-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO

homens e mulheres que criaram os fundamentos da piscologia dividiam um objetivo em comum;explicar e compreender o comportamento usando métodos ciétificos,buscando atigir o mesmo objetivo.
Na verdade cada escola tem seus pensamentos linhas diferentes, mais todas unidas para o mesmo objetivo, ajuda o ser humano em suas buscas diárias.
A psicologia tem como um único objetivo, a compreensão da a mente humana e a busca de entender aquilo que nem o proprio pensamento e capaz de compreender
As diferentes formas das escolas psicológicas, buscam entender a mente humana mas com o propósito de ajudar o ser.
Psicanalise e Psicologia, Os campos de conhecimento são igualmente importantes na tentativa de compreender o ser humano em sua subjetividade e complexidade.
Concordo plenamente e como nossa mente humana é de difícil compreensão!
Sim eu concordo com o meu colega a diferentes formas das escolas de psicologia.
As diferenças de escola psicologica trás formas diferentes sim mais com um claro objetivo de melhora a compreensão da mente humana
Certissimo
A PSICOLOGIA DEVERIA SER A MATERIA PRINCIPAL DA GRADE ESCOLAR, POIS COM ELA CONHECEMOS O COMPORTAMENTO HUMANO E A NOS MESMOS COM MENAS DOR.
As diferentes escolas na vertente de estudos em psicologia,as diferenças compreensões,os varios paradigmas e incontáveis variaveis para a compreensividade da mente humana,tudo isto!Somado a importancia do ser em sociedade e a união de pensadores ,cientistas,pesquisadores nos incentiva ainda mais a promover o fortalecimento da busca e continuidade de estudos em varios parametros da mente humana.
Compreender a mente é o único objetivo da psicologia.
Considerei excelente estudar de maneira sucinta como primeiro módulo do curso, a história da Psicologia como ciência, acompanhado das ideias psicológicas que precederam esse avanço , para construir a base do conhecimento e compreensão necessários para melhor aproveitamento e aprofundamento nos demais saberes do curso e suas práticas e técnicas terapêuticas. É notável ver que as diferentes escolas de pensamento, cada uma com o seu objeto de estudo, se complementam, dando mais perspectivas sobre o ser humano, seu comportamento, a maneira como interage com seu mundo interno e externo e como melhorá-lo.
A psicologia se torna responsável pelo sujeito de estudo em toda sua necessidade de compreensão,e principalmente no meio social a qual está inserido.
A psicologia foi um ramo do domínio da filosofia até meados de 1870, quando se desenvolveu como uma disciplina científica independente na Alemanha. Faz fronteira com vários outros campos, incluindo fisiologia, neurociência, inteligência artificial, sociologia, serviço social, antropologia, assim como filosofia e outros componentes das humanidades. Assim, podemos definir a psicologia como uma ciência biopsicossocial, que, neste sentido, se relaciona de forma interdisciplinar com as outras ciências, sobretudo com a biologia, a medicina, a filosofia e a sociologia.
Bem, estamos aprendendo sobre a história da Psicologia e o papel que ela desempenha no estudo da mente humana. No entanto, avançou nas práticas baseadas em tipos de terapias a serem aplicadas, que estão mais relacionadas à Psicologia Clínica do que a outros ramos, como a Psicologia Organizacional, Educacional, Jurídica, Social, entre outras.
A vezes chegamos em um momento de nossas vidas, que precisamos dividir nossas, angustias, medos e obstáculos com alguém, por mais fortes que sejamos precisamos dividir, nada melhor que um psicólogo !
A psicologia é fundamental para o nosso desenvolvimento humano para assim nos compreender melhor e consequentemente as outras pessoas, nos ajuda a nos analisarmos e a mudar o nosso comportamento, muito importante para o nosso autoconhecimento e clareza sobre quem somos.
As escolas com suas diferente teoria em busca de dar o melhor da vida para o ser humano, é pra isso que estamos aqui buscando nos formar e eu me apaixonei por está área
A maior dificuldade do Ser Humano e compreender a si mesmo e a psicanalise quanto a psicologia nos tras esse aprendizado em varios aspectos para auto nos conhecer e conhecer ao proximo .
A Psicologia, estudo da “psiquê” “alma”. Estudo do campo da alma, local onde se trava inúmeros conflitos intrapessoais, e revelado pelo comportamento do indivíduo, pessoa, ser humano. A PSICOLOGIA vem numa abrangência diversificadora para atuações: psicopedagogia, psiconeurociência, psicosocial,… Aos Psicólogos coube o prospectar o campo da alma humana e seus comportamentos, atitudes, emoções, desejos, egos, superegos, motivações, estruturas e organizações, recalques, doenças psicossomáticas, ansiedades, estresses, tensões, distúbios cognitivos, e muito mais… Todavia surge por meio de Freud a Psicanálise, observância do intrapessoal – descobrimento de ego – id – superego – pré consciente – consciente – inconsciente – recalques – transferências… A Psicanálise integrativa é ampla e converge na integração dos estudos, pesquisas, informações, dados, experimentos.
A psicologia ja foi considerada um ramo da Filosofia e a partir do século XIX, passa a ganhar espaço como ciência, ela passa por mudanças e avanços seguindo a linha da “consciência”, sendo as teorias que foram surgindo no decorrer da História buscavam entende-la, tendo nessa época Sigmund Freud em contrapartida explicar os problemas psicológicos do inconsciente, dando surgimento a psicanalise. A psicologia é uma area nova, que passa por diversos avanços e hoje tem um leque de oportunidades.
Buscar entendimento sobre as diversas percepções da nossa mente, seja no contexto pessoal, profissional, social, sexual entre outros diversos temas é desvendar os motivos pelos quais somos únicos, pois se torna impossível dentro de tantos fatores que influenciem nossa maneira de pensar, agir e ser ter algo completamente comum entre uma mente e outra.
Analisar esse emaranhado de influências sobre a mente humana é algo muito complexo, desafiador e fascinante, pois se torna um estudo contínuo e perpétuo.
Encontrar familiaridades entre processos mentais e traumas pessoais podem libertar mentes que por muitos anos se encontravam presas e não se desenvolveram de forma plena, levando o indivíduo ou até uma geração a estagnação de pensamento.
Não existe nada mais importante que reconhecermos nós em nós mesmos.
Wundt foi o fundados da escola de psicologia onde se tinha objeto de pesquisa, metodologia, objetivos e laboratório. As escola de psicologia se desenvolveram por pensamentos que caracterizam por diferentes formas de entender o ser humano
A psicologia é uma forma hábil de fornecer ajuda á saúde mental por meio de conhecimentos e descobertas de autores renomados,que através de provas e consentimentos fornecem auxilio remanescente a humanidade.
A psicologia e extremamente importante no mundo que vivemos , as pessoas se encontram carentes de atenção , precisam de apoio, suporte, para conseguirem começar o dia , seja no trabalho , na escola , no relacionamento, o papel do psicanalista e isso desenvolver , ajudar , estudar as pessoas , seja uma palavra ou um gesto que vai mudar o momento que aquela pessoa está passando.
A psicologia é amplamente reconhecida como uma ciência que estuda o comportamento humano e os processos mentais. Ela se baseia em métodos científicos para investigar e compreender os aspectos complexos da mente e do comportamento. Quando se trata das escolas de psicologia, existem várias abordagens teóricas e paradigmas que moldaram o campo ao longo do tempo.
É importante ressaltar que a psicologia continua a evoluir e incorporar novos avanços científicos. As escolas de psicologia são importantes para a diversidade de perspectivas e enfoques teóricos, contribuindo para uma compreensão mais completa e holística do ser humano.
Psicologia é a área da ciência que estuda a mente e o comportamento humano e as suas interações com o ambiente físico e social
Vai auxiliar aqueles que precisam de auxílio pra resolver os conflitos internos
Nunca se estudou tanto sobre o comportamento humano com um olhar psíquico, como nos últimos 100 anos, isdo graças a multidisciplinaridade, eu diria do conhecimento.
As diferenças das escolas tem somado para essa busca da compreensão da mente humana.
Os estudos tem somado para essa busca da compreensão da mente humana.
Estou estudando tudo com muita calma.
Certos textos que estão para download levo para ler quando viajo.
Outros não.
Aprendemos aqui o que é psicologia.
Seus tipos.
E seus criadores.
A psicologia e a filosofia nos traz diversos questionamentos, nos tirar do senso comum, da robotização do ser. Nos abre leques de conhecimentos e nos aproxima da luz.
Psicologia é a área da ciência que estuda a mente e o comportamento humano e as suas interações com o ambiente físico e social. A palavra provém dos termos gregos psico (alma) e logía (estudo). O objetivo da psicologia é diagnosticar, compreender, explicar e orientar a mudança de comportamentos humanos.
A busca pela compreensão da mente humana é ajuda para uma vida melhor e o grande fator positivo da psicologia é da psicanálise
Cada escola psicanalitica tem uma visão difrentes olhares sobre o ser humano
Várias escolas com pensamentos diferentes, com o bem comum de ajudar a humanidade.