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Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
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Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
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Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
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Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
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Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
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Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
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Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
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Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
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Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
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Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
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CERTIFICADO

Há várias classficação para a memória. Memória de Longa duaração, curta duração, memória sensorial, que busam contruir e armazenar tudo aquilo que precisamosguardar sobre determinado assunto.
Quais são os 3 tipos de memórias?
Muitos especialistas consideram três tipos de memória: sensorial, de curto prazo e de longo prazo.
A memória é a forma como o cérebro adquire e armazena informações, uma das funções mais complexas do organismo humano. Há duas maneiras pelas quais o cérebro adquire e armazena informações: a memória de procedimento e a memória declarativa.
Há vários tipos de memórias.
Memórias sensoriais .memórias de custo prazo ,memórias de logo prazos .
Colocação perfeita. Pontualissima.
Apesar da capacidade de guardar informações, nem tudo fia realmente gravado na nossa memória. Mesmo sendo possível guardar informações de longo prazo, o cer´bro modifica , altera o processo inicial de amarzenamento.
Entao a congniçao esta ligada ao aprendizado e a memoria faz o arquivamento entao posso dizer que quando se compriende fica melhor para memoria armazenar entendendo que tudo passa pela a sensaçao e percepçao vou me atrever dizer que a cogniçao e o armazenamento da memoria trabalhao juntos
Nem tudo fica gravado na memória, pois quando se compreende algo é mais difícil esquecer.
Não existe memória sem cognição, é nem cognição sem memória.
A memoria forma a base de nosso sentimento de identidade, orienta nossos pensamentos e nossas decisões, influencia nossas reações emocionais e nos permitir apreende.
Portanto, a memoria é fundamental para a cognição e para o desenvolvimento cognitivo.
A MEMÓRIA É A CAPACIDADE DE ADQUIRIR ARMAZENAR, E RECUPERAR INFORMAÇÕES DISPONIVEIS.
A memória é fundamental para a formação
E recuperação de informações…tudo que se aprende fica mais difícil de esquecer..
temos varias classificações da memoria, todas sendo fundamentais para armazenarmos fatos importantes.
A cognição está ligado ao aprendizado e a memória faz o arquivamento, nossas decisões, nossos pensamentos são orientados pela nossa memória que forma nossas decisões e nossos sentimentos de identidade
A cognição é memória estão em constante processo de funcionamento por interdepender _se neste sentido, não existe memória sem cognição e cognição sem memória..
A memória é onde a informação é armazenada, que a classifica de acordo com as mesmas prioridades ou interesses que colocamos em ditas situações e com base nisso elas podem estar no consciente e assim de acordo com sua classificação permanecerão no pré-consciente e inconsciente.
Quando expandimos a nossa mente ela nunca voltara ao tamanho original.A nossa mente é neuroplasticidade como se fosse um plastico .Portanto quanto mais conhecimento mais exerciser mais teremos uma mente saudavel.
A memória nos permite registrar, conservar e evocar experiências, ideias, imagens, eventos, sentimentos, palavras e todas as nuances vividas no nosso cotidiano. A cognição, quando provocada, tem na sua interdependência com a memória, a capacidade de manter as informações em nossa mente e recordá-la, quando assim se fizer necessário em algum momento futuro.
Os grupos de memoria que si encontram podem destacar conforme suas chaves de captação as memórias cognitivas com o uso da própria cognição que alinha logicamente a informação dada pela foto memória de forma consciente ou em um subconsciente próximo as comparações das informações que estão evidenciadas.
Existem 3 Tipos de memória – Memória sensorial, sendo de curta duração, registra informações através dos sentidos, memória de curto prazo ou operacional ou de trabalho, memória de longo prazo que nos permite reter as informações por mais tempo.
A cognição inclui diferentes processos cognitivos, como a aprendizagem, memória, atenção, linguagem, raciocínio, tomada de decisões, etc., que fazem parte de nosso desenvolvimento intelectual e experiências.
Já a memória é uma dás funções cognitivas que nos permite codificar, armazenar e/ou recuperar informações do passado. É um processo básico para a aprendizagem, pois é o que nos permite criar um sentido de identidade.
A memória trabalha de maneira a captar tudo o que se relaciona a vida, trazendo muitas vezes o que não se lembra de maneira estimulada, apesar das diferenças entre si.
No caso de pessoas com amnésia o cérebro atua como se tivesse ocorrido um “apagão” e a partir daí não consegue mais guardar informações a médio ou longo prazo, apenas de curto prazo.
É importante destacar que as memórias nem sempre são precisas e podem sofrer distorções ou esquecimentos ao longo do tempo. Nossa percepção, interpretação e estado emocional no momento da experiência podem afetar a forma como as memórias são armazenadas e posteriormente recuperadas. No entanto, as memórias de experiências passadas desempenham um papel essencial em nossa identidade, aprendizado, tomada de decisões e formação de habilidades.
Como já vimos a memória e a cognição andam lado a lado.
Em relação a amnésia, temos a retrógrada, a anterógrada, e a sensação específica.
a memoria capta tudo o que o individuo passa pela vida.
A memória não é um processo perfeito e pode estar sujeita a distorções, esquecimentos e falhas. Fatores como emoção, atenção e relevância podem influenciar a formação e a recuperação da memória. Em resumo, a memória desempenha um papel fundamental em nossa vida cotidiana, permitindo-nos recordar informações, aprender, tomar decisões e construir nossa identidade. Ela é composta por diferentes tipos e está sujeita a processos complexos de codificação, consolidação e recuperação.
A memoria é o armazenamento de informações e fatos obtidos através de experiência ouvidas ou vividas
A capacidade de guardar informações, não associadas a cognição são incapazes de fazer um armazenamento satisfatório. Vale ressaltar que por vezes nos lembramos de fatos, em ambiente de relaxamento e outras vezes por pressão, não lembramos de fatos recentes.
A cognição e a memória andam juntas
A Cognição por ser um processo mental que requer pensamentos, inspiração e interpretação, depende de forma primária da “Memoria”.
Trata-se de: Memória Sensorial, Memória Curta e Memória Longa.
Att
Caroline Val
A MEMÓRIA DEVIDO A CONEXÃO pelos neurônios ou células nervosas no cérebro. Essas conexões são ligadas por pontos chamados sinapses.
a memória é fundamental para a cognição e para o desenvolvimento cognitivo.
Considera-se que a repetição seja uma estratégia necessária para a memória. Não nos esquecemos, por exemplo, o número do telefone de nossa casa porque, ao longo de nossa vida, repetimos essa informação inúmeras vezes. Esse processo interfere na memorização do número exatamente porque toda vez que repetimos os estímulos, ativamos o mesmo circuito neural. A ativação contínua reforça esse circuito e torna mais fácil a posterior evocação da informação armazenada.