-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO

Cognitivismo e psicologia andam de mãos dadas…
Cognitivismo e psicologia são primordiais.
Psicologia cognitiva Abordagem que tem por objetivo compreender a cognição humana por meio do estudo do comportamento; uma definição mais ampla também inclui o estudo da atividade e da estrutura cerebral.
Todos os dois são muito importante para o desenvolvimento do ser humano
Cognitivismo é estudo da consciência e da mente, implica em estudar a aprendizagem como sendo mais um produto do ambiente
O COGNITISMO DEFENDE QUE O SER HUMANO É CONSCIENTE, ATIVO E MOVIDO POR CAUSAS E RAZÕES.
Cognitismo é a conexão do indivíduo com ele e o mundo à sua volta!
Duas especialidades q caminham juntas.uma complementando a outra
Duas especificações que caminha juntos uma completa a outra e se completa.
Estamos cientes de que as pessoas têm uma forma diferente de aprender, seja baseada em estilos de aprendizagem e até mesmo falando em habilidades intelectuais.
A partir disso, aprendemos como a mente humana é capaz de ser usada em diferentes formas de conhecimento e aprendizado.
Tem como objetivo sempre co e representações mentais compreender as capacidades as estratégias mentias basicas, ao comportamento inteligente apresentados pelas pessoas em suas tarefas.
Cognitivo é pensar ,agilidade,conexão ,cognitivismo e psicologia é primordial na vida
Na teoria cognitivista, os pesquisadores entendem cognitivismo e psicologia andam juntos, uma vez que o aprendizado das pessoas nunca cessa, uma vez que na ZDP, no inter relacionamento lhes é permitido continuar aprendendo. Dessa maneira, o aprendizado nunca termina, visto que as pessoas, cada um per-si; vivem em constante desenvolvimento.
A partir do construtivismo, entende-se que para o processo de aprendizagem é fundamental que os indivíduos sejam participativos, dinâmicos e interativos. Por esse motivo, consideram que a interação social (com o ambiente, com as pessoas e objetivos que as cercam) incentiva e favorece o aprendizado das pessoas.
As duas são muito importantes , congnitivismo e psicologia tem sempre que estar de mãos dadas !!!
As colaborações de Piaget, são extremamente pertinentes para se entender os estágios de aprendizagem de uma criança.
Para Vygotsky, a “boa” aprendizagem e o “bom” ensino deveriam sempre operar sobre níveis superiores de zonas de desenvolvimento proximal. Assim, o ensino tem papel fundamental na mudança das condições do desenvolvimento e não se confunde com uma perspectiva “espontaneísta” que apenas respeite níveis atuais de aprendizagem, sem uma visão prospectiva, que considere expectativas mais amplas de conhecimentos a serem adquiridos na escola.
Compreendemos que a criatividade e do raciocínio lógico, aqueles que se propõem a trabalhar com inovação costumam
apresentar características pessoais marcantes, e senso de colaboração em ambiente coletivo, auto-questionamento e curiosidade aguçada.