-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO

A interação com individuos de nivel cognitivo mais avançado faz com que a criança se desenvolva de forma mais rapida. Dessa forma, podemos entender que, não se pode viver em isolamento social, no que diz respito ao nosso desenvolvimento cognitivo.
Sim eu concordo com o meu colega. O processo de aquisição de informações, que envolve o raciocínio, pensamento, memória, percepção, entre outros, é chamado de cognitivo.
ESSA PARTE DE COGNIÇÃO E DESAFIADOR
Para o aprendizado e importante que o sujeito passe pelos níveis de desenvolvimento, para a assimilação e construção do aprendizado.
concordo, um ser humano necessita do convivio social para melhor desenvolvimento.
Vigoskt diz que o aprendizado esta relacionado a interaçao que o idividuo possa ter com outros individuo que esteja em um situaçao de maior relevancia entao posso dizer seguindo a ideia de Vigoskt que o aprendizado pode acontecer por observaçao
De acordo com vigosky , que a aprendizagem se dá por meio das estruturas mentais de cada ser humano.
A ZDP ou Zona de Desenvolvimento Proximal, significa a distancia entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através de solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou colaboração com pessoas mais capazes. (Vygotsky, 1,84:97).
ESTUDOS DO COMPORTAMENTO É O PONTO PRIMORDIAL PARA AJUDAR A COMPREENDER OS ACONTECIMENTOS DENTRO DE UMA DETERMINADA AREA DA MENTE HUMANA.
De fato a cooperação apenas pode si dar através da junção de elementos de uma sociedade e com isso a teoria do neurônio espelho si perpétua no fato de haver um maior desenvolvimento em um ambiente enque haja incentivo para isso.Nisto está as informações do meio enque vive e posteriormente o conhecimento aceito durante a formação de pessoas e suas comicações em sua volta.
Na visão dessa teoria a cooperação tem contribuição relevante em cada nível de aprendizado
A interação com as pessoas faz com que a criança se desenvolve mais rápido.onde existe amor, incentivo, fica mais fácil.
A aprendizagem tem o seu desenvolvimento no desenvolvimento de cada um em que quer aprender mais do que o que é ensinado e em que realiza tarefas de investigação e não fica com o que normalmente se ensina, mas vai um passo adiante, aprendendo mais profundamente.
A ZPD é a prova que significa o desenvolvimento entre distância e o nível de desenvolvimento real ,mais vai um passo a mais ,aprendendo mais profundamente
Na dualidade dos relacionamentos, a Zona de Desenvolvimento Proximal e Potencial – ZDP; contribui para que na interação com indivíduos de níveis cognitivos mais avançados a criança, ou mesmo o ser em si se desenvolva de forma mais rápida. Assim entendemos a razão da ZDP como um interação inter pessoal que pode acontecer no meio profissional, pessoal ou familiar, permitindo que as pessoas ao se relacionarem aprendam mais com a capacidade cognitiva demonstrada por seu par, ou pares com os quais convive em sua Zona de Desenvolvimento Proximal e Potencial.
Zona de desenvolvimento proximal (ZDP) De acordo com Vygotsky, nível em que uma criança pode quase – mas não completamente – compreender ou realizar uma tarefa sozinha. adolescência Estágio do desenvolvimento entre a infância e a vida adulta.
Mostra a necessidade vital uns aos outros em todo o processo da aprendizagem, seja em momentos que requerer capacidade habilidade maior ou em situações de controle.
Zona de desenvolvimento proximal (ZDP) é um conceito central na Psicologia sociocultural ou sócio-histórica, formulado originalmente por Vygotsky, na década de 1920. Na explicitação mais difundida, a ZDP é descrita como a distância entre o nível de desenvolvimento real, determinado pela capacidade de resolver tarefas de forma independente, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado por desempenhos possíveis, com ajuda de adultos ou de colegas mais avançados ou mais experientes.
Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) é um conceito elaborado por Vygotsky, e define a distância entre o nível de desenvolvimento real, determinado pela capacidade de resolver um problema sem ajuda e o Nível de desenvolvimento potencial determinado através de resolução de um problema sob a orientação de um adulto ou em colaboração com outro companheiro (uma criança mais velha). É a série de informações que a pessoa tem a potencialidade de aprender mas ainda não completou o processo, conhecimentos fora de seu alcance atual, mas potencialmente atingíveis. Ou seja cada um tem sua etapa.
As interações com outros indivíduos corrobora para que as estruturas mentais sejam desenvolvidas e/ou criadas/recriadas, num processo de desenvolvimento da aprendizagem.
A técnica cognitivista é uma estratégia terapêutica baseada nessa abordagem, que visa ajudar os indivíduos a identificar e modificar seus padrões de pensamento e crenças para promover uma mudança positiva no comportamento e nas emoções.
Segundo Vygotsky, defende que o aprendizado do indivíduo não pode ser dissociado do contexto histórico, social e cultural em que está inserido.
Para aprender elaborar conhecimentos e para se autoconstruir, o ser humano precisa interagir com outros membros de sua espécie, com o meio, e com a cultura.
O Design Thinking está ancorado em basicamente três pilares: a empatia, a colaboração e a experimentação.
Zona de desenvolvimento proximal é um conceito central na Psicologia sociocultural ou sócio-histórica, formulado originalmente por Vygotsky, na década de 1920, é descrita como a distância entre o nível de desenvolvimento real, determinado pela capacidade de resolver tarefas de forma independente, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado por desempenhos possíveis, com ajuda de adultos ou de colegas mais avançados ou mais experientes.
eu entendo que conforme acontece o crescimento fisico as estruturas psicologias tambem serao desenvolvidas ao ponto de poder notar o desenvolvimento cognitivo ou seja estrutura de pensamentos aprendendo a superar-se e aproximar-se ao seu potencial.
Para Vygostsky o processo de ensino aprendizagem inclui sempre aquele que aprende, aquele que ensina e a relação entre as pessoas. Tudo isso é fruto de uma grande influência das experiências de cada pessoa.
A Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) é um conceito desenvolvido pelo psicólogo Lev Vygotsky. Refere-se à diferença entre o nível de desenvolvimento atual de uma pessoa e seu potencial de desenvolvimento com a ajuda de um adulto ou parceiro mais habilidoso. Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo ocorre em duas áreas: a zona de desenvolvimento real e a zona de desenvolvimento proximal. A zona de desenvolvimento real refere-se às habilidades e competências que uma pessoa pode demonstrar e realizar de forma independente, sem assistência ou orientação de outras pessoas. Já a zona de desenvolvimento proximal refere-se às habilidades e competências que uma pessoa ainda não pode realizar sozinha, mas que pode alcançar com a orientação ou colaboração de um indivíduo mais experiente.
A interação social favorece o desenvolvimento cognitivo do indivíduo.
Através de relações sociais, e desafios de novas estruturas mentais ocorre o desenvolvimento de aprendizagem.
A interação com terceiros é fundamental para o desenvolvimento do comportamento e do processo de cognição.
PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM, NADA MAIS IMPORTANTE DO QUE A INTERAÇÃO.
PIAGET TRABALHA COM A MATURAÇÃO BIOLÓGICA, JÁ VYGOSTSKY COM A INTERAÇÃO DO MEIO
O convívio social tem uma contribuição significativa para o indivíduo.
A Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), tem um papel importante para a compreensão adequada da relação entre aprendizagem e o desenvolvimento.
As crianças aprendem de maneira mais veloz e em convivio com a sociedade.