Formação em Psicanálise Clínica

Formação em Psicanálise Clínica

This content is protected, please login and enroll course to view this content!

179 comentários sobre “Apresentação

  1. OS símbolos são imagens que cada um interpreta no seu mundo interior que dentro da psicanalice é sus forma de vê o mundo e a vida

    Responder
  2. OS CONCEITOS DE IMAGINÁRIO, SIMBÓLICO E REALS FORMAM TRÊS REGISTROS FUNDAMENTAIS QUE ESTRUTURAM A EXPERIÊNCIA HUMANA, SÃO ETAPAS CRONOLÓGICAS QUE SE ENTRELAÇAM.

    Responder
  3. Um ponto crucial do texto é que a imagem não é neutra. Ela é moldada por:

    O Tempo e o Espaço: A interpretação de uma foto muda conforme a época.

    O Olhar do Sujeito: Quem observa a imagem projeta nela seus próprios sentidos e desejos.

    A Cultura: O contexto social define o que a imagem representa e como ela se aproxima ou se afasta do “Real”.

    Responder
  4. Nesta introdução, fui apresentado à tríade lacaniana: Imaginário, Simbólico e Real. Compreendi que esses três registros operam juntos para formar a nossa realidade e que a relação compreensiva do sujeito com o mundo depende do equilíbrio entre o que ele imagina ser e as leis da linguagem (o Simbólico).

    Responder
  5. Na psicanálise, especialmente na teoria de Lacan, a experiência humana é estruturada por três registros fundamentais: Imaginário, Simbólico e real, são modos diferentes pelo quais o sujeito se organiza psiquicamente e se relaciona como mundo.
    No imaginário, está relacionada às imagens, identificações e a forma como o sujeito se percebe e percebe os outros. Surgem principalmente a partir do estádio do espelho. Está ligado à formação do ego (eu). Baseia-se em identificação com imagens e com o outro. Envolve ilusões de unidade e completude.
    No Simbólico é o registro de linguagem, das leis da cultura e das regras que organizam a vida social. É o campo dos significantes, organiza os lugares na família e na sociedade. Introduz a lei e a interdição e estrutura o inconsciente.
    O real é o registro mais difícil de simbolizar, ele corresponde ao que não pode ser totalmente representado por palavras ou imagens. É aquilo que se escapa ao simbolismo ao imaginário, aparece muitas vezes como trauma, angustia, excesso ou impossível.
    O real não é realidade, é na verdade aquilo que não conseguimos representar ou dar sentido. A exemplo, poder ilustrar, as experiências traumáticas, algo que não conseguimos explicar ou simbolizar, angustias intensas e ainda situações que não cabem em palavras.
    A relação entre os três paradigmas da imagem e os registros da psicanalise pode ser pensada a partir de um diálogo entre teoria da imagem e a teoria psicanalítica de Jacques Lacan. Muitos autores da comunicação e da semiótica fazem essa aproximação para compreender como a imagem afeta o sujeito

    Responder
  6. Os registros do imaginário, simbólico e real do campo da Psicanálise. A teoria dos três registros, Real, simbólico e imaginário (IRS) formulada por Jacques Lacan, estrutura a experiência psicanálise. O imaginário , simbólico, Real. Imaginário(I): Relacionado a imagem, ao espelho e a constituição do eu (ego). É o campo das identificações, ilusões de unidade, sentidos nítidos e idealizações na relação com o “OUTRO”. O simbólico (S): Registro da linguagem, significantes, fala e a estrutura do inconsciente, institui a lei, a falta e o grande outro, permitindo que o sujeito se situe além da alienação imaginária. O Real (R): Não é a “realidade” física, mas o que escapa à simbolização, o limite do discurso, frequentemente ligado ao gozo e ao trauma. A relação entre os três paradigmas da imagem (Pré -fotográfico, fotográfico, pós – fotográfico) e os registros da psicanálise lacaniana (imaginário (especular), o fotográfico ao simbólico (significante/lei) e o pós – fotográfico ao Real (impssivél/fragmentação) O paradigmas pré -fotográfico (imagem com os registros (Lacan): Imagem: produzidas manualmente (Pintura, desenho, escultura). A psicanálise corresponde ao registro do imaginário, focado na relação dual (eu -outro), na imagem especular, na fantasia e na identificação idealizada. É a busca pela representação da semelhança. No paradigma fotográfico (simbólico): imagem técnicas fotográficas que produzem uma “assinatura” automática do objeto. A psicanálise: Corresponde ao simbólico, pois introduz uma medicação (o “troco da luz) e uma nova ordem de significados. É a imagem que se submete à linguagem e à norma, permitindo a separação e o reconhecimento da falta. No paradigma pré – fotográfico(Pós – moderno/ Real): Imagem digitais, sintéticas, manipuláveis e em fluxo contínuo (computador), 3D)

    Responder
  7. Os conceitos do imaginário, real e simbólico são fundamentais na na teoria Lacaniana e ajudam a compreender a subjetividade e a estrutura psíquica do sujeito.

    Responder
  8. O três paradigmas da imagem fenomenológico e estrutural, se relacionam com esses registros , e a imagem iconográfico, fenomenológico e estrutural da imagem a qual não representa o Real diretamente, mas pode apresentar seus efeitos ou aproximar-se dele.

    Responder
  9. compreendi que a imagem não é apenas uma representação do real, mas uma construção atravessada pelo olhar do sujeito, pelo contexto histórico e cultural. A partir da Psicanálise, especialmente dos registros do imaginário, do simbólico e do real, percebo que interpretar imagens envolve reconhecer aquilo que nelas se mostra e também o que escapa, revelando sentidos que dizem tanto do mundo quanto de quem olha.

    Responder
  10. Na teoria a imagem é como uma cópia ou um espelho fiel da realidade. Segundo Lacan e o registro de identificação das formas ou das ilusões da captura do olhar

    Responder
  11. Os três paradigmas da fotografia:
    O Pré-fotográfico ( relaciona-se com o imaginário). Incluem as imagens artesanais, como a pintura, desenho, gravuras, dependendo da interpretação e do ponto de vista do criador, ligadas à subjetividade.
    O Fotográfico ( relaciona-se com o Real). A fotografia como registro do objeto, buscando uma verdade “real” do que é mostrado, mas ainda ligada à presença física do objeto. Refere-se as imagens que tem relação dinâmica com o objeto, trazendo de alguma forma um rastro ou uma pista do objeto indicado.
    O Pós-fotografico ( relaciona-se com o simbólico). Incluem as imagens sintéticas ou infograficas, criadas por computador, que dependem de códigos e algoritmos, características da era digital.
    A imagem como representação ou aproximação do real: A imagem é sempre uma aproximação ou distorção do real, nunca o real em si, pois o real é o que falta e não pode ser totalmente apreendido pela linguagem.

    Responder
  12. Lacan divide a experiência humana em três registros: o simbólico, o imaginário e o real. O simbólico refere-se à ordem da linguagem, às leis e às estruturas sociais que regem a vida do sujeito e desempenha um papel crucial na formação da identidade. O imaginário, está relacionado às imagens e às identificações que o sujeito faz de si e dos outros. Esse registro molda como percebemos a nós mesmos e aos outros. O real representa aquilo que escapa à simbolização , o que não pode ser plenamente compreendido ou articulado pela linguagem.

    Responder
  13. O ponto central é que a percepção e interpretação da imagem vão além do meramente sensorial, sendo profundamente moldadas pelo tempo, contexto social, cultural e, crucialmente, pelo olhar do sujeito

    Responder
  14. Imaginário, simbólico e real que são como lentes que a psicanálise usa para entender como agente se relaciona com o mundo e com as coisas.

    Responder
  15. A reflexão proposta sobre a relação compreensiva e a relação com o real nos leva a pensar que a imagem nunca é neutra. Ela sempre carrega um modo de olhar que se altera conforme o tempo, o contexto social e a posição subjetiva de quem a observa. Nesse sentido, compreender a imagem não é apenas identificar o que ela mostra, mas interpretar como ela se conecta com o imaginário, o simbólico e o real – os três registros fundamentais da Psicanálise.

    A relação compreensiva surge quando reconhecemos que a imagem não representa apenas um objeto externo, mas traduz também a forma como o sujeito organiza sua percepção e seus afetos diante desse “real”. Já a relação com o real é mais complexa, porque remete ao que está para além da representação, algo que não pode ser totalmente apreendido, mas apenas aproximado pela linguagem, pelo símbolo ou pela própria imagem.

    Assim, estudar os paradigmas da fotografia em diálogo com os registros da Psicanálise nos ajuda a perceber que cada imagem é uma tentativa de dar forma ao indizível, revelando tanto aspectos do mundo quanto da subjetividade do sujeito que olha.

    Responder
  16. O imaginário , o simbólico e o real descrevem as estruturas da experiência subjetiva . Podemos dizer que são inseparáveis e se articulam constantemente e a interação entre eles é um processo contínuo de dar sentindo ao que não o tem.

    Responder
  17. a imagem é uma forma de expressão e de olhar o mundo que vai além dos sentidos, sendo influenciada pelo contexto e pelo olhar de quem a observa.

    Responder
  18. percebe-se que imagem é uma expressão humana cuja percepção vai além dos sentidos ou seja é variável dependendo do olhar do sujeito e o que a imagem representa para ele

    Responder
  19. A imagem como forma de expressão humana. A relação entre o sujeito e a imagem.
    Os três registros da psicanálise ;imaginário, simbólico e real .

    Responder
  20. A imagem de si é o primeiro espelho onde o sujeito aprende a existir, a partir daí ele irá se conectar com o mundo à sua volta, toda imagem terá uma influencia significativa em sua trajetória.

    Responder
  21. Esse conceito serve para transformar a imagem ,em uma escuta psicanalitica. Imagens ,ou desenhos clínicos ajudam o analista interpretar o que o inconsciente do paciente quer mostrar através desses 3 tempos.

    Responder
  22. tanto a linguagem, quanto os símbolos representam formas de comunicação do vivido ou do real imaginário, servem para unir ou guiar os pensamento e emoções dos sujeito em determinados percursos, para psicanalise referencial que representa ideias, sentimentos e experiências individuais ou em grupo, possível de análise e interpretação…

    Responder
  23. Ao ler essa apresentação, percebo como a imagem, mais do que um simples reflexo do mundo, é também um modo de ver e sentir o mundo. A articulação entre os três paradigmas da imagem (pré-fotográfico, fotográfico e pós-fotográfico) e os três registros da psicanálise (imaginário, simbólico e real) amplia minha compreensão sobre como construímos sentidos a partir do que vemos. Achei interessante perceber que a imagem não é neutra, mas atravessada por cultura, tempo e subjetividade. Isso reforça a importância do contexto na interpretação da imagem e também na forma como subjetividades se constituem. A proposta da unidade me instiga a pensar como esses registros psicanalíticos não estão só na teoria, mas atravessam nossas práticas de leitura, produção e escuta do mundo.

    Responder
  24. Apesar de ainda não ter estudado o capítulo, entendo que nossa subjetividade nos faz interpretar de diferentes formas a imagem. Nossas crenças, nossos valores, nossa época de vida, a sociedade na qual estamos inseridos, nossa cultura e nossos valores, tudo isso pode nos fazer enxergar de diferentes maneiras uma mesma imagem. A imagem comunica, ela nos traduz antes mesmo de falarmos. Somos analisados pela forma como falamos, vestimos, nos portamos. Tudo fala. Tudo comunica. A imagem que queremos passar pode influenciar diretamente nos resultados que queremos alcançar e a entrega da mensagem que queremos comunicar.

    Responder
  25. É importante refletir sobre a relação entre os paradigmas da fotografia e os três registros da Psicanálise — o imaginário, o simbólico e o real — para compreender a interpretação da imagem como um processo contextual. Essa interpretação varia de acordo com aspectos sociais e culturais, influenciando a forma como o “real” é percebido

    Responder
  26. É compreendido que a imagem é uma forma de expressão humana que requer uma percepção e interpretação que extrapolam os sentidos. Vemos, também que imaginar é uma forma de inventar ou criar, de produzir e dar existência a sentimentos, desejos, interesses…

    Responder
  27. Interessante á pouco tempo estive no Museu do Inconsciente no Rio de Janeiro, é super interessante este assunto a historia e as mensagens contidas pelas telas dos cliente de Psiquiatra Nice Palhares.
    As obras em si falam de mentes não pertubadoras mas o seu imaginario do que é o seu real, a mistura do mundo exterior com o mundo interior.
    Recomendo a visita ao esse Hospital que era chamado Pinel e que agora é o Museu do inconsciente é uma viajem no tempo e inconsciente humano.

    Responder
  28. O Simbólico é esta dimensão que nos marca, nos nomeia e nos reconhece na condição de sujeitos falantes e que assim sendo nos leva a verificar algo de larga envergadura clínica: antes de falarmos, de termos capacidade de manuseio da língua (e seus efeitos de sentido) somos falados.

    Responder
  29. Conhecer sobre o imaginário, o simbólico e o real é importante para ajudar a compreensão e a interpretação da imagem, levando em consideração a cultura e o social e acrescentaria também o tempo, já que estão relacionados e são variáveis.

    Responder
  30. A formação da imagem depende de paradigmas sociais, econômicos e culturais e apresentação dos registros: imaginário, simbólico e real.

    Responder
  31. Os registros do imaginário, do simbólico e do real se relacionam e estão interligados entre si:

    – O Imaginário
    1) É o lugar subjetivo onde nos identificamos com as imagens;
    2) Ele envolve o sentido e o simbólico;
    3) É o real do sujeito. (Ex: Um aluno acreditava que uma das questões da prova foi respondida por completo, mas o seu professor, acreditava que estava faltando resposta). Isso se chama imagem de completude e de incompletude.

    – O Simbólico
    1) É a linguagem, que nos marca, nos nomeia e nos reconhece como sujeitos falantes;
    2) Garante que o sujeito não se consuma em si mesmo.
    3) Nós simbolizamos o real exterior.
    Exemplos:
    a) Quando eu numero livros em uma estante, ou
    b) O recebimento de um título que recebemos quando nos graduamos, são representações (símbolos).

    – O Real (interno)
    1) É o impensável e o impossível de ser simbolizado. É o real dos nossos impulsos, o real do nosso ser (não se deixa ser representado completamente);
    2) É o que não tem espaço em nenhum lugar, mas ainda assim, é algo que fica querendo voltar;
    3) É o resto do Imaginário a que o Simbólico é incapaz de capturar.

    Responder
  32. Entender os conceitos do Real, subjetivo e o imaginário nos leva ao inicio de tudo a percepção e entendimento individual de cada ser humano e o como ele conduz a sua vida.

    Responder
  33. Estou ansiosa por esse conteúdo: aprender sobre os registros do imaginário, simbólico e real e sua importância na psicanálise! São conhecimentos importantíssimos para quem será psicanalista.

    Responder
  34. Os conceitos de real, simbólico e imaginário, atribuídos por Jacques Lacan, estão presentes de forma implícita na obra de Freud.

    Responder
  35. Estes tres registos interagem e se influenciam mutuamente, moldando a forma como percebemos e interpretamos a realidade, inclusive através da imagem.

    Responder
  36. Entendo que o sentido da imagem é percebido, a partir do olhar do sujeito que cria símbolos, para torná-la real segundo a sua percepção.

    Responder
  37. Os registros imaginário, simbólico e real são conceitos da psicanálise propostos pelo psicanalista Jacques Lacan. Lacan considerou esses três registros como os essenciais da realidade humana.
    A relação estabelecida entre os registros elaborados pela Psicanálise e os paradigmas da imagem é a seguinte: o paradigma pré-fotográfico está relacionado ao imaginário, o paradigma fotográfico está relacionado ao real e o paradigma pós-fotográfico está relacionado ao simbólico.

    Responder
  38. A imagem é marcada pelo olhar do sujeito que observa e contempla, pois esse olhar é produtor de sentido “real” que ela representa.
    Isso quer dizer que a imagem da realidade pode ser diferente dependendo de quem o olha e segundo sua cultura, seu tempo, sociedade, profissão, etc…

    Responder
  39. A temática dessa unidade é muito interessante. Entender sobre a Relação Compreensiva e a Relação com o Real e nos proporciona um novo olhar sobre essas duas vertentes.
    Na psicanálise, o Real, o Simbólico e o Imaginário são registros que se interagem e influenciam a forma como percebemos a realidade e nos relacionamos com o mundo. O Real é um ponto inapreensível, impossível de significar, que está atrelado ao Simbólico.
    A relação compreensiva busca um olhar interiorizado do mundo imaginário e do real, na construção do eu e do outro da imagem representada.

    Responder
  40. Imaginário, simbólico e real. são registros fundamentais para se entender o sujeito e sua relação com o mundo. Há também a máxima de que o que valia era a exploração do inconsciente.

    Responder
  41. Antes dos estudos do módulo, creio que a temática menciona que a teoria psicanalítica aborda e interpreta a realidade psicológica dos sujeitos.

    Responder
  42. Ao final desta Unidade de Aprendizagem, percebi como os registros imaginário, simbólico e real da Psicanálise se inter-relacionam na análise das imagens. O imaginário revela desejos e medos ocultos, o simbólico se refere à linguagem e significados sociais, e o real lida com o que é além da simbolização. Relacionando os três paradigmas da imagem com esses registros, a imagem como representação se alinha ao simbólico, como aproximação do real ao real, e como manifestação do imaginário ao imaginário. Isso mostra como as imagens não só refletem, mas também moldam nossa experiência e percepção da realidade.

    Responder
  43. Importantíssimo esta dimensão de análise por meio da imagem e como cada instância se comporta em relação a ela.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

324 comentários sobre “Formação em Psicanálise Clínica

  1. Boa noite! Eu cliquei em finalizar e ficou faltando o último módulo. E não consigo comprar o curso de novo para fazer o último módulo. Como proceder?

  2. Não consigo fazer o pix ! Pode enviar código para eu realizar o pagamento

    1. Olá! Para realizar o pagamento, é necessário primeiro se matricular no curso. Acesse a página do curso desejado e clique no botão “Matrícula”. Em seguida, você será direcionado para a etapa de pagamento, onde poderá escolher a opção Cartão, Boleto ou PIX e gerar automaticamente o código ou QR Code para pagamento.

      Caso continue encontrando dificuldades entre em contato com o suporte através do WhatsApp: 11 966584172.

  3. Hoje, termino o meu curso de Psicanálise Clinica. Meus agradecimentos ao Instituto Educacional Videira.
    Farei do aprendizado aqui concluído, uma porta de entrada para novos cursos e continuidade do aprendizado.
    Gratidão à toda Equipe IEVI!

    1. Muito obrigado pela sua mensagem! 😊

      Parabéns pela conclusão do Curso de Psicanálise Clínica. Ficamos felizes em saber que o IEVI fez parte da sua jornada de aprendizado.

      Agradecemos pela confiança e desejamos muito sucesso em sua trajetória. Será um prazer tê-la conosco em novos cursos e formações.

      Gratidão por fazer parte da comunidade IEVI! 🌿

  4. Acabei de finalizar o curso de piscanase estou muito satisfeito e feliz e agradecido

  5. Gostei do curso. Conteúdos relevantes e bem esplicados. A didática é simples e os módulos são fáceis de estudar.
    Concluído. Agora, aguardando o certificado e a credencial.
    Assim que eu receber, postarei aqui.

  6. Percebo que a psicanálise não é apenas uma área de estudo, mas uma verdadeira filosofia de vida que incentiva a reflexão constante e a escuta interna. A combinação do material didático com a orientação para a importância da análise pessoal, torna este curso indispensável para quem busca uma transformação interna genuína, e não apenas um diploma

  7. Este é realmente um curso super completo, aborda a Piscanálise de uma forma bem explicativa, eu recomendo a todos que procuram conhecimento.

  8. João Rodrigues dos Santos 23/10/25
    Psicologia: psicanálise

    A psicanálise teve origem no fim do século XIX, partir dos trabalhos do neurologista Freud que apresentou uma concepção do sujeito.

  9. Estou gostando muito, achando bem interessante. Fiz cursos livres de poder da mente, etc, mas estou gostando dessa abordagem com mais respaldos acadêmicos.

  10. Este curso está maravilhoso,muito bem explicado e o material de apoio excelente

  11. Acabo de finalizar o curso e estou muito feliz com essa conquista. Sem dúvidas, esse curso foi um divisor de águas na minha vida e a IEVI que nos proporcionou acessar esse conteúdo tão rico de uma forma tão acessível. Meu eterno agradecimento! 🙏🏻

  12. Confesso que sou tímida para interagir, mas vou tentar participar com satisfação. Agradeço a oportunidade!

  13. Olá, boa noite. Gostaria de saber quanto tempo tenho que passar em cada aula pra eu terminar em 800 horas? estou um pouco perdida nas aulas.

  14. Estou gostando muito do curso, espero obter um bom aprendizado e pôr em pratica todo que aprenderei.

  15. “O curso de Formação em Psicanálise Clínica do IEVi é simplesmente incrível!

    A didática é clara, acessível e profundamente enriquecedora, perfeita tanto para iniciantes quanto para quem já tem algum conhecimento na área. Os materiais disponibilizados – como videoaulas, e-books e estudos de caso – são de alta qualidade e realmente facilitam o aprendizado.

    O que mais me impressionou foi a flexibilidade do curso, que permite estudar no meu próprio ritmo, sem perder o rigor teórico. Além disso, o suporte da equipe e a interação com outros alunos criam uma experiência muito acolhedora e estimulante.

    O conteúdo abrange desde os fundamentos freudianos até abordagens contemporâneas, proporcionando uma visão ampla e atualizada da psicanálise. O certificado, reconhecido pela instituição, é um grande diferencial para quem deseja aplicar esses conhecimentos em sua carreira ou vida pessoal.

    Recomendo muito para quem busca uma formação séria, prática e transformadora em psicanálise. Parabéns ao IEVi por oferecer um curso tão completo e inspirador!”

  16. A imagem pessoal, e a constituição do EU, são processos complexos que envolve a interação entre fatores internos e externos. Visto que, a teoria psicanalítica e a psicologia social oferecem perspectivas e a constituição do EU se formam e se relacionam, que segundo Freud, o EU é formado a partir da interação entre o ID, o ego e superego.

  17. Finalizei o curso, muito bom, consegui aprender muito.
    Retirei meu certificado certinho.
    Agora só estou aguardando a carteirinha (funcional)
    Obrigado IEVI por nós proporcionar estes cursos.

  18. Sou Psicopedagogo e o curso de psicanálise com certeza agregará valores ao meu trabalho profissional. A linguagem do curso é acessível e que facilita o aprendizado. Parabenizo ao Instituto educacional Videira pela excelente difusão da psicanálise.

  19. Olá, terminei o curso de psicanálise clínica e onde colocará ou envierei a foto para credencial ?

  20. Que este aprendizado sirva, para orientar e sempre poder direcionar, aqueles que hão de precisar de direcionamento…

    Aqui fica o meu juramento, de me empenhar para sempre poder colaborar para o bem estar do meu próximo, visando sempre melhorias e qualidade de vida para todos que precisarem.
    Obs: novas atitudes, visando novos resultados !

    Att, Marcos Oliveira.

  21. O que acontece se eu não conseguir terminar o curso no prazo estipulado mesmo o prazo sendo longo?

  22. Hoje estou finalizando o curso… Mas, pretendo fazer vários cursos voltados para a Psicanálise…

  23. Boa tarde,
    Dentre os três cursos na área de psicanálise, (Formação em psicanálise Clínica, Integrativa e Análise e Supervisão) qual deve ser a sequência mais indicada para serem realizados?

  24. Estou finalizando o curso e parabenizo pelo material e aulas. Foram momentos de muito aprendizado e de conhecimentos. Recomento!

  25. Boa tarde, conclui o curso, emiti o boleto de pagamento, paguei, estou esperando o certificado.
    quando será me enviado?

  26. Boa noite..

    Tem algum problema no site??

    Todas as avaliações já concluídas, estão aparecendo como puladas e estão sinalizando com “x” em vermelho..

    Quando tentei refazê-las, as respostas que marquei nas questões estão lá, marcadas em verde, confirmando que foram concluídas..

    Mais alguém passou por essa situação??

    Já entrei em contato via
    e-mail e whatsapp, relatando o ocorrido.. Estou aguardando um retorno do ievi.

    Se já ocorreu com alguém esse mesmo episódio, poderia por gentileza dizer se foi resolvido com rapidez??

    Não sei o motivo das avaliações concluídas, serem dadas como puladas..

  27. Estou feliz em concluir o curso mas acredito que foi o pontapé inicial pra aprofundar os estudos !! Parabéns pelo conteúdo do curso 😍😍

  28. Iniciei a pouco tempo, muito bom! Conteúdo objetivo e aprofundado. Parabéns!

  29. No momento iniciando o capitulo 7 da interpretação dos sonhos, até agora aprendenso muito

    Obrigado aos organizadores

  30. Gostei muito de fazer o curso. Foi muito bom, me deu uma excelente base. Pretendo fazer outros.

  31. psicanalise clinica, maravilhoso, abre a visão da nossa mente para socorrer outras pessoas

  32. Muito bom o curso de formação em Psicanalise, parabéns ao IEVI pela Elaboração dos conteúdo na plataforma.
    Deus Abençoe.

  33. O curso aborda as 7 escolas da psicanálise ou 3 conforme escrito na ementa do curso?

  34. Gostaria de agradecer profundamente pelo curso de psicanálise que concluí. Este aprendizado foi essencial para minha formação e enriquecerá minha prática profissional. Agradeço a todos os professores e colegas pelo apoio e pela sabedoria compartilhada. Estou animada para aplicar este conhecimento e continuar crescendo na psicanálise.

    Com gratidão,

    Maria Oliveira

  35. É com grande alegria que, agora tenho certificação de algo que já atuava, na minha vida extra profissional e ministerial. Enfim, Psicanalista Clínico pela IEVI!

  36. Estou amando esta oportunidade, Especialização em psicanálise é sempre muito caro, seletivos. Mesmo que não solicite o certificado ja estou satisfeita.

  37. Para fazer o curso é necessário ter terminado o ensino médio? Qual é o valor do certificado?

  38. Este curso tem sido a mola mestra no aprendizado do estudo do comportamento humano,tenho sim interesse em atendimento,quando houver possibilidade para tal!!!! Obrigada

  39. Sou estudante de psicologia, membro de N.A, estou começando o curso de psicanálise afim de me aprofundar para trabalhar com dependência química. Espero contar com a ajuda de vcs pra encarar esse desafio.

  40. Este curso foi um divisor de aguas para minha área de atuação, embora não vá utilizar para atender, esta me ajudando a entender melhor o comportamento humano e lidar melhor com as pessoas.

  41. Estou gostando muito do curso , me identifico com a psicanalise , espero fixar conhecimentos e evoluir nos estudos do comportamento humano que já é complexo, quando mais quando está em conflito

  42. Estou muito grata por ter tido a oportunidade de cursar psicanálise, pois sempre sonhei em me tornar um psicanalista. Minha paixão pela mente humana e pela filosofia do pensamento foi intensificada ao longo do curso. Fiquei positivamente surpreendido e amei cada momento dessa experiência.
    Gratidão a todos os colegas que estiveram comigo nessa jornada!

  43. A psicanálise preocupa-se em entender como funciona a mente humana, partindo do princípio de que muitos dos processos psíquicos são inconscientes.

  44. Muito bom o curso, espero poder ajudar muitas pessoas com o que aprendi.

  45. FIZ O CURSO E SALVEI TODO MATERIAL É MUITO IMPORTANTE PARA LEITURA E TIRAR DUVIDAS, O CURSO É BEM COMPLETO PARA QUEM REALMENTE QUER FAZER PSICANÁLISE O MATERIAL E MUITO BOM.

  46. “Que a luz que nos guia , seja mais forte que a luz que nos cerca “

Os comentários estão fechados.