-
A Origem da Psicanálise
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Identificar o contexto no qual Sigmund Freud desenvolveu a Psicanálise. Reconhecer os conceitos de consciente, inconsciente e sublimação. Relacionar a Psicanálise à sociedade e à cultura.
-
Princípios da Imagem Pessoal
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Definir imagem e constituição do eu a partir da teoria psicanalítica. Explicar a imagem e a representação social do eu a partir da psicologia social. Relacionar corpo com identificação e imagem, com foco nos princípios da psicanálise para a constituição psíquica e existencial do sujeito.
-
Conceito do Eu e da Personalidade
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer o processo de constituição do eu a partir dos estudos freudianos. Definir personalidade e psicanálise. Identificar as principais características do id, do ego e do superego.
-
Escolas da Psicologia: Psicanálise e Behaviorismo
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Conceituar psicanálise com base nos trabalhos de Freud, Melanie Klein e Lacan. Definir behaviorismo. Descrever a natureza experimental do behaviorismo.
-
Literatura, Psicanálise e Filosofia
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Descrever a relação entre Literatura, Psicanálise e Filosofia. Reconhecer os limites da Filosofia e da Psicanálise em relação à estética literária. Interpretar obras literárias sob o viés psicanalítico e filosófico.
-
O Ego e os Mecanismos de Defesa
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Definir ego e as funções do ego segundo a psicanálise freudiana. Descrever os mecanismos de defesa. Explicar como se dá a identificação para inserção do sujeito em um grupo a partir de sua constituição psíquica e social.
-
Relação Compreensiva e a Relação com o Real
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Apresentar os registros do imaginário, simbólico e real do campo da Psicanálise. Relacionar os três paradigmas da imagem com os registros da Psicanálise. Interpretar a imagem como representação ou aproximação do real.
-
Principais Matrizes Teóricas da Psicologia Social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Identificar as representações coletivas de Durkheim, mentalidades primitivas de Lévy e as representações de Moscovici. Analisar as influências psicanalíticas, como a teoria das massas de Sigmund Freud e o inconsciente coletivo de Carl Gustav Jung. Reconhecer a dimensão empírica e raízes metodológicas da psicologia social psicológica, psicologia social sociológica e psicologia social crítica.
-
CERTIFICADO

A relação da imagem no pré fotografica está no desenho, pintura, e gravuras. O paradigma fotográfico está no registro real do impossível. O paradigma pós fotográfico está o registro do simbólico da linguagem. Que é infográficos.
A imagem tem sua representação avaliativa de cada ser, nas imagens podemos definir elas cada uma de uma forma.
Cada imagem representa algo e no entanto cada uma é única e representa pessoas,artes paisagens cada uma dessas imagens têm equilíbrio e registro de tempo,lugar e espaço, isso é importante pois deixa claro que tudo pode ajudar o paciente nas mais diversas situações que está vivendo e com a psicanálise traz à tona as vivências comportamentais da pessoa e assim sendo está terá mais oportunidades para sua recuperação, quem faz consulta com psicanalista tem grande chance de cura.
Parametro entre os três paradigmas da Imagem e os três registro da imagens no campo da Psicanálise:
Imagem expressão humana através da percdepção e interpretação – além de todos os sentidos.
Olhar sobre o sujeito e mundo real, variável ao longo do tempo, espaço e sociedade e contexto
Marcada pelo olhar do sujeito que a observa: Três paradigmas: Pré-fotográfico; Fotográfico e Pós-fotográfico – relação entre sujeito e imagem forem se estabelecendo.
Os três registros da imagem no campo da Psicanálise: Imáginário, Simbólico e Real, variável cofotme o social e o cultural.
Então:
Pré-fotográfico x Imaginário – idilico, imaginário, conflituoso, ex: desenho, pintura, escultura;
Fotográfico x Simbolíco – o real, o impossível, conflito entre imaginário e o simbólico, ex; cinema fotografia;
Pré-fotográfico x Real – imagens sintéticas, ex; infográfico.
As vezes uma pessoa consegue definir sua história e uma imagem .
Pré-fotografico são imagens artesanais , compõe entre desenho, pintura e gravura ,contudo estabelece a identificação do olhar entre nós.
Fotográfico , imagens que trazem do objeto indicado ,fotografia , cinema sim único fragmentos no tempo espaço.
Paradigma pós fotográfico é imagens sintético colaboradas por computação ,inforgrafico as dimensões do tempo e espaço, foram a presença do olhar representado.
A imagem pode ter relações positivas ou negativas depende da situação a qual o paciente esta vivendo.
A relação com a imagem pode real ou negativa dependendo da situação que vive o ser.
Corrigindo meu entendimento, após entendimento corrto apartir da visão analitica, quantos aos paradigmas: i. Pre-fotg. corresponde ao irral, conflituoso, logo, é o simbolico; ii.Fotog. corresponde ao real, captura momentanea da realidade para armazenamento, e; iii. pós-fotg. corresponde a reprodução daquela informação captada, desenho infografico (ex. citado);
PARADIGMA PRÉ-FOTOGRÁFICO ou processos artesanais de criação da imagem: é a produção artesanal, que dá expressão à visão por meio de habilidades manuais e corporais. Aqui entram desde as gravuras nas cavernas até o desenho, a pintura e a escultura
PARADIGMA FOTOGRÁFICO ou processos automáticos de captação da imagem: onde ocorreu a automatização na produção da imagem, por meio de máquinas que utilizam lentes e processos para a fixação da imagem em determinado receptor. Vai desde a imagem fotográfica, até o cinema, tv, vídeo e hologramas.
PARADIGMA PÓS-FOTOGRÁFICO ou processos matemáticos de geração da imagem: também pode ser chamado de gerativo. São as imagens virtuais, derivadas de uma matriz numérica, simuladas, independentes de uma referência real.
A arte terapia é muito importante no tratamento de pessoas com depressão. Gostei muito de estudar sobre os paradigmas fotográficos.
Paradigma pré-fotográfico registra o imaginário, Paradigma fotográfico é o registro do real (impossível), Paradigma pós-fotográfico a imagem sintética calculada (registro simbólico), Imagem como representação ou aproximação do real.
O Real, se define como o impensável é o impossível de ser simbolizado.
O imaginário, é representado pela linguagem em sentido duplo.
O pensar, sobre determinado coisa/objeto, está sujeito à variações perceptíveis.
Muita das vezes, aquele que pensa possuir uma verdade, de fato, não está necessariamente seguro de uma verdade absoluta, mas de uma “verdade” particular, única e exclusiva, que dispõe das condições de tempo-espaço, capturados de uma situação temporária, cultural etc…
As realidades das imagens e as suas composições revela de forma clara a visão que cada sujeito se apresenta na sua formação.
Paradigma pré- fotográfico =imaginário com o EU.
Paradigma fotográfico = do impossível, mais do encontro conflituoso do real e imaginário.
Paradigma do pós- fotográfico = Simbólico,uma imagem calculada da apresentação.
Pré fotográfico são imagens como artes, desenhos, pintura e etc …
Fotográfico é algomas real.
Pós ftg corresponde algo já existente
Imaginário, simbólico e real : O imaginário tem relação com a imagem, o que vemos ao nosso redor. O estádio do espelho está ligado ao campo do imaginário. O simbólico é aquilo que estrutura o inconsciente e que é representado por meio da linguagem. O simbólico é a dimensão da representação. O real tem seu registro na realidade humana, representada no simbólico das coisas que em si é o real. O real é a parte inalcançável pela parte de análise. ( Lacan )
– Uma imagem emite muitas informações!!
Toda mudança no modo de produzir imagem provoca mudanças em nosso modo de ver o mundo. Porém essas mudanças dependem de recursos técnicos, instrumentais para que ocorra a produção dessas imagens, o que se em um primeiro momento leva a mudanças de ordem mental e social, por outro lado essas advém de necessidades que nem sempre são materiais, como ocorrem mais especialmente nos processos de produção da linguagem, visual, verbal ou sonora.
Imagens que são produzidas artesanalmente, com as mãos e o olhar, tornando o imaginário visual, constitui o paradigma pré fotográfico.
O registro do real, como uma fotografia, define o paradigma fotográfico.
Imagens simuladas, como as produzidas por computador, exigindo cálculos para criar uma imagem, diluindo tempo e espaço, consolida o paradigma pós fotográfico.
Em disposto ao pre-fotografico a imaginação está para futuras ou satisfatórias imagens para o seu idealizado de vida.Porem em relação ao paradigma fotográfico as relações podem ser conflitantes exprimindo um eventual decepção daquilo que si esperava.No entanto questões do código comunicacional e a cultura variam de acordo com o adaptado anteriormente e ao pender de conceitos quanto pré e fotográfico das relações de imagem e ilusões criadas.
Santaella, define três paradigmas da imagem, sendo eles: o pré-fotográfico que são (gravura, pintura, escultura); o fotográfico (fotografia) e após-fotografia (imagens criadas somente por computadores). Porem, com o desenvolvimento e a rápida expansão das tecnologias disponíveis na área de comunicação visual, discute-se a necessidade da defínição de um novo paradigma da imagem. Neste contexto, Santaella, propõe o quarto paradigma: o hibridissimo entre os três primeiros paradigmas observados em campo expandido.
Angelino, Muito obrigada por falar sobre Santaella. Confesso que há muito tempo venho pesquisando sobre a teoria santaellana do hibridíssimo.
Os três paradigmas da imagem: Pré-fotográfico, Fotográfico e Pós-fotográfico.
a) Pré-fotográfico: A imagens são produzidas manualmente.
b) Fotográfico : Onde se capta o mundo invisível através de uma máquina .
c) Pós-fotográfico: As imagens são sintéticas e infográficas, produzidas por computador.
.
A Situação da pessoa determina muito a percepção da imagem de si e do outro.
A imagem e uma forma de expressão humana cuja percepção vai além dos sentido, está forma de expressão está relacionada com o saber, o imaginário, o simbólico e o real, a questão é saber em qual momento o indivíduo se encontra. Na relação eu – outro, a mão e o olhar, em conflito com o real e o imaginário, então penso que a função do terapeuta e se ter ao momento da pessoa no tempo e no espaço.
Pré fotográfico: imagens manuais e artísticas como pintura desenho.
Fotográfico: captado por meio de uma máquina fotográfica, por exemplo.
Pós fotográfico: imagens sintéticas feitas pelo computador, por exemplo
Os Três paradigma da imagem são interpretadas pelo registro da psicanálise:
a) Pré-fotográfico: Imagem produzida manualmente.
b) Fotográfico: Onde pode ser registrado o mundo real através de uma maquina .
c) Pós-fotográfico: Imagens sintéticas e infográfica produzida por computador.
O pré-fotografico é o imaginario
o fotografico é o real
o pós-fotografico é o simbolico
Cada um irá interpretar uma imagem conforme a sua visão de mundo, valores e com a sua personalidade.
Pre-fotográficos ,fotográfico e pós fotográfico faz as imagens os desenhos e a sombra nos trás o ser é ou sera no imaginário
Assunto interessante! É a primeira vez que ouço falar dessa maneira.
As imagens são de imensa valia para o ser humana pois ela nos proporciona termos diversas percepções através da mensagem transmitida.
O real e o imaginário se define. processos de criação da imagem, processos automáticos de captação da imagem, processos matemático de geração da imagem.
Adorei. Por isso que colocar fotos na parede de algo que acalma, que representa valores, e / ou aquilo que quer conquistar eh tao importante. adorei.
colocar as imagens na parede , mostra os valores do seu trabalho as suas conquistas…
a significação da imagem depende do estado emocional do paciente e de como esta suas expectativas por dar significado para aquilo que se ver ou imagina e muito relativo para cada ser humano então tudo depende da expectativa de quem esta dirigindo o olhar para a imagem
Paradigmas pre fotografico – Imagens Artesanais depende do corpo Ex desenho , pintura e gravura
Paradigmas fotografico – e conflituoso entre o imaginario e o real Ex fotografia e cinema
Paradigmas pos fotografico – sao visoes digitais Ex infofotografico
Neste capítulo o futuro profissional da psicanálise e apresentado a três situações que interferem na relação do indivíduo com o mundo que é o pré fotográfico o fotográfico e o pós fotográfico e que terá um papel relevante no tratamento de uma pessoa e nas questões por ela enfrentada.
RESUMINDO:
– Paradigma pré-fotográfico: abarca as imagens artesanais, tais como o desenho, a pintura e a gravura.
– Paradigma fotográfico: refere-se às imagens que têm uma relação dinâmica com o objeto que retomam, trazendo de alguma forma um rastro ou uma pista do objeto indicado.
– Paradigma pós-fotográfico: engloba as imagens sintéticas ou infográficas, as quais são realizadas por meio da computação.
– Pré-fotográfico: está para o imaginário.
– Fotográfico: está para o real.
– Pós-fotográfico: está para o simbólico.
Uma construção imaginária do ser e da sociedade.
O registro do imaginário é a ilusão que caímos quando representamos o real como simbólico. Quando acreditamos que aquilo que nós simbolizamos é o próprio real. O simbólico contempla a dimensão da nossa experiência que é condicionada pela linguagem.
Paradigma Pre Fotográfico- está para o registro do imaginário
Paradigma Fotográfico – está para o registro do real, do impossível.
Paradigma Pós Fotográfico- está para o registro do simbólico.
Registro do imaginário diz respeito ao paradigma pré fotográfico; registro real ao paradigma fotográfico; registro do simbólico diz respeito ao paradigma pós fotográfico
A Iimportância em se conseguir interpretar ao desenho en a suas mensagens são primordiais para o entendimento e compreensão sos indivíduos.
A: O paradigma pre fotográfico e um processo artesanal de criação da imagem , e uma produção artesanal que se da a expressão a visão por meios de habilidades manuais e corporais .entre como funciona nas cavernas até o desenho e pintura e a escultura.
B: O paradigma fotográfico; são processos automáticos de captação da imagem , por meio da máquina que utilizam lentes e processos para fixação da imagem fotográfico até o cinema, TV,vídeos e hologramas.
C: O Paradigma por fotográfico,ou processos matemáticos de geração da imagem ; também pode ser chamado de gerativo ; ela são as imagens virtuais , simuladas e independente de uma referência Real
Santaella (2003) define três paradigmas da imagem: o pré-fotográfico (gravura, pintura, escultura); o fotográfico (fotografia) e o pós-fotográfico (imagens criadas somente por computadores). No entanto, atualmente, com o desenvolvimento e rápida expansão das tecnologias disponíveis na área de conhecimento da comunicação visual, discute-se a necessidade da definição de um novo paradigma da imagem. Neste contexto, Santaella propõe o quarto paradigma: o hibridismo entre os três primeiros paradigmas observados em um campo expandido.
A imagem pré-fotografica, fotográfica e pós fotográfica, podem ser usadas na psicanálise clínica para explorar as percepções e emoções da pessoa, ajudando-a a compreender melhor a si mesma e ao mundo ao seu redor.
A idéia é clara: a imagem, como tudo o que envolve o homem, também evolui.
É justamente esse processo evolutivo que Santaella e Noth pretendem definir propondo três paradigmas, ou seja, três modelos ou divisões, cada qual com suas características técnicas, práticas e teóricas, relacionadas à produção da imagem.
Interessante essas questões abordadas do pré, foto e pós foto.
A imaginação e a realidade se difundem através das imagens. aluscinante!
A imagem é ainda marcada pelo olhar do sujeito que a observa e a contempla, pois esse olhar é produtor de sentidos sobre ela e sobre o real que ela apresenta.
Na imagem pre fotográfica representa objetos que sai enxergamos como seriam , pois a admira , já na imagem real fotografia, estabelece o que fica marcado como contempla, já no pós fotógrafo, já não mais fuca interessante, passa a ser despercebido ao longo do tempo
Paradigma Pré-Fotográfico: Nos traz a ilusão, pois trata-se de objetos artísticos ou utensílios utilizados no dia a dia, onde através do reflexo dos mesmos, individualmente é possível interpretar diversas imagens.
Fotográfico: A foto define cultura, regionalidade, cores, grupos sociais, significados, emoções e simbologias.
Envolve fonte de pesquisa, produção e direito de imagem.
Pós-Fotográfico: Infográficos e Redações que usam imagens ilustrativas.
Att:
Caroline Val
A ideia é clara: a imagem, como tudo o que envolve o homem, também evolui.
Os três paradigmas da imagem: paradigma pré-fotográfico; paradigma fotográfico; paradigma pós-fotográfico, são interpretações a partir do saber, o imaginário, o símbolo e o real.
Os três paradigmas propostos, tendo em vista as rupturas fundamentais operadas através dos séculos, nos recursos ,técnicas e instrumentos de produção da imagem, são as seguintes: PRE FOTOGRAFICA-gravura,pintura,esculturas-FOTOGRAFICA-fotografia-POS FOTOGRAFICO-imagens criadas somente por computadores.
A evolução dos paradigmas da imagem – pré-fotográfico, fotográfico e pós-fotográfico – reflete a transformação da nossa relação com a representação visual, desde a imaginação e memória até a captura de um fragmento da realidade, e finalmente, a desconstrução e recontextualização da imagem na era digital.
sobre as transformações na produção de imagens na história da arte, define três paradigmas da imagem: o pré-fotográfico (gravura, pintura, escultura); o fotográfico (fotografia) e o pós-fotográfico (imagens criadas somente por computadores).
O significado da imagem quem vai descrever ,e seu significado vai depender do ponto de vista de cada um
Segundo os registros da Psicanálise, as imagens se apresentam em 3 paradigmas distintos, que podem ser representadas pelo imaginário num contexto mais intimista, pelo real através da captura de um fragmento de espaço-tempo e pelo simbólico que requer uma estrutura para ser apresentado.
Estamos no registro do imaginário quando acreditamos que o real é o simbólico. Por que para o real propriamente dito não existe falta, só reconhecemos a falta quando usamos o parâmetro do simbólico atribuído ao real.
A primeira imagem e uma e construida atraves do imaginario a segundo uma imagem real, a terceira simples uma imagem que foi criada pro compudador
Bem interessante!
Muito interessante. Uma uma vez que a construção da imagem irá refletir em nossas relações interpessoais.
O imaginário não compreende barreiras. Vai além de nossos limites, de nossa compreensão. O Fotográfico expressa nossa realidade, conflitos entre o real e o irreal. Nossas pensamentos são frutos de imagens aleatórias, que fazem sentido em nosso eu interior.
Bem interessante
A visão da imagem pode se real ou ruim depende da situação em que se vê.
A composição da inteligência humana, este parecer estratégico da psicanálise é surpreendente e compreensivo nestas três formas da visão e compreensão da imagem assimilada, pré-fotográfica, fotográfica e pós fotográficas “imbutidas” no imaginário, simbólico e real. Incrível compreensão! Estou maravilhada com este ensino.
A arte é fundamental para expressar o mundo imaginário que muitas X está no inconsciente.
Encontramos nestes itens 3 paradigmas da Imagem: Pré_fotografico pintura e escultura. Fotográfico : fotografia. Pos_fotografico: Imagem semente por computador.
Permitindo refletir sobre como as relações entre o sujeito e a imagem foram se estabelecendo .Nos leva a entender que os Paradigmas são de suma Importância.
Neste módulo obtive um aprendizado importante sobre a relação do sujeito e a realidade.
Interessante aprendi mais um pouco sobre!
SANTELA (2003) define três paradigmas da imagem:
pré-fotográfico (gravura, pintura, escultura);
fotográfico (fotografia);
pós-fotográfico (imagens criadas somente por computadores).
Os três paradigmas são muito importantes,nos mostram em ângulos diferentes. O pré fotográfico como imaginario ,O fotográfico como Real e o Pos fotográfico como Simbólico.
O sujeito e a realidade são coisas muito complexas.
Mais olhando por essa ótica fica mais leve pra entender.
O paradigma pré fotográfico está para o imaginário, o paradigma fotográfico esta para o real e o paradigma pós fotográfico está para o simbólico.
As vezes, é possível contar uma história toda com uma imagem, mais do que apenas a fração de segundo que ela captura, por exemplo.
Os paradigmas da imagem é uma forma de expressão humana e que podem revelar grandes traumas e também ser usados como instrumentos de análise.
PARADIGMA PRÉ-FOTOGRÁFICO ou processos artesanais de criação da imagem: é a produção artesanal, que dá expressão à visão por meio de habilidades manuais e corporais. Aqui entram desde as gravuras nas cavernas até o desenho, a pintura e a escultura
(2) PARADIGMA FOTOGRÁFICO ou processos automáticos de captação da imagem: onde ocorreu a automatização na produção da imagem, por meio de máquinas que utilizam lentes e processos para a fixação da imagem em determinado receptor. Vai desde a imagem fotográfica, até o cinema, tv, vídeo e hologramas.
(3) PARADIGMA PÓS-FOTOGRÁFICO ou processos matemáticos de geração da imagem: também pode ser chamado de gerativo. São as imagens virtuais, derivadas de uma matriz numérica, simuladas, independentes de uma referência real.
O paradigma pré-fotográfico está para o imaginário, o paradigma fotográfico está para o real e o paradigma pós-fotográfico está para o simbólico. Essas são as relações estabelecidas entre os registros elaborados pela psicanálise e os paradigmas da imagem.