-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO

O fenômeno cultural influência e moldam os os processos psicológicos do indiìduo, e são significativos na formação de sua personalidade.
Entao tudo que possa influenciar o desenvolvimento da personalidade do individuo tera impacto significativo na formaçao da personalidade inclusives os aspectos culturais
Assim, os fenômenos culturais contemporâneos são aqueles que contribuem para a formação da identidade dos indivíduos de um grupo, como movimentos culturais, de música, culinária, costumes entre outros.
Se toda cultura é o âmbito dos significado que os homens atribuem a existência e a realidade, então ela contém também os significados da própria vida psíquica, há maneiras de significar os fenômenos psíquico específica de uma determinada cultura e que podem ser iguais ou diferente em outras culturas.
Vejo que tanto um ,como o outro e necessário
Com certeza a essa influencia no desenvolvimento da personalidade via aspectos culturais.
Tudo pode influenciar no comportamento do indivíduo na sociedade desde o o meio que está inserido,atè os hábitos qualidade de vida…
Aspectos culturais tem influências no comportamento da sociedade sim.
assim é a formação da cultura de uma sociedade ou uma nação o psicólogico e o caráter do indivíduo, é moldado também por sua família, ai vem a formação do significado psicológico para que o homem veja as suas necessidades
O meio que o individuo vive é influenciado por sua cultura e moldado por sua familia , por amigos .
Tudo pode nos influenciar, pelas famílias e sociedade.
Como poremxemplo aqui no brasil temos muitas culturas e muitas advescidades; muitas pessoas gostão de uma espessia outra de outra,isso mexemuito com as nossas pessonalidade porque fomos criado em uma cultura e nos deparanmos com outra deferentes.
A cultura é produto direto do inconsciente da sociedade
Freud considera toda relação do sujeito com o outro, um fenômeno de caráter social. A identificação, por sua vez, revela o quanto o outro é onipresente na experiência subjetiva, o quanto a apropriação de um elemento que provém do outro tem ressonâncias na subjetividade.
As relações externas podem também impactar as internas e visse-versa, porém todas esses ou esses tomam pra si efeitos reativos de ordens diretas e indiretas de acordo com a força do impacto cognitivo e reativo.
A Cultura tem uma grande influência na formação da personalidade, pois o meio em indivíduo convive faz parte de sua construção como ser humano.
As relações externas também podem impactar as internas , sendo assim podemos repensar e tomar para si os efeitos atribuído de maneira explícita
Se o meio físico influencia na formação do sujeito, seus hábitos, costumes, ou seja, a cultura também contribui para a sua formação. Aliás, tudo o que o homem faz é cultura e, dessa forma, suas ações (cultura), tornam-se elementos formadores da personalidade humana, já que a cultura é algo a ser aprendido, assim como a aprendizagem.
Sabemos que a cultura constituem se em ricos e variados acervos para o conhecimento psicológico.
A cultura em si tem uma influência muito grande na personalidade, pois o meio em que o indivíduo convive faz parte da sua construção como ser humano.
O desenvolvimento dos processos psicológicos internos e da habilidade de organizar funcionalmente o próprio comportamento.
Os processos culturais abrangem em uma acepção ampla as práticas humanas.
A cultura, personalidade e percepção são três elementos inter-relacionados que desempenham um papel fundamental na forma como percebemos o mundo ao nosso redor e nos comportamos dentro de uma determinada sociedade.
A cultura e a moral auxiliam a sociedade para o desenvolvimento humano.
Cada local possui uma cultura que pode determinar o padrão o que é certo e errado de acordo com a aceitação da sociedade.
A cultura está relacionada ao desenvolvimento da personalidade humana, pois ela dita os comportamentos adequados dentro de determinadas situações . A percepção é a interpretação das sensações e é desenvolvida desde a infância, nas interações com o meio dentro de um contexto cultural.
Os fenômenos culturais são o corpo de conhecimento, mitos, tabus e crenças que diferentes grupos sociais compartilhar.