-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO

Elementos importantissimos e uma visão bem global da situação!
Sim eu concordo com o meu colega quando nos temos uma visão global da situação fica muito mais fácil.
Boa observação, os elementos são muito essenciais para que haja uma terapia com sucesso .
Boa observação, qualquer coisa que se diz ,é importante para uma avaliação
Concordo Reinaldo
A interação e aboradagem da terapeuta em trazer de forma a sensibilizar o paciente e levá-lo a sentir, perceber e interagir de forma vívida, a conexão , proximidade e fechamento.
Uma ampla visão e importante abordagem terapêutica .
a gestaltica sigere que trabalhemos dando prioridade a sensaçao e percepçao elevando a observaçao par o todo para so assim preceber as partes e a assim virsa e versa ao levar o paciente ao seu problema mau resolvido tenho que ampliar sua visao daquela situaçao vivenciada por ele lhe permitindo que suas sensaçoes lhe ofereça a percepçao de que possa encontrar nelas uma boa saida permitindo viver novas emoçoes
A empatia da terapeuta foi de extrema importância , abriu os horizontes para o paciente entender que poderia deixar de sofrer , após se sentir presente nas falas que gostaria de oouvido de sua mãe.
De ter ouvido de sua mãe.*
A terapeuta, utilizou a Gestalt com sabedoria.
nossa foi uma otima ideia e sabedoria ter fundado a escola gestalt pois trouxe uma cura interior para quem sofreu perdas irreparaveis na vida, formando profissionais que realmente se importa em ajudar e ao mesmo tempo estar presentes na vida dos pacientes mediante aperda. ela se colocou no lugar no lugar da mae dele para ele se sentir curado nas suas areas de crescimento que sua mae não acomponhaou.
Aprendi que na GT, o mais importante é a sensibilidade e frequencia com o paciente. Essa terapeuta me ensinou muito. Tudo simplifica-sse no amar o proximo e a sua profissão.
Observando este relato chego a conclusão que na abordagem gestaltica, a experiência do paciente é importatíssima, é sagrada, ele deve sentir-se seguro e encorajado a participar no experimento, deve ser respeitada, acolhedora e deve ser observada.
A terapeuta teve uma empatia e sensibilidade incrível fazendo papel de mãe do paciente trazendo a ele a certeza do que sua mãe diria a ele se fosse possível, um aconchego deve ter invadido seu peito.
SEM COMENTARIOS,A GESTALT É A PERCEPÇÃO PRIMORDIAL PARA AJUDAR A COMPREENDER OS ACONTECIMENTOS EM NOSSA VIDA.
É incrível mas dá certo sim ,pois em ciência as sensações e emoções transpassam tempos e fixam continuamente a outro ser de forma quase que osmótica sensorial e está troca e perceptiva e receptiva também e desta forma contribuem para o saceio emocional assim tápando brexas emocionais.
A profissional, além do conhecimento e habilidade técnica, possuía empatia, de modo que, por meio de suas atitudes e postura, proporcionou um ambiente aconchegante no qual o paciente se sentiu seguro para trazer à tona aquilo que estava cristalizado em seu interior.
A Profissional soube conduzir a situação. De um jovem q não conheceu sua mãe, não experimentou o carinho de sua mãe.que ele om certeza tinha esse desejo de sentir carícias de sua mãe palavras como ti amo meu filho.e isso lhe gerou um trauma por essa falta.naquele momento com a profissional
Ele pode entender q apesar dela não estar presente ela o amou…
Esse relato nos leva a compreênsão que é de suma importância a observação detalhada sobre a percepção do paciente, para uma visão global da situação.
Maravilhoso a forma como a GT atua na vida das pessoas!!!
Percebendo a necessidade de compreensão ao teor da abordagem,o elo que se constrói para ajudar o paciente.
A interação e sensibilidade são muito fortes.
Sem dúvida, foi uma experiência que trouxe alívio para Carlos sobre a situação pós-traumática que viveu.
O simples fato de não ter uma boa criação com a madrasta cria esse trauma com o qual ele cresce por falta de afeto de uma mãe que perdeu em tenra idade.
A abordagem foi bem feita ,a terapeuta foi bem profissional ela em momento importante para o Carlos incorpora a mãe dele é fala pra ele tudo o que ele desejava ouvir de sua mãe aí completa o que faltava para sarar sua ferida e ou tirar suas dúvidas de sobrevivência sem a mãe ,fechando ou reformulando a Gestaltista trazendo segurança
A abordagem do terapeuta faz com que o paciente consigo colocar seus medos mais profundos, entendo que o terapeuta antes de mais nada precisa entender a alma e os sentimentos deste paciente para que possa ajuda-lo de uma forma mais humana.
o paciente se sentido seguro se torna livre para mergulhar no experimento
Interessante estudo de caso!
Com a percepção de segurança o paciente sentiu-se mas confortável no cenário
Há certos momentos de uma análise em que o paciente precisa muito mais da presença receptiva e aconchegante do terapeuta do que de sua habilidade interpretativa.
Nessas ocasiões,o analista deve renunciar a seus esforços de interpretação e dedicar-se tão somente a uma escuta sensível, empática e acolhedora.
Experiência edificante de ressignificação diante da ausência materna em sua infância e que resultou em uma falta na fase adulta. Foi libertador. O psicanalista pode gerar esse acolhimento ao paciente para proporcionar o ambiente mais favorável para acessar o que está travado no seu inconsciente.
A experiência que o rapaz está tendo, é tudo que aconteceu em sua volta, durante anos atrás, sem a ausência da mãe, e a presença do pai que era desconfortável, ele cresceu em um ambiente aonde o que faltava era a presença da mãe por perto dele , e nisso causou traumas a onde na fase adulta começou aparecer vários sentimentos de culpa raiva e dor, ele precisava preencher esse vazio.
A sensação e Percepção, compreender e sentir o momento do outro, e interagir levando o paciente a uma sensação de realidade distante, mas, com a percepção de tão próximo.
Conhecer o histórico de vida do paciente é fundamental para se fazer as intervenções corretas para se obter resultados satisfatórios e o trabalho humanizado e respeitoso também são fundamentais.
O cliente Carlos tinha uma Sensação e Percepção muito fixa, chamada de “Gestalt Cristalizado”. Onde sempre buscou saber sobre as características de sua falecida Mãe, pois a perdeu muito precoce. E como não tinha uma imagem e noção de como era a figura materna, especulava constantemente e sofria com tal perda, durante o decorrer de sua vida.
Na busca por um tratamento terapêutico, encontrou uma conexão com sua terapeuta e foi iniciado um experimento. Este experimento proporcionou ao paciente uma nova percepção e sensação, sobre os sentimentos que tinha, em relação a sua Mãe.
Portanto, no decorrer de sua vida tinha diversas ilusões sobre a característica e imagem de sua Mãe e através da Terapia, obteve sucesso na sua busca por respostas.
Observo neste caso, a falta que Carlos sentia de sua mãe, pois sempre procurava através de outras pessoas conhecer e saber mais dela.
Entendo que a abordagem da terapeuta foi de extrema importância para ajudá lo, qdo ela se coloca no lugar de sua mãe, consegue passar para ele a tranquilidade e a segurança que ele precisava naquele momento para seguir adiante.
O entendimento da situação foi possível pela abertura do paciente em querer vencer seus traumas.
A visão do todo só é possíve qdo se tem a compreensão sem limites.
Os traumas mal resolvido pode afetar a vida da pessoa de várias maneiras.
Caso, situação delicada e sensível, a psicoterapeuta usou a sensibilidade e a Gestalt , o aqui e agora para o tratamento que mágico. E com a liberação do choro , emoções o paciente foi desbloqueando as emoções e bloqueios…
A empatia pelo paciente foi fantástico, o acolhimento libertador.
Abordagem perfeita da terapeuta!
Perfeito o manejo clínico do terapeuta,na condução da terapia,passando conhecimento, confiança,disponibilidade,para que o processo fluísse de forma empática.
A interação das partes, constituíram um todo, concretizando de forma sensível, dinâmica e relevante essa composição.
O terapeuta teve a convicao da tecnica q iria utilizar.
Concordo com o meu colega a empatia, o posicionamento e a interação com o terapeuta foi de suma importância, para ele pudesse volta a viver com mais segurança.
O quanto é importante a ideia da compreensão da totalidade para que haja a percepção das partes. Excelente técnica utilizada pela terapeuta.
Uma abordagem muito sábia e bem sucedida.