-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO

A personalidade é formada pelas características individuais, valores morais, forma de agir, estados emocionais, o sentir, pensar, e outros entendimentos, é formada ao longo da vida. E todo indivíduo sofre a influência do ambiente onde vivem. Assim a cutural ( artes, costumes, simbolos, linguagem dentre ouros). A cultura está intrinsicamente ligada ao desenvolvimento e comportamento human, pois impata na forma em que o indivíduo percebe ou interpreta certas situações e interações sociais. As suas relações com os outros, com o mundo, está ligada à percepção de como entende, percebe, analisa, interpreta e reage aos estímulos entre o organismo e o meio.
a personalidade podemos assim dizer que e formada atraves do leitura que o individuo faz dos custumes e tradiçoes de sua comunidade na qual ele esta inserido fazendo assim um link com o que recebe de seus educadores entao baseado nisso me atrevo a dizer que cada ser tem sua propria cultura porque suas reaçoes e motivaçoes esrta baseada em suas percepiçoes e sensaçoes dos acontecimentos ao seu redor
A personalidade é influenciada pela cultura do indivíduo em seu meio de convívio.
Por ser um agente forte de identificação pessoal e social, a cultura de um povo se caracteriza como um modelo comportamental, integrando segmentos sociais e gerações à medida que o indivíduo se realiza como pessoa e expande suas potencialidades.
A relação da psicologia e a cultura são definidas por Freud no âmbito de uma concepção psicanalística como uma ciência humana determinista.
O CONHECIMENTO PELO CONHECIMENTO.
A personalidade tem por si moldar o individuo a partir da percepção cultural que cada um vai adquirindo ao longo da vida em busca de conhecimento.
Cada pessoa tem sua diversificação no modo de agir, pensar ,decidir, entender, entre outros fatores. É de fato , o que difere um do outro, quando trata-se da invividualidade do psíquico.
individualidade*
somos formados por caracteristicas individuais onde cada individuo, entendemos e ceitamos da forma com enxergamos as coisa a nossa volta.
A sociedade é formada de pessoas, e ali todos são moldados através da cultura que o envolve ,e o prepara psicologicamente para a busca das suas necessidades e enfim de toda à sociedade aí se destaca o indivíduo pela sua personalidade
A cultura influência na personalidade do individuo. Mas isso caso a pessoa tenha realmente aptidão para tal, do contrário a cultura não influenciará.
a cultura influencia na personalidade
Individualidade
Nesse sentido, destaca-se que os processos psicológicos, tais como a percepção, são processos cerebrais, ou seja, tem base biológica, mas o seu desenvolvimento é mediado essencialmente pela interação do indivíduo com o contexto no qual se desenvolve. Por meio da interação com as pessoas, com os instrumentos, com os símbolos, entre outras construções produzidas por aquela cultura. É essa interação que produzirá a informação que servirá como referencial quando um determinado indivíduo captar um estímulo e o
interpretar (PIMENTA; CALDAS, 2014).
Cultura, personalidade e percepção:
A personalidade de cada ser humano é extremamente influciada pela cultura exclusiva de sua nação, região e convívio social.
Exemplo disso é o nosso sotaque e expressão linguística, em um mesmo país existe vários sotaque. Portanto; a personalidade tem tudo haver com a cultura.
Cultura, personalidade e percepção:
A personalidade de cada ser humano é extremamente influciada pela cultura exclusiva de sua nação, região e convívio social.
Exemplo disso é o nosso sotaque e expressão linguística, em um mesmo país existe vários sotaque.
A personalidade de cada ser humano é extremamente influciada pela cultura exclusiva de sua nação, região e convívio social.
Exemplo disso é o nosso sotaque e expressão linguística, em um mesmo país existe vários sotaque.
A personalidade de cada ser humano é extremamente influenciada pela cultura exclusiva de sua nação, região ou cultura
A personalidade depende da cultura de cada ser humano!
E´ através da cultura , e conhecimentos que conhecemos a personalidade , e como são descritas cada uma delas.
As relações entre cultura e psique não possuem tão grandes aptidões para uma boa convivência pois algumas variáveis comunicacional e comportamental entre os seres não remetem bom siso em excepcionais por ocasiões daquilo que si espera ter mas com mudanças não muito significativas com estas vivências sociais.Em suma o que si mais observa é um comportamento reverso da ideia que seria por assim dizer a original em seu significativo.Com tantas diferenças a cultura tende ao ser si enclausurar em algo que ele mesmo possa acreditar como o mais lógico dos fatores próximos cognitivamente moral
*…cognitivamente moral.
A personalidade de cada um esta baseada no que ele acredita lugar que ele pode estar inserido., o que temos que fazer é nos adaptarmos no lugar em que estamos. Ex. Sou brasileiro e vou morar na Índia, tenho que respeitar e me adaptar no ambiente e cultura do local em que estou.
Somente através do conhecimento podemos gerar algo além de cultura e relação que predomina em nosso meio ,
Sensação, percepção, memória são elementos dinâmicos que compõem a cultura e atua na formação da personalidade humana. Há um processo de interação, de troca onde se aprende e também se ensina. A cultura é algo inerente somente a espécie humana o que o torna racional perante aos demais seres, ou seja, o que diferencia o ser humano dos animais é a sua capacidade de fazer cultura.
Cada cultura registra o indivíduo com a sua marca, isso influencia na estruturação de uma combinação orgânica, dos padrões de sua cultura e suas experiências individuais em contato com o mundo físico e social.
A percepção já consiste em uma organização e interpretação dos estímulos que foram recebidos pelos sentidos.
A cultura tem a importância de inserir o indivíduo em um todo dentro de uma sociedade já existente,com isso percebe-se a construção psicológica e emocionais.
A cultura tem a importância de inserir o indivíduo em um todo dentro de uma sociedade já existentes.
Esses processo psicológicos e fenômenos culturais nos diferencia de outros seres, e evolui a sociedade.
Segundo Barroso (2017), Os traços culturais são transmitidos dentro de uma sociedade (através) da educação e da imitação) como uma herança social, perpassando gerações, o que ocorre de maneira análoga a um conjunto gênico, ou seja, semelhante a uma herança biológica. A cultura não é transmitida por herança genética, ela não é determinada biologicamente , ela é transmitida por herança social. É pelo processo de socialização que herdamos, através do aprendizado, o patrimônio cultural de nossa sociedade, somos socializados pela família, grupos de amigo, mídia, grupos profissionais e religiosos, entre outros.
A Cultura envolve todo pensamento e comportamento social: Crenças, Aprendizados, Inspirações, Criatividade, Repetição, Religião, Dança, Música, Literatura, Interpretações e Atitudes;
Att
Caroline Val
A cultura e personalidade se constituem em respostas a necessidades globais: a primeira é a resposta às necessidades da sociedade que a produziu, a segunda é a resposta às necessidades da pessoa na qual se produziu.