-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO

É a interação de dois ou mais indivíduos que envolvendo um evento de interesse que levam a um resultado, respostas , para um ou ouro os dois indivíduos.
Sim eu concordo com a minha colega.
A interação pode ser individual ou em grupo todas dão resultados depende do objetivo proposto.
Entendo que toda açao tera uma reaçao agora para prever essa reaçao que e estimulada por uma atitude e algo muito dificil porque tudo vai depender da percepçao e da sensaçao do outro ater aqui vimos que tudo passa pelo o estimulo das emoçoes entao tudo e muito complexo para se ter uma previsao de açao
Cada estímulo gera uma ação que resulta na reação.
De acordo de Skinner,o acordo com B,F Skinner escreve que o comportamento social constitui-se do comportamento de duas ou mais pessoas em relação a uma outra em relação ao ambiente comum.
Cada ação tem uma reação.
Para a Piscanalise o comportamento esta inteiramente ligado em estímulos externos, que serão exteriorizados de acordo com o caráter pré-constituído do individuo.
É a interação de pessoas com estilos diferentes que resultam em comportamentos de acordo com o caráter de cada individuo.
O ser humano é vulnerável a críticas ,independente de quem as emitem.
Comportamento social pode ser entendido a partir interação de dois seres,resultando em atitudes que afetam,seja de maneira saudável ou não.o comportamento ou vida do outro.
Toda ação tem um reaçãk e os individuos estão vulneraveis o tempo todo nos olhares de pessoas negativas .
Skinner definiu o comportamento social como o comportamento de duas ou mais pessoas em relação uma com a outra ou em relação ao ambiente comum, individualmente ou no coletivo; sempre agregando a resposta e o estímulo produzido por ela, ou seja um comportamento em que a resposta é controlada por suas consequências, ou vice-versa.
Nós seres humanos não somos perfeitos , todos nós sempre que procuramos fazer a coisa certa, sempre haverá criticas , nós estamos inserido na sociedade de acordo com os padrões que convivemos, o individuo ele está sujeito a tudo o que possa imaginar .
Reaça de ambos os indivíduos em lugares específicos ou não
As interações entre os indivíduos determinam o comportamento social. O ser humano, por uma questão de sobrevivência e/ou aceitação necessita viver em sociedade, porém como as relações são sempre conflituosas por se tratar de interesses diferentes em mais ou em menos intensidade, muitas pessoas não conseguem equilibrar as emoções e por isso se refugiam ou criam laços cada vez menores em suas relações sociais. Esse “isolamento” social pode ser tranquilo ou traumático dependendo de como o sujeito se sente em relação a este, se bem ou mal.
De uma forma geral observamos que o comportamento social e suas propriedades são pautadas no respeito, na qualidade e efetividades das relações.
Ninguém é perfeito, precisamos nos organizar e sermos aptos a convivência.
O comportamento social desempenha um papel crucial na vida das pessoas, pois afeta sua capacidade de se relacionar e interagir com os outros, estabelecer vínculos sociais e participar de atividades coletivas. Ele envolve tanto comportamentos observáveis, como expressões faciais, gestos e comunicação verbal, quanto processos internos, como atitudes, crenças e emoções.
As ações e reações, partem de comportamentos próprios e individuais, diante de um ambiente. Os comportamentos sociais obedecem as normas de cultura.
O comportamento social pode ocorre a partir da interação entre dois seres, resultando em atitudes que afetam, seja de maneira saudável ou não, o comportamento ou até mesmo a vida do outro. A partir dessa interação, nasce a importância de entendermos o funcionamento dos nossos comportamentos, pois eles podem impactar não apenas nossa vida, mas também a vida de outras pessoas. É nesse sentido que precisamos refletir sobre o nosso desempenho social, ou seja, a nossa capacidade de conviver socialmente e estratégias que escolhemos e usamos nessas relações.
Não se pode explicar o comportamento humano adequadamente fazendo referência somente a eventos neurais, não se pode falar adequadamente de práticas culturais fazendo referência exclusiva ao comportamento individual e os processos que o determinam. Para explicar as contingências que dão origem aos padrões comportamentais sociais de indivíduos numa dada prática cultural é preciso, ao menos em boa parte dos casos, atentar à seleção cultural destas contingências sociais.