-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO

Estou encantado com eese mateiria pois tenho aprendido muita coisa que tem me ajudado a entender todos eventos da minha historia presente sabendo que mesmo as memorias arquivadas podem ser lembradas de maneira destiorcida e preciso reorganizar nossa percepçao e sensaçao para assim podermos equilibar nosso expectativasobre a vida
VIDEOS SENSACIONAIS. OTIMOS CONTEUDOS DE APRENDIZAGEM.
Esses vídeos são maravilhosos. Muito rico de informações e conhecimento a respeito da mente humana.
Vídeos incríveis de um aprendizado enorme.
Esse material é muito rico em informações, gostei muito.
Nosso cérebro mesmo sofrendo danos, tem a capacidade de reabilitação das funções normais.
Excelente tema, parabéns!
OTIMOS VIDEOS GOSTEI MUITO DE SUAS ILUSRAÇÕES.
Muito bom esse conteúdo explicou de forma encantadora como a memoria pode algo extraordinário, quando se trata de aprendizado.
Que riquezas esses vídeos.falando do cérebro das nossas memórias..
Lindo nosso cérebro. Usamos ele cem por cento ,o tempo todo.
Coisas boa de se ouvir,,traz a nossa lembrança muito de nossa vida ,porque reativa nossa memoria ou seja liga o nosso arquivo em memória e mexe com o sentimento, mexendo a comoção muito bom esses vídeo aula
Conteúdo muito claro e completo sobre a unidade de estudo. Está sendo uma ótima experiência em que nos ajuda a ter uma ideia mais clara sobre o objetivo deste curso.
Nossa mente tem vários neurotransmissores .Qto mais conhecimentos novoa e trabalharmos por caminhos diferentes mais vamos irrigation nosso cerebro .
Excelente o video, nos mostra que nosso cerebro ele tem varias funções aonde nos, possa trabalharmos mais a nossa memorização e a cognição.
Estou pasma com a quantidade de aprendizagem que tenho encontrado aqui , é realmente algo que está ajudando bastante no meus atendimentos
Conteúdo maravilhoso!!
Informações ricas para nós 🙏
O nosso cérebro é algo complexo, é ele quem processa todas as ações, emoções e reações. Um dano causado a ele pode comprometer algumas de suas funcionalidades dependendo da região atingida, porém é capaz de se regenerar e recuperar a funcionalidade dependendo também da agressão sofrida.
Material de extrema importância para nós estudantes da psicanálise.
tudo muito bom
O cérebro é um órgão complexo que desempenha um papel crucial no funcionamento do nosso corpo e da nossa mente. Ele é composto por bilhões de células nervosas chamadas neurônios, que se comunicam entre si através de sinais elétricos e químicos.
Vídeos excelentes sobre a memória e capacidade de armazenamento do nosso cérebro. Nossas sensações ajudam a guardar os momentos.
Amei. Incrível
muito bom
Estudar a memória é algo extremamente difícil em virtude de dois problemas de ordem metodológica. Em primeiro lugar, não há como estudar a memória de maneira “pura”, pois os processos de memória estão totalmente ligados a outros processos cognitivos, tais como função executiva, atenção, emoção, motivação, linguagem, nível de estresse etc.
Eu sou apaixonada por esse tema!!