-
A Origem da Psicanálise
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Identificar o contexto no qual Sigmund Freud desenvolveu a Psicanálise. Reconhecer os conceitos de consciente, inconsciente e sublimação. Relacionar a Psicanálise à sociedade e à cultura.
-
Princípios da Imagem Pessoal
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Definir imagem e constituição do eu a partir da teoria psicanalítica. Explicar a imagem e a representação social do eu a partir da psicologia social. Relacionar corpo com identificação e imagem, com foco nos princípios da psicanálise para a constituição psíquica e existencial do sujeito.
-
Conceito do Eu e da Personalidade
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer o processo de constituição do eu a partir dos estudos freudianos. Definir personalidade e psicanálise. Identificar as principais características do id, do ego e do superego.
-
Escolas da Psicologia: Psicanálise e Behaviorismo
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Conceituar psicanálise com base nos trabalhos de Freud, Melanie Klein e Lacan. Definir behaviorismo. Descrever a natureza experimental do behaviorismo.
-
Literatura, Psicanálise e Filosofia
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Descrever a relação entre Literatura, Psicanálise e Filosofia. Reconhecer os limites da Filosofia e da Psicanálise em relação à estética literária. Interpretar obras literárias sob o viés psicanalítico e filosófico.
-
O Ego e os Mecanismos de Defesa
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Definir ego e as funções do ego segundo a psicanálise freudiana. Descrever os mecanismos de defesa. Explicar como se dá a identificação para inserção do sujeito em um grupo a partir de sua constituição psíquica e social.
-
Relação Compreensiva e a Relação com o Real
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Apresentar os registros do imaginário, simbólico e real do campo da Psicanálise. Relacionar os três paradigmas da imagem com os registros da Psicanálise. Interpretar a imagem como representação ou aproximação do real.
-
Principais Matrizes Teóricas da Psicologia Social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Identificar as representações coletivas de Durkheim, mentalidades primitivas de Lévy e as representações de Moscovici. Analisar as influências psicanalíticas, como a teoria das massas de Sigmund Freud e o inconsciente coletivo de Carl Gustav Jung. Reconhecer a dimensão empírica e raízes metodológicas da psicologia social psicológica, psicologia social sociológica e psicologia social crítica.
-
CERTIFICADO
10 thoughts on “Desafio”
Comments are closed.
Essencialmente, im menino:desejo pela e ciúme e raiva em relação a seu pai.E as relações dos irmãos chamados por Freud complexo de Édipo.
Vejo aqui o que Freud explica como complexo de Edipo, o medo de perder espaço, uma disputa por atenção, levando a um sentimento de raiva por conta de ter um novo individuo no mesmo espaço.
Conforme foi descrito esse comportamento de Laura, em relação ao seu irmãozinho, é proveniente do Complexo de Édipo.
CONFORME ESTÁ ESCRITO NO TEXTO ACIMA:LAURA QUE E UMA MENINA, QUE ESTÁ NO PERÍODO DE LATÊNCIA QUE VAI DOS 6 A 11 ANOS, VIU EM SEU IRMÃO RECÉM-NASCIDO COMO UM ¨INIMIGO ¨OU SEJA,SENTIA ALGO RUIM DENTRO DE SI,SENTIA INVEJA DO MESMO,VENDO QUE SEUS PAIS DAVAM MAIS ATENÇÃO AO IRMÃO DO QUE A ELA.ESSA SITUAÇÃO CLÁSSICA VEM PROVENIENTE DO COMPLEXO DE ÉDIPO.
O mecanismo de Sublimação, que na Psicanálise, é um tipo de mecanismo de defesa maduro, no qual impulsos ou idealizações socialmente inaceitáveis são transformados em ações ou comportamentos socialmente aceitáveis, possivelmente resultado em uma conversão a longo prazo da pulsão inicial.
A Sublimação, na Psicanalise, é um tipo de mecanismo de defesa maduro, no qual impulsos ou idealizações socialmente inaceitáveis são transformados em ações ou comportamentos socialmente aceitáveis,possivelmente resultado em uma conversão a longo prazo da pulsão inicial.
Mecanismo de fixação – pois Laura tem um apego permanente da fase oral, no período de latencia de seu irmão ela ficou com inveja, sendo assim num estágio de desenvolvimento da personalidade ,ela se utiliza desses mecanismos de defesa para se defender das constantes inserções das pulsões na busca de uma incansável satisfação.
Nesse complexo ,a criança está desenvolvendo o complexo Édipo ,por ser direcionada a conjunção entre a ação conjunta na família paterna entre mãe e pai, contudo que a conjunção entre os conceitos da psiquasalise é muito importante para que a criança cresça com o mundo complexo na existência da psiquasalise.
Conforme estudo e preconizado pelo próprio Freud, aqui encontramos o complexo de Édipo.
Dissociacao, usou a figura de um magico para resolver seu problema de inveja como se fosse a outra pessoa.