-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO

Neste infográfico divido em três: Reforço positivo e negativo, Punição, a punição causa danos e dor para a mente humana.
Exatamente! E os resultados disso, podem se estender até a idade adulta.
A escola behaviorismo de Skinner nós traz o modelo de como o sujeito através do condicionante operante, estabelecer uma
conexão com aprendizagem,com estímulo numa tentativa de erros ,possitiva e negativa e punição,ou seja o sujeito aprender com seus erros mais tem a punição,a punição pode ser com elemento positivo ou negativo.
São as consequências da vida ,as punições deveres ,direitos do ser humanos.
Acho magnífico as colheitas da vida. Sem elas não há crescimento humano.
Dentre os três fatores , o menos benéfico é a punição,que apesar de aprendermos muito com ela,nos trazem danos psicológicos.
Sim e a pura verdade a punição que apesar de aprendermos com ela nos trazem muitos danos.
Usar a punição só em casos extremos. Apesar de ser bem desagradável, a punição faz com que o individuo esteja com seu super ego ativo.
creio eu que todo o comportamento seja ele voluntario ou involuntário são carregados de emoções e sentimentos positivo ou negativo punir e dar uma oportunidade de mascarar a expressão naquele momento e desencadear outros problemas com maior gravidades
Claramente!!!
Este gráfico é muito concluinte ,tudo depende de cada paciente,no qual o mesmo se necessário aplicar as objeções do tratamento,eu primeira mente analisarei o quadro clínico mental do paciente.
Burrhus Frederic Skinner, seculo 19, foi um psicologo norte-americano, seguidor do Behaviorismo de J. B Watson, que criou o Behaviorismo intitulado Radical com uma proposta filosofica sobre o comportamento humano. Mais a teoria de Skinner, se baseia na ideia de que o aprendizado ocorre em função da mudança no comportamento manifesto. Para Skinner o pensamento é o de condicionamento operante e que ele acrescentou à noção de reflexo condicionado, essa formulada pelo cientista russo Ivan Pavlov. Conceitos esses que estão essencialmente ligados à filosofia do organismo, seja animal ou humano.
No caso do condicionamento operante, ele é um mecanismo de aprendizado de um comportamento novo, sendo um processo que Skinner chamou de modelagem. Um instrumento fundamental de modelagem é o reforço, a consequencia de uma ação quando ela é recebida por aqueles que o pratica.
vai depender de cada paciente se ele precisa de reforço positivo ou de reforço negativo ou puniçao
DESDE O NASCIMENTO, VIVEMOS COM O NAO, E ELE AS VEZES PARECE RUIM NAQUELE MOMENTO, MAS E ELE QUE NOS ENSINA NO DECORRER DOS ANOS QUE E A MELHOR MANEIRA DE ENCAMINHAR AS MENTES HUMANAS, E NAO O CASTIGO OU ESPANCAMENTOS, QUE TENDE A DEIXAR MARCAS PROFUNDAS NO INCONCIENTE E PSICOLOGICO.
Gráfico importante para a psicologia.
O infográfico retrata os três níveis de consciencia de intenção cabiveis ao comportamento humano em decorrencia de ambientes adiversos a cada causa e suas consequências.O equilíbrio exercido por cada força cognitiva para adaptações atuais e vindouras prooduzindo resultados que vizam criar a personalidade do indivíduo.
Devido o que eu entendi extender conexão e estímulo isto realmente ajudaria muitos pós nesta época que nos estamos muito estão sem estímulo.
Observando o infográfico percebi que todas as informações causam uma reação no sujeito,por isso que muitas vezes as respostas nem sempre será o que se espera, tanto na forma negativa quanto na positiva.
Ambas podem conduzir o sujeito a uma punição.
ENQUANTO CRIANÇA NAO DEVEMOS ARRISCAR A MANCHAR OU DEIXAR PONTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROBLEMAS PSICOLOGICOS NO DECORRER DA VIDA, POIS QUANDO ESTES SE INSTALAM E MUITO DIFICIL A SOBREVIVENCIA NESTE MUNDO TAO CRUEL.
Um menino na escola não faz as lições, e como punição o professor não deixa ele ir ao recreio,
esímulos e respostas ocorre nesta punição com a probabilidade do comportamento do menino não voltar a ocorrer novamente.
O gráfico tem uma explicação bem resumida e de fácil entendimento.
Dos três fatores precisamos usar o Reforço positivo para tratar do paciente, porque ele já deve vir com os outros dois, dependendo da situação ,já bem machucado-a
A ultilização desses operantes depende de cada pessoa, uma criança no seu processo de aprendizagem precisa receber punição positiva. Uma pessoa teimosa precisa receber as punição negativas ou reforços negativos. Cabe a necessidade de identificação.
Aprendizagem em meio a punição gera traumas que só serão visto com o tempo .
Reforco positivo e negativo e nos mostra a punicao sendo um ato que ocorre a dor dando ao cerebro alteracoes neurais
As respostas que o sujeito pode dar segundo a escola bechaviorista estão associados ao condicionamento clássico e ao condicionamento operante, respectivamente.
No condicionamento clássico, o sujeito aprende a associar dois estímulos entre si. Esse tipo de condicionamento envolve respostas involuntárias, como respostas biológicas ou emocionais.
No condicionamento operante, o paciente aprende um comportamento associando-o a consequências. Isso pode ser feito através de reforço positivo ou negativo, ou punição; estas respostas, na atualidade, são vistas como mais assiduidade nas salas de aula, embora o behaviorismo não seja mais a forma dominante de pensar na psicologia.
No infografico está falando sobre o positivo e o negativo mostra quando se há punição ou seja O Behaviorismo, também chamado de Psicologia Comportamental, é uma teoria que estuda a psicologia através da observação do comportamento humano. Sua metodologia é objetiva e científica, fundamentada na comprovação experimental, e não através de conceitos subjetivos e teóricos da mente (como por exemplo o inconsciente psicanalítico).
O condicionamento operante (por vezes referido como condicionamento instrumental) é um método de aprendizado que ocorre através de recompensas e punições para o comportamento. Através de condicionamento operante, uma associação é feita entre um comportamento e uma consequência para esse comportamento. Por exemplo, quando um rato de laboratório pressiona um botão azul, ele recebe uma bolinha de comida como recompensa, mas quando ele aperta o botão vermelho ele recebe um leve choque elétrico. Como resultado, ele aprende a pressionar o botão azul, mas evitar o botão vermelho.
A punição causa sem dúvidas dor e isso causa comportamento neurais.
Condicionamento operante é uma forma de aprendizagem que se vale do reforço e/ou punição para seu funcionamento. É por meio disso que se estabelece ou não as chances de um comportamento ser repetido no futuro. Sendo a natureza desse processo determinante para moldar a postura de um indivíduo. O condicionamento é parte integrante de nossa rotina porque possui um papel próprio em nossa aprendizagem. A cada instante somos estimulados e colocados diante de situações com resultados positivos ou não. O que fazemos após elas é o que vai determinar como absorver essas experiências como parte do nosso crescimento.
comportamentalista… causas e efeitos.
A reação das pessoas e dos animais diante dos estímulos recebidos nos revela traços de sua formação mental e comportamental.
A punição vem com pensamentos negativos que resultam em escolhas erradas baseadas e concepções indesejadas.
Skinner em 1953/2007, diz que o reforçamento positivo é geralmente definido como o fortalecimento de uma resposta devido à apresentação de um determinado estímulo e ela contingente, já o reforço negativo consiste no aumento na frequência de uma resposta por causa da remoção contingente de um estímulo.
Vai depender inteiramente do paciente.
Skinner aponta, treinar, treinar, e voltar a treinar. Somente e com base de um treinamento constante é possível moldar um comportamento. A que preço? Pela apresentação grafica fica claro que o treinamento requer repetição; punição; correção; e tentaivas novamente. Um ciclo vicioso muito utilizado nas organiações “industrias” principalmente em áreas de produção.
Estímulos: salários; benefícios;bônus; etc.
Punição: perda de cargos (não ser promovido); não receber bônus etc;
Repetição: aprendizado constante para que se alcance a excelência.
Quer levar isso para dentro de um meio familiar? É so pensar nos exemplos de como se educam hoje os filhos e como os filhos estão enxergando seus pais e familiares.
Relacionado as reações, nos mostra o estilo comportamental de cada ser
o ser humano erra mais do que acerta, por isso precisa da psicanalise para avaliar o comportamento e inserir a pessoa novamente e integra-lo no ambiente social, basicamente esse gráfico de skinner mostra
Essa teoria segue o princípio de que a ocorrência de um estímulo, chamado de estímulo discriminativo, aumenta a probabilidade de ocorrência de uma resposta, e após a resposta segue-se um estímulo reforçador, podendo ser um reforço (positivo ou negativo) que estimule o comportamento (aumentando sua probabilidade de ocorrência), ou uma punição que iniba a ocorrência do comportamento posteriormente em situações semelhantes.
A escola de Skinner nos traz como pontos-chave os reforço, positivo, negativo e punição.
Nesse caso, vemos o ensino Aprendizado, aplicado através da fuga da Dor e busca do prazer, usados como mecanismos estratégicos para obtenção de resultados desejados e que muitas vezes ocorrem também de forma inconsciente e naturalmente. Então, em resumo, são replicados para provar uma teoria.
Segundo skinner ,seus 3 pontos exposto , como método de aplicação .
Por meio do condicionamento operante, é feita uma associação entre um comportamento e uma consequência (seja negativa ou positiva) desse comportamento.
Em ambas as ações terá consequencias.