurso que, segundo o pensador, é diferente do literário (estético) uma vez que é voltado a reflexão metódica de investigação da verdade. Por fim, cerca de dois mil anos depois, um médico austríaco, Sigmund Freud, começa a investigar, no final do século XIX, casos de transtornos psicológicos que apresentam sintomas físicos nos pacientes (neuroses histéricas) até que lança em 1900, o texto fundador da Psicanálise como teoria psicológica: A interpretação dos Sonhos.

    Responder
  9. A Psicanálise recebeu grande contribuição da literatura, onde os conhecimentos foram estudados através de fatos e testes comportamentais e experimentos próprios

    Responder
  10. O conjunto apresentado tem como finalidade a nos levar a uma reflexão ( Literatura, psicanálise e Filosofia) três encontros fundamental para uma construção de saberes.
    Para se colocar em prática é preciso um pouco mais de conhecimento e estudo.

    Responder
  11. A psicanálise concentra-se em um método mais aprofundado em relação ao eu do ser humano.A filosofia encara isso de forma mais superficial.

    Responder
  12. Há um entrelaçamento entre os três, acontecem de forma simultânea, completando-se. Temos o pensar e a investigação.

    Responder
  13. _ A psicanálise oferece uma visão importante sobre o indivíduo que dialoga com a área do conhecimento como é o caso da filosofia.
    _ diferente entre o pensamento sobre a arte e pensamentos sobre a beleza, demostrando o quanto ela pode ser proveitoso.
    _ Sigmund Freud é o conhecedo como “pai da sua extensa contribuição para o seguimento desse corpo clínico.

    Responder
  14. De alguma maneira Freud testou o limite da investigação psicanalítica, o que perpassa a relação entre literatura e psicanálise é a questão da origem da condição de fato estético. E entre psicanálise e filosofia apresenta-se duas faces: Uma trata da forma pela qual a cena analítica no sentido de sua prática clínica. E a outra trata das relações teóricas entre o pensamento psicanalítico e a filosofia trágica.

    Responder
  15. As obras Ilíada e Odisseias de Homero remetem a pensamentos descritivos em base de um consciente de ideia assim como a resolução do que si faz verdade segundo o indivíduo como propõe o Platão na construção de uma verdade que pode existir ou passar a existir no imaginário de um subconsciente até de forma coletiva como uma espécie de esquisofrenia como Freud assim via na formação de um cenário com seus personagens.
    Na questão limitrofe da filosofia,psicanálise e literatura a visão era de uma realidade subjetiva que precisaria de uma visão conceitual investigativa chegando assim a suposta verdade e assim seria o pensamento junto a realização para a visão do limite por consequência de um desfeiche fina de consequências.
    Tendo em vista a interpretação pelo conceito investigativo da literatura pela psicanálise em questão a forma filosófica se símbolos que representam certos conceitos.

    Responder
  16. O ser humano tem a sua complexidade e a literatura a filosofia e a psicanálise cada uma dentro de seu campo de atuação permitem que o indivíduo possa ser melhor compreendido e ainda que soluções possam ser encontradas para as questões de natureza existencial ajudando a compreender um pouco mais a psique humana.

    Responder
  17. A literatura a psicanálise e filosofia analisa o comportamento humano,cada qual na sua disciplina, porém interpreta e investiga para reflexão do eu, o psiqui humano, tendo o propósito de esclarecer ou pelo menos entender a mente humana na sociologia

    Responder
  18. A relação entre filosofia e psicanálise é uma entre várias discussões que estão presentes em toda a história do pensamento analítico, rendendo diferentes olhares para o tema. Vale ressaltar que prática e teoria psicanalítica não se separam. Da mesma forma, tudo o que faz parte da natureza humana é essencial para o entendimento profundo sobre o comportamento das pessoas, incluindo o conhecimento filosófico. Nesse sentido, as figuras do filósofo e do psicanalista se confundem em diferentes questões sobre o ser humano no mundo. Dentre essas questões, destaco como as sendo as principais: a influência da cultura no comportamento, origem de conflitos, construção do sujeito e a linguagem, …..

    Responder
  19. Pretendo assimilar esse importante conteúdo, que, com certeza esclarecerá sobre a importância dessas áreas do saber na interdisciplinaridade, no tratamento psicanalítico.

    Responder
  20. Em alguns aspectos as três áreas do conhecimento estão interligadas em seus discursos por excelência, a Filosofia nos leva ao discurso da reflexão ,a Literatura ao discurso estético e a Psicanálise ao discurso refinado ,revolucionário na interpretação do psique humano.

    Responder
  21. Literatura, psicanálise e filosofia são dois segmentos, clínicapsicanalítica Divã, segundo aproximar teoria psicanálise e filosofia por meio de pensamento ,Nietzsche foi um dos primeiros psicanalista daquele tempo;Sigmundo Freud é o conhecedor como pai da sua extensa contribuição para o segmento desse corpo clínico

    Responder
  22. Ha dois tipos de olhar: um, para a investigaçao da verdade e o outro , para os casos ., tais como a isteria e as neuroses, transtornos psicologicos. Porem tudo em torno do psique do homem.

    Responder
  23. o conhecimento de Freud e muito grande cheio de estudo . de historia ds filosofia idade media do estudo abrange bastante literatura acidental

    Responder
  24. area do difrente saber interpretacao historia da Grecia antiga sintomas psiquica neurose histericas teorameta psicologica literatura psicanalice filosofia reflexo .estudo que foi fundamental para cura .

    Responder
  25. A relação entre literatura psicanalise e filosofia se juntam dando origem a um leque de informações que completam ao mesmo sentido, sejs na clínica ou qualquer outra área que for aplicada.
    Tendo grande influência interdisciplinar para o comportamento e conhecimento.

    Responder
  26. Mostra area da psicanalise reflexo motodica historia torna se um mestre da interpretacao do sonho filosofia psicanalise conhecimento humano

    Responder
  27. Literatura, psicanálese e filosofia são complementares, ou seja, a psinálese com Freud, se apropria de conceitos filosóficos para a elaboração do estudo da psiquê humana, assim constituindo a psicanálese propriamente dita.

    Responder
  28. a psicanalise se completa com a literatura e a filosofia, um conjunto que fortalece a aplicação do conhecimento no uso da psicanálise.

    Responder
  29. A Filosofia é uma abordagem profunda para estudos sobre a mente e o comportamento humano se estiver alinhada com a teoria psicanalítica.

    Responder
  30. Literatura, Psicanálise e Filosofia, embora sejam áreas diferentes do saber, apresentam muitos pontos em comum, desde sua fundação discursiva e disciplinar. São três grandes áreas de interpretação e reflexão a respeito das questões humanas, desde as individuais e psíquicas até as sociais e históricas.

    Responder
  31. A relação entre Psicanálise e filosofia apresenta se em duas faces : a primeira trata da forma pela qual a sena analítica no sentido de sua prática clínica,inscreve se na sociedade contemporânea. A segunda trata das relações teóricas entre o pensamento psicanalítico e a filosofia trágica.

    Responder
  32. A necessidade do autoconhecimento, visa favorecer a tomada de consciência. Assim compreendemos melhor os sentimentos e as ações que pautam a vivência. Nesse sentido, o processo de autoconhecimento coloca o individuo diante de si mesmo. Logo, há o estímulo de uma nova forma de ver a si e o mundo. Sendo assim, descobre-se que além da percepção externa dos sentidos, existe também a percepção interna, esta vital para o despertar de conhecimento. Portanto, é necessário compreender melhor sobre o processo de autoconhecimento, por isso a importância dos dois campos , a filosofia e a psicanálise.

    Responder
  33. A Filosofia abriu campo para psicanalise e portanto todos os pensadores quanto os psicanalistas trabalham em conjunto para inestigacao dos seres humanos . Tudo e importante mas sem ter o autoconhecimento de si proprio a auto investigacao nada muda e perceber que tudo que queremos TER precisamos SER.

    Responder
  34. A filosofia é um discurso naquela época reflexivo há literatura ,é um discurso estético por excelência ; já na psicanalise é um discurso sofisticado e revolucionário de interpretação do psique humano, todas as duas estão interlacionadas pois seus temas em comum e pela forma de trabalhar na linguaguem.
    A relação entre a psicanálise é filosofia ela apresenta-se aqui em duas formas:
    A primeira delas tratada é da forma pela qual a cena análitica , no sentindo de sua prática ,inscreve -se na sociedade comteporanea , e segundo trata das relações entre o pensamento da psicanalise e a filosofia.

    Responder
  35. A relação entre PSICANÀLISE e FILOSOFIA apresenta-se aqui em duas faces: a primeira trata da forma pela qual a cena analítica, no sentido de sua prática clínica,inscreve-se na sociedade contemporânea; a segunda trata das relações teóricas entre o pensamento PSICANALÌSE e a FILOSOFIA trágica.

    Responder
  36. A literatura abrange a cultura da sociedade como um todo
    A filosofia busca o conhecimento, movido pela curiosidade, pelo questionamento do mundo e sobre os fundamentos da realidade.
    A psicanalise é um campo de investigação teórica e clinica da psique humana.

    Responder
  37. Os limites da filosofia e da psicanalise em relação fa literatura, é que para Freud ele buscava manter o equilibrio proque seu obejtivo analitico era produzir uma teoria cientifica empíricamente comprovável, porem em sua busca para entender o ser humano ele se utilizava da filosofia também da literatura para desenvolver suas teorias.

    Responder
  38. Interpretar obras literárias sob viés psicanalítico e filosófico
    Ao analisar e interpretar as obras literárias nesse olhar, psicanalítico e filosófico, sempre haverá distorções, falhas, e sempre algo fica faltando, nunca se completa. Isso requer uma interpretação com uma visão real, com o processo histórico ou moral, social e politico, são desafios propostos para encontrar a medida certa da ajuda ao paciente.

    Responder
  39. Tem muito uma de outra em essas praticas que permite dar um conhecimento mas completo da psicanalises. Somos pessoas que estamos estudando dia a dia em base a casos que vamos conhecendo em cada um de nossos pacientes. O que nos permite ter uma forma de analisar e interpretar os casos clínicos, com o conhecimento que temos das posturas Filosoficas e o arte da a literatura.

    Responder
  40. Aprender sobre as relações e as especificidades entre as três áreas do conhecimento humano, a Literatura, Psicanálise e Filosofia. É muito gratificante, estou gostando do curso.

    Responder
  41. Se formos para a Literatura Brasileira, encontramos dois autores que são Clarice Lispector e Moreira Campos. A primeira, admirada pelo público mais jovem possui muitas obras que fazem esse “casamento” entre Filosofia e Psicanálise. No segundo, vemos em seus contos literários, uma abordagem semelhante, tendo como ponto de diferença, algumas críticas a sociedade e suas regras rígidas.

    Responder
  42. Analisar todo esse contexto e conexões é enriquecedor. Ao longo dos estudos percebemos como se completam e clarificamos o entendimento de forma mais profunda e sensível. Literatura, Psicanálise e Filosofia é junção perfeita para justificar além do que é dito.

    Responder
  43. A filosofia em si, é um estudo , um discurso sobre o comportamento do ser humano, já a psicanálise, estuda e se aprofunda para então com terapia analítica, poder estar ajudando o paciente a lidar com seus traumas , medos, ancias psíquicas, e então nesse acompanhamento poder de “libertar” de suas “correntes”

    Responder
  44. Freud recorreu à Literatura para amparar e elaborar sua teoria, apoiou-se na narrativa da Tragédia de Rei Édipo, de Sócrates, para fundamentar a base da psique humana. O Complexo de Édipo é inerente à condição humana. Filosofia é discurso da reflexão por excelência e a Literatura é discurso estético por excelência. Já a Psicanálise é discurso sofisticado, revolucionário de interpretação da psique humana. Os limites entre esses três discurso não são definidos. As relações intimas são dadas pela linguagem. A Psicanálise tem com base a Filosofia e a Literatura. Para Freud, os artistas e os neuróticos se afastam do real de um modo ameno e dão forma às fantasias.

    Responder
  45. Em geral, as ciências sociais possuem estão sempre ligadas em outras áreas de conhecimento. Creio que de forma isolada, nenhuma delas sobrevivam. Cada uma com sua importância, para completar o quebra-cabeças da complexidade da vida.

    Responder
  46. Psicanálise, Filosofia e Literatura são fundamentais para análise e entendimento do comportamento humano, pois ambas se complementam.

    Responder
  47. Tanto a Literatura, quanto a filosofia, nos introduz e aperfeicoa na arte do saber, do bem pensar… A psicanalise nos orienta neste profundo auto conhecimento, num todo, fazendo-nos cientes da relação e conecção da mente – emoções, corpo…

    Responder
  48. A psicanálise enseja a busca de espaços de pensamentos que ela e a filosofia dialogam, a literatura sempre esteve presente nos estudos filosóficos e psicanalíticos.
    Freud na verdade se aproxima da literatura e da arte em geral, tomando como um campo de investigação.
    Na verdade el convoca a literatura para dizer aquilo que a psicanálise não alcansa, onde se estabelece o limite da construção da teoria, que se impõe a recorrência ao discurso mítico e literário proporcionando o relançamento da elaboração teórica psicanalítica.

    Responder
  49. A literatura, a princípio, não parece entrar no bojo do entendimento do comportamento humano, mas estudando mais profundamente entendemos que a expressão literária é uma das formas de externar o comportamento. Freud se utilizou de escritos e houve essa conexão importante no estudo do comportamento humano.

    Responder
  50. A psicanálise enseja a busca de espaços de pensamento que ela e a filosofia dialogam. Não se deve separar de forma radical psicanálise e filosofia. A literatura, por exemplo, sempre esteve presente no horizonte dos estudos filosóficos e psicanalíticos. Ela também tem o papel de recepção das ideias filosóficas.

    Responder
  51. Realmente neste modulo iremos ter muito proveito dos conhecimentos a serem estudados. A psicanalise, a filosofia e a literatura exigem uma boa base de conhecimento para se entender qual a relação entre os três. Acredito que todas estas vertentes exigem um esforço no sentido de se interpretar, analisar as propostas de forma seria e consisa.

    Responder
  52. A literatura, psicanálise e a filosofia. Os limites… O interpretar.
    Um viés interminável e em constante mutação. Somos seres inacabados e por tanto sempre em busca de respostas e ajustes dos nossos limites. Freud disse:
    ‘Privamo-nos para mantermos a nossa integridade, poupamos a nossa saúde, a nossa capacidade de gozar a vida, as nossas emoções, guardamo-nos para alguma coisa sem sequer sabermos o que essa coisa é. E este hábito de reprimirmos constantemente as nossas pulsões naturais é que faz de nós seres tão refinados. 1- Por que não nos embriagamos? Porque a vergonha e os transtornos das dores de cabeça fazem nascer um desprazer mais importante que o prazer da embriaguez. 2 – Por que que não nos apaixonamos todos os meses de novo? Porque, por altura de cada separação, uma parte dos nossos corações fica desfeita. Assim, esforçamo-nos mais por evitar o sofrimento do que na busca do prazer. Sigmund Freud, in ‘Correspondência (1883)’

    Responder
  53. A psicanalise e a filosofia dialogam na busca de espaço de pensamento e não devem ser separadas de forma radical .
    a literatura sempre esteve presente no horizonte dos estudos filosóficos e psicanalíticos e tem o papel de recepção das ideias filosóficas, juntas essas três areas podem nós ajudar a compreender melhor como fuciona o ser humano e suas complexidades.

    Responder
  54. A neurose histérica é uma forma de neurose com sintomas físicos sem causa aparente. Foi estudada por Freud e revela a complexidade da mente humana. A psicanálise oferece insights sobre a origem dos sintomas, relacionados a conflitos inconscientes. Os sintomas variam e podem migrar de órgão em órgão. A relação entre paciente e médico é crucial, com o paciente buscando atenção e validação. O tratamento envolve trazer à consciência os conflitos reprimidos e usar terapia cognitivo-comportamental para modificar comportamentos. A neurose histérica continua relevante na prática clínica atual, influenciando a compreensão da mente humana.

    Responder
  55. A relação entre a psicanálise e a filosofia se apresenta em duas facetas: uma que trata da forma pela qual a cena analítica, no sentido de sua prática clínica , inscreve-se na sociedade contemporânea; e a segunda trata das relações teóricas entre o pensamento psicanalítico e a filosofia trágica.

    Responder
  56. Não existem delimitações definidas para a filosofia, literatura e psicanálise, ambas estão integradas e se complementam.
    A filosofia trata o discurso da reflexão; a literatura trata a estética das idéias, enquanto a psicanálise interage com a filosofia buscando espaços de pensamentos.
    Juntas as três áreas nos auxiliam na busca da compreensão do ser humano e das suas complexidades.

    Responder
  57. A filosofia veio primeiro e depois as demais formações e profissões, após a partilha cada seguimento se aprofundou na sua area, mas é impossivel falar em psicanalise e fazer o resgate histórico com a filosofia em algumas analogias e interações

    Responder
  58. Acredito ser de importancia os tres,Literatura,Filosofia e Psicanalise
    Send que mais tarde Sigmund Freud traz a teoria da metapsicologia, sendo que cada um da entendimento sobre uma area mas se necessitam para se completarem e darem entendimento melhror .

    Responder
  59. o Behaviorismo é uma teoria psicológica comportamental que estuda o ser humano ou animal através da observação das suas ações e comportamentos, entendendo assim o seu estado psíquico.

    Responder
  60. Podemos dizer que a relação da Filosofia com a Literatura, parte de que a filosofia quanto a literatura são produtos do pensamento e da linguagem e o resultado de ambas podem ser expressado literalmente ou filosoficamente. Enquanto que a psicanálise em relação a filosofia ao tomar as ideias como tópicos de investigação do mundo, a filosofia parece estar circunscrita a um ambiente bastante restrito, a saber, o espaço intelectual. Interrogar conceitos nada mais é do que interrogar o próprio pensamento. Concluímos que as três áreas iniciaram nos textos de Freud, no decorrer da sua obra, fazendo inúmeras citações de escritores e filosófos gregos.

    Responder
  61. Psicanálise investiga a mente, literatura expressa emoções, filosofia explora questões fundamentais. Juntas, revelam profundidades humanas.

    Responder
  62. A psicanalise trata do inconsciente, logo a literatura traz a tona todas as identificações que podemos ter quando estimulados nossos pensamentos ainda não forlumados e talvez já préidentificados e a filosofia nos depara a uma realidade externa que faz com que conflitos que podem se chocar com crenças, comportamentos e desejos, ou seja uma área está sutilmente ligada na outra

    Responder
  63. Em conjunto, a literatura, a psicanálise e a filosofia fornecem perspectivas complementares que enriquecem nossa compreensão da condição humana, ajudando-nos a explorar aspectos profundos da mente e da existência.

    Responder
  64. A literatura referente ao surgimento da psicanálise denota uma interpretação inicial que se caracteriza uma fixação em saber o porque dos distúrbios psicóticos derivado dos comportamentos sureais que os indivíduos manifestam em período de vida. Analisando seus vestígios e suas características que formam o pensar humano.

    Responder
  65. desde os primórdios a humanidade busca esse conhecimento e entendimento do comportamento humano, e unir essas três disciplinas faz com que esse estudo se torne mais consistente e profundo

    Responder
  66. A busca pelo conhecimento e comportamento humano vem desde os primordios, e unir essas três disciplinas faz com que esse estudo se torne mais consistente e profundo

    Responder
  67. Embora identificações, os limites entre psicanálise, estética e filosofia são quase imperceptíveis. Trata-se de fronteiras onde a comunicação e a interação apresenta-se com intenso dinamismo.

    Responder
  68. Retificando: Embora identificáveis, os limites entre psicanálise, literatura e filosofia são quase imperceptíveis. Trata-se de fronteiras onde a comunicação e interação apresenta-se com intenso dinamismo.

    Responder
  69. Podemos interpretar de duas formas diferentes a relação da psicanálise e da filosofia: A prática clinica da psicanálise e a teoria do pensamento filosófico.

    Responder
  70. A literatura, a psicanálise e a filosofia têm pontos em comum, desde sua origem na Grécia antiga até sua abordagem das questões humanas individuais, psíquicas, sociais e históricas. Homero escreveu os textos fundadores da literatura ocidental, Platão fundou um discurso filosófico e Freud lançou a Psicanálise como teoria metapsicológica.

    Responder
  71. A literatura e o primeiro passo para. comecarmos a compreender o funcionamento da mente humana e a partir disso iniciarmos um longo caminho de descobertas e novos conhecimentos.

    Responder
  72. A relação entre literatura, psicanalise e filosofia é complexa e multifacetada, envolvendo diversas intervenções e influencias mútuas. Aqui estão algumas maneiras de entender essa relação: 1. * Exploração da condição humana: * – *Literatura:* A literatura muitas vezes serve como meio para explorar a condição humana, abordando questões profundas sobre emoções, identidade, relacionamento e experiências. Os autores frequentemente utilizam personagens e enredos para investigar aspectos psicológicos e filosófico de existência.-

    Responder
  73. Enquanto a filosofia e a psicanalise podem oferecer valiosas ferramentas analíticas, é importante reconhecer seus limites e considerar uma variedade de abordagem para apreciar plenamente a riqueza e a complexidade da estética literária.

    Responder
  74. Ao abordar obras literárias dessa maneira, pode explorar camadas mais profundas de significado e compreender melhor as complexidades das experiências humanas apresentadas na literatura.

    Responder
  75. Interessante, sempre ouvi falar de literatura e Filosofia, mas nem imaginei que fosse estudar durante este curso. Será enriquecedor em todos os aspectos poder comparar estas três áreas tão relevantes para a formação humana e acadêmica.

    Responder
  76. A filosofia a literatura e a psicanálise da muito em comum a filosofia espresa seu sentimentos expressando seu próprio eu já a literatura nós leva conhecimento e nos leva a arte do saber atrás da arte das letras, e a psicanálise criada por Freud nos leva ao conhecimento dos transtornos psíquicos através de análises do comportamento dos seres humanos

    Responder
  77. Freud era um cientista que teve na literatura e e na filosofia sua fonte de inspiração para a associação de ideias do psiquismo humano na tentativa de compreensão das neuroses e histerias.

    Responder
  78. Todos os comportamentos dos seres humanos podemos estuda de forma rica com a literatura ,filosofia e psicanalise embora tem sua areas distinta tem muitos pontos em comum .

    Responder
  79. Todas as três disciplinas incentivam uma abordagem crítica e reflexiva em relação ao mundo e à experiência humana. Através da literatura, da filosofia e da psicanálise, podemos questionar nossas suposições, examinar nossas crenças e explorar novas maneiras de ver o mundo e a nós mesmos.

    Responder
  80. A literatura era usada por Freud como um suporte de seus achados clinicos, fez análises e interpretações num prisma psicanalítico.
    A relação entre psicanálise sob o viés psicanalitico e filosófico tem basicamente duas vertentes: a primeira aborda a forma pela qual a prática clínica inscreve-se na sociedade contemporânea, a segunda trata das relações teóricas entre a teoria psicanalíticca e a filosofia.

    Responder
  81. A RELAÇÃO ENTRE LITERATURA, PSICANÁLISE E FILOSOFIA É PROFUNDA E MULTIFACETADA,E PODE SER EXPLORADA DE DIVERSAS MANEIRAS.

    Responder
  82. Eu estou amando a psicanalise… As teorias de Freud, utilizado com objetivo, nas origens dos processos mentais, seu desenvolvimento e tratamento dos distúrbios psíquicos.

    Responder
  83. Essas disciplinas estão interconectadas através de suas investigações sobre a natureza da realidade, da consciência e da subjetividade, proporcionando uma compreensão mais ampla e profunda do ser humano e do mundo que o cerca. Assim, a filosofia, a psicanálise e a literatura dialogam entre si, enriquecendo-se mutuamente e oferecendo diferentes perspectivas para a exploração da complexidade da experiência humana.

    Responder
  84. Ao analisarmos essas três importantes áreas do conhecimento, podemos observar de forma intrínseca e harmoniosa se completam, e que a forma com que podemos compreendê-las e interpreta las se fazem com sendo quase que inseparáveis dentro do contexto psicanalítico.

    Responder
  85. Mesmo tendo muitas coisas em comum entre a Filosofia, Literatura e Psicanálise, pode-se destacar esta última como a interpretação do mundo interior humano explicitado no seu exterior através do seus comportamentos e ações.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

208 comentários sobre “Formação em Psicanálise Clínica

          1. O curso é muito bom! O material de apoio é ótimo. Me surpreendeu bastante. Estão de Parabéns ?!

          2. Estou gostando muito do curso, tenho dois cursos básicos e uma especialização em psicanalise.

          3. Bom dia,estou começando hj no curso de psicanálise, estou um pouco perdida na plataforma.

          4. A proposta do curso está acima das minhas perspectivas. Excelente o material disposto aos alunos.

          5. O curso foi maravilhoso, parabéns um curso gratuito e instrutivo, já paguei meu certificado, já vou atuar na parte de psicanálise clínica holística, vou cadastrar meu certificado , agradeço muito a IEVI.

      1. Estou gostando muito do curso. O material disponibilizado é de excelente qualidade e atualizado de forma visível. Parabéns a IEVI.

      2. Eu amei esse curso rápido e muito produtivo, tenho certeza que vai agregar muito para meu trabalho como psicanalista.

      1. O IEVI emite declaração ou histórico da conclusão da programação com aproveitamento e a carga horária da formação?

          1. Tenho licenciatura em psicologia, se fizer o curso de psicanálise com que graduação eu saio?

          2. Estou comendo, e ainda não conheço o curso, logo não posso emitir opiniões, espero poder obter muitos subsídios e dividir com os pares.

      2. Sempre tive muita vontade de fazer um bom curso de psicanálise, talvez esse seja um bom momento.

    1. Olá
      Gostaria de saber o valor do certificado e da credencial, por gentileza.
      Grata

      Maria Emília Barros

      1. A psicanálise é uma profissão livre, reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (CBO – código 2515.50).

    2. Olá Boa Noite, gostaria de saber o valor do certificado da formação em Psicanálise clínica.

      Grata

    3. Curso muito bom adorei, bora continuar o aprendizado ! Gratidão
      Finalizado

    4. Confesso que havia feito outro curso de psicanálise, contudo, senti ao término, uma sensação de pouquissímo conhecimento, até ao revisitar o material proposto para o estudo. Com o estudo realizado no IEVI, sinto-me desafiado a continuar estudando, contudo, com uma ótima visão, pelo material apresentado, que constitui-se muito rico, pela condução e distribuição de material e enfim, disposto a poder auxiliar aqueles que necessitam. Tenho muito a agradecer a este Curso de formação em Psicanálise e recomendar a que outros possam fazê-lo. Parabéns a todos e especialmente ao(s)mentor(es) que me acompanhou até esta conclusão!

  1. Com essa formação vou poder atender como profissional em Psicanálise clínica?

    1. É aconselhável concluir o curso de Formação em Psicanálise Clínica com no mínimo 70% de aproveitamento e Realizar o Curso de Psicanálise Integrativa.

      1. Isso quer dizer sim? Sim, pode atuar como pessoa habilitada, psicanalista clínica, fazendo esses dois cursos com o aproveitamento mínimo ou maior que 70%?

        1. Bom dia!
          Caso o aluno não possua experiência em atendimento, nós sugerimos o mesmo a realizar os módulos práticos de análise didática e supervisão.

        2. Mas e o tripé psicanalítico de análise pessoal e supervisão psicanalitica? Como vou completar esse tripé exigido para atuar como psicanalista? Vocês poderiam escrever aqui no site como cumprir esses requisitos? Se particular ou se vcs irão oferecer?

          1. Bom dia!
            Os alunos serão avisados por e-mail quando os módulos de analise e supervisão estiverem disponíveis na plataforma.

        1. Gostaria de saber se a parte prática já foi incluída.
          Tenho interesse em fazer, mas me preocupo de ser cobrada por não ter parte prática do tripé.

  2. Bom dia
    Para as pessoas com graduação na área da Educação.
    Com esse certificado poderão montar uma clínica de Psicanálise.

  3. Bom dia,acabei me inscrever no curso de Psicanálise Clinica,já fiz o curso de Bacharel Livre em Teologia com vcs, tenho formação como Psicanalista Forense, Psicopatologia entre outras áreas , só me faltava o curso de Psicanálise Clinica,posso fazer o curso na Área Clínica ,grato.

  4. Boa tarde, estou gostando muito de ser uma aluna no curso de Formação em Psicanálise Clínica.

        1. Boa tarde,ao término do curso de psicanálise clínica posso fazer atendimento sim ou não.

      1. Em relação ao processo de análise e supervisão, para compor o tripé. O curso proporciona essa possibilidade?
        Gratidão pela oportunidade

          1. Gente preciso de mais informações pois não há comentários em lugar nenhum sobre a plataforma.

  5. boa noite. com o diploma de psicanálise clinico posso exercer a profissão no piauí?

    1. Bom dia!
      Pode sim. Para ser um psicanalista, não é necessário ter formação em psicologia ou medicina. O importante é que o psicanalista tenha uma formação sólida e constante, o que implica em muito estudo e aprofundamento da teoria e prática psicanalítica.

      1. É só se inscrever no site , entra no site, escolhe o curso, terá um ícone de inscrição, faça a inscrição colocando seus dados, vai precisar de uma senha, anota p não esquecer ou deixa salvo aí bom curso.

  6. já enviei meus dados e foto para credencial vcs precisam algum documento tbm para diploma psicanalista,fico aguardo da documentação.

  7. Bom dia,recebi toda documentação,muito obrigado,vou aguardar o curso de Psicanálise integrativa,um ótimo sábado para todos vcs.

  8. Boa tarde!!
    Venho através deste agradecer a oportunidade que vcs vem nos dando oportunidade para nós sejamos profissionais no ramo da psicanálise clínica,em breve estarei pedindo o certificado e a credencial.

  9. Preciso de outro curso para fazer psicanálise com vocês, para legalmente atender pessoas?

    1. Bom dia!
      Sim. É necessário realizar o curso de Psicanálise Integrativa (estará disponível na plataforma para os concluintes em breve).

  10. A escola fornece a análise e o estágio; contemplando o tripé psicanalítico e caso; alguém já possua a formação e queira; apenas a certificação palpável.. como se daria este caminho?
    Muito obrigado…
    Deus os abençoe!

    1. Todos os cursos dispostos por ser on line já estão disponíveis lembrando que para fazer psicanálise interativa precisar ter concluído a psicanálise clínica e o processo de matrícula é o mesmo, espero ter ajudado.

      1. Gostaria de saber por que eu tou matriculada no curso de psicanálise clínica eu completei o questionário ele diz que falhou na nota. Atenciosamente Marilândia Veloso Lima boa tarde!!

  11. Bom dia, A credencial, para quem fizer psicanalise clinica e integrativa é uma única credencial?

  12. boa noite minha neta pegou e fez a prova ,pois tive sai as presa e ficou quieta fui abri e reprovou
    acabou o tempo e o que faco agora

  13. Me interessei pelo curso, como e onde efetuar o pagamento?
    Poderei atender depois que concluir o curso?

    1. Bom dia!
      Após realizar os cursos de formação em psicanálise clínica, psicanálise integrativa e passar pelos módulos de analise didática e supervisão, sim.

    1. Entre o ego d o id é que o ego acata l princípio da realidade diferenciando do que é da mente e o que é do mundo externo.

    1. Se eu atingir o limite da quantidade de tentativas e não aprovar em dos questionários, devo continuar? Ou não terei condições de concluir o curso?

  14. Estou feliz em ter concluído o Curso de Psicanálise Clínica Pelo Instituto IEVI Agradeço a todos que fazem o referido Instituto. Por terem repassado todos os conteúdos gratuitos. Outrossim parabenizo a todos que fazem o IEVI pela alta
    responsabilidade com os alunos.
    ATT: José Augusto dos Santos

  15. GOSTEI MUITO DO CURSO E JÁ TERMINEI AGORA QUERO SABER COMO FAÇO PARA PAGAR ESTE CURSO, SE POSSO PAGAR PARCELADO NO BOLETO OU NÃO.

  16. Bom dia.
    Sou bacharel em Direito e me matriculei nos cursos de Psicanálise Clinica e Integrativa.
    Gostaria de receber um norte preciso em relação a como atuar como Psicanalista.
    Obrigado pela atenção.

    1. Bom dia!

      É necessário realizar os módulos práticos de analise didática e supervisão (estágio), para os alunos que não possuem experiência.

      Att,
      IEVI

  17. Eu lido com pessoas na minha ,e são tantos problemas é uma infinidade de diversidade e eu tento solucionar com o dom que Deus me deu ,mais achei que deveria ir além então pedi a Deus direção ,é eu creio que pode ser aqui ,então estou aqui buscando capacidades

  18. Qual é o prazo mínino para conclusão dos tres cursos que compõem o tripé para atuar como Psicanalista Clinico? E se o aluno concluir antes do tempo previsto na carga horária o que acontece no caso da solicitação do pedido do diploma e da credencial?

  19. Tenho interesse em fazer o curso de psicanálise clínica. Essa oportunidade é maravilhosa. Enfim vou fazer o curso.

    1. Não há Conselho de Psicanálise no Brasil. Você como Psicanalista, não tem obrigação de se filiar a qualquer órgão público. O Psicanalista não é subordinado a qualquer órgão de fiscalização profissional.
      Conselhos são criados por leis federais. Se não houver lei criando-os eles não podem existir, pelo menos não terão poder fiscalizador.

      1. Bom dia! Estou muito feliz por ter essa oportunidade, sempre sonhei em ser uma terapeuta. Muito obrigada!!

      1. Boa tarde
        Meu curso de formação é Bacharel em Serviço Social, especialização em Serviço Social e políticas públicas; gostaria de saber se no término desse curso de psicanálise Clínica eu já posso montar minha clínica?

  20. Estou em andamento com o curso, desde já tenho obtido um conhecimento excelente, cada dia mais me interesso pela temática. Recomendo! Curso para vida! Parabéns aos envolvidos.

  21. Deixo aqui meus agradecimentos atodar equip de professores colabradores pesquisadores em fim toda logistica, para poder presta um exelemte trabalho atodos que queram desevolver suas atividades como um profisional na area da psicanalise O Brasil esta precisando de eselentes profisionas nesta area da saude;pastor jose de sousa

  22. Trabalho com crianças, em oficina de artes. O objetivo das minhas oficinas é o desenvolvimento da crianças em vários aspectos. Procuro fazer um trabalho de excelência, buscando sempre conhecimentos e experiências que possam me auxiliar nessa área. Trabalho com jovens e crianças a 20 anos. Gostaria muito de entender a expressão das crianças através da arte, isso significa muito pra mim, pois me ajudará a atendê-lo da melhor forma. Sou formada em Artes Plásticas e pós graduada em Arte Educação. Agora gostaria de saber se posso atuar também como Psicanalista em meu trabalho (particular) e de que forma posso usar esse conhecimento.

  23. Excelente curso oferecido pela IEVI. Concluir o curso formação em Psicanálise, e já obtive o certificado. Sigo fazendo outros. Estou satisfeito!!!

  24. Curso campeão em excelência vale a pena cada parágrafo para quem realmente quer aprender e enriquecer seus conhecimentos.

    1. ola boa noite, eu conclui o meu hoje. voce recebeu seu certificado e credenciais.

  25. Estou concluindo Bacharel livre em teologia é possível que eu faça o de psicanálise!

  26. Muito feliz em ter escolhido o IEVI para fazer o Curso de Formação em Psicanálise Clínica! Conclui essa primeira etapa, hoje, 17 de maio de 2023! Um universo de conhecimentos teóricos e tudo muito bem elaborados para o aluno aprender sem dificuldades! Este curso está sendo um divisor de águas em meu caminhar, para o meu auto conhecimento e para meus propósitos futuros! Pretendo me inscrever no Curso de Formação em Psicanálise Integrativa, enfim, também a de análise e supervisão para atuar com precisão! Deus me ajude em todas as etapas, pois este é o ambiente (virtual EAD) certo! Gratidão ao site e todos os envolvidos nessa missão!

  27. No contexto da psicologia, o ego além de fazer parte da personalidade humana, está mais relacionado ao caráter ou seja, a forma como a pessoa se comporta ou pensa.

  28. quero parabenizar toda equipe pelo farto material que envolveu esse curso, abrindo o entendimento, sobre o psique e as varias faces de cada individuo, parabéns

  29. Sou brasileira mas moro na Argentina então não pago impostos no Brasil. Só tenho numero de registro que me derão no cartório e número de passaporte. Com estes números posso obter a credencial de psicanalise clínica ou não são os requeridos?

  30. Show, vou aproveitar a oportunidade e me matricular para aprender mais sobre o ser humano.

  31. Anteriormente eu tinha receio de estudar psicanalise ou qualquer curso que fosse voltado para mente humana, pois via como algo muito complexo. Mas agora, percebo que minha mente simplesmente estava bloqueando algo que hoje vejo como uma matéria bem interessante e prazerosa.

  32. Sonhar e realizar o meu sonho de ser psicanalista clinica, é muito bom. Glorias a Jesus!

  33. A 5 anos estudo psicanálise e agora terminei este curso e pretendo atuar .
    Este curso me ajudou bastante , pois já trabalho na área social com publico evangélico como Pastor e agora terei oportunidade de agregar um ao outro quando necessário.
    Grato a Deus e ao instituto.

  34. Eu estou fzendo este curso. Sou Terapeuta Holístico e a Psicanálise é uma áarea a qual sempre quiz atuar

    1. Pelo visto Freud nos apresenta, como na alegoria da caverna de Platão, que nosso eu verdadeiro e o mundo real é o inconsciente… Já aquela ideia da vida na qual nos manifestamos é apenas uma fração do todo… E o conflito entre estas crenças causam os problemas psíquicos na humanidade.

  35. Achei interessante e resolvi me inscrever fiz Curso de Terapeuta e quero agregar.

  36. Estou gostando muito do curso de formação em psicanálise. Porém, estou tendo que ler no próprio site. Queria baixar (download) pelo menos os e-book, para imprimir e reler várias vezes. Aprendo mais no papel, do que na tela do celular (ou computador). Tem alguma botão, para o download?

  37. Esse curso tem apenas a parte teoria e a avaliação. Mas e a parte de clínica supervisionada? Como fica pra prática?

  38. Pelo visto Freud nos apresenta, como na alegoria da caverna de Platão, que nosso eu verdadeiro e o mundo real é o inconsciente… Já aquela ideia da vida na qual nos manifestamos é apenas uma fração do todo… E o conflito entre estas crenças causam os problemas psíquicos na humanidade.

  39. Estou amando o curso, tem qualidade, e a plataforma é excelente.Os estudos são rigirosos e transnitem nuito conhecimento. Recomendo esta conceituada Instituição.Farei outros cursos.Tenho 65 anos, sou formada em Letras Português/ Inglês e respectivas Literaturas.Tenho pós-graduação em Gestão e Supervisão(360h), Teoria Literária(360h)(Tutoria no Ensino EAD(360h), Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar (660h) e estou cursando a formação em Psicanálise Clínica

  40. Já conclui o curso psicanalise clinica breve requisitarei o certificado e credencial!

  41. Hoje concluí este curso de “Formação em psicanálise clínica”,que me agregou muito conhecimento, pois possui um
    ótimo conteúdo, metodologia. Agradeço, primeiramente, a Deus por me permitir a isso e ao IEVI por proporcionar conteúdo tão rico e organizado numa plataforma muito bacana. Já solicitei meu certificado.
    Gratidão!!!

  42. Já participei de vários cursos, com certeza esse está entre os melhores, ainda estou no inicio, mas já estou impactado com o conteúdo, estou na primeira etapa A origem da psicanálise.

  43. Comecei o curso a dois dias. Realmente está né surpreendendo muito.
    Sou Antropologo.
    Tenho especializações em: Neurociência. Neurolinguística. Neuropsicologia e Psicologia Organizacional. O curso de vocês é excelente. Parabéns.

  44. A psicanálise nos mostra como resistir os traumas vivenciados, por meio de um sentimento bom, ela nos cura.

  45. Quero deixar aqui o meu agradecimento ao Instituto Videira pelo curso que realizei. O formato do curso, o poder fazer e pagar apenas o certificado e a credencial… foram fundamentais para que eu conseguisse conclui-lo e, com isso, realizar um sonho.
    Muito obrigada!

  46. Recomendo este curso. O programa está muito bem pensado e organizado. A plataforma é bem amigável e, sobre tudo, a orientação pelo zap é rápida e muito cordial. Estou feliz com meu certificado. Nào tive problemas para solicitar nem para pagar pois o soporte estava sempre disponível. Apenas conclui o pagamento me mandaram o certificado. Obrigada!

  47. A psicanálise é uma abordagem intensa, que com o decorrer do tempo o paciente consegue transferir suas emoções ao terapeuta. Esse curso está me proporcionando fazer uma autoavaliação da minha vida.

  48. Olá, gostaria de fazer o curso, poderei atuar como psicanalista clínica? Gostaria de saber como faço o estágio supervisionado, se vocês nos colocam para fazer? Como é? Quero abrir meu consultório. Ninguém tá respondendo o WhatsApp.

  49. Excelente curso. Ótimo material. Bem objetivo e bastante rico em conteúdo. Parabéns à IEVI

  50. Curso muito bom, com informações uteis e direcionadas para a formação em psicanálise clinica, além da forma didática ágil preconizado pela moderna pedagogia.
    Parabéns a equipe

    1. Boa tarde, meu nome é Laura, sou de Canoas/RS, estou começando o curso hoje, espero conseguir alcançar meus objetivos ao me matricular no curso, ou seja conhecer o pensamento freudiano.
      E sua aplicação no tratamento dos pacientes. Portanto, vamos começar..

  51. “Que a luz que nos guia , seja mais forte que a luz que nos cerca “

  52. FIZ O CURSO E SALVEI TODO MATERIAL É MUITO IMPORTANTE PARA LEITURA E TIRAR DUVIDAS, O CURSO É BEM COMPLETO PARA QUEM REALMENTE QUER FAZER PSICANÁLISE O MATERIAL E MUITO BOM.

Os comentários estão fechados.