-
A Origem da Psicanálise
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Identificar o contexto no qual Sigmund Freud desenvolveu a Psicanálise. Reconhecer os conceitos de consciente, inconsciente e sublimação. Relacionar a Psicanálise à sociedade e à cultura.
-
Princípios da Imagem Pessoal
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Definir imagem e constituição do eu a partir da teoria psicanalítica. Explicar a imagem e a representação social do eu a partir da psicologia social. Relacionar corpo com identificação e imagem, com foco nos princípios da psicanálise para a constituição psíquica e existencial do sujeito.
-
Conceito do Eu e da Personalidade
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer o processo de constituição do eu a partir dos estudos freudianos. Definir personalidade e psicanálise. Identificar as principais características do id, do ego e do superego.
-
Escolas da Psicologia: Psicanálise e Behaviorismo
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Conceituar psicanálise com base nos trabalhos de Freud, Melanie Klein e Lacan. Definir behaviorismo. Descrever a natureza experimental do behaviorismo.
-
Literatura, Psicanálise e Filosofia
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Descrever a relação entre Literatura, Psicanálise e Filosofia. Reconhecer os limites da Filosofia e da Psicanálise em relação à estética literária. Interpretar obras literárias sob o viés psicanalítico e filosófico.
-
O Ego e os Mecanismos de Defesa
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Definir ego e as funções do ego segundo a psicanálise freudiana. Descrever os mecanismos de defesa. Explicar como se dá a identificação para inserção do sujeito em um grupo a partir de sua constituição psíquica e social.
-
Relação Compreensiva e a Relação com o Real
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Apresentar os registros do imaginário, simbólico e real do campo da Psicanálise. Relacionar os três paradigmas da imagem com os registros da Psicanálise. Interpretar a imagem como representação ou aproximação do real.
-
Principais Matrizes Teóricas da Psicologia Social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Identificar as representações coletivas de Durkheim, mentalidades primitivas de Lévy e as representações de Moscovici. Analisar as influências psicanalíticas, como a teoria das massas de Sigmund Freud e o inconsciente coletivo de Carl Gustav Jung. Reconhecer a dimensão empírica e raízes metodológicas da psicologia social psicológica, psicologia social sociológica e psicologia social crítica.
-
CERTIFICADO

Compreender as instâncias em Freud, para entender a psicanálise.
Que estudo importante para identificarmos todo esse processo do conhecimento do eu, e como este processo se subdivide.
O eu ,já diz tudo sobre a personalidade do indivíduo.
Muito interessante, esse estudo pois faz o alinhamento perfeito entre ID, EGO e SUPEREGO.
Compreender os princípios de Freud entres as três junções é muito importante.
É mais que fantástico este aprendizado sobre o EGO, ID E SUPEREGO, vivemos a realidade do que somos a cada aprendizado relacionado a psicanálise.
É, exatamente assim.
Ego principio de realidade id do prazer dois apctos interessantes a serem gravados da mente humana segundo Freud
O desafio consiste no fato de não nos permitir sermos influenciados pelas circunstâncias e sentimentos.
O psiquê conforme Freud o aparelho psíquico é formada por três partes conciente, pré conciente, e inconsciente, é por meio dele que temos a capacidade de construção do eu.
O ID é a fonte de energia psíquica, e representa a nossa libido. O EGO é desenvolvimento a partir do nosso ID e tem o intuito de tornar nossos impulsos efetivos, como se fosse o nosso princípio de realidade. O SUPEREGO é a parte moral da mente humana e age de acordo com os valores da sociedade em que vivemos.
NA TEORIA FREUDIANA HA UMA REFLEXÃO SOBRE O OUTRO QUE HABITA O EU.
a um luta constante entre dever e fazer na psicanalise se encontrar o caminho do equilibrio.
O conhecimento sobre o eu e importante .
A conjunção entre os três , Id o Ego e superego atraem questões significativos dentro das imagens da pessoa, sendo assim a sexualidade entre perfis oscila desejos indeterminado.
Acho isso muito interessante e ao mesmo tempo complexo, uma luta interna que pode se tornar externa.
E muito verdade esse lado da luta interna que pode se tornar externa.
A sexualidade aflora sentimentos, desconhecidos ou adormecidos.
Concordo plenamente
ha muito no que aprender com freud sobre o comportamento humano.
Pelo que pude observar lendo todo o texto, e que o resultado da terapia dependera muito da qualidade e da forma que o individuo ser abordado.
Penso que a forma da abordagem é muito importante, resultado depende disso também
Concordo!
Amplamente importante para nós futuros psicanalistas
Boa tarde ! Tudo bem? Como planeja fazer a auto analise e supervisão?
A estrutura da personalidade, formada pelo id ( responsável pelas pulsões e não gosta do desprazer), o ego ( que traz pra realidade e põe ordem na casa) e o superego ( que põe limites) é complexa, totalmente bem planejada e quando em harmonia geram saúde mental.
Esse conceito do EU da personalidade engloba as questões significativas da pessoa .
Conhecer a personalidade do eu,é um processo para se estudar na psicanálise.
Reconhecer o processo de constituição do eu a partir dos estudos freudianos.
O processo de constituição se divide em três instancia; Id, ego e superego.
Definir personalidade e psicanalise.
A psicanálise surgiu no final do século XIX e iniciou uma transformação do olhar médico, que passou a considerar as teorias concebids pelo próprio paciente.
Id, Ego e Superego vivem em conflitos constantes, e precisam está equilibrados, para um não sobre sai ao outro.
o ego ,e superego organiza a mente do certo e o errado evitando causa e consequencia
Sim
A psicanálise pode ser compreendida como uma abordagem, um método terapêutico, um sistema de pensamento, um modo de transmissão e construção de saber (análise didática e supervisão). Como consequência o inconsciente, o complexo de Édipo e a sexualidade. O id como reservatório pulsional desorganizado, o ego como instância do psiquismo que se relaciona com o mundo externo. O superego, por fim, é a instância cuja característica assemelha-se a um juiz no tocante ao ego e também impede a passagem dos impulsos do id.
O eu comanda o ser humano e a consciência.
Um tem total convicção fatos reais outro vive entre realida e ficção e o outro indentifica e demanda a serca da toma de decisão juntos porem separados por indentidade propia
Os sistemas de estrutura da personalidade se entrelaçam e se distanciam, como num trabalho de equipe, sob o comando do ego.
O conhecimento da instância é fundamental para se formar um conceito.
É necessário, que os três componentes, formadores da personalidade (id, ego e super-ego), estejam em harmonia, para que o indivíduo, possa se relacionar bem consigo mesmo e com o mundo.
Compreender os três pilares e as três instâncias de Sigmund Freud, nos dará um melhor conhecimento das ações humanas e como melhor analisá-las.
Do nascimento a fase adulta se desenvolve Id, Ego, Superego, cada um com uma função diferente sendo que nenhuma altera a outra, tbm temos o narcisismo primário desenvolvido pelo bebê nos primeiros meses de vida dos seis oas dezoito meses.
Compreendemos assim a função de cada um, enquanto o ID se preocupa apenas em se satisfazer seus desejo, o EGO busca compreender o que é real ou imaginário,só passo que o SUPEREGO buscar intermediar visando apoiar ou evitar prejuízo ao sistema.
A personalidade é formada após a fusão de valores culturais, sociais e familiares que adquirimos durante o processo de maturação além dos aspectos inatos de cada um.
O eu sendo o Id e o ego em constante confronto geram toda graça da existência interior em contraposto a vivencia social e suas regras.
A teoria de Freud com a apresentação do id do ego e do super ego foi o que possibilitou que o ser humano fosse tratado apenas com remédios quando apresentava alguma perturbação. A psicanálise e o instrumento que possibilitou a humanização do tratamento dispensado a um indivíduo.
A PSICANALISE É DE VITAL IMPORTÂNCIA NO NOSSO DIA-A-DIA,SEM ELA COMO SERIA NOSSA VIDA NO MUNDO DE HOJE.
depois de se comenhecer como ser em construção entendemos que a construção da personalidade ppermeia as tres divisoes de um sistema emocional do individuo id ego e super ego
– Para compreender a psicanálise é interessante conhecer Freud!!
Vou aqui tentar expor alguns pontos sobre o meu entendimento em cima do texto apresentado.
Pode ser diz que o Eu na psicanalise freudiana começa com a elaboração de sua teoria como ponto fundamental para sua interpretação, instancia interna portadora de consciência, a personalidade é concebida como estrutura em instancia, são elas: a consciência, pré-consciência e o inconsciente, formada por sensações, percepções, memorias, sentimentos e fantasias. Todas essas instancias se desenvolve ao longo da infância e cada uma tem suas funções diferentes, agindo assim em níveis diferentes, mais em conjunto, formando uma única estrutura de personalidade: Id, Ego e Superego.
Para Freud a personalidade esta formada ao fim da terceira fase, por volta dos 5 anos de idade, quando possivelmente o individuo ja tenha desenvolvido seus impulsos, estrategías que estabelecem o núcleo da personalidade.
Quero aprender mais sobre ID, Ego e Superego
Existe uma linha de interlasse entre os níveis de consciência apresentados por Freud.Estes então combinam ações de trato a manter a função ativa oriunda dos fatores de cognição psíquica a interagirem com armonia singela visando a autopreservação do intelecto consciente para limítrofe da ação de cada um visando a saude e manutenção da sanidade mental.
É muito importante a gente aprender assuntos importantes como o desenvolvimento da personalidade salientado por Freud, inclusive as três instâncias que compõem a personalidade: Id, ego e superego.
Considerar as teorias dos pacientes foi um grande passo para que Freud pudesse classificar a Psicanálise como: Abordagem, método terapêutico, sistema de pensamento, um modo de transmissão e construção do saber, estamos sempre construindo ou modificando saberes a partir da interpretação do meio.
Para sentir prazer e livrar-se da dor, o id tem sob seu controle dois
processos: as ações reflexas e o processo primário.
1 – As ações reflexas são respostas naturais e espontâneas, como tossir e bocejar, que eliminam a
tensão imediatamente
2 – No processo primário para aliviar a tensão, forma-se uma imagem de um objeto que irá afastar a tensão. Esse processo da experiência imaginária alucinatória em que o objeto desejado é apresentado através de uma imagem de memória é chamado de realização do desejo.
O psiquismo é um espaço complexo atemporal, aespacial e adimensional que comporta três instâncias: O ID que é o espaço destinado às paixões indomesticaveis, pulsões instintivas de vida e de morte, embasadas no princípio do prazer infinito.
O Superego que funciona como um Juíz na relação com o Ego e representa as normas e valores inernalizados na relação com o “outro”.
O Ego enquanto instância, assim como o Superego é oriundo do Inconsciente, porém a sua função no psiquismo e é de organizado a partir da relação percepção-consciência, movido pelo princípio da realidade externa.
A mente humana é fascinante, conhecê-la é percorrer um caminho infinito, e de profundos aprendizados.
Todos são movidos por vc sensações de prazer e ilusões, planos e devaneios, sonhos e realidades, no meu entender Freud, classificou muito bem id, ego, e super ego, para que o indivíduo possa ser tratado quando o profissional compreender as diversas sensações que a pessoa sente e tentar trazer a uma realidade do mundo em que vivemos, o controle das três motivações para uma boa convivência em sociedade.
Esse livro faz toda à diferença, é o mapa para enteder-mos bem e muito bem ,entender o eu e a minha personalidade
realidade e fantasia psiquismo prazer personalidade id super ego
Compreender as instâncias é a base fundamental da estruturação da psique do indivíduo. É de extrema importância as relações das pulsões de vida e de morte
Essas instâncias da personalidade e psicanálise, nos mostra o quão relativo, ( por partes parentais) é o desenvolvimento do eu do indivíduo na sua vida desde o nascimento até a vida adulta,
O desenvolvimento da personalidade dependem do equilíbrio do id, ego e superego e do autoconhecimento.
Quanto é importante nos aprofundar em conhecer mais sobre o id, ego e superego para nosso desenvolvimento como individuo e nossa personalidade.
Apesar de ler que muitas das percepções externas, as quais nossos próximos nos exemplificam, nos tornam o que somos, precisamos entender que a nossa percepção nos torna responsáveis pelo equilíbrio ou desiquilíbrio do eu.
Ainda monto em minha cabeça uma ação entre as.fuas típicas de Freud mas a relação entre o ID e o Ego, e o envio do indesejado ao inconsciente me fez montar um diagrama na mente.
Foi o melhor texto do curso até agora.
O desenvolvimento do “eu’ é iniciado desde o nascimento, onde inconcientemente vai se formando e moldando a mente da pessoa adquirindo conhecimentos sobre as percepções do mundo real e externo que é o ” Ego ” , portanto, nao há não relacionar o desejo ou fantasia que é despertada pelo “Id” e o “Supergo” que é o limitador dos pensamentos morais entre a realidade da mente e a fantasia.
É fantástico compreendermos a teoria de Freud sobre o ID, EGO e SUPEREGO, sendo assim agente consegue lidar melhor com as questões psíquicas.
É formidável como a apresentação, e formação do ID,ego, superego,do eu já sendo construido inicialmente desde o nascimento,nos da uma nova percepção de como o sr humano funciona.
O ser humano é uma máquina perfeita mas é incrível como a mente humana é uma incógnita temos muito a caminhar aprender pois só assim conseguiremos nos ajudar e auxiliar aqueles que nos resta. Precisamos através do ID do Ego do superego buscar encontrar um equilíbrio a medida do possível para que tenhamos uma vida saudável pois mente sã corpo são
Excelente material !
Riquissimo material
O conhecimento traz a libertação. Vamos para cima, vamos estudar.
Quando conhecemos melhor a estrutura e a formação do aparelho psíquico, poderemos assim usar mecanismos para tentar manter o equilíbrio entres as instâncias do Id, Ego e Superego.
Olá eu busco fazer associação das instâncias Id, Ego e Superego com a teoria de cérebro trino, de MacLean, que embora hoje já tenha alguns aspectos questionados pela ciência ampliou a visão das neurociências e ainda tem muito a nos oferecer.
Aprendendo cada vez mais sobre o a parelho psíquico e me surpreendendo com a mudança de mentalidade que nos direciona.. O conhecimento é libertador e abre fronteiras para libertar o próximo.
Estou gostando muito de fazer essa formação em psicanálise clínica, tem me trazido muito conhecimento e uma expansão de consciência sobre as teorias freudianas, tão importantes para entendermos como funciona o aparelho psíquico do indivíduo e poder ajudá-lo com suas questões, traumas, neuroezes, podendo trazer melhoramento na vida das pessoas.
Como disse no tópico anterior, as estruturas psíquicas do ID, EGO e SUPEREGO consiste na formação do EU e amplia o processo do constituição do indivíduo diante da psicanálise.
Na fase em que as inscrições no eu traços, ocorre o que Freud denominou de identificação inaugural ou primordial, o recém nascido encontre-se no estado de desamparo inicial.
Quanto mais estudo, mais sei que preciso estudar pra aprender sobre a psicanalise.
O Ego é a conciência o eu de cada um ou seja a personalidade de cada individuo.
Ao estudarmos Freud, percebemos a importância dos pilares para a nossa formação, como seres humanos, a importância do id, ego e super ego, nos damos conta da necessidade da harmonia entre ambos.
A personalidade de cada um traz consigo os traços da infância. O que foi reprimido ou concedido acaba se refletindo através de ações e comportamentos. Resistência, recalque, sexualidade. A divergência entre o mundo interno e as adaptações para o mundo externo.
Para Freud, o eu é corporal. A imagem do corpo vem das sensações internas e externas pelos sentidos, sendo o sentido mais importante para a constituição do eu, a visão. Depois o tato e a dor em terceiro lugar. O psiquismo é complexo, tem 3 instancias: Id regido pelo principio do prazer; ego está sob o principio da realidade e superego é a moral, a introjeção dos padrões culturais do grupo social em que a pessoa vive.
“O inconsciente não corresponde ao reprimido, mas tudo que é consciente é reprimido”
Após os estudos sobre id, ego e superego, creio que a frase do filósofo Jean-Jacques Rousseau “”o homem nasce bom e a sociedade o corrompe”, faz sentido.
O aparelho psíquico, Freud, designa o conjunto de todas as partes da mente humana: consciente, inconsciente e pré -consciente; Id, Ego e Superego. A totalidade desses sistemas, que trabalham de forma integrada na composição do indivíduo.
Achei muito realista a severidade e o caráter repressivo do supereu como consequência de uma educação benevolente que exclua qualquer forma de brutalidade. Como sendo fruto do adestramento precoce das pulsões. Vivo isso na prática na vida da minha netinha de 4 anos (Lis). Está sendo fantástico o aprofundamento do conhecimento das transformações ocorridas desde o momento mais remoto do ser humano.
o id fonte de nossa energia psiquica e representa nossa libido o ego trabalha os impulsos , o super ego reage de acordo que vivemos.
O ser humano nasce bom e inocente, mais ao decorrer da vida é influenciado pelas influências do mundo, ele se deixa levar pelas fantasias e desejos obscuros, me lembro de Salomão, era muito sábio, mais sua sabedoria não pode impedir ele de se contaminar com as coisas sujas do mundo, nesta luta precisamos de ter controle pra não deixar o mundo nos controlar e pra isso precisamos estar bem ,com o id ,ego,super ego
Freud acreditava que a personalidade estaria essencialmente formada ao fim da terceira fase, por volta dos cinco anos de idade, quando o indivíduo possivelmente já desenvolveu as estratégias fundamentais para a expressão dos seus impulsos, estratégias que estabelecem o núcleo da personalidade.
Aqui nesse e-book fala como funciona o nosso eu desde a sexualidade, punção por morte, etc.
O meio que o ser humano expressa seus desejos, a libido, etc.
É de suma importância, entender os conceitos de id, ego e superego.
A definição de Id, Ego e Superego são essenciais a psicanálise .Fator essencial para o desenvolvimento da personalidade.
O “id”, o “ego” e o “superego” são conceitos fundamentais da psicanálise de Sigmund Freud que descrevem os diferentes componentes da personalidade humana. Embora a morte seja um tema complexo e multifacetado, é possível traçar algumas conexões entre esses conceitos psicanalíticos e a compreensão da morte.
Em suma, esses conceitos psicanalíticos descrevem uma estrutura mental em que o “id” busca gratificação imediata, o “ego” atua como mediador entre os impulsos do “id” e a realidade externa, e o “superego” internaliza os valores morais e busca controlar os impulsos do “id” através de um senso de culpa e punição. Juntos, esses elementos formam a personalidade e influenciam nossos pensamentos, comportamentos e tomadas de decisão.
Id fonte do libido,ego o desenvolvimento e super ego o juiz ,a sexualidade está em nós desde pequenos e se manifesta na puberdade ,nos conhecer faz parte do nosso eu em quem somos e porque só os assim,a psicanálise ajuda a entendermos esse mecanismo.
A importância de conhecer os conceitos trara uma segurança maior de sobre como identificar e tratar os problemas relacionados as respctativas.
AMEI, MUITO BEM EXPLICADO.
E retornamos novamente ao id, ego, superego, vejo que o sistema funciona como uma balança antiga um de cada lado para aferir e no meio para manter o equilibrio.
Boa noite! O curso de psicanalise é bom e acessível. mas preciso de mais tempo para estudar e assim prosseguir. Obrigada,
Realmente, é muito notável estudar a formação da personalidade e do eu. O id, parte mais primitiva do ser, impulsionador das vontades, dos desejos libidinosos. O ego, parte do id que se deslocou do campo primário e evoluiu. No sentido das percepções do mundo externo, subtraindo seus valores e normas. Impedindo os impulsos do id. O superego é de forma, um juiz, que, assim como ego, procura impedir os impulsos primitivo do ser. Age semelhante a uma sentença.
ego é a consciencia, o ´´ o eu de cada um“ , ou seja, o que caracteriza a personalidade de cada individuo.
Assim, o eu só existe pela relação com o campo da alteridade. Com o narcisismo, se compreende que tanto o corpo próprio quanto o sujeito se constituem a partir do outro. A identificação será o conceito que torna efetiva a afirmação de que na origem do eu está o outro.
Os três pilares salientados por Freud são: o inconsciente, o complexo de Édipo e a sexualidade.
A constituição do eu , cuja gênese está relacionada com a questão do narcisismo primário
Os pilares sustentados por Freud, são baseados em ID, EGO e SUPEREGO. A partir desta base, o médico e psicanalista vai desenrolar toda sua tese, envolvendo os conceitos de narcisismo, complexo de édipo, resistencia, recalque e sexualidade, não no sentido do órgão genital, mas sim no sentido de sentir prazer. Ainda fala um pouco sobre a questão da personalidade na psicanáli e como a base se desenvolve desde a vida intra-uterina.
Nos aprofundarmos no estudo do aparelho psíquico e da formação da personalidade é muito importante para que possamos compreender melhor a nos mesmos e os pacientes que chegarem ate nos, acolhendo-os e ajudando-os a organizar-se internamente nessa relação complexa entre ID, EGO e SUPEREGO.
Olá Guilherme, de fato, conhecer o aparelho psíquico é importante para se compreender a formação da personalidade do indivíduo na sua interação com o meio.
A formação da personalidade no início da infância até a fase adulta é importantíssimo com as conjunções do id, ego e superego para psiquê humana.
Estudar a personalidade do “eu” pelo ponto de vista de Freud é muito importante para entender essa relação entre a realidade com o mundo externo e a subjetiva. O Id, O Ego e o Superego atuam nesse processo de construção do ‘eu”
Freud nos faz perceber através de seus estudos e pesquisas que o ser humano é complexo e dotado de fragilidades que não podem ser tratadas com medicamentos ou drogas. O profundo de cada ser merece mais atenção, mais cuidado, mais amor.
A partir desses estudos Freud nos faz compreender o quanto são complexos esses pontos da inconsciente,ele mesmo fez várias correções ao longo dos estudos e análises .
Entre a Primeira Tópica de Freud (Consciente, subconsciente e inconsciente) e a Segunda Tópica (Id, ego e superego) existe uma evolução na própria Teoria Freudiana e que seus princípios norteiam todos os demais teóricos da Psicanálise, mesmo que discordem das ideias de Freud, precisam buscar “água nessa fonte”.
Para efetivamente reconhecer o processo de construção do eu, definir personalidade e psicanálise e identificar as principais características do Id, Ego e Superego é necessário ir mais fundo na leitura da obra de Freud. O artigo aqui estudado serve como uma boa apresentação do que se tem a estudar, a aprofundar.
Freud nos mostra que o ser humano precisa sim ser analisado com carinho para que possamos ter um resultado satisfatório , pois não é por meios de medicamentos , mais por um diálogo aberto e construtivo, com um caráter de amor e compaixão para o paciente
Entrar na área do inconsistente não é fácil e muito delicado
O estudo constante da psicanalise apresentada por freud nos faz se tornar sábios nas decisões de menor dano social.
Muito bom , a partir desses conhecimentos podemos compreender muito sobre a construção do eu.
O ser humano através do seu EU já é identificado de como vive
A inconsciência é um lugar que a consciência desconhece. As vias para acessá-la encontram-se tão somente na psicanálise.