-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO

Analisando o contexto do exercício profissional da esteticista, houve uma resposta aos estimulos antessessores e uma consequência, após apresentação do estímulo.
Tendo em vista que a açao da dermatologista resultou em uma açao de modo que a resposta do clienta foi mediante os estimulos corretos para se ter um consequencia possitiva
Neste contexto, Flora realiza um comportamento de auto profissional com a sua profissão, deixando a sua cliente bem a vontade com a confiança no atendimento de flora . assim ela está com o comportamento social.
A esteticista é a profissional que estimula seus pacientes a ter uma vida mais com um alto teor de beleza e isso é muito importante pois ela é a responsável pela auto estima de alguém.
Não basta ter talento é preciso ter conhecimento do que se faz.
A capacidade se faz valer quando acreditamos em nós mesmo.
Flora e uma esteticista muito elogiada por seu profissionalismo e dedicação tanto com seu procedimentos estético,como tbm comportamento profissional e cliente,desde a chegada da cliente na clinica,na hora do procedimentos até termino do mesmo.
A capacidade vai de encontro com a atitude comportamental do indivíduo.
O que eu vejo no comportamento da Flora e que Existem também distinções entre diferentes tipos de comportamento social, como o mundano versus comportamento social defensivo. Comportamento social mundano é resultado de interações no dia-a-dia e são comportamentos aprendidos quando o indivíduo está exposto a essas diferentes situações.
O feedback apresentado na tríplice contingência da Profissional e da cliente foi positivo.
Importante ter conhecimento e clareza do que se faz, mas a esteticista mostra que beleza depende muito de como nos comportamos .
o comportamento , de flora foi impressídivel, ela manteve sua postura, e assim que terminou os procedimentos a cliente ficou satisfeita com o seu trabalho, pois teve um excelente resultado.
Neste caso, a esteticista com seu carisma e profissionalismo tem cativado sua clientela por ser profissional e ao mesmo tempo trabalhar empatia em suas clientes.
A interação positiva entre atendente e cliente gerou uma consequência também positiva (Busca e satisfação pelo prazer), entrelaçamento positivo.
O estímulo gera à vontade de fazer bem E dar o seu melhor estimulando e por fim tendo o prazer de satisfazer as suas e às necessidades do seu cliente
Quando falamos em tríplice contingência, estamos falando de uma relação de interdependência entre estímulos e respostas,
No comportamento a contingência consiste em uma relação de dependência entre certos eventos.
Profissionalismo, caráter , responsabilidade é o dever do psicanalista
Esses sistemas entrelaçados de resposta são compostos por três elementos principais: estímulo antecedente, comportamento e consequência. O estímulo antecedente é o evento ou contexto que precede o comportamento e pode desencadear a resposta. O comportamento é a ação ou reação do indivíduo em relação ao estímulo antecedente. E a consequência é o evento que ocorre após o comportamento e que pode influenciar sua ocorrência futura.
O comportamento social corresponde a interação de uma tríplice contingência(estímulo, resposta e consequência), e aos sistemas entrelaçados de resposta.
Os processos de interação estão estreitamente ligados ao de mediação, pois sempre acontecem mediados por signos ou símbolos, sendo a palavra e a linguagem os principais, assim os conhecimentos são transferidos e internalizados. É devido a esses processos que ocorre a internalização dos saberes, internalização esta que faz com que as crianças que primeiramente precisavam de auxílio para desenvolver tal atividade, comecem a aprender aos poucos como fazê-la sozinha, de forma autônoma.
As consequências do comportamento da profissional é mediado pela ação da cliente ( realizar o procedimento ) e sua consequência (satisfação com o resultado).
Flora é uma esteticista que trabalha com ética e profissionalismo. Seus estímulos e comportamento fazem parte da sua ética profissional e a consequência ( satisfação).
A Tríplice Contingência é a representação gráfica sobre como determinados comportamentos estão relacionados. É a formula usada pela Análise do Comportamento para estudar e entender como estes comportamentos se relacionam com os estímulos que os antecedem e com os estímulos que a eles se seguem.