Formação em Psicanálise Clínica

Formação em Psicanálise Clínica

This content is protected, please login and enroll course to view this content!

172 comentários sobre “Na prática

    1. Na pratica o olhar na foto e a correria de uma grande cidade com carros velozes e pessoas comendo, esta e a realidade de uma grande cidade.

      Responder
      1. A fotografia apresenta um momento. Contudo, na teoria da imagem, se encontra o paradigma pré-fotografico, fotográfico e pós-fotográfico.

        Responder
    2. Essa foto mostra dês da beleza da cidade cotidiana a uma boa pedalada de bicicleta, o esporte e algo espetacular todos deveria experimentar essa boa prática .

      Responder
      1. Exato, lembrando que podemos fazer uma leitura da imagem e ter uma percepção subjetiva. Tudo vai depender do seu referencial

        Responder
    3. Um momento registrado por um fotógrafo de uma pessoa no seu cotidiano passando e rotina ,estilo de vida ,ocupando sua posição do eu na simplicidade de uma vida moderna,cada um ali ocupando seu espaço enquanto indivíduo de uma vida normal,o ambiente ,a cena do eu em um cotidiano ou estiliy normal

      Responder
    4. Podemos concluir, então, que a fotografia nunca irá retratar uma realidade nua e crua (que nem sequer existe de fato), mas uma realidade interpretada, inventada, tanto pelo próprio fotógrafo, quanto pelo espectador.

      A fotografia, como qualquer outra forma de representação e, de linguagem produz um hiato em relação à realidade. Cada imagem produz uma sequência que comporta um aquém e um além do visível e do que pode ser representado, cuja toda significação só pode ser encontrada a posteriori.

      Responder
    5. Concordo com a Luiza e quero acrescentar que observo uma critica quanto preservar o meio ambiente da poluição utilizando o meio de transporte, bicicleta.

      Responder
    6. Está imagem representa um jovem mesmo indo para seu trabalho de bicicleta não perdeu a ternura de passa pela cidade ,e observa a bela natureza

      Responder
    7. Está imagem mostra um rapaz arrumado de bicicleta indo para seu compronisso ,mesmo com sua correria teve um olhar para a beleza da natureza .

      Responder
    8. Aqui se abre a um processo interpretativo no recorte real em um panorama subjetivo. Vários objetos se apresentam simultaneamente, porém o recorte temporal nos traz a possibilidade interpretativa, onde cada olhar se traduz em uma verdade pessoal e única, como é, cada sujeito, significado na prática psicanalítica.

      Responder
    9. Ao observar a imagem podemos analisar a subjetividade do tempo,,para o fotografo existe um tempo chamado de momento ,para o ciclista o tempo a percorrer e as demais imagem o tempo real

      Responder
    10. Aqui pode se observar todo uma descrição imaginária e simbolólica, notanto um pouca da cultura e o contrudo social apresentado.

      Responder
    11. A fotografia que constitui um olhar sobre uma corte do espaço, tempo, etc., permite que o observador possa construir um simbolismo sobre esta realidade.

      Responder
    12. Na tentativa de chegar rapido ao trabalho, por causa do transito intenso ele junta o util ao agradavel qualidade de vida e preservacao do meio ambiente.

      Responder
  1. Na Prática,o olhar da pessoa atenta que estava se passando na rua,um homem de terno andando de Bicicleta,as pessoas sentadas comendo algo no bistrô,o carro passando um pouco apressado.mostrando um pouco do dia a dia em uma cidade.

    Responder
  2. A imagem reflete a essência do homem imerso na cultura na sociedade. Por outro lado podemos ver a simplicidade da vida no seu curso natural registrada e eternizada neta foto.

    Responder
  3. A fotografia nos traz a representação do real com o imaginário, a imagem citada nos faz interpretar sobre a realidade, o tempo¨ ele parece apressado ao andar na bicicleta, o visual a sua volta, ou seja um cenário registrado com muitas releituras para dar sentido o pós-fotográfico está para o simbólico.

    Responder
  4. A fotografia mostra uma realidade em um momento especifico, que traz algumas imagens, e também algumas interpretações. A figura do homem na biclicleta por estar mais proxima nos chama mais a atenção, no entanto se observarmos ao fundo da imagem veremos outra situação alheia ao ciclista acontecendo. Em fim, uma foto com várias leituras.

    Responder
    1. Alem da realidade do dia a dia, essa foto mostra a pressa de uns e comodismo de outros , sentados confortavelmente no bistrô alheio a vida de um ciclista trabalhador, a fotografia mostra mesmo desfocada a visão que alguns que pode dar a pre-fotográfico levando para o imaginário. quem será essa pessoa ?

      Responder
  5. A imagem mostra um homem indo ao trabalho ou quem sabe voltando, um emprego na área administrativa? Jurídica? Bom o que sabemos é que deve ser um emprego mais sério e formal pelo terno e a bolsa lateral. E o uso da bicicleta, evidência o homem pós moderno, que prefere a bicicleta do que um carro, a sutileza da bike a velocidade de uma moto. Pelo local onde aparenta apenas um carro ao fundo apresenta-se um local calmo.
    Em suma o homem na bike pode estar bem rápido e apressado ou apenas é a câmera que é ruim de captura. Porém ao fundo um grupo de amigos socializa normalmente e assim segue a vida….cada um no seu cada um

    Responder
  6. A imagem é a porta para o inconsciente do homem moderno.
    Mexe com seu inconsciente,ativa seu imaginário e trás a tona sua realidade.

    Responder
  7. A credibilidade faz parte de uma construção social, coletiva. Dito de outro modo, os elementos usados para construir uma mensagem visual como real podem ser interpretados de forma diferente por outro grupo social. Assim, enquanto um confere uma modalidade alta àquela mensagem, outros podem atribuir uma baixa. Se aprofundar no estudo sobre o homem, o olhar e a visão dentro de um mundo permeado por imagens.

    Responder
  8. A fotografia, nos mostra que a imagem pode ser distorcida dependendo da visualização, devido estar em movimento.
    Se tirada de outro ângulo, ela se torna diferente.
    Mas a imagem pode ser copiada e rememorada.

    Responder
  9. A imagem traz em si o real e o imaginário pelo fato de não haver nitidez na fotografia , fica sob a idealização de cada um que reflete sobre o que vê.

    Responder
  10. A fotografia remete ao imaginário por levar a quem visualiza interpretar tirando conclusões, mas também temos uma imagem real

    Responder
  11. A fotografia retrata a realidade do momento, e ao mesmo tempo pode sofrer distorções remetendo ao imaginário.

    Responder
  12. O olhar sobre uma imagem, é unica, singular. Cada pessoa vê e interpreta de uma forma, baseado na percepção e sentimentos que possuem.

    Responder
  13. A imagem retratar um homem indo trabalhar de bicicleta, buscando assim ter uma vida mais saudável, uma vez que, muitos não tem tempo para praticar atividade física. Vale destacar que a imagem em destaque é apenas um fragmento da realidade, a realidade é um eterno devir, e está em constante transformação, recebendo influência da cultura, economia, política etc., a vida é movimento.

    Responder
  14. A imagem refere-se à figura ou semelhança de algo que serve para impressionar a mente, pois ela permite um estímulo visual congelando os instantes.

    Responder
  15. A imagem reflete a essência do ser. Pelo outro lado vemos uma simplicidade da vida do seu jeito natural e moderna.

    Responder
  16. A imagem (fotografia) reflete o cotidiano de um indivíduo na sua realidade, juntamente com a separação de tempo, espaço e sociedade real em que está inserido.
    Há uma necessidade de se ter cuidado ao observarmos uma imagem,e a partir dela construir qualquer informação,pois o mesmo necessita da informação real e verdadeira.

    Responder
  17. A paisagem é transformada e registrada em imagem pelo fotógrafo que a visualizou. Para isso, ele escolhe um ângulo, identifica a luz, estabelece um corte e aquela paisagem avistada é congelada sob um ponto de vista único. Essa mesma imagem, depois de apresentada aos outros, revelará, também, novos pontos de vistas sobre a mesma, num processo infinito. As imagens surgem na nossa psique antes das palavras. Registramos o que vemos e sentimos, antes de conseguirmos nos expressar. O inconsciente é constituído assim, da representação dos afetos e percepções que ainda não podem ser traduzidos e elaborados verbalmente. Quando a elaboração começa a acontecer, recalcamos, eventualmente, essas representações da realidade.
    A fotografia, como qualquer outra forma de representação e de linguagem produz um hiato em relação à realidade. Cada imagem produz uma sequência que comporta um aquém e um além do visível e do que pode ser representado, cuja toda significação só pode ser encontrada a posteriori.

    Responder
  18. É notado que o meio e forma de como ter uma observação ou ideia do sejeito em seu espaço,tempo,cultura e sociedade tem suas espectativas e anseios que si deferem entre si proporcionando vários atenuantes que venham a construir a personalidade do suheito em seus aspectos gerais.

    Responder
  19. A fotografia tem o poder de representa o momento vivido como a tristeza, alegria, guerras, a luta pela sobrevivência. Mais do que registrar momentos, ela tem o poder transmitir mensagem, conta historia e levam a importantes reflexões.

    Responder
  20. A realidade não se sustenta, não cabe, não se submete a qualquer registro que a torne estática. O mesmo entendimento pode ser aplicado à noção de Verdade, já que qualquer versão expressa a respeito de qualquer panorama, fotografia, cenário ou contexto sempre será incapaz de conferir absoluta condição de a sustentar como única.

    Responder
  21. Podemos observar que uma mesma imagem pode representar varias coisas para cada espectador. Cada indivíduo irá enxergar o que mais te representa ou chama a atenção na imagem.

    Responder
  22. A fotografia revela um dado momento. Isso é uma faceta do indivíduo. Mas a vida não é estática, por isso a fotografia é somente um recorte de um grande todo chamado vida.

    Responder
  23. Acredito que todo paradigma fotográfico tem seu tempo e espaço, bem como estará relacionada a uma cultura, meio social, momento histórico, o sujeito a realidade etc. No caso desta imagem fica claro o cotidiano de um trabalhador com hábitos mais saudáveis, os hábitos das pessoas que fazem uso daquela cidade, a foto borrada que para uma dimensão que pode ser menos real do que parece, visto que cada uma pode interpretar esta parte de forma diferente, o que mudaria quase tudo. Este homem está chorando ou sorrindo? Quem está no ônibus revela o que? Sem estar borrada qual seria o real da imagem?

    Responder
  24. A fotografia, embora seja uma captação estática, ela representa de forma aprofundar várias nuances do contexto cotidiano no qual está inserida.

    Responder
  25. Quanta coisa pode ser real, o homem de terno pode naõ estar indo trabalhar, as pessoas no bistrô pode estar em horario de almoço, pode não ser moderno e sim estar em uma cidade pequena.
    tudo depende da identificação de quem olha a foto.

    Responder
  26. A imagem registra e representa o cotidiano do rapaz que está montado na bicicleta e um pouco sobre a cultura, os costumes e o dia a dia do local retratado.

    Responder
  27. As imagens falam ,podendo ser real ou não, como no caso dessa imagem que é uma montagem ,mas passa uma mensagem ,tem um objetivo a ser alcançado ,a mesma reflete tempo, estilo e espaço do ocorrido ,baseado no contexto possui varias interpretações que depende muito de quem vê, da vivência do histórico de vida de quem interpreta .Porem houve uma comunicação , objetivo alcançado.

    Responder
  28. São tantas as ideias que se forma daquela imagem que acaba se tornando uma infinidade, pose ser para chamar a atenção da sociedade ,para um problema que está ocorrendo na via com o cidadão ou um propaganda bem visto ,tudo por uma imagem que reflete todo o seu entorno

    Responder
  29. A fotografia pode possuir grande significado do ponto de vista psicanalítico. Ainda que um momento seja registrado de maneira despretensiosa, uma leitura aprofundada é capaz de revelar aspectos relevantes na imagem.

    Responder
  30. A foto traz consigo a intensão do fotógrafo ao registrar aquele momento onde os personagens fazem parte de uma sociedade atual.

    Responder
  31. Todo comentário é subjetivo ao olhar do fotografo, visto que ela trás uma simbologia do que é real ou imaginado.

    Responder
  32. A Foto representa um fato presente. Mas que pode ser um gatilho a elemento passado !!!!! A Foto ajuda a representar o que gostamos. Vamos usar a foto da bicicleta ? Quem colocaria a Foto de uma bicicleta na parede ? Quem ama pedalar. Mas e se andar de bicicleta foi um evento muito apreciado em Mae e Filho. Sao tantas, mas tantas imagens que podem ser objetivas pra alguns e subjetivas pra outras.

    Responder
  33. Na prática, a fotografia abre um leque de possibilidades ao expectador, que de acordo com sua cultura, ótica, conceitos, influências sociais, poderá interpretar de muitas formas e relacionar ao que conhece no seu mundo individual.

    Responder
  34. a imagem sempre tera uma mesagem para transmitir ao seu expectador agora e sempre bom levar em consideração a expectativa e percepição de quem observa

    Responder
  35. A foto apresenta a observação de um todo e ao mesmo tempo, espaço, apresenta opções seletivas para quem a observa, repara, reconhece, alinha pontos seletivos para uma construção de uma narrativa real, imaginária e simbólica na imagem fotográfica.

    Responder
  36. Na prática o que se observa na fotografia e o retrato de uma pessoa inserida na sociedade onde está faz algumas opções que podem ou não ser seguidas por outros como se deslocar para o trabalho de bicicleta. É um momento daquela realidade social o qual por ser único com o passar do tempo poderá ser outro como por exemplo uma pessoa se deslocando para o trabalho com um veículo elétrico. Afinal a cada momento a sua própria realidade.

    Responder
  37. Esta imagem me remete à citação citação do filósofo Heráclito de Éfeso; “Ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio, pois quando nele se entra novamente, não se encontra as mesmas águas, e o próprio ser já se modificou…” Dificilmente se fotografa a mesma imagem real duas vezes. O pós-fotográfico desta prática, aliado às três mensagens (as três visões) do autor do texto nos faz refletir sobre como nosso id tem a visão daquilo que nós, seres humanos, gostariamos que se tivera.

    Responder
  38. Dificilmente se fotografa a mesma imagem real duas vezes. O pós-fotográfico desta prática, aliado às três mensagens (as três visões) do autor do texto nos faz refletir sobre como nosso id tem a visão daquilo que nós, seres humanos, gostariamos que se tivera.

    Responder
  39. A imagem de configura em algo real e singular, identificado pela condição de tempo e espaço diante de uma única posição.

    Responder
  40. A maior reflexão na verdade é que através de uma mesma imagem, podemos ter diversos pensamentos ao respeito do que se vê, sendo assim, para refletirmos o que pode ser Real ou Imaginário, dependerá do prisma de quem observa, ou fez a imagem e, qual mensagens ou interpretação ele queria relatar.

    Responder
  41. A a seguir reflexão na verdade é, que através de uma mesma imagem, podemos ter diversos pensamentos ao respeito do que enxergamos, sendo assim, serve para refletirmos que, através de uma imagem podendo ela ser Real ou Imaginário, dependendo do prisma de quem observa, ou fez a imagem e, qual mensagens ou interpretação ele queria relatar, porque cada um poderá exerga-la de uma prisma diferente.

    Responder
  42. A imagem traz algo real mais real, pois descreve algo em sua situação naquele momento, não algo pré meditado, e sim algo do dia a dia, podendo haver várias interpretações da mesma.

    Responder
  43. A intencionalidade do autor também pode influenciar a interpretação da imagem. Se o autor é um fotografo profissional, a imagem pode ser vista como uma apresentação artística do movimento e da dinâmica da bicicleta. A subjetividade do espectador também é um fator importante na interpretação da imagem. Cada pessoa pode ter uma interpretação diferente da imagem dependendo de suas experiências, emoções e crenças pessoais.

    Responder
  44. A representação da imagem na fotografia carrega a visão, intenção, clima, ângulo do fotógrafo, o resultado da imagem, cada pessoa pode ter suas observações, a forma como eu vejo e o outro vê é fundamental.

    Responder
  45. Na prática a imagem fotografica embora seja o registro de uma realidade e traga riquíssimos elementos a serem observados e explorados pelo observador que o faz, ainda sim, é um momento estático e que registra aquele momento. O que deixa se ser dinâmico, mesmo trazendo informações sobre a cultura, economia, comportamento dos indivíduos etc .

    Responder
  46. Na pratica, a imagem mostra a “correria” do homem moderno no seu ir e vir.mostra a rotina dele cultural e economica.

    Responder
  47. A imagem apresentada, ao mesmo tempo em que retrata o real, também estimula o imaginário que resulta na interpretação da mesma. Essa interpretação difere em alguns aspectos de pessoa para pessoa, de acordo com o conhecimento da realidade que possuem.

    Responder
  48. De primeira impressão, passa a imagem de um homem indo para o trabalho, na correria urbana, porem a imaginação pode ir além, com essa fotografia

    Responder
  49. A figura do homem na bicicleta por estar mais próxima evidencia mais, no entanto ao fundo temos diversas imagens também interessantes.

    Responder
  50. a imagem em sim trouxe curiosidade , e ao mesmo tempo um interesse em observar aquilo que ela simboliza de forma mais proxima de si, o mesmo que esta fora observando se identifica com o objeto simbólico interpretado por ele , ou o observador queria fazer parte .

    Responder
  51. A fotografia mostra um jovem em sua rotina costumeira, relacionada a vida social, trabalho, ou seja a vida real do indivíduo.
    O fotógrafo consegue mesmo que de uma forma corriqueira , transmitir o dia dia de um indivíduo.

    Responder
  52. A fotografia é uma forma de registrar momentos da vida das pessoas, mas que mostra apenas uma situação superficial e não todo o contesto que uma pessoa está inserida no tempo, espaço, voltado para ações e pensamentos diversos que temos todos os dias.

    Responder
  53. A imagem e registra algo real mas que esta um pouco embaçada , mas que também ao fundo apresenta outras imagens , que pode ser interpretada de varias formas depende de cada pessoa.

    Responder
  54. A imagem possivelmente foi tirada por um fotógrafo profissional.
    Talvez fez parte de revistas e livros.
    Precisa ser identificada se é uma foto real ou montagem.
    Possivelmente era bem real.

    Responder
  55. A fotografia nos traz elementos bastantes expressos da cultura atual. A começar pelo apelo do traunseante de ir trabalhar de bicicleta, refletindo assim a preocupação da sociedade atual com a saúde e o bem está, incentivando a mobilidade urbana a ser feita com o tom da preocupação da saúde mesmo ao ir ao trabalho diariamente. Outro ponto que destaco é a cultura do vestir-se com estilo para o trabalho denunciando o bom gosto e a preocupação com a aparência, e também se baseando na roupa do trabalhador da foto podemos inferir que se trata de um meio ambiente de clima moderado a pouco frio. A fotografia traz o olhar do fotrografo parado na via, enquanto outras pessoas vai e vem para seus afazeres. Pelo olhar d fotografo se percebe a cidade urbana e bem cuidada.

    Responder
  56. A foto retrata a realidade, tempo, sociedade, cultura, geografia de um tempo contemporâneo. Se o fotógrafo quis imprimir uma realidade de correria dos centros urbanos, ele colocou de forma assertiva, sob diversos aspectos, trânsito, movimentação diurna, pessoas, sinalização, ruas, encontros etc.

    Responder
  57. a Fotografia representa um momento real e registra uma parte da história a qual esta sendo retratada.

    Responder
  58. Perspectiva e ponto de vista, ou seja, a forma como a imagem é capturada e apresentada pode influenciar a percepção de sua realidade. Como dito, ela representa, assim, um olhar sobre aquele espaço, tempo, sociedade, sujeito e realidade.

    Responder
  59. Pode se concluir que uma imagem capturada de uma pessoa indo para o trabalho, mas que não se sabe o certo de que se trata, poiis é apenas uma imagem e a única coisa que pode se afirmar é que está movimento. Portanto, nem sempre é uma imagem é necessariamente o que quer mostrar e muito menos transmitir para que está vendo.

    Responder
  60. O Paradigma desta imagem está para o real, no sistema quali-signo seguida do sin-signo e legi-signo motivando o imago, a sensação e credibilizando no espaço, tempo e cultura desta pessoa fotografada o momento, que dito no texto terá sua continuidade mas que parada nesta expressão do fotógrafo captou a imagem real e probabilzou todo um contexto e movimento de quem a ela possa contemplar.

    Responder
  61. A fotografia reflete um homem indo para o trabalho, pela luz do dia, numa cidade que parace ser pequena, bonita, limpa e organizada..Parece ser em outro país. Não aparenta ser de outra época. Em frente observa-se um bistrô, onde pessoas devem estar tomando café.

    Responder
  62. A fotografia está registrando algo que foi real ,nos levando a imaginar como são as pessoas da época, cultura,sociedade e muito mais. A fotografia nos faz viver momentos que jamais poderão se repetir.

    Responder
  63. Muito interessante observar que uma imagem não mostra apenas os elementos figurativos presentes nela mas também toda a realidade contextual que juntos eles trazem. Ainda mais interessante saber que essa realidade pode ser tomada de maneira diferente dependendo do olhar de quem a observa.

    Responder
  64. NA PRATICA ELA CORRESPONDE UM OLHAR QUE NÃO SE REPETIRA SOBRE AQUELE EXATO MOMENTO ,PESSOA, LUGAR , TEMPO E SOCIEDADE

    Responder
  65. a fotografia reflete a agitação de uma cidade grande moderna, onde pessoas ainda optam por transitar em transporte mais saudável sem contribuir com a poluição. Assim como há pessoas em seus carros na correria de suas tarefas cotidiana. Mas também no transmite que um executivo ou ate mesmo uma pessoa que trabalhe com roupas mais sociais não possa andar de bicicleta.

    Responder
  66. Nessa imagem, conseguimos interpretar a rotina na qual essa pessoa vive, os trajes, a cidade em seu redor, e o meio no qual está inserido.

    é incrivel pensar que uma imagem é capaz de transmitir diversas percepções e conclusões, que em muitas vezes não são de fato reais, mas o fato da imagem ser capaz de registrar um momento, ele se torna único e passivel de diversas interpretações, sendo reais ou não.

    Responder
  67. Me remete à vida de cidade grande, onde o trabalhador está usando de um veículo que não faz mal ao meio ambiente para ir ao seu trabalho, visto que ele está de terno.

    Responder
  68. As possibilidade de significação são múltiplas nesta imagem. Aqui, destaco três: a sofisticação da contemporaneidade, a preservação do meio ambiente por parte das iniciativas ambientalistas (uso da bicicleta para trabalho) e o contexto de rapidez dos transportes, tendo em vista que a foto foi tirada no trânsito. Esse contexto do trânsito pode simbolizar a realidade multitarefa das pessoas que possuem mais de uma função entre papéis sociais ou coorporativos .

    Responder
  69. A imagem expressa a realidade do ser, passa uma mensagem mais real. No caso de uma fotografia reflete o momento do cotidiano da pessoa, muitas até mesmo o seu estilo de vida,

    Responder
  70. Não sabemos ao certo o que o fotógrafo procurava relatar através dessa fotografia.
    Mais aos meus olhos ela representa o todo de um cotidiano em uma cidade começando o dia.

    Responder
  71. A fotografia imprime o que é, pode ser ou seria, retrata e eterniza, denuncia, recorda, destrói e eleva…
    conforme o proposta a análise deve ser feita a partir do ‘meu’ real, sendo assim a foto me traz o romantismo de um homem indo ao encontro de sua amada, com um buquê de flores na garupa… correndo de fato para não perder um minuto do prazer desfrutado ao lado de quem se ama… ao cair da tarde, hora apropriada para um encontro… pessoas no bistrô… isoladas da preocupação, em busca de diversão e companhia.
    Na bicicleta, mas podia ser de carro, moto ou a pé… sem ainda tirar aroupa apertada imposta por uma sociedade cheia de plaquinhas e rótulos… mesmo assim a ternura insiste em dizer que não se trata do terno e sim do colorido da flor…

    Responder
  72. Eu acredito que denota a realidade do ser humano dos dias de hoje: prisioneiro do tempo, limitado pela necessidade de que tudo ser tornou urgência, deixando de lado o conceito de prioridade.

    Responder
  73. A fotografia representa a imagem nota-se um dia do cotidiano de qualquer pessoa em uma cidade grande acontece várias coisas simultaneamente mas o que chama atenção é um homem de terno andando de bicicleta a mensagem que é possível vestir elegantemente usando uma bike para trabalhar o modernismo e conscientização do meio ambiente menos carros nas ruas causando poluição.

    Responder
  74. A interpretação desta foto fica a critério de cada um , com sua percepção aos detalhes e que pode ter várias interpretações entre o saber, o imaginário, o simbólico e o real.

    Responder
  75. Reflete a correria do dia a dia , onde as pessoas não conseguem ter tempo para fazer as coisas com tranquilidade, nem mesmo parar para comer. Isso reflete oq vivemos no nosso dia a dia nas grandes cidades.

    Responder
  76. A imagem é uma caracterização do viver do dia dia de um povo trabalhador que usa seu veiculo como forma de lazer e trabalho, que admira a vida ao redor que ama a cidade que vive e que o olhar do fotografo denota uma liberdade, mesmo que através de um flash, fala muito, tanto para quem vê, viu e verá a imagem propriamente vista.

    Responder
  77. A imagem fotográfica mostra um olhar sobre aquele espaço, tempo, sociedade, sujeito e realidade. Ela representa as pessoas no seu dia a dia. Na imagem é possível perceber que se trata das primeiras horas do dia, onde uma pessoa em uma bicicleta apresenta aspectos de estar indo em direção ao trabalho, como também um bistrô, ambiente geralmente com atmosfera intimista e acolhedora, permitindo às pessoas um clima de socialização. Ao fundo é possível perceber um táxi a passar. Enfim, a imagem mostra elementos culturais, sociais e econômico, marcando o tempo de uma região urbana em uma única imagem. A imagem por si só, fala mais do que se pode ver.

    Responder
  78. A imagem fotográfica registra o real e o imaginário, trazendo uma leitura de acordo a perspectiva de cada sujeito de forma a expressar sua leitura individual.

    Responder
  79. A imagem reporta para um estilo de vida urbana, cotidiana, utilizando uma locomoção mais aberta, simples e econômica, a qual existe a viabilidade e rapidez, ultrapassando mutas vezes, obstáculos que poderiam ou não, impedir o seu limite de tempo, em relação as suas expectativas e objetivos, e que possivelmente pelo traje possa ser de um simples vendedor, ou até mesmo um executivo. Essas deduções se baseiam no real, em relação a visualização física da imagem dentro do real simbólico e o real imaginário atribuidos ao inconsciente

    Responder
  80. assim como Freud disse de forma célebre, “as vezes um charuto é apenas um charuto” lembremos que as vezes uma fotografia é apenas uma fotografia. rs.

    Responder
  81. Quanta informação temos por conta de um registro fotográfico. Somos capazes de supor, com chances de grandes acertos, sobre o homem da bicicleta. Mesmo sendo um recorte do real, o nosso imaginário elenca algumas atribuições e estilo de vida do personagem.

    Responder
  82. A imagem representa o cotidiano, o dia a dia das pessoas no enfrentamento da de suas causas pessoais e familiares em busca do pão de cada dia.

    Responder
  83. A fotografia é o olhar clinico do sujeito, ou seja o fotografo, é aquele que capta a magia de uma determinada imagem e a perpetua em uma fotografia, pelo seu olhar pode se captura a cultura, emoções,, o cotidiano….. tudo isso dá em um tempo, espaço e pelo olhar, e uma sena que não se repetira.

    Responder
  84. A fotografia prende um momento que não volta, mas através dela é possível analisar todo um contexto, econômico,social e cultural.

    Responder
  85. Um momento perdido no tempo, mas capturado por uma imagem.Nela torna-se possível analisar todo um contexto, cultural,econômico e social.

    Responder
  86. A fotografia representa uma tentativa de capturar a realidade, refletindo elementos culturais, sociais e econômicos do país em questão, enquanto também opera um corte no real, separando-se dele e representando um momento que não se repetirá.

    Responder
  87. De fato a imagem reflete tudo que foi proposto, mas a leitura será diferente, de acordo com o olhar da vivência de cada sujeito/receptor.

    Responder
  88. A imagem pode mostrar varias coisas
    A diferença social
    A preocupaçao com a preservaçao da natureza
    O cuidado com a propria saude , respeitando o espaço destinado para ciclistas

    Responder
  89. Observar essa imagem e avaliar de alguma vai depender do olhar de cada letor. Pois pode ver em mio a turbulência da cidade grande uma pessoa decide por algo mais tranquilo como andanr de bicicleta. Pode avaliar a questão do desenvolvimento e muitos outros.

    Responder
  90. Pode ver em mio a turbulência da cidade grande uma pessoa decide por algo mais tranquilo como andanr de bicicleta. Pode avaliar a questão do desenvolvimento e muitos outros. Vai depender doolhar de cada leitor.

    Responder
  91. A psicanalise reconhece a presença de imagens na mente, muitas das quais podem ser inconciente. Essas imagens podem ser memorias, fantasias, sonhos ou representações simbolicas que desempenham papeis importantes na estrutura da experiencia psiquica.

    Responder
  92. A imagem fotográfica pode representar muitas coisas, lugares, sociedades, estilos e criações. Em que o sujeito e sua realidade, ou fantasia pode mostrar.

    Responder
  93. Na imagem observamos, um espaço tempo, de uma sociedade dinâmica que não parar.

    Podemos perceber como funciona o cotidiano de uma cidade urbana, com pessoas conversando em um bistrô, outro aparentemente sendo consciente para evitar poluição, andando de bicicleta e a vida segue seu destino normalmente.

    Responder
  94. O fotógrafo, capturou uma imagem única, uma cena que jamais se repetirá, pelo menos naquele ponto e naquela forma e posição. Ele registrou o cotidiano de muitas pessoas, que se utilizam da bicicleta para se locomover, em apenas uma imagem, ele conseguiu representar diversas pessoas, por mais simples que pareça, qualquer imagem, consegue causar algum impacto na percepção e sentimentos, de um espectador.

    Responder
  95. Pelo o ângulo da foto sabemos que está foto foi tirada rápido a intenção do fotógrafo foi mostrar uma pessoa que estava com um bom trage em cima de uma bicicleta, e o que sempre falo as pessoas sempre vão comentar a capa de um livro mais jamais querem conhecer as páginas, e através desta foto vejo uma pessoa trabalhador que está indo para seu trabalho com o melhor que tem, e precisamos ser gratos com tudo que temos, mesmo que há pessoas em nosso redor para criticar aquilo que não conhece.

    Responder
  96. Nesta foto relata uma pessoa que está indo para o seu trabalho bem vestido porém está usando uma condução que não é de acordo com o teu trage, por isso que sempre aparece um fotógrafo para tentar registrar alguém, quando acho engraçado no que vê, porque muitas pessoas julgam a capa mas não querem conhecer as páginas.

    Responder
  97. Esta fotografia é rica em muitos detalhes, tem uma linda composição. Remete a vida, com movimentos ,velocidade , escolhas e destinos
    distintos, adornada pela bela árvore, lembrando nos da grande Naturesa.

    Responder
  98. Cada pessoa ao olhar essa imagem irá interpretar em vários fatores, eu vejo uma pessoa indo para o seu trabalho da melhor forma possível que ele se encontra neste momento, e o fotógrafo ao ver Registrou um momento único.

    Responder
  99. A fotografia captou o olhar do fotógrafo, e todas as impressões dele sobre o momento, o movimento, o cotidiano a sua perspectiva daquele momento.

    Responder
  100. Essa imagem representa uma forma uma cultura moderna, onde tudo acontece ao mesmo tempo e a correria do dia dia pode ser vista na velocidade de um ciclista vestido para trabalho e na velocidade do momento atual.

    Responder
  101. O fotógrafo registrou algo fantástico vista em meus olhos, e a se muitos, um executivo com uma ótima percepção em ir aí trabalho de bicicleta, o meio ambiente agradece devido a poluição de um carro a menos, ele economiza com combustível principalmente com estresse do trânsito da cidade em horário de pico e contribui com sua saúde fazendo atividade física, essa foto é vista só com benefícios a todos , pessoas assim que conseguem trocar o carro pela bicicleta contribui muito com a saúde da sociedade também.

    Responder
  102. A foto retrato a correria de um jovem indo ao seu trabalho de bicicleta, talvez com a intenção de driblar o trânsito, e até mesmo uma forma de apreciar melhor a cidade.

    Responder
  103. A foto traz um olhar do espaço, do momento, do país e sua cultura, do sujeito e do contexto em relação com o “real” que o sujeito que está fora da imagem, que é externo a ela, e, assim, apresenta o olhar daquele que a vê.

    Responder
  104. Ao apreciar o trabalho de um fotógrafo, é importante reconhecer e valorizar a singularidade de seu olhar e entender que cada imagem é uma expressão pessoal e artística do criador .

    Responder
  105. Uma fotografia diz muito a respeito de todo o contexto. é incrivel como tudo é interligado e como uma ação gera reação mesmo por foto. através da imagem é possivel verificar uma rica potencia.

    Responder
  106. Vejo a imagem como um jovem rapaz ciclista saudável, provavelmente indo trabalhar pela velocidade que esta a foto pra chegar no horário de entrada, no seu inicio de carreira, talvez um estagiário que em vez de um transporte publico optou pela bicicleta pela liberdade de ir vir sem se preocupar em depender do tempo e horário e sem contar que economiza no transporte exercita e com certeza contribui para o meio ambiente.

    Responder
  107. Apesar das barreiras enfrentadas em fotografar pedalando, ele conseguiu seu objetivo mostrando o dia a dia das pessoas com estilos diferentes.

    Responder
  108. Com a contribuição dos três tópicos apresentados logo no início da atividade, é possível inferir que, seja bem provável a intenção do fotógrafo da realidade como ela é. A agitação do dia a dia para alguns, a calmaria de um bom Bistrô em ótimas companhias e veículos que transitam de forma constante e veloz. Ora, esta é uma imagem congelada ( Fotografia) mas esses movimentos acontecem a cada segundo. Vale redsaltar a sensibilidade do autor da imagem que registrou o real.

    Responder
  109. É uma imagem representada de uma visão especifica, de uma pessoa especifica, o fotografo tenta fazer com que as pessoas vejam o que ele viu naquele momento, mas no que tange a emoção da imagem, não é possível obter a mesma, visto que as emoções são pessoais e somente o fotografo naquele momento sentiu isso.

    Responder
  110. Um executivo em uma bicicleta pedalando rápido, demonstra que além de ser saudável, é uma forma de contribuir com o meio ambiente.

    Responder
  111. É interessante a interpretação da imagem acima .
    Fascinante saber que a imagem não voltará a ser produzida porque ela é única.Tem vários meios de identidade nela como o ciclista ,o carro,os prédios ,as calçadas etc.Aprendo aqui que observar com os detalhes as imagens nos dá uma interpretação mais detalhada em caso de alguma investigação sobre algum fato importante.

    Responder
  112. Todas as três leituras interpretativas são válidas ao analisarem o instante fotográfico. Cada uma delas aborda o mesmo objeto sob ponto de vista diferente e, por isso, uma não contradiz a outra; embora todas possam ser mais ou menos representante do real.
    Todas as coisas são carregadas de intensões e são essas intensões que denotam maior proximidade do real.

    Responder
  113. A fotografia de imagem apresentando a teoria de imagem onde se encontra paradigma pré fotográfico e pós fotográfico mostrando beleza cidade cotidiano em uma simples volta de bicicleta pelo bairro, onde tudo depende de seu referencial .

    Responder
  114. Na prática da análise psicanalítica, essa perspectiva oferece um olhar sobre o tempo e o espaço das relações interpessoais onde há a observação do seu entorno, a sociedade que molda o indivíduo, o sujeito com seus conflitos internos e a realidade tal como ele ( quem capturou a imagem) a percebe.

    Responder
  115. A imagem sempre causará um impacto, um impressão ao espectador, que por sua vez terá uma impressão, visão, uma percepção do que se apresenta a ele e que pode ser diferente do outro – no tempo presente ou vindouro, no espaço, de uma cultura a outra. O olhar subjetivo tem sentido, significado, e lhe pode ser atribuído ou ainda relacionado ao já simbolizado ou aplicar-lhe algum valor simbólico, e o perigo pois o eu diz coisas sobre tal, ai o imaginário, diferente do real e que está assim somente na ideia.

    Responder
  116. A ideia de que a verdade é representada pela ideação do Eu constituído sugere que a percepção da realidade é filtrada e moldada pelas experiências individuais, crenças, valores e narrativas pessoais. O Eu, como um constructo psicológico, atua como um intermediário entre a realidade objetiva e a interpretação subjetiva, influenciando como percebemos e compreendemos a verdade.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

208 comentários sobre “Formação em Psicanálise Clínica

          1. O curso é muito bom! O material de apoio é ótimo. Me surpreendeu bastante. Estão de Parabéns ?!

          2. Estou gostando muito do curso, tenho dois cursos básicos e uma especialização em psicanalise.

          3. Bom dia,estou começando hj no curso de psicanálise, estou um pouco perdida na plataforma.

          4. A proposta do curso está acima das minhas perspectivas. Excelente o material disposto aos alunos.

          5. O curso foi maravilhoso, parabéns um curso gratuito e instrutivo, já paguei meu certificado, já vou atuar na parte de psicanálise clínica holística, vou cadastrar meu certificado , agradeço muito a IEVI.

      1. Estou gostando muito do curso. O material disponibilizado é de excelente qualidade e atualizado de forma visível. Parabéns a IEVI.

      2. Eu amei esse curso rápido e muito produtivo, tenho certeza que vai agregar muito para meu trabalho como psicanalista.

      1. O IEVI emite declaração ou histórico da conclusão da programação com aproveitamento e a carga horária da formação?

          1. Tenho licenciatura em psicologia, se fizer o curso de psicanálise com que graduação eu saio?

          2. Estou comendo, e ainda não conheço o curso, logo não posso emitir opiniões, espero poder obter muitos subsídios e dividir com os pares.

      2. Sempre tive muita vontade de fazer um bom curso de psicanálise, talvez esse seja um bom momento.

    1. Olá
      Gostaria de saber o valor do certificado e da credencial, por gentileza.
      Grata

      Maria Emília Barros

      1. A psicanálise é uma profissão livre, reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (CBO – código 2515.50).

    2. Olá Boa Noite, gostaria de saber o valor do certificado da formação em Psicanálise clínica.

      Grata

    3. Curso muito bom adorei, bora continuar o aprendizado ! Gratidão
      Finalizado

    4. Confesso que havia feito outro curso de psicanálise, contudo, senti ao término, uma sensação de pouquissímo conhecimento, até ao revisitar o material proposto para o estudo. Com o estudo realizado no IEVI, sinto-me desafiado a continuar estudando, contudo, com uma ótima visão, pelo material apresentado, que constitui-se muito rico, pela condução e distribuição de material e enfim, disposto a poder auxiliar aqueles que necessitam. Tenho muito a agradecer a este Curso de formação em Psicanálise e recomendar a que outros possam fazê-lo. Parabéns a todos e especialmente ao(s)mentor(es) que me acompanhou até esta conclusão!

  1. Com essa formação vou poder atender como profissional em Psicanálise clínica?

    1. É aconselhável concluir o curso de Formação em Psicanálise Clínica com no mínimo 70% de aproveitamento e Realizar o Curso de Psicanálise Integrativa.

      1. Isso quer dizer sim? Sim, pode atuar como pessoa habilitada, psicanalista clínica, fazendo esses dois cursos com o aproveitamento mínimo ou maior que 70%?

        1. Bom dia!
          Caso o aluno não possua experiência em atendimento, nós sugerimos o mesmo a realizar os módulos práticos de análise didática e supervisão.

        2. Mas e o tripé psicanalítico de análise pessoal e supervisão psicanalitica? Como vou completar esse tripé exigido para atuar como psicanalista? Vocês poderiam escrever aqui no site como cumprir esses requisitos? Se particular ou se vcs irão oferecer?

          1. Bom dia!
            Os alunos serão avisados por e-mail quando os módulos de analise e supervisão estiverem disponíveis na plataforma.

        1. Gostaria de saber se a parte prática já foi incluída.
          Tenho interesse em fazer, mas me preocupo de ser cobrada por não ter parte prática do tripé.

  2. Bom dia
    Para as pessoas com graduação na área da Educação.
    Com esse certificado poderão montar uma clínica de Psicanálise.

  3. Bom dia,acabei me inscrever no curso de Psicanálise Clinica,já fiz o curso de Bacharel Livre em Teologia com vcs, tenho formação como Psicanalista Forense, Psicopatologia entre outras áreas , só me faltava o curso de Psicanálise Clinica,posso fazer o curso na Área Clínica ,grato.

  4. Boa tarde, estou gostando muito de ser uma aluna no curso de Formação em Psicanálise Clínica.

        1. Boa tarde,ao término do curso de psicanálise clínica posso fazer atendimento sim ou não.

      1. Em relação ao processo de análise e supervisão, para compor o tripé. O curso proporciona essa possibilidade?
        Gratidão pela oportunidade

          1. Gente preciso de mais informações pois não há comentários em lugar nenhum sobre a plataforma.

  5. boa noite. com o diploma de psicanálise clinico posso exercer a profissão no piauí?

    1. Bom dia!
      Pode sim. Para ser um psicanalista, não é necessário ter formação em psicologia ou medicina. O importante é que o psicanalista tenha uma formação sólida e constante, o que implica em muito estudo e aprofundamento da teoria e prática psicanalítica.

      1. É só se inscrever no site , entra no site, escolhe o curso, terá um ícone de inscrição, faça a inscrição colocando seus dados, vai precisar de uma senha, anota p não esquecer ou deixa salvo aí bom curso.

  6. já enviei meus dados e foto para credencial vcs precisam algum documento tbm para diploma psicanalista,fico aguardo da documentação.

  7. Bom dia,recebi toda documentação,muito obrigado,vou aguardar o curso de Psicanálise integrativa,um ótimo sábado para todos vcs.

  8. Boa tarde!!
    Venho através deste agradecer a oportunidade que vcs vem nos dando oportunidade para nós sejamos profissionais no ramo da psicanálise clínica,em breve estarei pedindo o certificado e a credencial.

  9. Preciso de outro curso para fazer psicanálise com vocês, para legalmente atender pessoas?

    1. Bom dia!
      Sim. É necessário realizar o curso de Psicanálise Integrativa (estará disponível na plataforma para os concluintes em breve).

  10. A escola fornece a análise e o estágio; contemplando o tripé psicanalítico e caso; alguém já possua a formação e queira; apenas a certificação palpável.. como se daria este caminho?
    Muito obrigado…
    Deus os abençoe!

    1. Todos os cursos dispostos por ser on line já estão disponíveis lembrando que para fazer psicanálise interativa precisar ter concluído a psicanálise clínica e o processo de matrícula é o mesmo, espero ter ajudado.

      1. Gostaria de saber por que eu tou matriculada no curso de psicanálise clínica eu completei o questionário ele diz que falhou na nota. Atenciosamente Marilândia Veloso Lima boa tarde!!

  11. Bom dia, A credencial, para quem fizer psicanalise clinica e integrativa é uma única credencial?

  12. boa noite minha neta pegou e fez a prova ,pois tive sai as presa e ficou quieta fui abri e reprovou
    acabou o tempo e o que faco agora

  13. Me interessei pelo curso, como e onde efetuar o pagamento?
    Poderei atender depois que concluir o curso?

    1. Bom dia!
      Após realizar os cursos de formação em psicanálise clínica, psicanálise integrativa e passar pelos módulos de analise didática e supervisão, sim.

    1. Entre o ego d o id é que o ego acata l princípio da realidade diferenciando do que é da mente e o que é do mundo externo.

    1. Se eu atingir o limite da quantidade de tentativas e não aprovar em dos questionários, devo continuar? Ou não terei condições de concluir o curso?

  14. Estou feliz em ter concluído o Curso de Psicanálise Clínica Pelo Instituto IEVI Agradeço a todos que fazem o referido Instituto. Por terem repassado todos os conteúdos gratuitos. Outrossim parabenizo a todos que fazem o IEVI pela alta
    responsabilidade com os alunos.
    ATT: José Augusto dos Santos

  15. GOSTEI MUITO DO CURSO E JÁ TERMINEI AGORA QUERO SABER COMO FAÇO PARA PAGAR ESTE CURSO, SE POSSO PAGAR PARCELADO NO BOLETO OU NÃO.

  16. Bom dia.
    Sou bacharel em Direito e me matriculei nos cursos de Psicanálise Clinica e Integrativa.
    Gostaria de receber um norte preciso em relação a como atuar como Psicanalista.
    Obrigado pela atenção.

    1. Bom dia!

      É necessário realizar os módulos práticos de analise didática e supervisão (estágio), para os alunos que não possuem experiência.

      Att,
      IEVI

  17. Eu lido com pessoas na minha ,e são tantos problemas é uma infinidade de diversidade e eu tento solucionar com o dom que Deus me deu ,mais achei que deveria ir além então pedi a Deus direção ,é eu creio que pode ser aqui ,então estou aqui buscando capacidades

  18. Qual é o prazo mínino para conclusão dos tres cursos que compõem o tripé para atuar como Psicanalista Clinico? E se o aluno concluir antes do tempo previsto na carga horária o que acontece no caso da solicitação do pedido do diploma e da credencial?

  19. Tenho interesse em fazer o curso de psicanálise clínica. Essa oportunidade é maravilhosa. Enfim vou fazer o curso.

    1. Não há Conselho de Psicanálise no Brasil. Você como Psicanalista, não tem obrigação de se filiar a qualquer órgão público. O Psicanalista não é subordinado a qualquer órgão de fiscalização profissional.
      Conselhos são criados por leis federais. Se não houver lei criando-os eles não podem existir, pelo menos não terão poder fiscalizador.

      1. Bom dia! Estou muito feliz por ter essa oportunidade, sempre sonhei em ser uma terapeuta. Muito obrigada!!

      1. Boa tarde
        Meu curso de formação é Bacharel em Serviço Social, especialização em Serviço Social e políticas públicas; gostaria de saber se no término desse curso de psicanálise Clínica eu já posso montar minha clínica?

  20. Estou em andamento com o curso, desde já tenho obtido um conhecimento excelente, cada dia mais me interesso pela temática. Recomendo! Curso para vida! Parabéns aos envolvidos.

  21. Deixo aqui meus agradecimentos atodar equip de professores colabradores pesquisadores em fim toda logistica, para poder presta um exelemte trabalho atodos que queram desevolver suas atividades como um profisional na area da psicanalise O Brasil esta precisando de eselentes profisionas nesta area da saude;pastor jose de sousa

  22. Trabalho com crianças, em oficina de artes. O objetivo das minhas oficinas é o desenvolvimento da crianças em vários aspectos. Procuro fazer um trabalho de excelência, buscando sempre conhecimentos e experiências que possam me auxiliar nessa área. Trabalho com jovens e crianças a 20 anos. Gostaria muito de entender a expressão das crianças através da arte, isso significa muito pra mim, pois me ajudará a atendê-lo da melhor forma. Sou formada em Artes Plásticas e pós graduada em Arte Educação. Agora gostaria de saber se posso atuar também como Psicanalista em meu trabalho (particular) e de que forma posso usar esse conhecimento.

  23. Excelente curso oferecido pela IEVI. Concluir o curso formação em Psicanálise, e já obtive o certificado. Sigo fazendo outros. Estou satisfeito!!!

  24. Curso campeão em excelência vale a pena cada parágrafo para quem realmente quer aprender e enriquecer seus conhecimentos.

    1. ola boa noite, eu conclui o meu hoje. voce recebeu seu certificado e credenciais.

  25. Estou concluindo Bacharel livre em teologia é possível que eu faça o de psicanálise!

  26. Muito feliz em ter escolhido o IEVI para fazer o Curso de Formação em Psicanálise Clínica! Conclui essa primeira etapa, hoje, 17 de maio de 2023! Um universo de conhecimentos teóricos e tudo muito bem elaborados para o aluno aprender sem dificuldades! Este curso está sendo um divisor de águas em meu caminhar, para o meu auto conhecimento e para meus propósitos futuros! Pretendo me inscrever no Curso de Formação em Psicanálise Integrativa, enfim, também a de análise e supervisão para atuar com precisão! Deus me ajude em todas as etapas, pois este é o ambiente (virtual EAD) certo! Gratidão ao site e todos os envolvidos nessa missão!

  27. No contexto da psicologia, o ego além de fazer parte da personalidade humana, está mais relacionado ao caráter ou seja, a forma como a pessoa se comporta ou pensa.

  28. quero parabenizar toda equipe pelo farto material que envolveu esse curso, abrindo o entendimento, sobre o psique e as varias faces de cada individuo, parabéns

  29. Sou brasileira mas moro na Argentina então não pago impostos no Brasil. Só tenho numero de registro que me derão no cartório e número de passaporte. Com estes números posso obter a credencial de psicanalise clínica ou não são os requeridos?

  30. Show, vou aproveitar a oportunidade e me matricular para aprender mais sobre o ser humano.

  31. Anteriormente eu tinha receio de estudar psicanalise ou qualquer curso que fosse voltado para mente humana, pois via como algo muito complexo. Mas agora, percebo que minha mente simplesmente estava bloqueando algo que hoje vejo como uma matéria bem interessante e prazerosa.

  32. Sonhar e realizar o meu sonho de ser psicanalista clinica, é muito bom. Glorias a Jesus!

  33. A 5 anos estudo psicanálise e agora terminei este curso e pretendo atuar .
    Este curso me ajudou bastante , pois já trabalho na área social com publico evangélico como Pastor e agora terei oportunidade de agregar um ao outro quando necessário.
    Grato a Deus e ao instituto.

  34. Eu estou fzendo este curso. Sou Terapeuta Holístico e a Psicanálise é uma áarea a qual sempre quiz atuar

    1. Pelo visto Freud nos apresenta, como na alegoria da caverna de Platão, que nosso eu verdadeiro e o mundo real é o inconsciente… Já aquela ideia da vida na qual nos manifestamos é apenas uma fração do todo… E o conflito entre estas crenças causam os problemas psíquicos na humanidade.

  35. Achei interessante e resolvi me inscrever fiz Curso de Terapeuta e quero agregar.

  36. Estou gostando muito do curso de formação em psicanálise. Porém, estou tendo que ler no próprio site. Queria baixar (download) pelo menos os e-book, para imprimir e reler várias vezes. Aprendo mais no papel, do que na tela do celular (ou computador). Tem alguma botão, para o download?

  37. Esse curso tem apenas a parte teoria e a avaliação. Mas e a parte de clínica supervisionada? Como fica pra prática?

  38. Pelo visto Freud nos apresenta, como na alegoria da caverna de Platão, que nosso eu verdadeiro e o mundo real é o inconsciente… Já aquela ideia da vida na qual nos manifestamos é apenas uma fração do todo… E o conflito entre estas crenças causam os problemas psíquicos na humanidade.

  39. Estou amando o curso, tem qualidade, e a plataforma é excelente.Os estudos são rigirosos e transnitem nuito conhecimento. Recomendo esta conceituada Instituição.Farei outros cursos.Tenho 65 anos, sou formada em Letras Português/ Inglês e respectivas Literaturas.Tenho pós-graduação em Gestão e Supervisão(360h), Teoria Literária(360h)(Tutoria no Ensino EAD(360h), Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar (660h) e estou cursando a formação em Psicanálise Clínica

  40. Já conclui o curso psicanalise clinica breve requisitarei o certificado e credencial!

  41. Hoje concluí este curso de “Formação em psicanálise clínica”,que me agregou muito conhecimento, pois possui um
    ótimo conteúdo, metodologia. Agradeço, primeiramente, a Deus por me permitir a isso e ao IEVI por proporcionar conteúdo tão rico e organizado numa plataforma muito bacana. Já solicitei meu certificado.
    Gratidão!!!

  42. Já participei de vários cursos, com certeza esse está entre os melhores, ainda estou no inicio, mas já estou impactado com o conteúdo, estou na primeira etapa A origem da psicanálise.

  43. Comecei o curso a dois dias. Realmente está né surpreendendo muito.
    Sou Antropologo.
    Tenho especializações em: Neurociência. Neurolinguística. Neuropsicologia e Psicologia Organizacional. O curso de vocês é excelente. Parabéns.

  44. A psicanálise nos mostra como resistir os traumas vivenciados, por meio de um sentimento bom, ela nos cura.

  45. Quero deixar aqui o meu agradecimento ao Instituto Videira pelo curso que realizei. O formato do curso, o poder fazer e pagar apenas o certificado e a credencial… foram fundamentais para que eu conseguisse conclui-lo e, com isso, realizar um sonho.
    Muito obrigada!

  46. Recomendo este curso. O programa está muito bem pensado e organizado. A plataforma é bem amigável e, sobre tudo, a orientação pelo zap é rápida e muito cordial. Estou feliz com meu certificado. Nào tive problemas para solicitar nem para pagar pois o soporte estava sempre disponível. Apenas conclui o pagamento me mandaram o certificado. Obrigada!

  47. A psicanálise é uma abordagem intensa, que com o decorrer do tempo o paciente consegue transferir suas emoções ao terapeuta. Esse curso está me proporcionando fazer uma autoavaliação da minha vida.

  48. Olá, gostaria de fazer o curso, poderei atuar como psicanalista clínica? Gostaria de saber como faço o estágio supervisionado, se vocês nos colocam para fazer? Como é? Quero abrir meu consultório. Ninguém tá respondendo o WhatsApp.

  49. Excelente curso. Ótimo material. Bem objetivo e bastante rico em conteúdo. Parabéns à IEVI

  50. Curso muito bom, com informações uteis e direcionadas para a formação em psicanálise clinica, além da forma didática ágil preconizado pela moderna pedagogia.
    Parabéns a equipe

    1. Boa tarde, meu nome é Laura, sou de Canoas/RS, estou começando o curso hoje, espero conseguir alcançar meus objetivos ao me matricular no curso, ou seja conhecer o pensamento freudiano.
      E sua aplicação no tratamento dos pacientes. Portanto, vamos começar..

  51. “Que a luz que nos guia , seja mais forte que a luz que nos cerca “

  52. FIZ O CURSO E SALVEI TODO MATERIAL É MUITO IMPORTANTE PARA LEITURA E TIRAR DUVIDAS, O CURSO É BEM COMPLETO PARA QUEM REALMENTE QUER FAZER PSICANÁLISE O MATERIAL E MUITO BOM.

Os comentários estão fechados.