Formação em Psicanálise Clínica

Formação em Psicanálise Clínica

This content is protected, please login and enroll course to view this content!

124 comentários sobre “Infográfico

  1. A relação da imagem no pré fotografica está no desenho, pintura, e gravuras. O paradigma fotográfico está no registro real do impossível. O paradigma pós fotográfico está o registro do simbólico da linguagem. Que é infográficos.

    Responder
    1. A imagem tem sua representação avaliativa de cada ser, nas imagens podemos definir elas cada uma de uma forma.

      Responder
      1. Cada imagem representa algo e no entanto cada uma é única e representa pessoas,artes paisagens cada uma dessas imagens têm equilíbrio e registro de tempo,lugar e espaço, isso é importante pois deixa claro que tudo pode ajudar o paciente nas mais diversas situações que está vivendo e com a psicanálise traz à tona as vivências comportamentais da pessoa e assim sendo está terá mais oportunidades para sua recuperação, quem faz consulta com psicanalista tem grande chance de cura.

        Responder
    2. Parametro entre os três paradigmas da Imagem e os três registro da imagens no campo da Psicanálise:

      Imagem expressão humana através da percdepção e interpretação – além de todos os sentidos.
      Olhar sobre o sujeito e mundo real, variável ao longo do tempo, espaço e sociedade e contexto
      Marcada pelo olhar do sujeito que a observa: Três paradigmas: Pré-fotográfico; Fotográfico e Pós-fotográfico – relação entre sujeito e imagem forem se estabelecendo.
      Os três registros da imagem no campo da Psicanálise: Imáginário, Simbólico e Real, variável cofotme o social e o cultural.
      Então:
      Pré-fotográfico x Imaginário – idilico, imaginário, conflituoso, ex: desenho, pintura, escultura;
      Fotográfico x Simbolíco – o real, o impossível, conflito entre imaginário e o simbólico, ex; cinema fotografia;
      Pré-fotográfico x Real – imagens sintéticas, ex; infográfico.

      Responder
      1. Na psicanálise, os três paradigmas da imagem são propostos por Lucia Santaella e Winfried Nöth para analisar a relação entre a imagem e o inconsciente. Estes paradigmas representam diferentes formas de pensar e interpretar as imagens, levando em conta os seus aspectos técnicos, sociais e psicanalíticos. As imagens, são interpretadas segundo a lente de cada observador, cada um na sua subjetividade.

        Responder
    3. A imagem destaca a forma e o comportamento de cada olhar uma das caracteristicas é de como a pessoa olha vista de diferentes angulos ,

      Responder
    4. Esses três paradigmas de imagem na psicanálise ajudam os psicanalistas a compreenderem a complexidade do mundo interior do paciente e a trabalharem na resolução de conflitos e na promoção do autoconhecimento e crescimento pessoal.

      Responder
    5. A ideia da fotografia, como prórpio nome diz, é o momento capturado pela luz. Aquele momento, aquele espaço, aquela “pose”, não mais existirá. Só naquela imagem. Por isso me aborrecem as fotografias. acho-as muito transitórias. Prefiro as pré-fotografias, os quadros de Salvador Dali. são surreais, imaginários, fantásticos.

      Responder
  2. Pré-fotografico são imagens artesanais , compõe entre desenho, pintura e gravura ,contudo estabelece a identificação do olhar entre nós.
    Fotográfico , imagens que trazem do objeto indicado ,fotografia , cinema sim único fragmentos no tempo espaço.
    Paradigma pós fotográfico é imagens sintético colaboradas por computação ,inforgrafico as dimensões do tempo e espaço, foram a presença do olhar representado.

    Responder
  3. Corrigindo meu entendimento, após entendimento corrto apartir da visão analitica, quantos aos paradigmas: i. Pre-fotg. corresponde ao irral, conflituoso, logo, é o simbolico; ii.Fotog. corresponde ao real, captura momentanea da realidade para armazenamento, e; iii. pós-fotg. corresponde a reprodução daquela informação captada, desenho infografico (ex. citado);

    Responder
    1. PARADIGMA PRÉ-FOTOGRÁFICO ou processos artesanais de criação da imagem: é a produção artesanal, que dá expressão à visão por meio de habilidades manuais e corporais. Aqui entram desde as gravuras nas cavernas até o desenho, a pintura e a escultura
      PARADIGMA FOTOGRÁFICO ou processos automáticos de captação da imagem: onde ocorreu a automatização na produção da imagem, por meio de máquinas que utilizam lentes e processos para a fixação da imagem em determinado receptor. Vai desde a imagem fotográfica, até o cinema, tv, vídeo e hologramas.
      PARADIGMA PÓS-FOTOGRÁFICO ou processos matemáticos de geração da imagem: também pode ser chamado de gerativo. São as imagens virtuais, derivadas de uma matriz numérica, simuladas, independentes de uma referência real.

      Responder
      1. A arte terapia é muito importante no tratamento de pessoas com depressão. Gostei muito de estudar sobre os paradigmas fotográficos.

        Responder
  4. Paradigma pré-fotográfico registra o imaginário, Paradigma fotográfico é o registro do real (impossível), Paradigma pós-fotográfico a imagem sintética calculada (registro simbólico), Imagem como representação ou aproximação do real.

    Responder
  5. O Real, se define como o impensável é o impossível de ser simbolizado.
    O imaginário, é representado pela linguagem em sentido duplo.

    Responder
  6. O pensar, sobre determinado coisa/objeto, está sujeito à variações perceptíveis.
    Muita das vezes, aquele que pensa possuir uma verdade, de fato, não está necessariamente seguro de uma verdade absoluta, mas de uma “verdade” particular, única e exclusiva, que dispõe das condições de tempo-espaço, capturados de uma situação temporária, cultural etc…

    Responder
  7. As realidades das imagens e as suas composições revela de forma clara a visão que cada sujeito se apresenta na sua formação.
    Paradigma pré- fotográfico =imaginário com o EU.
    Paradigma fotográfico = do impossível, mais do encontro conflituoso do real e imaginário.
    Paradigma do pós- fotográfico = Simbólico,uma imagem calculada da apresentação.

    Responder
  8. Pré fotográfico são imagens como artes, desenhos, pintura e etc …
    Fotográfico é algomas real.
    Pós ftg corresponde algo já existente

    Responder
  9. Imaginário, simbólico e real : O imaginário tem relação com a imagem, o que vemos ao nosso redor. O estádio do espelho está ligado ao campo do imaginário. O simbólico é aquilo que estrutura o inconsciente e que é representado por meio da linguagem. O simbólico é a dimensão da representação. O real tem seu registro na realidade humana, representada no simbólico das coisas que em si é o real. O real é a parte inalcançável pela parte de análise. ( Lacan )

    Responder
  10. Toda mudança no modo de produzir imagem provoca mudanças em nosso modo de ver o mundo. Porém essas mudanças dependem de recursos técnicos, instrumentais para que ocorra a produção dessas imagens, o que se em um primeiro momento leva a mudanças de ordem mental e social, por outro lado essas advém de necessidades que nem sempre são materiais, como ocorrem mais especialmente nos processos de produção da linguagem, visual, verbal ou sonora.

    Responder
  11. Imagens que são produzidas artesanalmente, com as mãos e o olhar, tornando o imaginário visual, constitui o paradigma pré fotográfico.
    O registro do real, como uma fotografia, define o paradigma fotográfico.
    Imagens simuladas, como as produzidas por computador, exigindo cálculos para criar uma imagem, diluindo tempo e espaço, consolida o paradigma pós fotográfico.

    Responder
  12. Em disposto ao pre-fotografico a imaginação está para futuras ou satisfatórias imagens para o seu idealizado de vida.Porem em relação ao paradigma fotográfico as relações podem ser conflitantes exprimindo um eventual decepção daquilo que si esperava.No entanto questões do código comunicacional e a cultura variam de acordo com o adaptado anteriormente e ao pender de conceitos quanto pré e fotográfico das relações de imagem e ilusões criadas.

    Responder
  13. Santaella, define três paradigmas da imagem, sendo eles: o pré-fotográfico que são (gravura, pintura, escultura); o fotográfico (fotografia) e após-fotografia (imagens criadas somente por computadores). Porem, com o desenvolvimento e a rápida expansão das tecnologias disponíveis na área de comunicação visual, discute-se a necessidade da defínição de um novo paradigma da imagem. Neste contexto, Santaella, propõe o quarto paradigma: o hibridissimo entre os três primeiros paradigmas observados em campo expandido.

    Responder
    1. Angelino, Muito obrigada por falar sobre Santaella. Confesso que há muito tempo venho pesquisando sobre a teoria santaellana do hibridíssimo.

      Responder
  14. Os três paradigmas da imagem: Pré-fotográfico, Fotográfico e Pós-fotográfico.

    a) Pré-fotográfico: A imagens são produzidas manualmente.
    b) Fotográfico : Onde se capta o mundo invisível através de uma máquina .
    c) Pós-fotográfico: As imagens são sintéticas e infográficas, produzidas por computador.
    .

    Responder
  15. A imagem e uma forma de expressão humana cuja percepção vai além dos sentido, está forma de expressão está relacionada com o saber, o imaginário, o simbólico e o real, a questão é saber em qual momento o indivíduo se encontra. Na relação eu – outro, a mão e o olhar, em conflito com o real e o imaginário, então penso que a função do terapeuta e se ter ao momento da pessoa no tempo e no espaço.

    Responder
  16. Pré fotográfico: imagens manuais e artísticas como pintura desenho.
    Fotográfico: captado por meio de uma máquina fotográfica, por exemplo.
    Pós fotográfico: imagens sintéticas feitas pelo computador, por exemplo

    Responder
  17. Os Três paradigma da imagem são interpretadas pelo registro da psicanálise:
    a) Pré-fotográfico: Imagem produzida manualmente.
    b) Fotográfico: Onde pode ser registrado o mundo real através de uma maquina .
    c) Pós-fotográfico: Imagens sintéticas e infográfica produzida por computador.

    Responder
  18. Pre-fotográficos ,fotográfico e pós fotográfico faz as imagens os desenhos e a sombra nos trás o ser é ou sera no imaginário

    Responder
  19. As imagens são de imensa valia para o ser humana pois ela nos proporciona termos diversas percepções através da mensagem transmitida.

    Responder
  20. O real e o imaginário se define. processos de criação da imagem, processos automáticos de captação da imagem, processos matemático de geração da imagem.

    Responder
  21. Adorei. Por isso que colocar fotos na parede de algo que acalma, que representa valores, e / ou aquilo que quer conquistar eh tao importante. adorei.

    Responder
  22. a significação da imagem depende do estado emocional do paciente e de como esta suas expectativas por dar significado para aquilo que se ver ou imagina e muito relativo para cada ser humano então tudo depende da expectativa de quem esta dirigindo o olhar para a imagem

    Responder
  23. Paradigmas pre fotografico – Imagens Artesanais depende do corpo Ex desenho , pintura e gravura
    Paradigmas fotografico – e conflituoso entre o imaginario e o real Ex fotografia e cinema
    Paradigmas pos fotografico – sao visoes digitais Ex infofotografico

    Responder
  24. Neste capítulo o futuro profissional da psicanálise e apresentado a três situações que interferem na relação do indivíduo com o mundo que é o pré fotográfico o fotográfico e o pós fotográfico e que terá um papel relevante no tratamento de uma pessoa e nas questões por ela enfrentada.

    Responder
  25. RESUMINDO:
    – Paradigma pré-fotográfico: abarca as imagens artesanais, tais como o desenho, a pintura e a gravura.
    – Paradigma fotográfico: refere-se às imagens que têm uma relação dinâmica com o objeto que retomam, trazendo de alguma forma um rastro ou uma pista do objeto indicado.
    – Paradigma pós-fotográfico: engloba as imagens sintéticas ou infográficas, as quais são realizadas por meio da computação.

    – Pré-fotográfico: está para o imaginário.
    – Fotográfico: está para o real.
    – Pós-fotográfico: está para o simbólico.

    Responder
  26. O registro do imaginário é a ilusão que caímos quando representamos o real como simbólico. Quando acreditamos que aquilo que nós simbolizamos é o próprio real. O simbólico contempla a dimensão da nossa experiência que é condicionada pela linguagem.

    Responder
  27. Paradigma Pre Fotográfico- está para o registro do imaginário

    Paradigma Fotográfico – está para o registro do real, do impossível.

    Paradigma Pós Fotográfico- está para o registro do simbólico.

    Responder
  28. Registro do imaginário diz respeito ao paradigma pré fotográfico; registro real ao paradigma fotográfico; registro do simbólico diz respeito ao paradigma pós fotográfico

    Responder
  29. A Iimportância em se conseguir interpretar ao desenho en a suas mensagens são primordiais para o entendimento e compreensão sos indivíduos.

    Responder
  30. A: O paradigma pre fotográfico e um processo artesanal de criação da imagem , e uma produção artesanal que se da a expressão a visão por meios de habilidades manuais e corporais .entre como funciona nas cavernas até o desenho e pintura e a escultura.
    B: O paradigma fotográfico; são processos automáticos de captação da imagem , por meio da máquina que utilizam lentes e processos para fixação da imagem fotográfico até o cinema, TV,vídeos e hologramas.
    C: O Paradigma por fotográfico,ou processos matemáticos de geração da imagem ; também pode ser chamado de gerativo ; ela são as imagens virtuais , simuladas e independente de uma referência Real

    Responder
  31. Santaella (2003) define três paradigmas da imagem: o pré-fotográfico (gravura, pintura, escultura); o fotográfico (fotografia) e o pós-fotográfico (imagens criadas somente por computadores). No entanto, atualmente, com o desenvolvimento e rápida expansão das tecnologias disponíveis na área de conhecimento da comunicação visual, discute-se a necessidade da definição de um novo paradigma da imagem. Neste contexto, Santaella propõe o quarto paradigma: o hibridismo entre os três primeiros paradigmas observados em um campo expandido.

    Responder
  32. A imagem pré-fotografica, fotográfica e pós fotográfica, podem ser usadas na psicanálise clínica para explorar as percepções e emoções da pessoa, ajudando-a a compreender melhor a si mesma e ao mundo ao seu redor.

    Responder
  33. A idéia é clara: a imagem, como tudo o que envolve o homem, também evolui.

    É justamente esse processo evolutivo que Santaella e Noth pretendem definir propondo três paradigmas, ou seja, três modelos ou divisões, cada qual com suas características técnicas, práticas e teóricas, relacionadas à produção da imagem.

    Responder
  34. A imagem é ainda marcada pelo olhar do sujeito que a observa e a contempla, pois esse olhar é produtor de sentidos sobre ela e sobre o real que ela apresenta.

    Responder
  35. Na imagem pre fotográfica representa objetos que sai enxergamos como seriam , pois a admira , já na imagem real fotografia, estabelece o que fica marcado como contempla, já no pós fotógrafo, já não mais fuca interessante, passa a ser despercebido ao longo do tempo

    Responder
  36. Paradigma Pré-Fotográfico: Nos traz a ilusão, pois trata-se de objetos artísticos ou utensílios utilizados no dia a dia, onde através do reflexo dos mesmos, individualmente é possível interpretar diversas imagens.
    Fotográfico: A foto define cultura, regionalidade, cores, grupos sociais, significados, emoções e simbologias.
    Envolve fonte de pesquisa, produção e direito de imagem.
    Pós-Fotográfico: Infográficos e Redações que usam imagens ilustrativas.

    Att:
    Caroline Val

    Responder
  37. Os três paradigmas da imagem: paradigma pré-fotográfico; paradigma fotográfico; paradigma pós-fotográfico, são interpretações a partir do saber, o imaginário, o símbolo e o real.

    Responder
  38. Os três paradigmas propostos, tendo em vista as rupturas fundamentais operadas através dos séculos, nos recursos ,técnicas e instrumentos de produção da imagem, são as seguintes: PRE FOTOGRAFICA-gravura,pintura,esculturas-FOTOGRAFICA-fotografia-POS FOTOGRAFICO-imagens criadas somente por computadores.

    Responder
  39. A evolução dos paradigmas da imagem – pré-fotográfico, fotográfico e pós-fotográfico – reflete a transformação da nossa relação com a representação visual, desde a imaginação e memória até a captura de um fragmento da realidade, e finalmente, a desconstrução e recontextualização da imagem na era digital.

    Responder
  40. sobre as transformações na produção de imagens na história da arte, define três paradigmas da imagem: o pré-fotográfico (gravura, pintura, escultura); o fotográfico (fotografia) e o pós-fotográfico (imagens criadas somente por computadores).

    Responder
  41. O significado da imagem quem vai descrever ,e seu significado vai depender do ponto de vista de cada um

    Responder
  42. Segundo os registros da Psicanálise, as imagens se apresentam em 3 paradigmas distintos, que podem ser representadas pelo imaginário num contexto mais intimista, pelo real através da captura de um fragmento de espaço-tempo e pelo simbólico que requer uma estrutura para ser apresentado.

    Responder
  43. Estamos no registro do imaginário quando acreditamos que o real é o simbólico. Por que para o real propriamente dito não existe falta, só reconhecemos a falta quando usamos o parâmetro do simbólico atribuído ao real.

    Responder
  44. A primeira imagem e uma e construida atraves do imaginario a segundo uma imagem real, a terceira simples uma imagem que foi criada pro compudador

    Responder
  45. Muito interessante. Uma uma vez que a construção da imagem irá refletir em nossas relações interpessoais.

    Responder
  46. O imaginário não compreende barreiras. Vai além de nossos limites, de nossa compreensão. O Fotográfico expressa nossa realidade, conflitos entre o real e o irreal. Nossas pensamentos são frutos de imagens aleatórias, que fazem sentido em nosso eu interior.

    Responder
  47. A composição da inteligência humana, este parecer estratégico da psicanálise é surpreendente e compreensivo nestas três formas da visão e compreensão da imagem assimilada, pré-fotográfica, fotográfica e pós fotográficas “imbutidas” no imaginário, simbólico e real. Incrível compreensão! Estou maravilhada com este ensino.

    Responder
  48. Encontramos nestes itens 3 paradigmas da Imagem: Pré_fotografico pintura e escultura. Fotográfico : fotografia. Pos_fotografico: Imagem semente por computador.

    Responder
  49. Permitindo refletir sobre como as relações entre o sujeito e a imagem foram se estabelecendo .Nos leva a entender que os Paradigmas são de suma Importância.

    Responder
  50. SANTELA (2003) define três paradigmas da imagem:
    pré-fotográfico (gravura, pintura, escultura);
    fotográfico (fotografia);
    pós-fotográfico (imagens criadas somente por computadores).

    Responder
  51. Os três paradigmas são muito importantes,nos mostram em ângulos diferentes. O pré fotográfico como imaginario ,O fotográfico como Real e o Pos fotográfico como Simbólico.

    Responder
  52. O paradigma pré fotográfico está para o imaginário, o paradigma fotográfico esta para o real e o paradigma pós fotográfico está para o simbólico.

    Responder
  53. As vezes, é possível contar uma história toda com uma imagem, mais do que apenas a fração de segundo que ela captura, por exemplo.

    Responder
  54. Os paradigmas da imagem é uma forma de expressão humana e que podem revelar grandes traumas e também ser usados como instrumentos de análise.

    Responder
  55. PARADIGMA PRÉ-FOTOGRÁFICO ou processos artesanais de criação da imagem: é a produção artesanal, que dá expressão à visão por meio de habilidades manuais e corporais. Aqui entram desde as gravuras nas cavernas até o desenho, a pintura e a escultura
    (2) PARADIGMA FOTOGRÁFICO ou processos automáticos de captação da imagem: onde ocorreu a automatização na produção da imagem, por meio de máquinas que utilizam lentes e processos para a fixação da imagem em determinado receptor. Vai desde a imagem fotográfica, até o cinema, tv, vídeo e hologramas.
    (3) PARADIGMA PÓS-FOTOGRÁFICO ou processos matemáticos de geração da imagem: também pode ser chamado de gerativo. São as imagens virtuais, derivadas de uma matriz numérica, simuladas, independentes de uma referência real.

    Responder
  56. O paradigma pré-fotográfico está para o imaginário, o paradigma fotográfico está para o real e o paradigma pós-fotográfico está para o simbólico. Essas são as relações estabelecidas entre os registros elaborados pela psicanálise e os paradigmas da imagem.

    Responder
  57. As imagens trazemrepresentação de algo, no imagínário, no físico nas emocções. E dentro da anílise psicalitica é possível usá-las na análise com o cliente,pois a mesma pode representar que até esteja no inconsciente.

    Responder
  58. Os três paradigmas de imagem na psicanálise abordam a evolução da percepção e interpretação das imagens ao longo do tempo, desde o período pré-fotográfico até o pós-fotográfico.

    Responder
  59. No registro real do impossível podemos encontrar a relação de imagem pré fotográfica tanto no desenho,pintura como também em gravura.

    Responder
  60. Muito interessante este olhar sobre os 3 paradigmas da imagem, ampliando nossa percepção do imaginário, o simbólico e o real.

    Responder
  61. Em síntese, no primeiro paradigma, encontram-se processos artesanais de criação da imagem; no segundo, processos automáticos de captação da imagem e, no terceiro, processos matemáticos de geração da imagem.

    Responder
  62. Todos paradigmas estão atuantes em nossas vidas ,presentes , de uma forma ou de outra, sendo assim nossa percepção e impressão ficam expressos em nosso comportamento…pois geram informações .

    Responder
  63. Cada um vê a mesma imagem e analisa de forma diferente, mas preservando suas características única de interpretação.

    Responder
  64. Os três paradigmas da imagem auxiliam o indivíduo em sua posição no mundo e sua percepção do mesmo.
    Os aspectos do PARADIGMA PRÉ-FOTOGRÁFICO apresentam o idílico, o imaginário, eu perante o outro.
    Já os do PARADIGMA FOTOGRÁFICO, já nos apresenta o registro real do impossível.
    E o PARADIGMA PÓS-FOTOGRÁFICO já nos trazem as imagens estáticas, simbólicas, computacionais e etc.

    Responder
  65. Definindo os três paradigmas da imagem : o primeiro é o pré-fotográfico que são as gravuras, esculturas e pinturas. O segundo é o fotográfico, as fotografias e o pós-fotográfico que corresponde as imagens criadas em computador.

    Responder
  66. A relação estabelecida entre os registros elaborados pela Psicanálise e os paradigmas da imagem é a seguinte: o paradigma pré-fotográfico está relacionado ao imaginário, o paradigma fotográfico está relacionado ao real e o paradigma pós-fotográfico está relacionado ao simbólico.

    Responder
  67. Sobre este conhecimento é interessante o pensar o que pode ser simbolizado, representado, e, a reflexão sobre a realidade, o registro real, que não pode ser simbolizado ou representado.

    Responder
  68. A psicanálise pode interpretar as imagens simbólicas como portadoras de significados mais profundos e complexos, relacionados à linguagem e à cultura. Essas imagens podem ser vistas como símbolos que representam questões psicológicas universais ou conflitos inconscientes. Por exemplo, uma imagem simbólica de uma escada pode representar não apenas a ascensão física, mas também a jornada psicológica de superação e autotransformação.

    Responder
  69. Ao analisar as imagens o real e a fotografia devemos perceber que o nosso imaginário é importante p solucionar os contextos nas gravuras e textos

    Responder
  70. Até mesmo interesse pela imagem e qual tipo da mesma, o psicalista onsegue “aflorar” do paciente o seu interior através dessa análise.

    Responder
  71. As três são distintas entre si,nos mostra as diferentes versões das imagens.simbolicas,real e imaginária.

    Responder
  72. Bom dia! A imagem pré-fotográfica é conflituosa e primária. A imagem real choca o ser humano e o simbólico seria o imaginário que representa a visão do inconsciente do indivíduo

    Responder
  73. paradigma pré -fotográfico esta para registro imaginário,paradigma fotográfico esta para registro real , paradigma pós -fotográfico esta para registro simbólico.

    Responder
  74. Ao identificar as imagens elas vão além do imaginário e pode ser vista de várias formas como imagens de esculturas, como imagens fotográficas, como pintura artesanal e também uma imagem imaginária criada através da mente de um indivíduo

    Responder
  75. As imagens não são fotos reais de um objeto mas assim mesmo nos dá a intenção e norte da ideia implantada na arte

    Responder
  76. O estudo e compreensão da imagem na psicanalise que compreende o simbólico, o imaginário e o real se assemelham com os conceitos pré-fotográfico, fotográfico e pós-fotográfico essa observação se da através da linguagem imagística que seriam a percepção, a observação e a contemplação. Lacan reforça essa tese. É claro que ao trazermos os significados da simbologia das imagens para realidade e subjetividade humana ,temos enquanto psicanalista se aprofundar em conhecimentos antropológicos buscando na linha do tempo a importância dessas referenciais simbólicas e imaginária no contexto inconsciente e consciente enquanto sujeito coletivo e individual.

    Responder
  77. Pela definições apresentadas, percebi que o que mais se aproxima da análise psicanalítica seria o paradigma pós-fotográfico, tendo em vista que o paradigma pós-fotográfico reconhece a importância da fotografia como uma ferramenta útil para documentar eventos passados, mas também reconhece suas limitações na compreensão da complexidade da memória humana. Ele enfatiza uma abordagem mais dinâmica e contextualizada para compreender e trabalhar com a memória, que leva em consideração a riqueza e a complexidade da experiência humana. Enquanto os paradigmas pré e fotográfico reduzem a uma percepção mais objetiva da mente humana.

    Responder
  78. A relação estabelecida entre os registros elaborados pela Psicanálise e os paradigmas da imagem é a seguinte: o paradigma pré-fotográfico está relacionado ao imaginário, o paradigma fotográfico está relacionado ao real e o paradigma pós-fotográfico está relacionado ao simbólico.

    Responder
  79. Os paradigmas pré-fotográfico, fotográfico e pós-fotográfico na psicanálise representam diferentes estágios de compreensão da identidade. No pré-fotográfico, a identidade é vista como fluida e em constante transformação. No fotográfico, a identidade é vista como estática e definitiva. No pós-fotográfico, a identidade é vista como uma combinação dos dois, com espaço para mudanças e evolução, mas também uma base sólida e consistente. Cada paradigma oferece uma perspectiva única sobre como a identidade é formada e percebida.

    Responder
  80. Os três paradigmas de imagem podem fornecer informações mais amplas sobre as pesquisas humanas e sociais.
    A reflexão através destas imagens pode tem uma infinidade de significados sobre o inconsciente humano.

    Responder
  81. Uma imaginação constitui o objetivo de criar uma imagem ou uma imagem projetada se traz uma ideia de uma imagem a ser definida mas uma imagem pronta traz uma analise de admiração que gera um ciclo analitico buscando um objetivo destes paradigmas fotograficos

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

219 comentários sobre “Formação em Psicanálise Clínica

          1. O curso é muito bom! O material de apoio é ótimo. Me surpreendeu bastante. Estão de Parabéns ?!

          2. Estou gostando muito do curso, tenho dois cursos básicos e uma especialização em psicanalise.

          3. Bom dia,estou começando hj no curso de psicanálise, estou um pouco perdida na plataforma.

          4. A proposta do curso está acima das minhas perspectivas. Excelente o material disposto aos alunos.

          5. O curso foi maravilhoso, parabéns um curso gratuito e instrutivo, já paguei meu certificado, já vou atuar na parte de psicanálise clínica holística, vou cadastrar meu certificado , agradeço muito a IEVI.

      1. Estou gostando muito do curso. O material disponibilizado é de excelente qualidade e atualizado de forma visível. Parabéns a IEVI.

      2. Eu amei esse curso rápido e muito produtivo, tenho certeza que vai agregar muito para meu trabalho como psicanalista.

      1. O IEVI emite declaração ou histórico da conclusão da programação com aproveitamento e a carga horária da formação?

          1. Tenho licenciatura em psicologia, se fizer o curso de psicanálise com que graduação eu saio?

          2. Estou comendo, e ainda não conheço o curso, logo não posso emitir opiniões, espero poder obter muitos subsídios e dividir com os pares.

      2. Sempre tive muita vontade de fazer um bom curso de psicanálise, talvez esse seja um bom momento.

    1. Olá
      Gostaria de saber o valor do certificado e da credencial, por gentileza.
      Grata

      Maria Emília Barros

      1. A psicanálise é uma profissão livre, reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (CBO – código 2515.50).

    2. Olá Boa Noite, gostaria de saber o valor do certificado da formação em Psicanálise clínica.

      Grata

    3. Curso muito bom adorei, bora continuar o aprendizado ! Gratidão
      Finalizado

    4. Confesso que havia feito outro curso de psicanálise, contudo, senti ao término, uma sensação de pouquissímo conhecimento, até ao revisitar o material proposto para o estudo. Com o estudo realizado no IEVI, sinto-me desafiado a continuar estudando, contudo, com uma ótima visão, pelo material apresentado, que constitui-se muito rico, pela condução e distribuição de material e enfim, disposto a poder auxiliar aqueles que necessitam. Tenho muito a agradecer a este Curso de formação em Psicanálise e recomendar a que outros possam fazê-lo. Parabéns a todos e especialmente ao(s)mentor(es) que me acompanhou até esta conclusão!

    5. Passei a me interessar por psicanálise desde quando eu ainda estava me graduando filosofia, até que finalmente eu conheci o IEVI , fiz a formação e já vou receber o meu certificado. Eu realmente precisava ter feito esse curso de psicanálise, ele possui um conteúdo muito importante.

  1. Com essa formação vou poder atender como profissional em Psicanálise clínica?

    1. É aconselhável concluir o curso de Formação em Psicanálise Clínica com no mínimo 70% de aproveitamento e Realizar o Curso de Psicanálise Integrativa.

      1. Isso quer dizer sim? Sim, pode atuar como pessoa habilitada, psicanalista clínica, fazendo esses dois cursos com o aproveitamento mínimo ou maior que 70%?

        1. Bom dia!
          Caso o aluno não possua experiência em atendimento, nós sugerimos o mesmo a realizar os módulos práticos de análise didática e supervisão.

        2. Mas e o tripé psicanalítico de análise pessoal e supervisão psicanalitica? Como vou completar esse tripé exigido para atuar como psicanalista? Vocês poderiam escrever aqui no site como cumprir esses requisitos? Se particular ou se vcs irão oferecer?

          1. Bom dia!
            Os alunos serão avisados por e-mail quando os módulos de analise e supervisão estiverem disponíveis na plataforma.

        1. Gostaria de saber se a parte prática já foi incluída.
          Tenho interesse em fazer, mas me preocupo de ser cobrada por não ter parte prática do tripé.

  2. Bom dia
    Para as pessoas com graduação na área da Educação.
    Com esse certificado poderão montar uma clínica de Psicanálise.

  3. Bom dia,acabei me inscrever no curso de Psicanálise Clinica,já fiz o curso de Bacharel Livre em Teologia com vcs, tenho formação como Psicanalista Forense, Psicopatologia entre outras áreas , só me faltava o curso de Psicanálise Clinica,posso fazer o curso na Área Clínica ,grato.

  4. Boa tarde, estou gostando muito de ser uma aluna no curso de Formação em Psicanálise Clínica.

        1. Boa tarde,ao término do curso de psicanálise clínica posso fazer atendimento sim ou não.

      1. Em relação ao processo de análise e supervisão, para compor o tripé. O curso proporciona essa possibilidade?
        Gratidão pela oportunidade

          1. Gente preciso de mais informações pois não há comentários em lugar nenhum sobre a plataforma.

  5. boa noite. com o diploma de psicanálise clinico posso exercer a profissão no piauí?

    1. Bom dia!
      Pode sim. Para ser um psicanalista, não é necessário ter formação em psicologia ou medicina. O importante é que o psicanalista tenha uma formação sólida e constante, o que implica em muito estudo e aprofundamento da teoria e prática psicanalítica.

      1. É só se inscrever no site , entra no site, escolhe o curso, terá um ícone de inscrição, faça a inscrição colocando seus dados, vai precisar de uma senha, anota p não esquecer ou deixa salvo aí bom curso.

  6. já enviei meus dados e foto para credencial vcs precisam algum documento tbm para diploma psicanalista,fico aguardo da documentação.

  7. Bom dia,recebi toda documentação,muito obrigado,vou aguardar o curso de Psicanálise integrativa,um ótimo sábado para todos vcs.

  8. Boa tarde!!
    Venho através deste agradecer a oportunidade que vcs vem nos dando oportunidade para nós sejamos profissionais no ramo da psicanálise clínica,em breve estarei pedindo o certificado e a credencial.

  9. Preciso de outro curso para fazer psicanálise com vocês, para legalmente atender pessoas?

    1. Bom dia!
      Sim. É necessário realizar o curso de Psicanálise Integrativa (estará disponível na plataforma para os concluintes em breve).

  10. A escola fornece a análise e o estágio; contemplando o tripé psicanalítico e caso; alguém já possua a formação e queira; apenas a certificação palpável.. como se daria este caminho?
    Muito obrigado…
    Deus os abençoe!

    1. Todos os cursos dispostos por ser on line já estão disponíveis lembrando que para fazer psicanálise interativa precisar ter concluído a psicanálise clínica e o processo de matrícula é o mesmo, espero ter ajudado.

      1. Gostaria de saber por que eu tou matriculada no curso de psicanálise clínica eu completei o questionário ele diz que falhou na nota. Atenciosamente Marilândia Veloso Lima boa tarde!!

  11. Bom dia, A credencial, para quem fizer psicanalise clinica e integrativa é uma única credencial?

  12. boa noite minha neta pegou e fez a prova ,pois tive sai as presa e ficou quieta fui abri e reprovou
    acabou o tempo e o que faco agora

  13. Me interessei pelo curso, como e onde efetuar o pagamento?
    Poderei atender depois que concluir o curso?

    1. Bom dia!
      Após realizar os cursos de formação em psicanálise clínica, psicanálise integrativa e passar pelos módulos de analise didática e supervisão, sim.

    1. Entre o ego d o id é que o ego acata l princípio da realidade diferenciando do que é da mente e o que é do mundo externo.

    1. Se eu atingir o limite da quantidade de tentativas e não aprovar em dos questionários, devo continuar? Ou não terei condições de concluir o curso?

  14. Estou feliz em ter concluído o Curso de Psicanálise Clínica Pelo Instituto IEVI Agradeço a todos que fazem o referido Instituto. Por terem repassado todos os conteúdos gratuitos. Outrossim parabenizo a todos que fazem o IEVI pela alta
    responsabilidade com os alunos.
    ATT: José Augusto dos Santos

  15. GOSTEI MUITO DO CURSO E JÁ TERMINEI AGORA QUERO SABER COMO FAÇO PARA PAGAR ESTE CURSO, SE POSSO PAGAR PARCELADO NO BOLETO OU NÃO.

  16. Bom dia.
    Sou bacharel em Direito e me matriculei nos cursos de Psicanálise Clinica e Integrativa.
    Gostaria de receber um norte preciso em relação a como atuar como Psicanalista.
    Obrigado pela atenção.

    1. Bom dia!

      É necessário realizar os módulos práticos de analise didática e supervisão (estágio), para os alunos que não possuem experiência.

      Att,
      IEVI

  17. Eu lido com pessoas na minha ,e são tantos problemas é uma infinidade de diversidade e eu tento solucionar com o dom que Deus me deu ,mais achei que deveria ir além então pedi a Deus direção ,é eu creio que pode ser aqui ,então estou aqui buscando capacidades

  18. Qual é o prazo mínino para conclusão dos tres cursos que compõem o tripé para atuar como Psicanalista Clinico? E se o aluno concluir antes do tempo previsto na carga horária o que acontece no caso da solicitação do pedido do diploma e da credencial?

      1. Após esses 2 cursos, o que será preciso para eu iniciar os atendimentos, poderia me ajudar nesse quesito.

  19. Tenho interesse em fazer o curso de psicanálise clínica. Essa oportunidade é maravilhosa. Enfim vou fazer o curso.

    1. Não há Conselho de Psicanálise no Brasil. Você como Psicanalista, não tem obrigação de se filiar a qualquer órgão público. O Psicanalista não é subordinado a qualquer órgão de fiscalização profissional.
      Conselhos são criados por leis federais. Se não houver lei criando-os eles não podem existir, pelo menos não terão poder fiscalizador.

      1. Bom dia! Estou muito feliz por ter essa oportunidade, sempre sonhei em ser uma terapeuta. Muito obrigada!!

      1. Boa tarde
        Meu curso de formação é Bacharel em Serviço Social, especialização em Serviço Social e políticas públicas; gostaria de saber se no término desse curso de psicanálise Clínica eu já posso montar minha clínica?

  20. Estou em andamento com o curso, desde já tenho obtido um conhecimento excelente, cada dia mais me interesso pela temática. Recomendo! Curso para vida! Parabéns aos envolvidos.

  21. Deixo aqui meus agradecimentos atodar equip de professores colabradores pesquisadores em fim toda logistica, para poder presta um exelemte trabalho atodos que queram desevolver suas atividades como um profisional na area da psicanalise O Brasil esta precisando de eselentes profisionas nesta area da saude;pastor jose de sousa

  22. Trabalho com crianças, em oficina de artes. O objetivo das minhas oficinas é o desenvolvimento da crianças em vários aspectos. Procuro fazer um trabalho de excelência, buscando sempre conhecimentos e experiências que possam me auxiliar nessa área. Trabalho com jovens e crianças a 20 anos. Gostaria muito de entender a expressão das crianças através da arte, isso significa muito pra mim, pois me ajudará a atendê-lo da melhor forma. Sou formada em Artes Plásticas e pós graduada em Arte Educação. Agora gostaria de saber se posso atuar também como Psicanalista em meu trabalho (particular) e de que forma posso usar esse conhecimento.

  23. Excelente curso oferecido pela IEVI. Concluir o curso formação em Psicanálise, e já obtive o certificado. Sigo fazendo outros. Estou satisfeito!!!

  24. Curso campeão em excelência vale a pena cada parágrafo para quem realmente quer aprender e enriquecer seus conhecimentos.

    1. ola boa noite, eu conclui o meu hoje. voce recebeu seu certificado e credenciais.

  25. Estou concluindo Bacharel livre em teologia é possível que eu faça o de psicanálise!

  26. Muito feliz em ter escolhido o IEVI para fazer o Curso de Formação em Psicanálise Clínica! Conclui essa primeira etapa, hoje, 17 de maio de 2023! Um universo de conhecimentos teóricos e tudo muito bem elaborados para o aluno aprender sem dificuldades! Este curso está sendo um divisor de águas em meu caminhar, para o meu auto conhecimento e para meus propósitos futuros! Pretendo me inscrever no Curso de Formação em Psicanálise Integrativa, enfim, também a de análise e supervisão para atuar com precisão! Deus me ajude em todas as etapas, pois este é o ambiente (virtual EAD) certo! Gratidão ao site e todos os envolvidos nessa missão!

  27. No contexto da psicologia, o ego além de fazer parte da personalidade humana, está mais relacionado ao caráter ou seja, a forma como a pessoa se comporta ou pensa.

  28. quero parabenizar toda equipe pelo farto material que envolveu esse curso, abrindo o entendimento, sobre o psique e as varias faces de cada individuo, parabéns

  29. Sou brasileira mas moro na Argentina então não pago impostos no Brasil. Só tenho numero de registro que me derão no cartório e número de passaporte. Com estes números posso obter a credencial de psicanalise clínica ou não são os requeridos?

  30. Show, vou aproveitar a oportunidade e me matricular para aprender mais sobre o ser humano.

  31. Anteriormente eu tinha receio de estudar psicanalise ou qualquer curso que fosse voltado para mente humana, pois via como algo muito complexo. Mas agora, percebo que minha mente simplesmente estava bloqueando algo que hoje vejo como uma matéria bem interessante e prazerosa.

  32. Sonhar e realizar o meu sonho de ser psicanalista clinica, é muito bom. Glorias a Jesus!

  33. A 5 anos estudo psicanálise e agora terminei este curso e pretendo atuar .
    Este curso me ajudou bastante , pois já trabalho na área social com publico evangélico como Pastor e agora terei oportunidade de agregar um ao outro quando necessário.
    Grato a Deus e ao instituto.

  34. Eu estou fzendo este curso. Sou Terapeuta Holístico e a Psicanálise é uma áarea a qual sempre quiz atuar

    1. Pelo visto Freud nos apresenta, como na alegoria da caverna de Platão, que nosso eu verdadeiro e o mundo real é o inconsciente… Já aquela ideia da vida na qual nos manifestamos é apenas uma fração do todo… E o conflito entre estas crenças causam os problemas psíquicos na humanidade.

  35. Achei interessante e resolvi me inscrever fiz Curso de Terapeuta e quero agregar.

  36. Estou gostando muito do curso de formação em psicanálise. Porém, estou tendo que ler no próprio site. Queria baixar (download) pelo menos os e-book, para imprimir e reler várias vezes. Aprendo mais no papel, do que na tela do celular (ou computador). Tem alguma botão, para o download?

  37. Esse curso tem apenas a parte teoria e a avaliação. Mas e a parte de clínica supervisionada? Como fica pra prática?

  38. Pelo visto Freud nos apresenta, como na alegoria da caverna de Platão, que nosso eu verdadeiro e o mundo real é o inconsciente… Já aquela ideia da vida na qual nos manifestamos é apenas uma fração do todo… E o conflito entre estas crenças causam os problemas psíquicos na humanidade.

  39. Estou amando o curso, tem qualidade, e a plataforma é excelente.Os estudos são rigirosos e transnitem nuito conhecimento. Recomendo esta conceituada Instituição.Farei outros cursos.Tenho 65 anos, sou formada em Letras Português/ Inglês e respectivas Literaturas.Tenho pós-graduação em Gestão e Supervisão(360h), Teoria Literária(360h)(Tutoria no Ensino EAD(360h), Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar (660h) e estou cursando a formação em Psicanálise Clínica

  40. Já conclui o curso psicanalise clinica breve requisitarei o certificado e credencial!

  41. Hoje concluí este curso de “Formação em psicanálise clínica”,que me agregou muito conhecimento, pois possui um
    ótimo conteúdo, metodologia. Agradeço, primeiramente, a Deus por me permitir a isso e ao IEVI por proporcionar conteúdo tão rico e organizado numa plataforma muito bacana. Já solicitei meu certificado.
    Gratidão!!!

  42. Já participei de vários cursos, com certeza esse está entre os melhores, ainda estou no inicio, mas já estou impactado com o conteúdo, estou na primeira etapa A origem da psicanálise.

  43. Comecei o curso a dois dias. Realmente está né surpreendendo muito.
    Sou Antropologo.
    Tenho especializações em: Neurociência. Neurolinguística. Neuropsicologia e Psicologia Organizacional. O curso de vocês é excelente. Parabéns.

  44. A psicanálise nos mostra como resistir os traumas vivenciados, por meio de um sentimento bom, ela nos cura.

  45. Quero deixar aqui o meu agradecimento ao Instituto Videira pelo curso que realizei. O formato do curso, o poder fazer e pagar apenas o certificado e a credencial… foram fundamentais para que eu conseguisse conclui-lo e, com isso, realizar um sonho.
    Muito obrigada!

  46. Recomendo este curso. O programa está muito bem pensado e organizado. A plataforma é bem amigável e, sobre tudo, a orientação pelo zap é rápida e muito cordial. Estou feliz com meu certificado. Nào tive problemas para solicitar nem para pagar pois o soporte estava sempre disponível. Apenas conclui o pagamento me mandaram o certificado. Obrigada!

  47. A psicanálise é uma abordagem intensa, que com o decorrer do tempo o paciente consegue transferir suas emoções ao terapeuta. Esse curso está me proporcionando fazer uma autoavaliação da minha vida.

  48. Olá, gostaria de fazer o curso, poderei atuar como psicanalista clínica? Gostaria de saber como faço o estágio supervisionado, se vocês nos colocam para fazer? Como é? Quero abrir meu consultório. Ninguém tá respondendo o WhatsApp.

  49. Excelente curso. Ótimo material. Bem objetivo e bastante rico em conteúdo. Parabéns à IEVI

  50. Curso muito bom, com informações uteis e direcionadas para a formação em psicanálise clinica, além da forma didática ágil preconizado pela moderna pedagogia.
    Parabéns a equipe

    1. Boa tarde, meu nome é Laura, sou de Canoas/RS, estou começando o curso hoje, espero conseguir alcançar meus objetivos ao me matricular no curso, ou seja conhecer o pensamento freudiano.
      E sua aplicação no tratamento dos pacientes. Portanto, vamos começar..

  51. “Que a luz que nos guia , seja mais forte que a luz que nos cerca “

  52. FIZ O CURSO E SALVEI TODO MATERIAL É MUITO IMPORTANTE PARA LEITURA E TIRAR DUVIDAS, O CURSO É BEM COMPLETO PARA QUEM REALMENTE QUER FAZER PSICANÁLISE O MATERIAL E MUITO BOM.

  53. Muito bom o curso, espero poder ajudar muitas pessoas com o que aprendi.

  54. A psicanálise preocupa-se em entender como funciona a mente humana, partindo do princípio de que muitos dos processos psíquicos são inconscientes.

  55. Estou muito grata por ter tido a oportunidade de cursar psicanálise, pois sempre sonhei em me tornar um psicanalista. Minha paixão pela mente humana e pela filosofia do pensamento foi intensificada ao longo do curso. Fiquei positivamente surpreendido e amei cada momento dessa experiência.
    Gratidão a todos os colegas que estiveram comigo nessa jornada!

  56. Estou gostando muito do curso , me identifico com a psicanalise , espero fixar conhecimentos e evoluir nos estudos do comportamento humano que já é complexo, quando mais quando está em conflito

  57. Este curso foi um divisor de aguas para minha área de atuação, embora não vá utilizar para atender, esta me ajudando a entender melhor o comportamento humano e lidar melhor com as pessoas.

Os comentários estão fechados.