-
A Origem da Psicanálise
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Identificar o contexto no qual Sigmund Freud desenvolveu a Psicanálise. Reconhecer os conceitos de consciente, inconsciente e sublimação. Relacionar a Psicanálise à sociedade e à cultura.
-
Princípios da Imagem Pessoal
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Definir imagem e constituição do eu a partir da teoria psicanalítica. Explicar a imagem e a representação social do eu a partir da psicologia social. Relacionar corpo com identificação e imagem, com foco nos princípios da psicanálise para a constituição psíquica e existencial do sujeito.
-
Conceito do Eu e da Personalidade
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer o processo de constituição do eu a partir dos estudos freudianos. Definir personalidade e psicanálise. Identificar as principais características do id, do ego e do superego.
-
Escolas da Psicologia: Psicanálise e Behaviorismo
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Conceituar psicanálise com base nos trabalhos de Freud, Melanie Klein e Lacan. Definir behaviorismo. Descrever a natureza experimental do behaviorismo.
-
Literatura, Psicanálise e Filosofia
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Descrever a relação entre Literatura, Psicanálise e Filosofia. Reconhecer os limites da Filosofia e da Psicanálise em relação à estética literária. Interpretar obras literárias sob o viés psicanalítico e filosófico.
-
O Ego e os Mecanismos de Defesa
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Definir ego e as funções do ego segundo a psicanálise freudiana. Descrever os mecanismos de defesa. Explicar como se dá a identificação para inserção do sujeito em um grupo a partir de sua constituição psíquica e social.
-
Relação Compreensiva e a Relação com o Real
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Apresentar os registros do imaginário, simbólico e real do campo da Psicanálise. Relacionar os três paradigmas da imagem com os registros da Psicanálise. Interpretar a imagem como representação ou aproximação do real.
-
Principais Matrizes Teóricas da Psicologia Social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Identificar as representações coletivas de Durkheim, mentalidades primitivas de Lévy e as representações de Moscovici. Analisar as influências psicanalíticas, como a teoria das massas de Sigmund Freud e o inconsciente coletivo de Carl Gustav Jung. Reconhecer a dimensão empírica e raízes metodológicas da psicologia social psicológica, psicologia social sociológica e psicologia social crítica.
-
CERTIFICADO

Id,ego e superego são conceitos criado por Freud. Seriam três partes da mente que integradas e atuando em conjunto,determinam e coordenam o comportamento humano.
Freud reinventou os conceitos criado, dividindo mente humana em três etapas id, ego e superego.
ID.EGO, E SUPEREGO, SÃO FUNDAMENTAIS PARA NOSSAS VIDAS, E COMO O TEMPERO ,O SAL QUE NÃO PODE FALTAR NOS ALIMETOS DO DIA A DIA.
O id, o ego e o superego formam a personalidade, esses conceitos foram criados por Freud.
O ID está relacionado aos instintos e é totalmente inconsciente. Essa estrutura é formada pelos impulsos, instintos e desejos. …
Ego. O ego é racional e controla os instintos. …
Superego. É a moral e os valores.
Bem colocada a definição parabéns
O Id ego superego, é as partes do psiquê que Freud estudou para vê como funciona o aparelho psíquico é seus mecanismos de defesa é como tratar dos problemas psicológicos.
O id, ego e superego são como se fossem caixinha para ser aberta nos momentos oportunos
Id,ego ,superego personalidade completa .um precisa do outro .
ID ,EGO,SUPEREGO
Noçao de inconsciente a teoria sexual e o principio do prazer.
O EGO,ID E SUPEREGO SÃO INSTÂNCIAS QUE FORAM PSIQUE HUMANA,ISTO E DE ACORDO A COM A TEORIA DE PERSONALIDADE DESENVOLVIDA POR SIGMUND FREUD EM SEUS ESTUDOS SOBRE A PSICANÁLISE.
O QUE E ID: E O COMPONENTE NATO DOS INDIVÍDUOS,OU SEJA,AS PESSOAS NASCEM COM ELE,
CONSISTE NOS DESEJOS ORGÂNICOS PELO PRAZER.
A PARTIR DO ID,DESENVOLVEM-SE AS OUTRAS PARTES QUE COMPÕEM A PERSONALIDADE HUMANA,EGO E SUPEREGO.
O QUE E EGO: O EGO SURGE A PARTIR DE INTERAÇÃO DO SER HUMANO A SUA REALIDADE,ADEQUANDO SEUS INSTINTOS PRIMITIVOS(O ID) COM O AMBIENTE QUE VIVE,É TAMBÉM CHAMADO DE PRINCIPIO DA REALIDADE.
E MECANISMO RESPONSÁVEL PELO EQUILÍBRIO DO PSIQUE.
ELE PROCURA REGULAR IMPULSOS DO ID,AO MESMO TEMPO QUE TENTA SATISFAZE-LOS DE MODO MENOS IMEDIATISTA E MAIS REALISTA.
O QUE SUPEREGO: O SUPEREGO SE DESENVOLVE A PARTIR DO EGO E CONSISTE NA REPRESENTAÇÃO DOS IDEAIS E VALORES MORAIS E CULTURAIS DO INDIVÍDUO.
O SUPEREGO ATUA COMO UM CONSELHEIRO PARA O EGO.
ISTO E PORQUE ALERTA SOBRE O QUE E OU NÃO MORALMENTE ACEITO.SEGUNDO PRINCÍPIOS QUE FORAM ABSORVIDO PELA PESSOA AO LONGO DA VIDA.
Freud remodelou o primeiro tópico e introduz o que alguns autores chama de segundo tópico da estrutura da personalidade ,em que apresenta 3 sistemas de funcionamento Psíquico o ID o EGO e o SUPEREGO.
Segundo Freud ,desenvolveu três tipos de comportamento da psicanálise , Ego ,Id e o superego.
Sendo no comportamento da mente humana o Ego com a sua vez trás grandes realidade de apresentação constituiçional no psiquê.
Sendo na sublimação da psiquasalise ,a vida social na behaviorista é muito complexo do seu psiquê humana, com tudo sendo assim a imagem do seu estimo psicológico , agravando a conjunção entre os conceitos da psiquasalise.
O Ego está diretamente ligado ao aspecto racional da personalidade, responsável pelo controle dos intintos…
Id, ego e superego são conceitos de Freud,
que formam a personalidade.
Definir a ego e as funções do ego segundo a psicanálise freudiana, descrever os mecanismos de defesa, explicar como se dá a identificação para inserção do sujeito em um grupo a partir de sua constituição psíquica social são fatores primordiais para o entendimento da psicanálise freudiana.
O eu , é a instância originado do inconsciente. O ego, ampara a consciência é as percepções relacionadas ao mundo externo.
O id, tenta exercer uma função conciliadora. Juntos ajudam a formar a personalidade.
O ID O EGO E SUPER EGO SÃO COISAS DISTINTAS
As definições de Freud sobre o EGO,ID E SUPEREGO, está relacionado a contrução de todos os seres humanos,como CARÁTER, PERSONALIDADE ,ETC …
Essas definições são os pontos de partida para se conhecer melhor o sujeito.
É normal o paciente chegar no consultório todo perdido até mesmo relutando consigo mesmo.
ID: Eu quero.
EGO: Acho melhor ter cautela e me conter.
SUPEREGO: Isso não está certo.
O ego está como o regulador do id. É o que caracteriza a personalidade do sujeito. Por ser regido pelo princípio da realidade, cria defesas quando essa realidade traz coisas indesejáveis.
O ID,O EGO E O SUPER EGO SÃO INSTÂNCIA E COMPORTAMENTO DO SER HUMANO.
Esse conteúdo é muito bom! O curso tem ajudado bastante…
– Tema interessante
Id, ego e superego: são conceitos por Freud, são instâncias que foram psique humano.
Id, ego e superego são conceitos nomeados por Freud para explicar o mecanismo da mente humana é como se a mente fosse dividida em 3 partes, estas partes trabalham em conjunto para formar e gerenciar a mente humana .
Freud subverte a concepção que liga as atividades mais nobre do psiquismo a consciência e à moral, mostrando-nos primeiro uma inteligência inconsciente que prescinde de qualquer atributo consciente para realizar articulações complexas e eficazes como sonho, alto falho , recalque entre outros.
Mecanismos de defesa é na verdade uma operação pela qual o ego exclui da consciência os conteúdos indesejáveis, protegendo dessa forma o aparelho psíquico. Segundo Freud, estes mecanismos são “processos inconscientes realizados pelo ego, id. e o eu, e ocorrem independentemente da vontade do indivíduo.
O ego e a parte consciente , responsavel por interpretar a realidade ,memoria ,emoçoes e percepçao
O Ego seria a parte pela qual impõe sua posição quanto aquilo que-si vive.Nos mecanismos de defesa si dão através do filtro cognitivo das três instâncias.A partir disso e das partes de instâncias cria-se uma forma mental cognitiva para adaptações e inserções de proventos libidinosos para concretização de procura de seu espaço no meio social.
O Ego seria a parte pela qual impõe sua posição quanto aquilo que-si vive.Nos mecanismos de defesa si dão através do filtro cognitivo das três instâncias.A partir disso e das partes de instâncias cria-se uma forma mental cognitiva para adaptações e inserções de proventos libidinosos para concretização de procura de seu espaço no meio social.Para tanto estimulos vindos do id podem comprometer esta funçao.
Com certeza esse tema dessa unidade ira ampliar os nossos conhecimentos sobre o ego e seus mecanismos de defesa.
Ego é a consciência do eu de canda um e toda sua característica depende muito da personalidade de cada um. Ele poder ser tido como princípio de toda realidade. Ele é também o lugar que nos permite que possamos reconhecer cada um. Ele tido como aparelho psíquico a função mais predominante é o inconsciente ele nos dá toda uma percepção de tudo e todo mecanismo de defesa seu é a mente que serve para sua proteção.
essas tres base da psique humana e que forma o carater do individuo ID,EGO,SUPEREGO o ide e as nossas pusoes o ego e o mediador e o superego e o que reprime
Embora as três instâncias trabalhem juntas na criação de um componente o Ego é o mediador entre o Id e o Superego, entretanto é subordinado as ordens do Superego, tendo como função censurar, equilibrar, reter a impulsividade e ataques das pulsões do Id, que busca intensivamente realizar seus instintos.
Como ressaltei anteriormente esta foi para mim a maior descoberta de Freud, se hoje sabemos que temos milhares de pensamentos por dia e somente 5% são pensamentos nossos e que os 95% são do subconsciente e que somente o Ego é consciente precisamos nos policia e perguntar empo todo este pensamento é meu ou do subconsciente ? como com este conhecimento usar o o ID e o Ego para deletar os medos, a vivência no passado, preocupação com o futuro etc neste curso tenho aprendido a fazer a ponte entre cada estágio ensinado.
Como foi dito ,em 1923 com a publicação de o Ego e o id o eu passa a categoria da segunda instância é Expresso como tem sido originado do inconciente.por outro lado, se forma do id e tenta exercer uma função conciliadora as três instâncias (ID,ego e superego) que formam a personalidade são passíveis de observação de modo diferenciado ,o Ego busca defensiva, enfim foi um grande trabalho freudiano
Estou gostando muito do curso. E creio que todos os conteúdos são importantes para entendermos nossa constituição psíquica. Por ter tido pouco conteúdo de psicologia, antes desse curso, preciso aprofundar muito meu conhecimento, ler bastante, para poder me tornar analista. Gratidão à equipe IEVI!
Com certeza, essa ideologia nos traz amplo conhecimento, abrindo nossa visão como freudiana propriamente dita
Feito
Id, Ego e Superego precisam estar em sintonia para o bom funcionamento do aparelho psíquico.
Essas três instâncias, da segunda tópica criadas por Freud formam a personalidade do sujeito, onde o ego ampara a consciência, e tendo a persepçao/ mediadora com o mundo externo , também assegura os impulsos do id, e na sua maioridade onde já não precisa mais ser dito por alguém o que é permitido ou não se formou o superego no inconciente
O id o ego do superego são conceitos criado por Freud para entendermos como funciona o psiquismo do indivíduo e seu comportamento.
ID é nossa parcela mais instintiva privilegia desejos, vontades, impulsos, princípios e prazer. superego seria o oposto precisamente impondo limites de regras e condutas mantendo o equilibrio entre as vontades.
De uma maneira rapida. ID representa o prazer. Ego representa o real ou a realidade. o ID seria impulsivo. ID tambem eh : instinto totalmente inconsciente .
O id cria as demandas, o ego acrescenta as necessidades da realidade, e o superego incorpora a moral à ação.
O conceito de ego, id, superego e alterego foram criados por Freud para explicar o funcionamento da mente humana. Assim, o ego é a parte consciente, responsável por interpretar a realidade, memória, emoções e percepção – relação do indivíduo com o meio – e mediador ente o Id e o superego.
São conceito criados por Freud, para entendermos como funciona a mente humana, sendo que ID esta relacionado ao inconsciente, o ego controla nossos instintos e por fim o superego onde entendemos a moral e os valores.
Freud nos mostrou o quanto a mente e complexa e o tanto que e importante sabermos sobre o ID , EGO e SUPEREGO .
Para Freud o ID esta todo na mente inconsciente , O EGO ele controla os instintos , nossos medos e por fim o SUPEREGO controla a nossa moralidade e os nossos valores enquanto HUMANOS.
O estudo do ego e por consequência do eu e a sua importância na vida da pessoa e relevante para aquele que tem por objetivo ser psicanalista e por consequência ajudar as pessoas em seu processo de formação e crescimento.
Ego: Função mediadora.
O mecanismo de defesa é jogar para o Inconsciente os sentimentos, emoções e desprazer.
As pessoas buscam se relacionar com outros indivíduos que possuem os mesmos objetivos, atitudes e visão de mundo.
O sujeito é caracterizado por um líder de um grupo, que possui um ideal e objeto que alcançará o ideal.
O objeto- São os membros do Grupo;
Ideal- O propósito do Líder e grupo;
Att:
Caroline Val
O nosso ego é construído e reconstruido a vida inteira, um eterno aprendizado.
Ego tem uma função mediadora relacionada ao mundo externo pelo sistema percepcão-consciencia.
Naquela época ,para Freud o ego atua como um centro de consciência ,o ego ele tem importante papel : como um ser responsável pelo nosso lado mais racional e lógico ,é responsavel pelo nosso interpretante e ação no mundo externo.
Na indetificação do sujeito e no termino responsável pela construção da indentidade em um grupo ,por meio da qual o individuo ele adquire valores ,introjeta normas ,conduntas adquire necessidades , e estabelece -se assim um momento didático e continuo que se desenvolve por toda vida da pessoa.
Para freud o mecanismo de defesa ,são mecanismo psicológicos e incosciente do que reduzem a ansiedade que surge de estímulo potencialmente prejudiciais ao corpo humano, sobre a personalidade e ao organismo em geral, Segmund Freud ,para psicanalise foi um dos principais defensores desse constructo.
Vamos nos aprofundar mais no conhecimento freudiano sobre o Id, Ego e o Superego.
Na psicologia o conceito de ego faz referência ao centro da pessoa, isso é, o “eu”. O conceito de ego, id, superego e alterego foram criados por Freud para explicar o funcionamento da mente humana. Assim, o ego é a parte consciente, responsável por interpretar a realidade, memória, emoções e percepção – relação do indivíduo com o meio – e mediador ente o Id e o superego.
EXPLICAÇÃO DE COMO SE DÁ A IDENTIFICAÇÃO PARA ISERÇÃO DO SUJEITO EM UM GRUPO A PARTIR DA SUA CONSTITUIÇÃO PSIQUICA E SOCIAL
A identificação é um dos processos fundamentais para a formação da personalidade e para a inserção do sujeito em um grupo. Segundo a teoria psicanalítica, a identificação ocorre quando o sujeito internaliza características e comportamentos de um modelo, geralmente alguém importante para ele, como pais, irmãos, amigos, etc. Essa internalização tem como objetivo auxiliar na construção da própria identidade e na incorporação de valores e normas sociais.
Id, Ego e Superego são instâncias que formam a personalidade. O Id é consciente e dá origem ao Ego que é mediador no mundo externo pelo sistema percepção- consciência. O Ego usa mecanismos de defesa contra as pulsões que buscam conseguir seus fins com muita energia.
O ID é Inconsciente e dá origem ao EGO!!!
A unidade tem muita informação que vamos ter muito para aprende e analisar em todos seus conceitos. As teorias de Freud a sido muito importante em essas fazes de saver mas sofre o comportamento da pessoas e de como elas mesmas podem comprender e melhorar as coisas em sua vida. Também de como nos podemos fazer os câmbios em nas pessoas. Temos muito pela frente para aprender em este curso.
O Id representa nossa libido, o Ego é desenvolvido a partir do nosso Id. O Superego é a parte moral da mente humana. O Equilíbrio é muito imortante.
O ego se desenvolve a partir da diferenciação das capacidades psíquicas em contato com a realidade exterior. Sua atividade é, em parte, consciente (percepção e processos intelectuais) e, em parte, pré-consciente e também inconsciente. É regido pelo princípio da realidade, que é o fator que se incumbe do ajustamento ao ambiente e da solução dos conflitos entre o organismo e a realidade. O ego lida com a estimulação que vem tanto da própria mente como do mundo exterior. Desempenha a função de obter controle sobre as exigências das pulsões
O ID está sob a regência do prazer, ao qual persegue sempre com vigor, o EGO, é governado pelo meio externo, faz a ligação com o externo e o SUPEREGO é a parte da moral, da lei, dos padrões sociais do meio em que está a pessoa. O EGO está sob o princípio de realidade e para impedir que o ID sempre vigore usa mecanismos de defesa.
Precisamos compreender como que o Id, o ego e o superego refletem no comportamento e pensamento das pessoas.
A atividade do ego em parte é consciente, percepção e processos intelectuais, e em parte pré consciente e inconsciente, é regido pelo princípio da realidade.
O conceito do ego, id, superego, alterego foram criados por Freud para explicar o funcionamento da mente humana.
Os mecanismos de defesa do ego, são a regressão, o deslocamento, a negação, a racionalização, a sublimação e a repressão.
O conceito metapsicológico de identificação é simultaneamente apreendido como sustentação dos mecanismos de inserção do sujeito no grupo, na cultura e como faator fundamental para a superação do conflito edipiano.
Acredito que em alguns casos, possa existir um colapso momentâneo onde o ego não consegue evitar os ataques das pulsões.
O id ,ego,superego são conceitos criados por freud para explicar a mente humana ,considerando aspectos conscientes e inconscientes ,
seriam três partes da mente que ,integradas e atuando em conjunto, determinam e coordenam o comportamento.
Bons estudos!
O Ego é um mediador ,bom estudo a todos!
Os conceitos de Freud sobre id, ego e super ego nos traz revelações grandiosas.
Os três elementos ego,id e super ego são criados para diferenciar o consciente e o inconsciente.O mecanismo de defesa do ego são regressao e deslocamento ,a negação e a racionalizacao,a sublimação e a repressão.
Na Psicanálise há uma preocupação em lidar com o s estágios iniciais para o desenvolvimento emocional. O Id , Eco e Superego são conceitos usados por Freud e trabalham integrados entre si .
O Id é a fonte de nossa energia psíquica, e representa a nossa libido. O Ego é desenvolvido a partir do nosso Id e tem o intuito de tornar nossos impulsos efetivos, como se fosse nosso princípio de realidade. O Superego é a parte moral da mente humana e age de acordo com os valores da sociedade em que vivemos.
Para Freud, o ego é parte da personalidade que faz o papel de mediador nas demandas do id, superego e da realidade. O ego nos impede de agir em nossos impulsos básicos e trabalha para alcançar um equilíbrio com os nossos padrões morais e idealistas (criados pelo superego).
A Literatura, a Psicanálise e a Filosofia são áreas diferentes mas que tem muito em comum quando aliadas e refletindo e interpretando o ser humano.
Uma das principais função do ego é harmonizar os desejos do id com o superego, entre o princípio do prazer (que não conhece limites) e o princípio de realidade (que nos impõe limites).
Para Freud existem 3 sistemas que formam a psique: ID -instintos primitivos -o ego racional e o superego digamos : aconselhador direcinando valores morais e culturais
São três as instâncias id,ego,superego,sendo que o ego é o mediador entre o id e superego.
Que profundidade o conteúdo desta matéria,estou amando e concordo com meus colegas!
Essa parte como a do complexo de edipo é muito importante para entendermos a psicanálise. O id nada mais que os nossos desejos ocultos. Como impulso sem pensar. Já o ego é nosso não e o superego o juíz.
Uma das partes mais importantes da psicanálise.
Conflitos entre o id, ego e superego: _ Freud usou o termo força do ego para se referir a capacidade do ego de trabalhar forças em conflito. Uma pessoa com boa força do ego é capaz de gerir eficazmente as pressões, enquanto que aquela com a força do ego demasiada ou pouca pode tornar-se inflexível demais ou muito perturbada.
De acordo com Freud, a chave para uma personalidade saudável é um equilíbrio entre o id, o ego, e do superego.
O EGO faz parte da natureza humana. É a parte consciente, que tem como responsabilidade ser o mediador entre o ID e o superego. Ele interpreta a realidade, memória, emoções e percepções, ou seja, a relação do indivíduo com o meio.