Formação em Psicanálise Clínica

Formação em Psicanálise Clínica

This content is protected, please login and enroll course to view this content!

98 comentários sobre “e-Book – Teoria da Imagem

  1. A imagem definem como está o seu psiquê humana , com tudo os conceitos da psiquasalise traz uma iniguimatica de apresentação para a imagem, definem como está sendo o seu estimo psicológico , agravando a conjunção entre os três paradigma, o mundo complexo de apresentação do seu estimo , apresenta muitas informações sobre a ação do superego , atraem questões significativos dentro da personalidade de cada análise experimental da mente humana.

    Responder
    1. Acho que a imagem define muita coisa além daquilo que se pode compreender, através de uma imagem podemos criar problemas ou solucionar problemas.
      além de termos o fictício e o real a animação é o real então é uma avaliação do psique humano muito profundo onde podemos desenvolver vários trabalhos encima de um tema grandioso chamado imagem

      Responder
    2. A imagem que reflete uma liberdade ao caminhar, mais cada um terá sua própria reflexão cada imagem tem sua representatividade em seu olhar.

      Responder
    3. A imagem representa muito , depende do olha de cada pessoa , depende do dia , as vezes uma coisa que não tem significado para uns para outros e uma beleza

      Responder
    4. A imagem traz ilustrações de como a pessoa esta observando a imagem ,um ponto determinante é o estado psiquico do individuo

      Responder
    5. A imagem ao longo dos séculos tem sido objeto de discussão da filosofia. Por óbvio, na psicanálise há também uma esteira bem aciclica forjada nesta linha. Em decorrência deste pensamento, a imagem como teoria, na psicanálise tem um cunho diferente do que na fiosofia, que em parte empresta alguns insights a esta última.

      Responder
    6. Essa definição de imagem que conhecemos e tão complexa quanto às muitas férias que se estudam nos dias atuais e acredito que saberemos muito mais no futuro.Podemos identificar, vizualizar através da imagem e sabemos que uma identidade só e possível pela imagem real de um ser.Muito lok essa coisas.

      Responder
  2. No exercício proposto no e-book podemos afirmar que:
    1) As relações estabelecidas entre os registros elaborados pela psicanalise e os paradigmas da imagem são:
    – O paradigma pré fotográfico – está para o imaginário;
    – O paradigma fotográfico – está para o real e;
    – O paradigma pós-fotográfico – está para o simbólico.

    2) As relações estabelecidas entre os registros elaborados pela psicanálise e os paradigmas da imagem se caracterizam como:
    A relação da imagem pré-fotográfica com o simbólico é idílica e conflituosa;
    A relação a imagem fotográfica com o real é de captura de um fragmento no tempo-espaço;
    A relação da imagem pós-fotografia com o simbolismo é marcada pela dimensão do olhar da lei, da cultura, da estrutura, da linguagem.

    3) Quanto ao paradigma da imagem da lâmpada podemos dizer que:
    A imagem se encontra no paradigma pré-fotográfico, uma vez que nela se observa a presença do corpo do sujeito – com a mão e o seu olhar – durante a representação visual da lâmpada.

    4) Acerca da interpretação da imagem como mais ou menos real, a citação que apresenta a categoria conceitual fundamental para se interpretar a imagem é contextual.
    5) E por fim, a respeito da relação entre imagem e “real” podemos dizer que a modalidade da imagem é um aspecto que se relaciona com a credibilidade da representação.

    Responder
    1. A imagem depende de simbólica , representativa e ilusória. Entendo que uma foto de alguém representa a pessoa ,uma foto artesanal é representa uma figura ou arte ,e figuras publicações representa um evento .,um símbolo um sentimento ,todas as fotos depende de com significa pra cada indivíduo

      Responder
      1. A imagem define o que você vê , simbolicamente .e cada indivíduo vê de forma diferente .

        Responder
  3. 1) O paradigma pré-fotográfico está para o imaginário; o paradigma fotográfico está para o real; e o paradigma pós-fotográfico está para o simbólico.
    2) A relação da imagem pré-fotográfica com o imaginário é idílica e conflituosa, a da relação da imagem fotográfica com o real é de captura de um fragmento no tempo espaço; e a relação da imagem pós-fotográfica com o simbólico é marcada pela dimensão do olhar da Lei, da Cultura, da estrutura, da linguagem.
    3) A imagem se encontra no paradigma fotográfico, uma vez que nela se observa a presença do corpo do sujeito – com a mão e o seu olhar – durante a representação visual da lâmpada.
    4) Contexto.
    5) A modalidade da imagem é um aspecto que se relaciona com a credibilidade de representação.

    Responder
    1. Os três paradigmas das imagens são interpretados a partir dos três registros da psicanalise, o saber ,o imaginário é o simbólico.

      Responder
  4. O Real,Lacan define como o impensável e o impossível de ser simbolizado.
    O imaginário, representado pela linguagem o duplo sentido.
    PRÉ- FOTOGRAFICO: o imaginário.
    FOTOGRAFICO: o Real.

    Responder
  5. A imagem é uma das formas utilizadas para expressar a realidade e a sua relação com ela. Existem muitas formas de olhar para o mundo, mas também pela própria forma como o olhar se projeta. Essa forma de projetar a visão interfere também na constituição das pessoas como seres humano.

    Responder
  6. Toda imagem reflete a realidade diferenciada a partir de uma observação .
    Pra essa observação acontecer de forma realista precisamos compreender os três paradigmas da imagens.
    Pré – fotográfico= imaginário
    Fotográfico= real
    Pós – fotográfico = simbólico

    Responder
  7. O real, simbólico e imaginário são conceitos construídos por Lacan e introduzidos pela primeira vez em 1953. Estes conceitos apresentados por Lacan forneceram à psicanálise grandes avanços teóricos e conceituais e apresentando o inconsciente estruturado como uma linguagem através do real, simbólico e imaginário.

    Responder
  8. A imagem reflete o grau de influência do individuo com o meio e tem uso das tres fotográfico,pré-fotografico e o real.Tras ainda um meio fluente de conditibilidade das reaçoes quanto sociedade e espreita relações com o real ,imaginario e simbólico originados dos tais citados anteriormente.Por consequante tem meios de uma formação abstrata e real do indivíduo que a partir disto tem uma evolução psiquica intrínseca de causas e reações oriundas das classificatórias psicanaliticas dos adjetivos retratados como:esquizofrenias,recalques e etc.

    Responder
  9. O real, simbólico e imaginário são conceitos construídos por Lacan e introduzidos pela a primeira vez em julho de 1953. Os conceitos apesentados por Lacan forneceu a psicanalise grandes avanços teóricos e conceituais. Através dessas três repartições Real, Simbólica e Imaginário, Lacan passa a atribuir ao inconsciente ao campo da linguagem e dos significante.

    Responder
  10. Pode-se explicar a formação do sintoma e o ato psicanalítico a partir de cinco paradigmas: do paradigma um, o Complexo de Édipo, o gozo fálico [JF]; do paradigma dois, a Impossibilidade da Relação Sexual, o gozo do Outro barrado, [J]; do paradigma três, o gozo do sentido [JS] (jouissens); do paradigma quatro, o mais-de-gozar, o objeto [a] e, por fim, do paradigma cinco, o sintoma borromeano [S].

    Responder
  11. A imagem é uma das muitas formas de expressar o pensamento e as redes sociais tem influenciado muito ditando o real segundo elas, penso que isso dificulta para que o indivíduo tenha percepção de realidade, visto que o que é real par uns, não é totalmente eal para outros.

    Responder
  12. A imagem tem um apelo visual muito grande é umas das formas mais representativas na percepção nas propagandas, na comunicação humana em geral.

    Responder
  13. O uso excessivo de fotos no instagram eh algo muito; e muito toxico. Ao olhar fotos no instagram , todos sao magros, belos, ricos, felizes. Nao existe dor, magoas, escassez. E pra quem esta Fragil, fez esses excessos de informacoes , pode deprimir muito ( teclado em inlges, desculpa).

    Responder
  14. A teoria da imagem tem relevância para o estudioso de psicanálise buscar entender e compreender como o indivíduo vê sua imagem seja com relação a si mesmo com relação aos outros e também em relação ao grupo social no qual se encontra inserido. O estudo de Einstein e de Lacan contribuíram para uma melhor compreensão do tema.

    Responder
  15. A constante busca por identificação…
    Por buscarem respostas para todo traço e comportamento, as pessoas acabam invalidando sua história e as percepções vindas de suas experiências.Por vezes teremos que nos validar por nós mesmas, se não corremos o risco de sermos levadas por caminhos destrutivos e que possivelmente serão duros para sustentarmos. Atualmente percebo um excesso de modelos de como devemos viver.
    Com dicas, passo a passo de como seria o certo de sentir, ver e experimentar a vida.
    É notável como tem sido comum a busca por nomear os sentidos individuals, concerta- los e aprender técnicas para se encaixar, mas pouco se mostra a possibilidade de viver e experimentar a vida de outras formas.
    Será que precisamos nos identificar e nomear tudo que
    sentimos (e somos) para validar nossa existência?

    Responder
  16. Cada vez mais me convenço da necessidade em se pedir para que adultos e crianças tentem se expressar pelas imagens e demonstrem o sentido e significado real e simbólico guardados em seu interior.

    Responder
  17. Para a psicanálise o que se definem a imagem no paradigma , o paradigma fotográfico a imagem funciona como a metonímia ou seja uma relação por contiguidade;É uma imagem de documento em que figura um recorte da captura de um instante do Real.

    Responder
  18. Na perspectiva psicanalítica, a imagem corporal é sustentada por uma noção de corpo que ultrapassa os limites biológicos, assim como as fronteiras do contorno e da percepção da imagem deste. Para a Psicanálise, o corpo não se reduz a músculos, ossos e órgãos organizados em sistemas que funcionam conforme uma máquina. O corpo que a Psicanálise trata é um corpo que fala, do qual se fala, se percebe e se sabe algo sobre ele. Para a teoria freudiana, o Eu e o Corpo não são dados a priori e, portanto, a avaliação da imagem corporal por meio de um medidor universal seria por si só uma tarefa impossível, tendo em vista tratar-se de uma imagem que está permanentemente em reformulação. A associação dessa imagem corporal a determinados comportamentos patológicos é da mesma maneira questionável. A apreensão da imagem do corpo e sua identificação como o “Eu” é decorrente de operações psíquicas complexas e fundamentais.

    Responder
  19. A imagem pode nos arremeter a uma dispensação não real, temos que ter a percepção de não contextualizar o Real do Imaginário, ao ponto de acreditarmos que estamos fazendo ou julgando o que pode ser correto através do que pensamos e, estarmos induzindo através dos nossos pensamentos pessoas ao erros.

    Responder
  20. A imagem pode nos iludir a uma dispensação não real, temos que ter a percepção de não contextualizar o Real do Imaginário, ao ponto de acreditarmos que estamos fazendo ou julgando o que pode ser correto através do que pensamos e, estarmos induzindo através dos nossos pensamentos pessoas ao erros.

    Responder
  21. A relação compreensiva e a relação com o real estão interligadas e se influenciam mutuamente. A compreensão de um objeto ou fenômeno dependendo da capacidade do sujeito de perceber e descrever as características do mundo real que estão nele implicadas, enquanto a relação com o real é enriquecida pela capacidade do sujeito de atribuir significado e sentido as experiencias que vivencia. Em última análise a relação compreensiva e a relação com o real são importantes para o desenvolvimento da consciência crítica e reflexiva que permite ao sujeito compreender a complexidade e as contribuições do mundo em que vive e agir de forma mais consciente e responsável.

    Responder
  22. Características da Imagem. Quando falamos de imagem, é comum pensarmos apenas em seus aspectos “visíveis

    Responder
  23. A imagem transmite muita coisa entre o mundo real e o imaginário isso é importante para psicanálise pois durante uma análise dá para investigar o comportamento do paciente

    Responder
  24. A interpretação da imagem deve ser percebida como um processo contextual, cuja relação com o real é variável conforme o social e o cultural e também através do imaginário, do simbólico e do real da imagem.

    Responder
  25. A psicanálise influenciou a caracterização de paradigmas sobre a imagem.
    Pré- fotográfico: está no para o imaginário.
    Fotográfico: está para o real.
    Pós- fotográfico: está para o simbólico.

    Responder
  26. A imagem está para o imaginário, real, e simbólico, a partir desses paradigmas pode ser refletidas o ilusório, a realidade e a linguagem imagística: percepção, observação e fruição para uma adaptação

    Responder
  27. A partir da reflexões apresentadas, é apontado que e preciso compreender a relação entre imagem e real como contextual, pois uma imagem pode ser tida como mais real para alguns e menos real para outros.

    Responder
  28. A caracterização da imagem por meio do Paradigma Fotográfico permite refletir sobre as relações entre sujeito e imagem foram se construindo, sendo necessário evocar o campo da Psicanálise e os registros que elabora. Os três Paradigmas Fotográficos se relacionam com os registros (imaginário, real e simbólico) da Psicanálise, sistematizados por Lacan a partir das ideias de Freud. São: a) pré- fotográfico – imagens artesanais, como desenho, pintura e gravura e corresponde ao campo do imaginário; b) fotográfico com o real; c) pós-fotográfico com imagens sintéticas ou infográficas realizadas por computação. Essas relações são fundamentais em Psicanálise.

    Responder
  29. A imagem constitui um olhar sobre o sujeito, o mundo, sobre o observar. O imaginário é o registro que mais se relaciona aos problemas de imagem, responde ao ego, ao eu do sujeito, sendo fundamental para a Psicanálise. A imagem é uma forma de expressar a realidade e sua relação com ela. A imagem vem antes das letra.

    Responder
  30. A relação compreensiva se baseia na interpretação subjetiva e na compreensão dos significados e dos contextos culturais em que os fenômenos ocorrem, em relação com o real, dá ênfase ao aspecto objetivo e observa diretamente os fenômenos, buscando entender os aspectos concretos e mensuráveis da realidade.

    Responder
  31. De todas as disciplinas da psicanálise, sem dúvidas esta é a mais complexa. Entender a relação dos 3 paradigmas da Imagem ( o imaginário, o simbólico e o real) e o funcionamento estrutural psíquico ( Pré-fotógrafo, fotógrafo e pós-fotógrafo) Preciso ler e entender mais, confesso.

    Responder
  32. A imagem é uma forma de expressão tipica, percebida pelos sentidos e se relaciona com o espaço, o tempo, a sociedade e principalmente com o ato de ver que a ela dá sentido. No mundo de hoje, a imagem é extremamente poderosa e influenncia de modo significativo a vida das pessoas.

    Responder
  33. Se estabelecermos uma relação com a psicanálise, e pensamos que não somos uma unidade, mas somos constituídos por diversos outros

    Responder
  34. As imagens possuem interpretações diferentes de um indivíduo para outro, mas, também possui interpretações diferentes quando é observada em momentos diferentes de nossa vida. A cultura, a vivência e as influências emocionais também diferem na interpretação que podemos fazer sobre elas. Seja, imaginário, real ou simbólico, o sentir pessoal é uma influência que não se deve ignorar.

    Responder
  35. A imagem é a representação visual de um objeto.
    do ponto de vista platônico ,a imagem seria uma projeção da ideia ,á luz de sua teoria do idealismo.
    já na segunda imagem controversamente, á luz da teoria do realismo ,acreditava que a imagem era a representação mental do objeto real, sendo adquirido através dos sentidos e na ultima imagem agrega explicação á imagem como um produto de uma cultura e seu significado particular a uma conjunto de conhecimento.

    Responder
  36. A IMAGEM NOS REVELA VARIAS FACETAS, COMPOSTAS PELO OLHAR CONCRETO E ABSTRATO;
    ANALIZAR E INDENTIFICAR O PSIQUI ATRAVES DA IMAGEM E FUNDAMENTAL PARA ENTENDER O ESTADO EMOCIONAL DE CADA PESSOA.

    Responder
  37. A imagem individualmente é influenciada pela cultura e pelo olhar. Cada imagem individualmente tem seus significados influenciado pelo individuo que olha e como vê. O olhar contem variantes que influenciam na imagem criada. Já levamos uma influencia no olhar e essa influencia é aplicada na imagem contraída pelo olhar.

    Responder
  38. As imagens são contextuais, e dependem do tempo e espaço, de quem as vê, sob culturas políticas e geográficas podem ter impactos diferentes. Contudo expressam o imaginário individual, ressaltando o poder de significados relevantes. Podem ter interpretações conclusivas ou não, perfeitas ou não, mas demonstram o estado de quem constrói e a vê.

    Responder
  39. A relação com o real pode causar angústia e desconforto, uma vez que confronta os sujeitos com a falta de sentido absoluto e a presença do desconhecido. É um encontro com o inesperado, o inefável e o irracional. No entanto, Lacan argumenta que a relação com o real é necessária para uma compreensão mais completa da subjetividade e da existência humana. Ela desafia as construções simbólicas e abre espaço para a criatividade, a transformação e a abertura a novas possibilidades.

    Responder
  40. Uma imagem é multifatorial: social, biológica, cultural, genética e experiências de vida. Além de tudo, essa imagem já foi construída antes do nascimento, mas está presente no imaginário dos pais. Como uma idealização de seus pais, que projetam inconscientemente, ou até de forma consciente, uma expectativa que tem para você. A projeção cultural e social também estão incluídas nesta expectativa.

    Responder
  41. Os registros apresentados e estudados nos faz entender que a interpretação do imaginário e o real depende do olhar de quem observa . Os casos apresentadas sempre serão diferentes e devem ser observados com cautela

    Responder
  42. A imagem é uma forma de expressão humana cuja percepção e interpretação está para além dos sentidos. Ela constitui também um
    olhar sobre o sujeito, o mundo e o real. Esse olhar, como você deve imaginar, é variável ao longo do tempo e também muda de acordo
    com espaço, sociedade, contexto, etc. Além disso, a imagem é ainda marcada pelo olhar do sujeito que a observa e a contempla, pois esse mesmo olhar é produtor de sentidos sobre ela e sobre o real que ela representa

    Responder
  43. A realidade é apresentada pela imagem, o real é uma construção social, a imagem é uma das muitas formas para expressar os pensamentos, há portanto muitas formas de ver.

    Responder
  44. A imagem denota a realidade da mente humana tanto para caracterizar ou não como anda o seu psquê e ainda de como entender as mais variadas condições que o ser humano possa apresentar.

    Responder
  45. O espectador é um sujeito ativo da imagem porque a constrói quando a observa e a contempla. Nesse caso, o processo de percepção que o espectador faz da imagem, é caracterizado por um conjunto de espectativas tecido sobre a imagem.

    Responder
  46. O conceito da imagem, do real e do simbólico é tido com a perspectiva do observador. A imagem é marcada pelo olhar do sujeito que o observa de acordo com sua percepção.

    Responder
  47. Vemos as coisas com nossas emoçoes e sensações, e por isso algumas vezes caímos nas ciladas das nossas emoções e sensações, principalmente quando estamos cercados por traumas, dores e rejeição.

    Responder
  48. Se colocarmos 10 pessoas em frente a uma imagem , e pedirmos para analisarem ,certamente teremos varias descriçoes diferentes uma das outtras.

    Responder
  49. Não foi levado em consideração a veracidade dos fatos. A maneira como foi exposto os fatos deu a credibilidade, isso foi um dos fatores que influenciou muito.

    Responder
  50. A mente humana vive mergulhada entre o que é real, simbólico ou imaginário, os quais refletem nas sensações, percepções e sentimentos de cada indivíduo. Cada olhar humano, percebe à seu modo, as imagens que lhe são projetadas e às interpreta de acordo com as suas próprias experiências vividas.

    Responder
  51. REAL: que inclui o corpo orgânico – ossos, órgãos, etc. Mas não se reduz a isso – pois ele só existe à medida que for falado. SIMBÓLICO: que seria o envelope tecido pela linguagem.
    É como uma segunda pele, feita por uma rede de significantes.
    IMAGINÁRIO: a imagem de como o sujeito se vê e como acredita ser visto pelos outros.
    O paradigma Pré-fotográfico está relacionado ao imaginário, o paradigma fotográfico está relacionado ao real e o paradigma pós -fotográfico está relacionado ao simbólico.
    Uma imagem, quando bem elaborada, transmite a sua mensagem de forma rápida, objetiva e direta. Às vezes, ela nos seduz a ponto de lembrarmos dela após meses ou até anos.

    Responder
  52. O debate sobre a imagem, eu vejo que a cada dia que se passa mais as pessoas deixam seus argumentos, muitas pessoas deixa de viver por olhar a vida do outro, e tudo quando é postado sempre haverá questionamento, o que eu vejo sobre isso, vivemos em um mundo que a cada segundo que se passa mais as pessoas são amargas com elas mesmo, preocupam tanto com as pessoas que deixa de viver a própria vida, lembrando que quando postamos uma imagem também precisamos entender que haverá comentários aí eu pergunto, será que está preparado pra ouvir ou ler através do que você posta.

    Responder
  53. Damos muita credibilidade ao cue vemos, pois uma imagem, transmite muitas informações, contendo muitas simbologias, penetram no cérebro, como verdade, despertando gatilhos , remetendo assim comportamentos, devido as sensações .

    Responder
  54. A imagem diz muito sobre as pessoas, porém não a define em primeiro plano referente a psiquê, seus conflitos, desejos etc….

    Responder
  55. A imagem em si, possui suas características imutáveis. Porém, aos olhos de que a contempla, com o passar dos tempos e das civilizações e com a mudança de compreensão de mundo, a imagem perde a caraterística imutável e se adéqua ao mundo que a vê.

    Responder
  56. Para mim que estou iniciando como neuropsicopedagogo, o conteúdo do curso está sendo muito importante para o enriquecimento dos meus conhecimentos. O estudo do registros da psicanálise: o imaginário, o simbólico e o real, está dando um novo sentido, uma nova forma de perceber a realidade, a mim mesmo e o meu entorno.

    Responder
  57. Todos os desdobramentos dos grandes momentos e paradigmas citados e mencionados e discutidos pelos autores, devemos observa-los como um ponto de partida para uma reflexão e entendimento na relação entre as pessoas com a imagem nos dias atuais.

    Responder
  58. Os conceitos de real, simbólico e imaginário foram desenvolvidos por Lacan e surgiram pela primeira vez em 1953. Eles trouxeram importantes avanços teóricos e conceituais para a psicanálise, mostrando que o inconsciente é estruturado como uma linguagem que se manifesta através dessas três dimensões.

    Responder
  59. Analisa as relações entre imagem, categorias sociais (corporeidade, gênero, sexualidade, etnicidade) poder e educação na constituição de significados culturais. Os elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos, e seu número é reduzido: o ponto, a linha, a forma, a direção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento.

    Responder
  60. A imaginação é o representar coisas em pensamento – fantasias, sonhos, imagens que criamos -, independente da realidade que irão representar o mundo ao que o experencia; o simbólico seria o atribuir sentido, significado, valor e função aos elementos da cultura, também da linguem e da comunicação; o real, seria tudo o que existe fora da mente humana. Estes três se relacionam um com outro, assim, vamos entendendo como a mente funciona.

    Responder
  61. O texto oferece uma análise densa e detalhada das noções lacanianas do imaginário, simbólico e real, destacando sua importância para a compreensão da psicanálise e do funcionamento do inconsciente humano.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

208 comentários sobre “Formação em Psicanálise Clínica

          1. O curso é muito bom! O material de apoio é ótimo. Me surpreendeu bastante. Estão de Parabéns ?!

          2. Estou gostando muito do curso, tenho dois cursos básicos e uma especialização em psicanalise.

          3. Bom dia,estou começando hj no curso de psicanálise, estou um pouco perdida na plataforma.

          4. A proposta do curso está acima das minhas perspectivas. Excelente o material disposto aos alunos.

          5. O curso foi maravilhoso, parabéns um curso gratuito e instrutivo, já paguei meu certificado, já vou atuar na parte de psicanálise clínica holística, vou cadastrar meu certificado , agradeço muito a IEVI.

      1. Estou gostando muito do curso. O material disponibilizado é de excelente qualidade e atualizado de forma visível. Parabéns a IEVI.

      2. Eu amei esse curso rápido e muito produtivo, tenho certeza que vai agregar muito para meu trabalho como psicanalista.

      1. O IEVI emite declaração ou histórico da conclusão da programação com aproveitamento e a carga horária da formação?

          1. Tenho licenciatura em psicologia, se fizer o curso de psicanálise com que graduação eu saio?

          2. Estou comendo, e ainda não conheço o curso, logo não posso emitir opiniões, espero poder obter muitos subsídios e dividir com os pares.

      2. Sempre tive muita vontade de fazer um bom curso de psicanálise, talvez esse seja um bom momento.

    1. Olá
      Gostaria de saber o valor do certificado e da credencial, por gentileza.
      Grata

      Maria Emília Barros

      1. A psicanálise é uma profissão livre, reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (CBO – código 2515.50).

    2. Olá Boa Noite, gostaria de saber o valor do certificado da formação em Psicanálise clínica.

      Grata

    3. Curso muito bom adorei, bora continuar o aprendizado ! Gratidão
      Finalizado

    4. Confesso que havia feito outro curso de psicanálise, contudo, senti ao término, uma sensação de pouquissímo conhecimento, até ao revisitar o material proposto para o estudo. Com o estudo realizado no IEVI, sinto-me desafiado a continuar estudando, contudo, com uma ótima visão, pelo material apresentado, que constitui-se muito rico, pela condução e distribuição de material e enfim, disposto a poder auxiliar aqueles que necessitam. Tenho muito a agradecer a este Curso de formação em Psicanálise e recomendar a que outros possam fazê-lo. Parabéns a todos e especialmente ao(s)mentor(es) que me acompanhou até esta conclusão!

  1. Com essa formação vou poder atender como profissional em Psicanálise clínica?

    1. É aconselhável concluir o curso de Formação em Psicanálise Clínica com no mínimo 70% de aproveitamento e Realizar o Curso de Psicanálise Integrativa.

      1. Isso quer dizer sim? Sim, pode atuar como pessoa habilitada, psicanalista clínica, fazendo esses dois cursos com o aproveitamento mínimo ou maior que 70%?

        1. Bom dia!
          Caso o aluno não possua experiência em atendimento, nós sugerimos o mesmo a realizar os módulos práticos de análise didática e supervisão.

        2. Mas e o tripé psicanalítico de análise pessoal e supervisão psicanalitica? Como vou completar esse tripé exigido para atuar como psicanalista? Vocês poderiam escrever aqui no site como cumprir esses requisitos? Se particular ou se vcs irão oferecer?

          1. Bom dia!
            Os alunos serão avisados por e-mail quando os módulos de analise e supervisão estiverem disponíveis na plataforma.

        1. Gostaria de saber se a parte prática já foi incluída.
          Tenho interesse em fazer, mas me preocupo de ser cobrada por não ter parte prática do tripé.

  2. Bom dia
    Para as pessoas com graduação na área da Educação.
    Com esse certificado poderão montar uma clínica de Psicanálise.

  3. Bom dia,acabei me inscrever no curso de Psicanálise Clinica,já fiz o curso de Bacharel Livre em Teologia com vcs, tenho formação como Psicanalista Forense, Psicopatologia entre outras áreas , só me faltava o curso de Psicanálise Clinica,posso fazer o curso na Área Clínica ,grato.

  4. Boa tarde, estou gostando muito de ser uma aluna no curso de Formação em Psicanálise Clínica.

        1. Boa tarde,ao término do curso de psicanálise clínica posso fazer atendimento sim ou não.

      1. Em relação ao processo de análise e supervisão, para compor o tripé. O curso proporciona essa possibilidade?
        Gratidão pela oportunidade

          1. Gente preciso de mais informações pois não há comentários em lugar nenhum sobre a plataforma.

  5. boa noite. com o diploma de psicanálise clinico posso exercer a profissão no piauí?

    1. Bom dia!
      Pode sim. Para ser um psicanalista, não é necessário ter formação em psicologia ou medicina. O importante é que o psicanalista tenha uma formação sólida e constante, o que implica em muito estudo e aprofundamento da teoria e prática psicanalítica.

      1. É só se inscrever no site , entra no site, escolhe o curso, terá um ícone de inscrição, faça a inscrição colocando seus dados, vai precisar de uma senha, anota p não esquecer ou deixa salvo aí bom curso.

  6. já enviei meus dados e foto para credencial vcs precisam algum documento tbm para diploma psicanalista,fico aguardo da documentação.

  7. Bom dia,recebi toda documentação,muito obrigado,vou aguardar o curso de Psicanálise integrativa,um ótimo sábado para todos vcs.

  8. Boa tarde!!
    Venho através deste agradecer a oportunidade que vcs vem nos dando oportunidade para nós sejamos profissionais no ramo da psicanálise clínica,em breve estarei pedindo o certificado e a credencial.

  9. Preciso de outro curso para fazer psicanálise com vocês, para legalmente atender pessoas?

    1. Bom dia!
      Sim. É necessário realizar o curso de Psicanálise Integrativa (estará disponível na plataforma para os concluintes em breve).

  10. A escola fornece a análise e o estágio; contemplando o tripé psicanalítico e caso; alguém já possua a formação e queira; apenas a certificação palpável.. como se daria este caminho?
    Muito obrigado…
    Deus os abençoe!

    1. Todos os cursos dispostos por ser on line já estão disponíveis lembrando que para fazer psicanálise interativa precisar ter concluído a psicanálise clínica e o processo de matrícula é o mesmo, espero ter ajudado.

      1. Gostaria de saber por que eu tou matriculada no curso de psicanálise clínica eu completei o questionário ele diz que falhou na nota. Atenciosamente Marilândia Veloso Lima boa tarde!!

  11. Bom dia, A credencial, para quem fizer psicanalise clinica e integrativa é uma única credencial?

  12. boa noite minha neta pegou e fez a prova ,pois tive sai as presa e ficou quieta fui abri e reprovou
    acabou o tempo e o que faco agora

  13. Me interessei pelo curso, como e onde efetuar o pagamento?
    Poderei atender depois que concluir o curso?

    1. Bom dia!
      Após realizar os cursos de formação em psicanálise clínica, psicanálise integrativa e passar pelos módulos de analise didática e supervisão, sim.

    1. Entre o ego d o id é que o ego acata l princípio da realidade diferenciando do que é da mente e o que é do mundo externo.

    1. Se eu atingir o limite da quantidade de tentativas e não aprovar em dos questionários, devo continuar? Ou não terei condições de concluir o curso?

  14. Estou feliz em ter concluído o Curso de Psicanálise Clínica Pelo Instituto IEVI Agradeço a todos que fazem o referido Instituto. Por terem repassado todos os conteúdos gratuitos. Outrossim parabenizo a todos que fazem o IEVI pela alta
    responsabilidade com os alunos.
    ATT: José Augusto dos Santos

  15. GOSTEI MUITO DO CURSO E JÁ TERMINEI AGORA QUERO SABER COMO FAÇO PARA PAGAR ESTE CURSO, SE POSSO PAGAR PARCELADO NO BOLETO OU NÃO.

  16. Bom dia.
    Sou bacharel em Direito e me matriculei nos cursos de Psicanálise Clinica e Integrativa.
    Gostaria de receber um norte preciso em relação a como atuar como Psicanalista.
    Obrigado pela atenção.

    1. Bom dia!

      É necessário realizar os módulos práticos de analise didática e supervisão (estágio), para os alunos que não possuem experiência.

      Att,
      IEVI

  17. Eu lido com pessoas na minha ,e são tantos problemas é uma infinidade de diversidade e eu tento solucionar com o dom que Deus me deu ,mais achei que deveria ir além então pedi a Deus direção ,é eu creio que pode ser aqui ,então estou aqui buscando capacidades

  18. Qual é o prazo mínino para conclusão dos tres cursos que compõem o tripé para atuar como Psicanalista Clinico? E se o aluno concluir antes do tempo previsto na carga horária o que acontece no caso da solicitação do pedido do diploma e da credencial?

  19. Tenho interesse em fazer o curso de psicanálise clínica. Essa oportunidade é maravilhosa. Enfim vou fazer o curso.

    1. Não há Conselho de Psicanálise no Brasil. Você como Psicanalista, não tem obrigação de se filiar a qualquer órgão público. O Psicanalista não é subordinado a qualquer órgão de fiscalização profissional.
      Conselhos são criados por leis federais. Se não houver lei criando-os eles não podem existir, pelo menos não terão poder fiscalizador.

      1. Bom dia! Estou muito feliz por ter essa oportunidade, sempre sonhei em ser uma terapeuta. Muito obrigada!!

      1. Boa tarde
        Meu curso de formação é Bacharel em Serviço Social, especialização em Serviço Social e políticas públicas; gostaria de saber se no término desse curso de psicanálise Clínica eu já posso montar minha clínica?

  20. Estou em andamento com o curso, desde já tenho obtido um conhecimento excelente, cada dia mais me interesso pela temática. Recomendo! Curso para vida! Parabéns aos envolvidos.

  21. Deixo aqui meus agradecimentos atodar equip de professores colabradores pesquisadores em fim toda logistica, para poder presta um exelemte trabalho atodos que queram desevolver suas atividades como um profisional na area da psicanalise O Brasil esta precisando de eselentes profisionas nesta area da saude;pastor jose de sousa

  22. Trabalho com crianças, em oficina de artes. O objetivo das minhas oficinas é o desenvolvimento da crianças em vários aspectos. Procuro fazer um trabalho de excelência, buscando sempre conhecimentos e experiências que possam me auxiliar nessa área. Trabalho com jovens e crianças a 20 anos. Gostaria muito de entender a expressão das crianças através da arte, isso significa muito pra mim, pois me ajudará a atendê-lo da melhor forma. Sou formada em Artes Plásticas e pós graduada em Arte Educação. Agora gostaria de saber se posso atuar também como Psicanalista em meu trabalho (particular) e de que forma posso usar esse conhecimento.

  23. Excelente curso oferecido pela IEVI. Concluir o curso formação em Psicanálise, e já obtive o certificado. Sigo fazendo outros. Estou satisfeito!!!

  24. Curso campeão em excelência vale a pena cada parágrafo para quem realmente quer aprender e enriquecer seus conhecimentos.

    1. ola boa noite, eu conclui o meu hoje. voce recebeu seu certificado e credenciais.

  25. Estou concluindo Bacharel livre em teologia é possível que eu faça o de psicanálise!

  26. Muito feliz em ter escolhido o IEVI para fazer o Curso de Formação em Psicanálise Clínica! Conclui essa primeira etapa, hoje, 17 de maio de 2023! Um universo de conhecimentos teóricos e tudo muito bem elaborados para o aluno aprender sem dificuldades! Este curso está sendo um divisor de águas em meu caminhar, para o meu auto conhecimento e para meus propósitos futuros! Pretendo me inscrever no Curso de Formação em Psicanálise Integrativa, enfim, também a de análise e supervisão para atuar com precisão! Deus me ajude em todas as etapas, pois este é o ambiente (virtual EAD) certo! Gratidão ao site e todos os envolvidos nessa missão!

  27. No contexto da psicologia, o ego além de fazer parte da personalidade humana, está mais relacionado ao caráter ou seja, a forma como a pessoa se comporta ou pensa.

  28. quero parabenizar toda equipe pelo farto material que envolveu esse curso, abrindo o entendimento, sobre o psique e as varias faces de cada individuo, parabéns

  29. Sou brasileira mas moro na Argentina então não pago impostos no Brasil. Só tenho numero de registro que me derão no cartório e número de passaporte. Com estes números posso obter a credencial de psicanalise clínica ou não são os requeridos?

  30. Show, vou aproveitar a oportunidade e me matricular para aprender mais sobre o ser humano.

  31. Anteriormente eu tinha receio de estudar psicanalise ou qualquer curso que fosse voltado para mente humana, pois via como algo muito complexo. Mas agora, percebo que minha mente simplesmente estava bloqueando algo que hoje vejo como uma matéria bem interessante e prazerosa.

  32. Sonhar e realizar o meu sonho de ser psicanalista clinica, é muito bom. Glorias a Jesus!

  33. A 5 anos estudo psicanálise e agora terminei este curso e pretendo atuar .
    Este curso me ajudou bastante , pois já trabalho na área social com publico evangélico como Pastor e agora terei oportunidade de agregar um ao outro quando necessário.
    Grato a Deus e ao instituto.

  34. Eu estou fzendo este curso. Sou Terapeuta Holístico e a Psicanálise é uma áarea a qual sempre quiz atuar

    1. Pelo visto Freud nos apresenta, como na alegoria da caverna de Platão, que nosso eu verdadeiro e o mundo real é o inconsciente… Já aquela ideia da vida na qual nos manifestamos é apenas uma fração do todo… E o conflito entre estas crenças causam os problemas psíquicos na humanidade.

  35. Achei interessante e resolvi me inscrever fiz Curso de Terapeuta e quero agregar.

  36. Estou gostando muito do curso de formação em psicanálise. Porém, estou tendo que ler no próprio site. Queria baixar (download) pelo menos os e-book, para imprimir e reler várias vezes. Aprendo mais no papel, do que na tela do celular (ou computador). Tem alguma botão, para o download?

  37. Esse curso tem apenas a parte teoria e a avaliação. Mas e a parte de clínica supervisionada? Como fica pra prática?

  38. Pelo visto Freud nos apresenta, como na alegoria da caverna de Platão, que nosso eu verdadeiro e o mundo real é o inconsciente… Já aquela ideia da vida na qual nos manifestamos é apenas uma fração do todo… E o conflito entre estas crenças causam os problemas psíquicos na humanidade.

  39. Estou amando o curso, tem qualidade, e a plataforma é excelente.Os estudos são rigirosos e transnitem nuito conhecimento. Recomendo esta conceituada Instituição.Farei outros cursos.Tenho 65 anos, sou formada em Letras Português/ Inglês e respectivas Literaturas.Tenho pós-graduação em Gestão e Supervisão(360h), Teoria Literária(360h)(Tutoria no Ensino EAD(360h), Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar (660h) e estou cursando a formação em Psicanálise Clínica

  40. Já conclui o curso psicanalise clinica breve requisitarei o certificado e credencial!

  41. Hoje concluí este curso de “Formação em psicanálise clínica”,que me agregou muito conhecimento, pois possui um
    ótimo conteúdo, metodologia. Agradeço, primeiramente, a Deus por me permitir a isso e ao IEVI por proporcionar conteúdo tão rico e organizado numa plataforma muito bacana. Já solicitei meu certificado.
    Gratidão!!!

  42. Já participei de vários cursos, com certeza esse está entre os melhores, ainda estou no inicio, mas já estou impactado com o conteúdo, estou na primeira etapa A origem da psicanálise.

  43. Comecei o curso a dois dias. Realmente está né surpreendendo muito.
    Sou Antropologo.
    Tenho especializações em: Neurociência. Neurolinguística. Neuropsicologia e Psicologia Organizacional. O curso de vocês é excelente. Parabéns.

  44. A psicanálise nos mostra como resistir os traumas vivenciados, por meio de um sentimento bom, ela nos cura.

  45. Quero deixar aqui o meu agradecimento ao Instituto Videira pelo curso que realizei. O formato do curso, o poder fazer e pagar apenas o certificado e a credencial… foram fundamentais para que eu conseguisse conclui-lo e, com isso, realizar um sonho.
    Muito obrigada!

  46. Recomendo este curso. O programa está muito bem pensado e organizado. A plataforma é bem amigável e, sobre tudo, a orientação pelo zap é rápida e muito cordial. Estou feliz com meu certificado. Nào tive problemas para solicitar nem para pagar pois o soporte estava sempre disponível. Apenas conclui o pagamento me mandaram o certificado. Obrigada!

  47. A psicanálise é uma abordagem intensa, que com o decorrer do tempo o paciente consegue transferir suas emoções ao terapeuta. Esse curso está me proporcionando fazer uma autoavaliação da minha vida.

  48. Olá, gostaria de fazer o curso, poderei atuar como psicanalista clínica? Gostaria de saber como faço o estágio supervisionado, se vocês nos colocam para fazer? Como é? Quero abrir meu consultório. Ninguém tá respondendo o WhatsApp.

  49. Excelente curso. Ótimo material. Bem objetivo e bastante rico em conteúdo. Parabéns à IEVI

  50. Curso muito bom, com informações uteis e direcionadas para a formação em psicanálise clinica, além da forma didática ágil preconizado pela moderna pedagogia.
    Parabéns a equipe

    1. Boa tarde, meu nome é Laura, sou de Canoas/RS, estou começando o curso hoje, espero conseguir alcançar meus objetivos ao me matricular no curso, ou seja conhecer o pensamento freudiano.
      E sua aplicação no tratamento dos pacientes. Portanto, vamos começar..

  51. “Que a luz que nos guia , seja mais forte que a luz que nos cerca “

  52. FIZ O CURSO E SALVEI TODO MATERIAL É MUITO IMPORTANTE PARA LEITURA E TIRAR DUVIDAS, O CURSO É BEM COMPLETO PARA QUEM REALMENTE QUER FAZER PSICANÁLISE O MATERIAL E MUITO BOM.

Os comentários estão fechados.