Formação em Psicanálise Clínica

Formação em Psicanálise Clínica

This content is protected, please login and enroll course to view this content!

153 comentários sobre “e-Book – Conceito do eu e da personalidade

    1. Que estudo importante para identificarmos todo esse processo do conhecimento do eu, e como este processo se subdivide.

      Responder
    2. É mais que fantástico este aprendizado sobre o EGO, ID E SUPEREGO, vivemos a realidade do que somos a cada aprendizado relacionado a psicanálise.

      Responder
    3. Ego principio de realidade id do prazer dois apctos interessantes a serem gravados da mente humana segundo Freud

      Responder
    4. O psiquê conforme Freud o aparelho psíquico é formada por três partes conciente, pré conciente, e inconsciente, é por meio dele que temos a capacidade de construção do eu.

      Responder
    5. O ID é a fonte de energia psíquica, e representa a nossa libido. O EGO é desenvolvimento a partir do nosso ID e tem o intuito de tornar nossos impulsos efetivos, como se fosse o nosso princípio de realidade. O SUPEREGO é a parte moral da mente humana e age de acordo com os valores da sociedade em que vivemos.

      Responder
    6. É muito importante aprender e compreender os três pilares colocados por Freud, ( o inconsciente, o complexo de Édipo e a sexualidade) O desenvolvimento da personalidade que constituem as três instâncias.

      Responder
    7. O superego é o último a se desenvolver; entre ID e EGO; daí a importância de se antever, porque enquanto o superego não completa a sua formação, a pessoa lida com o sistema de culpa, que calciona sua vida, extingue em muitos casos sua pulsão de vida e remete a uma situação de caos.

      Responder
    8. As questões perceptórias do ego apresentadas por Freud em um estágio inicial da vida humana, nos norteiam de forma muito firme na construção de um melhor entendimento pessoal e facilitará nas questões externas que teremos que lidar com nossos pacientes.

      Responder
  1. A conjunção entre os três , Id o Ego e superego atraem questões significativos dentro das imagens da pessoa, sendo assim a sexualidade entre perfis oscila desejos indeterminado.

    Responder
  2. Pelo que pude observar lendo todo o texto, e que o resultado da terapia dependera muito da qualidade e da forma que o individuo ser abordado.

    Responder
  3. A estrutura da personalidade, formada pelo id ( responsável pelas pulsões e não gosta do desprazer), o ego ( que traz pra realidade e põe ordem na casa) e o superego ( que põe limites) é complexa, totalmente bem planejada e quando em harmonia geram saúde mental.

    Responder
    1. Reconhecer o processo de constituição do eu a partir dos estudos freudianos.
      O processo de constituição se divide em três instancia; Id, ego e superego.
      Definir personalidade e psicanalise.
      A psicanálise surgiu no final do século XIX e iniciou uma transformação do olhar médico, que passou a considerar as teorias concebids pelo próprio paciente.

      Responder
  4. A psicanálise pode ser compreendida como uma abordagem, um método terapêutico, um sistema de pensamento, um modo de transmissão e construção de saber (análise didática e supervisão). Como consequência o inconsciente, o complexo de Édipo e a sexualidade. O id como reservatório pulsional desorganizado, o ego como instância do psiquismo que se relaciona com o mundo externo. O superego, por fim, é a instância cuja característica assemelha-se a um juiz no tocante ao ego e também impede a passagem dos impulsos do id.

    Responder
  5. Um tem total convicção fatos reais outro vive entre realida e ficção e o outro indentifica e demanda a serca da toma de decisão juntos porem separados por indentidade propia

    Responder
  6. Os sistemas de estrutura da personalidade se entrelaçam e se distanciam, como num trabalho de equipe, sob o comando do ego.

    Responder
  7. É necessário, que os três componentes, formadores da personalidade (id, ego e super-ego), estejam em harmonia, para que o indivíduo, possa se relacionar bem consigo mesmo e com o mundo.

    Responder
  8. Compreender os três pilares e as três instâncias de Sigmund Freud, nos dará um melhor conhecimento das ações humanas e como melhor analisá-las.

    Responder
  9. Do nascimento a fase adulta se desenvolve Id, Ego, Superego, cada um com uma função diferente sendo que nenhuma altera a outra, tbm temos o narcisismo primário desenvolvido pelo bebê nos primeiros meses de vida dos seis oas dezoito meses.

    Responder
  10. Compreendemos assim a função de cada um, enquanto o ID se preocupa apenas em se satisfazer seus desejo, o EGO busca compreender o que é real ou imaginário,só passo que o SUPEREGO buscar intermediar visando apoiar ou evitar prejuízo ao sistema.

    Responder
  11. A personalidade é formada após a fusão de valores culturais, sociais e familiares que adquirimos durante o processo de maturação além dos aspectos inatos de cada um.
    O eu sendo o Id e o ego em constante confronto geram toda graça da existência interior em contraposto a vivencia social e suas regras.

    Responder
  12. A teoria de Freud com a apresentação do id do ego e do super ego foi o que possibilitou que o ser humano fosse tratado apenas com remédios quando apresentava alguma perturbação. A psicanálise e o instrumento que possibilitou a humanização do tratamento dispensado a um indivíduo.

    Responder
  13. A PSICANALISE É DE VITAL IMPORTÂNCIA NO NOSSO DIA-A-DIA,SEM ELA COMO SERIA NOSSA VIDA NO MUNDO DE HOJE.

    Responder
  14. depois de se comenhecer como ser em construção entendemos que a construção da personalidade ppermeia as tres divisoes de um sistema emocional do individuo id ego e super ego

    Responder
  15. Vou aqui tentar expor alguns pontos sobre o meu entendimento em cima do texto apresentado.

    Pode ser diz que o Eu na psicanalise freudiana começa com a elaboração de sua teoria como ponto fundamental para sua interpretação, instancia interna portadora de consciência, a personalidade é concebida como estrutura em instancia, são elas: a consciência, pré-consciência e o inconsciente, formada por sensações, percepções, memorias, sentimentos e fantasias. Todas essas instancias se desenvolve ao longo da infância e cada uma tem suas funções diferentes, agindo assim em níveis diferentes, mais em conjunto, formando uma única estrutura de personalidade: Id, Ego e Superego.

    Para Freud a personalidade esta formada ao fim da terceira fase, por volta dos 5 anos de idade, quando possivelmente o individuo ja tenha desenvolvido seus impulsos, estrategías que estabelecem o núcleo da personalidade.

    Responder
  16. Existe uma linha de interlasse entre os níveis de consciência apresentados por Freud.Estes então combinam ações de trato a manter a função ativa oriunda dos fatores de cognição psíquica a interagirem com armonia singela visando a autopreservação do intelecto consciente para limítrofe da ação de cada um visando a saude e manutenção da sanidade mental.

    Responder
  17. É muito importante a gente aprender assuntos importantes como o desenvolvimento da personalidade salientado por Freud, inclusive as três instâncias que compõem a personalidade: Id, ego e superego.

    Responder
  18. Considerar as teorias dos pacientes foi um grande passo para que Freud pudesse classificar a Psicanálise como: Abordagem, método terapêutico, sistema de pensamento, um modo de transmissão e construção do saber, estamos sempre construindo ou modificando saberes a partir da interpretação do meio.

    Responder
  19. Para sentir prazer e livrar-se da dor, o id tem sob seu controle dois
    processos: as ações reflexas e o processo primário.

    1 – As ações reflexas são respostas naturais e espontâneas, como tossir e bocejar, que eliminam a
    tensão imediatamente

    2 – No processo primário para aliviar a tensão, forma-se uma imagem de um objeto que irá afastar a tensão. Esse processo da experiência imaginária alucinatória em que o objeto desejado é apresentado através de uma imagem de memória é chamado de realização do desejo.

    Responder
  20. O psiquismo é um espaço complexo atemporal, aespacial e adimensional que comporta três instâncias: O ID que é o espaço destinado às paixões indomesticaveis, pulsões instintivas de vida e de morte, embasadas no princípio do prazer infinito.
    O Superego que funciona como um Juíz na relação com o Ego e representa as normas e valores inernalizados na relação com o “outro”.
    O Ego enquanto instância, assim como o Superego é oriundo do Inconsciente, porém a sua função no psiquismo e é de organizado a partir da relação percepção-consciência, movido pelo princípio da realidade externa.

    Responder
  21. Todos são movidos por vc sensações de prazer e ilusões, planos e devaneios, sonhos e realidades, no meu entender Freud, classificou muito bem id, ego, e super ego, para que o indivíduo possa ser tratado quando o profissional compreender as diversas sensações que a pessoa sente e tentar trazer a uma realidade do mundo em que vivemos, o controle das três motivações para uma boa convivência em sociedade.

    Responder
  22. Esse livro faz toda à diferença, é o mapa para enteder-mos bem e muito bem ,entender o eu e a minha personalidade

    Responder
  23. Compreender as instâncias é a base fundamental da estruturação da psique do indivíduo. É de extrema importância as relações das pulsões de vida e de morte

    Responder
  24. Essas instâncias da personalidade e psicanálise, nos mostra o quão relativo, ( por partes parentais) é o desenvolvimento do eu do indivíduo na sua vida desde o nascimento até a vida adulta,

    Responder
  25. Quanto é importante nos aprofundar em conhecer mais sobre o id, ego e superego para nosso desenvolvimento como individuo e nossa personalidade.

    Responder
  26. Apesar de ler que muitas das percepções externas, as quais nossos próximos nos exemplificam, nos tornam o que somos, precisamos entender que a nossa percepção nos torna responsáveis pelo equilíbrio ou desiquilíbrio do eu.

    Responder
  27. Ainda monto em minha cabeça uma ação entre as.fuas típicas de Freud mas a relação entre o ID e o Ego, e o envio do indesejado ao inconsciente me fez montar um diagrama na mente.
    Foi o melhor texto do curso até agora.

    Responder
  28. O desenvolvimento do “eu’ é iniciado desde o nascimento, onde inconcientemente vai se formando e moldando a mente da pessoa adquirindo conhecimentos sobre as percepções do mundo real e externo que é o ” Ego ” , portanto, nao há não relacionar o desejo ou fantasia que é despertada pelo “Id” e o “Supergo” que é o limitador dos pensamentos morais entre a realidade da mente e a fantasia.

    Responder
  29. É fantástico compreendermos a teoria de Freud sobre o ID, EGO e SUPEREGO, sendo assim agente consegue lidar melhor com as questões psíquicas.

    Responder
  30. É formidável como a apresentação, e formação do ID,ego, superego,do eu já sendo construido inicialmente desde o nascimento,nos da uma nova percepção de como o sr humano funciona.

    Responder
  31. O ser humano é uma máquina perfeita mas é incrível como a mente humana é uma incógnita temos muito a caminhar aprender pois só assim conseguiremos nos ajudar e auxiliar aqueles que nos resta. Precisamos através do ID do Ego do superego buscar encontrar um equilíbrio a medida do possível para que tenhamos uma vida saudável pois mente sã corpo são

    Responder
  32. Quando conhecemos melhor a estrutura e a formação do aparelho psíquico, poderemos assim usar mecanismos para tentar manter o equilíbrio entres as instâncias do Id, Ego e Superego.

    Responder
    1. Olá eu busco fazer associação das instâncias Id, Ego e Superego com a teoria de cérebro trino, de MacLean, que embora hoje já tenha alguns aspectos questionados pela ciência ampliou a visão das neurociências e ainda tem muito a nos oferecer.

      Responder
  33. Aprendendo cada vez mais sobre o a parelho psíquico e me surpreendendo com a mudança de mentalidade que nos direciona.. O conhecimento é libertador e abre fronteiras para libertar o próximo.

    Responder
  34. Estou gostando muito de fazer essa formação em psicanálise clínica, tem me trazido muito conhecimento e uma expansão de consciência sobre as teorias freudianas, tão importantes para entendermos como funciona o aparelho psíquico do indivíduo e poder ajudá-lo com suas questões, traumas, neuroezes, podendo trazer melhoramento na vida das pessoas.

    Responder
  35. Como disse no tópico anterior, as estruturas psíquicas do ID, EGO e SUPEREGO consiste na formação do EU e amplia o processo do constituição do indivíduo diante da psicanálise.

    Responder
    1. Na fase em que as inscrições no eu traços, ocorre o que Freud denominou de identificação inaugural ou primordial, o recém nascido encontre-se no estado de desamparo inicial.

      Responder
  36. Ao estudarmos Freud, percebemos a importância dos pilares para a nossa formação, como seres humanos, a importância do id, ego e super ego, nos damos conta da necessidade da harmonia entre ambos.

    Responder
  37. A personalidade de cada um traz consigo os traços da infância. O que foi reprimido ou concedido acaba se refletindo através de ações e comportamentos. Resistência, recalque, sexualidade. A divergência entre o mundo interno e as adaptações para o mundo externo.

    Responder
  38. Para Freud, o eu é corporal. A imagem do corpo vem das sensações internas e externas pelos sentidos, sendo o sentido mais importante para a constituição do eu, a visão. Depois o tato e a dor em terceiro lugar. O psiquismo é complexo, tem 3 instancias: Id regido pelo principio do prazer; ego está sob o principio da realidade e superego é a moral, a introjeção dos padrões culturais do grupo social em que a pessoa vive.

    Responder
  39. Após os estudos sobre id, ego e superego, creio que a frase do filósofo Jean-Jacques Rousseau “”o homem nasce bom e a sociedade o corrompe”, faz sentido.

    Responder
  40. O aparelho psíquico, Freud, designa o conjunto de todas as partes da mente humana: consciente, inconsciente e pré -consciente; Id, Ego e Superego. A totalidade desses sistemas, que trabalham de forma integrada na composição do indivíduo.

    Responder
  41. Achei muito realista a severidade e o caráter repressivo do supereu como consequência de uma educação benevolente que exclua qualquer forma de brutalidade. Como sendo fruto do adestramento precoce das pulsões. Vivo isso na prática na vida da minha netinha de 4 anos (Lis). Está sendo fantástico o aprofundamento do conhecimento das transformações ocorridas desde o momento mais remoto do ser humano.

    Responder
  42. o id fonte de nossa energia psiquica e representa nossa libido o ego trabalha os impulsos , o super ego reage de acordo que vivemos.

    Responder
  43. O ser humano nasce bom e inocente, mais ao decorrer da vida é influenciado pelas influências do mundo, ele se deixa levar pelas fantasias e desejos obscuros, me lembro de Salomão, era muito sábio, mais sua sabedoria não pode impedir ele de se contaminar com as coisas sujas do mundo, nesta luta precisamos de ter controle pra não deixar o mundo nos controlar e pra isso precisamos estar bem ,com o id ,ego,super ego

    Responder
  44. Freud acreditava que a personalidade estaria essencialmente formada ao fim da terceira fase, por volta dos cinco anos de idade, quando o indivíduo possivelmente já desenvolveu as estratégias fundamentais para a expressão dos seus impulsos, estratégias que estabelecem o núcleo da personalidade.

    Responder
  45. Aqui nesse e-book fala como funciona o nosso eu desde a sexualidade, punção por morte, etc.
    O meio que o ser humano expressa seus desejos, a libido, etc.

    Responder
  46. A definição de Id, Ego e Superego são essenciais a psicanálise .Fator essencial para o desenvolvimento da personalidade.

    Responder
  47. O “id”, o “ego” e o “superego” são conceitos fundamentais da psicanálise de Sigmund Freud que descrevem os diferentes componentes da personalidade humana. Embora a morte seja um tema complexo e multifacetado, é possível traçar algumas conexões entre esses conceitos psicanalíticos e a compreensão da morte.

    Responder
  48. Em suma, esses conceitos psicanalíticos descrevem uma estrutura mental em que o “id” busca gratificação imediata, o “ego” atua como mediador entre os impulsos do “id” e a realidade externa, e o “superego” internaliza os valores morais e busca controlar os impulsos do “id” através de um senso de culpa e punição. Juntos, esses elementos formam a personalidade e influenciam nossos pensamentos, comportamentos e tomadas de decisão.

    Responder
  49. Id fonte do libido,ego o desenvolvimento e super ego o juiz ,a sexualidade está em nós desde pequenos e se manifesta na puberdade ,nos conhecer faz parte do nosso eu em quem somos e porque só os assim,a psicanálise ajuda a entendermos esse mecanismo.

    Responder
  50. A importância de conhecer os conceitos trara uma segurança maior de sobre como identificar e tratar os problemas relacionados as respctativas.

    Responder
  51. E retornamos novamente ao id, ego, superego, vejo que o sistema funciona como uma balança antiga um de cada lado para aferir e no meio para manter o equilibrio.

    Responder
  52. Boa noite! O curso de psicanalise é bom e acessível. mas preciso de mais tempo para estudar e assim prosseguir. Obrigada,

    Responder
  53. Realmente, é muito notável estudar a formação da personalidade e do eu. O id, parte mais primitiva do ser, impulsionador das vontades, dos desejos libidinosos. O ego, parte do id que se deslocou do campo primário e evoluiu. No sentido das percepções do mundo externo, subtraindo seus valores e normas. Impedindo os impulsos do id. O superego é de forma, um juiz, que, assim como ego, procura impedir os impulsos primitivo do ser. Age semelhante a uma sentença.

    Responder
  54. ego é a consciencia, o ´´ o eu de cada um“ , ou seja, o que caracteriza a personalidade de cada individuo.

    Responder
  55. Assim, o eu só existe pela relação com o campo da alteridade. Com o narcisismo, se compreende que tanto o corpo próprio quanto o sujeito se constituem a partir do outro. A identificação será o conceito que torna efetiva a afirmação de que na origem do eu está o outro.

    Responder
  56. Os três pilares salientados por Freud são: o inconsciente, o complexo de Édipo e a sexualidade.
    A constituição do eu , cuja gênese está relacionada com a questão do narcisismo primário

    Responder
  57. Os pilares sustentados por Freud, são baseados em ID, EGO e SUPEREGO. A partir desta base, o médico e psicanalista vai desenrolar toda sua tese, envolvendo os conceitos de narcisismo, complexo de édipo, resistencia, recalque e sexualidade, não no sentido do órgão genital, mas sim no sentido de sentir prazer. Ainda fala um pouco sobre a questão da personalidade na psicanáli e como a base se desenvolve desde a vida intra-uterina.

    Responder
  58. Nos aprofundarmos no estudo do aparelho psíquico e da formação da personalidade é muito importante para que possamos compreender melhor a nos mesmos e os pacientes que chegarem ate nos, acolhendo-os e ajudando-os a organizar-se internamente nessa relação complexa entre ID, EGO e SUPEREGO.

    Responder
    1. Olá Guilherme, de fato, conhecer o aparelho psíquico é importante para se compreender a formação da personalidade do indivíduo na sua interação com o meio.

      Responder
  59. A formação da personalidade no início da infância até a fase adulta é importantíssimo com as conjunções do id, ego e superego para psiquê humana.

    Responder
  60. Estudar a personalidade do “eu” pelo ponto de vista de Freud é muito importante para entender essa relação entre a realidade com o mundo externo e a subjetiva. O Id, O Ego e o Superego atuam nesse processo de construção do ‘eu”

    Responder
  61. Freud nos faz perceber através de seus estudos e pesquisas que o ser humano é complexo e dotado de fragilidades que não podem ser tratadas com medicamentos ou drogas. O profundo de cada ser merece mais atenção, mais cuidado, mais amor.

    Responder
  62. A partir desses estudos Freud nos faz compreender o quanto são complexos esses pontos da inconsciente,ele mesmo fez várias correções ao longo dos estudos e análises .

    Responder
  63. Entre a Primeira Tópica de Freud (Consciente, subconsciente e inconsciente) e a Segunda Tópica (Id, ego e superego) existe uma evolução na própria Teoria Freudiana e que seus princípios norteiam todos os demais teóricos da Psicanálise, mesmo que discordem das ideias de Freud, precisam buscar “água nessa fonte”.

    Responder
  64. Para efetivamente reconhecer o processo de construção do eu, definir personalidade e psicanálise e identificar as principais características do Id, Ego e Superego é necessário ir mais fundo na leitura da obra de Freud. O artigo aqui estudado serve como uma boa apresentação do que se tem a estudar, a aprofundar.

    Responder
  65. Freud nos mostra que o ser humano precisa sim ser analisado com carinho para que possamos ter um resultado satisfatório , pois não é por meios de medicamentos , mais por um diálogo aberto e construtivo, com um caráter de amor e compaixão para o paciente
    Entrar na área do inconsistente não é fácil e muito delicado

    Responder
  66. A inconsciência é um lugar que a consciência desconhece. As vias para acessá-la encontram-se tão somente na psicanálise.

    Responder
  67. O EU é mais amplo e fundamental, enquanto a personalidade é uma expressão específica desse Eu em diferentes situações.

    Responder
  68. inconsciente ao consciente no segundo conceito de Freud devemos te era valores sobre o ego e super ego, o id é um dos estudos mais complementares e importantes p constituir um bom resultado

    Responder
  69. A segunda tópica de Freud nos ajuda a compreender com mais clareza os modos organizacionais do aparelho psiquico em toda a sua complexidade da formação do “eu”.

    Responder
  70. O id, ego e o superego são como um reservatório pulsional. Onde ego acata o principio da realidade, entre o que é da mente e o que é do mundo. E o id segue o princípio do prazer, somente a realidade subjetiva da mente.

    Responder
  71. O Eu, é conceito que se tem a cerca de si mesmo, resultante das experiências vividas, mesmo na vida intrauterina. Se dá pelo que Freud chamou de estrutura psíquica, Id, Ego e Superego. Onde o id sofre a influência do mundo externo e procura aplicar esta influência no id. No id estão as energias mentais que dão dinamismo ao comportamento humano. O Superego seria movido pelo desejo de fazer o que é aceitável, certo perante a sociedade, meio onde está inserido, evitando assim as transgressões e punições. O Ego fica entre o Id e o Superego, origina-se com o complexo de Édipo. O Ego exerce o controle e regula experiências e ações entre a pessoa e seu meio. Com essa estrutura da psique, temos a personalidade. A personalidade seria como aspectos individuais, subjetivos, de cada pessoa em sua maneira de sentir, pensar, agir…

    Responder
  72. A segunda tópica do aparelho psíquico que Freud nos traz o “ID como as pulsões da vida, o EGO regula as ações entre e indivíduo e o meio e o SUPEREGO evita as punições e as transgressões, fomenta as ideias de moralmente aceitas”. Aqui percebemos a importância destes conceitos para trabalharmos os conflitos trazidos pelo nossos clientes, entendo a complexidade de cada um, dentro do contexto em que vive. Como psicanalistas devemos ler as linguagens do paciente, seja verbal ou não, para identificarmos, de acordo com a segunda tópica de Freud a forma mais eficaz de auxiliá-lo em seu processo de auto conhecimento.

    Responder
  73. Freud refere nas suas três instâncias Id, ego e superego o Id como um reservatório impulcional de desorganização e o ego uma estância do psiquica que relaciona com o mundo externo enquanto o Id segue o princípio dos prazeres subjetivo da mente e o superego interfere como um juiz e impede ao ego a passagem dos impulsos do Id

    Responder
  74. O ID nos parece o responsável pelos desejos instintivos; a irracionalidade, sob o aspecto de indivíduo “animal”. Daí, temos o Ego, como forma moderadora dessas ações; por fim, o Super Ego, como a consciência que apresenta a visão de causa e efeito.

    Responder
  75. Resumindo, o “eu” é uma obra em construção desde a maternidade; a personalidade é uma receita única e a mente? Bem, a mente é o palco onde o id, o ego e o superego duelam pela nossa sanidade.

    Responder
  76. O ID É A PARTE MAIS PRIMITIVA E INCONSCIENTE DA MENTE. O ID É REGIDO PELO PROCESSO PRIMÁRIO,QUE É A BUSCA DE SATISFAÇÃO IMEDIATA SEM PREOCUPAÇÃO COM A REALIDADE EXTERNA OU COM AS NORMAS SOCIAIS. O EGO É A PARTE DA MENTE QUE LIDA COM A REALIDADE EXTERNA E AGE COMO UM MEDIADOR ENTRE AS DEMANDAS DO ID,DO SUPEREGO E AS REALIDADES DO MUNDO EXTERNO. O SUPEREGO É A PARTE DA MENTE QUE INTERNALIZA AS NORMAS ,VALORES E REGRAS DA SOCIEDADE ,BEM COMO OS ENSINAMENTOS PARENTAIS E AUTORITÁRIOS.

    Responder
  77. O “eu” é a parte consciente e mediadora da mente, enquanto a personalidade é o resultado da interação entre o “eu”, o id e o superego, influenciada por experiências, mecanismos de defesa e o desenvolvimento psicossexual.

    Responder
  78. Em síntese, os ensinamentos de Freud lançam uma luz penetrante sobre as profundezas da psique humana, revelando as complexidades e contradições que moldam nossa experiência individual e coletiva. Ao explorar os pilares fundamentais da psicanálise freudiana, somos convidados a uma jornada fascinante de autoconhecimento e compreensão das forças obscuras que impulsionam nossas vidas.

    Responder
  79. Pode-se perceber o quão complexo e espetacular é o sistema que envolve o desenvolvimento do ser humano sob a visão da psicanálise. O conhecimentos do eu e da personalidade constituída pelas três instâncias: id, ego e superego, torna possível o aprofundamento de questões essenciais para resolução de conflitos internos para o enfrentamento da realidade do mundo externo.

    Responder
  80. O texto é excelente, porém a leitura sobre o tema necessita de outras fonte para aprofundarmos a questão sobre o entendimento id, ego, e superego.

    Responder
  81. Bom dia!
    Podem existir outras teorias complementares, mas a teoria freudiana sobre a personalidade é muito consistente e fiel ás nossas emoções e o nosso quadro esquemático do id, ego e superego. Texto fundamental para o estudo da psicanálise.

    Responder
  82. O ser humano ao nascer não conhece os limites do seu corpo e para se desenvolver necessita da presença do outro. O eu forma-se a partir do processo de modificação do id que ocorre pelo contato com a realidade. O eu é uma instância que não se conclui.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

208 comentários sobre “Formação em Psicanálise Clínica

          1. O curso é muito bom! O material de apoio é ótimo. Me surpreendeu bastante. Estão de Parabéns ?!

          2. Estou gostando muito do curso, tenho dois cursos básicos e uma especialização em psicanalise.

          3. Bom dia,estou começando hj no curso de psicanálise, estou um pouco perdida na plataforma.

          4. A proposta do curso está acima das minhas perspectivas. Excelente o material disposto aos alunos.

          5. O curso foi maravilhoso, parabéns um curso gratuito e instrutivo, já paguei meu certificado, já vou atuar na parte de psicanálise clínica holística, vou cadastrar meu certificado , agradeço muito a IEVI.

      1. Estou gostando muito do curso. O material disponibilizado é de excelente qualidade e atualizado de forma visível. Parabéns a IEVI.

      2. Eu amei esse curso rápido e muito produtivo, tenho certeza que vai agregar muito para meu trabalho como psicanalista.

      1. O IEVI emite declaração ou histórico da conclusão da programação com aproveitamento e a carga horária da formação?

          1. Tenho licenciatura em psicologia, se fizer o curso de psicanálise com que graduação eu saio?

          2. Estou comendo, e ainda não conheço o curso, logo não posso emitir opiniões, espero poder obter muitos subsídios e dividir com os pares.

      2. Sempre tive muita vontade de fazer um bom curso de psicanálise, talvez esse seja um bom momento.

    1. Olá
      Gostaria de saber o valor do certificado e da credencial, por gentileza.
      Grata

      Maria Emília Barros

      1. A psicanálise é uma profissão livre, reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (CBO – código 2515.50).

    2. Olá Boa Noite, gostaria de saber o valor do certificado da formação em Psicanálise clínica.

      Grata

    3. Curso muito bom adorei, bora continuar o aprendizado ! Gratidão
      Finalizado

    4. Confesso que havia feito outro curso de psicanálise, contudo, senti ao término, uma sensação de pouquissímo conhecimento, até ao revisitar o material proposto para o estudo. Com o estudo realizado no IEVI, sinto-me desafiado a continuar estudando, contudo, com uma ótima visão, pelo material apresentado, que constitui-se muito rico, pela condução e distribuição de material e enfim, disposto a poder auxiliar aqueles que necessitam. Tenho muito a agradecer a este Curso de formação em Psicanálise e recomendar a que outros possam fazê-lo. Parabéns a todos e especialmente ao(s)mentor(es) que me acompanhou até esta conclusão!

  1. Com essa formação vou poder atender como profissional em Psicanálise clínica?

    1. É aconselhável concluir o curso de Formação em Psicanálise Clínica com no mínimo 70% de aproveitamento e Realizar o Curso de Psicanálise Integrativa.

      1. Isso quer dizer sim? Sim, pode atuar como pessoa habilitada, psicanalista clínica, fazendo esses dois cursos com o aproveitamento mínimo ou maior que 70%?

        1. Bom dia!
          Caso o aluno não possua experiência em atendimento, nós sugerimos o mesmo a realizar os módulos práticos de análise didática e supervisão.

        2. Mas e o tripé psicanalítico de análise pessoal e supervisão psicanalitica? Como vou completar esse tripé exigido para atuar como psicanalista? Vocês poderiam escrever aqui no site como cumprir esses requisitos? Se particular ou se vcs irão oferecer?

          1. Bom dia!
            Os alunos serão avisados por e-mail quando os módulos de analise e supervisão estiverem disponíveis na plataforma.

        1. Gostaria de saber se a parte prática já foi incluída.
          Tenho interesse em fazer, mas me preocupo de ser cobrada por não ter parte prática do tripé.

  2. Bom dia
    Para as pessoas com graduação na área da Educação.
    Com esse certificado poderão montar uma clínica de Psicanálise.

  3. Bom dia,acabei me inscrever no curso de Psicanálise Clinica,já fiz o curso de Bacharel Livre em Teologia com vcs, tenho formação como Psicanalista Forense, Psicopatologia entre outras áreas , só me faltava o curso de Psicanálise Clinica,posso fazer o curso na Área Clínica ,grato.

  4. Boa tarde, estou gostando muito de ser uma aluna no curso de Formação em Psicanálise Clínica.

        1. Boa tarde,ao término do curso de psicanálise clínica posso fazer atendimento sim ou não.

      1. Em relação ao processo de análise e supervisão, para compor o tripé. O curso proporciona essa possibilidade?
        Gratidão pela oportunidade

          1. Gente preciso de mais informações pois não há comentários em lugar nenhum sobre a plataforma.

  5. boa noite. com o diploma de psicanálise clinico posso exercer a profissão no piauí?

    1. Bom dia!
      Pode sim. Para ser um psicanalista, não é necessário ter formação em psicologia ou medicina. O importante é que o psicanalista tenha uma formação sólida e constante, o que implica em muito estudo e aprofundamento da teoria e prática psicanalítica.

      1. É só se inscrever no site , entra no site, escolhe o curso, terá um ícone de inscrição, faça a inscrição colocando seus dados, vai precisar de uma senha, anota p não esquecer ou deixa salvo aí bom curso.

  6. já enviei meus dados e foto para credencial vcs precisam algum documento tbm para diploma psicanalista,fico aguardo da documentação.

  7. Bom dia,recebi toda documentação,muito obrigado,vou aguardar o curso de Psicanálise integrativa,um ótimo sábado para todos vcs.

  8. Boa tarde!!
    Venho através deste agradecer a oportunidade que vcs vem nos dando oportunidade para nós sejamos profissionais no ramo da psicanálise clínica,em breve estarei pedindo o certificado e a credencial.

  9. Preciso de outro curso para fazer psicanálise com vocês, para legalmente atender pessoas?

    1. Bom dia!
      Sim. É necessário realizar o curso de Psicanálise Integrativa (estará disponível na plataforma para os concluintes em breve).

  10. A escola fornece a análise e o estágio; contemplando o tripé psicanalítico e caso; alguém já possua a formação e queira; apenas a certificação palpável.. como se daria este caminho?
    Muito obrigado…
    Deus os abençoe!

    1. Todos os cursos dispostos por ser on line já estão disponíveis lembrando que para fazer psicanálise interativa precisar ter concluído a psicanálise clínica e o processo de matrícula é o mesmo, espero ter ajudado.

      1. Gostaria de saber por que eu tou matriculada no curso de psicanálise clínica eu completei o questionário ele diz que falhou na nota. Atenciosamente Marilândia Veloso Lima boa tarde!!

  11. Bom dia, A credencial, para quem fizer psicanalise clinica e integrativa é uma única credencial?

  12. boa noite minha neta pegou e fez a prova ,pois tive sai as presa e ficou quieta fui abri e reprovou
    acabou o tempo e o que faco agora

  13. Me interessei pelo curso, como e onde efetuar o pagamento?
    Poderei atender depois que concluir o curso?

    1. Bom dia!
      Após realizar os cursos de formação em psicanálise clínica, psicanálise integrativa e passar pelos módulos de analise didática e supervisão, sim.

    1. Entre o ego d o id é que o ego acata l princípio da realidade diferenciando do que é da mente e o que é do mundo externo.

    1. Se eu atingir o limite da quantidade de tentativas e não aprovar em dos questionários, devo continuar? Ou não terei condições de concluir o curso?

  14. Estou feliz em ter concluído o Curso de Psicanálise Clínica Pelo Instituto IEVI Agradeço a todos que fazem o referido Instituto. Por terem repassado todos os conteúdos gratuitos. Outrossim parabenizo a todos que fazem o IEVI pela alta
    responsabilidade com os alunos.
    ATT: José Augusto dos Santos

  15. GOSTEI MUITO DO CURSO E JÁ TERMINEI AGORA QUERO SABER COMO FAÇO PARA PAGAR ESTE CURSO, SE POSSO PAGAR PARCELADO NO BOLETO OU NÃO.

  16. Bom dia.
    Sou bacharel em Direito e me matriculei nos cursos de Psicanálise Clinica e Integrativa.
    Gostaria de receber um norte preciso em relação a como atuar como Psicanalista.
    Obrigado pela atenção.

    1. Bom dia!

      É necessário realizar os módulos práticos de analise didática e supervisão (estágio), para os alunos que não possuem experiência.

      Att,
      IEVI

  17. Eu lido com pessoas na minha ,e são tantos problemas é uma infinidade de diversidade e eu tento solucionar com o dom que Deus me deu ,mais achei que deveria ir além então pedi a Deus direção ,é eu creio que pode ser aqui ,então estou aqui buscando capacidades

  18. Qual é o prazo mínino para conclusão dos tres cursos que compõem o tripé para atuar como Psicanalista Clinico? E se o aluno concluir antes do tempo previsto na carga horária o que acontece no caso da solicitação do pedido do diploma e da credencial?

  19. Tenho interesse em fazer o curso de psicanálise clínica. Essa oportunidade é maravilhosa. Enfim vou fazer o curso.

    1. Não há Conselho de Psicanálise no Brasil. Você como Psicanalista, não tem obrigação de se filiar a qualquer órgão público. O Psicanalista não é subordinado a qualquer órgão de fiscalização profissional.
      Conselhos são criados por leis federais. Se não houver lei criando-os eles não podem existir, pelo menos não terão poder fiscalizador.

      1. Bom dia! Estou muito feliz por ter essa oportunidade, sempre sonhei em ser uma terapeuta. Muito obrigada!!

      1. Boa tarde
        Meu curso de formação é Bacharel em Serviço Social, especialização em Serviço Social e políticas públicas; gostaria de saber se no término desse curso de psicanálise Clínica eu já posso montar minha clínica?

  20. Estou em andamento com o curso, desde já tenho obtido um conhecimento excelente, cada dia mais me interesso pela temática. Recomendo! Curso para vida! Parabéns aos envolvidos.

  21. Deixo aqui meus agradecimentos atodar equip de professores colabradores pesquisadores em fim toda logistica, para poder presta um exelemte trabalho atodos que queram desevolver suas atividades como um profisional na area da psicanalise O Brasil esta precisando de eselentes profisionas nesta area da saude;pastor jose de sousa

  22. Trabalho com crianças, em oficina de artes. O objetivo das minhas oficinas é o desenvolvimento da crianças em vários aspectos. Procuro fazer um trabalho de excelência, buscando sempre conhecimentos e experiências que possam me auxiliar nessa área. Trabalho com jovens e crianças a 20 anos. Gostaria muito de entender a expressão das crianças através da arte, isso significa muito pra mim, pois me ajudará a atendê-lo da melhor forma. Sou formada em Artes Plásticas e pós graduada em Arte Educação. Agora gostaria de saber se posso atuar também como Psicanalista em meu trabalho (particular) e de que forma posso usar esse conhecimento.

  23. Excelente curso oferecido pela IEVI. Concluir o curso formação em Psicanálise, e já obtive o certificado. Sigo fazendo outros. Estou satisfeito!!!

  24. Curso campeão em excelência vale a pena cada parágrafo para quem realmente quer aprender e enriquecer seus conhecimentos.

    1. ola boa noite, eu conclui o meu hoje. voce recebeu seu certificado e credenciais.

  25. Estou concluindo Bacharel livre em teologia é possível que eu faça o de psicanálise!

  26. Muito feliz em ter escolhido o IEVI para fazer o Curso de Formação em Psicanálise Clínica! Conclui essa primeira etapa, hoje, 17 de maio de 2023! Um universo de conhecimentos teóricos e tudo muito bem elaborados para o aluno aprender sem dificuldades! Este curso está sendo um divisor de águas em meu caminhar, para o meu auto conhecimento e para meus propósitos futuros! Pretendo me inscrever no Curso de Formação em Psicanálise Integrativa, enfim, também a de análise e supervisão para atuar com precisão! Deus me ajude em todas as etapas, pois este é o ambiente (virtual EAD) certo! Gratidão ao site e todos os envolvidos nessa missão!

  27. No contexto da psicologia, o ego além de fazer parte da personalidade humana, está mais relacionado ao caráter ou seja, a forma como a pessoa se comporta ou pensa.

  28. quero parabenizar toda equipe pelo farto material que envolveu esse curso, abrindo o entendimento, sobre o psique e as varias faces de cada individuo, parabéns

  29. Sou brasileira mas moro na Argentina então não pago impostos no Brasil. Só tenho numero de registro que me derão no cartório e número de passaporte. Com estes números posso obter a credencial de psicanalise clínica ou não são os requeridos?

  30. Show, vou aproveitar a oportunidade e me matricular para aprender mais sobre o ser humano.

  31. Anteriormente eu tinha receio de estudar psicanalise ou qualquer curso que fosse voltado para mente humana, pois via como algo muito complexo. Mas agora, percebo que minha mente simplesmente estava bloqueando algo que hoje vejo como uma matéria bem interessante e prazerosa.

  32. Sonhar e realizar o meu sonho de ser psicanalista clinica, é muito bom. Glorias a Jesus!

  33. A 5 anos estudo psicanálise e agora terminei este curso e pretendo atuar .
    Este curso me ajudou bastante , pois já trabalho na área social com publico evangélico como Pastor e agora terei oportunidade de agregar um ao outro quando necessário.
    Grato a Deus e ao instituto.

  34. Eu estou fzendo este curso. Sou Terapeuta Holístico e a Psicanálise é uma áarea a qual sempre quiz atuar

    1. Pelo visto Freud nos apresenta, como na alegoria da caverna de Platão, que nosso eu verdadeiro e o mundo real é o inconsciente… Já aquela ideia da vida na qual nos manifestamos é apenas uma fração do todo… E o conflito entre estas crenças causam os problemas psíquicos na humanidade.

  35. Achei interessante e resolvi me inscrever fiz Curso de Terapeuta e quero agregar.

  36. Estou gostando muito do curso de formação em psicanálise. Porém, estou tendo que ler no próprio site. Queria baixar (download) pelo menos os e-book, para imprimir e reler várias vezes. Aprendo mais no papel, do que na tela do celular (ou computador). Tem alguma botão, para o download?

  37. Esse curso tem apenas a parte teoria e a avaliação. Mas e a parte de clínica supervisionada? Como fica pra prática?

  38. Pelo visto Freud nos apresenta, como na alegoria da caverna de Platão, que nosso eu verdadeiro e o mundo real é o inconsciente… Já aquela ideia da vida na qual nos manifestamos é apenas uma fração do todo… E o conflito entre estas crenças causam os problemas psíquicos na humanidade.

  39. Estou amando o curso, tem qualidade, e a plataforma é excelente.Os estudos são rigirosos e transnitem nuito conhecimento. Recomendo esta conceituada Instituição.Farei outros cursos.Tenho 65 anos, sou formada em Letras Português/ Inglês e respectivas Literaturas.Tenho pós-graduação em Gestão e Supervisão(360h), Teoria Literária(360h)(Tutoria no Ensino EAD(360h), Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar (660h) e estou cursando a formação em Psicanálise Clínica

  40. Já conclui o curso psicanalise clinica breve requisitarei o certificado e credencial!

  41. Hoje concluí este curso de “Formação em psicanálise clínica”,que me agregou muito conhecimento, pois possui um
    ótimo conteúdo, metodologia. Agradeço, primeiramente, a Deus por me permitir a isso e ao IEVI por proporcionar conteúdo tão rico e organizado numa plataforma muito bacana. Já solicitei meu certificado.
    Gratidão!!!

  42. Já participei de vários cursos, com certeza esse está entre os melhores, ainda estou no inicio, mas já estou impactado com o conteúdo, estou na primeira etapa A origem da psicanálise.

  43. Comecei o curso a dois dias. Realmente está né surpreendendo muito.
    Sou Antropologo.
    Tenho especializações em: Neurociência. Neurolinguística. Neuropsicologia e Psicologia Organizacional. O curso de vocês é excelente. Parabéns.

  44. A psicanálise nos mostra como resistir os traumas vivenciados, por meio de um sentimento bom, ela nos cura.

  45. Quero deixar aqui o meu agradecimento ao Instituto Videira pelo curso que realizei. O formato do curso, o poder fazer e pagar apenas o certificado e a credencial… foram fundamentais para que eu conseguisse conclui-lo e, com isso, realizar um sonho.
    Muito obrigada!

  46. Recomendo este curso. O programa está muito bem pensado e organizado. A plataforma é bem amigável e, sobre tudo, a orientação pelo zap é rápida e muito cordial. Estou feliz com meu certificado. Nào tive problemas para solicitar nem para pagar pois o soporte estava sempre disponível. Apenas conclui o pagamento me mandaram o certificado. Obrigada!

  47. A psicanálise é uma abordagem intensa, que com o decorrer do tempo o paciente consegue transferir suas emoções ao terapeuta. Esse curso está me proporcionando fazer uma autoavaliação da minha vida.

  48. Olá, gostaria de fazer o curso, poderei atuar como psicanalista clínica? Gostaria de saber como faço o estágio supervisionado, se vocês nos colocam para fazer? Como é? Quero abrir meu consultório. Ninguém tá respondendo o WhatsApp.

  49. Excelente curso. Ótimo material. Bem objetivo e bastante rico em conteúdo. Parabéns à IEVI

  50. Curso muito bom, com informações uteis e direcionadas para a formação em psicanálise clinica, além da forma didática ágil preconizado pela moderna pedagogia.
    Parabéns a equipe

    1. Boa tarde, meu nome é Laura, sou de Canoas/RS, estou começando o curso hoje, espero conseguir alcançar meus objetivos ao me matricular no curso, ou seja conhecer o pensamento freudiano.
      E sua aplicação no tratamento dos pacientes. Portanto, vamos começar..

  51. “Que a luz que nos guia , seja mais forte que a luz que nos cerca “

  52. FIZ O CURSO E SALVEI TODO MATERIAL É MUITO IMPORTANTE PARA LEITURA E TIRAR DUVIDAS, O CURSO É BEM COMPLETO PARA QUEM REALMENTE QUER FAZER PSICANÁLISE O MATERIAL E MUITO BOM.

Os comentários estão fechados.