Formação em Psicanálise Clínica

Formação em Psicanálise Clínica

This content is protected, please login and enroll course to view this content!

157 comentários sobre “Infográfico

  1. A interpretação dos sonhos como símbolos ou premonições agoa visto como particularidade de nosso inconsciente.

    Responder
    1. Freud explicou os sonhos como sendo manifestações dos desejos e ansiedades mais profundos, muitas vezes relacionados as memórias e obsessões reprimidas na infância

      Responder
      1. Freud analisou que sonhos são desejos e ideias e traumas sentimentos recalcados condensados que são expressados pelo inconsciente.

        Responder
      2. Essa questão dos sonhos é muito complexa por causa das questões espirituais,pois acredito nas intervenções de Deus no homem .Não há somente o material mas também o espiritual.

        Responder
        1. Ainda estou lendo o livro dos Sonhos. Mais acredito que existe três tipos de sonhos como; O que está no mais profundo do inconsciente , o que está na primeira frase do sono exemplo esse estar relacionado com a nossa rotina do dia a dia, e aquele que é como um aviso. Portanto o sonho e aparte do nosso inconsciente.

          Responder
    2. Com base no pouco que sabemos, a interpretação dos sonhos , desmistificou aquilo que causava dor e revelou ao homem que grande parte de tudo que o cerca é fruto de sua propria mente. Excelente trabalho em beneficio da humanidade.

      Responder
    3. Freud sempre analisava os elementos dos sonhos ,ele acreditava que através dos sonhos seus pacientes pudessem expressa seus desejos

      Responder
      1. A intempletação dos sonhos fala sobre profundo ou segundario e ambiental e simbulos dependendo do que esta vivendo ou ja viveu.

        Responder
    4. A forma de como a psicalise analisa o sonho ,revela se que os sonhos são os sentimentos e desejos das pessoas ,seja ela refente a saude .prosperidade ,vida amorosa etc…

      Responder
    5. Verdade esse pensamento nos dá a entender que o inconsciente produz realmente símbolos e metáforas do pensamento .

      Responder
    6. Para quem tem relacionamento com Deus entendemos que não dá pra anular a parte profética dos sonhos, acredito que cada sonho tem sua particularidade em expressar os sentimentos do inconsciente mas o profético
      Também é revelado em sonhos, vimos isso na vida de José por exemplo.
      Na verdade Freud não tinha esse relacionamento com Deus então sendo assim ele nos traz uma visão no aspecto natural do homem,
      porém não menos importante.

      Responder
  2. PARA FREUD, O SONHO CONSTITUI UMA REALIZAÇÃO (DISFARÇADA) DE UM DESEJO REPRIMIDO.
    POSSUI UM CONTEÚDO DE MANIFESTO,QUE A EXPERIÊNCIA CONSCIENTE DURANTE O SONO, E AINDA UM CONTEÚDO LATENTE,CONSIDERANDO INCONSCIENTE.

    Responder
      1. Freud sempre analisava os elementos dos sonhos para ajuda seus pacientes ,para ele o sonhos era uma maneira de reprimir seus pensamentos,.

        Responder
  3. Freud e a Interpretação dos Sonhos rompendo a relação mística entre o sonho e profecia, dividindo-se em quatro (condensação, deslocamento, simbolismo e dramatização), advindos do inconsciente em seus estudos psicanalíticos.

    Responder
  4. Sonhos-Uma forma que o inconsciente encontra de transportar algo que já foi vivido, que ainda não viveu e algo que ocorrerá de uma forma diferente sem muitas vezes ficar aparente uma percepção do que foi sonhado.

    Responder
  5. Para Freud os sonhos são a maneira do inconsciente revelar o que está em oculto dentro do ser humano,a resposta muitas vezes é dado dessa forma como um comando para aquele que está em acompanhamento

    Responder
  6. Os sonhos, são conteúdos reprimidos do inconsciente. Dentre eles, estão os medos, desejos, aspirações. Uma gama de coisas…
    É através dos sonhos, onde também acontecem o escoamento das pulsões.
    Os sonhos, nada mais são, do que um mecanismo de equilíbrio que traz hamonia e acalma angustias que o indivíduo carrega. Uma mecanismo que faz com que o ser humano, possa através dos sonhos, aliviar-se, amenizar as tensões do cotidiano.

    Responder
  7. Li este livro. Realmente uma obra magnífica. Nele, Freud defende a premissa de que o sonho é a realização de um desejo. Muitas vezes desejos infantis ou desejos reprimidos. O nosso inconsciente é bastante vasto, e muitas das angustias que sentimos pode estar relacionado a sentimentos recalcados, desejos reprimidos e situações mal resolvidas.

    Responder
  8. Pode-se dizer que o sonho é um “escape”, onde nossos desejos reprimidos são realizados. Talvez uma fuga da realidade tão vigiada pelo superego?

    Responder
  9. Os sonhos são desejos reprimidos e recalcados que o sujeito busca realizá-los através do sonho, uma vez que, esses desejos podem ser proibidos socialmente, assim a interpretação dos sonhos é uma exelente ferramenta terapêutica na clínica psicanalítica.

    Responder
  10. Os sonhos não revelam informações sobre o futuro, mas são a porta de acesso para o inconsciente humano. Assim, os sonhos revelam as experiências do indivíduo, seus traumas e desejos.

    Responder
  11. O sonho possui significados distintos se for ampliado em um debate em que envolva religião, ciência e cultura. Para a ciência , é uma experiência de imaginação do inconsciente durante o nosso período de sono, Para Freud , os sonhos noturno são gerados , na busca pela realização de um desejo reprimido.

    Responder
  12. Freud conseguiu delinear meios de condusão para continuidade do fator psíquico mesmo em estado de inconsciência induzida pelo sono ,pois por meio dele identificou que há uma dualidade na vivência psíquica e que ambos os lados tentam traduzir um ao outro mediante a ligação por meios metafórico e metonimico,Tanto em nosso cotidiano consciente quanto no sonambulismo estão ao alcance deste trato.

    Responder
  13. A obra a interpretação dos sonhos e a base da psicanálise uma vez que foi neste livro que Freud desenvolveu as suas teorias e cuidou do inconsciente. Aquele que busca exercer a psicanálise deve ter entre as suas obras a interpretação dos sonhos e se dedicar a sua leitura.

    Responder
  14. OS sonhos revelas grande coisas escondida em nossa vida devemos analisar os objeto, pessoa figuras que aparecer em nossos sonhos

    Responder
  15. EU VEJO OS SONHOS COMO UMA FORMA DE REVELAÇÃO DE RESPOSTAS PARA ALGUMAS PERGUNTA QUE TEMOS E QUE O NOSSO INCONSCIENTE NOS TRAZEM QUANDO DORMIMOS. OBSERVANDO QUE A PARA PSICANÁLISE ELES SÃO TIDOS COMO EXPERIENCIAS DE TRAUMAS VIVIDOS NO PASSADO COM A TERAPIA CONSEGUIMOS TRATAR ESSE DESEJOS QUE SE ENCONTRAM TÃO ESCONDIDOS QUE POR TEMPOS E ANOS ALGUMAS PESSOAS OS REPRIMEM.

    Responder
  16. A frase “O sonho é a estrada real que conduz ao inconsciente”. Foi escrita pelo psicanalista Sigmund Freud em seu livro “A interpretação dos Sonhos”, publicado em 1990, obra esta que consolidou os fundamentos da sua teoria psicanalítica. A interpretação dos sonhos se tornou um método para formular hipóteses sobre o sentido de determinados sintomas psicológico, como fobias, neuroses obsessivas e histeria. Para Freud, a essência do sonho se traduz na realização de um desejo infantil reprimido.

    Responder
  17. Freud interpretou os sonhos como particularidades reprimidas pelo inconsciente, analisou uma série de símbolos e em sua maioria apresentam relações com a sexualidade.

    Responder
  18. Lerei o livro A interpretação dos sonhos, para ter compreensão maior do que Freud pensava sobre o interior humano. Sem aprofundar nesses conhecimentos, seria difícil entender o significado real da obra de Freud.

    Responder
  19. Os sonhos trazem vários mistérios, vidas passadas que não lembramos, e que relembramos em sonho, desejos não realizados frustração, a chave de uma resposta, devemos da importância aos sonhos, eles trazem avisos para o futuro sim, eu mesma vivenciais isso, sonhei o mesmo sonho por 3 vezes repetidos, e ele aconteceu e quando aconteceu ficou vindo na minha mente de forma sem eu querer tipo eu te avisei e vinha as cenas. Sonhos tem que dar muita atenção. Isso já aconteceu várias vezes comigo.

    Responder
  20. Concordo que os sonhos seja um meio do indivíduo vive os seus desejos mais ocultos e reprimidos mas, há algo mais além do que somente expressar esses desejos e medos. Por exemplo: após um dia cansativo e longo de trabalho, o corpo registra todo esse esforço. Durante o sono, a mente leva consigo todo o cansaço e esforço do dia para cama, levando o indivíduo a reviver todo trabalho realizado durante o dia; o sono é o momento em que a mente se liberta desta vigília diurna,

    Responder
  21. Os sonho é a representação dos desejos reprimidos e a manifestação dos conteúdos guardados no inconsciente.

    Responder
  22. os sonhos são conteúdos recalcados, guardado no nosso inconsciente e através dos sonhos, eles passam para conciencia como representantes.

    Responder
  23. Para Freud, o sonho constitui de uma realização, disfaçada de um desejo reprimido possuindo um conteudo manifesto, que é a experiencia consciente durante o sono, e ainda um conteudo latente, considerado inconsciente

    Responder
  24. No Livro “Interpretação dos Sonhos” Singmund Freud (1900), o Austríaco Freud nós propõe através de vivências clínicas, hipnose e método catartico que as reações somáticas como: Fobias, Sonhos, Lembranças, Dores e Obceções são respostas e manifestações do nosso corpo, para com algum problema emocional ou trauma que se encontram no inconsciente.

    Os Sonhos são imagens e lembranças do que já vivemos ou do que desejamos (recalcado).
    Os Sonhos não são mais vistos como algo “místico”.

    Att
    Caroline Val

    Responder
  25. Tudo que esta reprimido na mente inconsciente os sonhos vem de uma certa forma do que nao foi realizado .
    Sonhos nada mais do que lembrancas que vivemos ou desejos nao realizados .
    Por a mente inconsciente imprimir todos os fatos ocorridos na vida do individuo , uma hora vira a tona o que se reprime .
    Quando estamos dormindo a mente consciente se desliga e somente a mente inconsciente continua trabalhando e nao para .Por isso vem em sonhos o que foi instalado por toda a vida na mente inconsciente . Uma passagem direta para acessar a mente inconsciente isso chamamos de sonhos .

    Responder
  26. Também acredito que os sonhos têm relações com o cotidiano, extravasando no momento de fuga da realidade (dormir), de uma forma desordenada a despeito do inconsciente.

    Responder
  27. Os sonhos carregam em si funções fundamentais que nos auxiliam no processo de individuação, são considerados uma via real, uma ponte que nos permite acessar o inconsciente.

    Responder
  28. A obra “A interpretação dos sonhos” escrita por Freud baseada na analise dos próprios sonhos marca a Psicanalise como disciplina na época. Destaca o inconsciente como um conceito fundamental da Psicanálise. Freud assinala nessa obra que ele se nutre das vivencias cotidianas e revela ideias e desejos reprimidos. No livro “O oráculo da noite: história e ciência do sonho” do neurocientista Sidarta Ribeiro, assinala que o conteúdo do sonho se relaciona com o nosso dia-a-dia e com nossas memórias. E enfatiza que o sonho envolve muitas áreas cerebrais, que é preciso sonhar e falar sobre ele. E falar sobre é buscar o inconsciente.

    Responder
  29. Os sonhos muitas vezes expressam e realizam os nossos mais profundos e escondidos desejos ! E também revelam os nossos traumas e feridas !

    Responder
  30. Os sonhos representam os nossos desejos a partir de metáforas como forma de expressar o desejo não consentido.

    Responder
  31. Pois é exatamente a estes desejos que Freud atribui o papel de “força propulsora” da formação de nossos sonhos, mas nunca os colocando como o único conteúdo ali presente. Além de advertir que não se deve fazer uma leitura literal dos sonhos, levando em conta que isso conduz à mesma falta de sentido já existente.

    Responder
  32. sonhos na psicanalise passa a ser como particularidade, o sonho apresenta conteúdos como desejos, ideias, imagens condesada em um único sonho. apresenta simbolicamente desejos reprimidos frustrações, traumas entre outros .

    Responder
  33. Para Freud, os sonhos fazem parte do inconsciente e são manifestações de desejos e/ou traumas que são reprimidos ou condensados.

    Responder
  34. Nesta obra de Freud “Interpretação dos Sonhos”, encontramos a tese que se tornaria a mais popular (e mais mal utilizada): a do complexo de Édipo. Neste texto, também, Freud formula a divisão da mente entre o consciente e o inconsciente. É também ali que a clínica psicanalítica vai encontrar sua justificativa teórica, ainda que não fosse esta, a preocupação inicial de Freud.

    Responder
  35. Sonhos são empilhamento do inconsciente, é uma forma de externar, o que não foi resolvido, é uma compulsão e gera repetições, fatores psíquico retraído (presos)

    Responder
  36. As modificações das técnicas de interpretação dos sonhos de Freud enfatizam uma abordagem mais interdisciplinar, centrada na experiência do individuo e menos centrada nas teorias do analista. No entanto, a teoria original de Freud continua a ser uma importante referência para a compreensão dos sonhos e da psique humana.

    Responder
  37. Os sonhos é uma causa efeito qual as pessoa querem saber o que significa o que eles querem dizer para a gente. A postura de Feud e toda sua obras literárias vazado em teorias, analises de caso. O que leva em sim em pensar como interpretar os sonhos em conceito de teorias.

    Responder
  38. Freud com o livro, Interpretação dos Sonhos, contribuiu para romper com a relação mística entre o sonho e profecia na época da antiguidade. Os sonhos passaram a ser como particularidades do inconsciente, os desejos reprimidos pela consciência e que podem se manifestar segundo os quatro mecanismos, condenação, deslocamento, simbolismo e dramatização.

    Responder
  39. A parte rica dessa ligação entre sonhos e psicanálise é a possibilidade de interpretações a depender dos elementos que fazem parte da vida de quem possui o sonho. Relacionando com o mecanismo da Dramatização que é presente no Surrealismo, podemos ver a importância da arte como representação dos pensamentos que também podem estar ou estão presentes nos sonhos do indivíduo/artista.

    Responder
  40. Para Freud a essencia do sonho é um desejo que fora reprimido durante a infancia. Partiremos da hipotese de que o sonho pode ser revelador da personalidade humana, que nos ajudara a entender a verdadeira identidade do homem bem como tornara o interior oculto da mente acessível a nosso conhecimento.

    Responder
  41. Feud atribuiu os sonhos, com relação ao inconsciente, reprimido talvez ou até desejado, e de várias formas, desde as mais profundas até as do cotidiano

    Responder
  42. Nos “sonhos” o individuo projeta tudo o que quer pra si.. Criando assim um universo de faz de conta”

    Responder
  43. O sono é característica ou reflexos do inconsciente do indivíduo. O sonho para a psicanálise é uma válvula de escape dos nossos desejos, mais recônditos e mais secretos. Para Freud, os sonhos são o principal caminho para conhecimento dos aspectos e características da vida psíquica do indivíduo.

    Responder
  44. Graças aos estudos de Freud, a arte ganhou novos elementos. Os artistas da vanguarda europeia puderam apresentar ao mundo obras que instigassem a imaginação dos apreciadores, a ponto escancarar ao mundo, que a arte é também uma impressão do inconsciente que não pode ser descrito com palavras.

    Responder
  45. Os sonhos envolve muitas teoris e formas de interpretações, e não é a toa que um dos livros mais importantes de Freud tenha sido interpretação dos Sonhos.

    Responder
  46. Freud vê a interpretação dos sonhos como a via régia para conhecer as leis do inconsciente. O sonho não é equivalente ao inconsciente, contudo sua interpretação possibilita o advir de uma lógica que lhe é própria e que pode ser atribuída a todo falante

    Responder
  47. Verdade tem outras maneiras de expressar oque está em nosso inconsciente como através de letras e artes também

    Responder
  48. Nos sonhos os desejos reprimidos pelo superego aparece e normalmente não são compreendidos devido a falta de clareza deste.

    Responder
  49. Freud acredita que os sonhos são realizações inconsciente de nossas vontades. Sempre que temos alguns desejos ao qual não podemos realizar, o escondemos ,a fim de esquecê-lo, o recalcando .contudo ,esse desejo continua a existir em determinado lugar e continua a criar efeitos em nós como os sonhos.

    Responder
  50. Achei muito interessante esse texto.
    Assim podemos intender os significados dos sonhos.
    Teve uma época que eu tinha poucos sonhos a noite e atualmente eu sonho mais.
    É bom poder entender o que isso significa.

    Responder
  51. Freud vê a interpretação dos sonhos como a via régia para conhecer as leis do inconsciente. O sonho não é equivalente ao inconsciente. O sonho não é equivalente ao inconsciente, contudo sua interpretação possibilita o advir de uma lógica que lhe é própria e que pode ser atribuída a todo falante.

    Responder
  52. Freud interpretou a interpretação dos sonhos como algo que buscamos no nosso incoisciente,nos desejos reprimidos.

    Responder
  53. A teoria freudiana dos sonhos é parte fundamental da psicanálise e trouxe contribuições significativas para o entendimento da mente humana. Segundo Freud, os sonhos são expressões simbólicas dos desejos e conteúdos reprimidos do inconsciente. Ele propôs que os sonhos são realização de desejos disfarçados, que se manifestam durante o sono por meio de símbolos e imagens.

    Responder
  54. Freud acredita que os sonhos tem vários significados que abrangem cada área de nossas vidas ,que são realizados nossos desejos e vontades,dramas e traumas.

    Responder
  55. Sonho com pessoas distantes da região que moro e procuro falar com a pessoa mas não consigo e me frusto,acredito que a encontrarei em novos sonhos.

    Responder
  56. Eu acredito que os sonhos revelem o futuro, pois eu creio na Bíblia a palavra de Deus,profetas foram revelados em sonho acerca do futuro!

    Responder
  57. O livro “A interpretação dos sonhos” é considerado o marco do início da psicanálise. Para Freud os sonhos são uma expressão do mundo subconsciente e representam a não realização dos instintos e desejos ao longo do dia.

    Responder
  58. A ciência e o misticismo sempre estiveram em embate no decorrer do desenvolvimento da humanidade, onde em determinado período em tudo se acreditava nas religiões e seus deuses, já em outro período foi fortalecido a ideia da ciência, onde até foi nomeado como a morte de deus, e dessa maneira os sonhos pode ser um processo inconsciente normal do corpo, ou o anseio da pessoa ao querer realizar algo, um trauma, já na parte teologica pode se dizer que é aviso, previsões e outras crenças, mesmo após a revolução tecnologica o sonho ainda indaga a humanidade e freud, avanço no aspecto interpretativo naquela epoca.

    Responder
  59. Para Sigmund Freud, os nossos sonhos representam realizações inconscientes de nossas vontades, os quais seriam relacionados ao nossos desejos os quais não poderíamos realiza-los.

    Responder
  60. “A interpretação dos sonhos” é sem dúvida um marco não apenas para a psicanalise mas também para o desenvolvimento da humanidade.

    Responder
  61. Freud explica os sonhos através do nosso inconsciente. Aquilo que tentamos maquiar diariamente diante das pessoas, é liberado nos sonhos.

    Responder
  62. Impressionante esse tema da interpretação de sonhos como realmente funciona, grande contribuição deixa Freud para os analistas.

    Responder
  63. Os sonhos segundo Freud são interpretados por figuras e símbolos que a maioria das vezes projetado por um consciente recalcado , simbolizado através dos seus sonhos .
    Os sonhos tem em suas figuras e flash de filmes uns mais realísticos como se fosse mais realístico do que outros , uns que vc sente como se estivesse realmente nesse sonho algo como podemos dizer bem real

    Responder
  64. A interpretação dos sonhos segundo Freud envolve a análise do conteúdo latente por trás do conteúdo manifesto dos sonhos, com ênfase no simbolismo e na expressão de desejos reprimidos. Para Freud, os sonhos eram uma janela para o inconsciente e poderiam ser usados como ferramentas para a compreensão da psicologia e da mente humana. É importante notar que a interpretação dos sonhos de Freud foi uma parte significativa do desenvolvimento da psicanálise, mas também foi criticada e revista por outros teóricos ao longo do tempo.

    Responder
  65. Concordo com Freud, os sonhos derivam sim de um aglomerado de informações que foram compactadas e colocadas á parte. o cérebro entendeu que aquelas informações não eram muito importante , mas, poderiam ser úteis um tempo depois e por isso as guardou, mais tarde as fez surgir em sonhos.

    Responder
  66. Para chegar à interpretação dos sonhos faz-se necessário um trajeto progressivo da elaboração onírica e observar os quatro mecanismos fundamentais do trabalho do sonho: Condensação, deslocamento, figuração e elaboração secundária, esta última como sendo um segundo momento da elaboração onírica.

    Responder
  67. Os sonhos podem possuir significados e podem ser interpretados desde que, saibamos as “ferramentas” adequadas na sua interpretação. Compreender bem esses quatro elementos: condensação, deslocamento, simbolismos e dramatização vão nos ajudar nesse trabalho na interpretação dos sonhos.

    Responder
  68. Sim tudo que está no sonho e a interpretação do sonho reflete o que o paciente está precisando para sua cura porque o sonho é aquilo que está interligado no subconsciente do paciente .

    Responder
  69. Entende-se os sonhos como produto do consciente. aquilo que guardamos do passado, que estejamos vivendo ou pensando no presente e o que planejamos para o futuro.

    Responder
  70. O inconsciente interfere diretamente na composição dos sonhos e a pscanálise atende o entendimento das mais variadas relações da memória humana com a vida e com sigo mesmo.

    Responder
  71. Freud, através de seus estudos representa em sua obra: A interpretação dos sonhos, segundo sua teorização, ele acredita que os sonhos são concebidos como particularidade do inconsciente do individuo, e essa criatividade nos detalhes vem da profundeza do inconsciente,

    Responder
  72. O sonhos sempre foram objeto de interesse. Com a sua Obra, a Interpretação dos sonhos, Freud rompeu com milênios de tradição mística referente ao material onírico do ser humano.

    Responder
  73. Segundo a teoria Freudiana, os sonhos revelam insights sobre desejos e emoções ocultas.
    para Freud, a essência do sonho é um desejo que fora reprimido durante a infância.
    Os sonhos são tentativas da mente inconsciente resolver conflitos, recentes ou enraizados.

    Responder
  74. A maioria das pessoas entendem os sonhos como uma premonição, outros uma projeção do nosso consciente.

    Responder
  75. Sigmund Freud revolucionou ao propor a interpretação dos próprios sonhos, rompendo com a tradição mística, desenvolvendo conceitos teórico-analíticos como condensação, deslocamento, simbolismo e dramatização, estabelecendo a Psicanálise como disciplina e o inconsciente como conceito fundamental.

    Responder
  76. Na minha opiniao o sono abre pequenas brechas permitindo que o inconciente revele atraves dos sonhos informacoes que estao guardadas. informacoes estas que muitas vezes se mostram confusas e misturadas com passado e presente .

    Responder
  77. Ainda hoje, nnos dias atuais, lgumas pesssoas vêem os sonhos como professias, mensagens espirituais e outras interpretações mais populares. Freud nos trás luz a essa imagem dos sonhos através de suas eperiências, dando sentido e nome às carácterísticas destes. Tudo está no inconsciente. Os sonhos são, nada mais, que a formatização do que está reprimido.

    Responder
  78. Agora posso analizar com precisão os meus sonhos. Essa explicação sobre os mecanismos inconscientes utilizados nos sonhos é perfeita.

    Responder
  79. Freud coloca seu sonho no livro, e expressa seu sentimento e pensar. Obtendo em mente, profecias e desejos espirituais. Uma obra muito rica.

    Responder
  80. Assim, na psicanalise, a interpretação dos sonhos visa relevar os desejos ocultos e os conflitos emocionais que influenciam o comportamento e a experiência consciente da pessoa. É importante ressaltar que as interpretações dos sonhos na psicanalise são altamente individuais e dependem do contexto pessoal de cada individuo.

    Responder
  81. Realmente, os sonhos sempre foram objetos de curiosidade e pesquisas, realizadas por especialistas em quase todo o planeta, a interpretação dos mesmos, sempre aguçou o interesse de todos, inclusive dos leigos, os mistérios que envolvem os sonhos e seus enigmas muitas vezes indecifráveis, continuarão ainda por décadas ou séculos, sendo estudados e analisados, numa incansável busca, por seus reais significados e como interpreta-los de forma que possam ser de grande valia para diagnósticos de transtornos psíquicos.

    Responder
  82. Segundo Freud quatro são os mecanismos fundamentais do trabalho do sonho: condensação, deslocamento, simbolismo, dramatização. Habilidade e elaboração secundária, esta corresponde mais especificamente a um segundo momento da elaboração onírica.

    Responder
  83. O sonho pode ser visto como premunições, como desejos profundos do nosso inconsiente ou ate mesmo como acontecimentos que fazem parte da nossa infãncia.

    Responder
  84. Os sonhos é um misto do cotidiano com arquivos antigos gravados no inconsciente. É a manifestação de nossas emoções, medos angústias, alegrias, desejos, dores, etc.
    Creio que estudar esta questão é mais do que fundamental, é vital.
    Estou muito ansiosa para ler a obra “A interpretação dos sonhos”.

    Responder
  85. Os sonhos são sentimentos reprimidos do inconsciente que abre brechas para para revelar os desejos mais profundos que até o indivíduo desconhe, mas segundo os quartos mecanismos criados por Freud condensação, deslocamento, simbolismos dramatização são as ferramentas que podemos chegar a interpretação dos sonhos e chegar a um conceito fundamental

    Responder
  86. O sonho é uma fantasia e expressa certos dejesos objetivos por parte do seu criador.Para Freud esse evento acontece porque na formação das estruturas da personalidade como exemplo:ego e superego onde muitos dos nossos pensamentos são reprimidos e já aprendemos tudo que é recalcado não fica parado e está sempre querendo se manifestar.

    Responder
  87. É através da leitura desta magnífica obra de Freud, A Interpretação dos Sonhos que conhecemos um cientista muito focado nos acontecimentos de seu tempo, um homem de muitas leituras. Freud tratava seus estudos com muito rigor acadêmico, dedicou a sua vida para demonstrar que a psicanálise estaria no rol das ciências naturais.

    Responder
  88. Segundo Freud, os sonhos são desejos reprimidos. As vezes os sonhos estão conectados com algo que acontecem no dia a dia .

    Responder
  89. OS SONHOS NA PSICANALISE PASSARAM A SER CONCEBIDOS COMO PARTICULARIDADES DO INCONSIENTE FREUD ACREDITA QUE O MATERIAL QUE COMPÕE SONHOS ESTA PRESENTE NA VIDA COTIDIANA.

    Responder
  90. Em se tratando do livro, A interpretação dos sonhos defende que os sonhos fogem completamente da perspectiva consciente que vivemos. Eles não consideram a realidade, o tempo, contradições ou qualquer caminho que rege o mundo “comum”. Essas projeções servem para canalizarmos nossos impulsos, a fim de esvaí-los de uma “prisão”.

    Responder
  91. Creio que veremos muito ainda, mas tudo o que está no inconsciente, as pulsões, energias latentes de certo modo, e que são reprimidas – recalque -, tende a manifestar linguagens que “escapam”, “saiem” de maneira mais suportável, menos dolorida, menos traumatizante ao que tem os sonhos. Logo, Freud vem contribuir com o desvendar dessa linguagem cheia de significados para a compreensão do que se passa no inconsciente, que de maneira indireta tende a se manifestar.

    Responder
  92. Se para Freud os sonhos tinham um significado simbólico e eram compostos por conteúdos latentes (os verdadeiros desejos e significados subjacentes) e ainda manifestos (os elementos visíveis e narrativos do sonho), através da análise desses conteúdos como era possível desvendar os conflitos e questões psicológicas do sonhador? Ansiosa para aprender mais nos próximos capítulos rsrsrs

    Responder
  93. A visão de Freud, se torna indispensável na compreensão realista de determinadas situações o que nos remete a nós aprofundarmos em seu universo, para dessa forma desvendarmos as peculiaridades do inconsciente através destes elementos norteadores.

    Responder
  94. No sonho revelam-se simbolos e aspectos vividos pelo indivíduo.
    No desvio da intensidade pode-se observar que os detalhes são importantes na vida de cada homem.
    Que a repreensão permanece no inconsciente podendo se manifestar em ações cotidianas.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

208 comentários sobre “Formação em Psicanálise Clínica

          1. O curso é muito bom! O material de apoio é ótimo. Me surpreendeu bastante. Estão de Parabéns ?!

          2. Estou gostando muito do curso, tenho dois cursos básicos e uma especialização em psicanalise.

          3. Bom dia,estou começando hj no curso de psicanálise, estou um pouco perdida na plataforma.

          4. A proposta do curso está acima das minhas perspectivas. Excelente o material disposto aos alunos.

          5. O curso foi maravilhoso, parabéns um curso gratuito e instrutivo, já paguei meu certificado, já vou atuar na parte de psicanálise clínica holística, vou cadastrar meu certificado , agradeço muito a IEVI.

      1. Estou gostando muito do curso. O material disponibilizado é de excelente qualidade e atualizado de forma visível. Parabéns a IEVI.

      2. Eu amei esse curso rápido e muito produtivo, tenho certeza que vai agregar muito para meu trabalho como psicanalista.

      1. O IEVI emite declaração ou histórico da conclusão da programação com aproveitamento e a carga horária da formação?

          1. Tenho licenciatura em psicologia, se fizer o curso de psicanálise com que graduação eu saio?

          2. Estou comendo, e ainda não conheço o curso, logo não posso emitir opiniões, espero poder obter muitos subsídios e dividir com os pares.

      2. Sempre tive muita vontade de fazer um bom curso de psicanálise, talvez esse seja um bom momento.

    1. Olá
      Gostaria de saber o valor do certificado e da credencial, por gentileza.
      Grata

      Maria Emília Barros

      1. A psicanálise é uma profissão livre, reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (CBO – código 2515.50).

    2. Olá Boa Noite, gostaria de saber o valor do certificado da formação em Psicanálise clínica.

      Grata

    3. Curso muito bom adorei, bora continuar o aprendizado ! Gratidão
      Finalizado

    4. Confesso que havia feito outro curso de psicanálise, contudo, senti ao término, uma sensação de pouquissímo conhecimento, até ao revisitar o material proposto para o estudo. Com o estudo realizado no IEVI, sinto-me desafiado a continuar estudando, contudo, com uma ótima visão, pelo material apresentado, que constitui-se muito rico, pela condução e distribuição de material e enfim, disposto a poder auxiliar aqueles que necessitam. Tenho muito a agradecer a este Curso de formação em Psicanálise e recomendar a que outros possam fazê-lo. Parabéns a todos e especialmente ao(s)mentor(es) que me acompanhou até esta conclusão!

  1. Com essa formação vou poder atender como profissional em Psicanálise clínica?

    1. É aconselhável concluir o curso de Formação em Psicanálise Clínica com no mínimo 70% de aproveitamento e Realizar o Curso de Psicanálise Integrativa.

      1. Isso quer dizer sim? Sim, pode atuar como pessoa habilitada, psicanalista clínica, fazendo esses dois cursos com o aproveitamento mínimo ou maior que 70%?

        1. Bom dia!
          Caso o aluno não possua experiência em atendimento, nós sugerimos o mesmo a realizar os módulos práticos de análise didática e supervisão.

        2. Mas e o tripé psicanalítico de análise pessoal e supervisão psicanalitica? Como vou completar esse tripé exigido para atuar como psicanalista? Vocês poderiam escrever aqui no site como cumprir esses requisitos? Se particular ou se vcs irão oferecer?

          1. Bom dia!
            Os alunos serão avisados por e-mail quando os módulos de analise e supervisão estiverem disponíveis na plataforma.

        1. Gostaria de saber se a parte prática já foi incluída.
          Tenho interesse em fazer, mas me preocupo de ser cobrada por não ter parte prática do tripé.

  2. Bom dia
    Para as pessoas com graduação na área da Educação.
    Com esse certificado poderão montar uma clínica de Psicanálise.

  3. Bom dia,acabei me inscrever no curso de Psicanálise Clinica,já fiz o curso de Bacharel Livre em Teologia com vcs, tenho formação como Psicanalista Forense, Psicopatologia entre outras áreas , só me faltava o curso de Psicanálise Clinica,posso fazer o curso na Área Clínica ,grato.

  4. Boa tarde, estou gostando muito de ser uma aluna no curso de Formação em Psicanálise Clínica.

        1. Boa tarde,ao término do curso de psicanálise clínica posso fazer atendimento sim ou não.

      1. Em relação ao processo de análise e supervisão, para compor o tripé. O curso proporciona essa possibilidade?
        Gratidão pela oportunidade

          1. Gente preciso de mais informações pois não há comentários em lugar nenhum sobre a plataforma.

  5. boa noite. com o diploma de psicanálise clinico posso exercer a profissão no piauí?

    1. Bom dia!
      Pode sim. Para ser um psicanalista, não é necessário ter formação em psicologia ou medicina. O importante é que o psicanalista tenha uma formação sólida e constante, o que implica em muito estudo e aprofundamento da teoria e prática psicanalítica.

      1. É só se inscrever no site , entra no site, escolhe o curso, terá um ícone de inscrição, faça a inscrição colocando seus dados, vai precisar de uma senha, anota p não esquecer ou deixa salvo aí bom curso.

  6. já enviei meus dados e foto para credencial vcs precisam algum documento tbm para diploma psicanalista,fico aguardo da documentação.

  7. Bom dia,recebi toda documentação,muito obrigado,vou aguardar o curso de Psicanálise integrativa,um ótimo sábado para todos vcs.

  8. Boa tarde!!
    Venho através deste agradecer a oportunidade que vcs vem nos dando oportunidade para nós sejamos profissionais no ramo da psicanálise clínica,em breve estarei pedindo o certificado e a credencial.

  9. Preciso de outro curso para fazer psicanálise com vocês, para legalmente atender pessoas?

    1. Bom dia!
      Sim. É necessário realizar o curso de Psicanálise Integrativa (estará disponível na plataforma para os concluintes em breve).

  10. A escola fornece a análise e o estágio; contemplando o tripé psicanalítico e caso; alguém já possua a formação e queira; apenas a certificação palpável.. como se daria este caminho?
    Muito obrigado…
    Deus os abençoe!

    1. Todos os cursos dispostos por ser on line já estão disponíveis lembrando que para fazer psicanálise interativa precisar ter concluído a psicanálise clínica e o processo de matrícula é o mesmo, espero ter ajudado.

      1. Gostaria de saber por que eu tou matriculada no curso de psicanálise clínica eu completei o questionário ele diz que falhou na nota. Atenciosamente Marilândia Veloso Lima boa tarde!!

  11. Bom dia, A credencial, para quem fizer psicanalise clinica e integrativa é uma única credencial?

  12. boa noite minha neta pegou e fez a prova ,pois tive sai as presa e ficou quieta fui abri e reprovou
    acabou o tempo e o que faco agora

  13. Me interessei pelo curso, como e onde efetuar o pagamento?
    Poderei atender depois que concluir o curso?

    1. Bom dia!
      Após realizar os cursos de formação em psicanálise clínica, psicanálise integrativa e passar pelos módulos de analise didática e supervisão, sim.

    1. Entre o ego d o id é que o ego acata l princípio da realidade diferenciando do que é da mente e o que é do mundo externo.

    1. Se eu atingir o limite da quantidade de tentativas e não aprovar em dos questionários, devo continuar? Ou não terei condições de concluir o curso?

  14. Estou feliz em ter concluído o Curso de Psicanálise Clínica Pelo Instituto IEVI Agradeço a todos que fazem o referido Instituto. Por terem repassado todos os conteúdos gratuitos. Outrossim parabenizo a todos que fazem o IEVI pela alta
    responsabilidade com os alunos.
    ATT: José Augusto dos Santos

  15. GOSTEI MUITO DO CURSO E JÁ TERMINEI AGORA QUERO SABER COMO FAÇO PARA PAGAR ESTE CURSO, SE POSSO PAGAR PARCELADO NO BOLETO OU NÃO.

  16. Bom dia.
    Sou bacharel em Direito e me matriculei nos cursos de Psicanálise Clinica e Integrativa.
    Gostaria de receber um norte preciso em relação a como atuar como Psicanalista.
    Obrigado pela atenção.

    1. Bom dia!

      É necessário realizar os módulos práticos de analise didática e supervisão (estágio), para os alunos que não possuem experiência.

      Att,
      IEVI

  17. Eu lido com pessoas na minha ,e são tantos problemas é uma infinidade de diversidade e eu tento solucionar com o dom que Deus me deu ,mais achei que deveria ir além então pedi a Deus direção ,é eu creio que pode ser aqui ,então estou aqui buscando capacidades

  18. Qual é o prazo mínino para conclusão dos tres cursos que compõem o tripé para atuar como Psicanalista Clinico? E se o aluno concluir antes do tempo previsto na carga horária o que acontece no caso da solicitação do pedido do diploma e da credencial?

  19. Tenho interesse em fazer o curso de psicanálise clínica. Essa oportunidade é maravilhosa. Enfim vou fazer o curso.

    1. Não há Conselho de Psicanálise no Brasil. Você como Psicanalista, não tem obrigação de se filiar a qualquer órgão público. O Psicanalista não é subordinado a qualquer órgão de fiscalização profissional.
      Conselhos são criados por leis federais. Se não houver lei criando-os eles não podem existir, pelo menos não terão poder fiscalizador.

      1. Bom dia! Estou muito feliz por ter essa oportunidade, sempre sonhei em ser uma terapeuta. Muito obrigada!!

      1. Boa tarde
        Meu curso de formação é Bacharel em Serviço Social, especialização em Serviço Social e políticas públicas; gostaria de saber se no término desse curso de psicanálise Clínica eu já posso montar minha clínica?

  20. Estou em andamento com o curso, desde já tenho obtido um conhecimento excelente, cada dia mais me interesso pela temática. Recomendo! Curso para vida! Parabéns aos envolvidos.

  21. Deixo aqui meus agradecimentos atodar equip de professores colabradores pesquisadores em fim toda logistica, para poder presta um exelemte trabalho atodos que queram desevolver suas atividades como um profisional na area da psicanalise O Brasil esta precisando de eselentes profisionas nesta area da saude;pastor jose de sousa

  22. Trabalho com crianças, em oficina de artes. O objetivo das minhas oficinas é o desenvolvimento da crianças em vários aspectos. Procuro fazer um trabalho de excelência, buscando sempre conhecimentos e experiências que possam me auxiliar nessa área. Trabalho com jovens e crianças a 20 anos. Gostaria muito de entender a expressão das crianças através da arte, isso significa muito pra mim, pois me ajudará a atendê-lo da melhor forma. Sou formada em Artes Plásticas e pós graduada em Arte Educação. Agora gostaria de saber se posso atuar também como Psicanalista em meu trabalho (particular) e de que forma posso usar esse conhecimento.

  23. Excelente curso oferecido pela IEVI. Concluir o curso formação em Psicanálise, e já obtive o certificado. Sigo fazendo outros. Estou satisfeito!!!

  24. Curso campeão em excelência vale a pena cada parágrafo para quem realmente quer aprender e enriquecer seus conhecimentos.

    1. ola boa noite, eu conclui o meu hoje. voce recebeu seu certificado e credenciais.

  25. Estou concluindo Bacharel livre em teologia é possível que eu faça o de psicanálise!

  26. Muito feliz em ter escolhido o IEVI para fazer o Curso de Formação em Psicanálise Clínica! Conclui essa primeira etapa, hoje, 17 de maio de 2023! Um universo de conhecimentos teóricos e tudo muito bem elaborados para o aluno aprender sem dificuldades! Este curso está sendo um divisor de águas em meu caminhar, para o meu auto conhecimento e para meus propósitos futuros! Pretendo me inscrever no Curso de Formação em Psicanálise Integrativa, enfim, também a de análise e supervisão para atuar com precisão! Deus me ajude em todas as etapas, pois este é o ambiente (virtual EAD) certo! Gratidão ao site e todos os envolvidos nessa missão!

  27. No contexto da psicologia, o ego além de fazer parte da personalidade humana, está mais relacionado ao caráter ou seja, a forma como a pessoa se comporta ou pensa.

  28. quero parabenizar toda equipe pelo farto material que envolveu esse curso, abrindo o entendimento, sobre o psique e as varias faces de cada individuo, parabéns

  29. Sou brasileira mas moro na Argentina então não pago impostos no Brasil. Só tenho numero de registro que me derão no cartório e número de passaporte. Com estes números posso obter a credencial de psicanalise clínica ou não são os requeridos?

  30. Show, vou aproveitar a oportunidade e me matricular para aprender mais sobre o ser humano.

  31. Anteriormente eu tinha receio de estudar psicanalise ou qualquer curso que fosse voltado para mente humana, pois via como algo muito complexo. Mas agora, percebo que minha mente simplesmente estava bloqueando algo que hoje vejo como uma matéria bem interessante e prazerosa.

  32. Sonhar e realizar o meu sonho de ser psicanalista clinica, é muito bom. Glorias a Jesus!

  33. A 5 anos estudo psicanálise e agora terminei este curso e pretendo atuar .
    Este curso me ajudou bastante , pois já trabalho na área social com publico evangélico como Pastor e agora terei oportunidade de agregar um ao outro quando necessário.
    Grato a Deus e ao instituto.

  34. Eu estou fzendo este curso. Sou Terapeuta Holístico e a Psicanálise é uma áarea a qual sempre quiz atuar

    1. Pelo visto Freud nos apresenta, como na alegoria da caverna de Platão, que nosso eu verdadeiro e o mundo real é o inconsciente… Já aquela ideia da vida na qual nos manifestamos é apenas uma fração do todo… E o conflito entre estas crenças causam os problemas psíquicos na humanidade.

  35. Achei interessante e resolvi me inscrever fiz Curso de Terapeuta e quero agregar.

  36. Estou gostando muito do curso de formação em psicanálise. Porém, estou tendo que ler no próprio site. Queria baixar (download) pelo menos os e-book, para imprimir e reler várias vezes. Aprendo mais no papel, do que na tela do celular (ou computador). Tem alguma botão, para o download?

  37. Esse curso tem apenas a parte teoria e a avaliação. Mas e a parte de clínica supervisionada? Como fica pra prática?

  38. Pelo visto Freud nos apresenta, como na alegoria da caverna de Platão, que nosso eu verdadeiro e o mundo real é o inconsciente… Já aquela ideia da vida na qual nos manifestamos é apenas uma fração do todo… E o conflito entre estas crenças causam os problemas psíquicos na humanidade.

  39. Estou amando o curso, tem qualidade, e a plataforma é excelente.Os estudos são rigirosos e transnitem nuito conhecimento. Recomendo esta conceituada Instituição.Farei outros cursos.Tenho 65 anos, sou formada em Letras Português/ Inglês e respectivas Literaturas.Tenho pós-graduação em Gestão e Supervisão(360h), Teoria Literária(360h)(Tutoria no Ensino EAD(360h), Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar (660h) e estou cursando a formação em Psicanálise Clínica

  40. Já conclui o curso psicanalise clinica breve requisitarei o certificado e credencial!

  41. Hoje concluí este curso de “Formação em psicanálise clínica”,que me agregou muito conhecimento, pois possui um
    ótimo conteúdo, metodologia. Agradeço, primeiramente, a Deus por me permitir a isso e ao IEVI por proporcionar conteúdo tão rico e organizado numa plataforma muito bacana. Já solicitei meu certificado.
    Gratidão!!!

  42. Já participei de vários cursos, com certeza esse está entre os melhores, ainda estou no inicio, mas já estou impactado com o conteúdo, estou na primeira etapa A origem da psicanálise.

  43. Comecei o curso a dois dias. Realmente está né surpreendendo muito.
    Sou Antropologo.
    Tenho especializações em: Neurociência. Neurolinguística. Neuropsicologia e Psicologia Organizacional. O curso de vocês é excelente. Parabéns.

  44. A psicanálise nos mostra como resistir os traumas vivenciados, por meio de um sentimento bom, ela nos cura.

  45. Quero deixar aqui o meu agradecimento ao Instituto Videira pelo curso que realizei. O formato do curso, o poder fazer e pagar apenas o certificado e a credencial… foram fundamentais para que eu conseguisse conclui-lo e, com isso, realizar um sonho.
    Muito obrigada!

  46. Recomendo este curso. O programa está muito bem pensado e organizado. A plataforma é bem amigável e, sobre tudo, a orientação pelo zap é rápida e muito cordial. Estou feliz com meu certificado. Nào tive problemas para solicitar nem para pagar pois o soporte estava sempre disponível. Apenas conclui o pagamento me mandaram o certificado. Obrigada!

  47. A psicanálise é uma abordagem intensa, que com o decorrer do tempo o paciente consegue transferir suas emoções ao terapeuta. Esse curso está me proporcionando fazer uma autoavaliação da minha vida.

  48. Olá, gostaria de fazer o curso, poderei atuar como psicanalista clínica? Gostaria de saber como faço o estágio supervisionado, se vocês nos colocam para fazer? Como é? Quero abrir meu consultório. Ninguém tá respondendo o WhatsApp.

  49. Excelente curso. Ótimo material. Bem objetivo e bastante rico em conteúdo. Parabéns à IEVI

  50. Curso muito bom, com informações uteis e direcionadas para a formação em psicanálise clinica, além da forma didática ágil preconizado pela moderna pedagogia.
    Parabéns a equipe

    1. Boa tarde, meu nome é Laura, sou de Canoas/RS, estou começando o curso hoje, espero conseguir alcançar meus objetivos ao me matricular no curso, ou seja conhecer o pensamento freudiano.
      E sua aplicação no tratamento dos pacientes. Portanto, vamos começar..

  51. “Que a luz que nos guia , seja mais forte que a luz que nos cerca “

  52. FIZ O CURSO E SALVEI TODO MATERIAL É MUITO IMPORTANTE PARA LEITURA E TIRAR DUVIDAS, O CURSO É BEM COMPLETO PARA QUEM REALMENTE QUER FAZER PSICANÁLISE O MATERIAL E MUITO BOM.

Os comentários estão fechados.