-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO
61 comentários sobre “Formação em Psicanálise Integrativa”
-
Os melhores cursos e só aqui no IEVI…..
-
QUANDO VÃO DISPONIBILIZAR O LINK PARA PAGAMENTO DO DIPLOMA DO CURSO FORMACAO EM PSICANÁLISE INTEGRATIVA QUE EU CONCLUI. EDMILSON AURELIANO DOS SANTOS
-
vale muito a pena. Grade muito bem elaborado conteúdo excelente!
-
-
Quero o link para pagar o diploma do curso formação em psicanálise integrativa. Que foi concluído hoje . EDMILSON AURELIANO DOS SANTOS
-
Bom dia!
Segue o link para emissão –> http://ievi.com.br/produto/certificado-fisico-psicanalise-integrativa/
Att,
IEVI -
Gostaria de saber sobre o módulo de supervisão e análise didática?
-
Bom dia!
Estão sendo implantados na plataforma. Os mesmos serão no formato EAD (100% on-line).-
Ótimo curso estou gostando muito, grande aprendizado.
-
Curso excelente, material atual e muito dinâmico. Parabéns estou muito satisfeito!
-
-
-
Não consegui realizar o curso de psicanálise clinica, o material não abre, o whatsapp, não responde
-
-
-
futuramente farei esse curso muito bom
-
otimo de primeira qualidade parabens
-
Posso fazer esse curso e o de bacharel junto?
-
Bom dia!
Pode sim.
-
-
Vocês indicam profissionais para a análise?
-
Sim.
-
-
Estou gostando muito.
-
Boa noite apartir de quando estara disponivel supervisão e analise.
-
Creio que em breve… Esses módulos estão em faze de implantação no formato EAD (100% on-line).
-
Ótimo. Também estou aguardando estes módulos. Supervisão e análise completam o tripé de formação do psicanalista.
-
-
-
Excelentes os cursos ministrados por vocês, estou aprofundando ainda mais os conhecimentos já adquiridos, grato por ter encontrado o IEVI.
-
Boa noite, gostaria de saber como posso requerer a credencial, pois não consigo enviar a foto pra emissão da mesma!
-
Boa tarde!
Envie via WhatsApp: 11 966584172
-
-
Qual o valor do certificado e da credencial do curso de Psicanálise clínica, e psicanálise intregativa?
-
Qual o valor do certificado e da credencial do curso de Psicanálise clínica, e psicanálise integrativa?
-
Posso fazer outros cursos de ima só vez ?
-
Boa tarde!
Pode sim.
-
-
Também estou no aguardo do módulo de supervisão e análise .Qual o valor do tripé ? Vcs avisam quando for liberado ?
-
Bom dia!
Sim. Os alunos serão avisados por e-mail.
-
-
Estou achando muito bom o curso.
-
Boa noite,
Gostaria de saber se vocês irão implementar o módulo de análise e supervisão para a formação do tripé da psicanálise?
Att. -
Não consegui fazer a minha última avaliação, gostaria de fechar o curso 100%, não aparece opção de fazer a atividade e vai direto para a emissão do certificado.
Gostei do curso, como já estudava Psicanálise e sou graduando no curso de Psicologia, esse curso foi complementar e de muita utilidade, parabéns a IEVI.
-
Quando irão disponibilizar curso de análise, supervisão ??
-
Bom dia!
Já está disponível na plataforma –> https://ievi.com.br/cursos/psicanalise-analise-e-supervisao/
-
-
Gostaria de saber sobre os módulos de análise didática e supervisão o andamento
-
Amei o curso bem preparatório podemos se dizer que além de psicanalítico um mini curso de Psicologia.
-
CURSO MARAVILHOSO! PARABENS AOS DESENVOLVEDORES.
-
Excelente curso
-
Excelente formação!
Capacita e forma..
Gera auto conhecimento e ajuda na auto análise e auto crítica… desperta à si mesmo para assim; ajudar outras almas humanas (psiquê)-
Estou em fase de conclusão do curso, contudo está sendo satisfatório para ampliação do conhecimento relativo ao objetivo proposto, as aulas são maravilhosas e estou feliz em participar deste curso, e em breve farei outros.
-
-
Foi um grande aprendizado. Parabenizo a coordenação do curso, ótimo material didático.
-
Parabéns pela didática do ensino e pelo conteúdo
-
Terminei hoje o curso de psicanálise clínica, estou muito feliz , foi um grande aprendizado, e pretendo continuar com novos cursos
-
Gostei muito, aprendi muito.
vamos começar outros cursos -
A psicanálise Integrativa, é de fundamental importância para a saúde mental. Além de oportunizar ao psicanalista clinico, desenvolver com autonomia sua profissão. O psicanalista que analisa no contexto das terapias Integrativas, obtém mais facilmente, habilidades e motivações para interagir com o cliente de maneira mais eficaz e eficiente. Pôde-se inferir que a Terapia Integrativa, permite um atendimento com toda amplitude e complexidade do cliente.
-
SIMPLESMENTE, APAIXONADO PELO CURSO!
-
Mim ajuda irmão a realizar o meu sonho de ser um pregador da palavra de Deus
-
A psicanálise integrativa mudou a minha visão,da maneira que eu olhava o problema mental,me capacitando para ajudar pessoas ouvindo e analisando cada situação
-
Estou muito feliz por fazer parte do curso de Psicanálise. Grata ao IEVI pela oportunidade.
-
estou cursando a integrativa!
-
Aprendendo muito, graças ao bom Deus.
-
Bom dia! Finalizei o Curso de Psicanálise Clínica, agora quero me matricular no Curso de Psicanálise Integrativa.
-
Bom dia! Eu gostaria de saber qual o valor total dos certificados para o curso completo. Os três pilares. E qual a média de tempo para realizar (tenho consciência de que é individual), mas penso que há uma previsão média de tempo mínimo e máximo. Por quanto tempo podemos usar a plataforma? Obrigada.
-
o curso é ótimo.
-
Sou eternamente, agradecida pelo IEVI. Aprendi muito para ampliar meus conhecimentos. Deus abençoe todos aqueles que estão envolvidos nesta obra magnífica.
-
Muito bom o curso.
-
Sou grato de nos dar a oportunidade de realizarmos sonhos, gostaria de parabenizar o IEVI pela excelente empresa pelo compromisso, seriedade e respeito com os alunos, confesso que estou ansioso pelos próximos cursos, meu muito obrigado, Deus os abençoe sempre.
-
Graças a Deus e bastante da minha boa vontade, consegui concluir mais um curso oferecido pelo IEVI,, no total de 06(seis) cursos concluídos, excelente material agora vamos para a confecção do certificados.
-
EXCELENTE CURSO
-
Estou muito feliz com os cursos, é realmente uma mudança de ares, conhecimento é muito bom. Fico muito grato a vocês do Instituto IEVI, por mais essas conquistas!
Os comentários estão fechados.
48 comentários sobre “e-Book – Cultura, personalidade e percepção”
A personalidade é formada pelas características individuais, valores morais, forma de agir, estados emocionais, o sentir, pensar, e outros entendimentos, é formada ao longo da vida. E todo indivíduo sofre a influência do ambiente onde vivem. Assim a cutural ( artes, costumes, simbolos, linguagem dentre ouros). A cultura está intrinsicamente ligada ao desenvolvimento e comportamento human, pois impata na forma em que o indivíduo percebe ou interpreta certas situações e interações sociais. As suas relações com os outros, com o mundo, está ligada à percepção de como entende, percebe, analisa, interpreta e reage aos estímulos entre o organismo e o meio.
A cultura influencia a personalidade, pois dita os comportamentos e reações adequados dentro de diferentes situações. Por isso, a pessoa sempre avalia as situações a partir de seu referencial cultural.
A característica da personalidade reflete o espelho humano,somadas com todas suas qualidades e ações .
a personalidade podemos assim dizer que e formada atraves do leitura que o individuo faz dos custumes e tradiçoes de sua comunidade na qual ele esta inserido fazendo assim um link com o que recebe de seus educadores entao baseado nisso me atrevo a dizer que cada ser tem sua propria cultura porque suas reaçoes e motivaçoes esrta baseada em suas percepiçoes e sensaçoes dos acontecimentos ao seu redor
A personalidade é influenciada pela cultura do indivíduo em seu meio de convívio.
Por ser um agente forte de identificação pessoal e social, a cultura de um povo se caracteriza como um modelo comportamental, integrando segmentos sociais e gerações à medida que o indivíduo se realiza como pessoa e expande suas potencialidades.
A relação da psicologia e a cultura são definidas por Freud no âmbito de uma concepção psicanalística como uma ciência humana determinista.
O CONHECIMENTO PELO CONHECIMENTO.
A personalidade tem por si moldar o individuo a partir da percepção cultural que cada um vai adquirindo ao longo da vida em busca de conhecimento.
Cada pessoa tem sua diversificação no modo de agir, pensar ,decidir, entender, entre outros fatores. É de fato , o que difere um do outro, quando trata-se da invividualidade do psíquico.
individualidade*
somos formados por caracteristicas individuais onde cada individuo, entendemos e ceitamos da forma com enxergamos as coisa a nossa volta.
A sociedade é formada de pessoas, e ali todos são moldados através da cultura que o envolve ,e o prepara psicologicamente para a busca das suas necessidades e enfim de toda à sociedade aí se destaca o indivíduo pela sua personalidade
A cultura influência na personalidade do individuo. Mas isso caso a pessoa tenha realmente aptidão para tal, do contrário a cultura não influenciará.
a cultura influencia na personalidade
Individualidade
Nesse sentido, destaca-se que os processos psicológicos, tais como a percepção, são processos cerebrais, ou seja, tem base biológica, mas o seu desenvolvimento é mediado essencialmente pela interação do indivíduo com o contexto no qual se desenvolve. Por meio da interação com as pessoas, com os instrumentos, com os símbolos, entre outras construções produzidas por aquela cultura. É essa interação que produzirá a informação que servirá como referencial quando um determinado indivíduo captar um estímulo e o
interpretar (PIMENTA; CALDAS, 2014).
Cultura, personalidade e percepção:
A personalidade de cada ser humano é extremamente influciada pela cultura exclusiva de sua nação, região e convívio social.
Exemplo disso é o nosso sotaque e expressão linguística, em um mesmo país existe vários sotaque. Portanto; a personalidade tem tudo haver com a cultura.
Cultura, personalidade e percepção:
A personalidade de cada ser humano é extremamente influciada pela cultura exclusiva de sua nação, região e convívio social.
Exemplo disso é o nosso sotaque e expressão linguística, em um mesmo país existe vários sotaque.
A personalidade de cada ser humano é extremamente influciada pela cultura exclusiva de sua nação, região e convívio social.
Exemplo disso é o nosso sotaque e expressão linguística, em um mesmo país existe vários sotaque.
A personalidade de cada ser humano é extremamente influenciada pela cultura exclusiva de sua nação, região ou cultura
A personalidade depende da cultura de cada ser humano!
E´ através da cultura , e conhecimentos que conhecemos a personalidade , e como são descritas cada uma delas.
As relações entre cultura e psique não possuem tão grandes aptidões para uma boa convivência pois algumas variáveis comunicacional e comportamental entre os seres não remetem bom siso em excepcionais por ocasiões daquilo que si espera ter mas com mudanças não muito significativas com estas vivências sociais.Em suma o que si mais observa é um comportamento reverso da ideia que seria por assim dizer a original em seu significativo.Com tantas diferenças a cultura tende ao ser si enclausurar em algo que ele mesmo possa acreditar como o mais lógico dos fatores próximos cognitivamente moral
*…cognitivamente moral.
A personalidade de cada um esta baseada no que ele acredita lugar que ele pode estar inserido., o que temos que fazer é nos adaptarmos no lugar em que estamos. Ex. Sou brasileiro e vou morar na Índia, tenho que respeitar e me adaptar no ambiente e cultura do local em que estou.
Somente através do conhecimento podemos gerar algo além de cultura e relação que predomina em nosso meio ,
Sensação, percepção, memória são elementos dinâmicos que compõem a cultura e atua na formação da personalidade humana. Há um processo de interação, de troca onde se aprende e também se ensina. A cultura é algo inerente somente a espécie humana o que o torna racional perante aos demais seres, ou seja, o que diferencia o ser humano dos animais é a sua capacidade de fazer cultura.
Cada cultura registra o indivíduo com a sua marca, isso influencia na estruturação de uma combinação orgânica, dos padrões de sua cultura e suas experiências individuais em contato com o mundo físico e social.
A percepção já consiste em uma organização e interpretação dos estímulos que foram recebidos pelos sentidos.
A cultura tem a importância de inserir o indivíduo em um todo dentro de uma sociedade já existente,com isso percebe-se a construção psicológica e emocionais.
A cultura tem a importância de inserir o indivíduo em um todo dentro de uma sociedade já existentes.
Esses processo psicológicos e fenômenos culturais nos diferencia de outros seres, e evolui a sociedade.
Segundo Barroso (2017), Os traços culturais são transmitidos dentro de uma sociedade (através) da educação e da imitação) como uma herança social, perpassando gerações, o que ocorre de maneira análoga a um conjunto gênico, ou seja, semelhante a uma herança biológica. A cultura não é transmitida por herança genética, ela não é determinada biologicamente , ela é transmitida por herança social. É pelo processo de socialização que herdamos, através do aprendizado, o patrimônio cultural de nossa sociedade, somos socializados pela família, grupos de amigo, mídia, grupos profissionais e religiosos, entre outros.
A Cultura envolve todo pensamento e comportamento social: Crenças, Aprendizados, Inspirações, Criatividade, Repetição, Religião, Dança, Música, Literatura, Interpretações e Atitudes;
Att
Caroline Val
A cultura e personalidade se constituem em respostas a necessidades globais: a primeira é a resposta às necessidades da sociedade que a produziu, a segunda é a resposta às necessidades da pessoa na qual se produziu.
ENTÃO A PERSONALIDADE PODE SER INFLUENCIADA POR INDIVIDUOS OU PELA MASSA DA SOCIEDADE A QUAL ELE VIVE.
Na cultura, personalidade e percepção estão relacionados ao desenvolvimento humano. São eles que ditam: comportamentos adequados, temperamentos e interações das sensações desde a infância dentro de contextos culturais.
A cultura no geral influencia profundamente a nossa percepção. Nos auxiliando no desenvolvimento como o todo. Através do meio e propiciando ao fortalecimento das sensações com nossas interações cotidianas culturais.
Ao longo dos anos consegui perceber algumas mudanças relativas à cultura, em termos práticos, posso dizer sobre a questão de estilos de dança e ritmos musicais, também sobre como o interesse pelos espetáculos circenses foram sendo afetados ao longo de décadas e das brincadeiras da minha infância, que não fazem mais parte do mundo das crianças de hoje.
Para entender a cultura, é necessário entender de comportamento, a cultura é um comportamento voluntário que contém aspectos verbais e não verbais aprendido pelo indiviíduo que pertence a um determinado grupo, onde os traços culturais são transmitidos por meio da imitação e educação.
De acordo com Martins (2004)a cultura faz parte da vida das pessoas de uma forma dinâmica a qual exerce grande impacto na personalidade de quem faz parte da mesma.
Desse modo pode se dizer que a personalidade é uma característica
do sujeito, mas, também é fruto da interação do indivíduo com o meio.
Aa cultura não deixa de ser um processo antropológico em que o homem através do tempo deixa registros de sua prática dialógica, costumes, vivencia, crenças. São estes elementos registrados no tempo que servem de observação e expressão passadas as novas gerações como algo entendimento de costumes a serem seguidos e aperfeiçoados, mas sempre mantendo como guia o registro original como base de uma estrutura cultural.
A nossa personalidade é moldada pelas nossas origens culturais. A cultura influencia nossas crenças, valores, forma de comunicação e relacionamento com os outros. Embora existam traços característicos de cada cultura, cada indivíduo é único.
A cultura é sem dúvida uma grande influenciadora na formação da personalidade de um indivíduo.
A cultura em que crescemos desempenha um papel fundamental na formação da nossa personalidade.
Entendemos que a cultura exerce grande influência na formação da personalidade.
desde que nascemos e ate a fase adulta a personalidade vai se adaptando o modo como se vive no ambiente buscando viver uma cultura de aprendizado formando assim cultura, personalidade e percepção dentro desse ambiente
A relação entre cultura, personalidade e percepção é complexa e interdependente. Cada um desses aspectos influencia os outros, moldando como os indivíduos experimentam e interpretam o mundo ao seu redor. A cultura, a personalidade e a percepção estão profundamente interligadas.