-
A Origem da Psicanálise
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Identificar o contexto no qual Sigmund Freud desenvolveu a Psicanálise. Reconhecer os conceitos de consciente, inconsciente e sublimação. Relacionar a Psicanálise à sociedade e à cultura.
-
Princípios da Imagem Pessoal
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Definir imagem e constituição do eu a partir da teoria psicanalítica. Explicar a imagem e a representação social do eu a partir da psicologia social. Relacionar corpo com identificação e imagem, com foco nos princípios da psicanálise para a constituição psíquica e existencial do sujeito.
-
Conceito do Eu e da Personalidade
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer o processo de constituição do eu a partir dos estudos freudianos. Definir personalidade e psicanálise. Identificar as principais características do id, do ego e do superego.
-
Escolas da Psicologia: Psicanálise e Behaviorismo
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Conceituar psicanálise com base nos trabalhos de Freud, Melanie Klein e Lacan. Definir behaviorismo. Descrever a natureza experimental do behaviorismo.
-
Literatura, Psicanálise e Filosofia
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Descrever a relação entre Literatura, Psicanálise e Filosofia. Reconhecer os limites da Filosofia e da Psicanálise em relação à estética literária. Interpretar obras literárias sob o viés psicanalítico e filosófico.
-
O Ego e os Mecanismos de Defesa
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Definir ego e as funções do ego segundo a psicanálise freudiana. Descrever os mecanismos de defesa. Explicar como se dá a identificação para inserção do sujeito em um grupo a partir de sua constituição psíquica e social.
-
Relação Compreensiva e a Relação com o Real
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Apresentar os registros do imaginário, simbólico e real do campo da Psicanálise. Relacionar os três paradigmas da imagem com os registros da Psicanálise. Interpretar a imagem como representação ou aproximação do real.
-
Principais Matrizes Teóricas da Psicologia Social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Identificar as representações coletivas de Durkheim, mentalidades primitivas de Lévy e as representações de Moscovici. Analisar as influências psicanalíticas, como a teoria das massas de Sigmund Freud e o inconsciente coletivo de Carl Gustav Jung. Reconhecer a dimensão empírica e raízes metodológicas da psicologia social psicológica, psicologia social sociológica e psicologia social crítica.
-
CERTIFICADO

Na prática ela constitui, assim, um olhar sobre aquele espaço, tempo, sociedade, sujeito e realidade.
Na pratica o olhar na foto e a correria de uma grande cidade com carros velozes e pessoas comendo, esta e a realidade de uma grande cidade.
Essa foto mostra dês da beleza da cidade cotidiana a uma boa pedalada de bicicleta, o esporte e algo espetacular todos deveria experimentar essa boa prática .
Exato, lembrando que podemos fazer uma leitura da imagem e ter uma percepção subjetiva. Tudo vai depender do seu referencial
Um momento registrado por um fotógrafo de uma pessoa no seu cotidiano passando e rotina ,estilo de vida ,ocupando sua posição do eu na simplicidade de uma vida moderna,cada um ali ocupando seu espaço enquanto indivíduo de uma vida normal,o ambiente ,a cena do eu em um cotidiano ou estiliy normal
Podemos concluir, então, que a fotografia nunca irá retratar uma realidade nua e crua (que nem sequer existe de fato), mas uma realidade interpretada, inventada, tanto pelo próprio fotógrafo, quanto pelo espectador.
A fotografia, como qualquer outra forma de representação e, de linguagem produz um hiato em relação à realidade. Cada imagem produz uma sequência que comporta um aquém e um além do visível e do que pode ser representado, cuja toda significação só pode ser encontrada a posteriori.
Verdade. Um fotografia diz muito sobre um lugar, sociedade, pessoas ,comunidade, sujeito e tempo.
retrato da vida cotidiana.
Concordo com a Luiza e quero acrescentar que observo uma critica quanto preservar o meio ambiente da poluição utilizando o meio de transporte, bicicleta.
Está imagem representa um jovem mesmo indo para seu trabalho de bicicleta não perdeu a ternura de passa pela cidade ,e observa a bela natureza
Está imagem mostra um rapaz arrumado de bicicleta indo para seu compronisso ,mesmo com sua correria teve um olhar para a beleza da natureza .
Aqui se abre a um processo interpretativo no recorte real em um panorama subjetivo. Vários objetos se apresentam simultaneamente, porém o recorte temporal nos traz a possibilidade interpretativa, onde cada olhar se traduz em uma verdade pessoal e única, como é, cada sujeito, significado na prática psicanalítica.
Na Prática,o olhar da pessoa atenta que estava se passando na rua,um homem de terno andando de Bicicleta,as pessoas sentadas comendo algo no bistrô,o carro passando um pouco apressado.mostrando um pouco do dia a dia em uma cidade.
A imagem reflete a essência do homem imerso na cultura na sociedade. Por outro lado podemos ver a simplicidade da vida no seu curso natural registrada e eternizada neta foto.
A fotografia nos traz a representação do real com o imaginário, a imagem citada nos faz interpretar sobre a realidade, o tempo¨ ele parece apressado ao andar na bicicleta, o visual a sua volta, ou seja um cenário registrado com muitas releituras para dar sentido o pós-fotográfico está para o simbólico.
A fotografia mostra uma realidade em um momento especifico, que traz algumas imagens, e também algumas interpretações. A figura do homem na biclicleta por estar mais proxima nos chama mais a atenção, no entanto se observarmos ao fundo da imagem veremos outra situação alheia ao ciclista acontecendo. Em fim, uma foto com várias leituras.
Alem da realidade do dia a dia, essa foto mostra a pressa de uns e comodismo de outros , sentados confortavelmente no bistrô alheio a vida de um ciclista trabalhador, a fotografia mostra mesmo desfocada a visão que alguns que pode dar a pre-fotográfico levando para o imaginário. quem será essa pessoa ?
A imagem e a essência do homem na cultura moderna.
A imagem trás o retrato da vida moderna e sua real realidade.
A imagem mostra um homem indo ao trabalho ou quem sabe voltando, um emprego na área administrativa? Jurídica? Bom o que sabemos é que deve ser um emprego mais sério e formal pelo terno e a bolsa lateral. E o uso da bicicleta, evidência o homem pós moderno, que prefere a bicicleta do que um carro, a sutileza da bike a velocidade de uma moto. Pelo local onde aparenta apenas um carro ao fundo apresenta-se um local calmo.
Em suma o homem na bike pode estar bem rápido e apressado ou apenas é a câmera que é ruim de captura. Porém ao fundo um grupo de amigos socializa normalmente e assim segue a vida….cada um no seu cada um
A imagem é a porta para o inconsciente do homem moderno.
Mexe com seu inconsciente,ativa seu imaginário e trás a tona sua realidade.
A credibilidade faz parte de uma construção social, coletiva. Dito de outro modo, os elementos usados para construir uma mensagem visual como real podem ser interpretados de forma diferente por outro grupo social. Assim, enquanto um confere uma modalidade alta àquela mensagem, outros podem atribuir uma baixa. Se aprofundar no estudo sobre o homem, o olhar e a visão dentro de um mundo permeado por imagens.
A fotografia, nos mostra que a imagem pode ser distorcida dependendo da visualização, devido estar em movimento.
Se tirada de outro ângulo, ela se torna diferente.
Mas a imagem pode ser copiada e rememorada.
A imagem traz em si o real e o imaginário pelo fato de não haver nitidez na fotografia , fica sob a idealização de cada um que reflete sobre o que vê.
A fotografia remete ao imaginário por levar a quem visualiza interpretar tirando conclusões, mas também temos uma imagem real
A fotografia trás registro da realidade daquele momento .
A fotografia retrata a realidade do momento
A imagem mostra o retrato da vida moderna.
A fotografia retrata a realidade do momento, e ao mesmo tempo pode sofrer distorções remetendo ao imaginário.
O olhar sobre uma imagem, é unica, singular. Cada pessoa vê e interpreta de uma forma, baseado na percepção e sentimentos que possuem.
A imagem reflete de forma que se torna uma real foto baseado numa imagem.
A imagem retratar um homem indo trabalhar de bicicleta, buscando assim ter uma vida mais saudável, uma vez que, muitos não tem tempo para praticar atividade física. Vale destacar que a imagem em destaque é apenas um fragmento da realidade, a realidade é um eterno devir, e está em constante transformação, recebendo influência da cultura, economia, política etc., a vida é movimento.
Uma simples imagem pode refletir o dia a dia de uma população como hábitos comportamentais.
A imagem refere-se à figura ou semelhança de algo que serve para impressionar a mente, pois ela permite um estímulo visual congelando os instantes.
A imagem reflete a essência do ser. Pelo outro lado vemos uma simplicidade da vida do seu jeito natural e moderna.
– Qualquer situação é fundamental uma análise criteriosa.
ESPAÇO TEMPO SOCIEDADE SUJEITO REALIDADE
A imagem (fotografia) reflete o cotidiano de um indivíduo na sua realidade, juntamente com a separação de tempo, espaço e sociedade real em que está inserido.
Há uma necessidade de se ter cuidado ao observarmos uma imagem,e a partir dela construir qualquer informação,pois o mesmo necessita da informação real e verdadeira.
A paisagem é transformada e registrada em imagem pelo fotógrafo que a visualizou. Para isso, ele escolhe um ângulo, identifica a luz, estabelece um corte e aquela paisagem avistada é congelada sob um ponto de vista único. Essa mesma imagem, depois de apresentada aos outros, revelará, também, novos pontos de vistas sobre a mesma, num processo infinito. As imagens surgem na nossa psique antes das palavras. Registramos o que vemos e sentimos, antes de conseguirmos nos expressar. O inconsciente é constituído assim, da representação dos afetos e percepções que ainda não podem ser traduzidos e elaborados verbalmente. Quando a elaboração começa a acontecer, recalcamos, eventualmente, essas representações da realidade.
A fotografia, como qualquer outra forma de representação e de linguagem produz um hiato em relação à realidade. Cada imagem produz uma sequência que comporta um aquém e um além do visível e do que pode ser representado, cuja toda significação só pode ser encontrada a posteriori.
É notado que o meio e forma de como ter uma observação ou ideia do sejeito em seu espaço,tempo,cultura e sociedade tem suas espectativas e anseios que si deferem entre si proporcionando vários atenuantes que venham a construir a personalidade do suheito em seus aspectos gerais.
A fotografia tem o poder de representa o momento vivido como a tristeza, alegria, guerras, a luta pela sobrevivência. Mais do que registrar momentos, ela tem o poder transmitir mensagem, conta historia e levam a importantes reflexões.
A realidade não se sustenta, não cabe, não se submete a qualquer registro que a torne estática. O mesmo entendimento pode ser aplicado à noção de Verdade, já que qualquer versão expressa a respeito de qualquer panorama, fotografia, cenário ou contexto sempre será incapaz de conferir absoluta condição de a sustentar como única.
Podemos observar que uma mesma imagem pode representar varias coisas para cada espectador. Cada indivíduo irá enxergar o que mais te representa ou chama a atenção na imagem.
Podemos observar que uma mesma imagem pode representar varias coisas para cada espectador.
A fotografia revela um dado momento. Isso é uma faceta do indivíduo. Mas a vida não é estática, por isso a fotografia é somente um recorte de um grande todo chamado vida.
Acredito que todo paradigma fotográfico tem seu tempo e espaço, bem como estará relacionada a uma cultura, meio social, momento histórico, o sujeito a realidade etc. No caso desta imagem fica claro o cotidiano de um trabalhador com hábitos mais saudáveis, os hábitos das pessoas que fazem uso daquela cidade, a foto borrada que para uma dimensão que pode ser menos real do que parece, visto que cada uma pode interpretar esta parte de forma diferente, o que mudaria quase tudo. Este homem está chorando ou sorrindo? Quem está no ônibus revela o que? Sem estar borrada qual seria o real da imagem?
A fotografia, embora seja uma captação estática, ela representa de forma aprofundar várias nuances do contexto cotidiano no qual está inserida.
Quanta coisa pode ser real, o homem de terno pode naõ estar indo trabalhar, as pessoas no bistrô pode estar em horario de almoço, pode não ser moderno e sim estar em uma cidade pequena.
tudo depende da identificação de quem olha a foto.
A imagem registra e representa o cotidiano do rapaz que está montado na bicicleta e um pouco sobre a cultura, os costumes e o dia a dia do local retratado.
As imagens falam ,podendo ser real ou não, como no caso dessa imagem que é uma montagem ,mas passa uma mensagem ,tem um objetivo a ser alcançado ,a mesma reflete tempo, estilo e espaço do ocorrido ,baseado no contexto possui varias interpretações que depende muito de quem vê, da vivência do histórico de vida de quem interpreta .Porem houve uma comunicação , objetivo alcançado.
São tantas as ideias que se forma daquela imagem que acaba se tornando uma infinidade, pose ser para chamar a atenção da sociedade ,para um problema que está ocorrendo na via com o cidadão ou um propaganda bem visto ,tudo por uma imagem que reflete todo o seu entorno
A fotografia pode possuir grande significado do ponto de vista psicanalítico. Ainda que um momento seja registrado de maneira despretensiosa, uma leitura aprofundada é capaz de revelar aspectos relevantes na imagem.
A foto traz consigo a intensão do fotógrafo ao registrar aquele momento onde os personagens fazem parte de uma sociedade atual.
Todo comentário é subjetivo ao olhar do fotografo, visto que ela trás uma simbologia do que é real ou imaginado.
a fotografia nos faz analisar uma vida de vários ângulos conforme o mostrado
A Foto representa um fato presente. Mas que pode ser um gatilho a elemento passado !!!!! A Foto ajuda a representar o que gostamos. Vamos usar a foto da bicicleta ? Quem colocaria a Foto de uma bicicleta na parede ? Quem ama pedalar. Mas e se andar de bicicleta foi um evento muito apreciado em Mae e Filho. Sao tantas, mas tantas imagens que podem ser objetivas pra alguns e subjetivas pra outras.
A imagem trás a realidade e ativa o seu imaginario.
Na prática, a fotografia abre um leque de possibilidades ao expectador, que de acordo com sua cultura, ótica, conceitos, influências sociais, poderá interpretar de muitas formas e relacionar ao que conhece no seu mundo individual.
a imagem sempre tera uma mesagem para transmitir ao seu expectador agora e sempre bom levar em consideração a expectativa e percepição de quem observa
Uma foto sem esta nítida, mas apesar disto trás a realidade e ativa o nosso imaginário
A fotografia traz a imagem do momento que muitas vezes não é real
A foto apresenta a observação de um todo e ao mesmo tempo, espaço, apresenta opções seletivas para quem a observa, repara, reconhece, alinha pontos seletivos para uma construção de uma narrativa real, imaginária e simbólica na imagem fotográfica.
Na prática o que se observa na fotografia e o retrato de uma pessoa inserida na sociedade onde está faz algumas opções que podem ou não ser seguidas por outros como se deslocar para o trabalho de bicicleta. É um momento daquela realidade social o qual por ser único com o passar do tempo poderá ser outro como por exemplo uma pessoa se deslocando para o trabalho com um veículo elétrico. Afinal a cada momento a sua própria realidade.
Esta imagem me remete à citação citação do filósofo Heráclito de Éfeso; “Ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio, pois quando nele se entra novamente, não se encontra as mesmas águas, e o próprio ser já se modificou…” Dificilmente se fotografa a mesma imagem real duas vezes. O pós-fotográfico desta prática, aliado às três mensagens (as três visões) do autor do texto nos faz refletir sobre como nosso id tem a visão daquilo que nós, seres humanos, gostariamos que se tivera.
Dificilmente se fotografa a mesma imagem real duas vezes. O pós-fotográfico desta prática, aliado às três mensagens (as três visões) do autor do texto nos faz refletir sobre como nosso id tem a visão daquilo que nós, seres humanos, gostariamos que se tivera.
Ilustra a cultura da sociedade fotografada e a vida do sujeito.
A fotografia não estando nítida, cada pessoa pode interpretar de uma forma imaginaria.
A imagem de configura em algo real e singular, identificado pela condição de tempo e espaço diante de uma única posição.
A maior reflexão na verdade é que através de uma mesma imagem, podemos ter diversos pensamentos ao respeito do que se vê, sendo assim, para refletirmos o que pode ser Real ou Imaginário, dependerá do prisma de quem observa, ou fez a imagem e, qual mensagens ou interpretação ele queria relatar.
A a seguir reflexão na verdade é, que através de uma mesma imagem, podemos ter diversos pensamentos ao respeito do que enxergamos, sendo assim, serve para refletirmos que, através de uma imagem podendo ela ser Real ou Imaginário, dependendo do prisma de quem observa, ou fez a imagem e, qual mensagens ou interpretação ele queria relatar, porque cada um poderá exerga-la de uma prisma diferente.
A imagem traz algo real mais real, pois descreve algo em sua situação naquele momento, não algo pré meditado, e sim algo do dia a dia, podendo haver várias interpretações da mesma.
A intencionalidade do autor também pode influenciar a interpretação da imagem. Se o autor é um fotografo profissional, a imagem pode ser vista como uma apresentação artística do movimento e da dinâmica da bicicleta. A subjetividade do espectador também é um fator importante na interpretação da imagem. Cada pessoa pode ter uma interpretação diferente da imagem dependendo de suas experiências, emoções e crenças pessoais.
A representação da imagem na fotografia carrega a visão, intenção, clima, ângulo do fotógrafo, o resultado da imagem, cada pessoa pode ter suas observações, a forma como eu vejo e o outro vê é fundamental.
Uma imagem pode ser descrita de várias formas, que ele está correndo… que parou bruscamente…
A foto descreve a visão que quera interpretar.
Na prática a imagem fotografica embora seja o registro de uma realidade e traga riquíssimos elementos a serem observados e explorados pelo observador que o faz, ainda sim, é um momento estático e que registra aquele momento. O que deixa se ser dinâmico, mesmo trazendo informações sobre a cultura, economia, comportamento dos indivíduos etc .
Na pratica, a imagem mostra a “correria” do homem moderno no seu ir e vir.mostra a rotina dele cultural e economica.
Cada pode imaginar o que quiser com essa imagem, de acordo com o seu objetivo.
A imagem apresentada, ao mesmo tempo em que retrata o real, também estimula o imaginário que resulta na interpretação da mesma. Essa interpretação difere em alguns aspectos de pessoa para pessoa, de acordo com o conhecimento da realidade que possuem.
A ideia de que a imagem fotográfica funciona como uma forma de representação e linguagem.
De primeira impressão, passa a imagem de um homem indo para o trabalho, na correria urbana, porem a imaginação pode ir além, com essa fotografia
A figura do homem na bicicleta por estar mais próxima evidencia mais, no entanto ao fundo temos diversas imagens também interessantes.
a imagem em sim trouxe curiosidade , e ao mesmo tempo um interesse em observar aquilo que ela simboliza de forma mais proxima de si, o mesmo que esta fora observando se identifica com o objeto simbólico interpretado por ele , ou o observador queria fazer parte .
A fotografia mostra um jovem em sua rotina costumeira, relacionada a vida social, trabalho, ou seja a vida real do indivíduo.
O fotógrafo consegue mesmo que de uma forma corriqueira , transmitir o dia dia de um indivíduo.
na pratica é diferente , a curiosidade a atenção e o interesse no que observa.
A fotografia é uma forma de registrar momentos da vida das pessoas, mas que mostra apenas uma situação superficial e não todo o contesto que uma pessoa está inserida no tempo, espaço, voltado para ações e pensamentos diversos que temos todos os dias.
A imagem e registra algo real mas que esta um pouco embaçada , mas que também ao fundo apresenta outras imagens , que pode ser interpretada de varias formas depende de cada pessoa.
A imagem possivelmente foi tirada por um fotógrafo profissional.
Talvez fez parte de revistas e livros.
Precisa ser identificada se é uma foto real ou montagem.
Possivelmente era bem real.
Pode se tratar de uma foto de outro país.
Ou é algum turista.
A fotografia nos traz elementos bastantes expressos da cultura atual. A começar pelo apelo do traunseante de ir trabalhar de bicicleta, refletindo assim a preocupação da sociedade atual com a saúde e o bem está, incentivando a mobilidade urbana a ser feita com o tom da preocupação da saúde mesmo ao ir ao trabalho diariamente. Outro ponto que destaco é a cultura do vestir-se com estilo para o trabalho denunciando o bom gosto e a preocupação com a aparência, e também se baseando na roupa do trabalhador da foto podemos inferir que se trata de um meio ambiente de clima moderado a pouco frio. A fotografia traz o olhar do fotrografo parado na via, enquanto outras pessoas vai e vem para seus afazeres. Pelo olhar d fotografo se percebe a cidade urbana e bem cuidada.
Certo
A foto retrata a realidade, tempo, sociedade, cultura, geografia de um tempo contemporâneo. Se o fotógrafo quis imprimir uma realidade de correria dos centros urbanos, ele colocou de forma assertiva, sob diversos aspectos, trânsito, movimentação diurna, pessoas, sinalização, ruas, encontros etc.
a Fotografia representa um momento real e registra uma parte da história a qual esta sendo retratada.
Perspectiva e ponto de vista, ou seja, a forma como a imagem é capturada e apresentada pode influenciar a percepção de sua realidade. Como dito, ela representa, assim, um olhar sobre aquele espaço, tempo, sociedade, sujeito e realidade.
Pode se concluir que uma imagem capturada de uma pessoa indo para o trabalho, mas que não se sabe o certo de que se trata, poiis é apenas uma imagem e a única coisa que pode se afirmar é que está movimento. Portanto, nem sempre é uma imagem é necessariamente o que quer mostrar e muito menos transmitir para que está vendo.
O Paradigma desta imagem está para o real, no sistema quali-signo seguida do sin-signo e legi-signo motivando o imago, a sensação e credibilizando no espaço, tempo e cultura desta pessoa fotografada o momento, que dito no texto terá sua continuidade mas que parada nesta expressão do fotógrafo captou a imagem real e probabilzou todo um contexto e movimento de quem a ela possa contemplar.
A fotografia reflete um homem indo para o trabalho, pela luz do dia, numa cidade que parace ser pequena, bonita, limpa e organizada..Parece ser em outro país. Não aparenta ser de outra época. Em frente observa-se um bistrô, onde pessoas devem estar tomando café.
A fotografia está registrando algo que foi real ,nos levando a imaginar como são as pessoas da época, cultura,sociedade e muito mais. A fotografia nos faz viver momentos que jamais poderão se repetir.
A fotografia ou a imagem registra o olhar sobre o momento, sobre o espaço e sobre um tempo que nao se repetirá
Muito interessante observar que uma imagem não mostra apenas os elementos figurativos presentes nela mas também toda a realidade contextual que juntos eles trazem. Ainda mais interessante saber que essa realidade pode ser tomada de maneira diferente dependendo do olhar de quem a observa.
NA PRATICA ELA CORRESPONDE UM OLHAR QUE NÃO SE REPETIRA SOBRE AQUELE EXATO MOMENTO ,PESSOA, LUGAR , TEMPO E SOCIEDADE
a fotografia reflete a agitação de uma cidade grande moderna, onde pessoas ainda optam por transitar em transporte mais saudável sem contribuir com a poluição. Assim como há pessoas em seus carros na correria de suas tarefas cotidiana. Mas também no transmite que um executivo ou ate mesmo uma pessoa que trabalhe com roupas mais sociais não possa andar de bicicleta.
Nessa imagem, conseguimos interpretar a rotina na qual essa pessoa vive, os trajes, a cidade em seu redor, e o meio no qual está inserido.
é incrivel pensar que uma imagem é capaz de transmitir diversas percepções e conclusões, que em muitas vezes não são de fato reais, mas o fato da imagem ser capaz de registrar um momento, ele se torna único e passivel de diversas interpretações, sendo reais ou não.
Me remete à vida de cidade grande, onde o trabalhador está usando de um veículo que não faz mal ao meio ambiente para ir ao seu trabalho, visto que ele está de terno.
As possibilidade de significação são múltiplas nesta imagem. Aqui, destaco três: a sofisticação da contemporaneidade, a preservação do meio ambiente por parte das iniciativas ambientalistas (uso da bicicleta para trabalho) e o contexto de rapidez dos transportes, tendo em vista que a foto foi tirada no trânsito. Esse contexto do trânsito pode simbolizar a realidade multitarefa das pessoas que possuem mais de uma função entre papéis sociais ou coorporativos .
A imagem expressa a realidade do ser, passa uma mensagem mais real.
A imagem expressa a realidade do ser, passa uma mensagem mais real. No caso de uma fotografia reflete o momento do cotidiano da pessoa, muitas até mesmo o seu estilo de vida,
Não sabemos ao certo o que o fotógrafo procurava relatar através dessa fotografia.
Mais aos meus olhos ela representa o todo de um cotidiano em uma cidade começando o dia.
Vida do dia a dia ou seja cotidiano
A fotografia imprime o que é, pode ser ou seria, retrata e eterniza, denuncia, recorda, destrói e eleva…
conforme o proposta a análise deve ser feita a partir do ‘meu’ real, sendo assim a foto me traz o romantismo de um homem indo ao encontro de sua amada, com um buquê de flores na garupa… correndo de fato para não perder um minuto do prazer desfrutado ao lado de quem se ama… ao cair da tarde, hora apropriada para um encontro… pessoas no bistrô… isoladas da preocupação, em busca de diversão e companhia.
Na bicicleta, mas podia ser de carro, moto ou a pé… sem ainda tirar aroupa apertada imposta por uma sociedade cheia de plaquinhas e rótulos… mesmo assim a ternura insiste em dizer que não se trata do terno e sim do colorido da flor…
Eu acredito que denota a realidade do ser humano dos dias de hoje: prisioneiro do tempo, limitado pela necessidade de que tudo ser tornou urgência, deixando de lado o conceito de prioridade.
A fotografia representa a imagem nota-se um dia do cotidiano de qualquer pessoa em uma cidade grande acontece várias coisas simultaneamente mas o que chama atenção é um homem de terno andando de bicicleta a mensagem que é possível vestir elegantemente usando uma bike para trabalhar o modernismo e conscientização do meio ambiente menos carros nas ruas causando poluição.
A interpretação desta foto fica a critério de cada um , com sua percepção aos detalhes e que pode ter várias interpretações entre o saber, o imaginário, o simbólico e o real.
Reflete a correria do dia a dia , onde as pessoas não conseguem ter tempo para fazer as coisas com tranquilidade, nem mesmo parar para comer. Isso reflete oq vivemos no nosso dia a dia nas grandes cidades.
Essa imagem mostra um cenário urbano no aspecto agitado do cotidiano.
A imagem é uma caracterização do viver do dia dia de um povo trabalhador que usa seu veiculo como forma de lazer e trabalho, que admira a vida ao redor que ama a cidade que vive e que o olhar do fotografo denota uma liberdade, mesmo que através de um flash, fala muito, tanto para quem vê, viu e verá a imagem propriamente vista.
A imagem fotográfica mostra um olhar sobre aquele espaço, tempo, sociedade, sujeito e realidade. Ela representa as pessoas no seu dia a dia. Na imagem é possível perceber que se trata das primeiras horas do dia, onde uma pessoa em uma bicicleta apresenta aspectos de estar indo em direção ao trabalho, como também um bistrô, ambiente geralmente com atmosfera intimista e acolhedora, permitindo às pessoas um clima de socialização. Ao fundo é possível perceber um táxi a passar. Enfim, a imagem mostra elementos culturais, sociais e econômico, marcando o tempo de uma região urbana em uma única imagem. A imagem por si só, fala mais do que se pode ver.