-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO

O caráter é a forma como o indivíduo se manifesta na sociedade, o cáracter é a maneira de agir se certo ou errado. A ética é m conduta é a coerências nas nossas ações.
Sim eu concordo com a minha colega.
Certissimo
O comportamento de cada pessoa está relacionado a cultura local costume religião classe social, sociedade no qual ela convive tudo isso influencia na personalidade de cada indivíduo.
Sendo o carater o conjuto que forma a personalidade do individuo a etica sera as regras que ira moldar a sua maneira de si expressar diante do ambiente que esta
Bom,o caráter é formado por traços morais de cada indivíduo,que determinam a forma contante de pessoas agir e reagir,mas já a personalidade é um conjunto de características psicológicas que ditam como uma pessoa pensa ,sente e age ,em termos gerais,o caráter fomenta de forma constante a maneira que uma pessoa age….
Cada indivíduo, possui sua personalidade única, a qual representa também o seu caráter.
Freud em sua teoria sobre o caráter se baseia em quer o pai tem um papel primordial importante.
Caráter é formado por traços morais, personalidade ética e conduta.
O caráter e a ética anda juntos ,o indivíduo ser humano, ele tem esse retrato, a ética mostra o caráter dele ,seja qual for de acordo com a sociedade em que ele vive é que vai te dar o valor dele, se é boa ou má
O caráter e uma das coisas que não era para ter mudança, mas sofre multação,de pessonalidade muitas veses aspessoas preferam ter um caráter rude de grandesa de coitadinho para chamar a atenção das outras pessoas.
A teoria da personalidade de Sigmund Freud foi variando à medida que seu desenvolvimento teórico foi avançando. Para Freud, a personalidade humana é produto da luta entre nossos impulsos destrutivos e a busca pelo prazer, sem deixar de lado os limites sociais como entidades reguladoras.
A construção da personalidade vem a ser um produto: o resultado da forma que cada pessoa usa para lidar com seus conflitos internos e as demandas do exterior. A personalidade mascara, assim, a forma como cada um se desenvolve no meio social e enfrenta seus conflitos: internos e externos.
Concordo!
O caráter é como você se define como indivíduo! Quando você agrega o que há de melhor para o seu desenvolvimento, crescimento. E consequentemente irá refletir ao outro.
Você (indivíduo) é o que permite Ser, se tornar uma pessoa Melhor cada dia, contribui na formação, na reestruturação do caráter.
A ética é toda a resposta e retorno de um caráter definido.
Caráter é uma escolha pelo qual se resulta na ética.
O comportamento de cada pessoa está ligado a sua cultura social e religiao
As características de um indivíduo com personalidade si da com a apresentação do caráter e temperamento.Estes tem por sinais a condução sofrida pelas adaptações e mudanças ocasionadas pelo tempo e suas evoluções peculiares. E com isso o meio em que vive não muda mas, sim o indivíduo que reside neste hábitate.
O caráter e a ética são fatores que determinam a personalidade de cada indivíduo. Por isso, sujeitos com desvios de personalidade não conseguem manter o caráter e nem a ética perante a a sua vida e a vida dos outros com os quais se relacionam.
O caráter de uma pessoa é construído por meio de hábitos e relações que fazem parte da experiência individual.
Sobre os conceitos, além da hereditariedade, as questões ambientais também exercem influência na formação e definição das nossas
características, nenhuma se predomina, ambas atuam em conjunto.
Sobre a patologia da personalidade, é a área que aborda a natureza essencial da doença mental, suas causas, mudanças funcionais e estruturais e suas formas de manifestação.
Personalidade, caráter e ética são conceitos relacionados ao estudo da psicologia e da filosofia, que descrevem diferentes aspectos do comportamento humano e da formação moral. Embora estejam interconectados, eles se referem a diferentes aspectos da vida humana.
Conceitos essenciais para a formação do indivíduo.
A ética faz parte da vida do ser humano, todos os homens tem comportamentos diferenciados e únicos. A ética é um principio que cada individuo traz consigo desde a infância, é um valor adquirido em sua relação familiar e no cotidiano de sua existência.