-
A Origem da Psicanálise
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Identificar o contexto no qual Sigmund Freud desenvolveu a Psicanálise. Reconhecer os conceitos de consciente, inconsciente e sublimação. Relacionar a Psicanálise à sociedade e à cultura.
-
Princípios da Imagem Pessoal
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Definir imagem e constituição do eu a partir da teoria psicanalítica. Explicar a imagem e a representação social do eu a partir da psicologia social. Relacionar corpo com identificação e imagem, com foco nos princípios da psicanálise para a constituição psíquica e existencial do sujeito.
-
Conceito do Eu e da Personalidade
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer o processo de constituição do eu a partir dos estudos freudianos. Definir personalidade e psicanálise. Identificar as principais características do id, do ego e do superego.
-
Escolas da Psicologia: Psicanálise e Behaviorismo
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Conceituar psicanálise com base nos trabalhos de Freud, Melanie Klein e Lacan. Definir behaviorismo. Descrever a natureza experimental do behaviorismo.
-
Literatura, Psicanálise e Filosofia
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Descrever a relação entre Literatura, Psicanálise e Filosofia. Reconhecer os limites da Filosofia e da Psicanálise em relação à estética literária. Interpretar obras literárias sob o viés psicanalítico e filosófico.
-
O Ego e os Mecanismos de Defesa
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Definir ego e as funções do ego segundo a psicanálise freudiana. Descrever os mecanismos de defesa. Explicar como se dá a identificação para inserção do sujeito em um grupo a partir de sua constituição psíquica e social.
-
Relação Compreensiva e a Relação com o Real
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Apresentar os registros do imaginário, simbólico e real do campo da Psicanálise. Relacionar os três paradigmas da imagem com os registros da Psicanálise. Interpretar a imagem como representação ou aproximação do real.
-
Principais Matrizes Teóricas da Psicologia Social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Identificar as representações coletivas de Durkheim, mentalidades primitivas de Lévy e as representações de Moscovici. Analisar as influências psicanalíticas, como a teoria das massas de Sigmund Freud e o inconsciente coletivo de Carl Gustav Jung. Reconhecer a dimensão empírica e raízes metodológicas da psicologia social psicológica, psicologia social sociológica e psicologia social crítica.
-
CERTIFICADO

Identificação,ocorre quando o sujeito assimila as características dos outros,geralmente de pessoas que são modelos para esse sujeito.
Atraves da linguagem o sujeito pode tomar conhecimento de si, ou atraveis de outra pessoa.
Sem conhecimento ninguém chega a lugar nenhum, graças a ele ultrapassamos fronteiras e conseguimos ajudar as pessoas da mais diversas faixa etária moldando mente , comportamento, atitudes e as mais diferentes emoções quê acometem os seres humanos.
Por meio da linguagem os indivíduos se desenvolvem
Buscar controle pessoal e se conhecer faz parte psicologia social.
Muito simples. Fatores Sociais e Culturais presentes no seu dia-a-dia, Que molda a sua mente, atitude, atos e reacoes cotidianamente. Esta ligado ao : sentimento e comportamento e DIRIA personalidade de cada um.
Só o conhecimento pode nos levar para lugares que jamais poderias imaginar, só assim entendemos o significado da vida pelo ato de conhecer a si mesmo.
Tudo ao redor de cada indivíduo, contribue para seu desenvolvimento humano e psíquico. A sociedade, os acontecimentos e descobertas mundiais, vão tecendo e formando as concepções, o entendimento de cada homem… Penso que esses autores, de forma detalhada, nos deixam esse legado através dessas descobertas, dessas análises sobre a influência da sociedade, da história, etc. neste desenvolvolvimento do ser integral.
O psiquismo humano vem se evoluindo desde início da humanidade,o pensamento do indivíduo vem se modificado, as atividades que o homem desenvolver ajuda no desenvolvimento do psiquê.
Na evolução do homem, a linguagem foi e é uns meio de comunicação desenvolvida para se expressar com seus pensamento , desejos fazendo seu consciente como principio orientador da consepçao social de todos os processos psíquicos.
Interessante sua perspectiva.
O indivíduo aprende com a interação ao meio em que vive , daí ele forma sua personalidade através desse conhecimento que fica armazenado numa área específica do seu cérebro,assim reflete em ações o que está ali arquivado.
Verdade!
IDENTIFICAÇÃO E UM MECANISMO DE DEFESA OU PROCESSO PELO QUAL INDIVÍDUO ASSIMILA AO ASPECTO,PROPRIEDADE OU ATRIBUTO A OUTRA PESSOA.
Mecanismo de defesa assimilar certas caracteristicas de outro ser
A linguagem é importante, como disse Lev Vygotsky (psicólogo, proponente da psicologia cultural-histórica). Podendo contribuir para o desenvolvimento do indivíduo, e a ausência da linguagem como sinalizador de que alguma coisa pode não está bem.
A identificação pode ocorrer quando um indivíduo busca assimilar características que encontra se em outro.Dependendo das características assimilada este indivíduo molda seu caracter através do que assimilou.
O psiquismo humano é um universo ilimitado.
Na psicologia, psiquismo é o conjunto de características psicológicas de um indivíduo. O termo também é usado para descrever a hipótese de que a atividade psíquica de um indivíduo adviria de sua alma, sendo formada por um fluido especial separado da parte orgânica.
Imaginação e criatividade é o que nos faz seres únicos. É também o que nos leva a desvendar outros níveis de desvendamento da realidade.
psiquismo humano seria tambem como vemos o outro e assimilamos certas caracteristicas sociais
Psiquismo é que o ser humano busca assimilar características no outro na de busca meios para se realizar , conclui que o psiquico do ser humano é algo muito além ou sem limites.
O Psiquismo humano é encarado por Freud como um Iceberg, do qual apenas uma pequena parte emerge da superfície da água.
A realidade é, primeiro antes de quaisquer busca ou investigação que pensamos ffazer em outra imagem, é preciso avaliar a nós mesmos. Para que entendamos com precisão outra imagem. Somos seres humanos com limitações sim. Em que inúmeras vezes precisa de ajuda para continuar a existir nossas imagem. Se falando em tidos os aspectos da vida existente.
Os princípios da imagem pessoal nos estudos do sujeito como acesso ao mundo subjetivo, elemento fundamental a constituição psíquica e existencial.
O desenvolvimento do ser humano, se dá pela consciência, que é desenvolvida, através da visão do mundo presente e suas vivências. Com isso, vai-se acontecendo a interiorização e suas interpretações subjetivas. A linguagem expressa, por sua vez, amplia todos os campos como da atenção, memória, e consciência.
O psiquismo humano e como o olho humano todos nos temos mas a visão o entendimento e algo profundo e particular der cada um
O homem é um ser ativo, SOCIAL e histórico: o homem produz sua sobrevivência com outros homens.
A relação com outros homens constituem o ser humano.
O psíquico se caracteriza como o suporte mental de cada pessoa.Os conceitos individuais que por sua vez determinam a forma de interpretar .
O ser humano pode se desenvolver de acordo o mundo que ele percebe
O ‘Psiquismo’ seria como – metaforicamente falando – uma espécie de “espelho dos/nos outros, projetados em nossos olhos”. E aprofundando ainda mais a temática, irei parafrasear o grande filósofo imaterialista Berkeley: ‘Ser é ser percebido’ (Esse est percipi).
O processo de evolução do indivíduo ocorre na medida em que o mesmo interioriza as funções psíquicas que no decorrer da história foram preestabelecidas. Este processo ocorre como uma apreensão ou mesmo interpretação de situações que para o indivíduo tenha sentido, o que resultará de modo subjetivo quando houver significado para ele.
Todos esses pensadores em seu tempo contribuiram com suas ideias/teoria para a formulação teorica da psicologia social sobre o psquismo humano:
Leontiev, em seu tempo chama a atenção superamos concepção naturalizante do ser humano no campo da psicologia.
Berger e Luckmann, afirmar o dualismo da experiência social moderna dilacerada entre os automatismo dos processos sistemicos e o projeto de autonomia e a reacionalidade que carreiam o desejo de liberdade.
Já Vygostsky, atribui um papel preponderante as relações nesse processo, tanto que a corrente pedagogica que se orignar-se de seu pensamento chamada de socio construtivissimo ou socio interacionismo.
A evolução do psiquismo ocorre atravéz do meio , que se convive e das experiência vivenciada.
A construção do “eu” se faz a partir dos elementos externos sociais, ambientais, e históricos, internalizados e traduzidos como emanação subjetiva do indivíduo.
“Qualquer ato humano que dá origem a algo novo é referido como criativo, independentemente do que é criado: pode ser um objeto do mundo exterior ou uma construção da mente ou do sentimentoque vive e se encontraapenas no homem.” Imaginação e Criatividade na Infância ( VYGOTSKY, 1930).
A criatividade é capaz de transformar em real, a nossa imaginação. Quando Vygotsky aborda a criatividade, ele a remete diretamente à imaginação, aliás, ele afirma que a de uma criança é mais pobre que a de um adulto, porém, crianças acreditam e a controlam menos.
O espelhamento pela existência de neurônios espelhos si agonizam para assim cogitar certas características que poderão ser adotadas para a formação de uma personalidade ímpar e que gere efeitos satisfatórios para o meio e após tudo isto suas adaptações podem trazer a questão de finalização de diferenciado comportamento.
ão se perceber a realidade das ações da sociedade o sujeito interioriza isso como forma de aprendizado criando suas proprias intepretações de seu comportamento toda essa dinamica leva em consideração as sensações e emoções que esse comportamento social caua no individuo
O homem sofre influência direta do meio onde vive o que acaba refletindo em sua personalidade e por consequência em suas ações.
Sim o ambiente em que vive influencia o comportamento e atitude
A INFLUÊNCIA PERCEBE AS REALIZAÇÕES DOS HUMANOS EM NOSSA SOCIEDADE.
O desenvolvimento humano relacionado a mente está ligado a seu entendimento pessoal e suas escolhas dentro do ambiente social, de vida que está inserido, com sua personalidade, pensamentos e ações.
identificaçao ocorre quando toma conhecimento de si
Ao longo do tempo, pensadores vem buscando respostas para os problemas do ser humano como ser psicossocial.
Na medida em que a evolução avança, novos desafios surgem. Então, sempre haverá novos conhecimentos emergindo das pesquisas científicas facilitando a compreensão do psiquismo humano.
O psiquismo tem uma origem diretamente ligada aos fatores sociais e culturais que estão presentes em todo momento va vida para moldar a mente de uma pessoa.
Está ligado a várias coisa.
Eu concordo com a alunaDebora Lima, faço as palavras dela a minha.
Eu também
Creio que realmente o meio onde convivemos, o momento social e histórico, influência o padrão de pensamentos e comportamentos, do indivíduo e sociedade.
Todos esses pensadores foram essenciais para o desenvolvimento da psicologia, tendo em vista o tempo, pode-se concluir, que ainda tem muito para descobrir sobre a mente humana, já que é recente todas essas teorias.
O indivíduo busca comportamentos dos outros com exemplo a si, pois que na sociedade e fundamental um comportamento psíquico normal, porém eu na linguagem que um psicanalista reconhece a verdadeira excencia , mas temos muito a aprender sobre o psiquismo humano
Todos esses estudiosos sobre a mente humana, tem muita relevância, e estamos aprendendo muito com eles, porém há muito conteúdo pra nós aprofundarmos sobre a teotia da mente humana, e por em prática depois
Gratidão por estár já nessa avaliação
A Psicologia Sócio-Histórica, no Brasil, tem se constituído, fundamentalmente, pela crítica à visão liberal de homem e pela busca à transformação da realidade pelo próprio homem. permanente movimento e transformação. A mudança individual tem sua raiz nas condições sociais de vida.
Através da internalização o indivíduo consegue se apropriar do mundo, fazer sua própria interpretação social esta leitura de mundo é
que ocorrem as mudanças significativas na vida do sujeito.
A psicologia estuda memória, pensamento, linguagem e consciência…
Nós somos o que povoa sempre as nossas mentes.
[…]. “Mais que um corpo com funções biológicas e psicológicas com capacidades de transformar o seu meio pelo trabalho e pela linguagem, o ser humano é uma unidade de necessidades, desejos, sentimentos, angústias, temores, imaginários, racionalidades e paixões. Da mesma forma como não podemos considerar o homem apenas como um animal racional, não podemos reduzir a subjetividade a uma dimensão meramente cognitiva, a uma consciência, desconsiderando todas as demais facetas da complexa interioridade de cada um. […]. Dicionário Temático de Psicanálise Larousse Cultural, do autor Roland Chemama.
Na ótica da Psicologia Social a apropriação do mundo se dá pela interiorizaçãoes, na aprensão ou interpretação de situações objetivas e seus sigificados, Para Vigotsky a apropriação se dá através das funções psíquicas superiores envolvendo a consciência, a atenção, memória, pensamento, liguagem.
É um conjunto de funções psíquicas segundo Lev Vygotsky sendo : memória, pensamento , linguagem e consciência que atribui a um ser humano a sua orientação no comportamento social e é através da linguagem que vai tendo mudanças onde percebe-se que o individuo vai desenvolvendo sua percepção quanto a sua imaginação, criatividade e a consciência.
Comunicação expressão seja escrita falada ou gestual muito importante no meio em que se vive…Pois as vezes sem falar uma palavra apenas com gestos corporais se consegue entender o que um indivíduo se expressa…
A realidade objetiva em que o sujeito interioriza
Econstrói sua realidade.funcoes psíquicas como atenção, memória,pensamento, linguagem.por meio da linguagem e que ocorrem às mudanças
Todos os pensadores citados contribuiram generosamente grandemente para constituição que a Psicanálise é hoje.
É relevante levar em consideração todas as ideias do Psiquismo humano, sob o olhar da Psicologia Social nesse contexto.
Mas, é notório que o pensamento de Lev Vygotsky é mais atualizado, comparado aos estudos sociais mais contemporâneos, embora fosse abordado no período da idade Moderna.
De um modo geral, as passagens sociais e históricas nós trouxe reflexões , ideias, opiniões e conclusões que até os dias atuais são materiais de pesquisas e debates Psicanalíticos.
Sempre haverá debates concordância e discordância e haverá novas descobertas e situações novos sintomas .
Identificação é um mecanismo de defesa ou processo psicológico pelo qual o indivíduo assimila um aspecto, propriedade ou atributo de outra pessoa e assim se transformando total ou parcialmente no modelo que o outro fornece. Por meio de uma série de identificações a personalidade é constituída e especificada. Fonte: Wikipédia
O curioso é que sempre nos identificamos com as pessoas com as quais nos simpatizamos ou mantemos algum tipo de laço e ainda que essa identificação seja com personalidade famosas sempre será aqueles com os quais nutrimos admiração.
Acredito muito na máxima que somos o reflexo do meio em que vivemos, por isso devemos nos policiar para absorver o que for bom para o nosso desenvolvimento e abstrair o que não nos acrescenta.
Todos os pensadores que foram citados realmente contribuirão muito para a Psicanálise.
Todos deram suas contribuições importantes para o aprimoramento do estudo.
Independente do momento em que vivemos . quanto mais buscamos nos conhecer , mas evoluirmos- nos.
O meio, cada vez para mim, fica como fator essencial na formação da mente humana. Não há, até o que vi aqui, como dissociar o comportamento e suas manifestações (linguagem e comunicação principalmente) da formação do caráter e da psique.
O meio em que vive influencia o desenvolvimento do ser, mas ele pode tanto seguir os padrões, quanto ir em sentido contrário, pois depende da sua percepção.
Behaviorismo e uma teoria psicológica que analisa o comportamento através de seus estímulos.
O mecanismo de defesa pode assimilar certas características de outros seres
O ser humano evolui a partir do desenvolvimento de sua consciência acerca do mundo que o cerca e a forma como o homem percebe o mundo que o cerca está sujeita a suas “programações mentais”, aquilo em que ele acredita.
Na psicologia, psiquismo é o conjunto de características psicológicas de um indivíduo.
O psiquismo e o conjunto que estuda o comportamento de individuos no que ele é infruenciado socialmente.
A imagem pessoal é o que se é exposto eu visto do seu eu, ela representa em sua situação no mundo real.
Imagem subjetiva do real no interior das riquezas materiais e não materiais acumuladas no decorrer da história.
A evolução do psiquismo humano se dá influenciada pela cultura,isto é,pelas objetivações e apropriações realizadas pelo ser humano,em dado momento histórico.
A ideia de expressar nossas emoções pode ajudar a desabafar, mas nem sempre o ser humano sabe como fazê-lo.
A partir das contribuições psicológicas que surgiram ao longo do tempo, elas ajudaram as pessoas a superar diferentes conflitos psicológicos.
essa linha do tempo mostra o quanto é complexa essa formatação da psique humana. Antes de mas nada a observação foi e ainda é fundamental para criação de parâmetros para o estudo das capacidades mentais de cada indivíduo, trabalho ardúo e prazeroso aos amantes desta metodologia.
Nós somos produtos do meio e assim sendo sofremos essa influência mas, a medida que convivemos o outros indivíduos podemos nos ver através desse dos mesmos é como se fosse uma espécie de espelho para nós.Parâmetros mentais se dá através de um estudo de nós subjetivamente através da vivência cotidiana.
Vygotsky entende o homem e seu desenvolvimento numa perspectiva sociocultural, ou seja, percebe que o homem se constitui na interação com o meio em que está inserido.
Essa interação entre homem e meio é considerada uma relação dialética, já que o indivíduo não só internaliza as formas culturais como também intervém e as transforma.
Muito simples. Fatores Sociais e Culturais presentes
no seu dia-a-dia, Que molda a sua mente, atitude,
atos e reacoes cotidianamente. Esta ligado ao :
sentimento e comportamento e DIRIA
personalidade de cada um.
O meio em que vivemos irá influenciar a nossa Personalidade. Somos aquilo que Internalizamos,
A sociedade auxilia a moldar a personalidade a forma de pensar de cada ser, dentro da sociedade temos variações de pensamentos e formas de criação!
Um pouco do, “o ser humano é um produto do meio, até se libertar”!
Cada Ser Humano ve o mundo com os oculos que ele tem . O que ele sente dentro dele e como ele e o mundo .
Cada Ser Humano ve o mundo com os oculos que ele tem . O que ele sente dentro dele e como ele e o mundo fora dele .
É por meio da linguagem que ocorre mudança significativa no indivíduo, pós os processos de percepção, atenção e memorização transforma a criatividade e sugi a imaginação.
o psiquismo é o responsavel pela construção ou reconstrução do eu
No psiquismo humano esta a realização do ser, basta buscar
No meio em que vivemos irá influenciar a nossa personalidade e cada ser humano vê o mundo da sua forma.
Até haver uma ( metanoia ) que seria uma mudança de mente.
hoje no mundo que vivemos, está cada vez mais avançado ou seja ,nos seres humanos vive em uma sociedade capitalista,então agente pensa ,faz e age aonde terá o certo e errado.
Linguagem sempre foi um objeto a ser estudado pois através da linguagem o ser humano se comunica,entende o outro e sem dúvida a si mesmo.
Fatores sociais, culturais e ambientais influenciam as pessoas no seu psíquico.
Compreendo que tudo em nossa volta nos transmitira ideias de conhecimento, para idealizarmos nossas ideias e pensamentos.
É muito necessário que o mundo evolua e o desenvolvimento humano também no interior psíquico para se explorar ainda mais a mento do ser humano.
O psiquismo humano é um conjunto de processos mentais e emocionais que regulam o comportamento e a experiencia humana. que é influenciado por fatores biológicos, ambientais e culturais. A teoria analítica sugere que o pququismo humano tambem é influenciado pelas necessidades inconscientes.
O elemento humano é por demais complexo, carecendo de uma observação sem filtro, onde o ser se identifica no outro, tendo em vista ser o individuo humano noopsicossomatico, onde somo a soma de tudo que nos relacionamos, sendo uma atitude se sobrasaindo em outra, independente do tempo que convivemos com os nossos pares.
A construção social da realidade em Berger (1985), traz a ideia muito interessante de que é o sujeito que processa a realizada objetiva, à qual lhe é exposta, que por seguinte construirá a sua própria realidade subjetiva.
acredito que somos
A sociedade modela o comportamento coletivo arrastando a individualidade
Cada indivíduo possui a sua verdade subjetiva, conteúdo muitas vezes a considera absoluta e ignora que outros indivíduos também possuem as suas próprias verdades. Para que uma sociedade seja equilibrada, é necessário que haja respeito mútuo e comunicação aberta, onde todas as verdades individuais possam conviver administrando conflitos de forma justa.
Adquirimos o auto conhecimento através da linguagem, da forma que expressamos para o mundo buscando a verdade do psiquismo social.
Todo acontecimento, como também as descobertas so vem a somar para o desenvolvimento do indivíduo, trazendo assim mudanças significativas e reorganizando as emoções, pensamentos e consciência.
No processo formado por nós mesmos em vivenciar a expêriencia do mundo, não temos escolhas ao escolher nossos modos de pensar, pois a sociedade exclui tudo aquilo que foge daquele padrão. Por isso é importante a ligação entre psique e social.
A evolução do psiquismo humano se da influenciada pela cultura ,isto é pela objetivações e apropriações realizadas pelo ser humano em dado momento historico.
O homem interioriza as situações vivenciadas na sociedade objetiva, dotada de sentido e a partir daí constrói seu pensamento subjetivo.
O ambiente por vezes molda o comportamento do indivíduo, consequentemente, a interiorização dos fatos e subjetividade de suas emoções também são afetadas.
O ser humano como um todo ainda é muito complexo.
A Psicanálise e sua evolução , hoje em dia , sofrem muitas influências.
A Psicanálise hoje em dia sofre muitas influências.
Temos que levar em conta que o mundo mudou, ainda que a raíz dos problemas sejam as mesmas de séculos atrás.
Então temos que estar atentos ao que se refere a nos encontrarmos nesse mundo onde tudo muda rapidamente.
Cada pessoa tem sua verdade subjetiva e não reconhece que as demais pessoas têm sua verdades. A construção do mundo de cada pessoa inicia com as emoções mais antigas, das relações com os cuidadores ( a mãe e o pai) e vai se expandido com as vivencias ao longo da vida. O meio em que se vive tem parcela importante nessa construção.
Esses pesquisadores me fizeram lembrar de Howard Gardner que definia as inteligências múltiplas em sete tipos: inteligência lógico-matemática, linguística, interpessoal, intrapessoal, corporal, espacial e musical.
Além das questões neurológicas, o meio em que vive também é um elemento influenciador da formação da personalidade humana. é no processo de interação que o ser humano cria e recria a sua identidade e a sua personalidade, através do uso da linguagem oral e não oral. Por isso, a importância de se promover meios para a construção de uma sociedade equilibrada conhecendo os indivíduos que a compõe e promovendo o autoconhecimento também.
O sujeito interioriza e constrói a sua realidade subjetiva com princípios orientador da concepção social.
O pensamento abstrato e a consciência são desenvolvidos a partir da organização das emoções, através da imaginação e criatividade, mudanças essas significativas do indivíduo por meio da linguagem.
O conhecimento de se mesmo e a chave de tudo, para entender o processo do seu desenvolvimento que acontece as mudanças que vão acontecendo no cotidiano .
O ser humano é um ser de linguagens!
E a partir do momento em que ele se apresenta para o convívio social, se expande as emoções, os afetos e com eles, o processo de conhecimento, não somente científico, intelectual, mas o interior.
As descobertas surgem também a partir do convívio humano social, pelo comportamento, ações, reações!
Toda ação para mudança de comportamento vem da linguagem interior, onde precisa se conectar com o paciente identificando como suas formas de linguagem, imagens e como enxerga suas memórias estão ”ofuscando” ou sabotando como a pessoa deveria criar sistemas de pensamentos para ter como resultados emoções que ajudam a pessoa a se adaptar na sociedade com uma vantagem que poucos tem, se auto-conhecendo.
Percebe-se que a linguagem é fundamental para o desenvolvimento do ser humano, fazendo com que a imaginação, memória , memória , afeto sentimentos, para que seja construído relacionamento entre os seres trazendo mudanças essencias e fundamentais para nossa evolução
sintetiza a historia e a experiencia humana acumulada .O Ego se identifica a noss consciencia
o superego, seria nossa coscienca moral, os principios sociais e as proibicoes.
Buscando compreender o psiquismo humano, é percebido que há inúmeros fatores que podem definir iniciativas, sentimentos e outras ações ou reações psíquicas capazes de formar: pensamentos; comportamentos e sentimentos internos que são, de fome explicita, aprestada à sociedade. Um indivíduo pode absorver cenários e comportamentos inerentes a realidade vivida, influenciando diretamente eu seu “eu” interior.
Sem conhecimento é a mesma coisa, de uma folha sem nada, e ser humano precisa se associar.
é pela palavra que a cura se elabora, o inconsciente se expressa na fala à revelia da intenção da pessoa e muito além de seu conhecimento consciente.
Todos temos realidades diferentes, cada ser passa por um processo diferente estamos em constante aprendizado, e a cada dia aprendendo com nossos erros e acertos
O ato psíquico realiza desejos de forma reguladora, consequência de doação sobre a concepção de linguagem na própria análise, como a transferência, algumas vezes repetição simbólica das cenas de reprodução dos sintomas- resistência – cena originária.
A comunicação o aprender a vida social os pensamentos bons é um dos ápices para uma vida subjetiva.
Para Eles, tanto a história da humanidade, quanto o conhecimento e a nossa vida pessoal, como memória, criatividade, etc.
São importantes para nossa formação psíquica.
A linguagem é a evolução do ser humano, e da sociedade.
A realidade objetiva é fatídica, mas cada ser interioriza e interpreta conforme sua capacidade e esta vai se aprimorando quanto mais esse indivíduo se comunica, troca, evolui.
Psiquismo Humano: Conjunto de características psicológicas de um indivíduo;
Psicologia Social: Ramo da psicologia que estuda o comportamento humano nas relações sociais.
Portanto a Psicologia Social estuda o psiquismo humano, como se forma o mundo interno à partir das relações sociais vividas pelo homem.
A evolução do psiquismo humano se da influenciada pela cultura
O comportamento da sociedade, sempre foi e será um meio de estudo para aprimoramento e desenvolvimento no processo psíquico do ser humano.
A psicologia social desempenha um papel importante para a compreensão do comportamento humano e das interações sociais, mediante a compreensão sobre como os indivíduos são afetados pelo ambiente social em que vivem, assim como como eles influenciam e são influenciados pelo meio social em que vivem, nas diferentes escalas de relacionamento.
É entendido como um repertório que descreve as condições corporais, comportamento do indivíduo em contingência sociais.
A mediação social nós forma e constitui ao mesmo tempo em que nós constituímos ativamente nosso contexto, para compreender como uma pessoa chega a ser que ela é, se faz necessário completar as condições sócias, culturais, históricas e econômicas que participam da sua constituição forjando identidades baseadas nesta emergente dominante cultural.
Os autores apontam para uma necessidade natural ao indivíduo de uma introdução social. É na linguagem comunicativa e introdutiva, que o homem desenvolve as suas funções psíquicas. Criatividade, percepção e visão teórica de mundo.
A comunicação é fundamental para o ser humano e ao fazer um resgate histórico é possível perceber que o homem primitivo evoluiu por causa da imagem, comunicação e interação.
Embora cada individuo tenha sua característica individualizada no que diz respeito ao psique, essa formação se pauta na observação do outro, apartir dessa observação é que se cria as próprias imagens.
Todo sujeito se constitui como ser social, histórico, produto e produtor do contexto no qual está inserido. Sob esta ótica, os sujeitos são tomados como tendo seu desenvolvimento real sustentado por determinadas condições materiais, que se constroem na tessitura das relações estabelecidas.
A linguagem é de suma importancia para o desenvolvimento do individuo.
A política e o meio social, o puder sócio-econômico que nós seres humanos estamos vivenciando nesta era,tem influenciado muito no “EU” ,se impregnou de uma forma tão tensa que sublimou-se ao ponto de abalar a consciência,precisa entender que os seres por estarém em passos evolutivos ainda não atingiu a inteligência emocional necessária para seu próprio desenvolvimento,causando dores e mais dores sem esperança de alívio.
Por meio da linguagem o individuo gera mudanças
O elemento humano em sua complexidade não atende a todos os fatos e conhecimentos, mas foi impulsionado pela comunicação e a atribuição da sua própria imagem.
O ser humano por meio da linguagem gera mudanças e também se espelhando nos outros , como nos pais ou amigos.
embora cada pessoa tem suas característica , as redes sociais influencia muito na formação de uma pessoa.
Na verdade a construção e auto conhecimento,vem referências externas ,ambiente que se vive ,com que se vive ,e o que é sujeitivo .
A formação do se gosta,de certo e errado,para o bem de si e dos outros, a comunicação.
Uma parte da concepção social
As apreciações do entendimento humana em determinadas situações se caracterizam -se em uma abordagem analítica em que xada situação apresentada nos textos em que cada psicologista humano demostra seu plano interno de avaliação para época de cada tempo apresentado. Ato de comunicação de imagem pessoal.
O equilíbrio é essencial, por isso a necessidade de se autoconhecer.
O sujeito precisa de um auto conhecimento e se identificar dentro da sociedade, a fim de uma construção de sua imagem perante um contexto social e coletivo.
Vamos vendo a formação do sujeito a partir do contexto social, cultural, econômico, onde também vai interiorizando de modo subjetivo também a linguagem, além deste, símbolos, sinais, a comunicação necessária… Então, além da memória, percepções enfim, vai constituindo o sujeito…
Para Vygotsky a linguagem tem um ponto central em sua Teoria, pois sem ela o desenvolvimento humano não ocorreria.
Por meio das análises feita por cada um desses homens que se dedicaram no exercício da psicologia
Entendemos que cada um em seu tempo teve uma visão clara da imagem humana no seu psiquico, através estudos precisos do ser humano
Temos que entender o que cada um dia respeito de suas análises, respeitar e fazer de tudo um conjunto de informações que possa nos ajudar na nossa caminha para termos êxito , terminar nosso curso não com um fardo de teorias que só nos trouxe dúvidas e um aprendizado sem lógica
Mais como psicanalistas eficientes e cheio do saber da arte de entender resolver sanar problemas
Apsicologia social é uma grande sacada dos estudiosos pois comporta mais precisamente as relações que de base mais intrísecas do que as sociedades elaboram em suas formulações comportamentais.
Psicologia Social muito aplicada na primeira infancia
A linguagem verbal e não verbal pode ser entendido dentro da psicanalise como um objeto das relações humana.
Podemos notar que o conhecimento e a imagem são peças chaves nas ciências sociais e humanas. O Psiquismo humano tb se expressa através das idéias daqueles que estudaram o psiquismo sob os pressupostos teóricos sociais, históricos e culturais.
Todo o conhecimento influencia sobre o entendimento Cultural, Social e Psicológico, determinando assim o certo e o errado.
É através da linguagem,das ações do meio em que vivemos que nos desenvolvemos e crescemos como seres humanos . Essa representatividade do meio social é expressado através das nossas ações.