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A Origem da Psicanálise
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Identificar o contexto no qual Sigmund Freud desenvolveu a Psicanálise. Reconhecer os conceitos de consciente, inconsciente e sublimação. Relacionar a Psicanálise à sociedade e à cultura.
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Princípios da Imagem Pessoal
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Definir imagem e constituição do eu a partir da teoria psicanalítica. Explicar a imagem e a representação social do eu a partir da psicologia social. Relacionar corpo com identificação e imagem, com foco nos princípios da psicanálise para a constituição psíquica e existencial do sujeito.
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Conceito do Eu e da Personalidade
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer o processo de constituição do eu a partir dos estudos freudianos. Definir personalidade e psicanálise. Identificar as principais características do id, do ego e do superego.
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Escolas da Psicologia: Psicanálise e Behaviorismo
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Conceituar psicanálise com base nos trabalhos de Freud, Melanie Klein e Lacan. Definir behaviorismo. Descrever a natureza experimental do behaviorismo.
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Literatura, Psicanálise e Filosofia
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Descrever a relação entre Literatura, Psicanálise e Filosofia. Reconhecer os limites da Filosofia e da Psicanálise em relação à estética literária. Interpretar obras literárias sob o viés psicanalítico e filosófico.
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O Ego e os Mecanismos de Defesa
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Definir ego e as funções do ego segundo a psicanálise freudiana. Descrever os mecanismos de defesa. Explicar como se dá a identificação para inserção do sujeito em um grupo a partir de sua constituição psíquica e social.
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Relação Compreensiva e a Relação com o Real
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Apresentar os registros do imaginário, simbólico e real do campo da Psicanálise. Relacionar os três paradigmas da imagem com os registros da Psicanálise. Interpretar a imagem como representação ou aproximação do real.
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Principais Matrizes Teóricas da Psicologia Social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Identificar as representações coletivas de Durkheim, mentalidades primitivas de Lévy e as representações de Moscovici. Analisar as influências psicanalíticas, como a teoria das massas de Sigmund Freud e o inconsciente coletivo de Carl Gustav Jung. Reconhecer a dimensão empírica e raízes metodológicas da psicologia social psicológica, psicologia social sociológica e psicologia social crítica.
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CERTIFICADO

O complexo de Édipo é um termo usado por Freud em sua teoria de estágio psicossexual do desenvolvimento para descrever os sentimentos de um menino.
Como identificar o complexo de Édipo
Sentimento de grande afeto à mãe;
Sentimentos negativos em relação ao pai, podendo haver sentimento de ódio;
Maior interesse pelo órgão sexual;
Ciúme excessivo quando os pais estão juntos;
Atitudes agressivas em relação ao pai, já que o enxerga como rival;
Nesse corrimão, de fato no que se refere ao complexo de Édipo, o filho vê o pai como alguém que o desafia.
Isso estava dentro dele, a morte do pai a traição do seu tio Claudio foi a faisca para incendiar, tudo que estava recalcado, veio para fora como forma de surto, e o descontrole ciumento em querer tomar o lugar do seu pai , sendo amante de sua mãe, desencadeou esse complexo de Édipo.
Quando Freud fala do édipo, fala de sentimentos
Como sabido, Freud se instala em um período de uma cultura conservadora, assim como, os temas ( textos ) citados na avaliação. Portanto, o pai tem um papel social bem delimitado. Porém, na contemporaneidade o fator castrador pode se apresentar de muitas formas – trabalho, outros entes familiares, etc- contudo, permanecendo os mesmos fatores da formação do EU no Complexo de Édipo.
No complexo de Édipo o menino tem raiva do pai.
Freud acentua que Édipo e Hamlet têm raízes no impulso incestuoso e parricida. No Édipo, porém, a fantasia infantil imaginária subjacente ao texto é exposta e realizada enquanto que, em Hamlet, a fantasia permanece recalcada e só ficamos cientes de sua existência por meio de suas conseqüências inibidoras.
A capacidade de Freud em retirar de obras literárias inspirações para os conceitos é incrível.
Uma criaçao de desejos forte pela mãe, que fez ele ter esse 0dio
NA PSICANÁLISE ,O COMPLEXO DE ÉDIPO,E UM CONCEITO CRIADO PELO PSIQUIATRA SIGMUND FREUD,ESSE AMOR,SEGUNDO A TEORIA PSICANALÍTICA,TRADUZ UM DESEJO INCESTUOSO DA CRIANÇA PELA SUA MÃE,NUMA FASE DENOMINADA FÁLICA,OU SEJA,DOS 3A 6 ANOS.
Verdade é algo que nos tempos de hoje tem se corrompido bastante. Amar hoje se torna um tabu e as vezes quem a gente se torna até mesmo preconceito
O menino na psicanálise esta fantasiando, algo que pode não ter existido, e ao mesmo tempo algumas atitudes de seu tio e sua mãe pode ter deixado o menino em sua confusão imaginaria.
No século 19 havia muitos exercícios de apresentação do comprexo Édipo em amplas visões da vida humana com o sexo femenino, não traz bons estimulo para que a criança após o seu psiquê ,na existência da psiquasalise de um todo,por sua vez Freud então concluiu as suas ubjetividades de apresentação de cada análise experimental do seu recalque sublimados.
No complexo de Édipo, a mãe é o objeto de desejo do menino e o pai (ou a figura masculina que represente o pai) é o rival que impede seu acesso ao objeto desejado
Neste caso o menino não purniu o réu que assassinou seu pai, porque ele alto se avaliou que estaria numa situação bem pior que o réu, por desejar a mãe e o trono.
No complexo de Edipo há o conflito entre o id e o ego, culminando no surgimento do superego.
Quando o rapaz se vê na mesma situação do seu tio, desejo pela mãe e pelo trono, ele tem um bloqueio que o limita em certas atitudes.
Freud recorre ao teatro Shakespeariano de Hamlet para aplicação teórica e analítica usando-o como metáfora do inconsciente que fala de desejos e proibições. Como consequência, o complexo de Édipo traz a ideia de sintomas como substituições do proibido e do esquecido, do recalcado.
Nesse caso,hamlet não concluiu pq foi como se visse ele próprio no espelho, identificando -se com o tio,com os mesmos desejos e proibições.
Acredito que num “ápice de pensamento”,ele consegue se impor à esse sentimento e bloqueia o desejo de assassinato.
Freud, em seu contexto mais uma vez demostra o complexo de Édipo como grande formador na opinião de Hamlet em seu autor Shakesper por meio de suas consequências.
Já tinha lido essa historia na infância mais não dentro desse contexto de Freud. Lendo agora sobre a analise do complexo de Édipo de Freud, achei impactante .
Houve um certo medo por parte do menino , em ainda estar em dúvida como agiria diante de um fato triste como aquele.
O homem tende a interpretar muitas vezes as situações de maneira que agrada a si mesmo.
O complexo de Édipo trás a existência o que existe dentro do ser humano.
É no complexo de Édipo, é que se dá inicio à contrução da personalidade e interação com o meio social.
A ruptura, o saber qual o seu lugar a ocupar na relação, traz junto à dor, crescimento e discernimento de uma vida independente que se inicia.
Hamlet, aí que me parece, é um dos textos mais significativos para estudos psicanaliticos. Em diversas pesquisas, observei que não apenas Freud, mas diversos autores da psicanálise discursa em cima de Hamlet e suas perturbações. Na verdade, Hamlet define em si toda a metapsicologia, e fala não só do complexo de Édipo, como sobre id, ego e superego, além do narcisismo primário. Em seu id, ele deseja matar o tio, que usurpa o trono, mas trava uma batalha moral com seu superego, uma vez que se deseja o trono, sua mãe seria a rainha e o próprio Hamlet o rei. Mas em sua mente, isso se torna incestuoso, o iddeseja o trono, mas o ciúmes que nutre por sua mãe o faz rete-la para si. Ou seja, deseja se livrar do tio,e tomar a mãe como sua rainha. O seu ego o repreende, o superego julga, e ele recalca suas próprias emoções, o que na história explica sua histeria e a depressão com a morte do pai.
O homem muitas vezes se vê como senhor das causas ,achando-se que ele é o cara e que no fundo não passa de um sujeito cheio de complexo.
O complexo de Édipo pode ser visto por amplas visões, da vida humana como um desejo incestuoso da criança.
O reconhecimento das limitações da vida sendo na verdade um tema que envolve a sexualidade, é uma das principais funções do complexo de èdipo. Freud compreende que não se restringe somente a isso e trabalha questões com a dificuldade de lidar com as frustrações a partir do período edipiano.
O papel que os personagens possuíam em relação a estrutura do sujeito que transcorriam em categorizar os indivíduos componentes de tais obras como sujeitos que carregavam consigo esse complexo e suas correlações a questão psiquica,traziam os desfeiches comportamentais que Freud descrevia não levando relações de tempos ou epocas,extraindo a real origem da vida enque viviam nestas épocas.
Para a Psicanálise o Complexo de Édipo é o processo na formação da personalidade pelo qual toda pessoa passa. O que ocorre, em algumas pessoas, é o entendimento do “amor do pai” ou “amor da mãe” pelo filho(a). Em muitos casos, há que ser trabalhado esse contexto, pois há dificuldades em relacionamentos amorosos por não terem sido muito bem elaborados na criança, gerando traumas que impedem o sentimento de prazer ou realização sentimental.
A estrutura do sujeito, neste caso, quanto ao papel dos personagens, transcorriam de maneira a categorizar os indivíduos que eram os componentes das obras ,na qualidade de sujeitos que carregavam esse complexo e as sua relações no psiquico, aqui eles traiam os desfeiches comportamentais que Freud descrevia.
diante diante do desejo reprimido ele chega a conclusão que o desejo de vingança o tornou tão impuro quanto ão seu tio
O complexo de de Édipo é um conceito defendido por Sigmund Freud, se refere a uma fase de desenvolvimento psicossexual da criança, chamada essa fase de “fálica”, que onde começa a sentir desejo por sua mãe e ódio e ciúme por seu pai. Este complexo acontece nos meninos, já nas meninas acontece o complexo denominado e “Electra”.
Ao nascer a criança não nasce com a psique pronta, nasce apenas com o Id, depois vai estruturando o Ego e Superego, somos os únicos seres totalmente dependente ao nascer, necessitando de total cuidados e aprendizagem ,a mãe normalmente é o primeiro contato direto, é compreensível o Complexo de Édipo termo usado para descrever os sentimentos de desejos do menino pela sua mãe ,querendo atenção e afeto com exclusividade, consequentemente vê seu pai como rival por ciúmes ,em ter que dividir atenção, etc. Segundo Freud o Complexo de Édipo tem um papel muito importante na fase fálica do desenvolvimento psicossexual.
SOMOS CRIATURAS com todos os sentidos seja criança ou não.
Ao analisar a obra Hamlet Freud demonstra o fundamento de sua obra a interpretação dos sonhos evidenciado que muitas das neuroses são decorrentes dos conflitos internos enfrentados pela pessoa que podem ter origem em sua primeira infância ou mesmo da sua relação com os pais, em especial com a mãe, e daí surge o complexo de édipo que foi analisado por Freud, e passou a ser considerado pela psicanálise na busca de respostas que possam ajudar as pessoas a enfrentarem doenças que lhe atormentam. A interpretação dos sonhos é base para aquele que queira exercer a função de psicanalista, onde muitas respostas podem ser encontradas.
Em seu contexto demonstra o complexo de édipo, o que existe dentro do ser humano..usando do inconsciente os sintomas..
As obras literárias nos auxiliam a respeito das ações em sociedade. Os personagens são representantes da sociedade.
Acho que desejo ou sonho que alimenta essa criança à ponto de realizar, uma boa colocação do psiquiatra Freud
O Édipo está relacionado à realização dos desejos, ao nascimento do sujeito, na compreensão do outro-alteritário, como superego e do inconsciente sistemático. Ao resolver o Édipo, deixando o desejo pela mãe e os ciúmes dos pais, evitamos certas patologias.
segundo Freud, existe uma mecanismo de repressão universal responsáveis por produzir na infância todas as formas possíveis de estrutura psíquica o que então explica porque da tragédia grega surgiu o complexo de Édipo.
mundo cheio de fantasia conceito teorico psicanalistico estrutura do sujeito neorotico psicotico obras literaria classica riquezas das relaçao humana identificaçao universal
O príncipe se autoavaliou e, por entender, que era neurótico e que era tão pecador quanto Hamlet hesita em consumar a vingança de seu próprio tio, assassino de seu pai.
A Shakespeare o drama Hamlet é uma poderosa obra para material de estudo sobre o comportamento e a mente humana e sobretudo sobre algumas patologias psíquicas.
Hamlet traduz o fato de que somos seres apaixonados e que nossas ações são baseadas em paixões e que todo o nosso comportamento e fruto de uma criação cultural e convívio social.
Vejo o quanto a literatura contribuiu para os estudos de freud como relação a psicanalise .
o complexo de edipo pode ocorrer em outras fazes da vida
O poder que ele sentiu que perdeu , muito das vezes o individuo sem entender que niguem perde ou ganha chega neste estagio .
Tudo que nao e bem compreendido em nossas mentes , o corpo valida .
Portanto e muito importante para que possamos avaliar o porque cada individuo chega nesta patologia .
O complexo de Edipo descrito por Freud , nos relata a importancia do AMOR entre os individuos e a falta de compreensao dos mesmos
A peça textual e teatral traz uma fantasia imaginária infantil por trás do texto, qual é despertada e realizada como em um sonho, onde se toma consciência de sua existência por meio de suas consequências opressivas.
O que levaria uma pessoa a se manter fixada no inconsciente a um elemento infantil?
A regressão de tal elemento. Reprimir é conservar. Toda vez que a gente reprime um desejo, ou seja, toda vez que a gente expulsa um desejo do nosso campo de consciência e finge que ele nunca existiu, o desejo começa a exercer ainda mais influencia sobre nós, pois passa a habitar uma região da nossa mente que a gente não controla: o inconsciente.
O complexo de Édipo pode se manifestar em variados momentos da nossa vida . A necessidade de desapego e controle das nossas emoções e desejos para se ter uma saude mental!
A historia de Hamlet é também uma narrativa que nos remete às questões fundamentais da Psicanálise. A morte do pai recupera o desejo recalcado, mas não esquecido, pela mãe. Hamlet se vê no tio e, por isso, não castiga. Reconhece no tio o desejo pela mãe, cuja separação o faz renunciar ao princípio do prazer e o encaminha para a vida em sociedade.
O Edipo descrito , ele está associado a sentimentos de um menino pela mae ou seja a atração e ao seu pai repulsa; e o desejo pela mãe, aonde se encontra que o ciúmes do Pai.E como o menino visse o Pai como Rival ,Para querer atenção e o afeto da mãe. OU SEJA UMA RIVALIDADE.
Na verdade, falta atitude, sufoca a se mesmo.
A fase fálica, que é a fase de desenvolvimento psicossexual da criança, vai dos 3 aos 6 anos de idade, nos meninos ocorre uma maior aproximação e idealização da figura materna e também o desenvolvimento do sentimento de amor por ela e ciúmes do pai, chegando a considerá-lo um rival. Esta fase é determinante do comportamento na fase adulta, principalmente no que diz respeito à identidade do sujeito e ao comportamento sexual.
Freud utiliza o conceito edipiano, para explicar os desejos primitivos reprimidos desde a infância, e que volta e meio atormenta o personagem.
Complexo de Edipo podem ser manifestados em todas as partes da vida do individuo
Li no comentário algo que também obtive a mesma visão, a a questão do complexo de Édipo, a figura da Mãe, o objeto de desejo.
A figura do pai sendo o seu rival ao qual impede o acesso do objeto desejado.
Assisti um documentário que tratava a realidade naquela época, ao qual Freud enfatizou e certamente uma das suas maiores observações.
Hamlet sofreu um arrebatamento do superego ao se deixar conduzir por suas autorrecriminações, pois não conseguiu se vingar do homem que matou o seu pai e tomou o lugar do monarca ao lado da sua mãe, objeto de doloroso recalque para Hamlet. Em contrapartida, no “Oedipus” o id vence a batalha: a fantasia infantil é vivenciada tal como num sonho.
Hamlet não matou seu tio, uma vez que em seu recalque esse era seu desejo por meio do complexo de Édipo, por isso hesitou matar seu tio.
Na forma desde concepto complexo do Édipo tem uma analises em o processo neurótico onde o pai é morto e tem essa necessidade de relatar a verdade, mas que isso não toma a iniciativa de matar o tio mas tem essa forca de expressar seus sentimentos.
O complexo de edipo é um fenomeno descrito pelo psicanalista em que a criança desenvolve sentimento amoroso pela sua mae e um sentimento de raiva e ciumes pelo seu tio.
Essa forte atração penso que pode se estender além do lar e se tornar muito prejudicial e até mortal.
A peça teatral escrita por shakespeare dramaturgo inglês revel a o recalque da sua própria infância ou seja o complexo de édipo entra na trama seu filho descobre que o seu pai não teve uma morte natural e sim foi envenenado pelo seu irmão. na trama revela se uma neurose e desejo incesto, causado por uma fantasia infantil imaginaria. Pois o complexo de édipo é uma fantasia onde o filho deseja a mãe e se torna rival do pai.
O complexo de Édipo é de explicado por Freud , na narrativa, como o manifesto de um menino na época, desenvolveu desejo pela mãe, e ódio pelo pai, sendo o oposto um do outro, causando essa trajedia
O complexo de édipo mostra o desejo pecaminoso na forma de incesto.
é uma fase do desenvolvimento psicossexual da criança do sexo masculino, que se caracteriza quando esta começa a sentir uma atração sexual, pela figura materna.
Em Hamlet, mostra-se questões familiares, mas se observado atentamente, podemos constatar o id, ego e superego em ação.
Na prática a Psicanálise utiliza-se da linguagem falada e/ou escrita como forma de construção dos princípios práticos da análise em sua práxis. Nela o sujeito é constituído como elemento do discurso, viabilizando o trabalho com o inconsciente. Assim a psicanálise utiliza da literatura como a arte de criar e recriar textos ligados as dinâmicas psicanalítica, a exemplo do complexo de Édipo que externaliza os desejos reprimidos de crianças dos filhos pela mãe.
No caso, o príncipe em seu superego conseguiu fazer uma autoanálise e perceber que agindo da mesma forma que seu tio se tornaria igual a ele e isso acabou inibindo seus desejos iniciais.
Na prática, não é à toa que os filhos e filhas costumam ser mais apegados a figura materna, além do aconchego e do calor materno, também há a sensação de proteção incondicional. Entendo o complexo de Édipo por algo mais profundo que desejo, há também uma sensação inconsciente de gratidão pela vida.
Hamlet é a obra que expõe os desejos do filho em seu complexo de Édipo, satisfeito através do tio. o fazendo sentir culpado em seu insconciente indigno de punir alguem que insconciente julga ser tao ruim que ele.
Para Freud o complexo de édipo na fase genital, podem eclodir sintomas neuróticos, a aversão às autoridades é outra ocorrência que chama a atenção nessa etapa da vida, no que diz respeito ao adolescente na escola, a figura do professor passa a ser como a figura do pai, e aí passa a ser o alvo de representações transferenciais, normalmente negativas.
No caso da obra de Hamlet podemos identificar esse complexo perfeitamente.
O complexo de edipo é uma das teorias da psicanálise que descreve a atração que os filhos sentiriam pelo genitor do sexo oposto, ao mesmo tempo em que rivalizaria com o do mesmo sexo
Ainda hoje, depois de séculos ocorre o famoso complexo de édipo através de circunstâncias mais atuais. Na verdade penso que a relação do filho com a mãe em todas as culturas não se compara com a intimidade que qualquer filho teria do pai. A relação de um filho com a mãe é visceral, Ele nasceu da própria carne da mãe. A criança abre os olhos ao mundo se alimentando do leite que sai do seio da mãe. Ele desde quando nasce sente o cheiro da mãe, ouve a voz aconchegante e melódica da mãe, pela própria natureza a voz masculina tem uma tonalidade mais áspera e irritante. Sobre tudo isso ainda vem a cultura machista que estamos inseridos. Realmente não há como comparar a delicadeza de uma mãe com a rudeza dos movimentos de uma pai (isso constatado pela própria natureza).
Pelo que eu entendi.
O processo de Édipo é o desapego da criança do colo de mãe até a vida adulta.
Também fala dos desejos e personalidades que isso gera.
Neste exemplo da pela de Hamlet o desejo foi suprimido pela neurose.
O pessimismo, a indecisão, o fatalismo, o relativismo e a vingança podem ser indícios de quem vive sem amor, o qual não se revela porque não há vida, ou porque dele se fez descrente. Essa pode ser uma das lições de Hamlet o fantasma das desilusões que acompanha a vida.
O complexo de Édipo aflora sentimentos recalcados, coloca o sexo oposto como foco de sensações de prazer, e ao mesmo tempo rechaça a possibilidade daquele de seu mesmo sexo, competindo por ocupar seu lugar. Hamlet se encontra em sentimentos confusos de amor e discórdia, em meio à decisões, e pensamentos dúbios.
No complexo de Édipo o filho vê o pai como um rival .
É interessante perceber como os sentimentos do complexo de Édipo acontecem. Na ficção, estes sentimentos são sempre destacados pela arte da obra, enquanto na vivência estes parecem velados, mas estão lá.
Como é interessante os estágios da criança,ela passa por desejos proibidos eu acredito que o psíquico se abala e causas traumas!
E quando é a filha que sente desejos pela mãe,ela está relacionada a qual complexo?
O complexo de Édipo é o desejo ou o afeto do menino com a sua mãe. Que pode se tornar neurose na vida adulta por se reprimir da
vontade de tomar o lugar do pai quando criança.
No complexo de Édipo há grande afeto do menino para com a mãe.O sentimento em relação ao pai é de rivalidade gerando ciúmes quando o pai e a mãe estão juntos. Esses amor traz um desejo o incestuoso da criança pela mãe.(fase fálica).
De acordo com a psicanálise, o Complexo de Édipo surge entre os 3 e 5 primeiros anos de vida da criança. A partir da relação que Freud faz com a lenda grega, nesta fase se desenvolve um “desejo incestuoso” da criança pela mãe, ao mesmo tempo que cria uma relação de conflito e disputa com o pai.
É evidente diante do exposto que alguns traumas, aspirações de infancia poderá causar problemas na fase adulta.
A psicanálise é apenas uma das muitas ferramentas que os estudiosos têm para compreender e interpretar a complexidade das obras literárias e seus personagens.A teoria analítica de Freud é baseada em conceitos como o inconsciente, o complexo de Édipo, os mecanismos de defesa, entre outros. Ao aplicar essas ideias a Hamlet, podemos explorar a psique do protagonista e compreender suas motivações e conflitos internos.
Freud utilizou personagens e trechos da dramaturgia shakespeariana, revelou as motivações inconscientes destes personagens, abordou conflitos psíquicos, e comparou modelos de sentimentos edipianos.
O que aconteceu na dramaturgia de Shakespeare, tem-se a impressão que Hamlet vivia uma neurose, fixado na mãe, desejando o lugar do tio, que antes fora o lugar do pai. Um caso patológico de acordo com Freud.
O complexo de Édipo mostra uma emoção natural humana denominada de ciúme em que o medo de perder a atenção da mãe para o tio e passa viver em prol disso.
Este módulo do curso abre-me uma visão até então inexistente. Como é fascinante olhar os textos e enredos literários sob a ótica das teorias Freudianas. No caso de Hamlet, observamos o complexo de Édipo mal resolvido sendo trazido a tona diante do ocorrido.
O jovem viu seus desejos mais profundos sendo inconscientemente revelados em sua falta de atitude. O desejo interno de retomar o lugar do pai ( que na infância “fora seu”), o paralisou. Talvez porque de maneira inconsciente não se sentisse menos vilão do que o malfeitor, pois desejava no seu intimo o mesmo que ele.
Complexo de Édipo é uma fase do desenvolvimento psicossexual da criança do sexo masculino, que se caracteriza quando esta começa a sentir uma forte atração pela figura materna e se rivaliza com a figura paterna.
É muito interessante compreender como estas fases da formação humana são importantíssimas na fase adulta.
o complexo de Edipo e carregado de sentimentos tais como: o desejo do poder, autoridade, repreensão, dominio e desejos
No complexo de édipo a visão que o filho tem do pai é de um competidor, que deseja o mesmo objeto que ele no caso a mãe.
Se no desenvolvimento da criança, não houver um corte edipiniano “bem sucedido”, veremos resultados conflituoso no comportamento do indivíduo.
Importante esse pensamento de fôrma está tese humana na fazer adulta de ser na e história da humanidade e pessoal a pessoa de cada um pessonaguens da vida real.
Freud acentua que Édipo e Hamlet têm raízes no impulso incestuoso e parricida. No Édipo, porém, a fantasia infantil imaginária subjacente ao texto é exposta e realizada enquanto que, em Hamlet, a fantasia permanece recalcada e só ficamos cientes de sua existência por meio de suas conseqüências inibidoras.
Interessante é onde Freud vai buscar base para suas teorias. A literatura Clássica lhe trás confirmações do pensamento e sentimentos humano. Fases psicológicas, recalque, desejos reprimidos. A personalidade que forma a partir da percepção do objeto de prazer. A primeira aparição do ciúme. Impulsos primitivos e a formação do libido. Fantástico.
A cada tema passado aqui, percebo a importância de aprofundar mais, hoje foi muito forte em relação em reviver a infância, você analisa Freud e faz uma analise da sua, como espécie de comparação, sinto em formação realmente pra essa missão.
Nem todo mundo entende o complexo de Édipo,nesse contexto.o pai passa a ser o grande rival fo filho.
O complexo de Édipo é o amor de mãe recalcado devido à um intruso que (está tirando esse amor)
O complexo de Èdipo se caracteriza por uma faze onde a criança do sexo masculino começa a ter uma forte atração pela figura materna e quase nenhuma pela figura paterna, acontece entre os 3 a 6 anos de idade. para a psicanalise o fato de se estar essa situação muitos filhos por não terem sidos ensinados por seus pais principalmente pelas suas mães a serem homens assim quando chegam na vida adulta ja chegam sem a identidade sexual adequada ao seu gênero natural e comportamental como ficaram ligados a mãe passam a terem um ódio contra ao seu pai natural. Pelo que tange Freud o homem é ensinado a ser e agir como homem e a mulher é ensinada a ser e agir como mulher, quando há discrepância nessa ação se caracteriza por uma identidade falsa e não natural humanamente e psicologicamente falando.
No caso da obra percebemos claramente o fato não resolvido, veio a tona os desejos mais profundos do jovem…Ele desejava o lugar do tio que no trama ocupava o lugar do seu pai.
As teorias psicanalítica de Sigmund Freud e a psicologia analítica de Carl Gustav Jung apresentam abordagens distintas sobre a natureza da psique humana e do processo terapêutico. Embora ambos os teóricos compartilhem algumas semelhanças em suas teorias, como a importância do inconsciente e dos sonhos, as diferenças entre as suas abordagens são notáveis.
Foi a dinâmica e a riqueza das reações humanas presentes no texto literário, que permitiram a Freud demonstrar e a justificar os seus conceitos teóricos psicanáliticos.