-
A Origem da Psicanálise
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Identificar o contexto no qual Sigmund Freud desenvolveu a Psicanálise. Reconhecer os conceitos de consciente, inconsciente e sublimação. Relacionar a Psicanálise à sociedade e à cultura.
-
Princípios da Imagem Pessoal
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Definir imagem e constituição do eu a partir da teoria psicanalítica. Explicar a imagem e a representação social do eu a partir da psicologia social. Relacionar corpo com identificação e imagem, com foco nos princípios da psicanálise para a constituição psíquica e existencial do sujeito.
-
Conceito do Eu e da Personalidade
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer o processo de constituição do eu a partir dos estudos freudianos. Definir personalidade e psicanálise. Identificar as principais características do id, do ego e do superego.
-
Escolas da Psicologia: Psicanálise e Behaviorismo
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Conceituar psicanálise com base nos trabalhos de Freud, Melanie Klein e Lacan. Definir behaviorismo. Descrever a natureza experimental do behaviorismo.
-
Literatura, Psicanálise e Filosofia
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Descrever a relação entre Literatura, Psicanálise e Filosofia. Reconhecer os limites da Filosofia e da Psicanálise em relação à estética literária. Interpretar obras literárias sob o viés psicanalítico e filosófico.
-
O Ego e os Mecanismos de Defesa
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Definir ego e as funções do ego segundo a psicanálise freudiana. Descrever os mecanismos de defesa. Explicar como se dá a identificação para inserção do sujeito em um grupo a partir de sua constituição psíquica e social.
-
Relação Compreensiva e a Relação com o Real
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Apresentar os registros do imaginário, simbólico e real do campo da Psicanálise. Relacionar os três paradigmas da imagem com os registros da Psicanálise. Interpretar a imagem como representação ou aproximação do real.
-
Principais Matrizes Teóricas da Psicologia Social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Identificar as representações coletivas de Durkheim, mentalidades primitivas de Lévy e as representações de Moscovici. Analisar as influências psicanalíticas, como a teoria das massas de Sigmund Freud e o inconsciente coletivo de Carl Gustav Jung. Reconhecer a dimensão empírica e raízes metodológicas da psicologia social psicológica, psicologia social sociológica e psicologia social crítica.
-
CERTIFICADO

Os princípios freudiano nós trazem um aprendizado muito importante para tentar essa compreensão.
É fascinante os principios Freudianos.
É IMPRESSIONANTE COM O EGO É COMO FOSSE O FREIO DO ID.
Desculpe, não entendi dessa forma. Meu entendimento foi que o Ego é o negociador entre o Id e o Superego, sendo sim o Superego o freio do Id.
Concordo
Concordo
Eu entendi dessa forma também…
Exatamente
Perfeito
Eu entendo assim o id quer algo tipo um carro novo, o ego manda comprar, aí inicia a negociação,eu compro ou não,o id quer o ego fala leva, aí entra em ação o superego freiando a situação pera aí!vc realmente pode comprar esse carro,o superego impõe os limites para a humanidade mostrando quê nem tudo quê queremos podemos.Tudo é muito complexo mas graças a Psicanálise tudo chega num consenso.
Entendo que o id age de acordo com o impulso, tentando a autosatisfação. O ego, que foca na realidade, em outras palavras, tem os pés no chão, tenta equilibrar fazendo a negociação com o id levando-o a uma reflexão. Do outro lado o superego põe o freio, apontando para possíveis consequencias e impondo limites.
Adorei a sua analogia
O Ego e o negociador entre o Id e o superego
Sendo o superego o freio do Id.
Como e importante saber sobre os principios freudiano.
O Ego é um menino mimado que a mãe ainda canta as canções de ninar
Concordo plenamente.
É impressionante nesse estudo como percebemos que o ego é como se fosse o feio do id.
Os princípios freudianos tem a finalidade de compreender o aprendizado.
nós envelhecemos quando paramos de mudar, se não há mudanças, logo estagnamos….
E oque a psicanálise nos ensina através do conceito freudiano é fantástico e útil para viver uma vida de mudança constante.
O superego tem toda a percepção que nem tudo eu posso , ele e o freio da vida nos nossos limites.
Vale observar que o ego realiza uma espécie de processo de freios e contrapesos , um ministério público do cérebro.
Nos dias atuais, os princípios de Freud são importante para manter a sanidade nesse mundo de incertezas.
O inconsciente de cada ser humano há um mecanismo de defesa, que trabalha no sentido de aliviar a culpa, quando pensamos algo negativo.
Muitas pessoas são influenciadas pelas tecnologias avançadas e acaba se tomando uma atitude inconsciente porque não reflete naquilo que está buscando. Quando as pessoas não deixa ser influenciadas pelo mundo externo, elas tem mais chance de conquistar os seus objetivos, lutando em busca de seus sonhos.
Basta a gente colocar em pratica
o trabalho de freud nos faz intender que absovemos as situacoes de fora e fica no inconciente que liberar para fora as emocoes do que estava escondido.
Na verdade ,os três são importantes cada qual com sua função. Freud sempre nos ensinando coisas boas
passei a entender melhor , me culpava muito agora percebi que aquelas ideias impulsivas são causadas pelo id
Ao superego foi atribuída a função de impedir a realização dos instintos do id.
e o ego é o mediado.
Psiquasalise constituem em mera coincidência com o mundo complexo no qual os serem humanos temem a atingir as consequências do Ego com o Id.
A modificação do Ego pelo mundo externo significa que o ambiente, assim como, as companhias podem ser responsaveis pelo comportamento humano.
Psicanálise está abrindo caminho para o novo horizonte, na vida de muita pessoas
A representação do aparelho psíquico é notável e nos traz a forma representativa do Ego o do Id. Eles não andam separados.
A psicanálise traz a realidade do comportamento humano do começo, meio e fim. Ela mostra todos os ângulos da vida humana.
Definitivamente, o Ego nada mais é do que o despertar de uma parte do Id.
Ou seja, em determinado momento o Id “para e pensa” carambaaaaa se eu continuar fazendo cocô e xixi onde eu quero vão achar que sou maluco….
a psicanálise traz Grande conhecimento no mundo interior e exterior do ser humano o ego e superego sao paralelo de formar diferente
A representação do ego e id como receptor acústico da forma que percebe o mundo externo (consciência), a realidade com o mundo externo a negociação com o id de realidade e pulsões (percepções) no processo de pensamento portanto o ideal do “eu” (consciente e inconsciente).
É muito importante quando intendemos o verdadeiro sentido entre consciente e o inconsciente para dar um melhor sentido para nos mesmo
Realmente é muito importante, entendermos e internarmos o sentido do consciente e inconsciente.
Quanto mais lemos os estudos sobre as referências do id do ego mais clreia o nosso entedimento a acerca do que acontece na mente do ser humano e o porque das alterações das atitudes do ser humano
O ego com o id, podem modificar aquilo quê foi danificado pela influência do mundo externo, equilibrando essa energia, negociando com o inconsciente revertendo os processos internos do pensamento.
O eu é a parte do id, que foi modificada pela influência do mundo externo. O superego é o oposto. A personalidade é estruturada em constância CONSCIENTE e pre-consciente.
A representação do aparelho psíquico é extraordinária. A visão dessa construção segundo Freud simplesmente nos revela como a mente humana é constituída e trabalhada.
A representação do aparelho psíquico freudiano é simplesmente maravilhosa!
O mapa apresentado é a melhor forma de se compreender o funcionamento e o comportamento de um indivíduo.
A negociação entre o Ego e o Id, em parte, é inconsciente. Nesse processo, há processos subjetivos, interpretados, internalizados.
Gostei da teoria de que o superego é o resultado da dissociação do complexo de Édipo
Aprendi com a psicanálise que muitas coisas em nossa mente são reflexos do que vemos, falamos e /ou atraímos por falta de conhecimento.
O ego é consciente, usamos dele para nos adaptarmos, vivermos socialmente e interagir com o mundo. Ele passa para os outros a imagem que queremos, e nos faz agir e pensar do jeito que fomos educados. O ID é egoísta, e só pensa em prazer, dos mais diversos tipos possíveis e imaginários. É inconsciente, pois o superego freia as ações do id, não deixando que certos pensamentos e desejos aflorem, por serem inadequados ou socialmente não tolerados. Esses desejos ficam no inconsciente, e podem ser fonte de muitos problemas psíquicos…
Muitos tem o Ego como inimigo mal sabem eles que o Ego é o freio do Id de cada ser humano.
Na 1 tópica Freud fala dos locais da mente, já nesta 2 tópica podemos entender o que está em cada local.
Esse 2 tópico de Freud é facinante, pois consegue dividir a mente em três estruturas: Id, Ego e Superego
Diante desse estudo, observo que se o ego falhar nas negociações com o id, patologias mentais podem começar a acontecer. Se o id tomar a frente, realmente ocorrerá a histeria a que Freud se refere.
A psicanálise vem sendo e Será a descoberta de um ser melhor.
Conhecimento é tudo, quando a ignorância fica para trás, nós tornamos outras pessoas.
Segundo Freud o aparelho psiquico é uma representação da estrutura elementar e é fundamental por que formaliza o lugar em que ocorrem os processos inconscientes.
A teoria da representação, segundo a psicanalise é o fenomeno representacional psiquico e está diretamente relacionado ao sistema nervoso humano. Freud afirmava que as representações são analogicas e imageticas, são unidades mentais de objetos, situações, sensações, relações….
O ego e o super ego possuem funções essenciais na relação do indivíduo com o mundo, onde a pessoas possui vontades que podem ser consideradas pelo coletivo como inapropriadas. Devido a estes fatos Freud percebeu a necessidade de aprimorar seus estudos quanto a mente consciente e inconsciente do indivíduo na busca de encontrar meios para auxiliar no tratamento nos conflitos que surgem decorrentes das relações sociais.
A PSICANALISE É UM MUNDO DE DESCOBERTA, CHEIO DE SEGREDOS.BOM MATERIAL.
O MAIS CURIOSO É UM HOMEM NAQUELA ÉPOCA ACREDIAR QUE ACONTECIA ALGO DE ANORMAL FORA DO CORPO QUE NOS INFLUÊNCIAVA
É muito importante o estudo e a compreensão das representações psíquicas o ID, Ego e Superego que Freud trouxe para todos nós.
– Tema muito interessante.
os principios freudianos sao fascinantes para o ser humano
Ficando cada vez mais interessada por este tema, a mente e seus mistérios surpreendentes.
“O outro desempenha sempre na vida de um indivíduo o papel de um modelo, de um objeto, de um associado ou de um adversário”
Freud.
Na verdade ele presipoe que hajam ordens que podem ser na forma acústica furar a bolha do sentido reprimido fazendo a ponte entre o id e o ego para a recepção da informação pelo superego promovendo a resposta exterior motora comportamental de forma satisfatiria.
*pressupõe
*Satisfatória
Bastante complexa nossa “caixa de pandora” (cérebro”! Sinto necessidade de estudar bastante para entender o melhor possível.
Ego, núclo da personalidade de uma pessoa.
impressionante a cada aula conhecemos mais e mais sobre o eu o ego e o superego
O sujeito passa ter consciência do mundo externo e já ñ é totalmente inconsciente, e com parte do ID, surge o EGO totalmente consciente do que o cerca e assim se da o princípio da percepção de mundo.
Nosso aparelho psíquico é Interessante o componente Ego por ser o lado consciente trava uma batalha permanente. Com o Id ele procurando ajustar as exigências das pulsões do Id ,que age sem conseguir perceber os limites de sua ações , devido a impulsividade ,por sua vez o Superego que é o lado voltado a moralidade tenta proteger ou reprime as ações ,dependendo do contesto, procurando evitar danos maiores, agindo pelo mecanismo de defesa .
Instintivamente nosso psiquismo se propõe ao prazer e a satisfação do corpo em um ato primitivo, o que não seria sufuciente para garantir a sobrevivência da espécie, com a evolução ocorrem as adaptações do corpo físico, o psiquismo também acompanha, adaptando-se à nova realidade, com desenvolvimento, aquilo que seria somente instintivo passa a receber o controle do ego enquanto consciencia sobre o riscos para a espécie, porém, para a manutenção da convivencia enquanto grupos sociais, o psiquismo cria o superego, com a responsabilidade de introjetar e cobrar do ego a organização enquanto grupos e a compreensão de regras e mormas ligadas aos conceitos morais na sociedade.
O ser humano e o seu complexo aparelho psíquico. Onde de um lado temos o EGO, que permanentemente tenta controlar o seu parceiro, o ID, que em sua loucura busca satisfazer os seus desejos não importando as consequências. Quando o ego não atingi as suas expectativas, surgi o superego, que então procura reprimir as ações do id, assim protegendo o ser de maiores danos.
Concordo com esta resposta !!
Começo meio e fim. ID, EGO , SUPEREGO ,excelente
É fascinante ! Quando nessas instâncias entre id ego e superego, que na verdade aprendemos como tantas pessoas de comportam, a maioria com esse equilíbrio , uns com id muito em alta e o superego quase zero, Começamos a entender o ser humano, desde seu nascimento
Segundo Laplanche, o conceito de aparelho psíquico de Freud seria uma expressão que ressalta as características que a teoria freudiana atribui à psique. Essas características seriam a sua capacidade de transmitir ou transformar uma energia determinada, e a sua diferenciação em instâncias ou sistemas.
O ID e o EGO caracterizam o “EU”… O “EU” reprimido e o “EU” com visão do que eu gosto, do que eu quero e se posso ou não fazer!
Superego: Repressão.
O estudo da Psicanálise é fascinante a cada módulo fica ainda mais interessante.
O ego é o freio do id.
Superego basicamente o sistema de regras formadas lá nas idades iniciais. Nem sempre e o correto e nele se concentra a geração de conflitos e psicopatias.
como é bom compreender algo tao teórico na prática
uma parte do id na evolução normal se evolução se destacou e se tornou o ego, fascinante.
Impressionante os principios freudianos, abri caminho para uma nova visão e forma de pensar e agir, o ego e id andam juntos.
O ego obedece ao principio da realidade, o ego não existe sem o id ;
Freud apresentou tres subpersonalidade em conflito: uma que busca satisfazer desejos o tempo todo, uma que adapta essa procura ao mundo real e uma desmancha prazeres.
Estou maravilhada com a teoria freudiana
Aprendendo muito
Ansiosa para os proximos modulos
Como é fascinante essa investigação do inconsciente !
Ego é parte derivada do Id que se modificou por influência direta da realidade externa via sistema de percepção. Essa relação permite a modificação do Id para descarregar pulsões fazendo a negação entre a realidade e as pulsões. Superego resulta da introjeção das proibições. É parte consciente, mas principalmente incosciente.
É incrível como o ego se sobrepõe ao ID.
Como precisamos nos conhecer para podermos superar as ilusões que muitas vezes criamos.
O EGO é a parte do ID que foi modificada pela influência do mundo.
O id, ego e o superego, são três instâncias que trabalham em conjunto.
Tudo esta interligado em nossas mentes e os pensamentos e sentimentos para uma acao correta de tudo que vivemos .
Os sentimentos em conjunto para formar o ser, se tudo tiver um contrapeso torna um bom ser humano, mas em desequilíbrio ocorre os desvios de personalidade.
O aparelho psíquico segundo Freud, é composto pelo Id, Ego e Superego. E também pelo Inconsciente, Pré-consciente e Consciência. O Id está ligado ao inconsciente e dele emana as Pulsões e desejos mais primitivos, o Ego faz o trabalho de trazer o Id para realidade externa e o Superego faz o trabalho de Juiz, trazendo os conceitos de moralidade e punição as desejos primitivos do Id que possa prejudicar o próximo.
Esse balanço feito entre o Ego e o Superego é fascinante.
Nós aprendemos muito com os princípios Freudianos.
Como é importante a psicanalise humana , ela é a grande responsável por muito do que se sabe atualmente sobre a psique humana, as descobertas de Sigmund Freud foi que a psicanálise se transformou para abrigar uma relevância em relação ao sofrimento psíquicos humanos.
O aparelho como o todo é um pendulo para mantermos a nossa vida. Estou fascinado com tanta riqueza!
Quando começamos a entender a relação direta do ID na construção ou a limitação do EGO, conseguimos observar a forma correta de tratarmos o inconsciente, para chegarmos a consciencia e desproblematização das realidades psiquiquicas do individuos.
A personalidade humana é formada através de uma interação complexa entre o ID o EGO e o SUPEREGO, que começa no nascimento e segue ao longo da vida, sendo influenciado por fatores internos, como instintos e desejos e fatores externos, como relações cosicias e culturais.
As estruturas psíquicas do ID, EGO e SUPEREGO vão de encontro com a formação da personalidade do indivíduo, bem como suas interações com o meio interno e externo. As três estruturas agem de forma conjunta e seus aspectos são intrínsecos.
Esse universo da mente e sua compreensão ao todo e algo inesgotável e gostoso de estudar.
O Ego é o fator limitador, aquele que nos traz o discernimento sobre nossas atitudes/ações , controle de nossos desejos impulsivos Id e extremismo de fatores morais/lei Superego.
O Ego é o fator limitador, aquele que nos traz o discernimento sobre nossas atitudes/ações , controle de nossos desejos impulsivos Id e extremismo de fatores morais/lei Superego.
E as estruturas psíquicas de ID, EGO E SUPEREGO é um norteador fundamental para o Psicanalista para com o analisando e para o próprio analisando em fator de auto reflexão e autoconhecimento.
O aparelho psíquico 😮 ID liga o inconsciente que emana os desejos mais profundos , o Ego traz estes desejos para realidade é o
superego traz a punição moral tentando assim fazer que o Id não prejudique ao próximo
Interessante a abordagem de representação do aparelho psíquico em forma de diagrama.
O Ego é que toma a decisão de obedecer o ID E Superego, ele é o freio.
Cada módulo, novos aprendizados sobre o id, ego e superego. Amando esse curso
é necessário e revolucionário entender o comportamento humano.
O ego representa a percepção da consciência, interage com a realidade, com o mundo externo, estabelece a negociação, reprimindo os impulsos do id.
O ego é o intermediário que transforma. Há equilíbrio nele e ao mesmo tempo expectativa de exposição ou mudança do que estava escondido. Fantástico!
O ID é a fonte de nossa energia psíquica. O ego é de desenvolvido a partir do nosso ID e tem o intuito de tornar nossos impulsos
O aparelho psíquico existe para trazer equilíbrio aos pensamentos que se refletem em ações. Uma vez em desequilíbrio, o indivíduo perde o discernimento sobre seus atos.
Além de interessante os princípios da psicanálise nos ajuda na compreensão de nós mesmo e do outro, principalmente a partir das nossas ações e reações, que em muitos momentos são produtos daquilo que nem sempre se encontra no consciente.
O superego é o que coloca um limite no Id.
A psicanálise é uma teoria social que busca levar ao autoconhecimento para o ser humano consciente de si mesmo interligada entre o Id o Ego e o superego.
O ser humano consciente de si mesmo busca o autoconhecimento que interliga entre o Id o Ego e o superego.
Entende-se que a formação da personalidade humana depende de fatores internos e externos. A quantidade e a qualidade desses fatores é que vão determinar a sua formação. Que sujeitos temos, que sujeitos estamos formando e que sujeitos queremos ter enquanto sociedade?
Do Id vem os impulsos cegos e impessoais devotados à satisfação pessoal, está na parte mais profunda do aparelho psíquico. Ego é responsável pela memória, sentimentos, pensamentos, repressão, procura sempre a autopreservação do organismo. Superego atua para evitar transgressões e punições também é responsável por promover ideias moralmente aceitas.
Percebemos neste gráfico o quanto é importante a relação entre as pessoas. O quanto precisamos do outro para nosso próprio bem e desenvolvimento pessoal. O estudo afirma que o Ego e parte do Id que foi desenvolvido através do contato externo, que acredito seja o contato com o outro e com a sociedade.
Percebemos isso com a história de Amala e Kamala (As meninas lobos). Foram duas crianças selvagens encontradas na India em 1920. Elas agiam como filhos de lobos. Elas tinham presumivelmente por volta de 2 e 8 anos respectivamente etc.
Gostei .
O ser humano em sua complexidade necessita do ego para ser o fator de equilíbrio com Id, pois sem equilíbrio algum o ser humano definha gradualmente.
Muito bem representado esta ilustração.
precisamos do outro para nos completar , através dos relacionamentos nos conseguimos nós nos identificarmos e lidarmos com nossos medos.
Entender a mente humana sempre será um mistério por mais que tenha o ego para ajudar
Para Freud o aparelho psíquico é composto por três sistemas: o inconsciente, o pré-consciente e o consciente. Para ele o consciente é somente uma pequena parte da mente, incluindo tudo aquilo que estamos cientes num dado momento.
muito bem resumindo e claro o diagrama.
Fazer análise pessoa ajuda a gente em todos os sentidos , EGO com ID é perfeito … brinco que eles ficam competindo quem é melhor .rsrsr
Id, ego e superego, a origem de todos os conflitos…
Freud mostrou uma relação entre o consciente e o inconsciente de uma maneira científica e de uma forma bem concisa e explicativa.
É muito importante saber diferenciar Ego (superego) id. Poderia ter mais material de leitura.
Freud com maestria, nos mostra as relações entre id, ego e superego.
Os princípios de Freud nos ensina a compreender a que foi ensinado ,o super ego e o juiz e o ego nos conduz a consciência.
O Id deseja, o superego nega/reprime/julga e o ego tenta satisfazer os dois. Realmente, o homem não é senhor nem em seu próprio lar(psique).
Esse diagrama realmente ajuda a entender como tudo funciona
O diagrama demostra o id, ego, superego, especificando funções.
O ego é a evolução de parte do id que se destacou dele. Isso devido a percepção do mundo externo.
O pensamento é a captação perceptiva que nos dar a impressão de vir de fora.
É interessante a representação do aparelho psíquico de Freud; Vemos o id que é formado pelas pulsões, ou seja, busca sempre o que produz prazer e evita o desprazer, já o Ego desenvolve a partir do Id com objetivo de permitir que seus impulsos sejam eficientes; e busca uma harmonização inicialmente entre os desejos do Id e a supervisão/realidade/repressão do superego. É o Superego é a parte da mente e representa os valores da sociedade, onde ele reprimi, através da punição ou do sentimento de culpa, forçando o ego a se comportar de maneira moral, conduzindo o individuo a perfeição, em gestos, pensamentos e palavras. O Superego se divide em dois subsistemas: O ego ideal que dita o bem a ser procurado e a consciência que determina o mal a ser evitado.
Este Diagrama me fez assimilar mais um pouco sobre o Id e o ego, na questão do ‘Receptor acustico”
id,ego e superego,são esferas sobre esferas,trabalham juntos,obdecendo uma linha de compensação.
Freud traz consigo a prova concreta do que ele expremia em suas teorias, e na atualidades atraves da neurociência, podemos comprovar isso.
A representação do pensamento através do diagrama, traz uma maior clareza de como os pensamentos são formados e armazenados. Porem compreender a mente humana é um constante mistério nesse processo evolutivo.
Freud foi um gênio.
O super ego funciona como a caixa dos valores morais,para o equilíbrio do cidadão,mandando pro ego consciência ,o que é correto ,e frear o id.
A Psicanálise é fascinante estou me redescobrindo…
A relação entre o ego e o id , é uma relação de peso e contrapeso, um tem desejo e o outro reprime para preservar
(reflexão)
Na verdade intende que o EGO é mediador, aquele que colocar um equilíbrio entre o ID e o SUPEREGO , Trazendo assim uma
harmonia entre os três.
Entendo que a representação do aparelho psíquico foi uma forma muito feliz e criativa que Freud encontrou para explicar o funcionamento da psique humana. Ao apropriar-se de alguns conceitos mitológicos para fundamentar sua teoria, criou uma narrativa compreensível para quem estudou um pouco de mitologia.
Entende que a partir dessa estrutura que surgi a nossa personalidade. Dai a emoções e a compreensão do nosso ser.
Compreender os aspectos freudiano faz com que alcancemos um conhecimento capaz de fazer mudanças importantes tanto nos indivíduos como nas soluções coletivas dentro de uma sociedade humana.
É sensacional vermos como ego, super ego e id funcionam na nossa mente
O ID, o Ego e o Superego compõem a personalidade humana.
Os conflitos na mente humana se dá, exatamente porque esses três elementos interagem, tendo como resultado os nossos comportamentos. O ID com seu egoísmo quer prevalecer em seus desejos, mas encontra o Superego para moralizar a coisa, dizendo se o desejo é certo ou errado. É nessa circunstância que o Superego irá persuadir o Ego para a questão moral e não somente realista como o Ego quer.
O ID, o Ego e o Superego compõem a personalidade humana.
Esses três elementos interagem, tendo como resultado os nossos comportamentos. O ID com seu egoísmo quer prevalecer em seus desejos, mas encontra o Superego para moralizar a coisa, dizendo se o desejo é certo ou errado. É nessa circunstância que o Superego irá persuadir o Ego quanto a questão moral e não somente realista como o Ego quer. Bem, até o resultado definitivo, a mente humana se vê numa “conflituosa” decisão.
O aparelho designa os modelos que foram estudados por Freud na tentativa de explicar a organização e o funcionamento da mente. O Id para Freud “a verdadeira realidade psiquica”, o subjetivo, o mundo interno não conhece as regras do mundo objetivo. É a parte primitiva da mente, o irracional sem preocupações morais e se destaca mais na infância. O Ego é um meio de livrar de maneira inconsciente a dor psíquica. O Superego impede a realização dos instintos e dos desejos do Id. Dentro da perspectiva de Édipo, Freud explica a relação pai-mãe-filho, o desejo da criança pela mãe e o odio do pai por essa relação é usada por Freud para explicar o desenvolvimento sexual infantil.