-
A Origem da Psicanálise
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Identificar o contexto no qual Sigmund Freud desenvolveu a Psicanálise. Reconhecer os conceitos de consciente, inconsciente e sublimação. Relacionar a Psicanálise à sociedade e à cultura.
-
Princípios da Imagem Pessoal
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Definir imagem e constituição do eu a partir da teoria psicanalítica. Explicar a imagem e a representação social do eu a partir da psicologia social. Relacionar corpo com identificação e imagem, com foco nos princípios da psicanálise para a constituição psíquica e existencial do sujeito.
-
Conceito do Eu e da Personalidade
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer o processo de constituição do eu a partir dos estudos freudianos. Definir personalidade e psicanálise. Identificar as principais características do id, do ego e do superego.
-
Escolas da Psicologia: Psicanálise e Behaviorismo
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Conceituar psicanálise com base nos trabalhos de Freud, Melanie Klein e Lacan. Definir behaviorismo. Descrever a natureza experimental do behaviorismo.
-
Literatura, Psicanálise e Filosofia
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Descrever a relação entre Literatura, Psicanálise e Filosofia. Reconhecer os limites da Filosofia e da Psicanálise em relação à estética literária. Interpretar obras literárias sob o viés psicanalítico e filosófico.
-
O Ego e os Mecanismos de Defesa
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Definir ego e as funções do ego segundo a psicanálise freudiana. Descrever os mecanismos de defesa. Explicar como se dá a identificação para inserção do sujeito em um grupo a partir de sua constituição psíquica e social.
-
Relação Compreensiva e a Relação com o Real
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Apresentar os registros do imaginário, simbólico e real do campo da Psicanálise. Relacionar os três paradigmas da imagem com os registros da Psicanálise. Interpretar a imagem como representação ou aproximação do real.
-
Principais Matrizes Teóricas da Psicologia Social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Identificar as representações coletivas de Durkheim, mentalidades primitivas de Lévy e as representações de Moscovici. Analisar as influências psicanalíticas, como a teoria das massas de Sigmund Freud e o inconsciente coletivo de Carl Gustav Jung. Reconhecer a dimensão empírica e raízes metodológicas da psicologia social psicológica, psicologia social sociológica e psicologia social crítica.
-
CERTIFICADO

Conteúdos extraordinarios nos fazendo refletir sobre tais fatos
Sim principalmente a libido na qual as pessoas erotizam bastante quando na verdade não sabem seu real contexto
VERDADE. Freud explica que tudo ´libido.
A psicologia social e que ajuda o indivíduo a conviver melhor na sociedade.a psicologia da sociologia e como o pensamento do homem vem se desenvolvendo desde a antiguidade até dias de hoje a forma como pensamos hoje e interagimos na sociedade, já que a psicologia crítica ela faz com que o sujeito repense seus Eros e mudem de atitudes no convívio social político religioso.
O libido é o que produzimos no nosso inconsciente que nós dar a percepção das coisas.
visão psicanalítica de Freud sempre sobre o você e sua natureza humana, libido e o amor pela vida.
A Psicologia Social estuda a relação do indivíduo com a sociedade. Ela observa comportamentos (ou suas intenções), nos momentos em que estamos cercados de outras pessoas. Uma de suas principais ideologias é que nosso comportamento é diferente quando estamos sozinhos e quando estamos em comunidade.
Excelente material,so aprendo cada vez mais.
Realmente muito importante essas representações na psicologia social, para podermos analisar as influências de cada filosofo. Particularmente gosto muito da influencia psicanalista de Jung. O reconhecimento e a dimensão empírica das raízes metodológica
Cada um com sua perspectiva visão, que ao longo da história, cada conhecimento foi agregando um ao outro.
Exatamente.
Cada pensador tem uma maneira diferente e conceituar a psicologia social e cada qual tem sua verdade.
A psicologia da inferioridade existe, é um assunto que deve ser estudado a fundo para que haja uma interação social.
Cada autor coloca sua visão , sendo todas importante para nós. E nos leva a refletir.
Conteúdo de vasta experiência para nós , futuros psicanalistas.
Temas diferentes dentro de um só termo , e com uma única função que é cuidar e educar a mente.
As influências das correntes técnicas da psicologia social e seus principais pensadores (Durkhein, Moscovici, Lévy-Bruhl, Freud e Jung), nos promove uma visualização da Psicologia Social (Psicológica, Sociológica e Social-Críticca/Histórico-crítica).
São diferentes olhares de acordo com cada representação e autores.
Cada qual, dá a sua contribuição na psicologia social.
Cada autor com sua contribuição ao conhecimento do outro.
A Psicologia Social estuda a relação do indivíduo com a sociedade. Ela observa comportamentos ou suas intenções, nos momentos em que estamos cercados de outras pessoas. Uma de suas principais ideologias é que nosso comportamento é diferente quando estamos sozinhos e quando estamos em comunidade. A psicologia social psicológica se limita a explicar as ações do indivíduo a partir dos estímulos que recebe do exterior (os seus sentimentos, comportamentos e pensamentos, por exemplo). Já a psicologia social sociológica estuda os fenômenos que surgem nos diferentes grupos a partir da interação das pessoas com estes. A Psicologia Social Crítica situa o saber psicológico em geral como uma forma de entender, guiar e regular a vida cotidiana, procurando compreender e explicitar quais são os meios pelos quais uma “cultura psicológica” é difundida e instituída, sendo instalada para além do conhecimento acadêmico .
Percebemos que a Psicologia Social é um campo de multiplicidade, e se caracteriza por ser bastante empírico, até pelos seus objetivos de estudos. A Psicologia Social, não busca teorias globalizantes para o comportamento humano, como são encontradas em outras teorias psicológicas, os Psicólogos sociais estão mais voltados para utilização de varias teorias especificas para os diversos tipos de fenômenos cognitivos e sociais.
As visões estabelecida por cada pensador retrata a forma como cada indivíduo é visto dentro da psicologia social.
Cada autor com seu jeito especial ao conhecimento
REALMENTE COMO CADA AUTOR TEM UMA VISÃO DIFERENTE SOBRE AS PESSOAS E AS COISAS AO REDOR ,DANDO ASSIM SUAS CONCLUSÕES.
o conhecimento de cada um tem maneira diferente jeito de pensar analisar o foco de cada sujeito
Os autores com suas teorias nos faz refletir e aprofundar o nosso conhecimento nesse curso maravilhoso proposto pelo IEVI. Excelente curso !
As representações da psicologia social pelos autores supra citados nos permite compreender a relação do indivíduo com ele mesmo, o individuo com os meios sociais que ocupa, o que é seu o que é do outro e o que é nosso, bem como o indivíduo influencia e é influenciado pelo meio.
Os pensadores primitivo ,os nossos pais;cada um traz sua ideologia para que venham -nos ajudar à trazer soluções para aqueles que precisa e até nós mesmo
Cada um dos autores com a sua brilhante visão contribuíram significativamente com as suas teorias para a saúde psíquica da humanidade.
As questões transcendentais em diversas reativas ao meio em que o indivíduo vive e sobrevive com o alçar libidico de seu senso inerente de sobrevivência.
Todas as correntes são fundamentadas no ser individual e social, entretanto, apesar da individualidade o homem é um ser social.
E a area que estuda o comportamento e as questões que perpassam a vida do ser humano…
interessante os conteúdos.
É muito importante ver a diversidade de opiniões
Todos pesquisadores contribuiram com seus proprios estudos e abrindo a visao para nossa sociedade .
Cada autor com o seu jeito de pensar e analisar
Todos tem o seu proprio conhecimento de visao , e cada um analisa a vida como ela ve .
O conhecimento dos três tipos de psicologia permite ao estudioso uma melhor compreensão do indivíduo e da sua relação com o meio social no qual se encontra inserido.
Apesar de concordar mais com Freud, continuo na linha que todas teorias e formas de análises se complementam.
Cada um com sua maneira nos dá uma visão ampla de conhecimento.
De todos os citados,Freud citar a libido e a dependência do outro no que tange principalmente o prazer é fundamental.
Consegui obter um prima esclarecedor no tocante a análise.
Cada um tem o seu próprio conhecimento, e abordam o que sempre acharam, a maneira de pensar agir ou o fazer, aonde nos como o pai da psicanalise termos o livre arbitrio , de fazer e agir em função da realidade que nos rodeiam.
A Libido está relacionada ao prazer de tudo o que fazemos e /ou iremos fazer, sem ela, perde-se a motivação, o desejo e etc.
Entendemos acima uma diversificação de pensamentos para nos colocar no centro do que é essencial para nossa vida, cada um com seu pensamento, mas, no contexto final, o mesmo objetivo.
O saber é muito importante para evolução.
a psicologia social ajuda o indivíduo a conviver melhor na sociedade.
Uma de suas principais ideologias é que nosso comportamento é diferente quando estamos sozinhos e quando estamos em comunidade. A psicologia social psicológica se limita a explicar as ações do indivíduo a partir dos estímulos que recebe do exterior
A psicologia social ajuda a compreender diferentes aspectos do comportamento humano em relação a sua interação social.
cada linha da psicologia abrange um pensamento uma interpretação . A psicologia social visa o comportamento de pessoas com as demais observa a influencia dessa relação. A psicologia social sociológica observa o comportamentos das pessoas em diferentes grupos
psicologia social critica observa comportamento através das suas vivencias.
ssa abordagem analisa as intenções e os comportamentos das pessoas quando estão cercadas de outras.
Devemos achar o melhor de cada um nessa matéria e buscar o equilíbrio.
Tudo que,aprendemos é muito importante pois levamos para a vida toda e principalmente podemos aplicar esses conhecimentos para ajudar paciente que está vulnerável e precisando de ajuda .
A Visão de Freud, voltada sempre pro outro, da necessidade do outro na nossa vida.
Muito bem explicado
Os três tipos de psicologia são essenciais para o entendimento das relações humanas em sociedade.
Assunto maravilhoso, já que somos seres sociais e dependemos de nosso psiquismo para nos relacionarmos bem ou não.
A visão analítica aborda o olhar do outro em relação com os comportamentos , coletivos ou não, e seus comportamentos em relação a sociedade
Podemos observar que as teorias parecem enriquecer umas as outras…
A autora expõe que o desenvolvimento dessa vertente na América Latina ocorreu por meio de primeiras influências, influências mais centrais e por relações interinfluentes, entre três correntes: a Psicologia Social comunitária, ela mesma; a Psicologia da Libertação (Martín-Baró, 1998); e a Psicologia Social crítica (Lima
Tudo que vivemos nos influencia.
Tudo nos influencia .
Tudo nos influencia .o meios, a sociedade , tido em geral.
O inconsciente coletivo é uma compilação de todos os fatores que cercam o ser humano desde sua concepção mais primitiva até a atualidade.
Fala sobre vários tipos de psicologias.
É maravilhoso esses três conteúdos bem explicado e de fácil compreensão .
A Psicologia Social tem correntes teóricas bem importantes com seus representantes principais:
Representações coletivas de Durkhein – o que os homens pensam sobre si mesmos e sobre a realidade; Representações sociais de Moscovici- interação entre o sujeito e o objeto para entender como o individuo compreende a realidade em que vive; Mentalidades primitivas de Lévy-Bruhl- leis de funcionamento das representações coletivas; Visão Psicanalítica de Freud- a libido e o amor são formas que unem a massa à necessidade pelo outro; Inconsciente coletivo de Jung- experiências comuns às pessoas mesmo as mais antigas (genealogia).
A relação entre os autores e suas abordagens revela correntes com similaridades e disparidades, contudo todas se complementam.
É importante notar que Émile Durkheim, Serge Moscovici, Lucien Lévy-Bruhl, Sigmund Freud e Carl Jung são pensadores de diferentes áreas e seus trabalhos se relacionam com a Psicologia Social de maneiras distintas.
Os estudos individuais convergem para a montagem psicológica e analítica de todo e qualquer indivíduo de situação mental saudável e correspondente ao seu ambiente natural e vivenciado.
Cada autor sintetiza sua análise abordando uma visão referente a particularidade do ser humano. Nos mostrando como é complexo o ser humano.Sobre a análise do sujeito individual.
A contribuição de cada autor da Psicologia Social é fascinante e elas se complementam.
A psicologia social é muito importante no contexto de relacionamento interpessoal e das massas.
Compreender a sociedade como um todo e também no seu contexto cultural, político e até mesmo no aspecto físico.
O desempenho de cada autor é de ordem completamente relacionadas uma com a outra teoria .
Assim fortalece o libido e o amor pela existência .
Segundo Freud tudo é libido e tudo nos influencia
Tema importantíssimo. A Psicologia Social – Estuda a relação do indivíduo com a sociedade, é uma ciência que procura compreender a “razão” do comportamento humano inserido numa sociedade, a interação social. O objetivo da Psicologia Social é entender a cognição e o comportamento que ocorrem naturalmente em um contexto social.
A psicanálise abrange a sociedade como um todo, as classificação da psicanálise na sócio cadeia do viver humano é real e verdadeira. O relacionamento interpessoal e coletivo é um fator constante de analise e averiguação, pois busca atentar para o bom andamento em sociedade. As representações sociais de moscovici denota a realidade do meio em que o ser humano vive. Um reconhecimento real do objeto coadjuvante da vida que nos cerca.
A psicologia e a sociologia tem a psicologia social como fronteira entre elas. É a psicologia social, que em sua abordagem busca compreender o comportamento do indivíduo em suas interações sociais.