-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO

Willian James foi Filósofo e um importante Psicólogo norte Americano pioneiro da Psicologia Funcional.
William James realizou ainda experiências de Psicologia animal e edificou uma teoria psicofisiológica das emoções que se revelou muito controversa. Afirmou que as emoções não são produto dos sentimentos mas sim provocados pela tomada de consciência de reações orgânicas.
A psicóloga funcional, tem como objeto de estudo a c consciência ,e como ela influência,no comportamento,dos seres humanos,
Um fílosofo e importante psicólogo além de pioneiro na psicologia funcional
Médico e psicólogo e filósofo, autor do pragmatismo.Trabalhando suas crenças.
A psicologia surgiu como um estudo do ramo da filosofia para compreender as ações, os impulsos, enfim o comportamento dos seres humanos. existe registro da psicologia do século 16, no livro: principio dos fenômenos da mente e do espirito.
William James, (1842-1910) foi um grande filosofo, psicólogo, criador da “Psicologia funcional” obra que projetou ele na comunidade cientifica.
William James preocupou_se em descrever as operações da mente a às funções da mente e as funções da consciência.funcionalismo.
A Psicologia é uma metodologia filosófica e literária. Aborda aspectos culturais, sociais, religiosos, políticos, econômicos e sua infinidade…Estuda também: Tenta compreender mente, corpo, alma e a sua compreensão em outros ambientes. Seu objetivo é o processo avaliativo de analisar, se aprofundar, entender, explicar e por fim orientar em questão, mudanças, comportamento e desenvolvimento humano. A Psicologia também é divida em quatro partes: Psicanálise, Humaninsmo, Behaviorismo ou Psicologia comportamental e Terapia cognitivo-comportamental. Pode ser compreendida como uma escola de saberes da ciência humana, onde há a participação de vários mestres conceituados, de referência para a saúde mental e comportamental, até hoje.
Concordo com a descrição sobre a abordagem.
R
Desenvolveu um importante estudo da piscicanalise na sua época. Aí dá que mal interpretado
William James é uma figura central na história da psicologia e da filosofia. Entretanto, a interpretação de sua obra ainda está repleta de lacunas e mal-entendidos. Por exemplo, a extensão e o sentido do seu projeto psicológico permanecem mal compreendidos. Para muitos autores, James teria abandonado a psicologia após The Principles of Psychology (1890), ao passo que outros entendem o The Varieties of Religious Experience (1902) como obra psicológica. O objetivo deste artigo é explorar a questão da evolução do projeto psicológico de James, acompanhando diversos momentos de sua manifestação ao longo de sua carreira. Ao final, vamos defender aquilo que chamamos de tese da pervasividade, segundo a qual a psicologia está presente em toda a obra de James.
Em face das evidências apresentadas anteriormente podemos concluir que, além de falsa, a tese do abandono da psicologia em James produz distorções na compreensão de seu pensamento.
Esse curso e uma porta de acesso para o sucesso profissional de todos aqui presente.
A psicologia ela analisa a consciência a partir dos seu elementos e forneceu uma maneira alternativa de analisar a mente, abordagem funcional…
A psicologia estuda a mente o comportamento ..
A psicólogia e um estudo da mente e ajuda muito pois muitos já desistiram da vida
estudo da psicologia misticos da conciencia cosmica ciencia em laboratorio estudo que entra na raiz do problema atua em estudo de comportamentos
William James foi um dos mais importante filósofos da história.
Na perspectiva filosófica exposta em Pragmatismo de 1907, Wilian James, postula que as teorias científicas e filosóficas devem ser usadas como instrumentos a serem julgados por seus resultados ou fins e que todas as teorias são apenas aproximações da realidade. Sendo assim, um erro considerá-las apenas por sua própria coerência interna.
A psicologia estuda o comportamento a mente.
Esse estudo faz com q o indivíduo se abra ,falando sobre tudo q o faz mal..fazendo com q ele viva com mais alegria..evitando muitos sofrimentos
A psicologia nada mais é que colocar em pauta o que nos tortura a alma , o que nos aflige nossas emoções.
Willian james ,psicólogo, edificou a teoria de psicologia animal,filosófico, grande profissional
Para William James, ele afirma que a psicologia e a ciência da vida mental e abrange tantos os seu fenômenos como suas avaliações de estudo ,como fenômeno e suas condições.
Me lembro quando adolescente, um professor enaltecer o filósofo e psicólogo William James pela sua importância.
A psicologia tem como objetivo imediato a compreensão de grupos e indivíduos tanto pelo estabelecimento de princípios universais como pelo estudo de casos específicos, e tem, segundo alguns, como objetivo final o benefício geral da sociedade.
William James foi pioneiro da Psicologia moderna nos USA.Ele acreditava no valor prático da psicologia para lidar com os problemas cotidianos da vida.Para James a Psicologia deveria ser integrada,funcional e aplicada.
A história da psicologia nos ajuda a entender sua evolução e com ela a evolução da mente humana. Ambas são dinâmicas e não estáticas e acompanham a evolução da sociedade também.
William James era um Psicólogo e Filósofo renomado, no início do século XX.
Possuía uma visão Contemporânea.
Em 1890, após 12 anos de escrita, William James publicou Princípios de Psicologia, onde abordou temas diversos como o fluxo de consciência (conceito introduzido por James) a vontade e as emoções.
A Psicologia surgiu como afiliada à Filosofia e assim permaneceu até a década de 1870, quando se tornou uma disciplina científica independente, na Alemanha e nos Estados Unidos. O interesse no estudo da mente e do comportamento data da época das antigas civilizações, do Egito, Grécia, India e China.
Estuda a fundo os pensamentos
A psicanálise e a psicóloga nos ajudam a entender a mente humana.
A dualidade de James, sobre seu interesse e distanciamento da Psicologia, através de suas obras nos mostra que ele, que no fundo, todas as descobertas foram essenciais.
William James é mais conhecido como psicólogo do que como filósofo. Como filósofo, é considerado a figura principal do pragmatismo, corrente que afirma que a verdade de uma ideia ou conceito pode ser avaliada segundo o valor prático que possui
Conhecido como o pai da psicologia, sua teoria era de que as emocoes sao consequencia.
Psicologia muito profunda. Mas aprendi com meus 59 anos a saber que o maior psicologo do mundo estar a nossa disposição, há saber : Cristo Jesus.