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Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
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Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
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Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
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Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
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Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
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Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
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Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
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Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
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Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
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Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
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CERTIFICADO

A neurociências cognitiva hoje ampliou amplamente o estudo da percepção e o cerébro, com os sentidos, na construção do desenvolvimento humano e seus processos socioeducativos.
Para William James há uma consciência seletiva (corpo/mente), com caraceterísitcas básicas do pensamento sobre a percepção , de caráter cognitivo, que escolhe aquelas sensações que irão constituir o comportamento e a realidade do individuo.
Entender as atividades cerebrais que levam influênciam o comportamento humano.
Neurociência cognitiva ou neuropsicologia – trata de todas as capacidades mentais relacionadas a inteligência como a linguagem, memória, autoconsciência, percepção , atenção, aprendizado entre outras.
É que os estudos teórico nós dar um direcionamento de como construir um aprendizado na percepção desenvolvimento socioeducativo.
Concordo com a colega
pois bem enterder como o ser humano percebe os acontecimento a sua volta tambem poderar dar uma noçao de como sera sua reaçao sendo assim ficara mais tranquilo para desenvolver um trabalho preventivo
A insatisfação crônica com a imagem corporal ocorre porque, em vez de ser um complemento ao ser feminino (elementar), o investimento no embelezar-se acaba sendo tomado como um compromisso obrigatório. Há uma inversão importante aí: de complemento, a busca pelo ideal se torna condição (ilusória) de completude, e o sujeito perde para ele o estatuto de elementar.
Um povo é o desvio da natureza, por suas virtudes na luta do seu patrão de beleza.
Pois bem para entender o ser humano é preciso pesquisar sobre vários fenômenos e estudar a fundo o quanto é delicado ajudar o próximo na questão psicológica pois a muitos conceitos e valores construindo sobre a vida de cada individuo.
A NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E UM CAMPO DE PESQUISA QUE INVESTIGA O CÉREBRO ESTUDANDO COMO ELE SUSTENTA AS ATIVIDADES MENTAIS,RELACIONADAS Á COGNIÇÃO OU SEJA,COMO OCORREM OS PROCESSOS DE PERCEPÇÃO,PENSAMENTO,APRENDIZAGEM E MEMÓRIA,COMPREENDENDO DESTA FORMA O COMPORTAMENTO HUMANO.
Pra entender o ser humano tem que conhecer melhor,avaliar,investigar,estudando cada indivíduo.
O auto conhecimento e o autocuidado são determinantes no processo de aceitação do eu como ser humano dinâmico e com qualidades superiores a qualquer padrão imposto pela sociedade através da cultura. Assim como a cultura pode influenciar o indivíduo, o mesmo também pode contribuir para modificá-la ou mantê-la tal qual como é, através do seu comportamento. O importante é mexer-se!
A Neurociência Cognitiva busca, através de diversas metodologias investigativas, analisar como acontecem as atividades mentais relacionadas à cognição em áreas cerebrais. As funções cognitivas permitem ao cérebro processar informações transmitidas pelos sentidos, registrando e recuperando quando necessário. A maior capacidade cognitiva do ser humano é aprender algo novo ou consolidar o conhecimento prévio de uma pessoa.
Percebo que a percepção apresenta estreita ligação com os sentidos, entendo que a percepção é um conceito subjetivo, se relaciona com o cérebro, numa abordagem amplamente estudada pela neurociência cognitiva.
A sensação e a percepção trabalham em conjunto para nos fornecer uma experiência coerente e significativa do mundo. A sensação fornece os dados brutos dos estímulos sensoriais, enquanto a percepção organiza, interpreta e dá significado a esses dados. É importante destacar que a percepção não é uma reprodução exata da realidade, mas sim uma construção subjetiva baseada em nossas percepções individuais, filtros cognitivos e influências contextuais. Em resumo, a sensação é o processo de detecção de estímulos sensoriais, enquanto a percepção é o processo de interpretação e organização desses estímulos para criar uma experiência consciente e significativa do mundo ao nosso redor.
A neurociência trata as capacidades mentais como estrutura de linguagem, auxiliando os sentidos, ampliando o conceito de inteligência.
A percepção sensorial é uma função cerebral que envolve os sentidos tato. paladar, olfato, audição, visão, o sistema vestibular e o proprioceptivo. Interpretamos o mundo e aprendemos através das sensações , assim como desenvolvemos habilidades cognitivas e afetivas.
A Filosofia moderna compreendia que as percepções eram resultado da Hereditariedade e Crenças. E a Neurociência, por ser mais Contemporânea e por respeitar outros campos do saber, como a Medicina, Psicologia, Ciência e Física…constatou via pesquisa que além das condições epgenéticas ocorre um fenômeno movido por relações interpessoais e ambientais.
A ciência moderna também contribuiu para outras descobertas! Como a “Neuroplasticidade”…ou seja, nosso Cérebro é plástico, podendo sofrer alterações em suas “Sinápses”. Alterações estas, motivada por estímulos e vivências entre seres humanos.
Att
Caroline Val
A percepção refere-se à função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais. Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta suas impressões sensoriais dando significado ao seu meio.