-
A Origem da Psicanálise
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Identificar o contexto no qual Sigmund Freud desenvolveu a Psicanálise. Reconhecer os conceitos de consciente, inconsciente e sublimação. Relacionar a Psicanálise à sociedade e à cultura.
-
Princípios da Imagem Pessoal
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Definir imagem e constituição do eu a partir da teoria psicanalítica. Explicar a imagem e a representação social do eu a partir da psicologia social. Relacionar corpo com identificação e imagem, com foco nos princípios da psicanálise para a constituição psíquica e existencial do sujeito.
-
Conceito do Eu e da Personalidade
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer o processo de constituição do eu a partir dos estudos freudianos. Definir personalidade e psicanálise. Identificar as principais características do id, do ego e do superego.
-
Escolas da Psicologia: Psicanálise e Behaviorismo
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Conceituar psicanálise com base nos trabalhos de Freud, Melanie Klein e Lacan. Definir behaviorismo. Descrever a natureza experimental do behaviorismo.
-
Literatura, Psicanálise e Filosofia
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Descrever a relação entre Literatura, Psicanálise e Filosofia. Reconhecer os limites da Filosofia e da Psicanálise em relação à estética literária. Interpretar obras literárias sob o viés psicanalítico e filosófico.
-
O Ego e os Mecanismos de Defesa
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Definir ego e as funções do ego segundo a psicanálise freudiana. Descrever os mecanismos de defesa. Explicar como se dá a identificação para inserção do sujeito em um grupo a partir de sua constituição psíquica e social.
-
Relação Compreensiva e a Relação com o Real
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Apresentar os registros do imaginário, simbólico e real do campo da Psicanálise. Relacionar os três paradigmas da imagem com os registros da Psicanálise. Interpretar a imagem como representação ou aproximação do real.
-
Principais Matrizes Teóricas da Psicologia Social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Identificar as representações coletivas de Durkheim, mentalidades primitivas de Lévy e as representações de Moscovici. Analisar as influências psicanalíticas, como a teoria das massas de Sigmund Freud e o inconsciente coletivo de Carl Gustav Jung. Reconhecer a dimensão empírica e raízes metodológicas da psicologia social psicológica, psicologia social sociológica e psicologia social crítica.
-
CERTIFICADO
324 comentários sobre “Formação em Psicanálise Clínica”
-
Boa noite! Eu cliquei em finalizar e ficou faltando o último módulo. E não consigo comprar o curso de novo para fazer o último módulo. Como proceder?
-
Não consigo fazer o pix ! Pode enviar código para eu realizar o pagamento
-
Olá! Para realizar o pagamento, é necessário primeiro se matricular no curso. Acesse a página do curso desejado e clique no botão “Matrícula”. Em seguida, você será direcionado para a etapa de pagamento, onde poderá escolher a opção Cartão, Boleto ou PIX e gerar automaticamente o código ou QR Code para pagamento.
Caso continue encontrando dificuldades entre em contato com o suporte através do WhatsApp: 11 966584172.
-
-
Estou fazendo o curso,muito interessante,vou me esforçar para concluir
-
Animada com esse curso
-
Hoje, termino o meu curso de Psicanálise Clinica. Meus agradecimentos ao Instituto Educacional Videira.
Farei do aprendizado aqui concluído, uma porta de entrada para novos cursos e continuidade do aprendizado.
Gratidão à toda Equipe IEVI!-
Muito obrigado pela sua mensagem! 😊
Parabéns pela conclusão do Curso de Psicanálise Clínica. Ficamos felizes em saber que o IEVI fez parte da sua jornada de aprendizado.
Agradecemos pela confiança e desejamos muito sucesso em sua trajetória. Será um prazer tê-la conosco em novos cursos e formações.
Gratidão por fazer parte da comunidade IEVI! 🌿
-
-
Acabei de finalizar o curso de piscanase estou muito satisfeito e feliz e agradecido
-
Gostei do curso. Conteúdos relevantes e bem esplicados. A didática é simples e os módulos são fáceis de estudar.
Concluído. Agora, aguardando o certificado e a credencial.
Assim que eu receber, postarei aqui. -
Irei fazer o curso achei bem interessante
-
Percebo que a psicanálise não é apenas uma área de estudo, mas uma verdadeira filosofia de vida que incentiva a reflexão constante e a escuta interna. A combinação do material didático com a orientação para a importância da análise pessoal, torna este curso indispensável para quem busca uma transformação interna genuína, e não apenas um diploma
-
Este é realmente um curso super completo, aborda a Piscanálise de uma forma bem explicativa, eu recomendo a todos que procuram conhecimento.
-
Gostaria de saber se o curso ainda está disponível e como proceder para fazer a matrícula e com é o acesso ao curso?
-
João Rodrigues dos Santos 23/10/25
Psicologia: psicanáliseA psicanálise teve origem no fim do século XIX, partir dos trabalhos do neurologista Freud que apresentou uma concepção do sujeito.
-
Estou gostando muito, achando bem interessante. Fiz cursos livres de poder da mente, etc, mas estou gostando dessa abordagem com mais respaldos acadêmicos.
-
Quanto tempo demora a emissão do certificado e credencial após o pagamento?
-
Estou muito feliz de ter finalizado, adorei o curso
-
Este curso está maravilhoso,muito bem explicado e o material de apoio excelente
-
gente que curso apaixonante.
-
Depois de terminar o curso ainda temos acesso ao material do curso?
-
agareço pea oportuniae , vou cotiar es estos , boa oite
-
Confesso que sou tímida para interagir, mas vou tentar participar com satisfação. Agradeço a oportunidade!
-
Olá, boa noite. Gostaria de saber quanto tempo tenho que passar em cada aula pra eu terminar em 800 horas? estou um pouco perdida nas aulas.
-
Não estou conseguindo finalizar a compra
-
Muito boa a jornada de aprendizagem.
-
Estou gostando muito do curso, espero obter um bom aprendizado e pôr em pratica todo que aprenderei.
-
Gostaria de mais informações sobre o curso
-
EXCELENTE CONTEÚDO
-
São 3 certificados pra impressão. Tem algum valor pra ter os 3 mais enconta?
-
Continuo a estudar e super grata
-
“O curso de Formação em Psicanálise Clínica do IEVi é simplesmente incrível!
A didática é clara, acessível e profundamente enriquecedora, perfeita tanto para iniciantes quanto para quem já tem algum conhecimento na área. Os materiais disponibilizados – como videoaulas, e-books e estudos de caso – são de alta qualidade e realmente facilitam o aprendizado.
O que mais me impressionou foi a flexibilidade do curso, que permite estudar no meu próprio ritmo, sem perder o rigor teórico. Além disso, o suporte da equipe e a interação com outros alunos criam uma experiência muito acolhedora e estimulante.
O conteúdo abrange desde os fundamentos freudianos até abordagens contemporâneas, proporcionando uma visão ampla e atualizada da psicanálise. O certificado, reconhecido pela instituição, é um grande diferencial para quem deseja aplicar esses conhecimentos em sua carreira ou vida pessoal.
Recomendo muito para quem busca uma formação séria, prática e transformadora em psicanálise. Parabéns ao IEVi por oferecer um curso tão completo e inspirador!”
-
SEDENTA DE CONHECIMENTO
-
Esse curso é muito bom, fantástico eu recomendo.
-
Esse curso é excelente, fantástico.
-
A imagem pessoal, e a constituição do EU, são processos complexos que envolve a interação entre fatores internos e externos. Visto que, a teoria psicanalítica e a psicologia social oferecem perspectivas e a constituição do EU se formam e se relacionam, que segundo Freud, o EU é formado a partir da interação entre o ID, o ego e superego.
-
Finalizei o curso, muito bom, consegui aprender muito.
Retirei meu certificado certinho.
Agora só estou aguardando a carteirinha (funcional)
Obrigado IEVI por nós proporcionar estes cursos. -
Sou Psicopedagogo e o curso de psicanálise com certeza agregará valores ao meu trabalho profissional. A linguagem do curso é acessível e que facilita o aprendizado. Parabenizo ao Instituto educacional Videira pela excelente difusão da psicanálise.
-
Olá, terminei o curso de psicanálise clínica e onde colocará ou envierei a foto para credencial ?
-
Que este aprendizado sirva, para orientar e sempre poder direcionar, aqueles que hão de precisar de direcionamento…
Aqui fica o meu juramento, de me empenhar para sempre poder colaborar para o bem estar do meu próximo, visando sempre melhorias e qualidade de vida para todos que precisarem.
Obs: novas atitudes, visando novos resultados !Att, Marcos Oliveira.
-
O que acontece se eu não conseguir terminar o curso no prazo estipulado mesmo o prazo sendo longo?
-
Curso maravilhoso, já quero fazer o outro.
-
Hoje estou finalizando o curso… Mas, pretendo fazer vários cursos voltados para a Psicanálise…
-
Obrigado, pessoal!
-
Qual a duração de tempo do curso? Vi que são 800 horas mas queria saber o tempo de duração e em quanto tempo eu finalizo?
-
Acho que são 1 ano e um mês. São 56 semanas.
-
-
Boa tarde,
Dentre os três cursos na área de psicanálise, (Formação em psicanálise Clínica, Integrativa e Análise e Supervisão) qual deve ser a sequência mais indicada para serem realizados?-
Boa pergunta tbm quero saber….
-
-
Estou finalizando o curso e parabenizo pelo material e aulas. Foram momentos de muito aprendizado e de conhecimentos. Recomento!
-
conclui o curso, muito bom , aprendi muito, parabéns ao instituto
-
Boa tarde, conclui o curso, emiti o boleto de pagamento, paguei, estou esperando o certificado.
quando será me enviado? -
PARABÉNS PELO CURSO E O SEU CONTEÚDO, AGORA É PARTIR PARA OS OUTROS.
-
Boa noite..
Tem algum problema no site??
Todas as avaliações já concluídas, estão aparecendo como puladas e estão sinalizando com “x” em vermelho..
Quando tentei refazê-las, as respostas que marquei nas questões estão lá, marcadas em verde, confirmando que foram concluídas..
Mais alguém passou por essa situação??
Já entrei em contato via
e-mail e whatsapp, relatando o ocorrido.. Estou aguardando um retorno do ievi.Se já ocorreu com alguém esse mesmo episódio, poderia por gentileza dizer se foi resolvido com rapidez??
Não sei o motivo das avaliações concluídas, serem dadas como puladas..
-
Estou feliz em concluir o curso mas acredito que foi o pontapé inicial pra aprofundar os estudos !! Parabéns pelo conteúdo do curso 😍😍
-
Iniciei a pouco tempo, muito bom! Conteúdo objetivo e aprofundado. Parabéns!
-
No momento iniciando o capitulo 7 da interpretação dos sonhos, até agora aprendenso muito
Obrigado aos organizadores
-
Gostei muito de fazer o curso. Foi muito bom, me deu uma excelente base. Pretendo fazer outros.
-
ótimo curso. Deus abençoe a todos! Avante!
-
O curso foi espetacular!
-
psicanalise clinica, maravilhoso, abre a visão da nossa mente para socorrer outras pessoas
-
Muito bom o curso de formação em Psicanalise, parabéns ao IEVI pela Elaboração dos conteúdo na plataforma.
Deus Abençoe. -
O curso aborda as 7 escolas da psicanálise ou 3 conforme escrito na ementa do curso?
-
Gostaria de agradecer profundamente pelo curso de psicanálise que concluí. Este aprendizado foi essencial para minha formação e enriquecerá minha prática profissional. Agradeço a todos os professores e colegas pelo apoio e pela sabedoria compartilhada. Estou animada para aplicar este conhecimento e continuar crescendo na psicanálise.
Com gratidão,
Maria Oliveira
-
É com grande alegria que, agora tenho certificação de algo que já atuava, na minha vida extra profissional e ministerial. Enfim, Psicanalista Clínico pela IEVI!
-
Estou amando esta oportunidade, Especialização em psicanálise é sempre muito caro, seletivos. Mesmo que não solicite o certificado ja estou satisfeita.
-
O certificado chega no e-mail o digital
-
Qual o valor do diploma e credencial?
-
Para fazer o curso é necessário ter terminado o ensino médio? Qual é o valor do certificado?
-
Este curso tem sido a mola mestra no aprendizado do estudo do comportamento humano,tenho sim interesse em atendimento,quando houver possibilidade para tal!!!! Obrigada
-
Sou estudante de psicologia, membro de N.A, estou começando o curso de psicanálise afim de me aprofundar para trabalhar com dependência química. Espero contar com a ajuda de vcs pra encarar esse desafio.
-
Este curso foi um divisor de aguas para minha área de atuação, embora não vá utilizar para atender, esta me ajudando a entender melhor o comportamento humano e lidar melhor com as pessoas.
-
Estou gostando muito do curso , me identifico com a psicanalise , espero fixar conhecimentos e evoluir nos estudos do comportamento humano que já é complexo, quando mais quando está em conflito
-
Estou muito grata por ter tido a oportunidade de cursar psicanálise, pois sempre sonhei em me tornar um psicanalista. Minha paixão pela mente humana e pela filosofia do pensamento foi intensificada ao longo do curso. Fiquei positivamente surpreendido e amei cada momento dessa experiência.
Gratidão a todos os colegas que estiveram comigo nessa jornada! -
A psicanálise preocupa-se em entender como funciona a mente humana, partindo do princípio de que muitos dos processos psíquicos são inconscientes.
-
Obrigada pelo curso! Muito bom.
-
Finalizei esse excelente curso
-
Esse material nos leva a uma profunda reflexao. É um grande aprendizado
-
Muito bom o curso, espero poder ajudar muitas pessoas com o que aprendi.
-
Estou achando excelente o curso! Vai ajudar muito com os meus alunos!
-
FIZ O CURSO E SALVEI TODO MATERIAL É MUITO IMPORTANTE PARA LEITURA E TIRAR DUVIDAS, O CURSO É BEM COMPLETO PARA QUEM REALMENTE QUER FAZER PSICANÁLISE O MATERIAL E MUITO BOM.
-
“Que a luz que nos guia , seja mais forte que a luz que nos cerca “
Os comentários estão fechados.

201 comentários sobre “Apresentação”
Para Freud o ego representa o que pode ser chamado de razão e senso comum, em constraste com o id, que contém as paixões. O ego é a instância psiquíca que media os desejos primitivos do id.
Acredito que o foco aqui será entender como essa estrutura se forma e como ela permite que a gente conviva em sociedade sem perder nossa integridade psíquica.
Nesta introdução, compreendi que as funções do Ego vão muito além da consciência. Ele atua como um mediador entre os desejos pulsionais e as exigências da realidade. Ficou claro que um Ego fortalecido é aquele capaz de lidar com as frustrações sem se desestruturar.
Entender id, ego e superego é praticamente a base da psicanálise criada por Freud. Sem esses três conceitos, fica muito difícil compreender como essa teoria explica o comportamento humano.
Sem esse conhecimento não é possível entender por que surgem conflitos emocionais, como o inconsciente influencia o comportamento ou como funcionam nossos mecanismos de defesa (tipo negar, racionalizar, etc.)
Esses conceitos são tipo o “mapa” da mente na psicanálise.
• Definição de Ego e suas funções: Na teoria freudiana, o Ego (ou “Eu”) é a parte do aparelho psíquico que atua como mediador entre as pulsões instintivas do Id, as exigências morais do Superego e a realidade externa. Suas principais funções incluem o controle motor, a percepção, a memória, o pensamento lógico e, crucialmente, a busca pelo equilíbrio através do “princípio da realidade”, adiando a satisfação imediata em prol da segurança e adequação social.
O ego é a instância psíquica que equilibra os impulsos do Id, as exigências morais do Superego e a realidade externa, funcionando pelo princípio da realidade.
Suas funções são controlar impulsos, distinguir fantasia de realidade e regular o comportamento.
Os mecanismos de defesa são reações inconscientes do ego para reduzir a ansiedade. Os principais são: recalque (esquece o que dói), projeção (joga no outro o que é seu), sublimação (transforma o impulso em algo socialmente aceito) e negação (recusa a realidade).
A identificação é quando o sujeito absorve características de outra pessoa. Nos grupos, todos se identificam com o líder e entre si, criando coesão e sentimento de pertença.
Para a psicanálise, o ego é a instância psíquica que atua como mediadora entre os nossos desejos mais primitivos, realidade externa e as exigências morais.
Ele se desenvolve a partir do contato do indivíduo com a realidade.
Na psicanálise freudiana , o Ego media conflitos entre Id e Superego, utiliza mecanismos de defesa para lidar co angustias e identificação, processos que forma o Superego e possibilita a inserção do sujeito em grupos ao incorporar valores e característica de outrem ou do coletivo.
Ao estudar a teoria freudiana do ego, id e superego, compreendo o ego como a instância mediadora entre as pulsões inconscientes, as exigências da realidade e as normas sociais, exercendo funções de defesa e conciliação. Essa compreensão amplia meu olhar para a constituição do sujeito, especialmente nos estágios iniciais do desenvolvimento emocional, mostrando como a identificação e a construção do ego são fundamentais tanto para a vida psíquica quanto para a inserção social do indivíduo.
achei o conceito de ego corporal (ou Eu) muito interessante e fui pesquisar mais sobre e descobri que ele é fundamentalmente uma construção que se origina das sensações corporais, sendo uma projeção mental da superfície do corpo que permite ao indivíduo se diferenciar do mundo, mediando as pulsões do Id e as exigências do Superego, atuando como o “executivo” da personalidade que interage com a realidade, sempre enraizado nas experiências sensoriais e no desejo de ser desejado pelo Outro, revelando o corpo como a base do psiquismo.
Na Psicanálise Freudiana, o Ego (Eu) é aparte da personalidade que lida como a realidade, mediando as pulsões do Id (prazer) e as exigências morais do Superego (Ideal), buscando satisfazer desejos de forma Socialmente aceitável, operando no consciente, pré-consciente e inconsciente através de funções como percepção, pensamento, memória e mecanismos de defesa, como a racionalização e a sublimação, para proteger o aparelho psíquico da ansiedade.
O mecanismo de defesa são estratégias psicológicas inconscientes, descritas por Sigmund Freud e aprofundados por Anna Freud, que o ego usa para se proteger de ansiedade, conflitos íntimos e dor emocional, mantendo o equilíbrio psíquico, muitas vezes através de distorções da realidade, como REPRESSÃO (esquecer o que é doloroso), NEGAÇÃO (recusar a realidade) PROJEÇÃO (atribuir a outros os próprios defeitos), RACIONALIZAÇÃO (canalizar impulsos em algo aceitável)
A identificação para inserção em um grupo ocorre via um processo psíquico de assimilar valores, ideais e características do grupo, construindo a identidade de sujeito, mediado por elementos culturais, SIMBÓLICOS (mitos, rituais) e IMAGINÁRIO (o “espelho” do grupo), onde o individuo se vê refletido e encontra pertencimento, estabelecendo laços e diferenciando-se do ” outro” fundamental para sua subjetividade e inserção Social.
. Id, inconsciente, primitiva e inata da personalidade humana, opera exclusivamente sob o princípio do prazer, buscando a satisfação imediata de todos os impulsos e desejos básicos, sem considerar a realidade, a lógica ou a moralidade.
. Ego, (Derivado do Id) mediador racional entre os impulsos primitivos do id, as restrições morais do superego e as demandas do mundo real – opera sob o princípio da realidade, buscando satisfazer os desejos do id de maneiras socialmente aceitáveis e seguras.
O ego o superego e o id são tres componentes que devem estar em constante interação e em conjunto determinam o comportamento humano segundo Freud
É muito interessante ver como Freud via o Ego tentando equilibrar as demandas do ID e do mundo exterior e até se defendendo delas!
Muito bacana como as energias psíquicas se organizam em sociedade segundo Freud
O id segue o princípio do prazer, conhecendo somente a realidade subjetiva. O Superego é a instância que se assemelha a um juiz, no tocante ao ego e visa também impedir a passagem dos impulsos do Id.
Na teoria psicanalítica de Freud, o ego é a parte da mente responsável por lidar com a realidade.
Ele tenta equilibrar:
*Id (impulsos e desejos inconscientes)
*Superego (valores, regras, moral)
*Realidade externa (o que é possível ou permitido)
Quando há conflitos entre esses elementos, o ego utiliza mecanismos de defesa para reduzir a ansiedade e manter o equilíbrio psicológico.
fascinante
Freud, dividiu a mente em três partes:
Id que são os impulsos e desejos inconscientes, busca prazer imediato.
Ego parte racional, média entre o Id e a realidade.
Superego Consciência moral, julga o que é certo ou errado.
Título: O ego entre razão, paixões e identificação
A apresentação destaca como Freud, em O ego e o id (1923), redefine o entendimento do aparelho psíquico ao introduzir as instâncias id, ego e superego. O ego assume um papel de mediação: lida com as exigências da realidade, tenta controlar as pulsões do id e, ao mesmo tempo, enfrenta as imposições do superego. Nesse processo, os mecanismos de defesa são indispensáveis para preservar o equilíbrio psíquico, ainda que possam distorcer a realidade.
Interessante observar que, além da dimensão intrapsíquica, o texto enfatiza o aspecto social: a identificação como processo essencial para a constituição do sujeito e sua inserção em grupos. Freud mostra que o indivíduo nunca se forma isoladamente, mas sempre em relação ao outro e ao coletivo. Isso abre espaço para refletirmos sobre como os laços de identificação moldam não apenas a subjetividade, mas também os vínculos sociais, desde a infância até a vida adulta.
Assim, a proposta da Unidade é instigante porque articula teoria e prática: compreender o ego não apenas como uma estrutura interna, mas como uma instância em constante negociação com o mundo e com o grupo.
Entendemos que o ego é analisado como defensor da personalidade, onde é responsável por impedir que os conteúdos inconscientes passem para o campo da consciência, ligando assim os seus mecanismos de defesa. Dentre as principais funções do ego é harmonizar os desejos do id com os valores morais do superego.
O desenvolvimento do Ego tem as capacidades psíquicas à medida que se diferenciam em resposta ao contato com a realidade externa,. Agindo sobre o princípio da realidade e se desenvolve a partir das nossas experiências.
O ego, como moderador de certo e errado.
Freud propôs que a mente é organizada em três instâncias dinâmicas: id, ego e superego, que interagem e moldam o comportamento, os conflitos e a personalidade.
A definição do ego e suas funções, ele se concentra em entender o papel do ego como a parte de mente que lida com a realidade, medindo as vontades do id que por sua vez tem o impulso dos desejos e outros impulsos inconscientes e as exigências do superego a moralidade e ideias sociais .
O Ego é a parte da nossa mente que media entre nossos instintos. O mecanismo de defesa, são estratégias inconscientes, com a negação e a projeção, que o ego usa para se proteger de pensamentos e sentimentos desconfortaveis. E a identificação é o processo de adotar as características de outra pessoa ou outro grupo .
Sim, o romantismo valorizava emoção e subjetividade, e no ultrarromantismo esse mergulho no eu ficou mais intenso, com melancolia, idealização do amor e temas como morte e solidão. No Brasil, autores como Álvares de Azevedo e Casimiro de Abreu expressaram esse sentimento; na Europa, Lord Byron e Novalis. Esse tipo de literatura, presente na época de Freud, dialoga com a psicanálise por revelar conflitos, desejos e dores humanas.
Id, ego e superego são instâncias que participam na formação da psiquê humana, ambas interligadas e se comunicando o tempo todo, por isso é importante trabalhar cada uma delas para se promover um melhor equilíbrio do ser.
O ego regula a ações entre pessoas e o meio.
Na perspectiva freudiana, a psique humana é composta por três instâncias: Id, Ego e Superego. Essa estrutura pode ser observada com profundidade em obras literárias, especialmente no Romantismo e Ultrarromantismo, quando os autores mergulham em conflitos interiores, desejos reprimidos e crises existenciais.
ID, ego e superego são partes da mente humana propostas por Sigmund Freud, que interagem para moldar a personalidade e o comportamento. O id é instintivo e primitivo, buscando prazer imediato. O ego é o mediador entre o id e a realidade, tentando satisfazer os desejos do id de forma realista e socialmente aceitável. O superego é responsável pela moralidade e os valores sociais, exercendo um papel crítico e inibidor sobre os impulsos do ID.
Vamos nos aprofundar ainda mais nas funções do id ,ego e superego refletindo ainda mais sobre cada um funciona na questão personalidade , nos aprofundaremos no ego em si ,e conheceremos os seus mecanismos de defesa , conhecendo como cada um age em nossa psique .
É importante que todos ser humano tenha essas estrutura do Id,Ego e Superego,Mas que possa trabalhar de forma equilibrada esses comportamento,A psicanalice veio trazer a luz do conhecimento pra entendermos a cada um desses conceitos trazido por Frud
Achei a proposta da unidade bastante instigante, especialmente por abordar a construção do ego desde a segunda tópica freudiana. Tenho interesse em entender melhor como se dá essa mediação entre as pulsões e a realidade, e como os mecanismos de defesa atuam no cotidiano e na clínica. Também estou curiosa para aprofundar o conceito de identificação, já que ele parece fundamental para pensar a formação do sujeito em seus vínculos sociais e afetivos.
De acordo com freud o ego , id e super ego é a constituição do sujeito.
Id, Ego e Superego são conceitos centrais da psicanálise de Sigmund Freud, usados para explicar a estrutura da mente humana.
Entender o funcionamento do ego e dos mecanismos de defesa são essenciais na formação do psicanalista, porque lida com os conceitos iniciais do desenvolvimento da psiqué humana, conforme a abordagem freudiana.
Após seus estudos da primeira topico ainda faltavam a clarificar de como o pensamento humano faz para se defender, sendo uma experiencia empririca ,Freud observou e formulou a segunda topico e as funções do mecanismo de defesa que destorcem a realidade. Até a mente se engana para sobrevivencia.
Na teoria de Freud, o EGO é uma das três instâncias psíquicas que compõem a estrutura da mente humana, ao lado do ID e do superego. O EGO representa a parte racional, realista e organizada da psique. As principais funções do ego, conforme a psicanálise freudiana, incluem a função realista ou princípio da realidade, onde há a substituição do princípio do prazer pelo princípio da realidade. Também atua como mediador entre o ID e o superego, imaginemos duas crianças discutindo, enquanto o professor busca ou sugere soluções que satisfaçam os desejos inconscientes sem causar punições ou conflitos internos.
Os MECANISMOS DE DEFESA são estratégias inconscientes utilizadas pelo ego para lidar com conflitos internos, ansiedades, desejos inaceitáveis ou sentimentos dolorosos como: repressão, negação, projeção, racionalização, deslocamento, sublimação, etc.
A IDENTIFICACÃO E A INSERSSÃO do sujeito em um grupo ocorrem desde os primeiros momentos da vida e se estendem por toda existência, moldando a subjetividade e a maneira como o sujeito se insere nos grupos sociais. Primeira identificação é com os pais, após isso com figuras de autoridade, grupos, ideias sociais, etc., daí, o sujeito forma seu ego, constrói sua identidade e assume um lugar.
id e o ego são instâncias psíquicas que compõem a personalidade humana, de acordo com a psicanálise de Freud. O id é a parte instintiva, enquanto o ego é a parte racional.
A função mediadora do ego em relação ao mundo externo, pelo sitema percepção-consciência, ao mesmo tempo que ampara a consciência e as percepções externas.
Freud dividiu a psique humana em três partes id, ego e superego. O id representa os desejos instintivos e impulsos inconscientes, guiado pelo prazer. O ego atua como mediador, equilibrando os desejos do id com a realidade, buscando soluções racionais. Já o superego incorpora normas morais e sociais, funcionando como uma espécie de consciência. Isso tudo define o ser humano.
Id, Ego e superego é uma pequena parte imersa que ainda falta desvendar, pois Freud somente abriu para a imensidão da mente humana
Explicar como se dá a constituição do eu e os períodos, representar os mecanismos de defesa e explicá-los e explicar as funções do ego, segundo Freud.
A personalidade de cada individuo é formada pelos seguintes mecanismos: id, ego e superego, onde:
O id se refere às paixões, aos desejos (sentimentos)
O ego se refere à razão (princípio da realidade)
O superego se refere à moral (leis), à ética, às crenças da sociedade.
O Id, Ego e Super ego, são intrínsecos em nossa personalidade, não é passível de troca, mas é possível moldá-los, afim de sermos a nossa versão melhorada.
O ego o ide é o super ego faz parte da descoberta de Freud é o conceito de vida de cada ser humano
a descoberta de Freud e a divisão entre ide ego e superego, nos mostra mais sobre os nossos comportamentos e nos traz entendimentos profundos, sobre as nossas interações, reações e formas de pensar e ser.
o O aparelho psíquico é como uma quadra de esportes, onde id, ego e superego são jo- gadores de um mesmo time em que, a todo instante recebem bolas, que podem lancar rumo ao gol ou passar pra o companheiro esperar o momento certo.
O Ego é os Mecanismos de Defesa: Negação, Deslocamento,Regresso,Projeção,Intelectualização,Racionalização,Formação Recitova e Sublimação.
Concordo com o comentário do Nicolas Vladimir, é fundamental o equilíbrio dos componentes do sistema psíquico (ID, Ego e Superego), pois os mesmos se entram em permanente interação numa batalha constante com nossas experiências e relações sociais.
Segundo Freud, o ego é a parte consciente da mente humana, que se caracteriza como o centro da personalidade e o “eu” de cada indivíduo.
De acordo com a psicanálise de Sigmund Freud, os mecanismos de defesa do ego são formas que o inconsciente utiliza para reprimir desconfortos e proteger o indivíduo de conflitos mentais e frustrações:
Regressão, Deslocamento, Negação, Racionalização, Sublimação, Repressão.
O sujeito do inconsciente é o sujeito do grupo, e a sua constituição acontece a partir de tramas inconscientes estabelecidas antes do nascimento. A psicanálise considera que o sujeito se constitui na relação com o Outro através da linguagem.
Id, ego e superego formam a personalidade. O eu é expresso como tendo sido originado do inconsciente. O Ego utiliza medidas defensivas para se defender dos ataques das pulsões que buscam atingir seus objetivos com energia e obstinação.
Será um módulo instigante!!
Os mecanismos de defesa são uma parte natural da experiência humana e podem ser adaptativos, ajudando o ego a lidar com situações estressantes. No entanto, seu uso excessivo ou inadequado pode levar a problemas emocionais e relacionais. A compreensão desses mecanismos é fundamental na terapia psicanalítica, permitindo que os indivíduos se tornem mais conscientes de seus processos internos e desenvolvam formas mais saudáveis de lidar com seus conflitos.
O equilíbrio entre essas três partes ID – EGO – SUPEREGO é crucial para o funcionamento saudável da personalidade humana.
Digamos que o Id não pensa rsrs, inconsciente age por impulsos, o ego representa seu eu, suas ações e decisões e o seu super eu rsrs que é o superego tenta controlar as devisoes do ego, pois está firmado nos princípios e valores que seu eu crê!
Muito bem colocado , as três funções são fundamentais para o mecanismo humano.
realmente, o Ego ampara a consciencia e as percepções externas e tem uma função como mediador relacionado ao mundo exterior através do sistema de percepção.
O que seria do mundo sem o SUPEREGO ?
O Id é a fonte de nossa energia psíquica, e representa a nossa libido. O Ego é desenvolvido a partir do nosso Id e tem o intuito de tornar nossos impulsos efetivos, como se fosse nosso princípio de realidade. O Superego é a parte moral da mente humana e age de acordo com os valores da sociedade em que vivemos.
Na teoria psicanalítica de Freud, o id é a parte instintiva da psique, guiada pelo princípio do prazer e buscando gratificação imediata. O superego representa a internalização das normas e valores morais, funcionando como uma espécie de consciência. O ego atua como mediador entre os desejos do id, as exigências do superego e a realidade externa, buscando soluções práticas e socialmente aceitáveis. Em resumo, o ego equilibra os impulsos instintivos e as normas sociais para promover um comportamento adaptativo.
O (Id),tem como agir por impulsos,já o (ego) é um mecanismo de equilíbrio onde lida com a realidade e com os impulsos (id) e as regras sociais e morais do (superego) .Esses conceitos explicam como nossa mente funciona e como nos relacionamos com os outros em sociedade.
É inegável a importância dos estudos e descobertas de Freud, para compreensão comportamental do homem. Ele iniciou em um momento muito delicado da sociedade, e de poucas respostas, ou nenhuma da medicina, para as neuroses que as pessoas apresentavam. Com o avanço da ciência, suas descobertas vão sendo ampliadas e melhoradas, mas não negadas.
Efetivamente o ego é pressionado pelos desejos insaciáveis do id, pela severidade repressiva do superego e as ameaças do mundo exterior.
Estamos entrando agora em um aprofundamento da formação da personalidade, por meio das 3 instâncias definidas por Freud- id, ego e superego. O estudo possibilitará obter uma base para observação do estágio emocional que se encontram os pacientes e respectivas necessidades para construção equilibrada do ego corporal e estruturação psicossocial.
Ego com uma função mediadora relacionada ao mundo externo, ig conciliando e o superego todos esses formando a personalidade, excelente estudo complexo e primordial para entender o desenvolvimento emocional. Tenho muito ainda que entender
Id representa as vontades latentes
Ego o eu
Superego o mediador o equilíbrio das nossas vontades e desejos
Id,ego e superego é essencial para se ter uma mente saudável
O trabalho de Anna Freud expandiu a compreensão dos processos inconscientes, mostrando como o ego utiliza várias estratégias para proteger-se contra a ansiedade e a dor psíquica. Estas ideias são fundamentais para a psicoterapia, influenciando tanto a teoria quanto a prática clínica.
Estas definições que Freud criou ajudou muito a entender os caminhos da mente e seus efeitos comportamentais durante a evolução do indivíduo , o inconsciente fazendo influencia na construção de um ego Id e EU que ainda não se formou adequadamente , irão ajudar a entender melhor os caminhos das terapias
Sendo o Ego um mediador entre o Id e o Superego, se apoia em realidade e memórias, percebendo os fatos e amenizando as consequências.