-
A Origem da Psicanálise
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Identificar o contexto no qual Sigmund Freud desenvolveu a Psicanálise. Reconhecer os conceitos de consciente, inconsciente e sublimação. Relacionar a Psicanálise à sociedade e à cultura.
-
Princípios da Imagem Pessoal
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Definir imagem e constituição do eu a partir da teoria psicanalítica. Explicar a imagem e a representação social do eu a partir da psicologia social. Relacionar corpo com identificação e imagem, com foco nos princípios da psicanálise para a constituição psíquica e existencial do sujeito.
-
Conceito do Eu e da Personalidade
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer o processo de constituição do eu a partir dos estudos freudianos. Definir personalidade e psicanálise. Identificar as principais características do id, do ego e do superego.
-
Escolas da Psicologia: Psicanálise e Behaviorismo
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Conceituar psicanálise com base nos trabalhos de Freud, Melanie Klein e Lacan. Definir behaviorismo. Descrever a natureza experimental do behaviorismo.
-
Literatura, Psicanálise e Filosofia
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Descrever a relação entre Literatura, Psicanálise e Filosofia. Reconhecer os limites da Filosofia e da Psicanálise em relação à estética literária. Interpretar obras literárias sob o viés psicanalítico e filosófico.
-
O Ego e os Mecanismos de Defesa
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Definir ego e as funções do ego segundo a psicanálise freudiana. Descrever os mecanismos de defesa. Explicar como se dá a identificação para inserção do sujeito em um grupo a partir de sua constituição psíquica e social.
-
Relação Compreensiva e a Relação com o Real
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Apresentar os registros do imaginário, simbólico e real do campo da Psicanálise. Relacionar os três paradigmas da imagem com os registros da Psicanálise. Interpretar a imagem como representação ou aproximação do real.
-
Principais Matrizes Teóricas da Psicologia Social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Identificar as representações coletivas de Durkheim, mentalidades primitivas de Lévy e as representações de Moscovici. Analisar as influências psicanalíticas, como a teoria das massas de Sigmund Freud e o inconsciente coletivo de Carl Gustav Jung. Reconhecer a dimensão empírica e raízes metodológicas da psicologia social psicológica, psicologia social sociológica e psicologia social crítica.
-
CERTIFICADO
9 thoughts on “Desafio”
Comments are closed.
Com este engajamento unilateral de mais proximidade ajuda a constituir um perfil da real necessidade que o paciente possa está necessitando, mostrando entre os diversos profissionais que participação desta reunião qual a melhor diretriz a ser adotada com mais eficácia e possibilitando melhores resultados de um modo geral ate mesmo para a região ou núcleo da família.
EU FAZENDO PARTE, DE UM GRUPO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINAR, FAREMOS PRIMEIRO REUNIÃO COM TODA A EQUIPE,PSICANALISTA,PSICÓLOGO E PSIQUIATRA PARA VERMOS QUAL E A MELHOR TERAPIA A SER INICIADA,AO PACIENTE.
DEPENDENDO DA SITUAÇÃO,DO GRAU DA DOENÇA,E DOS ESTUDOS JÁ FEITO POR ESSES PROFISSIONAIS,DEVEREMOS VER SE E NECESSÁRIO ENTRAR COM MEDICAÇÃO OU SOMENTE A TERAPIA.
APÓS O TERMINO DA REUNIÃO,CHAMAMOS O PACIENTE E SUA FAMÍLIA OU RESPONSÁVEL(QUANDO MENOR)E EXPLICAMOS A ELES QUAL SERÁ A MELHOR TERAPIA A SER APLICADA.
Reunir os Colegas para discutir uma proposta,de como montar um perfil para realmente estarmos ajudando esse paciente.
Reunir os Colegas para discutir uma proposta de como montar um perfil para realmente estamos ajudando esse paciente.
A proposição deve ser discutida e analisada para uma posterior decisão quanto ao procedimento que melhor poderia se adequar aos pacientes.
Sendo assim,os conceitos de cada profissional do órgão SUS , elevam as diferenças dos conceitos de cada sujeito, a psicologia de um todo trás grandes ubstaculos corporativo nas concessões geométricas das ações diciplinais do órgão.
Porque a abordagem fica menos rígida em sua organização dando mais autonomia e responsabilidade para os colaboradores nas suas tomadas de decisões, que são tomadas em conjunto pelos integrantes da equipe.
Conversar com os colegas e buscar alternativas para contribuir para o bem maior do paciente.
O estudo de caso sempre foi de uitissima importância no que tange a decisão da equipe multidisciplinar, contudo havendo a possibilidade da participação de um psicanalista sem duvida o resultado sera satisfatorio, e diferenciado.