Formação em Psicanálise Clínica

Formação em Psicanálise Clínica

This content is protected, please login and enroll course to view this content!

141 comentários sobre “Material Complementar

    1. A ficção nos deixa em alerta , daquilo que pensamos ao longo de nossas vidas, como se diz nem tudo podemos levar para a vida, por isso temos a psicanálise para tirar de nos esses pensamentos ficção e realidade não caminham juntos, sempre com o pés no chão.

      Responder
      1. Ficção e realidade caminham juntas. As obras literárias revelam o lado inconsciente do sujeito refletido em suas ações.

        Responder
    2. Sim ,porque quando somos crianças não sabemos e nada entendemos e ao visualizarmos experiências ao nosso mundo externo vamos entendendo quem somos nós e de onde viemos e adquirindo um discernimento do nosso eu

      Responder
    3. A vida da gente em algum nomento parece tbem ficção, mais verdade é real.muitas das vezes precisamos interpretar .

      Responder
    4. Na verdade a vida de cada um de nós tem um pouco de ficção, muita das vez no motiva a ser algo mais importante, como uma personagem de filmes, novelas ,sempre tem aquele que acreditamos ser verdade.

      Responder
    5. As obras literárias revelam o lado inconsciente do ser humano, quando lemos ou assistimos filmes nosso inconsciente nos remete a cenas que mesmos fictícias dá-nos a sensação de ter vivido ou estado ali . a ficção é fonte de ensinamento para a realidade e vice versa.

      Responder
  1. A alto conhecimento das histórias das literatura revela uma personalidade das ações diciplinais do seu psiquê humana com tudo isso significa linguagem do seu estimo psicológico da psiquasalise ,na existência narrativa do seu complexo e superego.

    Responder
  2. Pela visão da psicanálise a ficção literária e a arte sempre foram uma maneira que o ser humano utiliza para expressar, comunicar ou manifestar seus desejos e sentimentos. Os estudos de Freud mostrou a importância do insconsciente na criatividade humana.

    Responder
  3. Toda ficção tem um poder e forma peculiar para um melhor entendimento do autoconhecimento. A sua apresentação torna-se um recurso muito importante para a representatividade dessas interações, tornando-se possível demostrar de forma diferente a sua visão e formação do eu.

    Responder
  4. A ficção algumas vezes remete a algo que reflete na vida real.São acontecimentos distintos ,porém muitas vezes dentro do contexto que cada um ja viveu / viverá ou está vivendo.

    Responder
  5. O auto conhecimento através da leitura e da ficção é algo real,pois através da leitura se cria um mundo totalmente diferente , uma realidade que leva o indivíduo a ansiar por isso e viver isso.

    Responder
  6. Autoconhecimento e muito importante seja na ficção ou nossa vida do dia a dia. com ele teremos melhora decisões no campo da vida e nos pensamentos.

    Responder
  7. A subjetividade, leva o sujeito desde a tenra idade, a construir teorias sobre si e sobre o mundo, como as coisas acontecem.
    Por sua vez, a literatura, fotografia, teatro, outras formas de estímulos, contribuem, são importantes nesse processo de construção e de autoentendimento sobre si e sobre os comportamentos que o cercam.
    A transformação, acontece quando uma concepção é formada; quando se interpreta um fato, seja ele imaginário ou fictício.

    Responder
  8. A cultura ( neste caso, a cultura literária), é um dos meios mais interessantes na construção da subjetividade do sujeito. O incentivo às artes em geral nos colocam em contato com nossos próprios conceitos sobre o mudo, a vida, transitando entre o real e o imaginário, constituindo valores, balizando o autoconhecimento, definindo conceitos pessoais através da auto
    reflexão.

    Responder
  9. A ficção literária como bons livros, filmes teatros nos auxiliam no nosso autoconhecimento possibilitando descobertas de características, inclinações não percebidas, sentimentos e desejos e ainda aguça o nosso imaginário. Com certa assistirei mais vídeos como este!

    Responder
  10. Hoje a ficção já pode ser vista como potencial para a educação dos sentimentos , o que inclui reflexão sobre preconceitos , violência , solidariedade, entre outras questões de atitude , necessárias à construção de um aluno cidadão.

    Responder
  11. Incrível como a máxima “a vida imita a arte”pode ter seu contexto inverso sob a ótica da interação como parâmetros comportamentais tendo ao fato uma réplica de forma patológica ou simplesmente mera coincidência pela qual pode ser amplificada pela construção e complementação dos instintos humanos para sua satisfacao de seu egocentrismo.

    Responder
  12. Atualmente a ficção vem sendo percebida e utilizada como potencial para se trabalhar os “sentimentos”, e provocar reflexões sobre preconceitos, violência, solidariedade, respeito, empatia entre varias outras questões comportamentais necessárias à construção de um cidadão mais consciente e responsável. Neste sentido os filmes de ficção podem ser um excepcional meio para o autoconhecimento e aprendizado.

    Responder
  13. Na arte, o sujeito se perfila como nada além de um efêmero efeito, surgindo em circuito que necessita do outro e só com ele se completa. Ora, tal efeito é tomado por Freud como um dos pilares da teoria psicanalística.

    Responder
  14. A ficção possui narrativas muito interessante com fatos possíveis tanto tanto de espaço quanto de tempo. Todos elemento da ficção são bem importantes com autoconhecimento envolve o estudar ser como objeto total leva as pessoas desenvolverem seu potencial seja na parte da escrita da pintura. Reforça a questão da autorrealização do ser de si mesmo.

    Responder
  15. A ficção expõe muito do que há no imaginário do autor, e consequentemente pode revelar as fantasias que têm no seu inconsciente, as quais podem estar presentes também na coletividade. Importante complementar estes conhecimentos com as teorias de Carl Jung, especialmente no que diz respeito aos arquétipos.

    Responder
  16. Não tinha olhado a ficção por esse ângulo, a mesma nos remete a reflexão, a descobertas a questionamentos em determinadas situações em busca de entendimento, contribuindo dessa forma no autoconhecimento.

    Responder
  17. O material que pode ser considerado como sendo um material de qualidade permite que o estudioso possa entender um pouco mais sobre o autoconhecimento e o ato de se cuidar, e ainda como a literatura por meio de obras de ficção, permite o autoconhecimento, desta forma uma melhor análise de nossa própria realidade.

    Responder
  18. A ficção científica desperta em nós a criatividade a imaginação, o conhecimento é limitado enquanto a imaginação não tem barreiras e cito o desenho animado Popeye que come espinafre e fica forte, a elação da criança com esta proposta de ficar forte pode leva-la a gostar do espinafre por exemplo.

    Responder
  19. A ficção a literatura desperta muita vezes nos seres humanos sentimentos que por vezes estão reprimidos. Outras vezes servem de impulso para uma ação positiva ou não. Isso a depender da particularidade de cada um. Seja em qual for a area o ser humano é sempre levado a um passeio de descoberto ou aceitação de si mesmo.

    Responder
  20. A ficçao nos leva a uma realidade irreal, cria em nós uma espectativa de um mundo onde fazemos do nosso imaginario o que talvez desejamos ser. O auto conhecimento em termos cientifico, nos leva a nos conhecer melhor, o que somos, para que somos e o que faremos.

    Responder
  21. A ficção nos remete a realidades que precisamos conviver e nos reconhecer como um personagem que retrata o real.Nos reconhecemos em angústias de Kiekegaard,personalidades como em Dostoiévski e Tostói e assim seguimos analisando a literartura e qual mensagem ela deseja nos revelar.

    Responder
  22. Exatamente a ficção literária e arte são relevantes ferramentas para o autoconhecimento através da reflexão na comparação entre ficção e realidade, beneficiando ricamente no processo de estudo sobre a mente humana, comportamento e no tocante as patologias psíquicas.

    Responder
  23. A ficção é uma analogia da realidade que vivemos. E ainda, uma estratégia de retratarmos fatos reais para entrarmos no imaginário dos outros.

    Responder
  24. A ficção nos ajuda muito no nosso autoconhecimento pois através de certo fatos , podemos nos identificar com algumas situações ocorridas que nos faz mudar algum de nosso pensamento.

    Responder
  25. A ficção nos permite exprimir externamente nosso mundo interno. Ela pode ser uma ferramenta de comunicação, uma ilustração do nosso mundo interno.

    Responder
  26. Sobre o Vídeo de Christian Dunker- “Ficção como forma de Conhecimento”…
    Ao meu ver, a Ficção embora nem sempre seja baseada em Fatos Reais, podem ser histórias que são criadas pelo Autor do Filme, baseadas em algum fato que já ocorreu, assim como possível “Fantasia” ou “Desejo”, que fazem parte mente humana de forma natural ou para atrair expectadores.
    Logo, acabamos fazendo comparações, pois os Filmes abordam temas relevantes e corriqueiros.
    Concluo que, como forma de conhecimento precisamos nos autoanalisar ou procurar uma assistência terapêutica que possa nos proporcionar essa análise. E em paralelo, será necessário viver cada dia, se relacionar entre pessoas, sentir emoções, experimentar coisas diferentes do que estamos habituados e arriscar. Caso contrário, viveremos recalcados e presos num mundo de achismos ou “fantasias”.

    Att
    Caroline Val

    Responder
  27. O autoconhecimento em minha opinião não depende da ficção , já a ficção depende do autoconhecimento . Muito importante entendermos sobre a dualidade dos pensamentos humanos . Nada fica coberto quando passado pelo filtro da realidade .

    Responder
  28. Cristian tem uma maneira de esmiuçar o complexo de maneira simples, inclusive assuntos que poderíamos supor que fosse “tão cabeludos assim”, como é o caso da mitologia; pois, descobrimos que quando desmistificado certas coisas, não há “nada de cabeludo” (bicho de sete cabeças) e sim paradoxos no âmbito literário e filosófico. Paradoxos esses que observando quando uma lupa da metapsicologia, ganha um universo expressivo, abrangente e inteligente. Abraços Christian!!!

    Responder
  29. A ficção muitas vezes é uma expressão de tudo aquilo que fica guardado na nossa mente ! Assim como como na arte se pode de uma forma calada se expressar ! Muito importante para aprendermos e analisarmos !

    Responder
  30. A ficção e o cuidar de si criam estruturas de verdade para nos tornarmos quem somos. Pela ficção vamos decifrando as relações, explorando formas de ser, ensaiando , elaborando questões. Com os personagens, ressalta Dunker, no vídeo, aprendemos práticas de viver.

    Responder
  31. Na ficção geralmente encontramos o autoconhecimento porque na realidade podem ser realidades e experiências vivenciadas que nós nos enxergamos nela ou mesmo vivemos ou já vivenciamos de alguma forma. E está pode nos levar a compreendermos algo que ainda não tínhamos compreendido ou mesmo entendido com certa clareza. Por isso, nos identificamos tanto com as ficções.

    Responder
  32. A ficção e uma maneira didática que pode nos levar ao autoconhecimento bem como conhecer o outro, considerando claro, a perspectiva do autor de um filme, de um livro, de uma pintura ou de uma peça teatral, mas de qualquer forma contribui com o saber.

    Responder
  33. A ficção científica e literária, nos ajuda ao autoconhecimento no que tange o nosso senso crítico que carregamos como valores e princípios éticos de conduta moral e comportamental.

    Responder
  34. A pessoa desenvolve o poder de autopercepção e se torna capaz de entender seus processos mentais de forma mais clara. Dessa forma, podemos dizer que a psicanálise é um processo de autoconhecimento, que faz com que a pessoa compreenda as questões do passado e se cure dos problemas atuais.

    Responder
  35. Por meio da Odisseia é possível refletir sobre questões importantes sobre o significado da vida, o papel do sofrimento, a natureza da identidade, a luta entre o bem e o mal e muitos outros temas. A obra também oferece lições a coragem a determinação, a fé e a esperança. Por isso ela é vista como uma representação do ser humano em busca de sua verdade interior, de sua identidade pode ser vista como uma jornada de autoconhecimento

    Responder
  36. A ficção nos leva a um parâmetro de conhecimento. Estimulando o cérebro a interpretar formas de linguagem. Muito importante na construção e transformação do sujeito. Até porque o cérebro não sabe distinguir a realidade daquilo que não é real.

    Responder
  37. A ficção influencia de modo positivo no desenvolvimento do indivíduo, quando se compara com algum personagem de literatura, filme, teatro, por exemplo, que absorve, incorpora para se tornar quem é. A subjetividade do grande universo que pode ajudar a se identificar, se conhecer se tornar melhor, enfrentar os medos, enfim a transformação.
    Parafraseando Jacques Lacan: a verdade tem estrutura de ficção.

    Responder
  38. A literatura, assim como toda a mitologia, e mesmo a filosofia, nos remete a possibilidades que inimagináveis, até então. Os contos de fadas, assim como a música rica em letra, nos faz pensar sobre nós mesmos, nossos medos e nossas fortalezas… nos leva a campos antes não vivenciados ou que não havíamos percebido no cotidiano.

    Responder
  39. Ao meu ver toda ficção científica, é de extrema importância para o auto conhecimento, claro que como um todo, devemos aprender com as situações e absorver o melhor delas.

    Responder
  40. Estudo afirma que se pode aprender sobre as emoções ao explorar a vida interior de personagens fictícios. Ler ficção fomenta a empatia. Os leitores podem formar ideias sobre as emoções, as motivações e os pensamentos dos outros. E transferir essas experiências para a vida real

    Responder
  41. Verdade podemos aprender muito através da leitura ,e até mesmo em filme, podemos nos ver nas letras ou em um filme

    Responder
  42. A cada momento que uma estrutura de ficção nos impacta, parece que paramos e imaginamos várias possibilidades com a nossa própria vida envolvida na trama. E como séria, com reagiríamos nesta mesma situação que o personagem si encontra. E ao imaginar soluções para o drama da ficção formamos novas construções neuronais de mundo para nossa própria vida e para nossos próprios damas. Fico feliz ao perceber e ter a oportunidade de ter esse novo conhecimento para nos ajudar a desenvolver a capacidade de refletir a nossa própria vida e a saber analisar a vido do outro, enquanto pessoa e passível de viver dramas como nós mesmos.

    Responder
  43. Gostei muito desse estudo.
    A importância, da ficção, filmes, séries, novelas, documentários, etc.
    E não se apegar só a isso como Ele falou.
    Mas conhecer a si mesmo e a cuidar de si mesmo.
    Todas essas coisas contribuem para nós.

    Responder
  44. Os filmes de ficção podem ser uma excelente meio para o autoconhecimento, tanto de alunos como educadores, e também para o exercício da alteridade, do ser capaz de se colocar no lugar do outro.

    Responder
  45. Toda e qualquer forma linguagem, através de filmes, literatura, filosofia ou ficção nos enriquece e nos mostra outras formas de pensar.

    Responder
  46. A Ficção científica é uma grande área que contribui para a formação de uma pessoa em diversos aspectos da vida, seja nos aspectos sociais ou psicoemocionais. Creio que contribui mais ainda quando há um mediador que proporciona um espaço de reflexão em torno dos temas que as músicas, o teatro ou o cinema e a literatura abordam em suas obras através de seus personagens.

    Responder
  47. A verdade tem estrutura de ficção. A ficção muitas vezes nos mostra nosso eu mais profundo, nossos ideais, sonhos, medos. A ficção se mistura à realidade ,ais profunda de nossa existência, nos ensina e aproxima de nossa realidade real ou da wus buscamos.

    Responder
  48. A ficção cientifica faz parte do desenvolvimento humano, assim como a parte lúdica, que sobremaneira contribuem no estimulo da aprendizagem

    Responder
  49. Usar a ficção como forma de autoconhecimento é uma prática leitura de livros, filmes é possível obter reflexoes sobre nós mesmos e sobre a condição humana de maneiras únicas para nos ajudar a entender e explorar nossa própria identidade, emoções e motivações. nos desafiando a olhar para dentro de nós mesmos, ampliar nossa empatia e questionar nossas crenças, para o autoconhecimento e o crescimento pessoal.

    Responder
  50. Muito importante a ficção e a arte,literatura ,pode nos levar ao autoconhecimento .sabendo que a ficção de ontem e pode ser o presente do hoje.

    Responder
  51. Autoconhecimento : Conhecimento de si mesmo, processo que tem por finalidade identificar padrões de pensamento e hábitos pessoais permitindo que o indivíduo consiga melhorar suas respostas diante das situações e nas tomadas de decisão.

    Responder
  52. Toda ficção científica tem um fundo de verdade,se analisarmos alguns filmes, notaremos que certas histórias têm relação vom a realidade de muitos.

    Responder
  53. Sem duvidas, após estes estudos, passarei a ver qualquer obra artística e literária com “outros solhos”.

    Responder
  54. A psicanálise é um método que não tem por finalidade exclusiva trabalhar com o autoconhecimento, mas é uma teoria que é favorável para esse processo. Freud já dizia que é preciso que o indivíduo olhe para as suas profundezas e aprenda, primeiro, a se conhecer.

    Responder
  55. A cultura nos ensina a fazer ” as boas perguntas”.. o que nos faz pensar, associar, duvidar e talvez quem sabe, mudar.

    Responder
  56. Acredito que a ficção pode ser uma forma de enriquecimento para uma de flexão do autoconhecimento. Porém não sendo o único meio para uma boa análise de si mesmo.

    Responder
  57. Conforme vou falando com meu terapeuta ou lendo um livro, assistindo uma ficção vou me objetivando tomando para mim, um objeto e obtendo mais conhecimento de mim mesmo para melhorar e evoluir.

    Responder
  58. A literatura possui um poder extraordinário na vida das pessoas. Ela é capaz de nos transportar para diferentes lugares, tempos e realidades, despertando nossas emoções, estimulando nossa imaginação e ampliando nossa compreensão do mundo e de nós mesmo. O que é a literatura, se não a metáfora de toda existência. O homem escreve o que sente, seus desejos, fantasias e sonhos. Como poderia existir uma literatura sem a existência do homem. Sua história no mundo é a maior literatura de autoconhecimento que se pode encontrar. Somos a literatura, e a literatura somos nós.

    Responder
  59. Sim, a literatura pode explicar muito de nós mesmo. Nossas dores, amores, sofrimento e neuroses. Somos assim, uma literatura sem fim. Somos a metáfora do real.

    Responder
  60. A ficção é uma grande aliada de nós tornarmos melhores tanto em entretenimento quanto em aprendermos com a subjetividade do outro

    Responder
  61. A ficção nos leva a refletir do que somos e seremos, nos leva a explorar a realidade , ter os pés no chão em toda fase da nossa vida! Estar com convivendo humanamente nos ensina a escolher o que é bom! Estamos sempre em guerra com nos mesmos mas a ficção nos mostra que o desfecho pode ser diferente daquilo que pensamos ser. Até no sofrimento se aprende a controlar nosso eu interior a a escolher o certo a fazer ou a deixar de fazer. nesse caso acertar é o melhor a fazer. conhecer anós mesmos é a primeira faze e para isso precisamos da ajuda de quem já passou pela ficção real da vida.!

    Responder
  62. A ficção nos ajuda a ter uma capacidade de analise do autoconhecimento. Fazer essa associação entre a realidade e a ficção, nos permite entender um pouco mais o próprio eu.

    Responder
  63. É natural que as crianças tenham muitos questionamentos. Diariamente se dá um verdadeiro bombardeio de peguntas, perguntas essas que na maioria das vezes são dirigidas à mãe. No anseio de terem seus questionamentos respondidos, muitos dos quais não são atendidos, ou não são de ciência dos pais ou professores, as crianças buscam respostas à suas maneiras. Elas não esperam que apenas os adultos a sua voltam o respondam, elas saem investigando a respeito a cada questionamento. Com a passar do tempo vão encontrando suas respostas, inclusive na literatura e na arte, dentre outros.

    Responder
  64. A ficção é um questionamento anteriormente feito, repassado aos demais, ou seja alguém o projetou para tornar-se um conteúdo a ser dividido entre os demais. É possível aprender e muito com a ficção, visto que os temas tratados nelas, fazem parte da vida do ser humano em construção.

    Responder
  65. Sim, a ficção pode ser uma forma poderosa de autoconhecimento. Ao ler histórias sobre personagens fictícios, podemos nos identificar com eles e aprender sobre nossas próprias emoções, pensamentos e valores.

    Responder
  66. O papel “aceita tudo”. Por esse motivo é “mais fácil” despojar sobre as artes. É comum descobrir sobre maus tratos através de por exemplo desenhos. Criança é curiosa e impulsiva, é uma massinha que pode e será modelada pelas vivências dos adultos que os cercam.

    Responder
  67. A linha da ficção é realidade se entrelaçam na ficção exploramos mundos imaginários personagens e conceitos além dos limites cotidianos.
    A realidade molda nossas experiências concretas emoções palpáveis e desafios.

    Responder
  68. Através da ficção literária e da arte, somos enriquecidos em termos de reflexão e alteridade, pois essas formas de expressão nos constituem como sujeitos, nos ensinando sobre o amor, o sofrimento e diversos aspectos da experiência humana.

    Responder
  69. Sinceramente, ainda não tinha prestado atenção nesse fato, que a literatura, pintura e orquestra e outras formas de expressão pode nos ensinar a olhar para nós mesmo a fazer autoanalise.

    Responder
  70. Acredito sim que ficção e realidade andam juntam e também trazem clareza que levam a questionamentos e autoconhecimento.

    Responder
  71. A SITUAÇÃO do conhecimento depende da educação básica e maternidade ativa o comportamento e humanizaçao comunitária conhecimento já está dentro de você. A criança.

    Responder
  72. Quando lemos um livro, assistimos um filme, sempre nos identificamos com alguns personagens. Essa identificação e simpatia revelam muita coisa sobre nós mesmos, sobre por exemplo aquilo que nos falta em nós mesmos, que encontramos em alguns personagens.

    Responder
  73. A Ficcção mostra outras possibilidades de como podemos interagir, levantam e respondem questões, amplia a capacidade de avaliação, proporcionam identificação, auxiliando no auto conhecimento.

    Responder
  74. Usara a ficção como uma ferramenta para o autoconhecimento envolve engajar-se ativamente com as histórias, personagens e temas apresentados refletindo sobre como eles se relacionam com sua própria vida e experiência.

    Responder
  75. A leitura de ficção traz diversos benefícios adicionais, entre eles a redução do stress, uma vez que ela é fonte de entretenimento. A leitura também proporciona uma melhoria na área da memória, pois você está colocando seu cérebro para trabalhar a imaginação, fundamental para a memorização de longo prazo.

    Responder
  76. A ficçao e a literatura, sem duvidas serve para explanar situaçoes e estimular o individuo a analisar os pensonagens e a se reconhecer e ate mesmo avaliar seus proprios atos e ideias refletidos no perssonagem ficticio.

    Responder
  77. Através da arte, literatura e a fixação nos leva ao alto conhecimento por meio de análises vamos absorvendo pra nós tornar através da literatura chegar a um nível mais elevado do nosso eu

    Responder
  78. O psicanalista Christian Dunker é um excelente professor. Tive a oportunidade de assistir a outros vídeos e aulas dele pela Casa do Saber, mas acredito que neste vídeo ele deixou de tratar especificamente da pergunta feita, ele tangenciou o tema com ótimas considerações, porém, sem apresentar uma argumentação mais consistente usando a obra A Odisseia, de Homero.

    Responder
  79. Buscar o autoconhecimento é um processo que através dele mergulha-se dentro de si mesmo procurando conhecer de maneira profunda nossas emoções,pensamentos,comportamento etc.É um processo desafiador,pois exige um alto grau de introspecção. Porém aliado a literatura,cinema e teatro,esse processo se torna bém prazeroso,embora os personagens sejam fictícios são eles que têm o papel de nos mostrar quem somos e como vivemos,os personagens são como um espelho para nós,nos dando uma ótima oportunidade para uma autoavaliação desenvolvendo em nós capacidade para atingir nossos objetivos e nos posicionar-mos diante das dificuldades do nosso cotidiano.

    Responder
  80. A ficão científica é importante para aflorar a nossa imaginação,trazendo nosso conhecimento a realidade .É uma ideia que trás experiência.

    Responder
  81. AO assistir um filme ou ler um livro conseguimos muitas vezes nos identificar com algum personagem que transmiti algo sobre nos mesmo sobre nossa vidas e tambem aprendemos um pouco alguns conceitos eticos.

    Responder
  82. Eu costumo falar que toda ficção revela o pensamento inconsciente do sujeito que a criou. Toda obra ficcional, seja de qualquer natureza, traz à realidade aquilo que existe no inconsciente do autor. Então, de uma forma indireta, também é real e serve para que possamos entender o poder criativo da mente humana. Da mesma maneira que uma mente tem a capacidade de criar obras ficcionais, isso nos faz entender que o poder está no imaterial: mente criativa. E isso é fascinante. Se eu penso, logo crio, e se crio real ou imaginário, isso faz parte do sujeito que sou. Com toda certeza, isso molda a nossa vida e realidade. Afinal, estamos em um mundo onde há constantes interações, e o audiovisual, a literatura e a arte fazem parte da nossa natureza moldando a nossa percepção de realidade.

    Responder
  83. Todas as fontes e meios são importantes para uma análise ou auto análise, a ficção é um fonte muito rica em seus objetos para interpretações.

    Responder
  84. Acredito que a ficção seja apenas uma das formas de ir em busca do autoconhecimento. Pois de acordo com o exemplo da obra citada, podemos levantar questionamentos, tais quais: o que te fez identificar com essa obra? Quais os personagens ou passagens te chamaram mais a atenção? Em que momento da obra você se identifica mais? Será que em outras obras, independente de qual, não encontraria e/ou me identificaria também em busca do autoconhecimento?
    Aberta as discussões.

    Responder
  85. A FIXAÇÃO É UM MECANISMO DE DEFESA QUE CONSISTE NUMA PARAGEM OU CESSAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO, QUANDO A NOÇÃO DE REALIDADE NA PSICANÁLISE SIGNIFICA A CENA NA QUAL O SUJEITO AGE E SOFRE A AÇÃO DOS OUTROS, E NA QUAL ENCONTRA TANTO UM LIMITE PARA A ONIPOTÊNCIA DOS SEUS DESEJOS.

    Responder
  86. A ficção nos mantém atentos às reflexões que acumulamos ao longo da vida. Nem tudo o que pensamos pode ser aplicado na prática, daí a importância da psicanálise para separar pensamentos fictícios da realidade. É crucial manter os pés no chão, pois ficção e realidade nem sempre se alinham.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

208 comentários sobre “Formação em Psicanálise Clínica

          1. O curso é muito bom! O material de apoio é ótimo. Me surpreendeu bastante. Estão de Parabéns ?!

          2. Estou gostando muito do curso, tenho dois cursos básicos e uma especialização em psicanalise.

          3. Bom dia,estou começando hj no curso de psicanálise, estou um pouco perdida na plataforma.

          4. A proposta do curso está acima das minhas perspectivas. Excelente o material disposto aos alunos.

          5. O curso foi maravilhoso, parabéns um curso gratuito e instrutivo, já paguei meu certificado, já vou atuar na parte de psicanálise clínica holística, vou cadastrar meu certificado , agradeço muito a IEVI.

      1. Estou gostando muito do curso. O material disponibilizado é de excelente qualidade e atualizado de forma visível. Parabéns a IEVI.

      2. Eu amei esse curso rápido e muito produtivo, tenho certeza que vai agregar muito para meu trabalho como psicanalista.

      1. O IEVI emite declaração ou histórico da conclusão da programação com aproveitamento e a carga horária da formação?

          1. Tenho licenciatura em psicologia, se fizer o curso de psicanálise com que graduação eu saio?

          2. Estou comendo, e ainda não conheço o curso, logo não posso emitir opiniões, espero poder obter muitos subsídios e dividir com os pares.

      2. Sempre tive muita vontade de fazer um bom curso de psicanálise, talvez esse seja um bom momento.

    1. Olá
      Gostaria de saber o valor do certificado e da credencial, por gentileza.
      Grata

      Maria Emília Barros

      1. A psicanálise é uma profissão livre, reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (CBO – código 2515.50).

    2. Olá Boa Noite, gostaria de saber o valor do certificado da formação em Psicanálise clínica.

      Grata

    3. Curso muito bom adorei, bora continuar o aprendizado ! Gratidão
      Finalizado

    4. Confesso que havia feito outro curso de psicanálise, contudo, senti ao término, uma sensação de pouquissímo conhecimento, até ao revisitar o material proposto para o estudo. Com o estudo realizado no IEVI, sinto-me desafiado a continuar estudando, contudo, com uma ótima visão, pelo material apresentado, que constitui-se muito rico, pela condução e distribuição de material e enfim, disposto a poder auxiliar aqueles que necessitam. Tenho muito a agradecer a este Curso de formação em Psicanálise e recomendar a que outros possam fazê-lo. Parabéns a todos e especialmente ao(s)mentor(es) que me acompanhou até esta conclusão!

  1. Com essa formação vou poder atender como profissional em Psicanálise clínica?

    1. É aconselhável concluir o curso de Formação em Psicanálise Clínica com no mínimo 70% de aproveitamento e Realizar o Curso de Psicanálise Integrativa.

      1. Isso quer dizer sim? Sim, pode atuar como pessoa habilitada, psicanalista clínica, fazendo esses dois cursos com o aproveitamento mínimo ou maior que 70%?

        1. Bom dia!
          Caso o aluno não possua experiência em atendimento, nós sugerimos o mesmo a realizar os módulos práticos de análise didática e supervisão.

        2. Mas e o tripé psicanalítico de análise pessoal e supervisão psicanalitica? Como vou completar esse tripé exigido para atuar como psicanalista? Vocês poderiam escrever aqui no site como cumprir esses requisitos? Se particular ou se vcs irão oferecer?

          1. Bom dia!
            Os alunos serão avisados por e-mail quando os módulos de analise e supervisão estiverem disponíveis na plataforma.

        1. Gostaria de saber se a parte prática já foi incluída.
          Tenho interesse em fazer, mas me preocupo de ser cobrada por não ter parte prática do tripé.

  2. Bom dia
    Para as pessoas com graduação na área da Educação.
    Com esse certificado poderão montar uma clínica de Psicanálise.

  3. Bom dia,acabei me inscrever no curso de Psicanálise Clinica,já fiz o curso de Bacharel Livre em Teologia com vcs, tenho formação como Psicanalista Forense, Psicopatologia entre outras áreas , só me faltava o curso de Psicanálise Clinica,posso fazer o curso na Área Clínica ,grato.

  4. Boa tarde, estou gostando muito de ser uma aluna no curso de Formação em Psicanálise Clínica.

        1. Boa tarde,ao término do curso de psicanálise clínica posso fazer atendimento sim ou não.

      1. Em relação ao processo de análise e supervisão, para compor o tripé. O curso proporciona essa possibilidade?
        Gratidão pela oportunidade

          1. Gente preciso de mais informações pois não há comentários em lugar nenhum sobre a plataforma.

  5. boa noite. com o diploma de psicanálise clinico posso exercer a profissão no piauí?

    1. Bom dia!
      Pode sim. Para ser um psicanalista, não é necessário ter formação em psicologia ou medicina. O importante é que o psicanalista tenha uma formação sólida e constante, o que implica em muito estudo e aprofundamento da teoria e prática psicanalítica.

      1. É só se inscrever no site , entra no site, escolhe o curso, terá um ícone de inscrição, faça a inscrição colocando seus dados, vai precisar de uma senha, anota p não esquecer ou deixa salvo aí bom curso.

  6. já enviei meus dados e foto para credencial vcs precisam algum documento tbm para diploma psicanalista,fico aguardo da documentação.

  7. Bom dia,recebi toda documentação,muito obrigado,vou aguardar o curso de Psicanálise integrativa,um ótimo sábado para todos vcs.

  8. Boa tarde!!
    Venho através deste agradecer a oportunidade que vcs vem nos dando oportunidade para nós sejamos profissionais no ramo da psicanálise clínica,em breve estarei pedindo o certificado e a credencial.

  9. Preciso de outro curso para fazer psicanálise com vocês, para legalmente atender pessoas?

    1. Bom dia!
      Sim. É necessário realizar o curso de Psicanálise Integrativa (estará disponível na plataforma para os concluintes em breve).

  10. A escola fornece a análise e o estágio; contemplando o tripé psicanalítico e caso; alguém já possua a formação e queira; apenas a certificação palpável.. como se daria este caminho?
    Muito obrigado…
    Deus os abençoe!

    1. Todos os cursos dispostos por ser on line já estão disponíveis lembrando que para fazer psicanálise interativa precisar ter concluído a psicanálise clínica e o processo de matrícula é o mesmo, espero ter ajudado.

      1. Gostaria de saber por que eu tou matriculada no curso de psicanálise clínica eu completei o questionário ele diz que falhou na nota. Atenciosamente Marilândia Veloso Lima boa tarde!!

  11. Bom dia, A credencial, para quem fizer psicanalise clinica e integrativa é uma única credencial?

  12. boa noite minha neta pegou e fez a prova ,pois tive sai as presa e ficou quieta fui abri e reprovou
    acabou o tempo e o que faco agora

  13. Me interessei pelo curso, como e onde efetuar o pagamento?
    Poderei atender depois que concluir o curso?

    1. Bom dia!
      Após realizar os cursos de formação em psicanálise clínica, psicanálise integrativa e passar pelos módulos de analise didática e supervisão, sim.

    1. Entre o ego d o id é que o ego acata l princípio da realidade diferenciando do que é da mente e o que é do mundo externo.

    1. Se eu atingir o limite da quantidade de tentativas e não aprovar em dos questionários, devo continuar? Ou não terei condições de concluir o curso?

  14. Estou feliz em ter concluído o Curso de Psicanálise Clínica Pelo Instituto IEVI Agradeço a todos que fazem o referido Instituto. Por terem repassado todos os conteúdos gratuitos. Outrossim parabenizo a todos que fazem o IEVI pela alta
    responsabilidade com os alunos.
    ATT: José Augusto dos Santos

  15. GOSTEI MUITO DO CURSO E JÁ TERMINEI AGORA QUERO SABER COMO FAÇO PARA PAGAR ESTE CURSO, SE POSSO PAGAR PARCELADO NO BOLETO OU NÃO.

  16. Bom dia.
    Sou bacharel em Direito e me matriculei nos cursos de Psicanálise Clinica e Integrativa.
    Gostaria de receber um norte preciso em relação a como atuar como Psicanalista.
    Obrigado pela atenção.

    1. Bom dia!

      É necessário realizar os módulos práticos de analise didática e supervisão (estágio), para os alunos que não possuem experiência.

      Att,
      IEVI

  17. Eu lido com pessoas na minha ,e são tantos problemas é uma infinidade de diversidade e eu tento solucionar com o dom que Deus me deu ,mais achei que deveria ir além então pedi a Deus direção ,é eu creio que pode ser aqui ,então estou aqui buscando capacidades

  18. Qual é o prazo mínino para conclusão dos tres cursos que compõem o tripé para atuar como Psicanalista Clinico? E se o aluno concluir antes do tempo previsto na carga horária o que acontece no caso da solicitação do pedido do diploma e da credencial?

  19. Tenho interesse em fazer o curso de psicanálise clínica. Essa oportunidade é maravilhosa. Enfim vou fazer o curso.

    1. Não há Conselho de Psicanálise no Brasil. Você como Psicanalista, não tem obrigação de se filiar a qualquer órgão público. O Psicanalista não é subordinado a qualquer órgão de fiscalização profissional.
      Conselhos são criados por leis federais. Se não houver lei criando-os eles não podem existir, pelo menos não terão poder fiscalizador.

      1. Bom dia! Estou muito feliz por ter essa oportunidade, sempre sonhei em ser uma terapeuta. Muito obrigada!!

      1. Boa tarde
        Meu curso de formação é Bacharel em Serviço Social, especialização em Serviço Social e políticas públicas; gostaria de saber se no término desse curso de psicanálise Clínica eu já posso montar minha clínica?

  20. Estou em andamento com o curso, desde já tenho obtido um conhecimento excelente, cada dia mais me interesso pela temática. Recomendo! Curso para vida! Parabéns aos envolvidos.

  21. Deixo aqui meus agradecimentos atodar equip de professores colabradores pesquisadores em fim toda logistica, para poder presta um exelemte trabalho atodos que queram desevolver suas atividades como um profisional na area da psicanalise O Brasil esta precisando de eselentes profisionas nesta area da saude;pastor jose de sousa

  22. Trabalho com crianças, em oficina de artes. O objetivo das minhas oficinas é o desenvolvimento da crianças em vários aspectos. Procuro fazer um trabalho de excelência, buscando sempre conhecimentos e experiências que possam me auxiliar nessa área. Trabalho com jovens e crianças a 20 anos. Gostaria muito de entender a expressão das crianças através da arte, isso significa muito pra mim, pois me ajudará a atendê-lo da melhor forma. Sou formada em Artes Plásticas e pós graduada em Arte Educação. Agora gostaria de saber se posso atuar também como Psicanalista em meu trabalho (particular) e de que forma posso usar esse conhecimento.

  23. Excelente curso oferecido pela IEVI. Concluir o curso formação em Psicanálise, e já obtive o certificado. Sigo fazendo outros. Estou satisfeito!!!

  24. Curso campeão em excelência vale a pena cada parágrafo para quem realmente quer aprender e enriquecer seus conhecimentos.

    1. ola boa noite, eu conclui o meu hoje. voce recebeu seu certificado e credenciais.

  25. Estou concluindo Bacharel livre em teologia é possível que eu faça o de psicanálise!

  26. Muito feliz em ter escolhido o IEVI para fazer o Curso de Formação em Psicanálise Clínica! Conclui essa primeira etapa, hoje, 17 de maio de 2023! Um universo de conhecimentos teóricos e tudo muito bem elaborados para o aluno aprender sem dificuldades! Este curso está sendo um divisor de águas em meu caminhar, para o meu auto conhecimento e para meus propósitos futuros! Pretendo me inscrever no Curso de Formação em Psicanálise Integrativa, enfim, também a de análise e supervisão para atuar com precisão! Deus me ajude em todas as etapas, pois este é o ambiente (virtual EAD) certo! Gratidão ao site e todos os envolvidos nessa missão!

  27. No contexto da psicologia, o ego além de fazer parte da personalidade humana, está mais relacionado ao caráter ou seja, a forma como a pessoa se comporta ou pensa.

  28. quero parabenizar toda equipe pelo farto material que envolveu esse curso, abrindo o entendimento, sobre o psique e as varias faces de cada individuo, parabéns

  29. Sou brasileira mas moro na Argentina então não pago impostos no Brasil. Só tenho numero de registro que me derão no cartório e número de passaporte. Com estes números posso obter a credencial de psicanalise clínica ou não são os requeridos?

  30. Show, vou aproveitar a oportunidade e me matricular para aprender mais sobre o ser humano.

  31. Anteriormente eu tinha receio de estudar psicanalise ou qualquer curso que fosse voltado para mente humana, pois via como algo muito complexo. Mas agora, percebo que minha mente simplesmente estava bloqueando algo que hoje vejo como uma matéria bem interessante e prazerosa.

  32. Sonhar e realizar o meu sonho de ser psicanalista clinica, é muito bom. Glorias a Jesus!

  33. A 5 anos estudo psicanálise e agora terminei este curso e pretendo atuar .
    Este curso me ajudou bastante , pois já trabalho na área social com publico evangélico como Pastor e agora terei oportunidade de agregar um ao outro quando necessário.
    Grato a Deus e ao instituto.

  34. Eu estou fzendo este curso. Sou Terapeuta Holístico e a Psicanálise é uma áarea a qual sempre quiz atuar

    1. Pelo visto Freud nos apresenta, como na alegoria da caverna de Platão, que nosso eu verdadeiro e o mundo real é o inconsciente… Já aquela ideia da vida na qual nos manifestamos é apenas uma fração do todo… E o conflito entre estas crenças causam os problemas psíquicos na humanidade.

  35. Achei interessante e resolvi me inscrever fiz Curso de Terapeuta e quero agregar.

  36. Estou gostando muito do curso de formação em psicanálise. Porém, estou tendo que ler no próprio site. Queria baixar (download) pelo menos os e-book, para imprimir e reler várias vezes. Aprendo mais no papel, do que na tela do celular (ou computador). Tem alguma botão, para o download?

  37. Esse curso tem apenas a parte teoria e a avaliação. Mas e a parte de clínica supervisionada? Como fica pra prática?

  38. Pelo visto Freud nos apresenta, como na alegoria da caverna de Platão, que nosso eu verdadeiro e o mundo real é o inconsciente… Já aquela ideia da vida na qual nos manifestamos é apenas uma fração do todo… E o conflito entre estas crenças causam os problemas psíquicos na humanidade.

  39. Estou amando o curso, tem qualidade, e a plataforma é excelente.Os estudos são rigirosos e transnitem nuito conhecimento. Recomendo esta conceituada Instituição.Farei outros cursos.Tenho 65 anos, sou formada em Letras Português/ Inglês e respectivas Literaturas.Tenho pós-graduação em Gestão e Supervisão(360h), Teoria Literária(360h)(Tutoria no Ensino EAD(360h), Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar (660h) e estou cursando a formação em Psicanálise Clínica

  40. Já conclui o curso psicanalise clinica breve requisitarei o certificado e credencial!

  41. Hoje concluí este curso de “Formação em psicanálise clínica”,que me agregou muito conhecimento, pois possui um
    ótimo conteúdo, metodologia. Agradeço, primeiramente, a Deus por me permitir a isso e ao IEVI por proporcionar conteúdo tão rico e organizado numa plataforma muito bacana. Já solicitei meu certificado.
    Gratidão!!!

  42. Já participei de vários cursos, com certeza esse está entre os melhores, ainda estou no inicio, mas já estou impactado com o conteúdo, estou na primeira etapa A origem da psicanálise.

  43. Comecei o curso a dois dias. Realmente está né surpreendendo muito.
    Sou Antropologo.
    Tenho especializações em: Neurociência. Neurolinguística. Neuropsicologia e Psicologia Organizacional. O curso de vocês é excelente. Parabéns.

  44. A psicanálise nos mostra como resistir os traumas vivenciados, por meio de um sentimento bom, ela nos cura.

  45. Quero deixar aqui o meu agradecimento ao Instituto Videira pelo curso que realizei. O formato do curso, o poder fazer e pagar apenas o certificado e a credencial… foram fundamentais para que eu conseguisse conclui-lo e, com isso, realizar um sonho.
    Muito obrigada!

  46. Recomendo este curso. O programa está muito bem pensado e organizado. A plataforma é bem amigável e, sobre tudo, a orientação pelo zap é rápida e muito cordial. Estou feliz com meu certificado. Nào tive problemas para solicitar nem para pagar pois o soporte estava sempre disponível. Apenas conclui o pagamento me mandaram o certificado. Obrigada!

  47. A psicanálise é uma abordagem intensa, que com o decorrer do tempo o paciente consegue transferir suas emoções ao terapeuta. Esse curso está me proporcionando fazer uma autoavaliação da minha vida.

  48. Olá, gostaria de fazer o curso, poderei atuar como psicanalista clínica? Gostaria de saber como faço o estágio supervisionado, se vocês nos colocam para fazer? Como é? Quero abrir meu consultório. Ninguém tá respondendo o WhatsApp.

  49. Excelente curso. Ótimo material. Bem objetivo e bastante rico em conteúdo. Parabéns à IEVI

  50. Curso muito bom, com informações uteis e direcionadas para a formação em psicanálise clinica, além da forma didática ágil preconizado pela moderna pedagogia.
    Parabéns a equipe

    1. Boa tarde, meu nome é Laura, sou de Canoas/RS, estou começando o curso hoje, espero conseguir alcançar meus objetivos ao me matricular no curso, ou seja conhecer o pensamento freudiano.
      E sua aplicação no tratamento dos pacientes. Portanto, vamos começar..

  51. “Que a luz que nos guia , seja mais forte que a luz que nos cerca “

  52. FIZ O CURSO E SALVEI TODO MATERIAL É MUITO IMPORTANTE PARA LEITURA E TIRAR DUVIDAS, O CURSO É BEM COMPLETO PARA QUEM REALMENTE QUER FAZER PSICANÁLISE O MATERIAL E MUITO BOM.

Os comentários estão fechados.