-
A Origem da Psicanálise
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Identificar o contexto no qual Sigmund Freud desenvolveu a Psicanálise. Reconhecer os conceitos de consciente, inconsciente e sublimação. Relacionar a Psicanálise à sociedade e à cultura.
-
Princípios da Imagem Pessoal
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Definir imagem e constituição do eu a partir da teoria psicanalítica. Explicar a imagem e a representação social do eu a partir da psicologia social. Relacionar corpo com identificação e imagem, com foco nos princípios da psicanálise para a constituição psíquica e existencial do sujeito.
-
Conceito do Eu e da Personalidade
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer o processo de constituição do eu a partir dos estudos freudianos. Definir personalidade e psicanálise. Identificar as principais características do id, do ego e do superego.
-
Escolas da Psicologia: Psicanálise e Behaviorismo
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Conceituar psicanálise com base nos trabalhos de Freud, Melanie Klein e Lacan. Definir behaviorismo. Descrever a natureza experimental do behaviorismo.
-
Literatura, Psicanálise e Filosofia
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Descrever a relação entre Literatura, Psicanálise e Filosofia. Reconhecer os limites da Filosofia e da Psicanálise em relação à estética literária. Interpretar obras literárias sob o viés psicanalítico e filosófico.
-
O Ego e os Mecanismos de Defesa
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Definir ego e as funções do ego segundo a psicanálise freudiana. Descrever os mecanismos de defesa. Explicar como se dá a identificação para inserção do sujeito em um grupo a partir de sua constituição psíquica e social.
-
Relação Compreensiva e a Relação com o Real
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Apresentar os registros do imaginário, simbólico e real do campo da Psicanálise. Relacionar os três paradigmas da imagem com os registros da Psicanálise. Interpretar a imagem como representação ou aproximação do real.
-
Principais Matrizes Teóricas da Psicologia Social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Identificar as representações coletivas de Durkheim, mentalidades primitivas de Lévy e as representações de Moscovici. Analisar as influências psicanalíticas, como a teoria das massas de Sigmund Freud e o inconsciente coletivo de Carl Gustav Jung. Reconhecer a dimensão empírica e raízes metodológicas da psicologia social psicológica, psicologia social sociológica e psicologia social crítica.
-
CERTIFICADO

A imagem pessoal faz parte de cada ser humano.
O eu é tudo que somos e temos. É o nosso corpo, o nosos nome, os imóveis, a inveja, o ódio, o rancor, a maldade, o medo, o prazer, a dor, etc,etc,etc. Tudo isso compõe o eu. A pergunta que devemos tentar responder é a seguinte: qual é a gênese do nosso self?
O Eu
Certo concordo ,faz parte de nossos instintos , emoções boas e más.
Até o séculos 19,20 início do século 21 a igreja tentava impor sobre as pessoas a imagem do eu, eu tenho 1ue ser santo, eu tenho que buscar isso ou aquilo, eu vou pra o inferno se não cumprir isso ou aquilo.
Mas é raro vermos alguém falando do eu devo ser feliz eu devo buscar melhorias, eu devo ir a onde quero, eu devo amar x ou y simplesmente eu.
E um paradigma que deve ser quebrado o eu sendo construído pelo outro e eu mesmo me construir.
Gostei do seu comentário Luiza.
Concordo plenamente.
Verdade! Luiz Fernando, o trabalho da maioria que foram ‘forjados’ os seus, eu, em virtude e por famílias obedientes a igreja…
hoje trabalham duramente, para autoconhecimento em busca de seus verdadeiros valores e escolhas. cheios de dores e vazio existencial.
Basicamente, somos aquilo que percebemos que somos, através de nossos sentidos. Isso seria aquilo que (julgamos que) somos; nossa “imagem pessoal” (o eu).
O nosso auto retrato. Como somos perante nos como seres humanos. E como somos perante a nossa sociedade .
Tudo que somos e a nossa construção sendo ela física ou material.
cada um ser humano tem sua digital mas tem muitos que se parecem nas atitudes e postura por isso temos que cuidar do externo mas ainda mais o interno pois a mossa atitude mental di muito sobre nos
Certo concordo
O eu ,quem é o eu,é uma identificação que cada ser humano tem .na verdade é uma personalidade .
O ego que representa o eu , é um tipo de protetor de imagem , onde ele trabalha nossa consciência no dia a dia para que em tudo que fazemos , fazemos melhor ! E nós da a concorrência do certo e errado de como devemos agir para melhor nos desenvolvermos na vida social , de termos uma imagem louvável perante a sociedade. A imagem do corpo é a principal formação do eu.
A IMAGEM NARCISISTA E QUANDO UMA PESSOA,SE ACHA MELHOR DO QUE A OUTRA,REFERENTE A IMAGEM DE SI E DE OUTREM.
A imagem é muito sustentável na identidade do homen e da mulher , sendo assim a imagem definem como vc é ,mas cada humano usam o seu psiquê para concluir as suas ubjetividades.
Na constituição do sujeito , o corpo é um elemento de fundamental importância do acesso ao mundo subjetivo. A Imagem do corpo
se constitui na imagem refletida sob o olhar do outro como no espelho. O corpo possui abordagens que se diferenciam e que
se complementam na Psicanálise.
Atraves do reflexo no espelho o individuo inicia um julgamento referente a imagem que ele vê. A partir deste momento ele se acha na obrigação de ter um imagem agradavel aos olhos da sociedade. Quando isso não ocorre, seja por qualquer motivo esse individuo pode entrar em conflito consigo mesmo.
Verdade!
A imagem é muito representativa na concepção humana,mas a psique narcisista pode distorcer a imagem da mente humana,criando um descaminho na jornada de uma determinada pessoa.
A imagem representa um eu e tudo que está nele interna e externamente.
Em relação ao narcisismo todo recem-nascido é , pois todos atencao e dada a ele e no momento certo tem que haver o corte senão se formará um indivíduo extremamente egocêntrico.
A imagem é o estado representativo do ser em sua situação real . Demonstrando o retrato de como está o “EU”
A imagem pessoal é aquilo que se é exposto e visto do seu “Eu”
A imagem com relação ao narcisismo todos recém-nascido é, pois todas atenção é dado a ele. A imagem é representativo do ser em sua situação real.
O pecado habita o ser…e pode se manifestar ou não no fazer…mas mesmo que não apareça, não deixar de ser e estar.
A cura não é mágica. É um processo de confiança em fé na justificação e continua por toda a existência. E não adianta ficar cheio de auto-proibições, tipo: não pegues, não toques, não proves e nem bebas. Tais coisas são só “fachada”, mas não ajudam na luta contra a idolatria dos sentidos, a sensualidade.
cada um com sua forma de agir de acordo com seu carater
tambem a cura varia muito com o desenvolvimento pscanaiitico
Segundo a Psicanalize não existe cura – apenas o entendimento do trauma e o convivio pacifico com este através da sublimação
Tudo inicia-se no recem nascido.
Concordo, a forma da concepção influência muito e durante a gestão, os sentimentos da mãe pai e todos em torno, palavras,.sons ambientes que frequentam etc..
A imagem pessoal representa um eu como representação social, histórico e cultural. Conduzindo a um mundo afetivo e simbólico.
Toda imagem relacionado ao nosso eu ,revela características importantes para o desenvolvimento em sociedade e também na cultura a qual o indivíduo está inserido, e dentro dessa imagem há a percepção dele como um todo.
Principalmente na representação narcisista.
O indivíduo narcisista ele nunca permitirá ficar abaixo de qualquer conceito , ele sempre priorizar o seu EU como um todo.
Ótimo estudo aprendizado pra vda inteira
A imagem e algo profundo pois todos as pessoas são criadoras de imagem seja em forma de arte ou da imaginação de qual vae se a forma a imagem que vae ter a criança ao nacer de forma que dempende do ponto de vista de cada um
IMAGEM PESSOAL:
sabemos que, o estudo do corpo na psicanálise é complexo e possui diferentes pontos de Vista, e de abordagens teóricas.
A imagem pessoal, pode-se entender, que começa na concepção, onde o indivíduo, ainda sem a noção do outro, sente a si próprio, sem ainda estabelecer uma consciência de si mesmo e do outro, esta, é a fase narcisista. Suas necessidades biológicas, o faz sentir sensações, prazer das satisfações de suas necessidades. Tudo o que ele sente, é que existe, está ali. Ainda não existe o outro.
A imagem do eu, se formaliza quando seu corpo externo, é projetado frente a um espelho e também quando em contato com o outro. Ele então, entende de forma consciente, ser um indivíduo à parte, separado do outro.
Há muitos pontos de vista, abordados na psicanálise sobre essa questão da construção da imagem, do eu, onde interagem umas com as outras e se completam.
A imagem pessoal, está intrinsicamente ligada a forma como se apresenta o meio para o ser que está sendo gerado, essa imagem começa a ser formada a partir de sentimentos na concepção, vai se consolidando com toques, vozes, ver, fala… o meio ambiente pode gerar uma imagem pessoal harmonizada ou não.
Indivíduo narcisista…
A percepção da imagem pessoal é o que caracteriza o eu. A visão de seu corpo diante de um espelho, segundo Lacan, concede essa percepção de imagem corporal. A partir daí, o aprendizado, limites e processo de linguagem atuam na construção desse eu, o eu social, o eu externo.
Bom dia,
Chegamos ao terceiro modulo, e com o tema importantíssimo, sobre a imagem.
Neste modulo podemos nos aprofundar sobre conceito de imagem do corpo, com abordagem por diferentes visão teóricas, que vai desde de uma aproximação entre a fenomenologia, a psicologia e a psicanalise, com Schilder (1980), com Dolto (1984) sobre a concepção de uma estrutura libidinal para essa imagem.
Observamos que o estudo sobre o corpo na psicanalise é um tema complexo com vários aspectos teórico. Importante também ressaltar o estatuto pulsional do corpo, com sua dimensão imaginaria, e como sua ligação com o Eu e com o narcissimo.
Nas ciencias socias humanas a palavra imagem é usada para indicar uma imagmn mental, ou conjunto e opniões de um grupo social.
o psiquismo humano sob a ótica da psicologia sócial é expresso pelas ideias, o psiquismo humano sob o pressuposto social histórico e cultural.
Em 1978 Leontiev, é no processo de apropriaçao do mundo que se realiza o principal processo de desenvolvimento evolutivo do homen que traz como consequencias psiquicas desenvolvidas ao longo do tempo da história da humanidade.
Em 1985 Berger e Thomas, apresenta a sociedade como uma realidade objetiva, em que o sujeito a interioriza e constroi a sua realidade subjetiva.
Em 1990 Habermans, por meio de seus conceitos basicos sobre a teoria da ação comunicativa, contribiui para o entendimento que a construção dos individuos é favorecida pelos processos especificos e necessários da comunicação na sociedade.
Em 1996 Vygostsky , estudou as funções psíquicas superiores como a atenção, memória, pensamentos, linguagem e conciência , como principio orientador da concepçao social de todos os processos psiquicos.
Conceito e Principios da Imagen Pessoal, tal importancia e tomada em duas vertentes, estado de desamparo motor e estado de desamparo psiquico.
do ponto de vista biológico o desamparo MOTOR temos a constatação da prematuridade do ser humano do seu nascimento, do ponto de vista PSIQUICO , temos um aparelho que não é capaz de deminar o aumento de tensão.
É impressionante como os estudos sobre imagem, apresentam antagonismos entre si, mas ao mesmo tempo complementam-se nos mais variados aspectos e demonstram ser culturais, transculturais, atemporais… desde o narcisismo freudiano ao estágio do espelho doltiano. A criança diante do espelho e sua concepção de imagem (interna/externa), sua tomada de consciência.
Oitro fato importante a ser lembrado é de como p estágio do espelho, é importante no processo de desamparo que o ser humano experimenta ao nascer, e de como a mãe, pai ou responsável, ajudam o bebê e a criança nessa caminhada.
a imagem e´o reflexo pessoal é o reflexo do eu e seu estado interior
A imagem pessoal É um corpo consciente e apresentada de forma estrutural, envolve bem como base parte funcional, erógena o eu a questão da autoestima o aprender lidar com frustrações que surgem por descontentamento da vida que causa retração social da queda do desempenho do indivíduo. Um outro ponto na imagem pessoal e o comportamento de cada ser. E procurar entender como uma pessoa adulta ou criança consegue reconhecer sua própria imagem no espelho até por que a imagem pessoal do eu especuladora e também mediada e vai do interno ao externo. Sendo a questão do espelho ela envolve a questão do consciente e os impulsos de projeção psicológica que conseguimos realizar naque momento em que estamos de diante do espelho o do pensar como os outros nos ver e essa projeção exerce o papel de defesa. Elas podem afetar portanto nossos sentimentos esses podem ser de valorização portanto de forma negativa e positiva . O imaginário esse tido de forma simbólica e que se apresenta por meio da linguagem podendo ter todo um sentido duplo.
ão se depara com todas essas complexidade dita por freud ,lacan ; e dolto o estudo sobre o individuo deve ser de uma dedicação imensa para se ter noção de como funciona toda essa estrutura emocional do individuo
A visão e a imagem que o indivíduo possui de si irá interferir em suas relações com as demais pessoas e também em seus aspectos pessoais. A imagem relevância nos aspectos psicológicos do indivíduo.
A personalidade de cada pessoa é formada a partir dos ensinamentos que a mãe ou responsáveis passam para
A imagem no espelho é a forma que ele se vê a partir daquilo que ele ouve, daquilo que ele vê
A imagem pessoal vem como um olhar do Eu sobre os outros, o mundo, a sociedade.
O modo como nos vemos dentro de uma situação de consciente e inconsciente desde a infância a vida adulta ligada a aspectos psicológicos e comportamentais.
A imagem pessoal é a delineação da imagem reflexa do eu que trabalha na consepção da criação e construção de uma personalidade ímpar conceituada por seus códigos detalhes expressos em sua autoimagem.
a imagem pessoal e como temperamento cada um tem a seu uma boa imagem faz uma grade diferencia
Curioso o ponto sobre a fonética do nome, eu ja sabia, pois sou numeróloga, mas nao imaginava q leria por aqui.
Na Psicanálise, a visão de como sujeito percebe a si próprio, a imagem construída ao longo da vida, pode ser muito importante para o diagnóstico e terapia.
A Representação social se relaciona à forma dos sujeitos sociais avaliarem um objeto e construírem nele um significado, esse significado passa ser reproduzido e compartilhado pelo grupo, atuando no senso comum e se tornando uma regra de comunicação.
A constituição do EU envolve o percorrer da relação EU e o subconsciente, e o estado de desamparo torna a criança incapaz de lidar com abundância de estímulos e é necessário um humano já instituído para auxiliar o que acaba interferindo na formação do EU da criança.
Na percepção consciência com eu na infância, e a inserção na sociedade tem relação direta com o psiqui formado com o auxílio que obteve em seus primeiros estágios
As varias abordagens acerca da costituição da imagen e do eu apartir de Freud, Dolto,Lacan ampliam muito o conhecimento, daqueles que buscam um saber. Compreeender a base de uma idetificação, facilita muito a prevenção e ou eliminação de problemas posteriores. A costituiçao de um eu sádio, envolve respeitosamente cuidado em todas as fases do individuo com base na sociedae em que se esta inserido.
Eu vejo na imagem, cada um fazendo suas atividades usando seu psique …
Desde o nascimento começa tudo, interessante.
rO individuo é um ser em eterna construção. Ao nascer, enfrenta um certo estado de confusão, não distinguindo os limites do seu corpo, nem o que é interno e externo. A construçao de sua imagem corporal se dará apartir da percepção do seu corpo, que é o seu interior, e do mundo externo.
Todos os sentidos têm a sua importância: tato, audição, olfato, paladar e visão. Mas o sentido de maior importância para a construção do eu é a visão, atrás deste sentido se conhece o outro, partes do corpo tem o seu contorno defino e o olhar para si próprio no espelho, olhar para o outro e do olhar do outro, cria-se o que Freud chamou de imagem especular.
E, através desse olhar e dos outros sentidos, o individuo vai construindo a sua personalidade, formando o seu Eu.
A imágem do corpo se define como um reflexo do olhar do outro e contribui na constituição do sujeito.
Toda infância de um indivíduo terá influência para toda vida em relação a sua psique
Saber que tudo está enraizado desde o inicio é uma dádiva e um presente para o autoconhecimento.
Na segunda tópica, aborda-se sobre: “Id”, “Ego” e “Superego”.
ID- Desejos/Libidos recalcados;
EGO- O entendimento do que eu sinto, do que eu quero e do que eu posso ou não deixar acontecer. Diante da visão social e religiosa.
SUPEREGO- Sim ou Não? Certo ou errado?
Quais consequências terei, se permitir que tais desejos se aflorem?
Social/Crenças/Religião.
////////////////////////////////
Para a Psicologia Social: O Ego é o “eu” consciente;
A imagem é o reflexo do espelho, o qual reflete um “corpo”.
Para a representação social o “eu” é caracterizado como: Persona;
Att:
Caroline Val
O ‘Eu” é um todo , corpo físico a imagem que todos vêem , mais tem muito além disso que nos faz único , a Consciência, memória, a forma como cada individuo age , é um conjunto de sentimentos e emoções. É através do desenvolvimento que vai moldando seu ‘Eu” onde vai moldando a sua personalidade, seja ela positiva ou negativa.
Sobre a imagem..Muito complexo . Nos tempos de hoje muito difícil ver uma pessoa que se aceita 100% estão sempre insatisfeitos consigo mesmos ..Se olham mas não se ver…E vão atrás de imitar outros…
Cada um faz a sua imagem conforme seus sentimentos
É como vc ouvir um locutor aí a partir da voz vc constrói a imagem do locutor ,ai a psicologia
A forma como Freud apresenta brilhantemente a constituição do “eu” como personalidade representada, traz a tona o conceito e os principios da imagem pessoal de um indivíduo.
Decisões precisam ser tomadas, e ai compreendemos porque o “ego”, é o agente de controle das decisões e ações considerando as objetivas da realidades de uma sociedade, sendo essa uma ação que surge desde o nascimento
No princípio da imagem a criança ainda não se reconhece como o ser individual .
Atravéz do som da voz da mãe é a única identificação que ela tem com o mundo exterior, até reconhecer a sua própria imagem do eu .
Imagem pessoal..È o que a mente cria e corpo reage..No caso do recém nascido primeiro contato que tem quando chega a esse mundo è com a mãe…Ele a olha e reconhece porque até então ele só a ouvia mas quando a olha a reconhece…E aos poucos o recém nascido irá se adaptando e formando seu eu através dos ensinamentos dos pais..Toda formação psicológica começa no ambiente familiar…
A imagem pessoal se constrói empiricamente. Nas relações com o cuidador o bebê experimenta e desenvolve importantes relações com o seu “EU”. Freud, Lacan e Bolto têm entendimentos complementares que contribuem para a percepção do “Eu”.
Na minha opinião A mudança a influência no comportamento humano começa na concepção desde a gestação, de acordo coma saúde psicológica da mãe e do pai, da influência do ambiente, social, depois do nascimento cem famílias ambiente familiar, envolvendo como crenças e doutrinas que são passada de geração a geração, isso envolvendo no comportamento do ser humano é atrapalha o seu desenvolvimento natural. Problemas de sentimento que passam de geração a geração.
Esse processo da compreensão do eu da identificação, da visão sobre o nosso corpo e imagem é algo que se inicia desde a infância e que para o equilíbrio do nosso psíquico é importante que se pratique o autoconhecimento , trabalhe a autoestima e os traumas e os conflitos emocionais. Na Psicanálise com o estudo analítico terapêutico sobre o inconsciente é uma peça fundamental para a conclusão desse quebra-cabeça.
o homem busca sua identidade pessoal, na imagem de si mesmo.
Acredito que os estímulos externos, desde a concepção tem um peso sobre a identidade, porém, sabemos que há muitos fatores inseridos, e como reagem a tudo.
A imagem é muito representada na idade do homem e da mulher, a imagem define como você é mas cada ser humano usa psique para concluir seus objetivos.
certo momento um homem estava vendo uma grande confusão pessoas jugando seus próximos apontando sempre para o próximo, ele simplesmente disse assim para todos peguem um espelho e olhe para aquela pessoa que está aparecendo no espelho
A imagem pessoal faz parte de cada ser humano.
Uma excelente forma de se conhecer o “EU” é cada um seguir o conselho do Apostolo Paulo em 1 Corintíos 11:28 que diz: Examine-se o homem a si mesmo. Podemos também fazer como na parábola do Filho Pródigo que diz que quando ele se viu na pior situação pelas suas escolhas ele: CAIU EM SI ou seja, olhou para dentro de si, foi rever seus conceitos e valores.
Podemos nos conhecer melhor e saber quem realmente somos. A mente humana é conhecimento diário e infinito.
O que mais me chama atenção é, o eu é algo que todos precisam compreender, o ser humano é aquilo que decide ser, as suas escolhas que vai definir o seu futuro, porém as consequências são inevitáveis, mas no entanto se o homem trabalhar com a sua psiquê seria melhor em tudo, o eu é a ferramenta chave para mudar a história de uma pessoa tanto para o bem quanto para o mal, ou seja tanto para um futuro brilhante quanto para um futuro dramático.
Tudo se inicia na concepção a partir do momento que começamos a interagir com nossa mãe no ventre já temos a sensibilidade e após o nascimento, os cuidados maternais a criança através das próprias percepções interagindo com seus entes queridos (familiares) vão fazendo uma construção do seu eu e até os 7 anos temos uma relação muito íntima com nossos pais que é o complexo de Édipo e de Electra que é muito forte e que vai refletir em nosso futuro como indivíduo construindo a nossa imagem que não deixa de estar refletida pelo nosso passado em toda a nossa vivência como criatura e como ser divino.
O eu é tudo que somos e temos. É o nosso corpo, o
nosos nome, os imóveis, a inveja, o ódio, o rancor, a
maldade, o medo, o prazer, a dor, etc,etc,etc. Tudo
isso compõe o eu.
“O id é a instância inconsciente, sendo o reservatório das energias psíquicas, onde se localizam as pulsões, os instintos, os desejos”.
Somos seres diferenciados com grande raciocínio e percepção, desde da nossa concepção dentro do ventre de nossa mãe, já começamos a nos sentir como um ser humano e acredito em um nível já de relacionamento entre mãe e filho, e após o nascimento já começamos a nos moldar como pessoa e começa a nossa inserção de ser na sociedade em que vivemos, assim começa um caminho de conhecimentos para maturação da nossa personalidade!
O estudo do corpo e da sua imagem contribuem para o entendimento
da constituição da pessoa.
A imagem pessoal reflete quem eu sou
Freud 1920, com tópico da psicanálise, empírica no entendimento sobre o eu, inicialmente era somente a convivência, para entender que o ego, como representante da personalidade e o eu do indivíduo. Esse controla as ações considerando as condições objetivas da realidade e se desenvolve desde o nascimento.
Lacan a partir de 1936, postulou uma nova abordagem em que o eu como uma instância do imaginário, durante o estado do espelho.
Dolto em 1984, específica diferenças fundamentais entre a imagem do corpo e o esquema corporal, no qual a imagem do corpo é o é o principal elemento na constituição do eu.
A imagem começa no nascimento e vai se desenvolvendo
A imagem que temos de nós mesmos revela como vemos o mundo que nos cerca e como o nosso eu se comporta perante o mundo.
A concepção do ser esta representada na imagem, por esse motivo a aprofundação da psicanalise é muito importante para a realização do ser
O meu eu contribui para a construção da minha imagem pessoal, refletindo o meu interior.
O entendimento do eu é essencial quando o assunto é psicanalise.
A imagem é uma característica muito forte de cada ser humano.
Somos aquilo que somos, dentro daquilo que entendemos ser, quando estudamos temos mudança de mente e mudança de comportamento.
Sim e vivemos atualmente na sociedade do espetáculo então,imagens permeiam nosso consciente e inconsciente a todo instante e isso traz sérios resultados na nossa forma de vida e saúde mental.
A imagem é o nosso cartão de visita, ou seja é umas das características mais importante para cada ser humano, tanto no desenvolvimento quanto no crescimento como um todo.
ALGO QUE NECESSITA SER DESENVOLVIDO EM CADA SER HUMANO E INTERPRETADO DE FORMA IMPARCIAL.
Imagem pessoal é o nosso reflexo interior. Oque pensamos de nos mesmo assim somos!
A Imagem no espelho, moverá aquilo que você esta vendo, e como se está vendo. para formação do seu (eu),interior e exterior.
A imagem pessoal é um conceito central na teoria psicanalítica, especialmente na teoria da autoestima. Segundo a psicanalise , a imagem pessoal é formada pela representação mental que uma pessoa tem de si mesma. Esta representação é influenciada por fatores como percepção dos outros, a cultura e a história pessoal.
É por demais interessante o nivel de relacionamento do eu com aimagem projetada, pois nossos atos e reações estãoligado ao fator estimulo visual , isto é, o representado para nós nos leva a segurança ou a insegurança, diante de um estado iniciado no nascimento que pode nos levar a uma situação/sentimento/sensação de acolhimento ou de desamparo.
muito esclarecedor.
muito bom
Espelho, do latim “speculum” significa representação, reflexo. Originalmente, especular era contemplar o céu, as estrelas e outros corpos celestes com o auxílio de um espelho. Pode ser visto como símbolo do saber, do autoconhecimento, da verdade e da clareza. São inúmeros os espelhos exteriores, muitos objetos espelham nosso eu, nos enxergamos muitas vezes no comportamento alheio, nos valorizamos nos elogios que ouvimos, nos sentimos vivos na percepção dos outros. Dessa forma, essa narrativa, que começa com o estranhamento diante do novo e depois retrata um encontro pleno com a própria identidade, é, a um só tempo, pessoal e universal.
O eu é o que somos …é o esquema corporal e o principal elemento na constituição do eu ou seja cada um de nós temos nosso próprio elemento constituido
A imagem pessoal é fundamental para nos conhecermos. A teoria psicanalítica aborda o estado de desamparo, o estádio do espelho, que são primordiais para a estruturação do eu.
A imagem pessoal é uma coisa que devemos prezar muito tanto a nossa qto a de outras pessoas.
A imagem do nosso eu pessoal, começa quando nos termos idade para compreender que somos perante a sociedade e nossa família.
Você descobre por volta de quatro anos: a cor do seu cabelo, a textura do cabelo, a cor dos olhos e por aí que a criança começa a intender sobre a imagem nossa pessoal.
Lacau diz que o eu pode ser compreendido como instância do imaginário, durante o estádio do espelho, já Dolto, específica diferenças fundamentais entre a imagem do corpo e o esquema corporal, a imagem do corpo é o principal elemento na constituição do eu.
Não há dúvidas que a influência do meio pode alterar a percepção do eu. As teses se complementam, uma vez que o ser humano é complexo em seus pensamentos e compreensão da realidade.
Ambas as tese são verdadeiras, assim como o ser humano é complexo em sua compreensão e comportamento.
A imagem pessoal é um conceito central na Psicanálise. A imagem é formada pela representação mental que cada um tem de si mesmo e está sob a influencia de muitos fatores. Freud, Damásio e Dolto tratam desses temas e têm visões que se diferenciam. O desenvolvimento do eu é dialético envolve o ser e o outro.
A teoria de Lacan e Dolto da importância a comunicação oral. O nosso ser precisa da presença do outro (corpo) e grandemente da comunicação com os pares. No ato de se comunicar existe uma afirmação natural do ser humano. Existe uma completude que só ocorre com o auxilio da comunicação.
A imagem pessoal faz parte do eu
O eu é aquela parte do Id que foi modificada pela influência direta do mundo externo e que visa aplicar a influência da realidade externa sobre o Id .
Desde o início a criança precisa ser tratada pelo nome e não por apelidos carinhosos ou não. Até mesmo na forma de dar carinho, deve-se evitar os exageros ou a falta dela. Nunca usar de xingamentos e sempre procurar manter e criar uma postura equilibrada de forma que a criança possa sempre relacionar o seu nome com a sua imagem e com o outro de forma respeitosa.
Na psicanálise o estudo do corpo é muito complexo, com inúmeros abordagens teóricas e pontos de vista. A imagem do corpo carrega em si, fragmentos de toda uma vida, guardado, memorizado, reprimido ou proibido. Como representante do ser humano, o indivíduo é caracterizado com o esquema corporal desconsiderando lugar, época ou circunstâncias vividas. Interessante como por meio do olhar o indivíduo presencia a forma do semelhante. Mas, surpreendentemente como a figura materna tem significado na vida do indivíduo, sendo protagonista e mediadora dos sentimentos futuros do pequeno e indefeso ser em formação.
O Eu faz parte de um todo.
O grandes pilates da psicologia social: comunicação, construção de uma realidade e o domínio do mundo!
São passos que todo o ser humano precisa dar em direação ao encontro consigo próprio.
É um grande itinerário pessoal e interior para o indivíduo.
A imagem do corpo é estruturada pela comunicação entre os indivíduos e os fragmentos, no dia a dia, e memorizado, reprimido ou proibido.
MOSTRA- ME COMO TU VESTE QUE MOSTREI O QUE SE SUSTENTA NO SEU INCONSCIENTE…
Na constituição do sujeito, o corpo é um elemento de fundamental importância no acesso ao mundo subjetivo, no atributo primordial de todo o ser
humano – a sua subjetividade, conduzindo-o ao mundo afetivo e simbólico e
sua conexão com a constituição psíquica e existencial.
O hábito não faz o monge.
A construção do eu, está diretamente ligado à nossa imagem no espelho, percebendo diferenças que nos faz agir confirme o que criamos a cada dia na nossa contrição de vida e personalidade
O “eu” possui diversa definições, quando inerente ao comportamento humano. Comportamentos que possuem definições e abordagens distintas conforme seus estudiosos. Alguns levam para o lado erógeno, outros para o narcisismo. Contudo há uma concordância indiscutível: o “eu” é algo peculiar, desenvolvido, de forma distinta, e deve ser observado aspectos que influenciaram o comportamento de cada indivíduo.
Corpo complexo, com uma estrutura de comunicação entre indivíduos fragmentados e reprimidos, em comunicação em construção de uma realidade.
O Eu origina–se do contato do indivíduo com a realidade .
Oque vai mouda uma imagem positiva ou negativa no indivíduo é o ambiente onde ele convive ,tem crianças que nasce em um ambiente violento e acaba assumindo está imagem, torna aquilo que está vendo no seu dia a dia .
Não necessariamente, o meio moda as pessoas, porém ajuda bastante na formação de caráter.
A pulsão, existência, o olhar e percepção do eu na forma do outro, comunicação interna e externa, a influência biosóciocultural na formação do eu e a figura de linguagem para ser e existir , transpor senso comum e ciência, e ainda sim continuar evoluindo o eu, que transita entre id, ego e superego.
Cada ser humano a partir do nascimento vai construindo sua imagem a partir do que tem, sente e convive.
A imagem pessoal e suas individualidades.
Quando somos gerados no ventre materno estamos em perfeição e ao passar dos anos começamos a nos indentificar com situações mas depende dos ensinamentos dos nossos cuidadores para elegermos o que de fato é bom e nos fará bem.
Entendi que “imagem Pessoal” na psicanálise refere se à percepção de como o indivíduo se percebe e de como é percebido pelos outros.
O eu construído por uma base sólida , com certeza, não será influenciada pelo mundo externo com suas ideias ou imagens corporais, suas decisões no processo evolutivo da aprendizagem o levará a se estruturar e contribuirá na construção do seu eu.
A imagem do eu refletida e vista pela primeira vez através do rio, espelho realmente é a identificação do nosso conhecimento com o eu, e muitas mudanças acontecem a partir daí no mundo externo.
Na visão cotidiana não temos nada mais o eu é tudo o que temos e o que nós torna único seres conscientes e inconscientes.
A procura de entender essa máquina tão complexa, que é o homem. A partir do princípio de um ser pensante, sociável. Os autores partem da teoria de que a percepção é o caminho para formação do eu, personalidade.
O grande desafio da humanidade é a compreensão do “eu”, cada individuo precisa estar em equilibrio para dar seguimento no restante de sua vida, seja na familia, religião, trabalho. O pulo do gato é o equilibrio que devido alguns fatores tras instabilidade a pessoa.
Nossa imagem após o nascimento passa a ser construída pela percepção que temos de nossas referencias e ao longo dos anos moldamos tanto para agradar os outros como para enquadrar nas regras da sociedade.
uma teoria genética do eu pode ser considerada psicanalitica na medida em que trata da relação do sujeito com seu próprio corponos termos de uma identificação a uma imago, vinculo psiquico por exelencia .
Na psicologia social, a imagem e a representação social do eu refere- se ao conjunto de crenças, valores, atitudes e expectativas que uma pessoa tem sobre si mesma e que são compartilhados socialmente.
Freud, a partir de 1920, amplificou o entendimento sobre o eu , inicialmente era somente consciência posteriormente chegou-se ao entendimento de que o ego é o representante da personalidade sendo então o “eu” do indivíduo. Ele toma decisões e controla ações, considera as condições objetivas da realidade e é desenvolvido desde o nascimento.
Lacan por volta de 1936 aborda sobre o “eu” ; de o mesmo é a instância do imaginário, durante o estádio do espelho.
Dolto pontuou diferenças entre a “imagem do corpo” e o “esquema corporal” , no qual a imagem do corpo é o principal elemento na constituição do eu.
Freud descobriu o inconsciente por meio da analise dos sonhos, dos atos falhos e lapsos e que entre a certeza da consciencia e o verdadeiro saber instala-se o inconsciente.
É espetacular o desenvolvimento do ser humano, que aprendi aqui neste módulo sobre a imagem onde ;
“O sujeito antevê, em uma ilusão, a sua maturação. Ao se reconhecer na própria imagem, existe um fascínio pelo que surge no
espelho, um sorriso que indica o reconhecimento e ao mesmo tempo a busca de uma autorização quanto a esse reconhecimento, ou seja, ele busca algo fora do espelho, uma confirmação através do outro.”
A imagem muitas vezes é o reflexo da alma, um espelho das emoções, razões e sentimentos.
Muito bom!
O inconsciente instalá-se entre a certeza da consciência e o verdadeiro saber, o modulo nos apresenta o “eu”, que é modificado pela interferência do outro, o que toma decisões e controla ações, e que tem uma postura de identificação do outro. Para Freud, o eu é antes de tudo um eu corporal, pois é a projeção de sua exterioridade. A imagem do corpo é estruturada pela comunicação entre os indivíduos e os fragmentos.
Creio que Freud, Lacan e os demais pensadores que desenvolveram o assunto desse “eu” não foram inventores, mas sim descobridores de conceitos elevados da alma humana, que ainda estão sendo alvo de estudos e evolução.
A imagem é reflexo daquilo que não dizemos ,mas que o eu quer dizer ,e não necessariamente o que sentimos ou como estamos .
O EU é o princípio real da vida. o Eu e corporal transformador que fragmenta projeções externas de sua exterioridade espiritual.
A imagem é reflexo do que você é, e podemos ver um pouco do que você é através da sua imagem. Podemos dizer através da imagem. O EU faz parte de cada ser Humano . Cada um vai desenvolver seu eu de acordo com os acontecimento de sua vida desde a gravidez. E isso vai variar de acordo de com cada família ( Pai e Mãe ) no decorrer de sua vida. Ao decorrer de sua fase criança vai desenvolver também o seu caráter.
A criação do eu existe dês do início da nossa consciência, já existimos e já somos, simplesmente com nossa consciência, no qual após essa fase nos temos como referência nosso ego , o qual impõe valores e direções, depois nossa imagem o espelho onde enxergamos nosso eu, nossa consciência, nosso ego e construímos nossa imagem.
Representa grande confiança de conflito e a pessoa vive por si.
O estádio do espelho, entre tantas maneiras de expressar, é o processo de formação do eu, que se dá com identificação no espelho com a imagem de si… (como um circulo: no espelho que é o eu e ao mesmo tempo o outro…)…
O Id é o reservatório das das energias, onde dá-se início as pulsões, os instintos, os desejos. Essa energia promove uma pressão constante sobre a personalidade, cujo fim é a satisfação imediata. Tiago 1:14 mostra exatamente isso, onde esses impulsos são interpretados como cobiça ou concupiscência.
A imagem enquanto segmento perceptivo da representação que é estabelecido como margem e caracterização de uma identidade psíquica…
O encontro com o seu eu da o significado da existencia de cada um
Podemos ver através desta abordagem, a importancia da paternidade na vida de um individuo desde o nascimento, e mais, a importancia da imagem e comunicação de ambos (pai e mãe) no desenvolvimento do carater da pessoa.
A imagem pessoal demonstra nosso estado emocional. Nossa apresentação pessoal está totalmente ligada ao sentido das nossas emoções.
O EU é o que temos de justiça valioso e nós faz ter domínio sobre nossas emoções
Eu é a parte do ID que foi modificado pela influência direta do mundo externo e que visa aplicar a influência da realidade externa sobre o ID
O Eu, é formado pelas nossas ações, decepções, dores, valores que acreditamos. Mas muitas vezes somos manipulados por alguma razão, do tipo: seguimento religiosos, repressão familiar ou social e etc…