-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO
61 comentários sobre “Formação em Psicanálise Integrativa”
-
Os melhores cursos e só aqui no IEVI…..
-
QUANDO VÃO DISPONIBILIZAR O LINK PARA PAGAMENTO DO DIPLOMA DO CURSO FORMACAO EM PSICANÁLISE INTEGRATIVA QUE EU CONCLUI. EDMILSON AURELIANO DOS SANTOS
-
vale muito a pena. Grade muito bem elaborado conteúdo excelente!
-
-
Quero o link para pagar o diploma do curso formação em psicanálise integrativa. Que foi concluído hoje . EDMILSON AURELIANO DOS SANTOS
-
Bom dia!
Segue o link para emissão –> http://ievi.com.br/produto/certificado-fisico-psicanalise-integrativa/
Att,
IEVI -
Gostaria de saber sobre o módulo de supervisão e análise didática?
-
Bom dia!
Estão sendo implantados na plataforma. Os mesmos serão no formato EAD (100% on-line).-
Ótimo curso estou gostando muito, grande aprendizado.
-
Curso excelente, material atual e muito dinâmico. Parabéns estou muito satisfeito!
-
-
-
Não consegui realizar o curso de psicanálise clinica, o material não abre, o whatsapp, não responde
-
-
-
futuramente farei esse curso muito bom
-
otimo de primeira qualidade parabens
-
Posso fazer esse curso e o de bacharel junto?
-
Bom dia!
Pode sim.
-
-
Vocês indicam profissionais para a análise?
-
Sim.
-
-
Estou gostando muito.
-
Boa noite apartir de quando estara disponivel supervisão e analise.
-
Creio que em breve… Esses módulos estão em faze de implantação no formato EAD (100% on-line).
-
Ótimo. Também estou aguardando estes módulos. Supervisão e análise completam o tripé de formação do psicanalista.
-
-
-
Excelentes os cursos ministrados por vocês, estou aprofundando ainda mais os conhecimentos já adquiridos, grato por ter encontrado o IEVI.
-
Boa noite, gostaria de saber como posso requerer a credencial, pois não consigo enviar a foto pra emissão da mesma!
-
Boa tarde!
Envie via WhatsApp: 11 966584172
-
-
Qual o valor do certificado e da credencial do curso de Psicanálise clínica, e psicanálise intregativa?
-
Qual o valor do certificado e da credencial do curso de Psicanálise clínica, e psicanálise integrativa?
-
Posso fazer outros cursos de ima só vez ?
-
Boa tarde!
Pode sim.
-
-
Também estou no aguardo do módulo de supervisão e análise .Qual o valor do tripé ? Vcs avisam quando for liberado ?
-
Bom dia!
Sim. Os alunos serão avisados por e-mail.
-
-
Estou achando muito bom o curso.
-
Boa noite,
Gostaria de saber se vocês irão implementar o módulo de análise e supervisão para a formação do tripé da psicanálise?
Att. -
Não consegui fazer a minha última avaliação, gostaria de fechar o curso 100%, não aparece opção de fazer a atividade e vai direto para a emissão do certificado.
Gostei do curso, como já estudava Psicanálise e sou graduando no curso de Psicologia, esse curso foi complementar e de muita utilidade, parabéns a IEVI.
-
Quando irão disponibilizar curso de análise, supervisão ??
-
Bom dia!
Já está disponível na plataforma –> https://ievi.com.br/cursos/psicanalise-analise-e-supervisao/
-
-
Gostaria de saber sobre os módulos de análise didática e supervisão o andamento
-
Amei o curso bem preparatório podemos se dizer que além de psicanalítico um mini curso de Psicologia.
-
CURSO MARAVILHOSO! PARABENS AOS DESENVOLVEDORES.
-
Excelente curso
-
Excelente formação!
Capacita e forma..
Gera auto conhecimento e ajuda na auto análise e auto crítica… desperta à si mesmo para assim; ajudar outras almas humanas (psiquê)-
Estou em fase de conclusão do curso, contudo está sendo satisfatório para ampliação do conhecimento relativo ao objetivo proposto, as aulas são maravilhosas e estou feliz em participar deste curso, e em breve farei outros.
-
-
Foi um grande aprendizado. Parabenizo a coordenação do curso, ótimo material didático.
-
Parabéns pela didática do ensino e pelo conteúdo
-
Terminei hoje o curso de psicanálise clínica, estou muito feliz , foi um grande aprendizado, e pretendo continuar com novos cursos
-
Gostei muito, aprendi muito.
vamos começar outros cursos -
A psicanálise Integrativa, é de fundamental importância para a saúde mental. Além de oportunizar ao psicanalista clinico, desenvolver com autonomia sua profissão. O psicanalista que analisa no contexto das terapias Integrativas, obtém mais facilmente, habilidades e motivações para interagir com o cliente de maneira mais eficaz e eficiente. Pôde-se inferir que a Terapia Integrativa, permite um atendimento com toda amplitude e complexidade do cliente.
-
SIMPLESMENTE, APAIXONADO PELO CURSO!
-
Mim ajuda irmão a realizar o meu sonho de ser um pregador da palavra de Deus
-
A psicanálise integrativa mudou a minha visão,da maneira que eu olhava o problema mental,me capacitando para ajudar pessoas ouvindo e analisando cada situação
-
Estou muito feliz por fazer parte do curso de Psicanálise. Grata ao IEVI pela oportunidade.
-
estou cursando a integrativa!
-
Aprendendo muito, graças ao bom Deus.
-
Bom dia! Finalizei o Curso de Psicanálise Clínica, agora quero me matricular no Curso de Psicanálise Integrativa.
-
Bom dia! Eu gostaria de saber qual o valor total dos certificados para o curso completo. Os três pilares. E qual a média de tempo para realizar (tenho consciência de que é individual), mas penso que há uma previsão média de tempo mínimo e máximo. Por quanto tempo podemos usar a plataforma? Obrigada.
-
o curso é ótimo.
-
Sou eternamente, agradecida pelo IEVI. Aprendi muito para ampliar meus conhecimentos. Deus abençoe todos aqueles que estão envolvidos nesta obra magnífica.
-
Muito bom o curso.
-
Sou grato de nos dar a oportunidade de realizarmos sonhos, gostaria de parabenizar o IEVI pela excelente empresa pelo compromisso, seriedade e respeito com os alunos, confesso que estou ansioso pelos próximos cursos, meu muito obrigado, Deus os abençoe sempre.
-
Graças a Deus e bastante da minha boa vontade, consegui concluir mais um curso oferecido pelo IEVI,, no total de 06(seis) cursos concluídos, excelente material agora vamos para a confecção do certificados.
-
EXCELENTE CURSO
-
Estou muito feliz com os cursos, é realmente uma mudança de ares, conhecimento é muito bom. Fico muito grato a vocês do Instituto IEVI, por mais essas conquistas!
Os comentários estão fechados.
52 comentários sobre “Na prática”
Há várias classficação para a memória. Memória de Longa duaração, curta duração, memória sensorial, que busam contruir e armazenar tudo aquilo que precisamosguardar sobre determinado assunto.
Quais são os 3 tipos de memórias?
Muitos especialistas consideram três tipos de memória: sensorial, de curto prazo e de longo prazo.
A memória é a forma como o cérebro adquire e armazena informações, uma das funções mais complexas do organismo humano. Há duas maneiras pelas quais o cérebro adquire e armazena informações: a memória de procedimento e a memória declarativa.
Há vários tipos de memórias.
Memórias sensoriais .memórias de custo prazo ,memórias de logo prazos .
Colocação perfeita. Pontualissima.
A cognição bem como a memória estão em permanente processo de funcionamento por interdepender-se, nesta linha, pode-se dizer que um não existe sem o outro. Ou seja, a memória depende da cognição, assim como a cognição depende da memória.
Apesar da capacidade de guardar informações, nem tudo fia realmente gravado na nossa memória. Mesmo sendo possível guardar informações de longo prazo, o cer´bro modifica , altera o processo inicial de amarzenamento.
Entao a congniçao esta ligada ao aprendizado e a memoria faz o arquivamento entao posso dizer que quando se compriende fica melhor para memoria armazenar entendendo que tudo passa pela a sensaçao e percepçao vou me atrever dizer que a cogniçao e o armazenamento da memoria trabalhao juntos
Nem tudo fica gravado na memória, pois quando se compreende algo é mais difícil esquecer.
Não existe memória sem cognição, é nem cognição sem memória.
A memoria forma a base de nosso sentimento de identidade, orienta nossos pensamentos e nossas decisões, influencia nossas reações emocionais e nos permitir apreende.
Portanto, a memoria é fundamental para a cognição e para o desenvolvimento cognitivo.
A MEMÓRIA É A CAPACIDADE DE ADQUIRIR ARMAZENAR, E RECUPERAR INFORMAÇÕES DISPONIVEIS.
A memória é fundamental para a formação
E recuperação de informações…tudo que se aprende fica mais difícil de esquecer..
temos varias classificações da memoria, todas sendo fundamentais para armazenarmos fatos importantes.
A cognição está ligado ao aprendizado e a memória faz o arquivamento, nossas decisões, nossos pensamentos são orientados pela nossa memória que forma nossas decisões e nossos sentimentos de identidade
A cognição é memória estão em constante processo de funcionamento por interdepender _se neste sentido, não existe memória sem cognição e cognição sem memória..
A memória é onde a informação é armazenada, que a classifica de acordo com as mesmas prioridades ou interesses que colocamos em ditas situações e com base nisso elas podem estar no consciente e assim de acordo com sua classificação permanecerão no pré-consciente e inconsciente.
Quando expandimos a nossa mente ela nunca voltara ao tamanho original.A nossa mente é neuroplasticidade como se fosse um plastico .Portanto quanto mais conhecimento mais exerciser mais teremos uma mente saudavel.
A memória nos permite registrar, conservar e evocar experiências, ideias, imagens, eventos, sentimentos, palavras e todas as nuances vividas no nosso cotidiano. A cognição, quando provocada, tem na sua interdependência com a memória, a capacidade de manter as informações em nossa mente e recordá-la, quando assim se fizer necessário em algum momento futuro.
Os grupos de memoria que si encontram podem destacar conforme suas chaves de captação as memórias cognitivas com o uso da própria cognição que alinha logicamente a informação dada pela foto memória de forma consciente ou em um subconsciente próximo as comparações das informações que estão evidenciadas.
Existem 3 Tipos de memória – Memória sensorial, sendo de curta duração, registra informações através dos sentidos, memória de curto prazo ou operacional ou de trabalho, memória de longo prazo que nos permite reter as informações por mais tempo.
A cognição inclui diferentes processos cognitivos, como a aprendizagem, memória, atenção, linguagem, raciocínio, tomada de decisões, etc., que fazem parte de nosso desenvolvimento intelectual e experiências.
Já a memória é uma dás funções cognitivas que nos permite codificar, armazenar e/ou recuperar informações do passado. É um processo básico para a aprendizagem, pois é o que nos permite criar um sentido de identidade.
A memória trabalha de maneira a captar tudo o que se relaciona a vida, trazendo muitas vezes o que não se lembra de maneira estimulada, apesar das diferenças entre si.
No caso de pessoas com amnésia o cérebro atua como se tivesse ocorrido um “apagão” e a partir daí não consegue mais guardar informações a médio ou longo prazo, apenas de curto prazo.
É importante destacar que as memórias nem sempre são precisas e podem sofrer distorções ou esquecimentos ao longo do tempo. Nossa percepção, interpretação e estado emocional no momento da experiência podem afetar a forma como as memórias são armazenadas e posteriormente recuperadas. No entanto, as memórias de experiências passadas desempenham um papel essencial em nossa identidade, aprendizado, tomada de decisões e formação de habilidades.
Como já vimos a memória e a cognição andam lado a lado.
Em relação a amnésia, temos a retrógrada, a anterógrada, e a sensação específica.
a memoria capta tudo o que o individuo passa pela vida.
A memória não é um processo perfeito e pode estar sujeita a distorções, esquecimentos e falhas. Fatores como emoção, atenção e relevância podem influenciar a formação e a recuperação da memória. Em resumo, a memória desempenha um papel fundamental em nossa vida cotidiana, permitindo-nos recordar informações, aprender, tomar decisões e construir nossa identidade. Ela é composta por diferentes tipos e está sujeita a processos complexos de codificação, consolidação e recuperação.
A memoria é o armazenamento de informações e fatos obtidos através de experiência ouvidas ou vividas
A capacidade de guardar informações, não associadas a cognição são incapazes de fazer um armazenamento satisfatório. Vale ressaltar que por vezes nos lembramos de fatos, em ambiente de relaxamento e outras vezes por pressão, não lembramos de fatos recentes.
A cognição e a memória andam juntas
A Cognição por ser um processo mental que requer pensamentos, inspiração e interpretação, depende de forma primária da “Memoria”.
Trata-se de: Memória Sensorial, Memória Curta e Memória Longa.
Att
Caroline Val
A MEMÓRIA DEVIDO A CONEXÃO pelos neurônios ou células nervosas no cérebro. Essas conexões são ligadas por pontos chamados sinapses.
a memória é fundamental para a cognição e para o desenvolvimento cognitivo.
Considera-se que a repetição seja uma estratégia necessária para a memória. Não nos esquecemos, por exemplo, o número do telefone de nossa casa porque, ao longo de nossa vida, repetimos essa informação inúmeras vezes. Esse processo interfere na memorização do número exatamente porque toda vez que repetimos os estímulos, ativamos o mesmo circuito neural. A ativação contínua reforça esse circuito e torna mais fácil a posterior evocação da informação armazenada.
Lembro dos tipos de memória: Sensorial, curto prazo, de trabalho e longo prazo.
Memória sensorial, de curto prazo, e de longo prazo.
São 3 tipos de memórias.
Como já dito, não existe memória sem cognição e nem cognição sem memória, o que nos leva a acreditar que as pessoas que sofreram algum tipo de amnésia perderam parte desses processos de cognição e de armazenamento de memória, tendo em vista que os 3 sistemas da memória é de curto, médio e longo prazo.
A cognição, assim como a memória estão em constante processo de funcionamento por interdepender-se, neste sentido, podemos dizer que não existe memória sem cognição e cognição sem memória.
Os três tipos de memórias são discutidos como armazéns separados de memória, não se trata de miniarmazéns localizados em áreas específicas do cérebro. Ao contrário, representam diferentes sistemas de memória com diferentes características.
Tal situação está intrinsecamente relacionado aos estágios da memória: sensorial, curto prazo e de longo prazo.
Através de nossa memória somos capazes de guardar dados através de mecanismos complexos a A amnésia é um sintoma quando se comprova que uma pessoa tem dificuldades com a memória ou perdeu memória. existe também amnésia dissociativa.
Muito embora a memória seja um processo mental, podemos dizer que está “dividida” de acordo com a sua funcionalidade, o que implica dizer que o indivíduo pode ter dificuldades em resgatar informações da memória imediata e permanecer com a memória de longo prazo intacta e vice-versa.
Quando ocorre a falha na retenção de memória significa que o material guardado na memória não foi armazenado adequadamente, desse modo não poderá ser recordado mais tarde.
A nossa memória pode ser estimulada por eventos como uma fotografia, uma música, um perfume,etc. tornando-se assim mais fácil de ser acessada quando nos depararmos com o mesmo estímulo.
A cognição refere-se à capacidade do cérebro para processar informações, incluindo pensamento, memória, aprendizado e percepção.
Ela nos ajuda a compreender o mundo, tomar decisões e resolver problemas.
A relação entre memória e cognição permite que estabeleçamos relações de sentido com o mundo, considerando fatores sociais, culturais, psíquicos, históricos e contextuais.
Cognição e memória se relacionam de forma intrínseca essa complementariedade se abastece de saberes adquiridos sejam eles de boas ou lembranças traumáticas essa ultima pode travar a memória como mecanismo de defesa uma espécie de bloqueio traumático. No entanto nossos sentidos podem de certa forma sutil, revelar sensações através da memória como por exemplo a memória olfativa quantas vezes podemos lembrar de alguém que já vai distante em nossas história que de repente um perfume sentido passa por nos e lembramos imediatamente daquela pessoas. Outro exemplo é a memória auditiva uma música que escutamos na infância e que lembramos de momentos maravilhosos vividos. Alguma pessoas na velhice se esquecem de fatos recente e lembram com facilidade as memorias passadas como o exemplo da música ouvida na infância. A memória é ainda um desafio para ciência muito ainda temos que compreender sobre seu mecanismo, o alzheimer por enquanto é um desses desafios, mas terapias tantos com o paciente e seus tutores minimizam seus efeitos com técnicas de ativação e exercícios bem como compreender e acalantar o paciente.
A psicanálise cognitiva reúne os aspectos básicos da psicopedagogia e da psicologia sendo aperfeiçoados pela psicanálise , baseia-se na premissa de que a inter-relação entre cognição, emoção e pensamento está implicada no funcionamento do ser humano.
Podemos dizer que ha varios tipos de memórias:
Longo prazo, explicita ou declarativa, memória semantica, mémoria episodica, memória implicita
Top
A cognição é um processo de constução de conhecimento, enquanto a memória é uma função cognitiva que permite a lembranças de informações
A memória e a cognição estão profundamente interligadas. A memória é essencial para o funcionamento cognitivo, pois armazena as informações que são utilizadas para pensar, resolver problemas e tomar decisões. Por outro lado, os processos cognitivos também ajudam a organizar e a recuperar informações da memória, formando um ciclo dinâmico que possibilita o aprendizado contínuo.