-
A Origem da Psicanálise
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Identificar o contexto no qual Sigmund Freud desenvolveu a Psicanálise. Reconhecer os conceitos de consciente, inconsciente e sublimação. Relacionar a Psicanálise à sociedade e à cultura.
-
Princípios da Imagem Pessoal
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Definir imagem e constituição do eu a partir da teoria psicanalítica. Explicar a imagem e a representação social do eu a partir da psicologia social. Relacionar corpo com identificação e imagem, com foco nos princípios da psicanálise para a constituição psíquica e existencial do sujeito.
-
Conceito do Eu e da Personalidade
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer o processo de constituição do eu a partir dos estudos freudianos. Definir personalidade e psicanálise. Identificar as principais características do id, do ego e do superego.
-
Escolas da Psicologia: Psicanálise e Behaviorismo
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Conceituar psicanálise com base nos trabalhos de Freud, Melanie Klein e Lacan. Definir behaviorismo. Descrever a natureza experimental do behaviorismo.
-
Literatura, Psicanálise e Filosofia
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Descrever a relação entre Literatura, Psicanálise e Filosofia. Reconhecer os limites da Filosofia e da Psicanálise em relação à estética literária. Interpretar obras literárias sob o viés psicanalítico e filosófico.
-
O Ego e os Mecanismos de Defesa
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Definir ego e as funções do ego segundo a psicanálise freudiana. Descrever os mecanismos de defesa. Explicar como se dá a identificação para inserção do sujeito em um grupo a partir de sua constituição psíquica e social.
-
Relação Compreensiva e a Relação com o Real
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Apresentar os registros do imaginário, simbólico e real do campo da Psicanálise. Relacionar os três paradigmas da imagem com os registros da Psicanálise. Interpretar a imagem como representação ou aproximação do real.
-
Principais Matrizes Teóricas da Psicologia Social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Identificar as representações coletivas de Durkheim, mentalidades primitivas de Lévy e as representações de Moscovici. Analisar as influências psicanalíticas, como a teoria das massas de Sigmund Freud e o inconsciente coletivo de Carl Gustav Jung. Reconhecer a dimensão empírica e raízes metodológicas da psicologia social psicológica, psicologia social sociológica e psicologia social crítica.
-
CERTIFICADO

A ficção científica e importante para interação do nosso conhecimento.
Sim a ficção cientifica e muito importante para nosso conhecimento.
O filme mesmo sendo uma fixação científica,ele nós traz conhecimento como e na realidade.
A ficção nos deixa em alerta , daquilo que pensamos ao longo de nossas vidas, como se diz nem tudo podemos levar para a vida, por isso temos a psicanálise para tirar de nos esses pensamentos ficção e realidade não caminham juntos, sempre com o pés no chão.
Ficção e realidade caminham juntas. As obras literárias revelam o lado inconsciente do sujeito refletido em suas ações.
Sim ,porque quando somos crianças não sabemos e nada entendemos e ao visualizarmos experiências ao nosso mundo externo vamos entendendo quem somos nós e de onde viemos e adquirindo um discernimento do nosso eu
Com certeza. afinal toda ficção e de alguma forma baseada em histórias reais.
desde que ficção científica não seja uma fuga da realidade da nossa vida
A vida da gente em algum nomento parece tbem ficção, mais verdade é real.muitas das vezes precisamos interpretar .
Na verdade a vida de cada um de nós tem um pouco de ficção, muita das vez no motiva a ser algo mais importante, como uma personagem de filmes, novelas ,sempre tem aquele que acreditamos ser verdade.
A alto conhecimento das histórias das literatura revela uma personalidade das ações diciplinais do seu psiquê humana com tudo isso significa linguagem do seu estimo psicológico da psiquasalise ,na existência narrativa do seu complexo e superego.
A ficção imita a realidade, e a realidade imita a ficção.
A ficção cientifica em inúmeras vezes nos leva à algo real que vivemos ou que ainda iremos viver.
Pela visão da psicanálise a ficção literária e a arte sempre foram uma maneira que o ser humano utiliza para expressar, comunicar ou manifestar seus desejos e sentimentos. Os estudos de Freud mostrou a importância do insconsciente na criatividade humana.
Toda ficção tem um poder e forma peculiar para um melhor entendimento do autoconhecimento. A sua apresentação torna-se um recurso muito importante para a representatividade dessas interações, tornando-se possível demostrar de forma diferente a sua visão e formação do eu.
A ficção científica, contribui em parte para o autoconhecimento.
A ficção algumas vezes remete a algo que reflete na vida real.São acontecimentos distintos ,porém muitas vezes dentro do contexto que cada um ja viveu / viverá ou está vivendo.
O auto conhecimento através da leitura e da ficção é algo real,pois através da leitura se cria um mundo totalmente diferente , uma realidade que leva o indivíduo a ansiar por isso e viver isso.
Autoconhecimento e muito importante seja na ficção ou nossa vida do dia a dia. com ele teremos melhora decisões no campo da vida e nos pensamentos.
A subjetividade, leva o sujeito desde a tenra idade, a construir teorias sobre si e sobre o mundo, como as coisas acontecem.
Por sua vez, a literatura, fotografia, teatro, outras formas de estímulos, contribuem, são importantes nesse processo de construção e de autoentendimento sobre si e sobre os comportamentos que o cercam.
A transformação, acontece quando uma concepção é formada; quando se interpreta um fato, seja ele imaginário ou fictício.
O AUTO CONHECER SEJA DE VERDADE OU NA FICÇAO ACHO MUITO IMPORTANTE SEJA NO DIA DIA
A cultura ( neste caso, a cultura literária), é um dos meios mais interessantes na construção da subjetividade do sujeito. O incentivo às artes em geral nos colocam em contato com nossos próprios conceitos sobre o mudo, a vida, transitando entre o real e o imaginário, constituindo valores, balizando o autoconhecimento, definindo conceitos pessoais através da auto
reflexão.
A ficção é um ato de manifestar muitas realidades.
A ficção literária como bons livros, filmes teatros nos auxiliam no nosso autoconhecimento possibilitando descobertas de características, inclinações não percebidas, sentimentos e desejos e ainda aguça o nosso imaginário. Com certa assistirei mais vídeos como este!
Hoje a ficção já pode ser vista como potencial para a educação dos sentimentos , o que inclui reflexão sobre preconceitos , violência , solidariedade, entre outras questões de atitude , necessárias à construção de um aluno cidadão.
Incrível como a máxima “a vida imita a arte”pode ter seu contexto inverso sob a ótica da interação como parâmetros comportamentais tendo ao fato uma réplica de forma patológica ou simplesmente mera coincidência pela qual pode ser amplificada pela construção e complementação dos instintos humanos para sua satisfacao de seu egocentrismo.
Atualmente a ficção vem sendo percebida e utilizada como potencial para se trabalhar os “sentimentos”, e provocar reflexões sobre preconceitos, violência, solidariedade, respeito, empatia entre varias outras questões comportamentais necessárias à construção de um cidadão mais consciente e responsável. Neste sentido os filmes de ficção podem ser um excepcional meio para o autoconhecimento e aprendizado.
OTIMA EXPLICAÇÃO
O alto conhecimento nus ajuda a nus conhecer melhor
Na arte, o sujeito se perfila como nada além de um efêmero efeito, surgindo em circuito que necessita do outro e só com ele se completa. Ora, tal efeito é tomado por Freud como um dos pilares da teoria psicanalística.
A ficção possui narrativas muito interessante com fatos possíveis tanto tanto de espaço quanto de tempo. Todos elemento da ficção são bem importantes com autoconhecimento envolve o estudar ser como objeto total leva as pessoas desenvolverem seu potencial seja na parte da escrita da pintura. Reforça a questão da autorrealização do ser de si mesmo.
A ficção expõe muito do que há no imaginário do autor, e consequentemente pode revelar as fantasias que têm no seu inconsciente, as quais podem estar presentes também na coletividade. Importante complementar estes conhecimentos com as teorias de Carl Jung, especialmente no que diz respeito aos arquétipos.
Não tinha olhado a ficção por esse ângulo, a mesma nos remete a reflexão, a descobertas a questionamentos em determinadas situações em busca de entendimento, contribuindo dessa forma no autoconhecimento.
A ficção leva a reflexão, que promove o autoconhecimento.
O material que pode ser considerado como sendo um material de qualidade permite que o estudioso possa entender um pouco mais sobre o autoconhecimento e o ato de se cuidar, e ainda como a literatura por meio de obras de ficção, permite o autoconhecimento, desta forma uma melhor análise de nossa própria realidade.
Material complementar de qualidade, bastante adequado ao tema estudado. muito Obg!
É tudo verdade, a ficção científica contribui em tudo para o sujeito ter um tratamento
A ficção científica desperta em nós a criatividade a imaginação, o conhecimento é limitado enquanto a imaginação não tem barreiras e cito o desenho animado Popeye que come espinafre e fica forte, a elação da criança com esta proposta de ficar forte pode leva-la a gostar do espinafre por exemplo.
A ficção a literatura desperta muita vezes nos seres humanos sentimentos que por vezes estão reprimidos. Outras vezes servem de impulso para uma ação positiva ou não. Isso a depender da particularidade de cada um. Seja em qual for a area o ser humano é sempre levado a um passeio de descoberto ou aceitação de si mesmo.
Através dessa prática muitos sentimentos encoberto revelará suas emoções introjetadas se tornando reais.
Envolvimento emocional
A ficçao nos leva a uma realidade irreal, cria em nós uma espectativa de um mundo onde fazemos do nosso imaginario o que talvez desejamos ser. O auto conhecimento em termos cientifico, nos leva a nos conhecer melhor, o que somos, para que somos e o que faremos.
A ficção nos remete a realidades que precisamos conviver e nos reconhecer como um personagem que retrata o real.Nos reconhecemos em angústias de Kiekegaard,personalidades como em Dostoiévski e Tostói e assim seguimos analisando a literartura e qual mensagem ela deseja nos revelar.
pensamento positivo voltando da realidade fantasioso voltado para passado
Ótima colocação do vídeo, cuidar de si e diferente de conhecer a si mesmo.
Importantíssimo, a ficção de trinta anos atrás é a realidade hoje!
Sim concordo
Exatamente a ficção literária e arte são relevantes ferramentas para o autoconhecimento através da reflexão na comparação entre ficção e realidade, beneficiando ricamente no processo de estudo sobre a mente humana, comportamento e no tocante as patologias psíquicas.
A ficção é uma analogia da realidade que vivemos. E ainda, uma estratégia de retratarmos fatos reais para entrarmos no imaginário dos outros.
A ficção nos ajuda muito no nosso autoconhecimento pois através de certo fatos , podemos nos identificar com algumas situações ocorridas que nos faz mudar algum de nosso pensamento.
A ficção nos permite exprimir externamente nosso mundo interno. Ela pode ser uma ferramenta de comunicação, uma ilustração do nosso mundo interno.
Sobre o Vídeo de Christian Dunker- “Ficção como forma de Conhecimento”…
Ao meu ver, a Ficção embora nem sempre seja baseada em Fatos Reais, podem ser histórias que são criadas pelo Autor do Filme, baseadas em algum fato que já ocorreu, assim como possível “Fantasia” ou “Desejo”, que fazem parte mente humana de forma natural ou para atrair expectadores.
Logo, acabamos fazendo comparações, pois os Filmes abordam temas relevantes e corriqueiros.
Concluo que, como forma de conhecimento precisamos nos autoanalisar ou procurar uma assistência terapêutica que possa nos proporcionar essa análise. E em paralelo, será necessário viver cada dia, se relacionar entre pessoas, sentir emoções, experimentar coisas diferentes do que estamos habituados e arriscar. Caso contrário, viveremos recalcados e presos num mundo de achismos ou “fantasias”.
Att
Caroline Val
O autoconhecimento em minha opinião não depende da ficção , já a ficção depende do autoconhecimento . Muito importante entendermos sobre a dualidade dos pensamentos humanos . Nada fica coberto quando passado pelo filtro da realidade .
Cristian tem uma maneira de esmiuçar o complexo de maneira simples, inclusive assuntos que poderíamos supor que fosse “tão cabeludos assim”, como é o caso da mitologia; pois, descobrimos que quando desmistificado certas coisas, não há “nada de cabeludo” (bicho de sete cabeças) e sim paradoxos no âmbito literário e filosófico. Paradoxos esses que observando quando uma lupa da metapsicologia, ganha um universo expressivo, abrangente e inteligente. Abraços Christian!!!
Excelente, relações simbólicas para autoconhecimento, desenvolvimento e crescimento humano.
A ficção muitas vezes é uma expressão de tudo aquilo que fica guardado na nossa mente ! Assim como como na arte se pode de uma forma calada se expressar ! Muito importante para aprendermos e analisarmos !
A ficção científica permite o autoconhecimento.
A ficção e o cuidar de si criam estruturas de verdade para nos tornarmos quem somos. Pela ficção vamos decifrando as relações, explorando formas de ser, ensaiando , elaborando questões. Com os personagens, ressalta Dunker, no vídeo, aprendemos práticas de viver.
Na ficção geralmente encontramos o autoconhecimento porque na realidade podem ser realidades e experiências vivenciadas que nós nos enxergamos nela ou mesmo vivemos ou já vivenciamos de alguma forma. E está pode nos levar a compreendermos algo que ainda não tínhamos compreendido ou mesmo entendido com certa clareza. Por isso, nos identificamos tanto com as ficções.
A ficção e uma maneira didática que pode nos levar ao autoconhecimento bem como conhecer o outro, considerando claro, a perspectiva do autor de um filme, de um livro, de uma pintura ou de uma peça teatral, mas de qualquer forma contribui com o saber.
A ficção científica e literária, nos ajuda ao autoconhecimento no que tange o nosso senso crítico que carregamos como valores e princípios éticos de conduta moral e comportamental.
A pessoa desenvolve o poder de autopercepção e se torna capaz de entender seus processos mentais de forma mais clara. Dessa forma, podemos dizer que a psicanálise é um processo de autoconhecimento, que faz com que a pessoa compreenda as questões do passado e se cure dos problemas atuais.
Por meio da Odisseia é possível refletir sobre questões importantes sobre o significado da vida, o papel do sofrimento, a natureza da identidade, a luta entre o bem e o mal e muitos outros temas. A obra também oferece lições a coragem a determinação, a fé e a esperança. Por isso ela é vista como uma representação do ser humano em busca de sua verdade interior, de sua identidade pode ser vista como uma jornada de autoconhecimento
A ficção nos leva a um parâmetro de conhecimento. Estimulando o cérebro a interpretar formas de linguagem. Muito importante na construção e transformação do sujeito. Até porque o cérebro não sabe distinguir a realidade daquilo que não é real.
A ficção nos remete realidade que precisamos conviver e nos reconhecer como personagens que retrata o mundo real.
Muitas vezes queriamos que a ficção fosse real e vice versa. Muito bom esse material.
Apesar de ficção o filme trata demais sobre a realidade nos ajuda no auto conhecimento.
A ficção influencia de modo positivo no desenvolvimento do indivíduo, quando se compara com algum personagem de literatura, filme, teatro, por exemplo, que absorve, incorpora para se tornar quem é. A subjetividade do grande universo que pode ajudar a se identificar, se conhecer se tornar melhor, enfrentar os medos, enfim a transformação.
Parafraseando Jacques Lacan: a verdade tem estrutura de ficção.
A literatura, assim como toda a mitologia, e mesmo a filosofia, nos remete a possibilidades que inimagináveis, até então. Os contos de fadas, assim como a música rica em letra, nos faz pensar sobre nós mesmos, nossos medos e nossas fortalezas… nos leva a campos antes não vivenciados ou que não havíamos percebido no cotidiano.
Ao meu ver toda ficção científica, é de extrema importância para o auto conhecimento, claro que como um todo, devemos aprender com as situações e absorver o melhor delas.
Estudo afirma que se pode aprender sobre as emoções ao explorar a vida interior de personagens fictícios. Ler ficção fomenta a empatia. Os leitores podem formar ideias sobre as emoções, as motivações e os pensamentos dos outros. E transferir essas experiências para a vida real
Verdade podemos aprender muito através da leitura ,e até mesmo em filme, podemos nos ver nas letras ou em um filme
A cada momento que uma estrutura de ficção nos impacta, parece que paramos e imaginamos várias possibilidades com a nossa própria vida envolvida na trama. E como séria, com reagiríamos nesta mesma situação que o personagem si encontra. E ao imaginar soluções para o drama da ficção formamos novas construções neuronais de mundo para nossa própria vida e para nossos próprios damas. Fico feliz ao perceber e ter a oportunidade de ter esse novo conhecimento para nos ajudar a desenvolver a capacidade de refletir a nossa própria vida e a saber analisar a vido do outro, enquanto pessoa e passível de viver dramas como nós mesmos.
Gostei muito desse estudo.
A importância, da ficção, filmes, séries, novelas, documentários, etc.
E não se apegar só a isso como Ele falou.
Mas conhecer a si mesmo e a cuidar de si mesmo.
Todas essas coisas contribuem para nós.
As “ficções ” fazem analogias e assimilações para o autoconhecimento
Os filmes de ficção podem ser uma excelente meio para o autoconhecimento, tanto de alunos como educadores, e também para o exercício da alteridade, do ser capaz de se colocar no lugar do outro.
Toda e qualquer forma linguagem, através de filmes, literatura, filosofia ou ficção nos enriquece e nos mostra outras formas de pensar.
Ótimo
A Ficção científica é uma grande área que contribui para a formação de uma pessoa em diversos aspectos da vida, seja nos aspectos sociais ou psicoemocionais. Creio que contribui mais ainda quando há um mediador que proporciona um espaço de reflexão em torno dos temas que as músicas, o teatro ou o cinema e a literatura abordam em suas obras através de seus personagens.
A verdade tem estrutura de ficção. A ficção muitas vezes nos mostra nosso eu mais profundo, nossos ideais, sonhos, medos. A ficção se mistura à realidade ,ais profunda de nossa existência, nos ensina e aproxima de nossa realidade real ou da wus buscamos.
A ficção cientifica faz parte do desenvolvimento humano, assim como a parte lúdica, que sobremaneira contribuem no estimulo da aprendizagem
Usar a ficção como forma de autoconhecimento é uma prática leitura de livros, filmes é possível obter reflexoes sobre nós mesmos e sobre a condição humana de maneiras únicas para nos ajudar a entender e explorar nossa própria identidade, emoções e motivações. nos desafiando a olhar para dentro de nós mesmos, ampliar nossa empatia e questionar nossas crenças, para o autoconhecimento e o crescimento pessoal.
A boa ficção nos conduz a pensar e entender as pessoas com mais empatia e compaixão.
Muito importante a ficção e a arte,literatura ,pode nos levar ao autoconhecimento .sabendo que a ficção de ontem e pode ser o presente do hoje.
Autoconhecimento : Conhecimento de si mesmo, processo que tem por finalidade identificar padrões de pensamento e hábitos pessoais permitindo que o indivíduo consiga melhorar suas respostas diante das situações e nas tomadas de decisão.
Toda ficção científica tem um fundo de verdade,se analisarmos alguns filmes, notaremos que certas histórias têm relação vom a realidade de muitos.
Sem duvidas, após estes estudos, passarei a ver qualquer obra artística e literária com “outros solhos”.
A psicanálise é um método que não tem por finalidade exclusiva trabalhar com o autoconhecimento, mas é uma teoria que é favorável para esse processo. Freud já dizia que é preciso que o indivíduo olhe para as suas profundezas e aprenda, primeiro, a se conhecer.
A cultura nos ensina a fazer ” as boas perguntas”.. o que nos faz pensar, associar, duvidar e talvez quem sabe, mudar.
Abordagem perfeita
Sim, não somente a ficção como vários outros, podem contribuir para nos ajudar no autoconhecimento.
Acredito que a ficção pode ser uma forma de enriquecimento para uma de flexão do autoconhecimento. Porém não sendo o único meio para uma boa análise de si mesmo.
Conforme vou falando com meu terapeuta ou lendo um livro, assistindo uma ficção vou me objetivando tomando para mim, um objeto e obtendo mais conhecimento de mim mesmo para melhorar e evoluir.
A ficção científica nos traz a realidade que muitas vezes não conhecemos.
A literatura possui um poder extraordinário na vida das pessoas. Ela é capaz de nos transportar para diferentes lugares, tempos e realidades, despertando nossas emoções, estimulando nossa imaginação e ampliando nossa compreensão do mundo e de nós mesmo. O que é a literatura, se não a metáfora de toda existência. O homem escreve o que sente, seus desejos, fantasias e sonhos. Como poderia existir uma literatura sem a existência do homem. Sua história no mundo é a maior literatura de autoconhecimento que se pode encontrar. Somos a literatura, e a literatura somos nós.
Sim, a literatura pode explicar muito de nós mesmo. Nossas dores, amores, sofrimento e neuroses. Somos assim, uma literatura sem fim. Somos a metáfora do real.
A ficção é uma grande aliada de nós tornarmos melhores tanto em entretenimento quanto em aprendermos com a subjetividade do outro
A ficção nos leva a refletir do que somos e seremos, nos leva a explorar a realidade , ter os pés no chão em toda fase da nossa vida! Estar com convivendo humanamente nos ensina a escolher o que é bom! Estamos sempre em guerra com nos mesmos mas a ficção nos mostra que o desfecho pode ser diferente daquilo que pensamos ser. Até no sofrimento se aprende a controlar nosso eu interior a a escolher o certo a fazer ou a deixar de fazer. nesse caso acertar é o melhor a fazer. conhecer anós mesmos é a primeira faze e para isso precisamos da ajuda de quem já passou pela ficção real da vida.!
A ficção nos ajuda a ter uma capacidade de analise do autoconhecimento. Fazer essa associação entre a realidade e a ficção, nos permite entender um pouco mais o próprio eu.
É natural que as crianças tenham muitos questionamentos. Diariamente se dá um verdadeiro bombardeio de peguntas, perguntas essas que na maioria das vezes são dirigidas à mãe. No anseio de terem seus questionamentos respondidos, muitos dos quais não são atendidos, ou não são de ciência dos pais ou professores, as crianças buscam respostas à suas maneiras. Elas não esperam que apenas os adultos a sua voltam o respondam, elas saem investigando a respeito a cada questionamento. Com a passar do tempo vão encontrando suas respostas, inclusive na literatura e na arte, dentre outros.