-
A Origem da Psicanálise
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Identificar o contexto no qual Sigmund Freud desenvolveu a Psicanálise. Reconhecer os conceitos de consciente, inconsciente e sublimação. Relacionar a Psicanálise à sociedade e à cultura.
-
Princípios da Imagem Pessoal
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Definir imagem e constituição do eu a partir da teoria psicanalítica. Explicar a imagem e a representação social do eu a partir da psicologia social. Relacionar corpo com identificação e imagem, com foco nos princípios da psicanálise para a constituição psíquica e existencial do sujeito.
-
Conceito do Eu e da Personalidade
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer o processo de constituição do eu a partir dos estudos freudianos. Definir personalidade e psicanálise. Identificar as principais características do id, do ego e do superego.
-
Escolas da Psicologia: Psicanálise e Behaviorismo
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Conceituar psicanálise com base nos trabalhos de Freud, Melanie Klein e Lacan. Definir behaviorismo. Descrever a natureza experimental do behaviorismo.
-
Literatura, Psicanálise e Filosofia
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Descrever a relação entre Literatura, Psicanálise e Filosofia. Reconhecer os limites da Filosofia e da Psicanálise em relação à estética literária. Interpretar obras literárias sob o viés psicanalítico e filosófico.
-
O Ego e os Mecanismos de Defesa
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Definir ego e as funções do ego segundo a psicanálise freudiana. Descrever os mecanismos de defesa. Explicar como se dá a identificação para inserção do sujeito em um grupo a partir de sua constituição psíquica e social.
-
Relação Compreensiva e a Relação com o Real
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Apresentar os registros do imaginário, simbólico e real do campo da Psicanálise. Relacionar os três paradigmas da imagem com os registros da Psicanálise. Interpretar a imagem como representação ou aproximação do real.
-
Principais Matrizes Teóricas da Psicologia Social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Identificar as representações coletivas de Durkheim, mentalidades primitivas de Lévy e as representações de Moscovici. Analisar as influências psicanalíticas, como a teoria das massas de Sigmund Freud e o inconsciente coletivo de Carl Gustav Jung. Reconhecer a dimensão empírica e raízes metodológicas da psicologia social psicológica, psicologia social sociológica e psicologia social crítica.
-
CERTIFICADO

A interpretação dos sonhos como símbolos ou premonições agoa visto como particularidade de nosso inconsciente.
Freud explicou os sonhos como sendo manifestações dos desejos e ansiedades mais profundos, muitas vezes relacionados as memórias e obsessões reprimidas na infância
Os quatro mecanismo apresentado por Freud, abre janelas da compreensão do consciente e do inconsciente
Eu acho que a intreprecao de sonhos seja tanto consciente quanto inconsciente. (teclado em ingles).
Acredito que os sonhos esta relacionado muitas das vezes a desejos retraídos , que jamais foram ditos .
Ainda estou lendo o livro dos Sonhos. Mais acredito que existe três tipos de sonhos como; O que está no mais profundo do inconsciente , o que está na primeira frase do sono exemplo esse estar relacionado com a nossa rotina do dia a dia, e aquele que é como um aviso. Portanto o sonho e aparte do nosso inconsciente.
Com base no pouco que sabemos, a interpretação dos sonhos , desmistificou aquilo que causava dor e revelou ao homem que grande parte de tudo que o cerca é fruto de sua propria mente. Excelente trabalho em beneficio da humanidade.
Freud sempre analisava os elementos dos sonhos ,ele acreditava que através dos sonhos seus pacientes pudessem expressa seus desejos
Na verdade Freud usava a interpretação dos sonhos ,para realiza os desejos dos seus pacientes
PARA FREUD, O SONHO CONSTITUI UMA REALIZAÇÃO (DISFARÇADA) DE UM DESEJO REPRIMIDO.
POSSUI UM CONTEÚDO DE MANIFESTO,QUE A EXPERIÊNCIA CONSCIENTE DURANTE O SONO, E AINDA UM CONTEÚDO LATENTE,CONSIDERANDO INCONSCIENTE.
Para Freud os sonhos são revelações reprimidas.
Se formos analisar a lógica dos sonhos tem tudo haver com o passado, presente e futuro.
Sim a analisar o sonhos tem tudo haver com o passado.
Freud sempre analisava os elementos dos sonhos para ajuda seus pacientes ,para ele o sonhos era uma maneira de reprimir seus pensamentos,.
Os sonhos revelam vivência, realidade e experiências consciente ou conteúdo do inconsciente.
Freud e a Interpretação dos Sonhos rompendo a relação mística entre o sonho e profecia, dividindo-se em quatro (condensação, deslocamento, simbolismo e dramatização), advindos do inconsciente em seus estudos psicanalíticos.
Para freud, os sonhos são desejos reprimidos da infância, e a liberação da tenção sexual.
Tudo é válido
Sonhos-Uma forma que o inconsciente encontra de transportar algo que já foi vivido, que ainda não viveu e algo que ocorrerá de uma forma diferente sem muitas vezes ficar aparente uma percepção do que foi sonhado.
Para Freud os sonhos são a maneira do inconsciente revelar o que está em oculto dentro do ser humano,a resposta muitas vezes é dado dessa forma como um comando para aquele que está em acompanhamento
O livro de Freud interpretação dos sonhos deu um novo rumo para cuidados com a mente humana.
Os sonhos, são conteúdos reprimidos do inconsciente. Dentre eles, estão os medos, desejos, aspirações. Uma gama de coisas…
É através dos sonhos, onde também acontecem o escoamento das pulsões.
Os sonhos, nada mais são, do que um mecanismo de equilíbrio que traz hamonia e acalma angustias que o indivíduo carrega. Uma mecanismo que faz com que o ser humano, possa através dos sonhos, aliviar-se, amenizar as tensões do cotidiano.
Li este livro. Realmente uma obra magnífica. Nele, Freud defende a premissa de que o sonho é a realização de um desejo. Muitas vezes desejos infantis ou desejos reprimidos. O nosso inconsciente é bastante vasto, e muitas das angustias que sentimos pode estar relacionado a sentimentos recalcados, desejos reprimidos e situações mal resolvidas.
Pode-se dizer que o sonho é um “escape”, onde nossos desejos reprimidos são realizados. Talvez uma fuga da realidade tão vigiada pelo superego?
Os sonhos são muitas vezes uma fuga para um mundo onde nossos desejos sejam muitas vezes um ilusão.
Os sonhos são desejos reprimidos e recalcados que o sujeito busca realizá-los através do sonho, uma vez que, esses desejos podem ser proibidos socialmente, assim a interpretação dos sonhos é uma exelente ferramenta terapêutica na clínica psicanalítica.
Concordo também
Os sonhos não revelam informações sobre o futuro, mas são a porta de acesso para o inconsciente humano. Assim, os sonhos revelam as experiências do indivíduo, seus traumas e desejos.
Para Freud: O sonho costitui um desejo do inconsciente, algo desejado que está alojado no pensamento.
O sonho possui significados distintos se for ampliado em um debate em que envolva religião, ciência e cultura. Para a ciência , é uma experiência de imaginação do inconsciente durante o nosso período de sono, Para Freud , os sonhos noturno são gerados , na busca pela realização de um desejo reprimido.
Freud conseguiu delinear meios de condusão para continuidade do fator psíquico mesmo em estado de inconsciência induzida pelo sono ,pois por meio dele identificou que há uma dualidade na vivência psíquica e que ambos os lados tentam traduzir um ao outro mediante a ligação por meios metafórico e metonimico,Tanto em nosso cotidiano consciente quanto no sonambulismo estão ao alcance deste trato.
A obra a interpretação dos sonhos e a base da psicanálise uma vez que foi neste livro que Freud desenvolveu as suas teorias e cuidou do inconsciente. Aquele que busca exercer a psicanálise deve ter entre as suas obras a interpretação dos sonhos e se dedicar a sua leitura.
COMO É INTRIGANTE SABER TANTAS COISAS CO RELACIONADAS DE NOSSOS SONHOS.
Sonhos devem ser analisados
OS sonhos revelas grande coisas escondida em nosso subconsciente
OS sonhos revelas grande coisas escondida em nossa vida devemos analisar os objeto, pessoa figuras que aparecer em nossos sonhos
EU VEJO OS SONHOS COMO UMA FORMA DE REVELAÇÃO DE RESPOSTAS PARA ALGUMAS PERGUNTA QUE TEMOS E QUE O NOSSO INCONSCIENTE NOS TRAZEM QUANDO DORMIMOS. OBSERVANDO QUE A PARA PSICANÁLISE ELES SÃO TIDOS COMO EXPERIENCIAS DE TRAUMAS VIVIDOS NO PASSADO COM A TERAPIA CONSEGUIMOS TRATAR ESSE DESEJOS QUE SE ENCONTRAM TÃO ESCONDIDOS QUE POR TEMPOS E ANOS ALGUMAS PESSOAS OS REPRIMEM.
Trazem resposta
A frase “O sonho é a estrada real que conduz ao inconsciente”. Foi escrita pelo psicanalista Sigmund Freud em seu livro “A interpretação dos Sonhos”, publicado em 1990, obra esta que consolidou os fundamentos da sua teoria psicanalítica. A interpretação dos sonhos se tornou um método para formular hipóteses sobre o sentido de determinados sintomas psicológico, como fobias, neuroses obsessivas e histeria. Para Freud, a essência do sonho se traduz na realização de um desejo infantil reprimido.
Pode ter muitas respostas
Freud desenvolveu a psicanálise a partir dos estudos de seus próprios sonhos e conceitos teórico-analíticos dos sonhos.
Freud interpretou os sonhos como particularidades reprimidas pelo inconsciente, analisou uma série de símbolos e em sua maioria apresentam relações com a sexualidade.
Lerei o livro A interpretação dos sonhos, para ter compreensão maior do que Freud pensava sobre o interior humano. Sem aprofundar nesses conhecimentos, seria difícil entender o significado real da obra de Freud.
É incrível observar que nossos sonhos expressão coisas do cotidiano de forma diversificada.
PARA FREUD, O SONHO NADA MAIS É DO QUE A MANIFESTAÇÃO DOS SEUS DESEJOS REPRIMIDOS.
Na visao de Freud, o sonho e uma junçao de valores reprimidos pelo inconsciente, que visa o passado e presente.
Será
Os sonhos trazem vários mistérios, vidas passadas que não lembramos, e que relembramos em sonho, desejos não realizados frustração, a chave de uma resposta, devemos da importância aos sonhos, eles trazem avisos para o futuro sim, eu mesma vivenciais isso, sonhei o mesmo sonho por 3 vezes repetidos, e ele aconteceu e quando aconteceu ficou vindo na minha mente de forma sem eu querer tipo eu te avisei e vinha as cenas. Sonhos tem que dar muita atenção. Isso já aconteceu várias vezes comigo.
Tem que ser observados símbolos palavras, lugares,
Ótimo assunto
Concordo que os sonhos seja um meio do indivíduo vive os seus desejos mais ocultos e reprimidos mas, há algo mais além do que somente expressar esses desejos e medos. Por exemplo: após um dia cansativo e longo de trabalho, o corpo registra todo esse esforço. Durante o sono, a mente leva consigo todo o cansaço e esforço do dia para cama, levando o indivíduo a reviver todo trabalho realizado durante o dia; o sono é o momento em que a mente se liberta desta vigília diurna,
Os sonhos são comunicação do inconciente, uma ferramenta para o entendimento do cotidiano do individuo.
Os sonho é a representação dos desejos reprimidos e a manifestação dos conteúdos guardados no inconsciente.
os sonhos são conteúdos recalcados, guardado no nosso inconsciente e através dos sonhos, eles passam para conciencia como representantes.
Sonhos desejos reprimidos que ficam guardados em nosso inconsciente que acaba criando efeitos no individuo.
Para Freud, o sonho constitui de uma realização, disfaçada de um desejo reprimido possuindo um conteudo manifesto, que é a experiencia consciente durante o sono, e ainda um conteudo latente, considerado inconsciente
para floid o sonhos podem exercer inflouencias sobre os nossos pensamentos e atitudes,
Os nossos sonhos pode obter muitas respostas
No Livro “Interpretação dos Sonhos” Singmund Freud (1900), o Austríaco Freud nós propõe através de vivências clínicas, hipnose e método catartico que as reações somáticas como: Fobias, Sonhos, Lembranças, Dores e Obceções são respostas e manifestações do nosso corpo, para com algum problema emocional ou trauma que se encontram no inconsciente.
Os Sonhos são imagens e lembranças do que já vivemos ou do que desejamos (recalcado).
Os Sonhos não são mais vistos como algo “místico”.
Att
Caroline Val
Tudo que esta reprimido na mente inconsciente os sonhos vem de uma certa forma do que nao foi realizado .
Sonhos nada mais do que lembrancas que vivemos ou desejos nao realizados .
Por a mente inconsciente imprimir todos os fatos ocorridos na vida do individuo , uma hora vira a tona o que se reprime .
Quando estamos dormindo a mente consciente se desliga e somente a mente inconsciente continua trabalhando e nao para .Por isso vem em sonhos o que foi instalado por toda a vida na mente inconsciente . Uma passagem direta para acessar a mente inconsciente isso chamamos de sonhos .
Também acredito que os sonhos têm relações com o cotidiano, extravasando no momento de fuga da realidade (dormir), de uma forma desordenada a despeito do inconsciente.
Os sonhos carregam em si funções fundamentais que nos auxiliam no processo de individuação, são considerados uma via real, uma ponte que nos permite acessar o inconsciente.
A obra “A interpretação dos sonhos” escrita por Freud baseada na analise dos próprios sonhos marca a Psicanalise como disciplina na época. Destaca o inconsciente como um conceito fundamental da Psicanálise. Freud assinala nessa obra que ele se nutre das vivencias cotidianas e revela ideias e desejos reprimidos. No livro “O oráculo da noite: história e ciência do sonho” do neurocientista Sidarta Ribeiro, assinala que o conteúdo do sonho se relaciona com o nosso dia-a-dia e com nossas memórias. E enfatiza que o sonho envolve muitas áreas cerebrais, que é preciso sonhar e falar sobre ele. E falar sobre é buscar o inconsciente.
O sonho são desejos reprimidos pela consciência. A vida cotidiana compõe o sonho.
Os sonhos muitas vezes expressam e realizam os nossos mais profundos e escondidos desejos ! E também revelam os nossos traumas e feridas !
Os sonhos representam os nossos desejos a partir de metáforas como forma de expressar o desejo não consentido.
Pois é exatamente a estes desejos que Freud atribui o papel de “força propulsora” da formação de nossos sonhos, mas nunca os colocando como o único conteúdo ali presente. Além de advertir que não se deve fazer uma leitura literal dos sonhos, levando em conta que isso conduz à mesma falta de sentido já existente.
sonhos na psicanalise passa a ser como particularidade, o sonho apresenta conteúdos como desejos, ideias, imagens condesada em um único sonho. apresenta simbolicamente desejos reprimidos frustrações, traumas entre outros .
Para Freud, os sonhos fazem parte do inconsciente e são manifestações de desejos e/ou traumas que são reprimidos ou condensados.
Sobre a interpretação dos sonhos descrito por FREUD é muito interessante.
Para Freud os sonhos são imaginações, desejos e especialmente traumas reprimido no inconsciente.
Nesta obra de Freud “Interpretação dos Sonhos”, encontramos a tese que se tornaria a mais popular (e mais mal utilizada): a do complexo de Édipo. Neste texto, também, Freud formula a divisão da mente entre o consciente e o inconsciente. É também ali que a clínica psicanalítica vai encontrar sua justificativa teórica, ainda que não fosse esta, a preocupação inicial de Freud.
Sonhos são empilhamento do inconsciente, é uma forma de externar, o que não foi resolvido, é uma compulsão e gera repetições, fatores psíquico retraído (presos)
As modificações das técnicas de interpretação dos sonhos de Freud enfatizam uma abordagem mais interdisciplinar, centrada na experiência do individuo e menos centrada nas teorias do analista. No entanto, a teoria original de Freud continua a ser uma importante referência para a compreensão dos sonhos e da psique humana.
Os sonhos é uma causa efeito qual as pessoa querem saber o que significa o que eles querem dizer para a gente. A postura de Feud e toda sua obras literárias vazado em teorias, analises de caso. O que leva em sim em pensar como interpretar os sonhos em conceito de teorias.
Freud com o livro, Interpretação dos Sonhos, contribuiu para romper com a relação mística entre o sonho e profecia na época da antiguidade. Os sonhos passaram a ser como particularidades do inconsciente, os desejos reprimidos pela consciência e que podem se manifestar segundo os quatro mecanismos, condenação, deslocamento, simbolismo e dramatização.
A parte rica dessa ligação entre sonhos e psicanálise é a possibilidade de interpretações a depender dos elementos que fazem parte da vida de quem possui o sonho. Relacionando com o mecanismo da Dramatização que é presente no Surrealismo, podemos ver a importância da arte como representação dos pensamentos que também podem estar ou estão presentes nos sonhos do indivíduo/artista.
Para Freud a essencia do sonho é um desejo que fora reprimido durante a infancia. Partiremos da hipotese de que o sonho pode ser revelador da personalidade humana, que nos ajudara a entender a verdadeira identidade do homem bem como tornara o interior oculto da mente acessível a nosso conhecimento.
Os sonhos constituem a realização de um desejo reprimido.
Feud atribuiu os sonhos, com relação ao inconsciente, reprimido talvez ou até desejado, e de várias formas, desde as mais profundas até as do cotidiano
Nos “sonhos” o individuo projeta tudo o que quer pra si.. Criando assim um universo de faz de conta”
O sono é característica ou reflexos do inconsciente do indivíduo. O sonho para a psicanálise é uma válvula de escape dos nossos desejos, mais recônditos e mais secretos. Para Freud, os sonhos são o principal caminho para conhecimento dos aspectos e características da vida psíquica do indivíduo.
Graças aos estudos de Freud, a arte ganhou novos elementos. Os artistas da vanguarda europeia puderam apresentar ao mundo obras que instigassem a imaginação dos apreciadores, a ponto escancarar ao mundo, que a arte é também uma impressão do inconsciente que não pode ser descrito com palavras.
Os sonhos envolve muitas teoris e formas de interpretações, e não é a toa que um dos livros mais importantes de Freud tenha sido interpretação dos Sonhos.
Freud vê a interpretação dos sonhos como a via régia para conhecer as leis do inconsciente. O sonho não é equivalente ao inconsciente, contudo sua interpretação possibilita o advir de uma lógica que lhe é própria e que pode ser atribuída a todo falante
Verdade tem outras maneiras de expressar oque está em nosso inconsciente como através de letras e artes também
Nos sonhos os desejos reprimidos pelo superego aparece e normalmente não são compreendidos devido a falta de clareza deste.
Freud acredita que os sonhos são realizações inconsciente de nossas vontades. Sempre que temos alguns desejos ao qual não podemos realizar, o escondemos ,a fim de esquecê-lo, o recalcando .contudo ,esse desejo continua a existir em determinado lugar e continua a criar efeitos em nós como os sonhos.
Achei muito interessante esse texto.
Assim podemos intender os significados dos sonhos.
Teve uma época que eu tinha poucos sonhos a noite e atualmente eu sonho mais.
É bom poder entender o que isso significa.
Estudando
Freud vê a interpretação dos sonhos como a via régia para conhecer as leis do inconsciente. O sonho não é equivalente ao inconsciente. O sonho não é equivalente ao inconsciente, contudo sua interpretação possibilita o advir de uma lógica que lhe é própria e que pode ser atribuída a todo falante.
O inconsciente revelando nossa vida, através dos sonhos. Freud sensacional.
Freud interpretou a interpretação dos sonhos como algo que buscamos no nosso incoisciente,nos desejos reprimidos.
A teoria freudiana dos sonhos é parte fundamental da psicanálise e trouxe contribuições significativas para o entendimento da mente humana. Segundo Freud, os sonhos são expressões simbólicas dos desejos e conteúdos reprimidos do inconsciente. Ele propôs que os sonhos são realização de desejos disfarçados, que se manifestam durante o sono por meio de símbolos e imagens.
O sonho era uma manifestação mesmo sendo inconsciente
Freud acredita que os sonhos tem vários significados que abrangem cada área de nossas vidas ,que são realizados nossos desejos e vontades,dramas e traumas.
É verdade que os sonhos constitituem as realizações de um desejo reprimido.
Sonho com pessoas distantes da região que moro e procuro falar com a pessoa mas não consigo e me frusto,acredito que a encontrarei em novos sonhos.
Muito interessante saber que para freud a criatividade vem das profundezas do inconsciente.
Eu acredito que os sonhos revelem o futuro, pois eu creio na Bíblia a palavra de Deus,profetas foram revelados em sonho acerca do futuro!
O livro “A interpretação dos sonhos” é considerado o marco do início da psicanálise. Para Freud os sonhos são uma expressão do mundo subconsciente e representam a não realização dos instintos e desejos ao longo do dia.
A ciência e o misticismo sempre estiveram em embate no decorrer do desenvolvimento da humanidade, onde em determinado período em tudo se acreditava nas religiões e seus deuses, já em outro período foi fortalecido a ideia da ciência, onde até foi nomeado como a morte de deus, e dessa maneira os sonhos pode ser um processo inconsciente normal do corpo, ou o anseio da pessoa ao querer realizar algo, um trauma, já na parte teologica pode se dizer que é aviso, previsões e outras crenças, mesmo após a revolução tecnologica o sonho ainda indaga a humanidade e freud, avanço no aspecto interpretativo naquela epoca.
Para Sigmund Freud, os nossos sonhos representam realizações inconscientes de nossas vontades, os quais seriam relacionados ao nossos desejos os quais não poderíamos realiza-los.
“A interpretação dos sonhos” é sem dúvida um marco não apenas para a psicanalise mas também para o desenvolvimento da humanidade.
Freud explica os sonhos através do nosso inconsciente. Aquilo que tentamos maquiar diariamente diante das pessoas, é liberado nos sonhos.
Impressionante esse tema da interpretação de sonhos como realmente funciona, grande contribuição deixa Freud para os analistas.
Os sonhos segundo Freud são interpretados por figuras e símbolos que a maioria das vezes projetado por um consciente recalcado , simbolizado através dos seus sonhos .
Os sonhos tem em suas figuras e flash de filmes uns mais realísticos como se fosse mais realístico do que outros , uns que vc sente como se estivesse realmente nesse sonho algo como podemos dizer bem real
A interpretação dos sonhos segundo Freud envolve a análise do conteúdo latente por trás do conteúdo manifesto dos sonhos, com ênfase no simbolismo e na expressão de desejos reprimidos. Para Freud, os sonhos eram uma janela para o inconsciente e poderiam ser usados como ferramentas para a compreensão da psicologia e da mente humana. É importante notar que a interpretação dos sonhos de Freud foi uma parte significativa do desenvolvimento da psicanálise, mas também foi criticada e revista por outros teóricos ao longo do tempo.
Esplêndido.
Concordo com Freud, os sonhos derivam sim de um aglomerado de informações que foram compactadas e colocadas á parte. o cérebro entendeu que aquelas informações não eram muito importante , mas, poderiam ser úteis um tempo depois e por isso as guardou, mais tarde as fez surgir em sonhos.
Vejo como algo projetado do inconsciente.
Para chegar à interpretação dos sonhos faz-se necessário um trajeto progressivo da elaboração onírica e observar os quatro mecanismos fundamentais do trabalho do sonho: Condensação, deslocamento, figuração e elaboração secundária, esta última como sendo um segundo momento da elaboração onírica.
Os sonhos podem possuir significados e podem ser interpretados desde que, saibamos as “ferramentas” adequadas na sua interpretação. Compreender bem esses quatro elementos: condensação, deslocamento, simbolismos e dramatização vão nos ajudar nesse trabalho na interpretação dos sonhos.
Sim tudo que está no sonho e a interpretação do sonho reflete o que o paciente está precisando para sua cura porque o sonho é aquilo que está interligado no subconsciente do paciente .
Entende-se os sonhos como produto do consciente. aquilo que guardamos do passado, que estejamos vivendo ou pensando no presente e o que planejamos para o futuro.
Os sonhos são projeções do que nosso consciente quer fazer mas não consegue
O inconsciente interfere diretamente na composição dos sonhos e a pscanálise atende o entendimento das mais variadas relações da memória humana com a vida e com sigo mesmo.
Freud, através de seus estudos representa em sua obra: A interpretação dos sonhos, segundo sua teorização, ele acredita que os sonhos são concebidos como particularidade do inconsciente do individuo, e essa criatividade nos detalhes vem da profundeza do inconsciente,
O sonhos sempre foram objeto de interesse. Com a sua Obra, a Interpretação dos sonhos, Freud rompeu com milênios de tradição mística referente ao material onírico do ser humano.