-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO

A personalidade ´é na realidade a menira de ser de cada indivíduo. Cada indivíduo em sua persona, reagem de formas diferentes, ao mesmo estímulos, são padrões de ser perceber, relacionar. Construímos nossa personalidade, nossas diferenças individuais, como formamos cada aspeo do nosso jeito de ser.
A ética está relacionado com a personalidade,o sujeito tem que ter ética em todas as áreas de sua vida, saber ouvir e se calar, pois a vida alheia das pessoas não nós diz respeito,sair fazendo comentários ou até julgamento, isso da até processo judicial caso seja encaminhado a denuncia, principalmente na área do trabalho.
Na construçao da personalidade deve se compreender todas etapas para que o individuo possa ter equelibrio na sua maior idade
A personalidade pode ser definida como o conjunto de características que determinam os padrões pessoais e sociais de uma pessoa, sua formação é um processo gradual, complexo e único a cada indivíduo.
Cada pessoa tem a sua própria personalidade, isto é, a identidade e o digital do ser humano, contudo uma pessoa pode adquirir vários aspectos de personalidade sendo o bipolarismo.
A personalidade é um conjunto de características psicológicas marcantes de um individuo. A partir da personalidade determina-se o individualidade de uma pessoa, a sua forma que se relaciona socialmente e a maneira que pensa, sente, age….
A personalidade é a realidade que cada um se comunica socialmente, mediante o caráter e a ética moral.
A personalidade é um instrumento que cada individuo uso mediante a sociedade expressando o caráter a ética e a moral.
Cada ser tem sua personalidade isso que faz uma deferência da outra .
Personalidade..Cada ser se mostra com qualidades defeitos características próprias e únicas que só ela tem…
Cada ser humano tende a deixar transparecer o que há dentro de si, embora,também as dúvidas .Pois ninguém é 100 % esclarecido .Isso depende muito da forma como cada um vê o outro.
Cada um de nós temos nossa própria identidade o que nos define como seres individuais.
A personalidade que cada um indivíduo (nós) construímos, vamos apresentar no decorrer da vida,quando em nós for plantada uma boa semente do caráter ou se for plantada uma má semente pelos seus pais, essa semente que vai aflorar para toda a nossa vida um caráter
Cada ser humano tem sua própria personalidade, isso é a realidade de cada ser.
Como se fosse uma marca cada um tem a sua.
Homem e mulheres,somos especialistas em esconder os nossas pessonalidades,temos que buscar ajuda juntos auos proficionais de saúde.
O mecanismo de defesa é o que diz respeito a nossa coerência psíquica, nós temos uma tendência para a interação, nós queremos ter um eu coerente,equilibrado e para nós conseguirmos essa coerência, acabamos lançando mão de dissociação.
Segundo Covey a Ética da Personalidade seria e ética que valoriza a imagem pública, a atitude e o comportamento pensados de maneira estratégica e as habilidades e as técnicas que “lubrificam o processo de interação humana” com o objetivo de alcançar os resultados esperados.
A personalidade refere-se às características e comportamentos duradouros que compreendem o ajuste único de uma pessoa à vida, incluindo os principais traços, interesses, impulsos, valores, autoconceito, habilidades e padrões emocionais. Várias teorias explicam a estrutura e o desenvolvimento da personalidade de maneiras diferentes, mas a personalidade ajuda a determinar o comportamento.
A psicologia da personalidade estuda a natureza e a definição da personalidade, bem como seu desenvolvimento, estrutura e construções de traços, processos dinâmicos, variações (com ênfase em diferenças individuais duradouras e estáveis) e formas desadaptativas.
Cada indivíduo busca seu lugar em uma sociedade (de cognição) onde de forma ímpar as tomadas de caracterizações vem com seus afeitos semelhantes mas nunca iguais e tendo como equivalências seus depositores de um ideal parâmetro de comportamento através de suas sensações e assim é dada a cada um a sua própria identidade particular (criando uma personalidade).Com tudo medida mensurar e exposta pelo quesito de acordo com o cognito podem trazer resultados de personalidades divergentes mais atuan.
A personalidade se identifica como a parcela do funcionamento pessoal que é resistente à mudança, que se encontra consolidada e que possui uma generalização e coerência de respostas em diferentes tempos e contextos, excluindo o situacional, reativo-diferencial, diante de situações diferentes. Faz referência a formações psicológicas integradas, com níveis de organização e hierarquização. Representada por Eysenck.
Personalidade como aquela que identifica o ser humano individual ao longo do ciclo vital, que deve se integrar a um modelo pessoal, desde a reatividade situacional, até o estilo de vida, motivações, crenças e concepções do mundo. Representada por Royce.
O id, o Ego e o Superego determinam a personalidade dos seres. Encontrar o equilíbrio entre eles é fundamental para ajustar a personalidade e evitar conflitos.
Wolf defende que o conhecimento factual da alma se dá através de nossas experiências, através dela atentando para as nossas percepções e sentidos damos o primeiro passo para ter o conhecimento dos eventos mentais.
Personalizade é o que define a individualidade de uma pessoa moral.
A personalidade de cada ser, está representado pelo que ele faz e pela forma como ele vê o mundo a sua volta,sendo assim, cada um se torna único na sua maneira de ser.
A personalidade humana é o produto da luta entre nossos impulsos destrutivos e a busca pelo prazer, sem deixar de lado os limites sociais como as entidades reguladoras.
No geral, as abordagens psicodinâmicas da personalidade buscam compreender os processos inconscientes, as dinâmicas interpessoais e as influências do passado na formação da personalidade. Essas teorias oferecem uma compreensão profunda dos motivos, conflitos e padrões comportamentais que moldam a individualidade de cada pessoa.
Cada ser humano tem suas individualidades e comportamentos, de acordo com sua experiência e meio socia.
De acordo com a APA- Associação Americana de Psicologia, o termo personalidade se refere a diferenças individuais em padrões característicos de pensar, sentir e agir. É um conceito relacionado à individualidade e identidade de uma pessoa, sendo relevante tanto a nível pessoal quanto social.