Formação em Psicanálise Clínica

Formação em Psicanálise Clínica

This content is protected, please login and enroll course to view this content!

221 comentários sobre “e-Book – Imagem Pessoal

    1. O eu é tudo que somos e temos. É o nosso corpo, o nosos nome, os imóveis, a inveja, o ódio, o rancor, a maldade, o medo, o prazer, a dor, etc,etc,etc. Tudo isso compõe o eu. A pergunta que devemos tentar responder é a seguinte: qual é a gênese do nosso self?

      Responder
      1. De acordo com o inconsciente, nossa Genesis começa no outro. Como ser humano, somos humanidade ! Não existe um EU, separado e autonomo.

        Responder
    2. Até o séculos 19,20 início do século 21 a igreja tentava impor sobre as pessoas a imagem do eu, eu tenho 1ue ser santo, eu tenho que buscar isso ou aquilo, eu vou pra o inferno se não cumprir isso ou aquilo.
      Mas é raro vermos alguém falando do eu devo ser feliz eu devo buscar melhorias, eu devo ir a onde quero, eu devo amar x ou y simplesmente eu.
      E um paradigma que deve ser quebrado o eu sendo construído pelo outro e eu mesmo me construir.
      Gostei do seu comentário Luiza.

      Responder
      1. Verdade! Luiz Fernando, o trabalho da maioria que foram ‘forjados’ os seus, eu, em virtude e por famílias obedientes a igreja…
        hoje trabalham duramente, para autoconhecimento em busca de seus verdadeiros valores e escolhas. cheios de dores e vazio existencial.

        Responder
        1. Na realidade a “sociedade” assumiu o lugar da igreja. Se antes era o cristianismo que ditava o eu , hoje a sociedade moderna dita o eu, como deve ser o eu. Por mais que exista as terapias é um grande tabu a se quebrar já que cada sociedade tenta moldar esse eu. E esse eu moldado pela sociedade pode influenciar a psike do ser.

          Responder
    3. Basicamente, somos aquilo que percebemos que somos, através de nossos sentidos. Isso seria aquilo que (julgamos que) somos; nossa “imagem pessoal” (o eu).

      Responder
      1. Sim, concordo com seu pensamento, eu acredito que os meus resultados são as minhas verdades naquilo que acredito, são as minhas verdades, paradigmas, bloqueios, é essa construção do meu “Eu” , o auto governo que me ajuda a gerar a minha própria vida,

        Responder
    4. cada um ser humano tem sua digital mas tem muitos que se parecem nas atitudes e postura por isso temos que cuidar do externo mas ainda mais o interno pois a mossa atitude mental di muito sobre nos

      Responder
    5. O eu ,quem é o eu,é uma identificação que cada ser humano tem .na verdade é uma personalidade .

      Responder
    6. O ego que representa o eu , é um tipo de protetor de imagem , onde ele trabalha nossa consciência no dia a dia para que em tudo que fazemos , fazemos melhor ! E nós da a concorrência do certo e errado de como devemos agir para melhor nos desenvolvermos na vida social , de termos uma imagem louvável perante a sociedade. A imagem do corpo é a principal formação do eu.

      Responder
      1. O eu é como um escudo protetor da nossa personalidade ,eu posso ,eu faço etc .O eu representa um hábito na sociedade e necessário é trabalhar sua formação ele é o centro de nossas emoções .

        Responder
    7. A imagem é o símbolo de identificação do corpo fisico com a psique humana, ou seja o material que simboliza o conteúdo psíquico.

      Responder
    8. O eu e tudo que somos ,e transmitimos ,com nossas ações, movimentos do nosso ser espiritual físico emocional.

      Responder
    9. O eu é um repertório verbal que descreve as condições corporais e o comportamento do próprio indivíduo, sendo construído em contingências sociais, por meio de questionamentos feitos pelos membros da comunidade verbal, que permitiram ao indivíduo voltar-se para si mesmo.

      Responder
    10. Bom dia ,na minha percepção somos formados de uma junção de elementos ; Físico ou seja ,corpo
      Mente,consci?ncia e iconsciencia ,que por sua vez sofre influencia de muitas maneiras ; Familiares ,cultural,religiosa vivencia,posição social etc.
      Nosso corpo físico tbm pode influenciar de maneira positiva ou negativa depende de cada pessoa ,pois tbm sofremos influencias de padrões social e influencias de mídias .
      Nesse contesto como cada individuo responde é muito particular ,pois a pessoas muito influenciáveis e outras muito pouco,tbm podemos ressaltar o tipo de educação que se recebe,

      Responder
    11. Freud, lacon e Dolto tem uma análise da imagem pessoal diferente. Freud diz:consciência é um entendimento do ego , que representa da personalidade do eu.( Ex: se uma pessoa é mal , as ações representa sua personalidade).

      Lacon diz: Eu pode ser compreendido como instância do imaginário durante o estágio do espelho. ( Ex : o que eu vejo determino quem sou.

      Responder
    12. O que se pode ver que desde o nascimento já vamos nos familiarizando de nossa imagem. Mas a primeira visualização do eu ocorre quando a mãe coloca a criança frente ao espelho e ela começa a perceber que é ela própria. Mas a primeira imagem fixada em sua mente e dos pais.

      Responder
  1. A imagem é muito sustentável na identidade do homen e da mulher , sendo assim a imagem definem como vc é ,mas cada humano usam o seu psiquê para concluir as suas ubjetividades.

    Responder
    1. Na constituição do sujeito , o corpo é um elemento de fundamental importância do acesso ao mundo subjetivo. A Imagem do corpo
      se constitui na imagem refletida sob o olhar do outro como no espelho. O corpo possui abordagens que se diferenciam e que
      se complementam na Psicanálise.

      Responder
  2. Atraves do reflexo no espelho o individuo inicia um julgamento referente a imagem que ele vê. A partir deste momento ele se acha na obrigação de ter um imagem agradavel aos olhos da sociedade. Quando isso não ocorre, seja por qualquer motivo esse individuo pode entrar em conflito consigo mesmo.

    Responder
  3. A imagem é muito representativa na concepção humana,mas a psique narcisista pode distorcer a imagem da mente humana,criando um descaminho na jornada de uma determinada pessoa.

    Responder
  4. Em relação ao narcisismo todo recem-nascido é , pois todos atencao e dada a ele e no momento certo tem que haver o corte senão se formará um indivíduo extremamente egocêntrico.

    Responder
  5. O pecado habita o ser…e pode se manifestar ou não no fazer…mas mesmo que não apareça, não deixar de ser e estar.
    A cura não é mágica. É um processo de confiança em fé na justificação e continua por toda a existência. E não adianta ficar cheio de auto-proibições, tipo: não pegues, não toques, não proves e nem bebas. Tais coisas são só “fachada”, mas não ajudam na luta contra a idolatria dos sentidos, a sensualidade.

    Responder
    1. O eu é como um escudo protetor da nossa personalidade ,eu posso ,eu faço etc .O eu representa um hábito na sociedade e necessário é trabalhar sua formação ele é o centro de nossas emoções .

      Responder
    1. Concordo, a forma da concepção influência muito e durante a gestão, os sentimentos da mãe pai e todos em torno, palavras,.sons ambientes que frequentam etc..

      Responder
  6. A imagem pessoal representa um eu como representação social, histórico e cultural. Conduzindo a um mundo afetivo e simbólico.

    Responder
  7. Toda imagem relacionado ao nosso eu ,revela características importantes para o desenvolvimento em sociedade e também na cultura a qual o indivíduo está inserido, e dentro dessa imagem há a percepção dele como um todo.
    Principalmente na representação narcisista.

    Responder
  8. O indivíduo narcisista ele nunca permitirá ficar abaixo de qualquer conceito , ele sempre priorizar o seu EU como um todo.

    Responder
  9. A imagem e algo profundo pois todos as pessoas são criadoras de imagem seja em forma de arte ou da imaginação de qual vae se a forma a imagem que vae ter a criança ao nacer de forma que dempende do ponto de vista de cada um

    Responder
  10. IMAGEM PESSOAL:
    sabemos que, o estudo do corpo na psicanálise é complexo e possui diferentes pontos de Vista, e de abordagens teóricas.

    Responder
  11. A imagem pessoal, pode-se entender, que começa na concepção, onde o indivíduo, ainda sem a noção do outro, sente a si próprio, sem ainda estabelecer uma consciência de si mesmo e do outro, esta, é a fase narcisista. Suas necessidades biológicas, o faz sentir sensações, prazer das satisfações de suas necessidades. Tudo o que ele sente, é que existe, está ali. Ainda não existe o outro.
    A imagem do eu, se formaliza quando seu corpo externo, é projetado frente a um espelho e também quando em contato com o outro. Ele então, entende de forma consciente, ser um indivíduo à parte, separado do outro.
    Há muitos pontos de vista, abordados na psicanálise sobre essa questão da construção da imagem, do eu, onde interagem umas com as outras e se completam.

    Responder
  12. A imagem pessoal, está intrinsicamente ligada a forma como se apresenta o meio para o ser que está sendo gerado, essa imagem começa a ser formada a partir de sentimentos na concepção, vai se consolidando com toques, vozes, ver, fala… o meio ambiente pode gerar uma imagem pessoal harmonizada ou não.

    Responder
  13. A percepção da imagem pessoal é o que caracteriza o eu. A visão de seu corpo diante de um espelho, segundo Lacan, concede essa percepção de imagem corporal. A partir daí, o aprendizado, limites e processo de linguagem atuam na construção desse eu, o eu social, o eu externo.

    Responder
  14. Bom dia,

    Chegamos ao terceiro modulo, e com o tema importantíssimo, sobre a imagem.

    Neste modulo podemos nos aprofundar sobre conceito de imagem do corpo, com abordagem por diferentes visão teóricas, que vai desde de uma aproximação entre a fenomenologia, a psicologia e a psicanalise, com Schilder (1980), com Dolto (1984) sobre a concepção de uma estrutura libidinal para essa imagem.

    Observamos que o estudo sobre o corpo na psicanalise é um tema complexo com vários aspectos teórico. Importante também ressaltar o estatuto pulsional do corpo, com sua dimensão imaginaria, e como sua ligação com o Eu e com o narcissimo.

    Responder
  15. Nas ciencias socias humanas a palavra imagem é usada para indicar uma imagmn mental, ou conjunto e opniões de um grupo social.
    o psiquismo humano sob a ótica da psicologia sócial é expresso pelas ideias, o psiquismo humano sob o pressuposto social histórico e cultural.
    Em 1978 Leontiev, é no processo de apropriaçao do mundo que se realiza o principal processo de desenvolvimento evolutivo do homen que traz como consequencias psiquicas desenvolvidas ao longo do tempo da história da humanidade.
    Em 1985 Berger e Thomas, apresenta a sociedade como uma realidade objetiva, em que o sujeito a interioriza e constroi a sua realidade subjetiva.
    Em 1990 Habermans, por meio de seus conceitos basicos sobre a teoria da ação comunicativa, contribiui para o entendimento que a construção dos individuos é favorecida pelos processos especificos e necessários da comunicação na sociedade.
    Em 1996 Vygostsky , estudou as funções psíquicas superiores como a atenção, memória, pensamentos, linguagem e conciência , como principio orientador da concepçao social de todos os processos psiquicos.

    Conceito e Principios da Imagen Pessoal, tal importancia e tomada em duas vertentes, estado de desamparo motor e estado de desamparo psiquico.
    do ponto de vista biológico o desamparo MOTOR temos a constatação da prematuridade do ser humano do seu nascimento, do ponto de vista PSIQUICO , temos um aparelho que não é capaz de deminar o aumento de tensão.

    Responder
  16. É impressionante como os estudos sobre imagem, apresentam antagonismos entre si, mas ao mesmo tempo complementam-se nos mais variados aspectos e demonstram ser culturais, transculturais, atemporais… desde o narcisismo freudiano ao estágio do espelho doltiano. A criança diante do espelho e sua concepção de imagem (interna/externa), sua tomada de consciência.

    Responder
  17. Oitro fato importante a ser lembrado é de como p estágio do espelho, é importante no processo de desamparo que o ser humano experimenta ao nascer, e de como a mãe, pai ou responsável, ajudam o bebê e a criança nessa caminhada.

    Responder
  18. A imagem pessoal É um corpo consciente e apresentada de forma estrutural, envolve bem como base parte funcional, erógena o eu a questão da autoestima o aprender lidar com frustrações que surgem por descontentamento da vida que causa retração social da queda do desempenho do indivíduo. Um outro ponto na imagem pessoal e o comportamento de cada ser. E procurar entender como uma pessoa adulta ou criança consegue reconhecer sua própria imagem no espelho até por que a imagem pessoal do eu especuladora e também mediada e vai do interno ao externo. Sendo a questão do espelho ela envolve a questão do consciente e os impulsos de projeção psicológica que conseguimos realizar naque momento em que estamos de diante do espelho o do pensar como os outros nos ver e essa projeção exerce o papel de defesa. Elas podem afetar portanto nossos sentimentos esses podem ser de valorização portanto de forma negativa e positiva . O imaginário esse tido de forma simbólica e que se apresenta por meio da linguagem podendo ter todo um sentido duplo.

    Responder
  19. ão se depara com todas essas complexidade dita por freud ,lacan ; e dolto o estudo sobre o individuo deve ser de uma dedicação imensa para se ter noção de como funciona toda essa estrutura emocional do individuo

    Responder
  20. A visão e a imagem que o indivíduo possui de si irá interferir em suas relações com as demais pessoas e também em seus aspectos pessoais. A imagem relevância nos aspectos psicológicos do indivíduo.

    Responder
  21. A personalidade de cada pessoa é formada a partir dos ensinamentos que a mãe ou responsáveis passam para
    A imagem no espelho é a forma que ele se vê a partir daquilo que ele ouve, daquilo que ele vê

    Responder
  22. A imagem pessoal vem como um olhar do Eu sobre os outros, o mundo, a sociedade.
    O modo como nos vemos dentro de uma situação de consciente e inconsciente desde a infância a vida adulta ligada a aspectos psicológicos e comportamentais.

    Responder
  23. A imagem pessoal é a delineação da imagem reflexa do eu que trabalha na consepção da criação e construção de uma personalidade ímpar conceituada por seus códigos detalhes expressos em sua autoimagem.

    Responder
  24. Na Psicanálise, a visão de como sujeito percebe a si próprio, a imagem construída ao longo da vida, pode ser muito importante para o diagnóstico e terapia.

    Responder
  25. A Representação social se relaciona à forma dos sujeitos sociais avaliarem um objeto e construírem nele um significado, esse significado passa ser reproduzido e compartilhado pelo grupo, atuando no senso comum e se tornando uma regra de comunicação.

    Responder
  26. A constituição do EU envolve o percorrer da relação EU e o subconsciente, e o estado de desamparo torna a criança incapaz de lidar com abundância de estímulos e é necessário um humano já instituído para auxiliar o que acaba interferindo na formação do EU da criança.

    Responder
  27. Na percepção consciência com eu na infância, e a inserção na sociedade tem relação direta com o psiqui formado com o auxílio que obteve em seus primeiros estágios

    Responder
  28. As varias abordagens acerca da costituição da imagen e do eu apartir de Freud, Dolto,Lacan ampliam muito o conhecimento, daqueles que buscam um saber. Compreeender a base de uma idetificação, facilita muito a prevenção e ou eliminação de problemas posteriores. A costituiçao de um eu sádio, envolve respeitosamente cuidado em todas as fases do individuo com base na sociedae em que se esta inserido.

    Responder
  29. rO individuo é um ser em eterna construção. Ao nascer, enfrenta um certo estado de confusão, não distinguindo os limites do seu corpo, nem o que é interno e externo. A construçao de sua imagem corporal se dará apartir da percepção do seu corpo, que é o seu interior, e do mundo externo.
    Todos os sentidos têm a sua importância: tato, audição, olfato, paladar e visão. Mas o sentido de maior importância para a construção do eu é a visão, atrás deste sentido se conhece o outro, partes do corpo tem o seu contorno defino e o olhar para si próprio no espelho, olhar para o outro e do olhar do outro, cria-se o que Freud chamou de imagem especular.
    E, através desse olhar e dos outros sentidos, o individuo vai construindo a sua personalidade, formando o seu Eu.

    Responder
  30. Na segunda tópica, aborda-se sobre: “Id”, “Ego” e “Superego”.
    ID- Desejos/Libidos recalcados;
    EGO- O entendimento do que eu sinto, do que eu quero e do que eu posso ou não deixar acontecer. Diante da visão social e religiosa.
    SUPEREGO- Sim ou Não? Certo ou errado?
    Quais consequências terei, se permitir que tais desejos se aflorem?
    Social/Crenças/Religião.
    ////////////////////////////////
    Para a Psicologia Social: O Ego é o “eu” consciente;

    A imagem é o reflexo do espelho, o qual reflete um “corpo”.

    Para a representação social o “eu” é caracterizado como: Persona;

    Att:
    Caroline Val

    Responder
  31. O ‘Eu” é um todo , corpo físico a imagem que todos vêem , mais tem muito além disso que nos faz único , a Consciência, memória, a forma como cada individuo age , é um conjunto de sentimentos e emoções. É através do desenvolvimento que vai moldando seu ‘Eu” onde vai moldando a sua personalidade, seja ela positiva ou negativa.

    Responder
  32. Sobre a imagem..Muito complexo . Nos tempos de hoje muito difícil ver uma pessoa que se aceita 100% estão sempre insatisfeitos consigo mesmos ..Se olham mas não se ver…E vão atrás de imitar outros…

    Responder
  33. A forma como Freud apresenta brilhantemente a constituição do “eu” como personalidade representada, traz a tona o conceito e os principios da imagem pessoal de um indivíduo.
    Decisões precisam ser tomadas, e ai compreendemos porque o “ego”, é o agente de controle das decisões e ações considerando as objetivas da realidades de uma sociedade, sendo essa uma ação que surge desde o nascimento

    Responder
    1. Atravéz do som da voz da mãe é a única identificação que ela tem com o mundo exterior, até reconhecer a sua própria imagem do eu .

      Responder
  34. Imagem pessoal..È o que a mente cria e corpo reage..No caso do recém nascido primeiro contato que tem quando chega a esse mundo è com a mãe…Ele a olha e reconhece porque até então ele só a ouvia mas quando a olha a reconhece…E aos poucos o recém nascido irá se adaptando e formando seu eu através dos ensinamentos dos pais..Toda formação psicológica começa no ambiente familiar…

    Responder
  35. A imagem pessoal se constrói empiricamente. Nas relações com o cuidador o bebê experimenta e desenvolve importantes relações com o seu “EU”. Freud, Lacan e Bolto têm entendimentos complementares que contribuem para a percepção do “Eu”.

    Responder
  36. Na minha opinião A mudança a influência no comportamento humano começa na concepção desde a gestação, de acordo coma saúde psicológica da mãe e do pai, da influência do ambiente, social, depois do nascimento cem famílias ambiente familiar, envolvendo como crenças e doutrinas que são passada de geração a geração, isso envolvendo no comportamento do ser humano é atrapalha o seu desenvolvimento natural. Problemas de sentimento que passam de geração a geração.

    Responder
  37. Esse processo da compreensão do eu da identificação, da visão sobre o nosso corpo e imagem é algo que se inicia desde a infância e que para o equilíbrio do nosso psíquico é importante que se pratique o autoconhecimento , trabalhe a autoestima e os traumas e os conflitos emocionais. Na Psicanálise com o estudo analítico terapêutico sobre o inconsciente é uma peça fundamental para a conclusão desse quebra-cabeça.

    Responder
  38. Acredito que os estímulos externos, desde a concepção tem um peso sobre a identidade, porém, sabemos que há muitos fatores inseridos, e como reagem a tudo.

    Responder
  39. A imagem é muito representada na idade do homem e da mulher, a imagem define como você é mas cada ser humano usa psique para concluir seus objetivos.

    Responder
  40. certo momento um homem estava vendo uma grande confusão pessoas jugando seus próximos apontando sempre para o próximo, ele simplesmente disse assim para todos peguem um espelho e olhe para aquela pessoa que está aparecendo no espelho

    Responder
  41. Uma excelente forma de se conhecer o “EU” é cada um seguir o conselho do Apostolo Paulo em 1 Corintíos 11:28 que diz: Examine-se o homem a si mesmo. Podemos também fazer como na parábola do Filho Pródigo que diz que quando ele se viu na pior situação pelas suas escolhas ele: CAIU EM SI ou seja, olhou para dentro de si, foi rever seus conceitos e valores.

    Responder
  42. O que mais me chama atenção é, o eu é algo que todos precisam compreender, o ser humano é aquilo que decide ser, as suas escolhas que vai definir o seu futuro, porém as consequências são inevitáveis, mas no entanto se o homem trabalhar com a sua psiquê seria melhor em tudo, o eu é a ferramenta chave para mudar a história de uma pessoa tanto para o bem quanto para o mal, ou seja tanto para um futuro brilhante quanto para um futuro dramático.

    Responder
  43. Tudo se inicia na concepção a partir do momento que começamos a interagir com nossa mãe no ventre já temos a sensibilidade e após o nascimento, os cuidados maternais a criança através das próprias percepções interagindo com seus entes queridos (familiares) vão fazendo uma construção do seu eu e até os 7 anos temos uma relação muito íntima com nossos pais que é o complexo de Édipo e de Electra que é muito forte e que vai refletir em nosso futuro como indivíduo construindo a nossa imagem que não deixa de estar refletida pelo nosso passado em toda a nossa vivência como criatura e como ser divino.

    Responder
  44. O eu é tudo que somos e temos. É o nosso corpo, o
    nosos nome, os imóveis, a inveja, o ódio, o rancor, a
    maldade, o medo, o prazer, a dor, etc,etc,etc. Tudo
    isso compõe o eu.

    Responder
  45. “O id é a instância inconsciente, sendo o reservatório das energias psíquicas, onde se localizam as pulsões, os instintos, os desejos”.

    Responder
  46. Somos seres diferenciados com grande raciocínio e percepção, desde da nossa concepção dentro do ventre de nossa mãe, já começamos a nos sentir como um ser humano e acredito em um nível já de relacionamento entre mãe e filho, e após o nascimento já começamos a nos moldar como pessoa e começa a nossa inserção de ser na sociedade em que vivemos, assim começa um caminho de conhecimentos para maturação da nossa personalidade!

    Responder
  47. Freud 1920, com tópico da psicanálise, empírica no entendimento sobre o eu, inicialmente era somente a convivência, para entender que o ego, como representante da personalidade e o eu do indivíduo. Esse controla as ações considerando as condições objetivas da realidade e se desenvolve desde o nascimento.
    Lacan a partir de 1936, postulou uma nova abordagem em que o eu como uma instância do imaginário, durante o estado do espelho.
    Dolto em 1984, específica diferenças fundamentais entre a imagem do corpo e o esquema corporal, no qual a imagem do corpo é o é o principal elemento na constituição do eu.

    Responder
  48. A imagem que temos de nós mesmos revela como vemos o mundo que nos cerca e como o nosso eu se comporta perante o mundo.

    Responder
  49. A concepção do ser esta representada na imagem, por esse motivo a aprofundação da psicanalise é muito importante para a realização do ser

    Responder
  50. Somos aquilo que somos, dentro daquilo que entendemos ser, quando estudamos temos mudança de mente e mudança de comportamento.

    Responder
  51. Sim e vivemos atualmente na sociedade do espetáculo então,imagens permeiam nosso consciente e inconsciente a todo instante e isso traz sérios resultados na nossa forma de vida e saúde mental.

    Responder
  52. A imagem é o nosso cartão de visita, ou seja é umas das características mais importante para cada ser humano, tanto no desenvolvimento quanto no crescimento como um todo.

    Responder
  53. A Imagem no espelho, moverá aquilo que você esta vendo, e como se está vendo. para formação do seu (eu),interior e exterior.

    Responder
  54. A imagem pessoal é um conceito central na teoria psicanalítica, especialmente na teoria da autoestima. Segundo a psicanalise , a imagem pessoal é formada pela representação mental que uma pessoa tem de si mesma. Esta representação é influenciada por fatores como percepção dos outros, a cultura e a história pessoal.

    Responder
  55. É por demais interessante o nivel de relacionamento do eu com aimagem projetada, pois nossos atos e reações estãoligado ao fator estimulo visual , isto é, o representado para nós nos leva a segurança ou a insegurança, diante de um estado iniciado no nascimento que pode nos levar a uma situação/sentimento/sensação de acolhimento ou de desamparo.

    Responder
  56. Espelho, do latim “speculum” significa representação, reflexo. Originalmente, especular era contemplar o céu, as estrelas e outros corpos celestes com o auxílio de um espelho. Pode ser visto como símbolo do saber, do autoconhecimento, da verdade e da clareza. São inúmeros os espelhos exteriores, muitos objetos espelham nosso eu, nos enxergamos muitas vezes no comportamento alheio, nos valorizamos nos elogios que ouvimos, nos sentimos vivos na percepção dos outros. Dessa forma, essa narrativa, que começa com o estranhamento diante do novo e depois retrata um encontro pleno com a própria identidade, é, a um só tempo, pessoal e universal.

    Responder
  57. O eu é o que somos …é o esquema corporal e o principal elemento na constituição do eu ou seja cada um de nós temos nosso próprio elemento constituido

    Responder
  58. A imagem pessoal é fundamental para nos conhecermos. A teoria psicanalítica aborda o estado de desamparo, o estádio do espelho, que são primordiais para a estruturação do eu.

    Responder
  59. A imagem do nosso eu pessoal, começa quando nos termos idade para compreender que somos perante a sociedade e nossa família.

    Você descobre por volta de quatro anos: a cor do seu cabelo, a textura do cabelo, a cor dos olhos e por aí que a criança começa a intender sobre a imagem nossa pessoal.

    Responder
  60. Lacau diz que o eu pode ser compreendido como instância do imaginário, durante o estádio do espelho, já Dolto, específica diferenças fundamentais entre a imagem do corpo e o esquema corporal, a imagem do corpo é o principal elemento na constituição do eu.

    Responder
  61. Não há dúvidas que a influência do meio pode alterar a percepção do eu. As teses se complementam, uma vez que o ser humano é complexo em seus pensamentos e compreensão da realidade.

    Responder
  62. Ambas as tese são verdadeiras, assim como o ser humano é complexo em sua compreensão e comportamento.

    Responder
  63. A imagem pessoal é um conceito central na Psicanálise. A imagem é formada pela representação mental que cada um tem de si mesmo e está sob a influencia de muitos fatores. Freud, Damásio e Dolto tratam desses temas e têm visões que se diferenciam. O desenvolvimento do eu é dialético envolve o ser e o outro.

    Responder
  64. A teoria de Lacan e Dolto da importância a comunicação oral. O nosso ser precisa da presença do outro (corpo) e grandemente da comunicação com os pares. No ato de se comunicar existe uma afirmação natural do ser humano. Existe uma completude que só ocorre com o auxilio da comunicação.

    Responder
  65. O eu é aquela parte do Id que foi modificada pela influência direta do mundo externo e que visa aplicar a influência da realidade externa sobre o Id .

    Responder
  66. Desde o início a criança precisa ser tratada pelo nome e não por apelidos carinhosos ou não. Até mesmo na forma de dar carinho, deve-se evitar os exageros ou a falta dela. Nunca usar de xingamentos e sempre procurar manter e criar uma postura equilibrada de forma que a criança possa sempre relacionar o seu nome com a sua imagem e com o outro de forma respeitosa.

    Responder
  67. Na psicanálise o estudo do corpo é muito complexo, com inúmeros abordagens teóricas e pontos de vista. A imagem do corpo carrega em si, fragmentos de toda uma vida, guardado, memorizado, reprimido ou proibido. Como representante do ser humano, o indivíduo é caracterizado com o esquema corporal desconsiderando lugar, época ou circunstâncias vividas. Interessante como por meio do olhar o indivíduo presencia a forma do semelhante. Mas, surpreendentemente como a figura materna tem significado na vida do indivíduo, sendo protagonista e mediadora dos sentimentos futuros do pequeno e indefeso ser em formação.

    Responder
  68. O grandes pilates da psicologia social: comunicação, construção de uma realidade e o domínio do mundo!
    São passos que todo o ser humano precisa dar em direação ao encontro consigo próprio.
    É um grande itinerário pessoal e interior para o indivíduo.

    Responder
  69. A imagem do corpo é estruturada pela comunicação entre os indivíduos e os fragmentos, no dia a dia, e memorizado, reprimido ou proibido.

    Responder
  70. MOSTRA- ME COMO TU VESTE QUE MOSTREI O QUE SE SUSTENTA NO SEU INCONSCIENTE…
    Na constituição do sujeito, o corpo é um elemento de fundamental importância no acesso ao mundo subjetivo, no atributo primordial de todo o ser
    humano – a sua subjetividade, conduzindo-o ao mundo afetivo e simbólico e
    sua conexão com a constituição psíquica e existencial.

    Responder
  71. A construção do eu, está diretamente ligado à nossa imagem no espelho, percebendo diferenças que nos faz agir confirme o que criamos a cada dia na nossa contrição de vida e personalidade

    Responder
  72. O “eu” possui diversa definições, quando inerente ao comportamento humano. Comportamentos que possuem definições e abordagens distintas conforme seus estudiosos. Alguns levam para o lado erógeno, outros para o narcisismo. Contudo há uma concordância indiscutível: o “eu” é algo peculiar, desenvolvido, de forma distinta, e deve ser observado aspectos que influenciaram o comportamento de cada indivíduo.

    Responder
  73. Corpo complexo, com uma estrutura de comunicação entre indivíduos fragmentados e reprimidos, em comunicação em construção de uma realidade.

    Responder
  74. Oque vai mouda uma imagem positiva ou negativa no indivíduo é o ambiente onde ele convive ,tem crianças que nasce em um ambiente violento e acaba assumindo está imagem, torna aquilo que está vendo no seu dia a dia .

    Responder
  75. A pulsão, existência, o olhar e percepção do eu na forma do outro, comunicação interna e externa, a influência biosóciocultural na formação do eu e a figura de linguagem para ser e existir , transpor senso comum e ciência, e ainda sim continuar evoluindo o eu, que transita entre id, ego e superego.

    Responder
  76. Quando somos gerados no ventre materno estamos em perfeição e ao passar dos anos começamos a nos indentificar com situações mas depende dos ensinamentos dos nossos cuidadores para elegermos o que de fato é bom e nos fará bem.

    Responder
  77. Entendi que “imagem Pessoal” na psicanálise refere se à percepção de como o indivíduo se percebe e de como é percebido pelos outros.

    Responder
  78. O eu construído por uma base sólida , com certeza, não será influenciada pelo mundo externo com suas ideias ou imagens corporais, suas decisões no processo evolutivo da aprendizagem o levará a se estruturar e contribuirá na construção do seu eu.

    Responder
  79. A imagem do eu refletida e vista pela primeira vez através do rio, espelho realmente é a identificação do nosso conhecimento com o eu, e muitas mudanças acontecem a partir daí no mundo externo.

    Responder
  80. Na visão cotidiana não temos nada mais o eu é tudo o que temos e o que nós torna único seres conscientes e inconscientes.

    Responder
  81. A procura de entender essa máquina tão complexa, que é o homem. A partir do princípio de um ser pensante, sociável. Os autores partem da teoria de que a percepção é o caminho para formação do eu, personalidade.

    Responder
  82. O grande desafio da humanidade é a compreensão do “eu”, cada individuo precisa estar em equilibrio para dar seguimento no restante de sua vida, seja na familia, religião, trabalho. O pulo do gato é o equilibrio que devido alguns fatores tras instabilidade a pessoa.

    Responder
  83. Nossa imagem após o nascimento passa a ser construída pela percepção que temos de nossas referencias e ao longo dos anos moldamos tanto para agradar os outros como para enquadrar nas regras da sociedade.

    Responder
  84. uma teoria genética do eu pode ser considerada psicanalitica na medida em que trata da relação do sujeito com seu próprio corponos termos de uma identificação a uma imago, vinculo psiquico por exelencia .
    Na psicologia social, a imagem e a representação social do eu refere- se ao conjunto de crenças, valores, atitudes e expectativas que uma pessoa tem sobre si mesma e que são compartilhados socialmente.

    Responder
  85. Freud, a partir de 1920, amplificou o entendimento sobre o eu , inicialmente era somente consciência posteriormente chegou-se ao entendimento de que o ego é o representante da personalidade sendo então o “eu” do indivíduo. Ele toma decisões e controla ações, considera as condições objetivas da realidade e é desenvolvido desde o nascimento.
    Lacan por volta de 1936 aborda sobre o “eu” ; de o mesmo é a instância do imaginário, durante o estádio do espelho.
    Dolto pontuou diferenças entre a “imagem do corpo” e o “esquema corporal” , no qual a imagem do corpo é o principal elemento na constituição do eu.
    Freud descobriu o inconsciente por meio da analise dos sonhos, dos atos falhos e lapsos e que entre a certeza da consciencia e o verdadeiro saber instala-se o inconsciente.

    Responder
  86. É espetacular o desenvolvimento do ser humano, que aprendi aqui neste módulo sobre a imagem onde ;
    “O sujeito antevê, em uma ilusão, a sua maturação. Ao se reconhecer na própria imagem, existe um fascínio pelo que surge no
    espelho, um sorriso que indica o reconhecimento e ao mesmo tempo a busca de uma autorização quanto a esse reconhecimento, ou seja, ele busca algo fora do espelho, uma confirmação através do outro.”

    Responder
  87. O inconsciente instalá-se entre a certeza da consciência e o verdadeiro saber, o modulo nos apresenta o “eu”, que é modificado pela interferência do outro, o que toma decisões e controla ações, e que tem uma postura de identificação do outro. Para Freud, o eu é antes de tudo um eu corporal, pois é a projeção de sua exterioridade. A imagem do corpo é estruturada pela comunicação entre os indivíduos e os fragmentos.

    Responder
  88. Creio que Freud, Lacan e os demais pensadores que desenvolveram o assunto desse “eu” não foram inventores, mas sim descobridores de conceitos elevados da alma humana, que ainda estão sendo alvo de estudos e evolução.

    Responder
  89. A imagem é reflexo daquilo que não dizemos ,mas que o eu quer dizer ,e não necessariamente o que sentimos ou como estamos .

    Responder
  90. O EU é o princípio real da vida. o Eu e corporal transformador que fragmenta projeções externas de sua exterioridade espiritual.

    Responder
  91. A imagem é reflexo do que você é, e podemos ver um pouco do que você é através da sua imagem. Podemos dizer através da imagem. O EU faz parte de cada ser Humano . Cada um vai desenvolver seu eu de acordo com os acontecimento de sua vida desde a gravidez. E isso vai variar de acordo de com cada família ( Pai e Mãe ) no decorrer de sua vida. Ao decorrer de sua fase criança vai desenvolver também o seu caráter.

    Responder
  92. A criação do eu existe dês do início da nossa consciência, já existimos e já somos, simplesmente com nossa consciência, no qual após essa fase nos temos como referência nosso ego , o qual impõe valores e direções, depois nossa imagem o espelho onde enxergamos nosso eu, nossa consciência, nosso ego e construímos nossa imagem.

    Responder
  93. O estádio do espelho, entre tantas maneiras de expressar, é o processo de formação do eu, que se dá com identificação no espelho com a imagem de si… (como um circulo: no espelho que é o eu e ao mesmo tempo o outro…)…

    Responder
  94. O Id é o reservatório das das energias, onde dá-se início as pulsões, os instintos, os desejos. Essa energia promove uma pressão constante sobre a personalidade, cujo fim é a satisfação imediata. Tiago 1:14 mostra exatamente isso, onde esses impulsos são interpretados como cobiça ou concupiscência.

    Responder
  95. A imagem enquanto segmento perceptivo da representação que é estabelecido como margem e caracterização de uma identidade psíquica…

    Responder
  96. Podemos ver através desta abordagem, a importancia da paternidade na vida de um individuo desde o nascimento, e mais, a importancia da imagem e comunicação de ambos (pai e mãe) no desenvolvimento do carater da pessoa.

    Responder
  97. A imagem pessoal demonstra nosso estado emocional. Nossa apresentação pessoal está totalmente ligada ao sentido das nossas emoções.

    Responder
  98. Eu é a parte do ID que foi modificado pela influência direta do mundo externo e que visa aplicar a influência da realidade externa sobre o ID

    Responder
  99. O Eu, é formado pelas nossas ações, decepções, dores, valores que acreditamos. Mas muitas vezes somos manipulados por alguma razão, do tipo: seguimento religiosos, repressão familiar ou social e etc…

    Responder
  100. A imagem pessoal é uma passageira demonstração de como a influência de nossa PERSONALIDADE nos molda durante toda a nossa existencia. O EU, é formado por nossas ações e reações, sendo muitas vezes manipulados por tendencias sociais vividas por nós.

    Responder
  101. O “EU” é responsável por quase tudo que fazemos, até mesmo as partes que são camufladas que não queremos revelar.

    Responder
  102. É importante notar que a construção do “eu” é dinâmica e pode evoluir ao longo do tempo com base em experiências, aprendizado e desenvolvimento pessoal. A reflexão sobre o “eu” é uma parte fundamental do crescimento pessoal e do entendimento de como nos relacionamos com o mundo ao nosso redor.

    Responder
  103. A constituição do eu, inicia buscando a compreensão do estado de desamparo característico do recém-nascido e até a sua inserção no mundo atual.
    Por meios de percepção-consciência.
    O entendimento do Eu em psicanálise se inicia como consciência, para um entendimento de ego, da personalidade do individuo. Que vem a controlar suas ações.

    Responder
  104. Conhecer as divisões e a influência que permeia a mente e personalidade do ser humano, contribui para uma abordagem mais assertiva e eficaz no cuidado. Não apenas em saúde mental, mas em todos os aspectos que permeiam o sujeito em sua integridade.

    Responder
  105. Todos os atos ou gestos falhos , troca de palavras com objetos ou com o proprio corpo, são uma luta entre a consciência e o os nossos pensamentos incoscientes em busca de uma expressao.

    Responder
  106. Daí surgem os traumas e como nos comportaremos segundo alguns autores.
    Esse extinto que vem desde a barriga nos forma.
    E precisamos aprender a lidar com isso o quanto antes.

    Responder
  107. A personalidade humana, em constante formação, sofre influência da utilização dessas redes, que alteram a forma de ação inclusive fora delas. As redes sociais acabam por mediar a relação do sujeito com a realidade. Em alguns casos, podem alterar até a forma de se comportar.

    Responder
  108. O eu é o nossas vontades, desejos e reações que nós leva aos nossos instintos e a imagem e o reflexo do que somos

    Responder
  109. De acordo com a Teoria de Freud, o”EU” do menino Renato/Cristian, foi a parte do que foi modificado pela interferencia do outro, ou seja, do mundo externo, via os sistemas percepção-consciência.
    Freud, introduziu os conceitos ID, EGO, SUPEREGO, para referir-se à estrutura da personalidade.

    Responder
  110. nos observamos como “aquilo” que vemos ou identificamos de nós mesmos e nesse contexto de interpretacao de nós mesmos é que nos relacionamos com os outros ..vejo nesse ponto a necessidades de um auxilio “materno” para um melhor conhecimento de quem verdadeiramente somos afim de nos relacionarmos da melhor forma possivel conosco e com os outros …é necessario um profundo autoconheciemento de si mesmo

    Responder
  111. as imagens esta relacionada ao desenvolvimento do individuo desde a infancia atraves de seu cognitivo e seu mapa mental, self consciente e self inconsciente.

    Responder
  112. o eu é aquela parte do Id que foi modificada pela influência direta do mundo externo e que visa aplicar a influência da realidade externa sobre o Id. ( Freud 1933/1932 )
    É o conhecimento que o indivíduo tem sobre si próprio, e através dele pode -se interpretar que a causa raiz de muitos transtornos está ligada ao “eu” de cada um.

    Responder
  113. Ao nascer exites uma total impotência,um estado de desamparo para lidar com tanto estimulos tendo assim a nescecidade de um outro ser humano (mãe) auxilie.

    Responder
  114. É bem complexo e possui diferentes pontos de vista e de teorias. A imagem refletida, o olhar sobre o outro tal como o espelho e fundamental importância na constituição psíquica

    Responder
  115. É busca constante pelo meu ser,cada dia é uma coisa nova um aprendizado uma dúvida e se torna difícil se encontrar psicologicamente.

    Responder
  116. O EU é a parte da nossa identidade que está relacionada ao senso de si mesmo, às nossas crenças, desejos e emoções. Compreender o significado do nosso ego é fundamental para o autoconhecimento e crescimento pessoal.

    Responder
  117. A imagem do corpo na Psicanálise é um dos registros mais significantes na Constituição do Sujeito.

    Responder
  118. A reflexão no Ebook, dos mitos Gregos são incríveis, ver a imagem refletida na agua é realmente o que os Narcisistas enxergam. A Filosofia traz muita compreensão do Eu… Aristoteles já dizia muito sobre ato e potencia e nessa analogia todos ganham, principalmente nos incansáveis amantes do conhecimento.

    Responder
  119. O corpo, a imagem influencia o modo como vemos as coisas de dentro para fora. Mude o corpo e sua perspectiva mental mudará, assim como, mudar a perspectiva mental poderá mudar o seu corpo.

    Responder
  120. O ser humano é um ser social. A imagem corporal se estrutura a partir da sua história e comunicação com o outro.

    Responder
  121. Um texto que exige um olhar aprofundado sobre o tema é importante buscar maior entendimento nas referencias bibliográficas,
    Um olhar da realidade sem sentir e o mesmo de não ter alma.

    Responder
  122. A perspectiva da imagem do Eu é construída a partir do nascimento, onde se dá a separação física, coto umbilical, da mãe e vai evoluindo conforme vamos descobrindo que há uma autonomia que separa mentalmente os corpos, mãe e filho, onde no estágio do espelho, ligamos a imagem refletida ao ser.

    Responder
  123. A imagem interpessoal interfere na aceitação, inclusão ou exclusão nos grupos sociais, podendo influenciar no comportamento, comunicação e nas interações humanas.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

208 comentários sobre “Formação em Psicanálise Clínica

          1. O curso é muito bom! O material de apoio é ótimo. Me surpreendeu bastante. Estão de Parabéns ?!

          2. Estou gostando muito do curso, tenho dois cursos básicos e uma especialização em psicanalise.

          3. Bom dia,estou começando hj no curso de psicanálise, estou um pouco perdida na plataforma.

          4. A proposta do curso está acima das minhas perspectivas. Excelente o material disposto aos alunos.

          5. O curso foi maravilhoso, parabéns um curso gratuito e instrutivo, já paguei meu certificado, já vou atuar na parte de psicanálise clínica holística, vou cadastrar meu certificado , agradeço muito a IEVI.

      1. Estou gostando muito do curso. O material disponibilizado é de excelente qualidade e atualizado de forma visível. Parabéns a IEVI.

      2. Eu amei esse curso rápido e muito produtivo, tenho certeza que vai agregar muito para meu trabalho como psicanalista.

      1. O IEVI emite declaração ou histórico da conclusão da programação com aproveitamento e a carga horária da formação?

          1. Tenho licenciatura em psicologia, se fizer o curso de psicanálise com que graduação eu saio?

          2. Estou comendo, e ainda não conheço o curso, logo não posso emitir opiniões, espero poder obter muitos subsídios e dividir com os pares.

      2. Sempre tive muita vontade de fazer um bom curso de psicanálise, talvez esse seja um bom momento.

    1. Olá
      Gostaria de saber o valor do certificado e da credencial, por gentileza.
      Grata

      Maria Emília Barros

      1. A psicanálise é uma profissão livre, reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (CBO – código 2515.50).

    2. Olá Boa Noite, gostaria de saber o valor do certificado da formação em Psicanálise clínica.

      Grata

    3. Curso muito bom adorei, bora continuar o aprendizado ! Gratidão
      Finalizado

    4. Confesso que havia feito outro curso de psicanálise, contudo, senti ao término, uma sensação de pouquissímo conhecimento, até ao revisitar o material proposto para o estudo. Com o estudo realizado no IEVI, sinto-me desafiado a continuar estudando, contudo, com uma ótima visão, pelo material apresentado, que constitui-se muito rico, pela condução e distribuição de material e enfim, disposto a poder auxiliar aqueles que necessitam. Tenho muito a agradecer a este Curso de formação em Psicanálise e recomendar a que outros possam fazê-lo. Parabéns a todos e especialmente ao(s)mentor(es) que me acompanhou até esta conclusão!

  1. Com essa formação vou poder atender como profissional em Psicanálise clínica?

    1. É aconselhável concluir o curso de Formação em Psicanálise Clínica com no mínimo 70% de aproveitamento e Realizar o Curso de Psicanálise Integrativa.

      1. Isso quer dizer sim? Sim, pode atuar como pessoa habilitada, psicanalista clínica, fazendo esses dois cursos com o aproveitamento mínimo ou maior que 70%?

        1. Bom dia!
          Caso o aluno não possua experiência em atendimento, nós sugerimos o mesmo a realizar os módulos práticos de análise didática e supervisão.

        2. Mas e o tripé psicanalítico de análise pessoal e supervisão psicanalitica? Como vou completar esse tripé exigido para atuar como psicanalista? Vocês poderiam escrever aqui no site como cumprir esses requisitos? Se particular ou se vcs irão oferecer?

          1. Bom dia!
            Os alunos serão avisados por e-mail quando os módulos de analise e supervisão estiverem disponíveis na plataforma.

        1. Gostaria de saber se a parte prática já foi incluída.
          Tenho interesse em fazer, mas me preocupo de ser cobrada por não ter parte prática do tripé.

  2. Bom dia
    Para as pessoas com graduação na área da Educação.
    Com esse certificado poderão montar uma clínica de Psicanálise.

  3. Bom dia,acabei me inscrever no curso de Psicanálise Clinica,já fiz o curso de Bacharel Livre em Teologia com vcs, tenho formação como Psicanalista Forense, Psicopatologia entre outras áreas , só me faltava o curso de Psicanálise Clinica,posso fazer o curso na Área Clínica ,grato.

  4. Boa tarde, estou gostando muito de ser uma aluna no curso de Formação em Psicanálise Clínica.

        1. Boa tarde,ao término do curso de psicanálise clínica posso fazer atendimento sim ou não.

      1. Em relação ao processo de análise e supervisão, para compor o tripé. O curso proporciona essa possibilidade?
        Gratidão pela oportunidade

          1. Gente preciso de mais informações pois não há comentários em lugar nenhum sobre a plataforma.

  5. boa noite. com o diploma de psicanálise clinico posso exercer a profissão no piauí?

    1. Bom dia!
      Pode sim. Para ser um psicanalista, não é necessário ter formação em psicologia ou medicina. O importante é que o psicanalista tenha uma formação sólida e constante, o que implica em muito estudo e aprofundamento da teoria e prática psicanalítica.

      1. É só se inscrever no site , entra no site, escolhe o curso, terá um ícone de inscrição, faça a inscrição colocando seus dados, vai precisar de uma senha, anota p não esquecer ou deixa salvo aí bom curso.

  6. já enviei meus dados e foto para credencial vcs precisam algum documento tbm para diploma psicanalista,fico aguardo da documentação.

  7. Bom dia,recebi toda documentação,muito obrigado,vou aguardar o curso de Psicanálise integrativa,um ótimo sábado para todos vcs.

  8. Boa tarde!!
    Venho através deste agradecer a oportunidade que vcs vem nos dando oportunidade para nós sejamos profissionais no ramo da psicanálise clínica,em breve estarei pedindo o certificado e a credencial.

  9. Preciso de outro curso para fazer psicanálise com vocês, para legalmente atender pessoas?

    1. Bom dia!
      Sim. É necessário realizar o curso de Psicanálise Integrativa (estará disponível na plataforma para os concluintes em breve).

  10. A escola fornece a análise e o estágio; contemplando o tripé psicanalítico e caso; alguém já possua a formação e queira; apenas a certificação palpável.. como se daria este caminho?
    Muito obrigado…
    Deus os abençoe!

    1. Todos os cursos dispostos por ser on line já estão disponíveis lembrando que para fazer psicanálise interativa precisar ter concluído a psicanálise clínica e o processo de matrícula é o mesmo, espero ter ajudado.

      1. Gostaria de saber por que eu tou matriculada no curso de psicanálise clínica eu completei o questionário ele diz que falhou na nota. Atenciosamente Marilândia Veloso Lima boa tarde!!

  11. Bom dia, A credencial, para quem fizer psicanalise clinica e integrativa é uma única credencial?

  12. boa noite minha neta pegou e fez a prova ,pois tive sai as presa e ficou quieta fui abri e reprovou
    acabou o tempo e o que faco agora

  13. Me interessei pelo curso, como e onde efetuar o pagamento?
    Poderei atender depois que concluir o curso?

    1. Bom dia!
      Após realizar os cursos de formação em psicanálise clínica, psicanálise integrativa e passar pelos módulos de analise didática e supervisão, sim.

    1. Entre o ego d o id é que o ego acata l princípio da realidade diferenciando do que é da mente e o que é do mundo externo.

    1. Se eu atingir o limite da quantidade de tentativas e não aprovar em dos questionários, devo continuar? Ou não terei condições de concluir o curso?

  14. Estou feliz em ter concluído o Curso de Psicanálise Clínica Pelo Instituto IEVI Agradeço a todos que fazem o referido Instituto. Por terem repassado todos os conteúdos gratuitos. Outrossim parabenizo a todos que fazem o IEVI pela alta
    responsabilidade com os alunos.
    ATT: José Augusto dos Santos

  15. GOSTEI MUITO DO CURSO E JÁ TERMINEI AGORA QUERO SABER COMO FAÇO PARA PAGAR ESTE CURSO, SE POSSO PAGAR PARCELADO NO BOLETO OU NÃO.

  16. Bom dia.
    Sou bacharel em Direito e me matriculei nos cursos de Psicanálise Clinica e Integrativa.
    Gostaria de receber um norte preciso em relação a como atuar como Psicanalista.
    Obrigado pela atenção.

    1. Bom dia!

      É necessário realizar os módulos práticos de analise didática e supervisão (estágio), para os alunos que não possuem experiência.

      Att,
      IEVI

  17. Eu lido com pessoas na minha ,e são tantos problemas é uma infinidade de diversidade e eu tento solucionar com o dom que Deus me deu ,mais achei que deveria ir além então pedi a Deus direção ,é eu creio que pode ser aqui ,então estou aqui buscando capacidades

  18. Qual é o prazo mínino para conclusão dos tres cursos que compõem o tripé para atuar como Psicanalista Clinico? E se o aluno concluir antes do tempo previsto na carga horária o que acontece no caso da solicitação do pedido do diploma e da credencial?

  19. Tenho interesse em fazer o curso de psicanálise clínica. Essa oportunidade é maravilhosa. Enfim vou fazer o curso.

    1. Não há Conselho de Psicanálise no Brasil. Você como Psicanalista, não tem obrigação de se filiar a qualquer órgão público. O Psicanalista não é subordinado a qualquer órgão de fiscalização profissional.
      Conselhos são criados por leis federais. Se não houver lei criando-os eles não podem existir, pelo menos não terão poder fiscalizador.

      1. Bom dia! Estou muito feliz por ter essa oportunidade, sempre sonhei em ser uma terapeuta. Muito obrigada!!

      1. Boa tarde
        Meu curso de formação é Bacharel em Serviço Social, especialização em Serviço Social e políticas públicas; gostaria de saber se no término desse curso de psicanálise Clínica eu já posso montar minha clínica?

  20. Estou em andamento com o curso, desde já tenho obtido um conhecimento excelente, cada dia mais me interesso pela temática. Recomendo! Curso para vida! Parabéns aos envolvidos.

  21. Deixo aqui meus agradecimentos atodar equip de professores colabradores pesquisadores em fim toda logistica, para poder presta um exelemte trabalho atodos que queram desevolver suas atividades como um profisional na area da psicanalise O Brasil esta precisando de eselentes profisionas nesta area da saude;pastor jose de sousa

  22. Trabalho com crianças, em oficina de artes. O objetivo das minhas oficinas é o desenvolvimento da crianças em vários aspectos. Procuro fazer um trabalho de excelência, buscando sempre conhecimentos e experiências que possam me auxiliar nessa área. Trabalho com jovens e crianças a 20 anos. Gostaria muito de entender a expressão das crianças através da arte, isso significa muito pra mim, pois me ajudará a atendê-lo da melhor forma. Sou formada em Artes Plásticas e pós graduada em Arte Educação. Agora gostaria de saber se posso atuar também como Psicanalista em meu trabalho (particular) e de que forma posso usar esse conhecimento.

  23. Excelente curso oferecido pela IEVI. Concluir o curso formação em Psicanálise, e já obtive o certificado. Sigo fazendo outros. Estou satisfeito!!!

  24. Curso campeão em excelência vale a pena cada parágrafo para quem realmente quer aprender e enriquecer seus conhecimentos.

    1. ola boa noite, eu conclui o meu hoje. voce recebeu seu certificado e credenciais.

  25. Estou concluindo Bacharel livre em teologia é possível que eu faça o de psicanálise!

  26. Muito feliz em ter escolhido o IEVI para fazer o Curso de Formação em Psicanálise Clínica! Conclui essa primeira etapa, hoje, 17 de maio de 2023! Um universo de conhecimentos teóricos e tudo muito bem elaborados para o aluno aprender sem dificuldades! Este curso está sendo um divisor de águas em meu caminhar, para o meu auto conhecimento e para meus propósitos futuros! Pretendo me inscrever no Curso de Formação em Psicanálise Integrativa, enfim, também a de análise e supervisão para atuar com precisão! Deus me ajude em todas as etapas, pois este é o ambiente (virtual EAD) certo! Gratidão ao site e todos os envolvidos nessa missão!

  27. No contexto da psicologia, o ego além de fazer parte da personalidade humana, está mais relacionado ao caráter ou seja, a forma como a pessoa se comporta ou pensa.

  28. quero parabenizar toda equipe pelo farto material que envolveu esse curso, abrindo o entendimento, sobre o psique e as varias faces de cada individuo, parabéns

  29. Sou brasileira mas moro na Argentina então não pago impostos no Brasil. Só tenho numero de registro que me derão no cartório e número de passaporte. Com estes números posso obter a credencial de psicanalise clínica ou não são os requeridos?

  30. Show, vou aproveitar a oportunidade e me matricular para aprender mais sobre o ser humano.

  31. Anteriormente eu tinha receio de estudar psicanalise ou qualquer curso que fosse voltado para mente humana, pois via como algo muito complexo. Mas agora, percebo que minha mente simplesmente estava bloqueando algo que hoje vejo como uma matéria bem interessante e prazerosa.

  32. Sonhar e realizar o meu sonho de ser psicanalista clinica, é muito bom. Glorias a Jesus!

  33. A 5 anos estudo psicanálise e agora terminei este curso e pretendo atuar .
    Este curso me ajudou bastante , pois já trabalho na área social com publico evangélico como Pastor e agora terei oportunidade de agregar um ao outro quando necessário.
    Grato a Deus e ao instituto.

  34. Eu estou fzendo este curso. Sou Terapeuta Holístico e a Psicanálise é uma áarea a qual sempre quiz atuar

    1. Pelo visto Freud nos apresenta, como na alegoria da caverna de Platão, que nosso eu verdadeiro e o mundo real é o inconsciente… Já aquela ideia da vida na qual nos manifestamos é apenas uma fração do todo… E o conflito entre estas crenças causam os problemas psíquicos na humanidade.

  35. Achei interessante e resolvi me inscrever fiz Curso de Terapeuta e quero agregar.

  36. Estou gostando muito do curso de formação em psicanálise. Porém, estou tendo que ler no próprio site. Queria baixar (download) pelo menos os e-book, para imprimir e reler várias vezes. Aprendo mais no papel, do que na tela do celular (ou computador). Tem alguma botão, para o download?

  37. Esse curso tem apenas a parte teoria e a avaliação. Mas e a parte de clínica supervisionada? Como fica pra prática?

  38. Pelo visto Freud nos apresenta, como na alegoria da caverna de Platão, que nosso eu verdadeiro e o mundo real é o inconsciente… Já aquela ideia da vida na qual nos manifestamos é apenas uma fração do todo… E o conflito entre estas crenças causam os problemas psíquicos na humanidade.

  39. Estou amando o curso, tem qualidade, e a plataforma é excelente.Os estudos são rigirosos e transnitem nuito conhecimento. Recomendo esta conceituada Instituição.Farei outros cursos.Tenho 65 anos, sou formada em Letras Português/ Inglês e respectivas Literaturas.Tenho pós-graduação em Gestão e Supervisão(360h), Teoria Literária(360h)(Tutoria no Ensino EAD(360h), Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar (660h) e estou cursando a formação em Psicanálise Clínica

  40. Já conclui o curso psicanalise clinica breve requisitarei o certificado e credencial!

  41. Hoje concluí este curso de “Formação em psicanálise clínica”,que me agregou muito conhecimento, pois possui um
    ótimo conteúdo, metodologia. Agradeço, primeiramente, a Deus por me permitir a isso e ao IEVI por proporcionar conteúdo tão rico e organizado numa plataforma muito bacana. Já solicitei meu certificado.
    Gratidão!!!

  42. Já participei de vários cursos, com certeza esse está entre os melhores, ainda estou no inicio, mas já estou impactado com o conteúdo, estou na primeira etapa A origem da psicanálise.

  43. Comecei o curso a dois dias. Realmente está né surpreendendo muito.
    Sou Antropologo.
    Tenho especializações em: Neurociência. Neurolinguística. Neuropsicologia e Psicologia Organizacional. O curso de vocês é excelente. Parabéns.

  44. A psicanálise nos mostra como resistir os traumas vivenciados, por meio de um sentimento bom, ela nos cura.

  45. Quero deixar aqui o meu agradecimento ao Instituto Videira pelo curso que realizei. O formato do curso, o poder fazer e pagar apenas o certificado e a credencial… foram fundamentais para que eu conseguisse conclui-lo e, com isso, realizar um sonho.
    Muito obrigada!

  46. Recomendo este curso. O programa está muito bem pensado e organizado. A plataforma é bem amigável e, sobre tudo, a orientação pelo zap é rápida e muito cordial. Estou feliz com meu certificado. Nào tive problemas para solicitar nem para pagar pois o soporte estava sempre disponível. Apenas conclui o pagamento me mandaram o certificado. Obrigada!

  47. A psicanálise é uma abordagem intensa, que com o decorrer do tempo o paciente consegue transferir suas emoções ao terapeuta. Esse curso está me proporcionando fazer uma autoavaliação da minha vida.

  48. Olá, gostaria de fazer o curso, poderei atuar como psicanalista clínica? Gostaria de saber como faço o estágio supervisionado, se vocês nos colocam para fazer? Como é? Quero abrir meu consultório. Ninguém tá respondendo o WhatsApp.

  49. Excelente curso. Ótimo material. Bem objetivo e bastante rico em conteúdo. Parabéns à IEVI

  50. Curso muito bom, com informações uteis e direcionadas para a formação em psicanálise clinica, além da forma didática ágil preconizado pela moderna pedagogia.
    Parabéns a equipe

    1. Boa tarde, meu nome é Laura, sou de Canoas/RS, estou começando o curso hoje, espero conseguir alcançar meus objetivos ao me matricular no curso, ou seja conhecer o pensamento freudiano.
      E sua aplicação no tratamento dos pacientes. Portanto, vamos começar..

  51. “Que a luz que nos guia , seja mais forte que a luz que nos cerca “

  52. FIZ O CURSO E SALVEI TODO MATERIAL É MUITO IMPORTANTE PARA LEITURA E TIRAR DUVIDAS, O CURSO É BEM COMPLETO PARA QUEM REALMENTE QUER FAZER PSICANÁLISE O MATERIAL E MUITO BOM.

Os comentários estão fechados.