Formação em Psicanálise Clínica

Formação em Psicanálise Clínica

This content is protected, please login and enroll course to view this content!

204 comentários sobre “Infográfico

        1. Desculpe, não entendi dessa forma. Meu entendimento foi que o Ego é o negociador entre o Id e o Superego, sendo sim o Superego o freio do Id.

          Responder
          1. A relação do Superego com o Ego e o Id foi percebido como o freio, por está relacionado com a moral, então quando estamos diante de uma situação que nos exige uma decisão baseada na moralidade o Superego mandaria uma mensagem para o Ego que ele deve manerar na suas atitudades, falas, etc, diante daquele contexto social e cultural. Deve haver um equilibrio entre os três(ID, EGO e SUPEREGO.

          2. O ego interage com a realidade promovendo a descarga de pulsão podendo modificá-la, e ao mesmo tempo interage com id negociando entre a realidade e a pulsão. O ego é negociador entre o id e o superego através da interação com a realidade, na evolução normal do ser humano.

          3. Significa que somos um burrinho faminto levando chibatada, tentando abocanhar uma cenoura, na ponta de uma vara, amarrada em nossas costas.
            O Ego é o burrinho, o ID é a chibata que, quando paramos, vai em nosso lombo, e o Superego é a cenoura que nunca será alcançada.

        2. Eu entendo assim o id quer algo tipo um carro novo, o ego manda comprar, aí inicia a negociação,eu compro ou não,o id quer o ego fala leva, aí entra em ação o superego freiando a situação pera aí!vc realmente pode comprar esse carro,o superego impõe os limites para a humanidade mostrando quê nem tudo quê queremos podemos.Tudo é muito complexo mas graças a Psicanálise tudo chega num consenso.

          Responder
          1. Entendo que o id age de acordo com o impulso, tentando a autosatisfação. O ego, que foca na realidade, em outras palavras, tem os pés no chão, tenta equilibrar fazendo a negociação com o id levando-o a uma reflexão. Do outro lado o superego põe o freio, apontando para possíveis consequencias e impondo limites.

          2. O ID o Ego e o superego os três andam juntos, sempre dependendo um do outro.

    1. nós envelhecemos quando paramos de mudar, se não há mudanças, logo estagnamos….
      E oque a psicanálise nos ensina através do conceito freudiano é fantástico e útil para viver uma vida de mudança constante.

      Responder
    2. Vale observar que o ego realiza uma espécie de processo de freios e contrapesos , um ministério público do cérebro.

      Responder
    3. O inconsciente de cada ser humano há um mecanismo de defesa, que trabalha no sentido de aliviar a culpa, quando pensamos algo negativo.

      Responder
      1. As representações verbais prospecta os processos internos do pensamento, o que se pode chamar de percepções. Já no processo do pensamento, aparentando serem provenientes dee fora, porém são considerados verdadeiros.

        Responder
    4. Muitas pessoas são influenciadas pelas tecnologias avançadas e acaba se tomando uma atitude inconsciente porque não reflete naquilo que está buscando. Quando as pessoas não deixa ser influenciadas pelo mundo externo, elas tem mais chance de conquistar os seus objetivos, lutando em busca de seus sonhos.

      Responder
    5. o trabalho de freud nos faz intender que absovemos as situacoes de fora e fica no inconciente que liberar para fora as emocoes do que estava escondido.

      Responder
    6. Na verdade ,os três são importantes cada qual com sua função. Freud sempre nos ensinando coisas boas

      Responder
    7. Compreendendo o conteúdo latente no ID, poderemos perceber de forma clara e compreender o comportamento do próximo, tendo em vista o EGO e SUPEREGO , refletir de forma clara uma tentativa de controle dos atos realizados acima do permitido em sociedade.

      Responder
    8. O ego compreende as circunstâncias como acontece , o id tem ações que desenvolve no dia a dia e não compreendermos o que fez. Apartir da ir o superego entra em ação trazendo calma e equilíbrio.

      Responder
  1. Psiquasalise constituem em mera coincidência com o mundo complexo no qual os serem humanos temem a atingir as consequências do Ego com o Id.

    Responder
  2. A modificação do Ego pelo mundo externo significa que o ambiente, assim como, as companhias podem ser responsaveis pelo comportamento humano.

    Responder
  3. A representação do aparelho psíquico é notável e nos traz a forma representativa do Ego o do Id. Eles não andam separados.

    Responder
  4. A psicanálise traz a realidade do comportamento humano do começo, meio e fim. Ela mostra todos os ângulos da vida humana.

    Responder
  5. Definitivamente, o Ego nada mais é do que o despertar de uma parte do Id.
    Ou seja, em determinado momento o Id “para e pensa” carambaaaaa se eu continuar fazendo cocô e xixi onde eu quero vão achar que sou maluco….

    Responder
  6. a psicanálise traz Grande conhecimento no mundo interior e exterior do ser humano o ego e superego sao paralelo de formar diferente

    Responder
  7. A representação do ego e id como receptor acústico da forma que percebe o mundo externo (consciência), a realidade com o mundo externo a negociação com o id de realidade e pulsões (percepções) no processo de pensamento portanto o ideal do “eu” (consciente e inconsciente).

    Responder
  8. É muito importante quando intendemos o verdadeiro sentido entre consciente e o inconsciente para dar um melhor sentido para nos mesmo

    Responder
  9. Quanto mais lemos os estudos sobre as referências do id do ego mais clreia o nosso entedimento a acerca do que acontece na mente do ser humano e o porque das alterações das atitudes do ser humano

    Responder
  10. O ego com o id, podem modificar aquilo quê foi danificado pela influência do mundo externo, equilibrando essa energia, negociando com o inconsciente revertendo os processos internos do pensamento.

    Responder
  11. O eu é a parte do id, que foi modificada pela influência do mundo externo. O superego é o oposto. A personalidade é estruturada em constância CONSCIENTE e pre-consciente.

    Responder
  12. A representação do aparelho psíquico é extraordinária. A visão dessa construção segundo Freud simplesmente nos revela como a mente humana é constituída e trabalhada.

    Responder
  13. A representação do aparelho psíquico freudiano é simplesmente maravilhosa!
    O mapa apresentado é a melhor forma de se compreender o funcionamento e o comportamento de um indivíduo.

    Responder
  14. A negociação entre o Ego e o Id, em parte, é inconsciente. Nesse processo, há processos subjetivos, interpretados, internalizados.

    Responder
  15. Aprendi com a psicanálise que muitas coisas em nossa mente são reflexos do que vemos, falamos e /ou atraímos por falta de conhecimento.

    Responder
  16. O ego é consciente, usamos dele para nos adaptarmos, vivermos socialmente e interagir com o mundo. Ele passa para os outros a imagem que queremos, e nos faz agir e pensar do jeito que fomos educados. O ID é egoísta, e só pensa em prazer, dos mais diversos tipos possíveis e imaginários. É inconsciente, pois o superego freia as ações do id, não deixando que certos pensamentos e desejos aflorem, por serem inadequados ou socialmente não tolerados. Esses desejos ficam no inconsciente, e podem ser fonte de muitos problemas psíquicos…

    Responder
  17. Na 1 tópica Freud fala dos locais da mente, já nesta 2 tópica podemos entender o que está em cada local.
    Esse 2 tópico de Freud é facinante, pois consegue dividir a mente em três estruturas: Id, Ego e Superego

    Responder
  18. Diante desse estudo, observo que se o ego falhar nas negociações com o id, patologias mentais podem começar a acontecer. Se o id tomar a frente, realmente ocorrerá a histeria a que Freud se refere.

    Responder
  19. Segundo Freud o aparelho psiquico é uma representação da estrutura elementar e é fundamental por que formaliza o lugar em que ocorrem os processos inconscientes.

    A teoria da representação, segundo a psicanalise é o fenomeno representacional psiquico e está diretamente relacionado ao sistema nervoso humano. Freud afirmava que as representações são analogicas e imageticas, são unidades mentais de objetos, situações, sensações, relações….

    Responder
  20. O ego e o super ego possuem funções essenciais na relação do indivíduo com o mundo, onde a pessoas possui vontades que podem ser consideradas pelo coletivo como inapropriadas. Devido a estes fatos Freud percebeu a necessidade de aprimorar seus estudos quanto a mente consciente e inconsciente do indivíduo na busca de encontrar meios para auxiliar no tratamento nos conflitos que surgem decorrentes das relações sociais.

    Responder
  21. O MAIS CURIOSO É UM HOMEM NAQUELA ÉPOCA ACREDIAR QUE ACONTECIA ALGO DE ANORMAL FORA DO CORPO QUE NOS INFLUÊNCIAVA

    Responder
  22. É muito importante o estudo e a compreensão das representações psíquicas o ID, Ego e Superego que Freud trouxe para todos nós.

    Responder
  23. Ficando cada vez mais interessada por este tema, a mente e seus mistérios surpreendentes.
    “O outro desempenha sempre na vida de um indivíduo o papel de um modelo, de um objeto, de um associado ou de um adversário”
    Freud.

    Responder
  24. Na verdade ele presipoe que hajam ordens que podem ser na forma acústica furar a bolha do sentido reprimido fazendo a ponte entre o id e o ego para a recepção da informação pelo superego promovendo a resposta exterior motora comportamental de forma satisfatiria.

    Responder
  25. Bastante complexa nossa “caixa de pandora” (cérebro”! Sinto necessidade de estudar bastante para entender o melhor possível.

    Responder
  26. O sujeito passa ter consciência do mundo externo e já ñ é totalmente inconsciente, e com parte do ID, surge o EGO totalmente consciente do que o cerca e assim se da o princípio da percepção de mundo.

    Responder
  27. Nosso aparelho psíquico é Interessante o componente Ego por ser o lado consciente trava uma batalha permanente. Com o Id ele procurando ajustar as exigências das pulsões do Id ,que age sem conseguir perceber os limites de sua ações , devido a impulsividade ,por sua vez o Superego que é o lado voltado a moralidade tenta proteger ou reprime as ações ,dependendo do contesto, procurando evitar danos maiores, agindo pelo mecanismo de defesa .

    Responder
  28. Instintivamente nosso psiquismo se propõe ao prazer e a satisfação do corpo em um ato primitivo, o que não seria sufuciente para garantir a sobrevivência da espécie, com a evolução ocorrem as adaptações do corpo físico, o psiquismo também acompanha, adaptando-se à nova realidade, com desenvolvimento, aquilo que seria somente instintivo passa a receber o controle do ego enquanto consciencia sobre o riscos para a espécie, porém, para a manutenção da convivencia enquanto grupos sociais, o psiquismo cria o superego, com a responsabilidade de introjetar e cobrar do ego a organização enquanto grupos e a compreensão de regras e mormas ligadas aos conceitos morais na sociedade.

    Responder
  29. O ser humano e o seu complexo aparelho psíquico. Onde de um lado temos o EGO, que permanentemente tenta controlar o seu parceiro, o ID, que em sua loucura busca satisfazer os seus desejos não importando as consequências. Quando o ego não atingi as suas expectativas, surgi o superego, que então procura reprimir as ações do id, assim protegendo o ser de maiores danos.

    Responder
  30. É fascinante ! Quando nessas instâncias entre id ego e superego, que na verdade aprendemos como tantas pessoas de comportam, a maioria com esse equilíbrio , uns com id muito em alta e o superego quase zero, Começamos a entender o ser humano, desde seu nascimento

    Responder
  31. Segundo Laplanche, o conceito de aparelho psíquico de Freud seria uma expressão que ressalta as características que a teoria freudiana atribui à psique. Essas características seriam a sua capacidade de transmitir ou transformar uma energia determinada, e a sua diferenciação em instâncias ou sistemas.

    Responder
  32. O ID e o EGO caracterizam o “EU”… O “EU” reprimido e o “EU” com visão do que eu gosto, do que eu quero e se posso ou não fazer!
    Superego: Repressão.

    Responder
  33. Superego basicamente o sistema de regras formadas lá nas idades iniciais. Nem sempre e o correto e nele se concentra a geração de conflitos e psicopatias.

    Responder
  34. Impressionante os principios freudianos, abri caminho para uma nova visão e forma de pensar e agir, o ego e id andam juntos.

    Responder
  35. Freud apresentou tres subpersonalidade em conflito: uma que busca satisfazer desejos o tempo todo, uma que adapta essa procura ao mundo real e uma desmancha prazeres.

    Responder
  36. Ego é parte derivada do Id que se modificou por influência direta da realidade externa via sistema de percepção. Essa relação permite a modificação do Id para descarregar pulsões fazendo a negação entre a realidade e as pulsões. Superego resulta da introjeção das proibições. É parte consciente, mas principalmente incosciente.

    Responder
  37. É incrível como o ego se sobrepõe ao ID.
    Como precisamos nos conhecer para podermos superar as ilusões que muitas vezes criamos.

    Responder
  38. Os sentimentos em conjunto para formar o ser, se tudo tiver um contrapeso torna um bom ser humano, mas em desequilíbrio ocorre os desvios de personalidade.

    Responder
  39. O aparelho psíquico segundo Freud, é composto pelo Id, Ego e Superego. E também pelo Inconsciente, Pré-consciente e Consciência. O Id está ligado ao inconsciente e dele emana as Pulsões e desejos mais primitivos, o Ego faz o trabalho de trazer o Id para realidade externa e o Superego faz o trabalho de Juiz, trazendo os conceitos de moralidade e punição as desejos primitivos do Id que possa prejudicar o próximo.

    Responder
  40. Como é importante a psicanalise humana , ela é a grande responsável por muito do que se sabe atualmente sobre a psique humana, as descobertas de Sigmund Freud foi que a psicanálise se transformou para abrigar uma relevância em relação ao sofrimento psíquicos humanos.

    Responder
  41. Quando começamos a entender a relação direta do ID na construção ou a limitação do EGO, conseguimos observar a forma correta de tratarmos o inconsciente, para chegarmos a consciencia e desproblematização das realidades psiquiquicas do individuos.

    Responder
  42. A personalidade humana é formada através de uma interação complexa entre o ID o EGO e o SUPEREGO, que começa no nascimento e segue ao longo da vida, sendo influenciado por fatores internos, como instintos e desejos e fatores externos, como relações cosicias e culturais.

    Responder
  43. As estruturas psíquicas do ID, EGO e SUPEREGO vão de encontro com a formação da personalidade do indivíduo, bem como suas interações com o meio interno e externo. As três estruturas agem de forma conjunta e seus aspectos são intrínsecos.

    Responder
  44. O Ego é o fator limitador, aquele que nos traz o discernimento sobre nossas atitudes/ações , controle de nossos desejos impulsivos Id e extremismo de fatores morais/lei Superego.

    Responder
  45. O Ego é o fator limitador, aquele que nos traz o discernimento sobre nossas atitudes/ações , controle de nossos desejos impulsivos Id e extremismo de fatores morais/lei Superego.

    E as estruturas psíquicas de ID, EGO E SUPEREGO é um norteador fundamental para o Psicanalista para com o analisando e para o próprio analisando em fator de auto reflexão e autoconhecimento.

    Responder
  46. O aparelho psíquico 😮 ID liga o inconsciente que emana os desejos mais profundos , o Ego traz estes desejos para realidade é o
    superego traz a punição moral tentando assim fazer que o Id não prejudique ao próximo

    Responder
  47. O ego representa a percepção da consciência, interage com a realidade, com o mundo externo, estabelece a negociação, reprimindo os impulsos do id.

    Responder
  48. O ego é o intermediário que transforma. Há equilíbrio nele e ao mesmo tempo expectativa de exposição ou mudança do que estava escondido. Fantástico!

    Responder
  49. O ID é a fonte de nossa energia psíquica. O ego é de desenvolvido a partir do nosso ID e tem o intuito de tornar nossos impulsos

    Responder
  50. O aparelho psíquico existe para trazer equilíbrio aos pensamentos que se refletem em ações. Uma vez em desequilíbrio, o indivíduo perde o discernimento sobre seus atos.

    Responder
  51. Além de interessante os princípios da psicanálise nos ajuda na compreensão de nós mesmo e do outro, principalmente a partir das nossas ações e reações, que em muitos momentos são produtos daquilo que nem sempre se encontra no consciente.

    Responder
  52. A psicanálise é uma teoria social que busca levar ao autoconhecimento para o ser humano consciente de si mesmo interligada entre o Id o Ego e o superego.

    Responder
  53. Entende-se que a formação da personalidade humana depende de fatores internos e externos. A quantidade e a qualidade desses fatores é que vão determinar a sua formação. Que sujeitos temos, que sujeitos estamos formando e que sujeitos queremos ter enquanto sociedade?

    Responder
  54. Do Id vem os impulsos cegos e impessoais devotados à satisfação pessoal, está na parte mais profunda do aparelho psíquico. Ego é responsável pela memória, sentimentos, pensamentos, repressão, procura sempre a autopreservação do organismo. Superego atua para evitar transgressões e punições também é responsável por promover ideias moralmente aceitas.

    Responder
  55. Percebemos neste gráfico o quanto é importante a relação entre as pessoas. O quanto precisamos do outro para nosso próprio bem e desenvolvimento pessoal. O estudo afirma que o Ego e parte do Id que foi desenvolvido através do contato externo, que acredito seja o contato com o outro e com a sociedade.
    Percebemos isso com a história de Amala e Kamala (As meninas lobos). Foram duas crianças selvagens encontradas na India em 1920. Elas agiam como filhos de lobos. Elas tinham presumivelmente por volta de 2 e 8 anos respectivamente etc.

    Responder
  56. O ser humano em sua complexidade necessita do ego para ser o fator de equilíbrio com Id, pois sem equilíbrio algum o ser humano definha gradualmente.

    Responder
  57. precisamos do outro para nos completar , através dos relacionamentos nos conseguimos nós nos identificarmos e lidarmos com nossos medos.

    Responder
  58. Para Freud o aparelho psíquico é composto por três sistemas: o inconsciente, o pré-consciente e o consciente. Para ele o consciente é somente uma pequena parte da mente, incluindo tudo aquilo que estamos cientes num dado momento.

    Responder
  59. Fazer análise pessoa ajuda a gente em todos os sentidos , EGO com ID é perfeito … brinco que eles ficam competindo quem é melhor .rsrsr

    Responder
  60. Freud mostrou uma relação entre o consciente e o inconsciente de uma maneira científica e de uma forma bem concisa e explicativa.

    Responder
  61. Os princípios de Freud nos ensina a compreender a que foi ensinado ,o super ego e o juiz e o ego nos conduz a consciência.

    Responder
  62. O Id deseja, o superego nega/reprime/julga e o ego tenta satisfazer os dois. Realmente, o homem não é senhor nem em seu próprio lar(psique).

    Responder
  63. O ego é a evolução de parte do id que se destacou dele. Isso devido a percepção do mundo externo.
    O pensamento é a captação perceptiva que nos dar a impressão de vir de fora.

    Responder
  64. É interessante a representação do aparelho psíquico de Freud; Vemos o id que é formado pelas pulsões, ou seja, busca sempre o que produz prazer e evita o desprazer, já o Ego desenvolve a partir do Id com objetivo de permitir que seus impulsos sejam eficientes; e busca uma harmonização inicialmente entre os desejos do Id e a supervisão/realidade/repressão do superego. É o Superego é a parte da mente e representa os valores da sociedade, onde ele reprimi, através da punição ou do sentimento de culpa, forçando o ego a se comportar de maneira moral, conduzindo o individuo a perfeição, em gestos, pensamentos e palavras. O Superego se divide em dois subsistemas: O ego ideal que dita o bem a ser procurado e a consciência que determina o mal a ser evitado.

    Responder
  65. Freud traz consigo a prova concreta do que ele expremia em suas teorias, e na atualidades atraves da neurociência, podemos comprovar isso.

    Responder
  66. A representação do pensamento através do diagrama, traz uma maior clareza de como os pensamentos são formados e armazenados. Porem compreender a mente humana é um constante mistério nesse processo evolutivo.

    Responder
  67. O super ego funciona como a caixa dos valores morais,para o equilíbrio do cidadão,mandando pro ego consciência ,o que é correto ,e frear o id.

    Responder
  68. A relação entre o ego e o id , é uma relação de peso e contrapeso, um tem desejo e o outro reprime para preservar
    (reflexão)

    Responder
  69. Na verdade intende que o EGO é mediador, aquele que colocar um equilíbrio entre o ID e o SUPEREGO , Trazendo assim uma
    harmonia entre os três.

    Responder
  70. Entendo que a representação do aparelho psíquico foi uma forma muito feliz e criativa que Freud encontrou para explicar o funcionamento da psique humana. Ao apropriar-se de alguns conceitos mitológicos para fundamentar sua teoria, criou uma narrativa compreensível para quem estudou um pouco de mitologia.

    Responder
  71. Entende que a partir dessa estrutura que surgi a nossa personalidade. Dai a emoções e a compreensão do nosso ser.

    Responder
  72. Compreender os aspectos freudiano faz com que alcancemos um conhecimento capaz de fazer mudanças importantes tanto nos indivíduos como nas soluções coletivas dentro de uma sociedade humana.

    Responder
  73. O ID, o Ego e o Superego compõem a personalidade humana.
    Os conflitos na mente humana se dá, exatamente porque esses três elementos interagem, tendo como resultado os nossos comportamentos. O ID com seu egoísmo quer prevalecer em seus desejos, mas encontra o Superego para moralizar a coisa, dizendo se o desejo é certo ou errado. É nessa circunstância que o Superego irá persuadir o Ego para a questão moral e não somente realista como o Ego quer.

    Responder
  74. O ID, o Ego e o Superego compõem a personalidade humana.
    Esses três elementos interagem, tendo como resultado os nossos comportamentos. O ID com seu egoísmo quer prevalecer em seus desejos, mas encontra o Superego para moralizar a coisa, dizendo se o desejo é certo ou errado. É nessa circunstância que o Superego irá persuadir o Ego quanto a questão moral e não somente realista como o Ego quer. Bem, até o resultado definitivo, a mente humana se vê numa “conflituosa” decisão.

    Responder
  75. O aparelho designa os modelos que foram estudados por Freud na tentativa de explicar a organização e o funcionamento da mente. O Id para Freud “a verdadeira realidade psiquica”, o subjetivo, o mundo interno não conhece as regras do mundo objetivo. É a parte primitiva da mente, o irracional sem preocupações morais e se destaca mais na infância. O Ego é um meio de livrar de maneira inconsciente a dor psíquica. O Superego impede a realização dos instintos e dos desejos do Id. Dentro da perspectiva de Édipo, Freud explica a relação pai-mãe-filho, o desejo da criança pela mãe e o odio do pai por essa relação é usada por Freud para explicar o desenvolvimento sexual infantil.

    Responder
  76. O ego é o receptor e negociador das coisas externas. O ego traz o equilíbrio entre o id e superego.Essa interação é responsável pela formação da personalidade.

    Responder
  77. A cada leitura ,a cada texto , nosso conhecimento e curiosidade sobre o tema vão aumentando.
    E vamos ficando mais fascinado pelo assunto em pauta.

    Responder
  78. Em uma perfeita sintonia, o Id, o Ego e o Superego interagem entre si como em uma medida de pesos e contra peso o que nos leva a refletir na mensagem que diz, “todas as coisas nos são licitas, mas nem todas nos convém fazer.

    Responder
  79. É ao mesmo tempo complexo e instigante estudar estes conceitos, apesar de hoje ser ainda meu segundo dia de curso, já estou começando a me sentir mais a vontade com estes termos comuns à psicanálise. Estou me esforçando pra ter muita atenção às leituras e comentários de outros alunos, para otimizar meu aprendizado. Só tenho a agradecer por esta oportunidade que vocês estão me proporcionando.

    Responder
  80. A representação do aparelho psíquico, tanto na primeira quanto na segunda tópica, nos auxilia na compreensão da mente humana e nos seus processos.

    Responder
  81. Uma parte do id na evolução normal do ser humano se destacou e criou o ego, que pode interagir com a realidade (mundo externo), pode modificá-la para promover a descarga das pulsões, e ao mesmo tempo vai interagir com o id na negociação entre a realidade e as pulsões.

    Responder
  82. O aparelho psíquico, ou somente psique, é o nome dado ao método estrutural proposto por Freud. Primeiramente foi dividido em inconsciente, pré-consciente e consciente, o que posteriormente foi modificado e dividido em três elementos que unidos trabalham nas ações e reações, o Id, Ego e Superego.

    Responder
  83. É surpreendente as descobertas de Freud em relação ao Id, Ego e Superego e a importância desta teoria para entendermos a mente humana.

    Responder
  84. O ego é a função levar o Id a uma realidade da consciência é como se eu desejasse uma coisa proibida o Id iria dizer você que faz, aí viria o ego dizendo no meu consciente isso não convém e se tenho um equilíbrio emocional. Aí o superego leva a concordar que não devo realizar tal ato evitando que venha uma reparação por arrependimento

    Responder
  85. A importância funcional do ego se manifesta sobre o controle das abordagens que são dele proprio, e em relação com o id é para controle de suas forças; o que para o ego a percepção desempenha o papel que no id cabe ao instinto.

    Responder
  86. O Ego, o Superego e o Id São instâncias que formam a psique humana. Isso de acordo com a teoria da personalidade em Freud em seus estudos sobre psicanálise.
    O ego é responsável pelo o equilíbrio da psique, ele procura regular os impulsos do Id, ao mesmo tempo tenta satisfazê-lo de modo menos imediatista e mais realista.
    O Superego atua como um conselheiro para o Ego. Isso porque o alerta sobre o que é ou não moralmente aceito, segundo os princípios absorvidos pela pessoa ao longo de sua vida!

    Responder
  87. Vejo o Superego como mediador das causas impossíveis que o ID e o ego não está enxergando. O ego por sua vez é sensato mas assim mesmo necessita do suporte do superego para não deixar que o ID o influencie.

    Responder
  88. NA PSICANÁLISE , O EGO NÃO É CONCEBIDO COMO UMA ENTIDADE FÍSICA OU SENSORIAL QUE PODERIA UTILIZAR UM RECEPTOR ACÚSTICO OU QUALQUER OUTRO TIPO DE ÓRGÃO SENSORIAL. EM VEZ DISSO O EGO É UMA ESTRUTURA PSICOLÓGICA,PARTE DA MENTE,QUE ENTRE OS IMPULSOS DO ID E AS EXIGÊNCIAS DO SUPEREGO.

    Responder
  89. Conflito entre id que e energia ,ego e realidade e superego personalidade que compõem personalidade humana.

    Responder
  90. O superego é como uma voz interior que carregamos, formada pela internalização das regras e normas dos nossos pais. Ele representa nossa consciência moral e influencia nossas decisões e ações. Essa parte da mente também molda como queremos ser, o nosso “eu ideal”… Pode ser tanto consciente quanto inconsciente, e tem um papel importante na maneira como percebemos o mundo ao nosso redor. Vem como uma voz dentro de nós, feita das regras e normas que aprendemos com nossos pais. Ele é como nossa consciência moral, guiando nossas escolhas e comportamentos. Além disso, ele nos ajuda a criar uma imagem do tipo de pessoa que queremos ser, que também funciona tanto de forma consciente quanto inconsciente e afeta consideraàvmente bastante (e muito0 nossa visão do mundo e nossas ações. Incrível, ne?

    Responder
  91. O aparelho psíquico funciona como uma engrenagem onde o bom funcionamento de uma peça depende do bom funcionamento da outra, sendo o mundo externo o combustível que alimenta esse sistema.

    Responder
  92. A forma de Freud, explicar é realmente fascinane e facilita muito a forma de avaliar cada paciente.

    Responder
  93. Correção é permitido….kkkkk. O Ego e o ID no esforço repremido, presionam para voltar a consciência,
    requerendo uma força contrária constante para que se mantenham no nível da inconsciência.

    Responder
  94. Id, ego e superego são responsáveis pela formação da personalidade. São as referências do imprevisível , da própria razão e dos valores , mutualmente.

    Responder
  95. “O ego é o mediador entre as exigências do id e do universo externo, reduz a tensão do id até encontrar o objeto para agradar. O superego são os valores, tem como função diminuir o prazer do id.”

    Responder
  96. Os mecanismo do id, ego e superego de certa forma representam um esquema possível e passível de influencias externas , porém o mistério está em que contexto emocional eles se formaram para funcionarem como pontos de equilíbrios das pulsões.

    Responder
  97. O ide quer a todo custo, o ego reflete para consumar uma ação, super ego reflete para uma ação de culpa.

    Responder
  98. O aparelho psíquico é representado pelo ego, id e superego. Estes três sistemas definem, condicionam o comportamento,a relação e a percepção do mundo externo.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

208 comentários sobre “Formação em Psicanálise Clínica

          1. O curso é muito bom! O material de apoio é ótimo. Me surpreendeu bastante. Estão de Parabéns ?!

          2. Estou gostando muito do curso, tenho dois cursos básicos e uma especialização em psicanalise.

          3. Bom dia,estou começando hj no curso de psicanálise, estou um pouco perdida na plataforma.

          4. A proposta do curso está acima das minhas perspectivas. Excelente o material disposto aos alunos.

          5. O curso foi maravilhoso, parabéns um curso gratuito e instrutivo, já paguei meu certificado, já vou atuar na parte de psicanálise clínica holística, vou cadastrar meu certificado , agradeço muito a IEVI.

      1. Estou gostando muito do curso. O material disponibilizado é de excelente qualidade e atualizado de forma visível. Parabéns a IEVI.

      2. Eu amei esse curso rápido e muito produtivo, tenho certeza que vai agregar muito para meu trabalho como psicanalista.

      1. O IEVI emite declaração ou histórico da conclusão da programação com aproveitamento e a carga horária da formação?

          1. Tenho licenciatura em psicologia, se fizer o curso de psicanálise com que graduação eu saio?

          2. Estou comendo, e ainda não conheço o curso, logo não posso emitir opiniões, espero poder obter muitos subsídios e dividir com os pares.

      2. Sempre tive muita vontade de fazer um bom curso de psicanálise, talvez esse seja um bom momento.

    1. Olá
      Gostaria de saber o valor do certificado e da credencial, por gentileza.
      Grata

      Maria Emília Barros

      1. A psicanálise é uma profissão livre, reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (CBO – código 2515.50).

    2. Olá Boa Noite, gostaria de saber o valor do certificado da formação em Psicanálise clínica.

      Grata

    3. Curso muito bom adorei, bora continuar o aprendizado ! Gratidão
      Finalizado

    4. Confesso que havia feito outro curso de psicanálise, contudo, senti ao término, uma sensação de pouquissímo conhecimento, até ao revisitar o material proposto para o estudo. Com o estudo realizado no IEVI, sinto-me desafiado a continuar estudando, contudo, com uma ótima visão, pelo material apresentado, que constitui-se muito rico, pela condução e distribuição de material e enfim, disposto a poder auxiliar aqueles que necessitam. Tenho muito a agradecer a este Curso de formação em Psicanálise e recomendar a que outros possam fazê-lo. Parabéns a todos e especialmente ao(s)mentor(es) que me acompanhou até esta conclusão!

  1. Com essa formação vou poder atender como profissional em Psicanálise clínica?

    1. É aconselhável concluir o curso de Formação em Psicanálise Clínica com no mínimo 70% de aproveitamento e Realizar o Curso de Psicanálise Integrativa.

      1. Isso quer dizer sim? Sim, pode atuar como pessoa habilitada, psicanalista clínica, fazendo esses dois cursos com o aproveitamento mínimo ou maior que 70%?

        1. Bom dia!
          Caso o aluno não possua experiência em atendimento, nós sugerimos o mesmo a realizar os módulos práticos de análise didática e supervisão.

        2. Mas e o tripé psicanalítico de análise pessoal e supervisão psicanalitica? Como vou completar esse tripé exigido para atuar como psicanalista? Vocês poderiam escrever aqui no site como cumprir esses requisitos? Se particular ou se vcs irão oferecer?

          1. Bom dia!
            Os alunos serão avisados por e-mail quando os módulos de analise e supervisão estiverem disponíveis na plataforma.

        1. Gostaria de saber se a parte prática já foi incluída.
          Tenho interesse em fazer, mas me preocupo de ser cobrada por não ter parte prática do tripé.

  2. Bom dia
    Para as pessoas com graduação na área da Educação.
    Com esse certificado poderão montar uma clínica de Psicanálise.

  3. Bom dia,acabei me inscrever no curso de Psicanálise Clinica,já fiz o curso de Bacharel Livre em Teologia com vcs, tenho formação como Psicanalista Forense, Psicopatologia entre outras áreas , só me faltava o curso de Psicanálise Clinica,posso fazer o curso na Área Clínica ,grato.

  4. Boa tarde, estou gostando muito de ser uma aluna no curso de Formação em Psicanálise Clínica.

        1. Boa tarde,ao término do curso de psicanálise clínica posso fazer atendimento sim ou não.

      1. Em relação ao processo de análise e supervisão, para compor o tripé. O curso proporciona essa possibilidade?
        Gratidão pela oportunidade

          1. Gente preciso de mais informações pois não há comentários em lugar nenhum sobre a plataforma.

  5. boa noite. com o diploma de psicanálise clinico posso exercer a profissão no piauí?

    1. Bom dia!
      Pode sim. Para ser um psicanalista, não é necessário ter formação em psicologia ou medicina. O importante é que o psicanalista tenha uma formação sólida e constante, o que implica em muito estudo e aprofundamento da teoria e prática psicanalítica.

      1. É só se inscrever no site , entra no site, escolhe o curso, terá um ícone de inscrição, faça a inscrição colocando seus dados, vai precisar de uma senha, anota p não esquecer ou deixa salvo aí bom curso.

  6. já enviei meus dados e foto para credencial vcs precisam algum documento tbm para diploma psicanalista,fico aguardo da documentação.

  7. Bom dia,recebi toda documentação,muito obrigado,vou aguardar o curso de Psicanálise integrativa,um ótimo sábado para todos vcs.

  8. Boa tarde!!
    Venho através deste agradecer a oportunidade que vcs vem nos dando oportunidade para nós sejamos profissionais no ramo da psicanálise clínica,em breve estarei pedindo o certificado e a credencial.

  9. Preciso de outro curso para fazer psicanálise com vocês, para legalmente atender pessoas?

    1. Bom dia!
      Sim. É necessário realizar o curso de Psicanálise Integrativa (estará disponível na plataforma para os concluintes em breve).

  10. A escola fornece a análise e o estágio; contemplando o tripé psicanalítico e caso; alguém já possua a formação e queira; apenas a certificação palpável.. como se daria este caminho?
    Muito obrigado…
    Deus os abençoe!

    1. Todos os cursos dispostos por ser on line já estão disponíveis lembrando que para fazer psicanálise interativa precisar ter concluído a psicanálise clínica e o processo de matrícula é o mesmo, espero ter ajudado.

      1. Gostaria de saber por que eu tou matriculada no curso de psicanálise clínica eu completei o questionário ele diz que falhou na nota. Atenciosamente Marilândia Veloso Lima boa tarde!!

  11. Bom dia, A credencial, para quem fizer psicanalise clinica e integrativa é uma única credencial?

  12. boa noite minha neta pegou e fez a prova ,pois tive sai as presa e ficou quieta fui abri e reprovou
    acabou o tempo e o que faco agora

  13. Me interessei pelo curso, como e onde efetuar o pagamento?
    Poderei atender depois que concluir o curso?

    1. Bom dia!
      Após realizar os cursos de formação em psicanálise clínica, psicanálise integrativa e passar pelos módulos de analise didática e supervisão, sim.

    1. Entre o ego d o id é que o ego acata l princípio da realidade diferenciando do que é da mente e o que é do mundo externo.

    1. Se eu atingir o limite da quantidade de tentativas e não aprovar em dos questionários, devo continuar? Ou não terei condições de concluir o curso?

  14. Estou feliz em ter concluído o Curso de Psicanálise Clínica Pelo Instituto IEVI Agradeço a todos que fazem o referido Instituto. Por terem repassado todos os conteúdos gratuitos. Outrossim parabenizo a todos que fazem o IEVI pela alta
    responsabilidade com os alunos.
    ATT: José Augusto dos Santos

  15. GOSTEI MUITO DO CURSO E JÁ TERMINEI AGORA QUERO SABER COMO FAÇO PARA PAGAR ESTE CURSO, SE POSSO PAGAR PARCELADO NO BOLETO OU NÃO.

  16. Bom dia.
    Sou bacharel em Direito e me matriculei nos cursos de Psicanálise Clinica e Integrativa.
    Gostaria de receber um norte preciso em relação a como atuar como Psicanalista.
    Obrigado pela atenção.

    1. Bom dia!

      É necessário realizar os módulos práticos de analise didática e supervisão (estágio), para os alunos que não possuem experiência.

      Att,
      IEVI

  17. Eu lido com pessoas na minha ,e são tantos problemas é uma infinidade de diversidade e eu tento solucionar com o dom que Deus me deu ,mais achei que deveria ir além então pedi a Deus direção ,é eu creio que pode ser aqui ,então estou aqui buscando capacidades

  18. Qual é o prazo mínino para conclusão dos tres cursos que compõem o tripé para atuar como Psicanalista Clinico? E se o aluno concluir antes do tempo previsto na carga horária o que acontece no caso da solicitação do pedido do diploma e da credencial?

  19. Tenho interesse em fazer o curso de psicanálise clínica. Essa oportunidade é maravilhosa. Enfim vou fazer o curso.

    1. Não há Conselho de Psicanálise no Brasil. Você como Psicanalista, não tem obrigação de se filiar a qualquer órgão público. O Psicanalista não é subordinado a qualquer órgão de fiscalização profissional.
      Conselhos são criados por leis federais. Se não houver lei criando-os eles não podem existir, pelo menos não terão poder fiscalizador.

      1. Bom dia! Estou muito feliz por ter essa oportunidade, sempre sonhei em ser uma terapeuta. Muito obrigada!!

      1. Boa tarde
        Meu curso de formação é Bacharel em Serviço Social, especialização em Serviço Social e políticas públicas; gostaria de saber se no término desse curso de psicanálise Clínica eu já posso montar minha clínica?

  20. Estou em andamento com o curso, desde já tenho obtido um conhecimento excelente, cada dia mais me interesso pela temática. Recomendo! Curso para vida! Parabéns aos envolvidos.

  21. Deixo aqui meus agradecimentos atodar equip de professores colabradores pesquisadores em fim toda logistica, para poder presta um exelemte trabalho atodos que queram desevolver suas atividades como um profisional na area da psicanalise O Brasil esta precisando de eselentes profisionas nesta area da saude;pastor jose de sousa

  22. Trabalho com crianças, em oficina de artes. O objetivo das minhas oficinas é o desenvolvimento da crianças em vários aspectos. Procuro fazer um trabalho de excelência, buscando sempre conhecimentos e experiências que possam me auxiliar nessa área. Trabalho com jovens e crianças a 20 anos. Gostaria muito de entender a expressão das crianças através da arte, isso significa muito pra mim, pois me ajudará a atendê-lo da melhor forma. Sou formada em Artes Plásticas e pós graduada em Arte Educação. Agora gostaria de saber se posso atuar também como Psicanalista em meu trabalho (particular) e de que forma posso usar esse conhecimento.

  23. Excelente curso oferecido pela IEVI. Concluir o curso formação em Psicanálise, e já obtive o certificado. Sigo fazendo outros. Estou satisfeito!!!

  24. Curso campeão em excelência vale a pena cada parágrafo para quem realmente quer aprender e enriquecer seus conhecimentos.

    1. ola boa noite, eu conclui o meu hoje. voce recebeu seu certificado e credenciais.

  25. Estou concluindo Bacharel livre em teologia é possível que eu faça o de psicanálise!

  26. Muito feliz em ter escolhido o IEVI para fazer o Curso de Formação em Psicanálise Clínica! Conclui essa primeira etapa, hoje, 17 de maio de 2023! Um universo de conhecimentos teóricos e tudo muito bem elaborados para o aluno aprender sem dificuldades! Este curso está sendo um divisor de águas em meu caminhar, para o meu auto conhecimento e para meus propósitos futuros! Pretendo me inscrever no Curso de Formação em Psicanálise Integrativa, enfim, também a de análise e supervisão para atuar com precisão! Deus me ajude em todas as etapas, pois este é o ambiente (virtual EAD) certo! Gratidão ao site e todos os envolvidos nessa missão!

  27. No contexto da psicologia, o ego além de fazer parte da personalidade humana, está mais relacionado ao caráter ou seja, a forma como a pessoa se comporta ou pensa.

  28. quero parabenizar toda equipe pelo farto material que envolveu esse curso, abrindo o entendimento, sobre o psique e as varias faces de cada individuo, parabéns

  29. Sou brasileira mas moro na Argentina então não pago impostos no Brasil. Só tenho numero de registro que me derão no cartório e número de passaporte. Com estes números posso obter a credencial de psicanalise clínica ou não são os requeridos?

  30. Show, vou aproveitar a oportunidade e me matricular para aprender mais sobre o ser humano.

  31. Anteriormente eu tinha receio de estudar psicanalise ou qualquer curso que fosse voltado para mente humana, pois via como algo muito complexo. Mas agora, percebo que minha mente simplesmente estava bloqueando algo que hoje vejo como uma matéria bem interessante e prazerosa.

  32. Sonhar e realizar o meu sonho de ser psicanalista clinica, é muito bom. Glorias a Jesus!

  33. A 5 anos estudo psicanálise e agora terminei este curso e pretendo atuar .
    Este curso me ajudou bastante , pois já trabalho na área social com publico evangélico como Pastor e agora terei oportunidade de agregar um ao outro quando necessário.
    Grato a Deus e ao instituto.

  34. Eu estou fzendo este curso. Sou Terapeuta Holístico e a Psicanálise é uma áarea a qual sempre quiz atuar

    1. Pelo visto Freud nos apresenta, como na alegoria da caverna de Platão, que nosso eu verdadeiro e o mundo real é o inconsciente… Já aquela ideia da vida na qual nos manifestamos é apenas uma fração do todo… E o conflito entre estas crenças causam os problemas psíquicos na humanidade.

  35. Achei interessante e resolvi me inscrever fiz Curso de Terapeuta e quero agregar.

  36. Estou gostando muito do curso de formação em psicanálise. Porém, estou tendo que ler no próprio site. Queria baixar (download) pelo menos os e-book, para imprimir e reler várias vezes. Aprendo mais no papel, do que na tela do celular (ou computador). Tem alguma botão, para o download?

  37. Esse curso tem apenas a parte teoria e a avaliação. Mas e a parte de clínica supervisionada? Como fica pra prática?

  38. Pelo visto Freud nos apresenta, como na alegoria da caverna de Platão, que nosso eu verdadeiro e o mundo real é o inconsciente… Já aquela ideia da vida na qual nos manifestamos é apenas uma fração do todo… E o conflito entre estas crenças causam os problemas psíquicos na humanidade.

  39. Estou amando o curso, tem qualidade, e a plataforma é excelente.Os estudos são rigirosos e transnitem nuito conhecimento. Recomendo esta conceituada Instituição.Farei outros cursos.Tenho 65 anos, sou formada em Letras Português/ Inglês e respectivas Literaturas.Tenho pós-graduação em Gestão e Supervisão(360h), Teoria Literária(360h)(Tutoria no Ensino EAD(360h), Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar (660h) e estou cursando a formação em Psicanálise Clínica

  40. Já conclui o curso psicanalise clinica breve requisitarei o certificado e credencial!

  41. Hoje concluí este curso de “Formação em psicanálise clínica”,que me agregou muito conhecimento, pois possui um
    ótimo conteúdo, metodologia. Agradeço, primeiramente, a Deus por me permitir a isso e ao IEVI por proporcionar conteúdo tão rico e organizado numa plataforma muito bacana. Já solicitei meu certificado.
    Gratidão!!!

  42. Já participei de vários cursos, com certeza esse está entre os melhores, ainda estou no inicio, mas já estou impactado com o conteúdo, estou na primeira etapa A origem da psicanálise.

  43. Comecei o curso a dois dias. Realmente está né surpreendendo muito.
    Sou Antropologo.
    Tenho especializações em: Neurociência. Neurolinguística. Neuropsicologia e Psicologia Organizacional. O curso de vocês é excelente. Parabéns.

  44. A psicanálise nos mostra como resistir os traumas vivenciados, por meio de um sentimento bom, ela nos cura.

  45. Quero deixar aqui o meu agradecimento ao Instituto Videira pelo curso que realizei. O formato do curso, o poder fazer e pagar apenas o certificado e a credencial… foram fundamentais para que eu conseguisse conclui-lo e, com isso, realizar um sonho.
    Muito obrigada!

  46. Recomendo este curso. O programa está muito bem pensado e organizado. A plataforma é bem amigável e, sobre tudo, a orientação pelo zap é rápida e muito cordial. Estou feliz com meu certificado. Nào tive problemas para solicitar nem para pagar pois o soporte estava sempre disponível. Apenas conclui o pagamento me mandaram o certificado. Obrigada!

  47. A psicanálise é uma abordagem intensa, que com o decorrer do tempo o paciente consegue transferir suas emoções ao terapeuta. Esse curso está me proporcionando fazer uma autoavaliação da minha vida.

  48. Olá, gostaria de fazer o curso, poderei atuar como psicanalista clínica? Gostaria de saber como faço o estágio supervisionado, se vocês nos colocam para fazer? Como é? Quero abrir meu consultório. Ninguém tá respondendo o WhatsApp.

  49. Excelente curso. Ótimo material. Bem objetivo e bastante rico em conteúdo. Parabéns à IEVI

  50. Curso muito bom, com informações uteis e direcionadas para a formação em psicanálise clinica, além da forma didática ágil preconizado pela moderna pedagogia.
    Parabéns a equipe

    1. Boa tarde, meu nome é Laura, sou de Canoas/RS, estou começando o curso hoje, espero conseguir alcançar meus objetivos ao me matricular no curso, ou seja conhecer o pensamento freudiano.
      E sua aplicação no tratamento dos pacientes. Portanto, vamos começar..

  51. “Que a luz que nos guia , seja mais forte que a luz que nos cerca “

  52. FIZ O CURSO E SALVEI TODO MATERIAL É MUITO IMPORTANTE PARA LEITURA E TIRAR DUVIDAS, O CURSO É BEM COMPLETO PARA QUEM REALMENTE QUER FAZER PSICANÁLISE O MATERIAL E MUITO BOM.

Os comentários estão fechados.