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A Origem da Psicanálise
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Identificar o contexto no qual Sigmund Freud desenvolveu a Psicanálise. Reconhecer os conceitos de consciente, inconsciente e sublimação. Relacionar a Psicanálise à sociedade e à cultura.
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Princípios da Imagem Pessoal
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Definir imagem e constituição do eu a partir da teoria psicanalítica. Explicar a imagem e a representação social do eu a partir da psicologia social. Relacionar corpo com identificação e imagem, com foco nos princípios da psicanálise para a constituição psíquica e existencial do sujeito.
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Conceito do Eu e da Personalidade
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer o processo de constituição do eu a partir dos estudos freudianos. Definir personalidade e psicanálise. Identificar as principais características do id, do ego e do superego.
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Escolas da Psicologia: Psicanálise e Behaviorismo
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Conceituar psicanálise com base nos trabalhos de Freud, Melanie Klein e Lacan. Definir behaviorismo. Descrever a natureza experimental do behaviorismo.
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Literatura, Psicanálise e Filosofia
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Descrever a relação entre Literatura, Psicanálise e Filosofia. Reconhecer os limites da Filosofia e da Psicanálise em relação à estética literária. Interpretar obras literárias sob o viés psicanalítico e filosófico.
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O Ego e os Mecanismos de Defesa
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Definir ego e as funções do ego segundo a psicanálise freudiana. Descrever os mecanismos de defesa. Explicar como se dá a identificação para inserção do sujeito em um grupo a partir de sua constituição psíquica e social.
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Relação Compreensiva e a Relação com o Real
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Apresentar os registros do imaginário, simbólico e real do campo da Psicanálise. Relacionar os três paradigmas da imagem com os registros da Psicanálise. Interpretar a imagem como representação ou aproximação do real.
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Principais Matrizes Teóricas da Psicologia Social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Identificar as representações coletivas de Durkheim, mentalidades primitivas de Lévy e as representações de Moscovici. Analisar as influências psicanalíticas, como a teoria das massas de Sigmund Freud e o inconsciente coletivo de Carl Gustav Jung. Reconhecer a dimensão empírica e raízes metodológicas da psicologia social psicológica, psicologia social sociológica e psicologia social crítica.
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CERTIFICADO

O estado do espelho é um drama cujo impulso em termo precipita se da insuficiência para a antecipação.
O espelho é a constituição do eu, em um drama que traz impulso e antecipação causando ansiedade.
Assino em baixo
Concordo com a minha colega sobre o estado do espelho.
O estado de espelho e a reflexão dos nossos conflitos interno, do eu dos nosso impulsos do dia a dia.
estadio do espelho é o nosso eu desconhecido, ate formar uma imagem para o descobrimento
O estado do espelho e o reflexo e impulso da sua própria imagem.
O estádio do espelho é como se fosse uma réplica que só traz ansiedade sem resultados.
(1) a noção de paradigmas (pré-fotográfico, fotográfico e pós-fotográfico); (2) as duplicidades da fotografia (físico e simbólico; único e infinito; fragmento e a intensificação; real e transfiguração; presença e ausência; proximidade e separação; fusão e do corte); (3) as tricotomias da semiótica (signo em si; signo e objeto; signo e interpretante). Sete diferentes tipos de duplicidade: (1) físico e o simbólico; (2) único e infinito; (3) fragmento e a intensificação; (4) real e transfiguração; (5) presença e ausência; (6) proximidade e separação; (7) fusão e do corte. A mais conhecida das tricotomias peirceanas considera: (1) a relação do signo consigo mesmo; (2) a relação do signo com seu objeto dinâmico; (3) a relação do signo com seu interpretante. a) celebridade conferida; b) celebridade adquirida; c) celebridade atribuída; d) celetóide (celeator).
O estádio do espelho, produz um campo de experiência, que conduz a constituição do eu.
A constituição do Eu, se dá na identificação com o outro, que pode ser, através da experiência do estádio do espelho, bem como qualquer superfície que venha a devolver essa imagem do outro que pode ser qualquer pessoa ou grupo social.
A semiótica foi criada por Peirce, formando uma teoria geral para os signos , definindo-os como ( algo que representa alguma coisa para alguém em algum lugar. A semiótica pode-se analisar semioticamente tudo que está ao nosso redor.
Estado do espelho é como se fosse conduzida a constituição do Eu.
– Tema interessante.
A constituição do EU, através da análise do espelho, evidência as relações construída a partir das paradigmas das imagens , evidenciando a realidade sob o aspecto do sujeito.
O estádio do Espelho é um momento particular da vida psíquica da criança, processo de maturação, no qual ela vive uma experiência de identificação fundamental e faz a conquista da imagem de seu próprio corpo. A identificação primordial da criança com esta imagem irá promover a pré-formação do “Eu”, pois favorece a percepção da unidade do corpo próprio, que até o momento era do nível de uma dispersão angustiante, possibilitando o fim da vivência psíquica descrita por Lacan como o “fantasma do corpo esfacelado”.
Os paradigmas fotográficos e as apropriações de imagem de celebridades na web se mostra bastante instigante tendo em vista que tais imagens estão ancoradas no paradigma pós-fotográfico e tendem tanto a questionar este uso excessivo das tecnologias para alterações em imagens quanto se utilizam destes instrumentos para criação de conteúdo. Isto também passa a ser importante ao passo que antes se lidava com a imagem das celebridades de forma distinta a estes fazeres que o ambiente digital proporciona.
A semiótica está presente em quase todas as questões de estado de espelho por base de subsequentes reações e efeitos para uma criação de imagem que si assemelha pela posse do indivíduo que toma para si este personagem.
Temas importantes para aprofundamento dos nossos estudos!
O estado do espelho: como estamos tão inseridos em tudo isso. É preciso refletir.
O Estágio do espelho para Lacan é a a constituição do EU, da nossa identidade, e não ocorre a partir do biológico, pode ser das nossas experiências vividas e observadas, é nossa relação com o outro e com nossa relação com nós mesmos.
A conquista da fase do estádio do espelho é de suma importância para a constituição do eu, para a criação e visão sobre a própria identidade, da imagem de si mesmo.
Estádio espelho foi criado por Jacques Lacan, em 1936, onde ele apresenta um momento psíquico da evolução humana, situado entre os 6 e os 18 meses, durante o qual a criança antecipa o domínio sobre a sua unidade corporal através de uma identificação com a imagem do semelhante e da percepção da sua própria imagem num espelho.
No meu entendimento estádio de espelho é quando a criança,ao olhar no espelho ,reconhece-se como um ser desvinculado daquele que a cuida, é o momento da constituição do eu pessoa ,o outro.
As pessoas do nascimento a fase adulta, o espelho altera a funcao. Aqui, o que temos eh que o menino ao olhar para o espelho ele nao tem a capacidade de entender , nao ainda, que eh ele ali. So com um tempo que ele vai entendendo.
O que vemos em nos refletimos nos outros . O que nao gostamos e nao aceitamos nos outros curamos em nos .
Os textos colocados à disposição juntamente com o vídeo permite um melhor entendimento da questão do estádio do espelho e do relacionamento da pessoa com o seu próprio eu e ainda permite entender a relação da criança com o estádio do espelho.
O estádio espelho e o uso excessivo das tecnologias para alterações em imagens quanto se
utilizam destes instrumentos para criação de conteúdo, diz sobre o ser com o ego e o superego em construção, ou desconstrução.
O estádio do espelho nos trás reflexos e importantes decisãoes.o cuidado em não se cobrar ou se angustiar tanto assim no outro ou mesmo o cuidado como no ditado antigo’cuidado em quem você se espelha’n principalmente para a vida de uma criança.
o espelho é o instante mental onde a criança capita a percepção , sobre sua unidade corporea , pois é meio de indetificação com a imagem refletida no espelho e de outra pessoa , ela entede-se também que é meio de unidade , assim ela cria mecanismo para compreender e analisar também , e possuem imagem e indentidade.
A “Sabedoria das imagens”. Excelente título dado a esta fase de redes sociais onde voce demostra para todos toda a vida que voce não tem e centenas de amigos que voce mal conhece. Usar com sabedoria a sua imagem nessa fase “Pós- Fotográfica) é uma maneira de valores invertidos de voce mostrar para todos e voce mesmo o quanto sua vida é boa pois ela mesmo não acredita nisso.
O paradigma se concentra na forma como o paciente vê o mundo e como isso influencia seus pensamentos e comportamento.
A duplicidade se refere a diferentes facetas do paciente, incluindo o que é mostrado ao mundo e o que é mantido em segredo.
A tricotomia envolve a identificação dos tres aspectos da personalidade do paciente: o Eu ideal, o Eu Real e o Eu Ougth
A construção do eu parece instintiva, natural e consequente. A teoria Lacaniana descreve de forma interessante como isto ocorre com o estádio do espelho.
passa a ser importante ao passo qu antes se lidava com a imagem das celebridades de forma distinta a estes fazere que o ambiente digital proporciona.
A teoria do Estádio do espelho contribui para que entendamos como nossa organização da realidade e de nosso próprio Eu é uma espécie de efeito da capacidade que temos, enquanto humanos, de construir um sentido para o que vemos e ouvimos. Sem esse sentido, que é construído triangularmente entre Sujeito, Outro e Real (não dependendo apenas de um ou outro, mas numa relação dialética), não teríamos um ‘’Eu’’, um corpo, uma imagem, um nome para reconhecermos como nosso.
Interessante, profundo e esclarecedor, porém bem difícil de assimilar.
O conteudo muito completo para nosso aprendizagem.
Instituição do Eu, sensação de identidade, impressão de estabilidade, não é um dado, ou um ponto de partida. O eu não se constitui a partir de um amadurecimento biológico, mas o eu se apresenta por intermédio de uma relação. O estádio de espelho indica uma experiência, percebida, constatada.
Resumidamente o instituição do Eu, sensação de identidade, impressão de estabilidade, não é um dado, ou um ponto de partida. O eu não se constitui a partir de um amadurecimento biológico, mas o eu se apresenta por intermédio de uma relação. O estádio de espelho indica uma experiência, percebida, constatada.
O estádio do espelho tem muita relevância na Psicanálise e sempre revela o eu.
As imagens na web, utilizadas em diversos canais midiáticos revelam a interpretação do público em relação ao conteúdo divulgado a sobre as celebridades. Esta análise é bastante profunda e esclarecedora.
A análise das imagens através dos paradigmas de Santaella, é um estudo bastante interessante e realça as diferenças ou aproximações entre os três paradigmas.
O espelho é a constituição do eu em que um drama que traz impulso e antecipação causando ansiedade.
em resumo o estado do espelho segundo lacan, é uma etapa crucial no desenvolvimento humano que pode ter implicações significativas para a formação da identidade e da psique de um individuo
Na verdade o estádio do espelho é um movimento particular da vida psíquica da criança.
É um processo de maturação no qual ela vive uma experiência de identificação fundamental e faz a conquista da imagem de seu próprio corpo.
O estádio do Espelho é um momento particular da vida psíquica da criança, processo de maturação, no qual ela vive uma experiência de identificação fundamental e faz a conquista da imagem de seu próprio corpo
O vídeo é muito explicito, foi uma explicação didática e clara. Os três tempos; criança frente ao espelho não mostra reconhecimento; no 2o tempo -o reconhecimento de alguém ( é o outro) e no 3o tempo, a criança se vê e busca fora do espelho a confirmação de que é ela que ali está. O espelho é tudo que devolve a sua imagem, é o olhar do outro. O texto de Machado de Assim traz, com outros elementos, o mesmo aspecto, a constituição do eu que é uma experiência relacional. O texto de Guimarães Rosa também trata do espelho de uma forma que se conecta com os anteriores, o espelho é parte da nossa história de muitos modos. Nunca mais vou olhar para um espelho do mesma forma, ele agora traz possibilidades inimagináveis e provoca inúmeras questões.
O estágio do espelho no meu entendimento é o seu próprio conflito.
O estágio do espelho é o que não conseguimos refletir que dentro de nós esteja causando dores.
Verdade o estado do espelho espelho tem muito pra nós revelar
As imagens, sejam elas de qualquer natureza, nos faz refletir sobre sua importância e sobre o impacto desejado ou autêntico que ela nos causa. Qualquer interpretação, além do contexto social, histórico, ou político, traz consigo a pessoalidade da emoção/sentimento e, são pelas emoções e sensações que conseguimos diferenciar o que nos diz respeito ou não. Nesse sentido, o Estádio do espelho também é parte integrante da nossa construção pessoal com nosso próprio EU.
Eu me reconheço enquanto pessoa e me diferencio de outras pessoas ou objetos. Da mesma forma, esse distanciamento ou aproximação são aferidos através das minhas sensações internas/percepções e moções que isso me causa.
O texto Celebridades e paradigmas fotográficos: apropriações e imagens na web, Camila Cornutti, traz uma abordagem histórica sobre a concepção de celebridade e seus tipos. É um texto muito interessante que nos mostra como a imagem é importante e constitutiva de identidades. A imagem produz e apaga famosos, aproxima ou afasta ídolos de seus fãs. Hoje com mais força a mídia usa e abusa da imagem sustentando e sendo sustentada pela indústria da cultura, que mobiliza recursos e, pela exploração da intimidade dos ídolos coloca a intimidade como celebridade. Em tempos de internet, a imagem tem grande poder pela capacidade de imposição de modelos não obrigatórios, mas, mesmo assim têm forte influência sobre as pessoas. A soberania da imagem está consolidada, ” é a imagem o que se transmite, impregna as audiências e molda os espíritos” (Fontacuberta, 2013, p 132). E na sociedade da aparência é lógico que atuemos sobre imagens mais do que sobre a própria realidade. Essa é uma discussão/ reflexão urgente para compreendermos o cenário em que vivemos.
E o reflexo do eu que se permite ,se auto analisa o que a sua propria imagem esta relatando quem de fato é por dentro.
Muito legal!
Jacques Lacan introduziu o conceito do “Estádio do Espelho” em sua teoria psicanalítica para descrever um momento crítico no desenvolvimento da criança. Segundo Lacan, o estádio do espelho ocorre por volta dos 6 a 18 meses de idade, quando a criança se percebe como uma totalidade unificada no espelho. No estádio do espelho, a criança se depara com sua própria imagem refletida em um espelho ou em uma superfície semelhante. Essa experiência desencadeia um processo de identificação e reconhecimento, em que a criança atribui a imagem refletida como sendo uma representação de si mesma. Nesse momento, a criança começa a formar uma noção de si mesma como um sujeito separado do mundo externo.
Bacana
Expressão criada por Jacques Lacan, em 1936, para designar um momento psíquico da evolução humana, situado entre os 6 e os 18 meses, durante o qual a criança antecipa o domínio sobre a sua unidade corporal através de uma identificação com a imagem do semelhante e da perceção da sua própria imagem num espelho.
O espelho representa a nossa imagem mostrando como somos, nossos sentimentos até mesmo nossos pré julgamentos. O espelho nos cobra uma Resposta sobre nós mesmos.
O Estadio do espelho é o elemento fundamental que nos ajuda a discernir o campo de relações.
Material enriquecedor, me ajudou muito no fortalecimento da assimilação do conteúdo.
e posso perceber que as leituras e pesquisas constantes serão importantes para que eu possa ser um bom profissional.
O estádio do espelho é um drama cujo impulso interno precipita-se da insuficiência para a antecipação – e que fabrica para o sujeito, apanhado no engodo da identificação espacial, as fantasias que se sucedem desde uma imagem despedaçada do corpo até uma forma de sua totalidade que chamaremos de ortopédica
O ESPELHO MOSTRA QUEM SOMOS NOS.
Os três materiais apresentados apresentam uma visão de imagem relacionada ao tempo( idade cronológica como no caso do vídeo do espelho, quando a criança vai descobrindo o seu eu refletido ) e também os artigos que foram bem esclarecedores sobre a imagem e suas especificações.
O estado do espelho é um momento muito importante no processo de maturação, paras nossos vidas, precisamos refletir como estamos, que nos leva a refletir como somos e estamos inseridos no contexto onde vivemos. O estado do espelho para Lacan é a constituição do Eu, da nossa identidade, e a nossa relação com o outro, e nossa relação com nós mesmos.
O estádio do espelho é como nos vemos e analisamos a nós mesmos.
O vídeo estagio do espelho diz sobre o momento de constituição com o Eu identidade, distinção entre o eu e o outro auxilia discernir o Sujeito coletiva e sujeito consigo próprio.
A analise de imagens pode ser vista através de diversos paradigmas que influenciam a forma de serem interpretadas.
O estado de espelho é qdo temos o nosso EU desconhecido e a partir daí tentamos nos descobrir como pessoas.
A “Prova do espelho”. Lacan que aperfeiçoou o trabalho nessa teoria. Estádio do espelho é o instante mental onde a criança capta a percepção sobre sua unidade corpórea. Por meio de uma identificação com a imagem refletida no espelho e de outra pessoa, entende que ela também é unidade. Assim, cria mecanismos para compreender e avaliar que também possui imagem e uma identidade isso se dá por meio do imaginário da criança. ela compreende a situação onde está inserida. Ai se denota a formação real da personalidade humana.
Dentre outros, o Estádio do espelho, resultado do diálogo entre Lacan e a Obra de Freud, é um elemento fundamental que auxilia os analistas ( especialmente os de formação lacaniana) no mapeamento e na escuta da relação de cada um de nós com os outros e conosco mesmo. O Estádio do espelho é uma Teoria criada por Jacques Lacan em 1936, para designar um momento psíquico da evolução humana, situado entre os 6 e 18 meses de vida. É composto de três momentos ou fases. O primeiro é do estranhamento da própria imagem; o segundo é o da transitoriedade; e o terceiro pelo reconhecimento do próprio reflexo no espelho ou pelos semelhantes humanos.