-
A Origem da Psicanálise
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Identificar o contexto no qual Sigmund Freud desenvolveu a Psicanálise. Reconhecer os conceitos de consciente, inconsciente e sublimação. Relacionar a Psicanálise à sociedade e à cultura.
-
Princípios da Imagem Pessoal
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Definir imagem e constituição do eu a partir da teoria psicanalítica. Explicar a imagem e a representação social do eu a partir da psicologia social. Relacionar corpo com identificação e imagem, com foco nos princípios da psicanálise para a constituição psíquica e existencial do sujeito.
-
Conceito do Eu e da Personalidade
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer o processo de constituição do eu a partir dos estudos freudianos. Definir personalidade e psicanálise. Identificar as principais características do id, do ego e do superego.
-
Escolas da Psicologia: Psicanálise e Behaviorismo
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Conceituar psicanálise com base nos trabalhos de Freud, Melanie Klein e Lacan. Definir behaviorismo. Descrever a natureza experimental do behaviorismo.
-
Literatura, Psicanálise e Filosofia
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Descrever a relação entre Literatura, Psicanálise e Filosofia. Reconhecer os limites da Filosofia e da Psicanálise em relação à estética literária. Interpretar obras literárias sob o viés psicanalítico e filosófico.
-
O Ego e os Mecanismos de Defesa
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Definir ego e as funções do ego segundo a psicanálise freudiana. Descrever os mecanismos de defesa. Explicar como se dá a identificação para inserção do sujeito em um grupo a partir de sua constituição psíquica e social.
-
Relação Compreensiva e a Relação com o Real
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Apresentar os registros do imaginário, simbólico e real do campo da Psicanálise. Relacionar os três paradigmas da imagem com os registros da Psicanálise. Interpretar a imagem como representação ou aproximação do real.
-
Principais Matrizes Teóricas da Psicologia Social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Identificar as representações coletivas de Durkheim, mentalidades primitivas de Lévy e as representações de Moscovici. Analisar as influências psicanalíticas, como a teoria das massas de Sigmund Freud e o inconsciente coletivo de Carl Gustav Jung. Reconhecer a dimensão empírica e raízes metodológicas da psicologia social psicológica, psicologia social sociológica e psicologia social crítica.
-
CERTIFICADO

Na psicologia social se estuda os fenómenos que envolve o ser humano e a criação fenomenal.
Cada aula melhor q a outra!!!!!
O ser humano e um fenômeno, se soubéssemos investir em coisas boa somente, teríamos um mundo melhor.
psicologia complementar.
A psicologia envolve toda uma estrutura social e estuda o fenômeno da criação junto a sociedade.
A psicologia social busca investigar como sujeito se comporta é conviver na sociedade.
Essa é a melhor forma de exemplificar a psicologia social psicológica buscaria olhar para a forma como você interagiu com o show, bem como as emoções, as sensações e os comportamentos gerados por essa interação. A psicologia social sociológica buscaria compreender como o grupo que assistiu ao show interagiu entre si e com o evento, assim como os movimentos e conteúdos provindos dessa interação. A psicologia social crítica ou histórico-crítica se posicionaria de forma mais analítica, buscando compreender todos os movimentos que atravessam a relação que você estabeleceu com o grupo social que assistia ao show.
A psicologia social, apresenta diferentes perspectivas e formas complementares de análise.
É a interação do indivíduo com seu meio.
Aula muito boa deixa um conhecimento muito importante para os alunos
Psicologia social é a interação do ser humano com o meio em que vive .
ÓTIMA AULA, COM UM BOM CONTEUDO.
Ótimo conteúdo!
Psicologia social psicológica, analisa como o indivíduo reage frente às circunstâncias, situações que se passam à sua volta.
Psicologia social sociológica, analisa os efeitos, impactos que um grupo social tem sobre um indivíduo.
Psicologia social histórico-crítica, analisa com mais profundidade todos os eventos que atravessam a vivência de uma sociedade que faz suscitar determinados tipos de postura, comportamento em sociedade. A influência que esses eventos desencadeiam.
Neste tópico aprendemos sobre psicologia social sociológica, psicologia social crítica ou psicologia social histórico-crítica.
A psicologia social faz é revelar os graus de conexão existente entre o ser e a sociedade a qual ele pertence.
Excelente material para estudo e aprofundamento teorico sobre a Psicologia Social.
Excelente abordagem para a compreensão das psicologia Social
A psicologia social estuda o impacto social do indivíduo
A Psicologia Social contribui para a construção de uma coletividade de olhar mais empático e acolhedor e tem como uma de suas principais ideologias que nosso comportamento é diferente quando estamos sozinhos e quando estamos em comunidade.
A psicologia social reflete sobre a relação entre o indivíduo e a sociedade. Ninguém vive numa bolha. SOmos seres de relação. É preciso estudar os contatos, as trocas de experiências.
A psicologia social nos possibilita analisar a relação de um indivíduos com os demais a partir da imaginação, os diferentes grupos sociais na sociedade, os comportamentos através das vivências, as representações coletivas, sociais, primitivas e a visão psicanalítica em relação ao individuo sociedade.
Psicologia sociologica busca entender como o individuo vai interagir com os demais em um mesmo tempo e lugar. Essa interaçao de comportamentos é a chave de como se pirtar em meio a?situaçoes, posturas em que estao inseridos naquele momento.
A psicologia social interage com os mecanismos precisos para nos manternos alinhados em sociedade o ser humano não é uma Ilha para viver isolado, é preciso saber se relacionar, conhecer, respeitar os pontos de vistas e estilo de vida do outro e saber se posicionar sem agredir e se autoconhecer é fundamental para uma relação sadia em sociedade.
As psicologias si intrelaçam e criam meios e termos pelos quais regem o entendimento de condutibilidade do ser na sociedade em todos os seus aspectos vividos.
a psicóloga social psicológica contribuição, a psicologia histórico -crítico trabalha dando sua ajuda, a psicologia social sociológica com seus estudos contribuiu e muito é todos esses homens contribui com suas ideologias ,Durkheim ,Levy- Bruhl e as contribuições de Muscovici, a coletividade e não podemos deixar de colocar a massa psicanálitica de Freud e Jung
A forma de interagirmos é a psicologia social
Muito importante termos essa consciencia do pensamento coletivo , todo esse conhecimento e muito importante para nossa propria vida . Nem tudo que os individuos fazem as mentes coletivas pensam e agem nos serve para nossa realidade .
O texto permite uma complementação do estudo e uma melhor compreensão da psicologia social em duas modalidades levando em consideração a relação do indivíduo consigo mesmo e com o grupo social no qual se encontra inserido. Existe ainda o estudo desenvolvido por Jung que deve ser levado em consideração devido a sua importância e relevância.
É uma teoria que se aproxima tanto como produto quanto como processo em atividade
Na Psicologia Social Psicológica as emoções fazem parte fundamental de nossas reações em relação ao objeto que nos despertam tais emoções.
Cada aula fica mais esclarecedora.
A psicologia social estuda de forma profunda o aspecto social do indivíduo, assim analisando indivíduo e sociedade, como esse indivíduo está inserido no meio social.
Aulas extrardinárias
A psicologia social é uma disciplina que investiga a interação entre o indivíduo e o contexto social em que estão inseridos
Diferentes perspectivas de análise.
a psicologia social é um assunto que me interessa muito, esse texto é bastante interessante estou adorando.
O que a Psicologia Social faz é revelar os graus de conexão existentes entre o ser e a sociedade à qual ele pertence, desconstruindo a imagem de um indivíduo oposto ao grupo social.
Mais um pouco de aprendizado.
uma pessoa tem uma forma de pensar e cria em ela sua propia ideologia e quando conhecem outras pessoas com forma de pensar igual cream essas massas de muitas pessoa lutando pela mesma causa e forma de pensar basado em um amor com luta propia para defender seus ideales.
As representações coletivas de Durkhein derivam de relação e dos laços sociais que os indíviduos estabelecem entre si. Sobre a teria das massas é influenciável e crédula, é acritíca ,o improvável não existe para ela.Pensa em imagens que evocam umas as outras associativamente, como no individuo em estado de livre devaneio,e que não tem sua coincidência com a realidade medida por uma instancia.
Ótimo conteúdo!
Na psicologia social observamos olhares distintos de uma mesma temática, com perspectivas diferentes que despertam abordagens diferentes que se completam.
as correntes teóricas se referem às correntes conceituais/abordagens da psicologia social que foram mais especificadas, dentre elas a psicologia social crítica, psicologia sócio-histórica, teorias cognitivas, construcio- nismo social, psicossociologia, a teoria de lewin
Árdua tarefa entender o ser humano
A mente humana é realmente complexa e por esse motivo é necessário a análise em suas mais variadas áreas/formas de atuação. Recebemos tantas influências ao longo de nossas vidas que a individuação se torna até difícil…
Ainda bem que existem teóricos competentes que constantemente trazem conhecimentos tão preciosos, assim, podemos compreender um pouco melhor essa complexidade que é a mente humana e o que geram os comportamentos individuais ou coletivos dos sujeitos.
Vários pensadores e vários tipos de psicologia.
A psicologia social descreve ângulos de nossa sociedade descritos por grandes pesquisadores, onde podemos
perceber diferentes vivências e circunstâncias, interligados de uma forma ou de outra.
Esses pensadores têm contribuições significativas para a Psicologia Social, mas cada um aborda o campo de maneiras diferentes, dependendo de sua perspectiva teórica e área de estudo específica. Suas ideias influenciaram o pensamento sobre como os indivíduos se relacionam com a sociedade, as representações sociais, o inconsciente e a cultura coletiva.
O Indivíduo e seu campo social, como estrutura da sua existência material pronunciada, produz a Psicologia Social como um virtuoso campo de estudo de seu desenvolvimento psicológico dentro do contexto, da realidade e todos seus paradigmas “psícanalíticos” estabelecidos ou preconizados na ambientação do tempo, do espaço e cultura.
Neste módulo posso ver o quanto a psicologia social faz parte do cotidiano do ser humano,com uma temática e perspectiva que acabam por si se complementando.
A psicologia social é muito importante pra compreendermos o meio que vivemos na sociedade
Observa-se uma pluralidade de matrizes teóricas a cerca da Psicologia social, cada uma voltando seu olhar par um ponto especifico das representações coletivas. psicologia social psicológica, psicologia social sociológica e psicologia social histórico- critica
A psicologia social psicológica fala das próprias emoções do sujeito que está inserido num evento por exemplo.
A psicologia social sociológica mostra o olhar sobre como os grupos interagem entre si no evento exemplificado.
A psicologia social crítica já contempla esse movimento e reações de fora, de forma analítica mesmo.
Interessante essa comparação!
A psicologia social abrange a sociedade global como um todo. Grupos em todo o mundo busca algo que seu intelecto procura encontrar em sociedade. as caracterizações das civilizações antigas e as de hoje mesmo procurando meios de sobrevivência o eu<,o ide e o superego afloram num olhar de guerra destrutiva então a psicologia social vem procurar apresentar uma analise real em varias áreas da sociedade buscando soluções de paz para psicologia social analisar o ego humano e com a globalização. compreender os fenômenos é a melhor solução sempre.