-
A Origem da Psicanálise
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Identificar o contexto no qual Sigmund Freud desenvolveu a Psicanálise. Reconhecer os conceitos de consciente, inconsciente e sublimação. Relacionar a Psicanálise à sociedade e à cultura.
-
Princípios da Imagem Pessoal
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Definir imagem e constituição do eu a partir da teoria psicanalítica. Explicar a imagem e a representação social do eu a partir da psicologia social. Relacionar corpo com identificação e imagem, com foco nos princípios da psicanálise para a constituição psíquica e existencial do sujeito.
-
Conceito do Eu e da Personalidade
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer o processo de constituição do eu a partir dos estudos freudianos. Definir personalidade e psicanálise. Identificar as principais características do id, do ego e do superego.
-
Escolas da Psicologia: Psicanálise e Behaviorismo
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Conceituar psicanálise com base nos trabalhos de Freud, Melanie Klein e Lacan. Definir behaviorismo. Descrever a natureza experimental do behaviorismo.
-
Literatura, Psicanálise e Filosofia
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Descrever a relação entre Literatura, Psicanálise e Filosofia. Reconhecer os limites da Filosofia e da Psicanálise em relação à estética literária. Interpretar obras literárias sob o viés psicanalítico e filosófico.
-
O Ego e os Mecanismos de Defesa
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Definir ego e as funções do ego segundo a psicanálise freudiana. Descrever os mecanismos de defesa. Explicar como se dá a identificação para inserção do sujeito em um grupo a partir de sua constituição psíquica e social.
-
Relação Compreensiva e a Relação com o Real
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Apresentar os registros do imaginário, simbólico e real do campo da Psicanálise. Relacionar os três paradigmas da imagem com os registros da Psicanálise. Interpretar a imagem como representação ou aproximação do real.
-
Principais Matrizes Teóricas da Psicologia Social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Identificar as representações coletivas de Durkheim, mentalidades primitivas de Lévy e as representações de Moscovici. Analisar as influências psicanalíticas, como a teoria das massas de Sigmund Freud e o inconsciente coletivo de Carl Gustav Jung. Reconhecer a dimensão empírica e raízes metodológicas da psicologia social psicológica, psicologia social sociológica e psicologia social crítica.
-
CERTIFICADO

Leitura de grande valia para o profissional psicanalista.
Cada paragrafo deste curso, agente se entrega mais e mais para aprender. Area linda.
Sim cada leitura nos vamos aprendendo mais da mente humana.
Gostei dessa leitura, principalmente do estudo sobre behaviorismo, e o comportamento reflexo e o condicionamento operante.
Os textos são bons!
A leitura tem o poder nos mostrar o valor para o profissional da psicanalise.
Sem dúvidas, incomparável !
Riquíssimo esses assuntos ,quanto mais lemos mais sabemos ,mais perguntamos .
ESSA LEITURA FORMA NOVOS CONCEITOS DENTRO DO ALUNO
Também gostei muito. Material ótimo. Os assuntos vão se entrelaçando e fazendo sentido.
Realmente uma ótima leitura.
Cada vez mais, que vou me aprofundando, nos estudos sobre Psicanálise,vejo que este estudo e muito mais interessante e muito empolgante.
A psicologia é método plural formado por diversas matrizes de pensamento ,que formam diferentes escolas propostas teóricas e metodogicas
de compreenssão do humano
Freud com as suas ubjetividades de apresentação da vida do ser humano constituem as apresentações do Id, ego e superego.
O behaviorismo apresenta um análise experimental .
Sobre tudo o behaviorismo e seus desdobramento a fim de compreender a importância da análise experimental da mente e corpo humano.
A psicologia é método plural formado por diversas matrizes de pensamento ,que formam diferentes escolas propostas teóricas e metodogicas
de compreenssão do humano
Estudamos diariamente, e jamais conseguiremos compreendermos o que se passa na mente humana. Sigmundo Freud realmente foi um gênio!
A mente humana em cada parágrafo, observamos o quanto somos complexo.
A Psicanálise é uma ciência Hermenética, ou seja, interpretativa. Se há algo a interpretar, supõe que seja algo não óbvio, na qual nao temos acesso, que no caso é o nosso inconsciente.
A todo tempo, tentamos entender o porque das coisas. Não entendemos a mente humana, por mais que, tentamos nos aproximar de um centro de informação da mente humana, nos deparamos com universo infinito de questionamentos inacabados.
Por mais que se estuda o ser humano, sempre nos deparamos com algo exclusivo no comportamento do ser. Nem sempre o exterior revela o que estar no interior. Por isso requer muita técnica na abordagem do ser.
O cuidado em saúde não se resume ao organismo e à doença, mas também à produção de espaços onde as condições de cuidado possam acontecer. Constatou-se que o cuidado em saúde, para além de um corpo biológico, implica nos significados e seus usos, demonstrando complexidade e dificuldade,
A psicologia, estuda o mundo interno. A psicanálise, o comportamento observável.
Freud usou da sua teoria pra expandir uma opinião que se tornou duradoura , simplesmente por ser bastante coerente.
No behaviorismo, o sujeito não é um sujeito. É um objeto que responde a estímulos, reflexos externos, ambientais. O ser humano, é compreendido como uma máquina.
Enquanto que na Psicanálise, o sujeito é compreendido a partir do seu insconsciente, no behaviorismo o sujeito é enquanto organismo.Há que se fazer um link entre estes dois conceitos, Se o elemento externo compões nosso eu, poderiamos dizer portanto que os estimulos ( elementos externos ) e as respostas ( inconsciente) , seriam a complementação do nosso eu inconsciente com o nosso corpo enquanto organismo biologico? Que o sujeito, a partir da sua fase edipiana, primeira infancia, formação do ego, e superego, pode receber os estimulos do ambiente em que vive, e pode construir-se a partir de dois polos: a formação do seu eu, mais a formação do seu eu a partir dos estimulos do ambiente em que vive, e portanto, criar condicionamentos que podem ou não contribuir com sua formação de personalidade. Estaria correto fazer esse tipo de afirmação?
Ótima leitura estou gostando muito desde curso que fala sobre o comportamento humano.
– Muito conhecimento!!
estamos em contante mudanças perisso devemos sempre estar atualizado atravez do conhecimento e para ser um otimo psicanalista precisa saber como estruturar a analise de um paciente buscando levar a compreender suas emoçoes atraves de um olhar critico desenvolvido pelo analisando ou seja o individuo perceber suas emoçoes e dar sentidos a elas
A psicanálise possui um processo de interpretação dos fenômenos psíquicos por meio da escuta clínica. E behaviorismo método de observação psicológica que tem por objeto o estudo das relações entre os estímulos e as respostas do sujeito.
Freud si pos a compilar o interior e obscuro do inimaginável ser humano que não sí pode vêr a outra face. Enquanto o Behaviorismo realiza análises externas comportamental de experimentos.Neste caso o Behaviorismo aí dá apenas a questão de avaliações de observação realizadas rotineiramente ao fato da recapitulação das ações provenientes do ser.
O material que foi disponibilizado permite uma melhor compreensão entre a psicanálise e o
Behaviorismo, permitindo ao leitor uma diferenciação entre as duas Escolas. O texto permite ainda uma melhor compreensão a respeito dos estudos realizados por Freud, Lacan e Klein. Afinal para exercer a psicanálise é preciso conhecer a base teórica para uma efetiva aplicação na prática o que pode ser chamado de práxis.
Behaviorismo e Psicanálise são duas das diferentes escolas de pensamento abordadas pela psicologia, sendo que o Behavioristas dá destaque para o comportamento externo dos indivíduos e acreditam que o comportamento é uma resposta a estímulos externos. Enquanto que, a psicanálise enfatiza a centralidade da mente humana, acreditando que o inconsciente tem o potencial para motivar o comportamento.
A psicanalis investiga a teoria da mente humana independente da psicologia, embora derivada desta. desenvolvida por sigmund freud-
cada um tem a sua teoria sobre a mente humana
A Psicanalise Freud e Lacan deixa muito evidente que a linguagem possui papel vital na construção do individuo, é por meio dela e dos seus representantes que formalizam a ideia sobre tudo o que não temos acesso. As etapas de criação do desenvolvimento humano se completam.
A teoria Behaviorismo (Psicológica) objetiva estudar a psicologia através da observação do comportamento, fundamentada na comprovação experimental e não através de conceitos subjetivos. o Behaviorismo tido como radical não insiste na verdade por acordo e pode, portanto, considerar eventos que ocorrem no mundo privado dentro da pele. Ele não qualifica esses eventos como inobserváveis e não os rejeitas como subjetivos.
Amando o curso Gratidão.
Psicanálise e Behaviorismo são duas escolas de pensamentos que contribuem para que possamos interpretar e compreender a psique humana e possibilitar ao indivíduo qualidade de vida.
Nesse campo o bihaviorismo e a psicanálise andam juntos e nos abre um horizonte muito amplo com uma infinidade de raciocínio sobre o ser humano e estes homens, Freud, Lacan Klein e Melanie abriu a porta para nós ver-mos esse Mundo que é achar-mos solução para descrever a natureza do bihaviorismo
Freud nos ensina uma forma de comportamento que para a formação das reações de acordo com as atitúde do sujeito fraude junto com Klein e Lacan formaram uma psicologia diferente, uma Matriz através daquele comportamento, isso trouxe proveito metodologicamente
Dois topicos diferenciados, um foco no que se observa e o outro sujeito em si.
Quanto mais se estuda, menos sabemos. Quanto mais nos aprofundamos, mas temos a aprender…
Freud, foi um sem limites. Deixou o seu legado para que hoje pudessemos ate mesmo nos conhecer.
Behaviorismo e Psicanálise são importantes para o conhecimento do comportamento como um todo. Através de condicionamento, estímulos e resposta entao chegar a uma conclusão comportamental.
O estudo e as observações sobre a mente humana sobre o olhar da Psicologia e da Psicanálise constata o quanto a mente humana é um estudo enigmático, que encanta, impressiona e acendem mais ainda a nossa curiosidade.
A Psicanálise e um método muito eficaz de o sujeito poder conhecer a si mesmo e fazer um auto avaliação, com a ajuda do psicanalista, que o ajudará a desenrolar seus medos e traumas mais profundos e saber lidar com cada uma delas com entendimento, sem “deixar” de viver
Sempre haverá novas teorias,descobertas, experiências, novos casos, devido às mudanças no mundo, meio ambiente, alimentação, social.
Leitura muito importante
Conhecimento nunca é demais é de muito valor esse conhecimento das escolas da psicologia.
Gostando muito do curso, aprendendo cada vez mais!
Excelente texto!
material espetacular, deve ser lido mil vezes
Excelente material! De grande valia para ajudar na formação. Parabéns!
Muito bom esse ebok, seguindo aprendendo e fascinando com a psicanalise
Material que enriquece nossos conhecimentos
O estudo do comportamento envolve a descrição e interpretação de processos regulares.
Muito bom o material de estudo, enriquecedor. Enquanto a Psicanálise visa compreender as angustias e sofrimentos através da analise da subjetividade, ou seja, dos pensamentos, dos sonhos e das emoções. O Behaviorismo por sua vez estuda o comportamento do indivíduo.
conhecimento nunca é demais,
Quanto mais você souber, melhores serão suas decisões, e isso lhe servirá por toda a vida.
Freud introduziu o método de tratamento psicológico através do diálogo entre paciente e médico. Suas teorias trouxeram mecanismos da mente inconsciente, como a interpretação dos sonhos. Ele desenvolveu a teoria da sexualidade infantil e dividiu a psique humana em três partes: ego, id e superego.
No Behaviorismo o individuo é movido pelas reações do estimulo que os provoca.
Material muito bom,o behaviorismo estuda o comportamento externo do indivíduo. Aprender sempre é bom
A psicologia aplicada ao cuidado é uma area interdisciplinar que busca aplicar conceitos e técnicas psicológicas para melhorar a qualidade de vida de pessoas com necessidades de cuidados, como pacientes com doenças crônicas, idosos e crianças com necessidades especiais.
Na psicologia aplicada ao cuidado, as teorias de psicanálise e do behaviorismo podem ser usadas de diferentes maneiras para entender e tratar problemas psicológicos ou comportamentais relacionado ao cuidado.
A psicanálise por exemplo, pode ser usada para explorar as questões emocionais e relacionais como ansiedade ou raiva, relacionadas a doenças crônicas. Já o behaviorismo pode ser usado para tratar comportamentos problemáticos relacionados ao cuidado, como agitação em idosos com demência, por meio de técnica de condicionamento de comportamento e treinamento de habilidades, através de manipulação de estímulos.
Ao dar importância ao Behaviorismo e a Psicanálise, conseguimos compreender a diferença de forma significativa. Enquanto os Behavioristas dão destaques para o comportamento externo dos indivíduos, acreditam que o comportamento é uma resposta a estímulos externos, já psicanálise enfatiza a centralidade da mente humana, onde o inconsciente tem o potencial para influenciar no comportamento humano.
QUANTO MAIS ESTUDAMOS A MENTE HUMANA, MAIS APRENDEMOS A ENTENDER OS TIPOS DIVERSOS DE COMPORTAMENTOS.
Muito bom, cada palavra escrita neste tópico nos torna mais adimiradores da história da psicanálise
Leitura ótima com detalhes que enriquecem nossa mente para melhor ajudar o outro como profissional
Interessante observar os vieses da psicologia e as fundamentações sobre o comportamento humano.
A psicologia é um ramo acadêmico construído por diversas formas de pensamentos que forma diferentes escolas propostas teòricas de entendimento humano.
Psicanálise se utiliza de subsídios subjetivos para trabalhar. Enfatiza a centralidade da mente humana. Acredita que o inconsciente tem o potencial para motivar o comportamento, ou seja, enfatiza a importância do inconsciente. O Behaviorismo vai diretamente no uso de práticas científicas para trabalhar os movimentos relacionados ao ser humano, dando destaque para o comportamento externo do indivíduo e acredita que o comportamento é uma resposta a estímulos externos.
Um texto bem explicado em que o behaviorismo expõe as ideias de que
o meio externo determina grande parte do comportamento humano; não são analisadas na teoria as realidades subjetivas e espirituais; a genética e outros aspectos biológicos tem pouca importância na formação da personalidade e que através dos
experimentos a teoria se torna melhor entendida .
otimo conteudo para aperfeiçoar conhecimentos
O behaviorismo me fez lembrar da concepção do homem como máquina que também está no pensamento do filósofo moderno Descartes.
Texto enriquecedor, muito bom mesmo
Hoje a idéia de uma atividade psíquica inconsciente não causa mais surpresa.
Conteudo riquissimo pra nosso conhecimento
A Psicologia é uma área de conhecimento, possui multiplas escolas do “pensamento” com concepções diferenciadas sobre o ser humano , A psicanálise e o behaviorismo, são duas escolas que teve seu desenvolvimento por volta do final do século XIX e o início do XX. Elas tem compreensões diferentes sobre o objeto da psicologia; a primeira foca no mundo interno, a segunda no comportamento observável !
A amplitude do Estudo Behaviorismo e Freudiana remonta o interno com o observacional movimento/comportamento externo, num complementar universo do ser vivo e seu exercício complexo de vida.
Valiosa leitura sobre Behaviorismo, todos os pontos são cruciais para nossas avaliações e compreensões.
Essa teoria psicológica defende que a psicologia humana ou animal pode ser objetivamente estudada por meio de observação de suas ações, ou seja, observando o comportamento. Os Behavioristas acreditam que todos os comportamentos são resultados de experiência e condicionamentos.
A psicanálise faz nos conhecermos, análise é terminal, pode se usar a pulsão voltar p tras O estudo Behaviorismo e freudiano retoma o desenvolvimento interno com o comportamento externo.
As contribuições de Freud, Melanie Klein e Lacan são amplas e complexas. Cada um deles teve um impacto significativo na teoria e prática da psicanálise, e suas ideias continuam a ser exploradas e desenvolvidas por teóricos e terapeutas contemporâneos.
Texto fundamental
A psicanalise é ampla e com diversas escolas com uma abrangência interdisciplinar
Muito interessante as múltiplos campos da psicologia e suas diferentes formas de pensamento.
e-Book eclarescedor, permiti-nos entender melhor a diferença da visão de Freud, Klein e Lacan sobre a constituição do “sujeito”.
enquanto Freud baseado em seus trabalhos com adultos, relacioana a noção de sujeito com a organizção das pulsões sexuais e as formas de desenvolvimento infantil, KLEIN focou suas pesquisas em crianças, num contexto em que as fases do desenvolvimento seriam prescritas nos primeiros meses de vida em Esquizoparanoides e Depressiva, enquanto LACAN não focava no desenvolvimento infantil mas sim nas emergencias do sujeito inconsciente. (retornando a Freud)
utilizando-se da linguística da lógica e da antropologia estrutural para basear sua teoria.
A mente humana não pode ser reduzida a um organismo, mas também não podemos negar que em reagimos a tudo que nos acontece, porém, o homem não é só fruto do meio social, penso eu.
As teorias freudianas foram fundamentais para o desenvolvimento do estudo do comportamento humano, sob a ótica do psiquismo e sua interatividade social, enquanto ciência, promovendo estudos e olhares distintos quanto ao tema.
A cada texto percebemos a importância do paciente ser analisado, o objetivo firme e o posicionamento do profissional da psicanalise.
As escolas da psicologia, dão base até o presente momento ´para muitos estudos e aprendizados sobre os comportamentos humanos.
Boa Leitura!
Muito interessante, esse aprendizado, mesmo quando achamos que estamos livres , de férias que temos tempo livre, temos que seguir o que a sociedade nos permite a esse conforto de poder se sentir livre
No decorrer dos estudos percebemos tamanha a importância da psicanálise na sociedade e na vida das pessoas.
De extrema importância a leitura e entendimento .
A complexidade das teorias e métodos das escolas que formam a psicologia, é quem nos levam ao exame profundo do comportamento humano. Fica a pergunta: será que o homem faz o ambiente, ou o ambiente é quem faz o homem. O sujeito é estimulado a dar respostas, condicionada ao que lhe é apresentado. Ou a sua percepção de mundo externo é parte de um desenvolvimento que é predisposto a sua natureza psicológica? É de se examinar.
A leitura nos leva a uma compreensão sobre os diferentes métodos, a psicanalise como um campo do conhecimento humano. enquanto a psicanalise analise o mundo interno, o Behaviorismo analisa o comportamento observável.
Concordo com os colegas quando nos deparamos com a complexidade exposta no material. O Desenvolvimento humano desde a idade pré-libidinal e suas fases, devem ser estuadas periodicamente, para que sejam adaptadas as mudanças provenientes do passar dos anos, as evoluções de alguns casos e o surgimento de novos casos.
A cada dia a mente humana no sentido do entendimento vem se aprimorando de acordo com o habitat em que se encontra. E o entender esse emaranhado de maneiras diferentes que a mente age é uma odisseia infinita que só a psicanalise aprofundada pode tentar decifrar.
Psicanálise e behaviorismo, duas escolas da psicologia com métodos distintos de investigação, dos quais se destacam os seguintes:
Enquanto a Psicanálise de Freud enfatiza a centralidade da mente humana, considerando que o inconsciente tem potencial para motivar o comportamento, o behaviorismo por outro lado, entende que o comportamento externo dos indivíduos é resultado de estímulos externos.
Cada vez me apaixono mais por esse curso.
A análise do sujeito através da aplicabilidade das teorias é possível compreender determinadas ações comportamentais subjetivas refletidas através da objetividade definindo assim opções através da reflexão dos seus atos.