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A Origem da Psicanálise
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Identificar o contexto no qual Sigmund Freud desenvolveu a Psicanálise. Reconhecer os conceitos de consciente, inconsciente e sublimação. Relacionar a Psicanálise à sociedade e à cultura.
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Princípios da Imagem Pessoal
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Definir imagem e constituição do eu a partir da teoria psicanalítica. Explicar a imagem e a representação social do eu a partir da psicologia social. Relacionar corpo com identificação e imagem, com foco nos princípios da psicanálise para a constituição psíquica e existencial do sujeito.
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Conceito do Eu e da Personalidade
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer o processo de constituição do eu a partir dos estudos freudianos. Definir personalidade e psicanálise. Identificar as principais características do id, do ego e do superego.
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Escolas da Psicologia: Psicanálise e Behaviorismo
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Conceituar psicanálise com base nos trabalhos de Freud, Melanie Klein e Lacan. Definir behaviorismo. Descrever a natureza experimental do behaviorismo.
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Literatura, Psicanálise e Filosofia
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Descrever a relação entre Literatura, Psicanálise e Filosofia. Reconhecer os limites da Filosofia e da Psicanálise em relação à estética literária. Interpretar obras literárias sob o viés psicanalítico e filosófico.
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O Ego e os Mecanismos de Defesa
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Definir ego e as funções do ego segundo a psicanálise freudiana. Descrever os mecanismos de defesa. Explicar como se dá a identificação para inserção do sujeito em um grupo a partir de sua constituição psíquica e social.
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Relação Compreensiva e a Relação com o Real
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Apresentar os registros do imaginário, simbólico e real do campo da Psicanálise. Relacionar os três paradigmas da imagem com os registros da Psicanálise. Interpretar a imagem como representação ou aproximação do real.
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Principais Matrizes Teóricas da Psicologia Social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Identificar as representações coletivas de Durkheim, mentalidades primitivas de Lévy e as representações de Moscovici. Analisar as influências psicanalíticas, como a teoria das massas de Sigmund Freud e o inconsciente coletivo de Carl Gustav Jung. Reconhecer a dimensão empírica e raízes metodológicas da psicologia social psicológica, psicologia social sociológica e psicologia social crítica.
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CERTIFICADO
24 thoughts on “Desafio”
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Todo ser humano já nasce com a impressão que falta algo ou alguma coisa, sempre em constante buscar para satisfazer esta falta, no caso dos irmãos por serem gêmeos idênticos sempre estão juntos fazendo atividades juntos, podemos dizer que ate mesmos longe conseguem sentir a tristeza ou alegria um do outro, então ao se ver separado por algo ou alguma coisa e como se tivesse perdido uma parte se si mesmo,
O ser humano ao se indenticar com o outro ou se orgulha ou se odeia.
No caso dos meninos gêmeos estes sentimentos já vem registrado no seu subeconciente durante a sua gestação e isso vai refletir na sua vida de crescimento estes sentimentos vai acontecer a sua vida toda porque já está gravado no seu inconsciente. Isto faz parte do ser humano principalmente em gêmeos o que um sente vai se refletir no outra criança.
A análise ilustrativa em referência, ele mostra que ainda que nascemos com as mesmas carecteríscas fisionómicas tem uma característica que nós diferencie, nesta facto mostra que um dos gêmeos se encotra com problemas de descobrimento do eu, por tanto ele não consegui identificar – se é necessário, que a pessoa da mãe ajude – o a identificar – se para poder distinguir – se e ali começar a construir o seu eu.
O desafio fala sobre o estádio do espelho. Em que o menino reconhece seu reflexo no espelho como sendo seu irmão. Para Lacan o EU pode ser definido como instância do imaginário.
O ser humano, ao se perceber noutro, busca se relacionar com este como se fosse parte de si mesmo.
EM RELAÇÃO A IMAGEM DOS IRMÃOS GÊMEOS , BRINCANDO COM CACHORRO.ENQUANTO UM ESTÁ SORRINDO E BRINCANDO COM O CACHORRO,O OUTRO ESTÁ TRISTE E APÁTICO EM RELAÇÃO AO CÃO.
Ao se ver no espelho ele acreditava está de frente ao irmão. Pós sua mente aida em formação não faz distinção entre realidade e ficção.
o ser humano esta em buscar de algo em que o complete
A ideia de do espelho e justamente mostrar o quanto somos seres grégario e interdependentes. São eres sociais e comunitário.
O segundo gêmeo funciona para o primeiro como uma imagem sua refletida. Talvez isso fosse evidenciado pela interação entre os dois.
Por serem gêmeos cabem os instintos por alto se revelar o sintoma de inexplicável sobre a ação conjunta na existência dos dois ,a sempre um sentimento psicológico ligados entre os dois fetos.
O menino que ficou , cria uma ilusão da presença de seu irmão,
pois ao se ver sozinho, reflete a imagem que lhe é guardada no inconsciente (id) , imagem de seu irmão e companheiro.
a interação com espelho que reflete a sua imagem, idêntica à de seu irmão não lhe é bem como esperava: pois não responde à interação
de resposta, ele percebe então que esta só! , mas não admite e ao ver a mãe diz; o “x” não quer brincar de cavalo!!
ou seja; ele não esta aqui comigo.
a dor da rejeição, ou do abandono, ante a uma mente não preparada – não traduz a coerência da realidade!
ser ou não ser! eis a questão.
se Eu não sou Nós!
quem somos? ou quem sou Eu?
A experiência de estado de desamparo (na abordagem da constituição do EU) é singular, por meio da identificação com o outro (geralmente a mãe), nos reconhecemos e distinguimo-nos, constituindo o nosso EU.
Ele desde que nasceu estava acostumado ver e interagir com o próprio irmao,que era sua imagem identica, quando ele se viu diante do espelho e a imagem nao interagiu com ele, ele entristeceu-se, porque ate então, ele so conhecia a imagem do irmão e não sabia da existencia da sua própria imagem.
Atraves de se observar no espelho, a criança descobre o seu eu.
Pelo fato de ser gemeos e o tempo todo està juntos, quando foram separados o irmáo sentiu falta do outro como se fosse a sua metade e isso explica como pessoas se sentem completa sò com interaçao com outras pessoas e isso atè adquirir uma maturidade ou sua propria identidade independente.
Concordo plenamente com o nosso colega João Paulo Campos Lopes. A sensação de desamparo como foi explicado acima.
E como se ele fosse um narcisista, em se tratando na imagem do espelho, mas nesse caso foi a falta de seu outro “Eu”, seu irmao gemeo.
O reflexo de sua imagem no espelho,refletia em sua consciência a imagem de seu irmão gêmeos,fazendo o dialogar com o reflexo de sua própria imagem.Seu subconsciente não decifrou o ser real do irreal
A questão de desamparo acaba contribuindo para que o ser humano busque se reconhecer dentro de seu espaço.
Nascemos desamparado e precisamos de um outro para nos auxiliar. O tema acima demonstra perfeitamente a questão do espelho.
O que chamamos de mergulho interior. Espelhar-se. Isso nos dará maior possibilidade de descoberta, de identificação.
Essa ilustração nos mostra a importancia da ajuda de nos auto-conhecermos