-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO

a gestaltica nos permite construir uma estrutura de formas entao o terapeuta pode buscar uma infinita maneira de adentra o sentimento do individuo para que posso fazer com que ele entenda os acontecimento presente de forma que esse mesmo possa atraves de suas sensaçoes se perceber encontrando novos elementos para e resolver
È uma doutrina da psicologia baseada na ideia da compreensão da totalidade para se perceber as partes. Gestalt é uma palavra de origem germânica, que quer dizer “forma” ou “figura”.A psicologia da Gestalt ou Psicologia da Boa Forma, faz parte dos estudos da percepção humana, que começaram a se desenvolver entre o final do século XIX e os primeiros anos do século XX.
Gestaltica por sua vez, uma forma diversificada de colocar no centro das atenções aquilo que pra vc se torna primordial dentro de cada interpretação.
Gestalt é uma ciência que estuda como nós,seres humanos, percebemos as coisas ,a psicologia da gestalt aborda os princípios que determinam que a nossa percepção não se dá por pontos isolado,mas sim pela compreensão do todo ,como vejamos melhor sobre as leis da gestalt.
A Gestalt trabalha na conscientização do que está acontecendo para facilitar que o próprio sujeito consiga alterar o que o incomoda, a partir de três conceitos principais: aqui e agora; consciência; e responsabilidade.
Posso verificar, que muitas das vezes avaliamos a parte ao invés do todo !
Gestalt terapia é uma forma criativa, cientifica é umas das varias maneiras de se fazer psicoterapia, foi instituida por Fritz Perls na década de 50 e pretende busca explicações racionais e logicas para que acontece ao homem quando se encontra em desiquilíbrio psicológico.
ATUALMENTE NÃO SE PODE PENSAR NO ESTUDO DO COMPORTAMENTO SEM A GESTALT.
A Gestalt tanto ciência como técnica tem embasamento científico pois transcende as questões clínicas intervencionistas de hoje em dia.Ela é sim um aprimoramento fora de seu tempo onde os estudo e o trato são prevalecentes no maior meio de comunicação entre indivíduos:as emoções,estás que ligam o lado cooperativo inerente humano para questões de prevalência e auto preservação em um meio ambiente onde humanamente falando as percepções são notadas e há intensas trocas.
E a ciência q estuda o modo de como perceber as coisas…emocionais e fisica
Gestaet, o modo de percebemos as coisas, suas formas, e figuras .
A visão da Gestalt, conforme o vídeo,nos direciona de maneira simples e objetiva, usando a sensibilidade como parte. Ouvir,observar,e assim juntar todas as partes como um todo.
O que esta terapia permite é que o paciente esteja ciente de conceitos-chave como; “Aqui e agora”, “Perceber” e “Consciência”.
Desta forma o paciente tem uma ideia clara de reconhecimento entre o trauma e a forma de superá-lo, onde o enfrenta e o supera.
Gestaltica é o passo a passo da solução em que o paciente se encontra
Gestalt premiti um percepção melhor da consciência e melhor autonomia sobre si mesmo.
A mente em forma, a mente no sentir, a mente no todo, a mente em conjunto de ideias. A mente do maestro na orquestra, tem sua totalidade de controle do ambiente, da partitura, dos instrumentos, do som fluindo de outras mentes focadas em sua funcionalidade de foco, mentes individuais são partes do conjunto em totalidade da obra, orquestrada pelo maestro gestalt.
A gestalt trás uma abordagem que nos ajuda a se concentrar no presente. Passando a entender o que realmente está acontecendo na vida agora.
Gestalt é uma abordagem psicoterapêutica centrada no cliente. Essa abordagem ajuda os clientes a se concentrarem no presente. Eles passam a entender o que realmente está acontecendo em suas vidas agora. Em vez de simplesmente falar sobre situações passadas, os clientes são encorajados a experimentar demandas atuais por meio de reencenação
A gestalt-terapia é uma forma de psicologia que se baseia na psicologia humanista e na percepção humana. Ela busca ajudar os clientes a se conscientizarem do que esta acontecendo no presente e a entrarem em contato consigo mesmos e com o ambiente. Ela também usa técnicas como reencenação, experimentos e diálog para facilitar o processo terapêutico.
A Gestalt identifica e trata o aqui e o agora mesmo que esse agora tenha relação com situações passadas, porém o que importa é a situação atual tal como ela se manifesta no presente.
Pela Gestalt, não é tão importante escavocar o passado. O Agora, o aqui agora, é que é mais importante.
Gestalt é uma Terapia que tem por finalidade direcionar o paciente ao seu consciente.
É uma técnica que compreende a percepção, a sensação e o que tem de mais profundo no paciente.
Naranjo diz que a Gestalt é algo que aprendemos pela experiência, e que vai além de uma prática técnica ou clínica, é uma forma de viver e um processo continuo de aprendizado e transformação.
Uma doutrina da psicologia baseada na ideia da compreensão da totalidade para que haja a percepção.
Interessante isso que o Professor , Psicólogo falou que a Gestalt analisa Metade Apolínea e Metade Dionisíaca. Analisa o todo e , a Psicoterapia no aqui e agora.
Gestalt é uma observação do aqui e agora sobre o todo. Conceito que nos traz luz à uma psicologia dinâmica.
GESTALT TEM COMO PONTO DE PARTIDA A PERCEPÇÃO, OU SEJA, A PERCEPÇÃO QUE TEMOS DE UM TODO NÃO É RESULTADO DE UM PROCESSO SIMPLES.
A teoria da Gestalt é uma das abordagens da psicologia cujos princípios são aplicados desde o Design até a psicoterapia. Também conhecida como Teoria da Forma, essa corrente de pensamento propõe que a simples união das partes não explica o todo.
A importância de se ver as coisas num conjunto. Excepcional a Gestalt. Cultura do aqui e agora.