-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO

É uma escola de pensamento que estuda como os seres percebem as coisas e como o campo perceptivo se organiza. Esse movimento busca respostas científicas para os questionamentos sobre o processo de conhecimento e, oferece uma reação às teorias de condicionamento, analisando os efeitos da percepção. Os fenômenos psicológicos (físicos, biológicos e simbólicos) compõem um conjunto autônomo, indivisível e articulado segundo a teoria, criando uma organização propria e interna ao individuo.
Quanto a aprendizagem, a Gestalt prega o entendimento que este se dá a partir da descoberta de estímulos (insight), na qual tentamos compreendê-lo por meio de uma disposição perceptual. Assim, a percepção estabelece a importância da Gestalt no aprendizado, obedecendo a capacidade por meio da qual o indivíduo estrutura a realidade.
A escola gestaltista, estuda ,o comportamento do ser humano nos dias atuais .
psicologia da Gestalt é uma escola de pensamento que analisa a mente e os comportamentos humanos como um todo.
Ao tentar entender o que nos rodeia, o que a Gestalt sugere é que não nos concentremos em cada componente pequeno, mas sim em como eles interagem uns com os outros, em sistemas complexos.
ao buscar a compriençao do individuo ou analisando atraves do seus comportamento devemos tambem observar qual a expectativa e compriençao o mesmo tem da realidade no qual esta inserido pois assim que suas emocoes negativa ou positiva filtrar a açao ou atitude pelo a qual esta sendo estimulado a realizar ele irar imprimir sua realidade
De acordo com os gestaltista,o comportamento do homem deveria ser estudado nos seus aspectos mais globais, levando em consideração as condições que alteram a percepção é norteado pela busca de fechamento, simetria e regularidade dos pontos que compõem uma figura…..A Gestalt salienta a importância da percepção no processo de aprendizagem,a aprendizagem é explicada como um insight,uma organização súbita do campo perceptivo a fim de configurar uma totalidade. O insight ocorre quando se percebe a relação entre o estímulo e o campo….A toria da Gestalt é estudada em psicologia da educação em virtude da sua contribuição para o entendimento dos processos de desenvolvimento e de aprendizagem o processo de desenvolvimento é explicado pela maturação do sistema nervoso e das estruturas perceptivas que o sujeito já traz ao ascer….como as leis são 1—lei da pregnancia….2 lei da unidade….3–lei da segregação 4—lei da proximidade 5—lei da semelhança 6—lei da unificação 7—lei da continuidade.
A Psicologia da Gestalt é uma das tendências teóricas e seus articuladores se preocuparam em construir não só uma teoria, mas também uma base metodológica forte, que garantisse a consistência teórica.
Gestalt ou Gestaltista é um termo alemão, em português seria “forma ou configuração”, que não é muito utilizado por não corresponder exatamente ao seu real significado em Psicologia.
Porem, existe alguns criticas
A Psicologia da Gestalt é uma teoria coerente dentro da história da Psicologia. Desenvolvida por Chrinstiam von Ehrenfels, filósofo e psicólogo, a Psicologia da Gestalt estuda as sensações (dado psicológico) de espaço-forma e tempo-forma (o dado físico).
por parte de alguns estudiosos entre eles está o psicólogo Skinner (1977) quanto essa teoria, ele afirmar que fazer isso seria um desperdício de tempo para o celebro, outros estudiosos afirmam que essa base é frágil, que um dos pilares que é a teoria do campo elétrico, já foi considerada morta e enterrada em 1950, ela oferece meras demonstrações.
Neste expoente da escola Gestaitista caracterizado por sua época e destaque de seus idealizadores que espuzeram essas idéias conexas tinham como ambito a prevenção de modernizar a forma como era conhecida os métodos de aprendizado em um periodo que comçreendeu duas grandes guerras e as evoluções industriais,o momento era para estimulo a um moderno conceito de compreensão das ciencias agussando a percepção para provocar variaveis psíquicas ao desenvolvimento da sociedade como um todo e ja esplanavam a interdisciplinalidade que com isso si poderia criar seres mais cognitivamente evoluida na época.
Buscando orientação chegamos nos pensamentos positivos e também negativos.
escola de estudo de comportamento humano GESTALT ESCOLA DE PSICOLOGIA para ciencia e das leis
Gestalt alem disso traz a filosofia e leis gerais diversos campos na psicologia tratamento na nos principios apremdizado
A Escola Gestaltista influenciou positivamente nas ciências humanas , tendo muito dos conceitos relacionados a aprendizagem.
Uma base de estudo que visa compreender os processos psicológico envolvido principalmente na percepção humana.
Vamos em frente em aprender com mais uma escola a Gestaltista com a sua influência e relacionar os conceitos e as ideologias dos profissionais em seus locais e data e pra nós hoje
E uma escola de reune varios pensamentos que propoe que a simples uniao das partes nao explica o todo .
A aprendizagem e explicada como um insight , uma revelacao que pode ser entendido como uma organizacao subita do campo perceptivo a fim de configurar uma totalidade . Esta escola estuda a percepcao psicologicas envolvidos , diante de um estimulo e como este e percebido pelo sujeito .
A Gestalt ou Teoria da Forma é uma corrente de pensamento que propõe que a simples união das partes não explica o todo. Conforme um de seus principais autores, Max Wertheimer, a percepção humana é estruturada e organizada e, por isso, não deve ser reduzida a elementos menores.
A Teoria da Gestalt estuda a percepção e a sensação do movimento, os processos psicológicos envolvidos diante de um estímulo e como este é percebido pelo sujeito.
Para os gestaltistas, o comportamento deveria ser estudados nos seus aspectos mais globais.
Gestalt fala sobre a importância no processo de aprendizagem, e é explicada como um insight, uma revelação, que pode ser entendida como uma organização súbita do campo perceptivo a fim de configurar uma totalidade.
Essa teoria é estudada em Psicologia da educação em virtude da sua contribuição para o entendimento dos processos de desenvolvimento e de aprendizagem.
Essa psicologia é trabalha de acordo com estimulos
E escola Gestaltista teve forte influência nas ciências humanas, influenciando o desenvolvimento da aprendizagem.
É uma escola de pensamentos.
A psicologia da Gestalt é uma escola de pensamento que analisa a mente e os comportamentos humanos como um todo. Ao tentar entender o que nos rodeia, o que a Gestalt sugere é que não nos concentremos em cada componente pequeno, mas sim em como eles interagem uns com os outros, em sistemas complexos.