-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO

Muito bom a compreensão sobre o behaviorismo, e seus benefícios para a psicologia em geral.
Achei muito importante o behaviorismo
Muito rico esse assunto : a escola de Bechaviorismo. Esse americano John nos leva a pensa sobre o comportamento humano .
Eu achei muito importante saber sobre o Behaviorismo.
OS BENEFICIOS DO BEHAVIORISTA PARA A PSICOLOGIA
Fantástico a percepção Behaviorista.
Behaviorismo -Uma forma de explicar a capacidade de cada um.
Behaveorismo pra mim é o melhor metodo de compreender o paciente. O comportamento fala muito de uma pessoa. Sou conselheiro em dependencia química e trabalho em uma comunidade terapeutica. Eu consigo iluminar muitos pacientes, só observando suas atitudes no dia à dia.
Behaviorismo é um método muito eficaz. Analisando o comportamento do ser humano.
Algumas das mais significativas contribuição do Behaviorismo têm sido e continuam sendo a concepção relacional do comportamento humano, a visão selecionista da causação do comportamento, a interpretação funcional, não representacional, da linguagem e dos processos linguísticos e a proposição de que os fenômenos 2–O Behaviorismo não é a ciência do comportamento humano,mas sim dos psicólogos da época acreditava que os seus estavam voltado para os conceitos.
A escola behaviorista, sua teoria metodológica baseia-se na compreensão do realismo, comportamental, interpretação funcional.
É a partir da relação destes três elementos (estímulo, resposta e consequência) que as pessoas aprendem ou condicionam respostas de comportamento para situações futuras.
O objetivo principal do behaviorismo de Watson era estabelecer as leis que regem o comportamento, relacionando as respostas com os estimulos que se precedem.
A escola Hebaviorista contribuiu muito para as questoes da psicologia,tendo e trazendo consigo um metodo de analise onde si requer atenções de forma tecnicas analiticas envolvo aos comportamentoe reaçoes em meios diferentes de habitats.Sua influencia si deu pelo meio de fatos constatodos e averiguados detalicamentes com vista as suas questões cientificas.Isso teve grande repercussão nas questões de apredizado,sendo observado os fins e meios pelo qual o individuo tenta si derecionar ao objetivo proposto aos seus interesses.
A teoria behaviorista ou comportamentalista defende uma psicologia mais objetiva. Os behavioristas se opõem a estudos unicamente baseados em sentimentos, emoções e pensamentos.
Conceito maravilhoso para se entender e compreender o comportamento humano.
O Behaviorismo é uma das ferramentas que consagra ótimos resultados para a compreênsão do comportamento humano.
É uma teoria interessante baseada nos conceitos e suas diferentes etapas em que foi catalogada. A partir da psicologia estuda o comportamento do indivíduo e a resposta a estímulos que normalmente é aplicado em diferentes ambientes como escola, local de trabalho, comércio.
Estímulo e resposta. O interessante é que para quem tem afinidade na área de psicanálise são ações que sabemos que estão ali mas não conseguimos definir. Muito bom o contato com essa teoria muito bem colocada e didática.
Muito bom toda a compreensão deste estudo sobre a escola Behaviorista sobre o comportamento do corpo humano; bora pra cima
Capitulo muito enriquecedor.
A escola behaviorista radical foi um marco dentro da psicologia.
A visao de Behavorismo e suas ferramentas ajudam muito para aliviar a dor do paciente
Resumo. A aprendizagem pode ser explicada sob várias ênfases teóricas, entre elas, o Behaviorismo. Esta ênfase teórica considera que a aprendizagem é o processo de mudança de conduta do organismo em função de suas interação com o meio.
Essa corrente da psicologia vem de encontro a vários entendimentos do comportamento humano e suas reações.
Behaviorismo o método e ênfases teóricas, uma baita ferramenta.
A importância do behaviorismo é uma ciência que possui como principal finalidade de previsão e o controle do comportamento o behaviorismo ,nasceu de uma reação ao mentalismo ao introspecionismo e a pscicanálise que lidaram com o lado interior e não observável da mente.
Behaviorismo é conhecer o outro através do seu comportamento.
No Behaviorismo o comportamento pode ser entendido através do processo de ação-reação perante os estímulos oferecidos e este comportamento pode ser apreendido através do processo de repetição, associação e recompensa.
O Behaviorismo contribuiu para que o comportamento humano ganhasse mais relevância. Pois é através do comportamento que a Psicologia avalia o indivíduo, suas possíveis patologias e atos falhos.
Att
Caroline Val.
O estudo do comportamento do ser humano é muito complexo.
A teoria do bahaviorismo defende que a psicologia humana ou animal pode ser objetivamente estudada por meio de observação de suas ações, ou seja observando o comportamento.
Contribui para relevância do nosso comportamento.
O behaviorismo metodológico, que enfoca bastante o método e a busca pelo que é essencialmente verdadeiro, passando pelo crivo de outra pessoa
Grande evolução para a psicologia atual.
O behaviorismo tem um papel fundamental na psicologia comportamental. Afinal, ele ajuda a compreender como os indivíduos aprendem e se comportam diante de estímulos externos.