-
A Origem da Psicanálise
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Identificar o contexto no qual Sigmund Freud desenvolveu a Psicanálise. Reconhecer os conceitos de consciente, inconsciente e sublimação. Relacionar a Psicanálise à sociedade e à cultura.
-
Princípios da Imagem Pessoal
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Definir imagem e constituição do eu a partir da teoria psicanalítica. Explicar a imagem e a representação social do eu a partir da psicologia social. Relacionar corpo com identificação e imagem, com foco nos princípios da psicanálise para a constituição psíquica e existencial do sujeito.
-
Conceito do Eu e da Personalidade
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer o processo de constituição do eu a partir dos estudos freudianos. Definir personalidade e psicanálise. Identificar as principais características do id, do ego e do superego.
-
Escolas da Psicologia: Psicanálise e Behaviorismo
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Conceituar psicanálise com base nos trabalhos de Freud, Melanie Klein e Lacan. Definir behaviorismo. Descrever a natureza experimental do behaviorismo.
-
Literatura, Psicanálise e Filosofia
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Descrever a relação entre Literatura, Psicanálise e Filosofia. Reconhecer os limites da Filosofia e da Psicanálise em relação à estética literária. Interpretar obras literárias sob o viés psicanalítico e filosófico.
-
O Ego e os Mecanismos de Defesa
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Definir ego e as funções do ego segundo a psicanálise freudiana. Descrever os mecanismos de defesa. Explicar como se dá a identificação para inserção do sujeito em um grupo a partir de sua constituição psíquica e social.
-
Relação Compreensiva e a Relação com o Real
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Apresentar os registros do imaginário, simbólico e real do campo da Psicanálise. Relacionar os três paradigmas da imagem com os registros da Psicanálise. Interpretar a imagem como representação ou aproximação do real.
-
Principais Matrizes Teóricas da Psicologia Social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Identificar as representações coletivas de Durkheim, mentalidades primitivas de Lévy e as representações de Moscovici. Analisar as influências psicanalíticas, como a teoria das massas de Sigmund Freud e o inconsciente coletivo de Carl Gustav Jung. Reconhecer a dimensão empírica e raízes metodológicas da psicologia social psicológica, psicologia social sociológica e psicologia social crítica.
-
CERTIFICADO
9 thoughts on “Desafio”
Comments are closed.
Já fiz e veio uma saudades dos tempos de criança podiam fazer as coisas sem pensar no processo, erámos livres em termos, teve momento de tristeza, por coisas que gostaria de ter feito e não fiz, momentos de esquecer o que fiz que não gostaria de ser lembrado.
Ainda não tive a experiência de uma análise.
Já fiz, gravei vídeos sobre, e depois fui ver dentro da auto análise. Muito 8nteressante para entendermos melhor a nós e nosso histórico.
AINDA NÃO FIZ UMA AUTOANALISE.
Desde da minha infância foi um marco para o meu crescimento e desenvolvimento,lembrei de momentos alegres de sair de onde eu sair, e saber que sou um ser em evolução e cada dia eu posso esta melhorando mais e mais para atingir meus objetivos.
As sensações e emoçoes vividas desde a infância a fase a adulta, nos leva a ser uma pessoa melhor a cada diae saber lidar com as pessoas de uma forma melhor..
Para mim foi uma experiência saudosa ,foi uma emoção de grande eficácia ,a uma relação de infância que me determina a ser essa pessoa que sou hoje, relação de objetividade do meu verdadeiro Eu.
Vou fazer ainda hoje , pra saber como é a experiencia …
Achei muito interessante a analogia do estranhamento (que é muito utilizado nas Artes Plásticas, Cinema, Literatura e na escrita em geral, que passa por vários tratamentos até chegar ao texto final, através do estranhamento) com a autoanálise. Depois que guardamos pinturas, desenhos, vídeos e textos que fizemos, e depois de um tempo os vemos ou lemos, conseguimos entender o que queríamos realmente dizer e como estávamos nos sentindo no momento da criação. Essa experiência traz a tona sensações muito complexas.