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A Origem da Psicanálise
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Identificar o contexto no qual Sigmund Freud desenvolveu a Psicanálise. Reconhecer os conceitos de consciente, inconsciente e sublimação. Relacionar a Psicanálise à sociedade e à cultura.
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Princípios da Imagem Pessoal
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Definir imagem e constituição do eu a partir da teoria psicanalítica. Explicar a imagem e a representação social do eu a partir da psicologia social. Relacionar corpo com identificação e imagem, com foco nos princípios da psicanálise para a constituição psíquica e existencial do sujeito.
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Conceito do Eu e da Personalidade
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer o processo de constituição do eu a partir dos estudos freudianos. Definir personalidade e psicanálise. Identificar as principais características do id, do ego e do superego.
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Escolas da Psicologia: Psicanálise e Behaviorismo
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Conceituar psicanálise com base nos trabalhos de Freud, Melanie Klein e Lacan. Definir behaviorismo. Descrever a natureza experimental do behaviorismo.
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Literatura, Psicanálise e Filosofia
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Descrever a relação entre Literatura, Psicanálise e Filosofia. Reconhecer os limites da Filosofia e da Psicanálise em relação à estética literária. Interpretar obras literárias sob o viés psicanalítico e filosófico.
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O Ego e os Mecanismos de Defesa
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Definir ego e as funções do ego segundo a psicanálise freudiana. Descrever os mecanismos de defesa. Explicar como se dá a identificação para inserção do sujeito em um grupo a partir de sua constituição psíquica e social.
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Relação Compreensiva e a Relação com o Real
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Apresentar os registros do imaginário, simbólico e real do campo da Psicanálise. Relacionar os três paradigmas da imagem com os registros da Psicanálise. Interpretar a imagem como representação ou aproximação do real.
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Principais Matrizes Teóricas da Psicologia Social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Identificar as representações coletivas de Durkheim, mentalidades primitivas de Lévy e as representações de Moscovici. Analisar as influências psicanalíticas, como a teoria das massas de Sigmund Freud e o inconsciente coletivo de Carl Gustav Jung. Reconhecer a dimensão empírica e raízes metodológicas da psicologia social psicológica, psicologia social sociológica e psicologia social crítica.
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CERTIFICADO
39 thoughts on “Desafio”
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A primeira avaliação a ser feita é porque que os outros alunos que também vivem na mesma área estão a melhorar e ele não?, segunda acção a ser feita é convocar os pais para compreender como eles li dão com o filho e se ele faz parte de um grupo de criminosos, o terceiro e o último analisar quais são as suas valências para com estas, segundo o princípio da sublimação usar elas como método de envés de usar ela para as coisas negativas usar para coisas positivas.
sim
Olá é bem provável que Eduardo tinha um problema e estava presisando de ajuda isto não é normal.att Roberto Machado
A primeira ação ao meu modo era entender o que a sociedade pode oferecer como incentivo sociocultural para interagir com jovens da faixa etária de Eduardo.
A segunda ação buscar formas de entender o junto com os familiares do jovem Eduardo como está sendo a convivência dele na sociedade qual tipo de amigos ele está tendo por perto.
A terceira ação seria buscar uma forma de preencher o espaço ocioso que ele deve ter, atividades em familias, grupos de estudos focados, comunidade mais atuante com os acontecimento da região.
São manifestações do Ego diante das exigências do Id e superego. Os mecanismos de defesa são determinados pela forma como se dá a organização do ego:quando bem organizado,tende a ter reações mais conscientes e racionais.
a primeira atividade que eu colocaria é a sociocultural uma atividade onde ele descarregasse toda raiva onde ele se sentisse parte de algo importante conversaria com família tentaria saber o que ele gosta afinal é só um menino assustado cheio de conflitos internos muitas das vezes crianças em posições como a dele de vulnerabilidade social não tem uma familia estruturada não tem uma figura de autoridade pra se espelhar e desenvolver um superego tomar uma boa atitude
Roberto Machado,vejo que este garoto não é assim pela sua natureza deve com certeza ter um distúrbio mental até então deve se investigar a fundo e descobrir a realidade dos Gatos
A primeira ação (anmese), eu indicaria uma conversa aberta e deixar Eduardo e sua família falarem sobre como é a convivência onde moram, entre outras perguntas.
A segunda ação (sublimação), eu acredito que seria indicar exercícios/arte/ocupações de lazer dentro daquilo que Eduardo tenha interesse.
A terceira ação (análise), observar suas atitudes após as ações anteriores, deixando um canal de comunicação aberto com Eduardo, afim de faze-lo se auto conhecer.
Uma abordagem de acolhimento total sem ressalvas.Sem esperar qualquer coisa em troca.
Valorização dos seus pensamentos ,suas opiniões ,da suas atitudes por menor que seja.
Por fim,a análise.
Acredito que deveriam fazer uma abordagem mais minuciosa, e também conversar com os Pais e amigos, para depois tentar entendê-lo.
É possível que seja uma autodefesa.
Segundo a compreensão Freudiana a sublimação sugere oportunizar alguma atividade intelectual, artística ou religiosa para que esse sujeito possa se adequar ao meio social de modo não danoso a sociedade! Como envolvê-lo na música, talvez em coral da igreja, realizar projetos com pintura, envolvê-lo em algum esporte.
Ao meu ver deve ser feito uma investigação sobre o meio de convivência de Eduardo e analisar como está sendo seu relacionamento com sua família e amigos , não posso dar certeza; mas parece que ele desenvolveu um mecanismo de defesa por estar se sentindo inferior em relações aos demais.
Primeiramente entender o que se passa no ambiente familiar, investigar pois sabemos o meio que Eduardo convive tem influência direta nas suas ações, ele desenvolveu este mecanismo de defesa para se sobre sair sobre os demais. Se faz necessário procurar uma ocupação para o mesmo como atividade culturais ou esportivas, e ter uma conversa franca para ele expor tudo que ele sente e se autoconhecer.
Entender o contexto familiar, como vive os pais, como è o relacionamento deste adolescente com os pais. O comportamento de Eduardo é pra chamar atenção, um grito de socorro, de defesa, pois deve estar ferido com algo que aconteceu e que o deixa triste.
É importante buscar informações familiar, como vive os pais, como è o relacionamento deste adolescente com os pais. O comportamento de Eduardo é pra chamar atenção, um grito de socorro, de defesa, pois deve estar ferido com algo que aconteceu e que o deixa triste.
Primeira Ação: Faria uma analise mais intensa sobre o que poderia estar levando Eduardo a este tipo de comportamento. Marcaria uma reunião com os pais do aluno, para tentar compreender melhor a situação e ao mesmo tempo, iniciaria um trabalho com toda familia.
Segunda Ação: Colocaria o aluno em atividades de artes ou esportes, como meio para extravasar sua raiva e colocar em pratica sua criatividade de forma positiva.
Terceira Ação: Ao final de um prazo, determinado no inicio do tratamento, faria uma avaliação nas mudanças adquiridas no tempo de tratamento e se havera necessidade de mudança no tratamento ou se continuaremos o trabalho, por apresentar resultados positivos.
Venho entender ,que Eduardo pelo bairro e região onde se reside , não traz bons estimulo para a sua vida cotidiana através do seu estimo psicológico agravando violências , existem com muitas frequências ,sendo a seus pais com os suas piscologia não está sendo muito eficaz com a vida do dia dia , só com o tempo para que Eduardo se proponha a ser um ser humano com mais eficácia nas suas atitudes escolares.
Considerando o conceito de sublimação desenvolvido por Freud, no caso desse adolescente, a mesma poderia ser usada como meio de transmutação da energia psíquica através de três elementos: o esporte, a arte, e a filosofia.
No esporte, o Eduardo redirecionaria a sua força, agressividade e coordenação motora, gerando-lhe bem-estar físico. Na arte, como a música por exemplo, ele entraria em contato com as suas emoções, sensações e sentimentos, podendo desenvolver a empatia. E na filosofia, ele estaria desenvolvendo a sua capacidade de pensar profundamente sobre temas específicos, podendo alcançar um autoconhecimento e crescendo em consciência.
Portanto, a sublimação, geraria uma grande oportunidade de mudança pessoal nele e, consequentemente, um acréscimo significativo à sociedade.
No caso do Eduardo, seria indicado trabalhar mais sua parte intelectual, artística e religiosa.
A sublimação é o mecanismo inconsciente fundamental, propulsor
para a aprendizagem e a figura do professor bem conduzida, conhecendo
os fenômenos que emergem nessa relação, facilita o desenvolvimento do indivíduo,
buscando dessa forma uma melhor compreensão e entendimento da organização social.
Primeiro deve sentar e conversar com ele,para ganhar confiança e assim descobrir como e a vida pregressa dele e se for necessario esta conversando tambem com os responsáveis, e introduzi-lo num ambiente aonde ele se sinta importante.
Primeiro devemos conquistar a confiança dele,e descobrir sobre a vida pregressa dele e se for necessário conversar com os responsáveis e procurar introduzi-lo num ambiente aonde ele se sinta importante.
1a ação: extrair do Eduardo o que está causando o seu comportamento.
2a ação: extrair dos pais do Eduardo o que pode estar afetando o comportamento dele.
3a ação: extrair do ambiente (outros alunos, pessoas que convivem com ele) o que mais poderia influenciar no comportamento.
Com base nas informações coletadas, poderíamos entender melhor o cenário e analisar as melhores ações para ir aplicando no caso do Eduardo.
Primeiro seria importante fazer uma avaliação pessoal desse educando.
Uma avaliação familiar e o meio em que vive esse educando.
É tbm uma avaliação de como os professores estão lidando com esse educando seria de muito valor ,pois ele está usando de mecanismo de defesa ,atacando os demais educando antes de ser atacado
Deveria tentar uma abordagem de atencao, um acompanhamento , uma conversa anigavel, tentar entender a origem de seu comprtamento.
Depois da confianca ganha, fazer uma analise, tentar com que ele fale, desabafe sobre o que estar lhe incomodando
Visitar seus pais e familiares, iniciar uma conversa pra entender o que tanto inquieta esse adolescente.
Primeira ação: Conversar com os pais do adoslescente, isso ajudaria a entender desde a gestação até o início da mudança de comprotamento do paciente. Só após esse encontro é que poderemos identificar o tratamento adequado. A anamnese possibilita entender a realidade que estamos enfrentando. Talvez um terapia de grupo não atenderia as minhas expectativas, e por este motivo decido iniciar com a entrevista com os genitores. Muito precose decidir diagnósticos e tratamento sem interagir com o paciente.
Primeiramente eu investigaria a relaçao que essa criança tem com os seus pais, pois por tràs de toda criança problematica tem problemas a serem resolvidos.
Segundo a criança cresceu em um bairro violento exposto as varias situaçoes de agressoes e è preciso uma orientaçao para essa criança, o espaço saudavel para que ela venha criar valores e principios.
Terceiro descobrir do que essa criança gosta para poder canalizar e extravasar todo o seu sentimento.
Primeira ação…unir a família e procurar entender a vivência e se conflitos familiares,segundo entender a comunidade onde ele vive e terceiro desenvolver atividades extra curriculares com eles dos colegas de classe introduzindo conceito de humanização e respeito a outros
1 Entrar em contato com os pais e sabe como ele se comporta em casa e com os vizinhos
2 Observa o jeito que os pais trata ele, ou não liga pra o que ele faz deixando fazer o que quer.
3 Tentar vê o que realmente ele gosta de fazer e tentar mostrar o ele que temos direitos e deveres na convivência com outras pessoas.
Possilvemente a questão de estrutura familiar, questou de rejeição, olhar diferenciado sobre o Eduardo, afeto, amor.
A meu ver o problema maior que o Eduardo está passando é familiar então a base de tudo está dentro de sua casa, e necessário saber o comportamento dentro de casa para poder trabalhar com ele.
Se os outros tiveram mudança em seus comportamentos e Eduardo se manteve agressivo pode -se imaginar seu tratamento em casa. Ou “mimado” de mais ou mal tratado de mais. Logo, como disse Gildo em seu comentário, o problema pode ser familiar, então devemos conhecer essa realidade mais de perto.
Envolver os pais de Eduardo nas atividades escolares, como, conselhos escolares, reuniões escolares entre outras atividades neste nível,
Inserir Eduardo em programas da escola como, música, esportes, grêmios entre outro, para que ele se sinta importante perante a comunidade escolar.
Entendo que uma análise objetiva sobre a situação em que se encontra a sua família, e uma conversa franca sobre oa seus objetivos de vida seriam de grande importância para se desenvolver um crescimento do indivíduo.
Acredito que um ponto importante seria colocar Eduardo para liderar algum grupo dentro das habilidades dele, como esporte, artes, comunicação, não importa. Muitas vezes os jovens ficam agressivos e arredios por serem muito controlados dentro de casa, e, colocando Eduardo como lider, passa a ele a ideia de que ali ele é importante e suas ideias serão ouvidas. Talvez esse ponto o ajude na sublimação , ou seja, transformar seu comportamento ruim em alago produtivo para um grupo.
Temos uma questão bastante deligado e complexo. Temos que observar o histórico de Eduardo e familiar. Depois trabalhar no sentido de conhecer mais o seu consciente e inconsciente de Eduardo.
Primeiro seria necessário saber de onde este adolescente está vindo? Quem é sua família? E como é seu relacionamento dentro de casa? Segundo tentar estabelecer um diálogo onde ele se sinta a vontade de falar, estabelecer rapor. Terceiro tentar junto com o adolescente criar mecanismo de liberação dos traumas vividos, canalizando em atitudes criativas.
as razões pelas quais disparavam as ações violentas do mais velho em relação aos mais novos explicam-se pela ausência do fator que regula a questão moral chamada de sublimação que impede os impulsos arcaicos de se manifestarem livremente e acentuaria um nível ético e moral que influi direta e indiretamente na relação dele, mais velho, com os mais novos da classe. com isso ele não consegue manter-se atento as explicações e atividades de sala, assim trazendo-o a falta de estímulo com as questões escolares, e agindo com ira em função de assistir os mais novos terem melhores desempenhos nas notas que as dele.
Buscar informações e analisar o contexto familiar; criar maneiras de usar seus potenciais para o bem; criar uma perspectiva positiva e vencedora.
Meios de desenvolvimento educacional.
Conversa com os pais ( soluções )
Meios de entretenimento, pois se os alunos mudaram de comportamento, quer dizer que também tinham dificuldades
Ao meu ver, ele precisa de um acompanhamento pisiquiátrico e deve ser chamado a atenção pelos pais. Também precisa de tratamento psiquiátrico, pois seu comportamento revela uma debilidade mental. Ele deveria ser internado, caso não mudasse depois dessas tentativas anteriores.