-
Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a história da Psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo. Explicar a Psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência.
-
Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola behaviorista ou comportamentalista para a psicologia como ciência humana; Identificar o processo de construção dessa escola da psicologia e sua influência para o estudo do comportamento; Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo no que se refere à aprendizagem comportamental.
-
Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer a contribuição da escola Gestaltista ao estudo do comportamento humano. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem. Identificar o processo de construção desta escola da Psicologia e a influência das leis gestálticas para a ciência humana.
-
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar claramente a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Identificar o processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Relacionar os conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.
-
Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Constatar como a sensação e a percepção se apresentam no ser humano. Identificar o processo de sensação e percepção e como estes contribuem para a identificação do mundo individual e coletivo. Relacionar os conceitos de sensação e percepção de acordo com suas características e peculiaridades.
-
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como ocorre a cognição no ser humano. Identificar o processo de memória e como este contribui para a aquisição do conhecimento. Relacionar os conceitos de cognição e memória levando em conta suas peculiaridades.
-
Principais teorias do desenvolvimento humano
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as teorias behavioristas e seus principais estudiosos: Watson e Skinner. Analisar as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos: Vygotsky e Piaget. Identificar as teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos: Freud e Erikson.
-
Personalidade, caráter e ética
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever como a constituição da personalidade, do caráter e da ética é constituída no indivíduo-ser humano. Identificar como os conceitos de personalidade foram sendo trabalhados ao longo dos tempos e sofrendo modificações em função do momento sócio-histórico. Relacionar o conceito de personalidade com as características e patologias do indivíduo.
-
Cultura, personalidade e percepção
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Relacionar os processos psicológicos com os fenômenos culturais. Demonstrar as relações existentes entre cultura e personalidade. Reconhecer o desenvolvimento da percepção, da infância à idade adulta, com ênfase na mediação cultural desse processo psicológico.
-
Comportamento social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer uma noção para comportamento social. Identificar diferentes propriedades do comportamento social. Descrever comportamento social e produção agregada.
-
CERTIFICADO

As crianças de acordo com a teoria de Vygotsky, apresentam o desevolvimento real e o desenvolvimento potencial onde ambos tem suas caracteristicas pecuiares, de um lado, crianças autonomas e de outro crianças que depende da ação de um adulto ou de outro crianças para realizarem as mesmas atividade. Mas, segundo Vygotsky, essas ações não depende unicamente o individuo, mas são influenciadas pelo ambiente sociocultural e historico em que vivem.
E porque o nível de aprendizagem está diferente está uns consegue desenvolver de acordo com que a professora ensina outro está ainda no seu momento.
Análise da teoria de VYGOTSKY – ZDP: Diferença entre os alunos que realizam as atividades individualente daqueles que realizam com auxilio de outros alunos: Existem pelo menos dois níveis de desenvolvimento identificados por Vygotsky: um real, já adquirido ou formado, que determina o que a criança já é capaz de fazer por si própria, e um potencial, ou seja, a capacidade de aprender com outra pessoa.
As diferenças básicas entre as atividades desenvolvidas em conjunto com outras crianças e as atividades feitas de forma individual numa classe de educação infantil estão na interseção entre o desenvolvimento real e o potencial, quando no campo do desenvolvimento proximal as crianças solucionam problemas com a ajuda de colegas mais habilidosos ou experientes, quando a que desenvolve atividades isoladamente se encontra ainda distante do aspecto da zona proximal.
Logicamente que o desenvolvimento real de qualquer criança esta ligado ao meio sociocultural em que vive. quanto mas os adultos os torna dependentes de se mesmos em casa; essas características será desenvolvidas ao logo da vida em qualquer ambiente que for inserido.
As crianças possui caracteristicas individual em seu processo evolutivo , conforme teoria Vygotsky o desenvolvimento a aprendizagem é um aspecto necessário e universal das funçoes psicológicas.
Nesta teoria de Vygotsky,ele apresenta uma ciência que estuda como nós seres humanos, percebemos que as crianças estão sendo a concepção relacional, mas não tem como transferir a conta do comportamento humano, a visão selecionista da mente de cada processo de uma criança.
Aquelas que são independentes, provavelmente são orientadas com essas características.
Enquanto que as dependentes podem estar relacionadas a falta segurança que não obtive até então em seu meio de convivência.
AQUELES QUE SAO DEPENDENTES DO ADULTO, NAO FORAM PROVOCADOS DE MANEIRA CORRETA, OU É DE SUA PROPRIA PERSONALIDADE.
A vida social é um processo dinâmico pelo qual o individuo internaliza a matéria prima fornecida pela cultura não sendo, pois , um processo de absorção passiva, mas de transformação, em síntese.
Segundo Vygotsky o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação com outros indivíduos e com o meio.
As crianças em si elas tem habilidades e muita facidade de se adaptar ao que é novo.
Para Vygotsky, A criança constrói a sua realidade através do que a sociedade lhe mostra. Para Piaget constatou que as crianças não se comportavam e raciocinavam como os adultos.
A crianças q depara com dificuldade de se entrar,prefere ser independente. Outros têm
Muita facilidade de fazer amizade estudar juntos.
Esse Grupo de alunos que a professora fez e dividiu em grupo de cinco x 8 =40 ,os grupos apresenta dois problemas relacional, potencial e individual ,a vida social é dinâmico na sociedade ,para Jean Piaget as crianças já começa a construir a sua identidade para viver a realidade é o que diz Vygotsky
A diferença entre os alunos poderia ser explicada segundo Vygotsky pelas estruturas naturais e as estruturas superiores do pensamento humano e também pela Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP).
As criança quer realizam suas atividade individuais estão com onivel de desenvolvimento mais avançado que os que não conseguiram.
Algumas crianças aprende as coisas mais rapido que outras segundo o pesquisador essas crianças nao depende muito das outras porqur jatem um certo conhecimento.
A Zona de Desenvolvimento Proximal é a distância entre o nível de desenvolvimento potencial e o nível de desenvolvimento real, é nesse intervalo que a criança atravessa o caminho, aperfeiçoando suas habilidades potenciais em reais consolidadas, tornando-a capaz de realizar tarefas sozinhas de maneira autônoma, para isso é necessário a ajuda da professora, ou até mesmo de uma criança que tenha mais experiência.
“A zona de desenvolvimento proximal define aquelas funções que ainda não amadureceram, mas estão em processo de maturação, funções que amadurecerão mais cedo ou mais tarde, mas que atualmente estão em estado embrionário” (VYGOTSKY, 1978).
O nível de desenvolvimento de uma criança está ligado ao meio sociocultural em que ele vive. A criança que tem dificuldade de se adaptar se exclui , enquanto outras tem mais facilidade de se expressar e comunicar .
Piaget e Vygotsky são duas grandes figuras do estudo da psicologia evolutiva e do desenvolvimento. Suas teorias influenciaram uma série de autores, desde os clássicos até os modernos. Graças a eles, podemos entender, a partir de uma perspectiva ampla, como as crianças se desenvolvem.
As diferenças entre os alunos que realizam atividades individualmente e os alunos que realizam atividades com auxílio podem ser explicadas pelo fato de que alguns alunos podem ter internalizado mais facilmente as representações mentais de seu grupo social e são capazes de realizar tarefas de forma autônoma, enquanto outros ainda estão em processo de internalização e precisam do auxílio dos colegas para completar as tarefas.
A junção de todos os meios interagindo com sequências individuais, coletivas e de amparo por parte da professora podem gerar adaptabilidade individuais e assim estás capacidades irão si montar de acordo com o auxílio do ambiente.Contudo podemos finalizar a ideia com métodos onde estejam acessíveis a todos com uso de didáticas que estejam ao alcance de todos.O uso de ferramentas que incentivem as questões sensoriais alimentam cognitivamente um positivo fator que interaja entre todos.
As crianças que resolveram o problema de forma autônoma estão em nível de desenvolvimento real, e as crianças que buscaram auxílio para resolução do problema estão em nível de desenvolvimento potencial, que segundo a teoria de Vygostky é a zona de desenvolvimento proximal, onde cada criança se. Desenvolve a seu tempo.
De acordo com algumas teorias, explica a extroversao e a introversao algumas crianças tem facilidade em pedir ajuda, outras se tornam independentes e resolutivas. Assim, algumas expressam que estao mais desenvolvidas que as outras.
Cada indivíduo tem suas características e suas cargas emocionais e identidade. Tem as autônomas e as que necessitam de auxílio de outros quer sejam adultos ou outras crianças. Deve se atentar para os métodos de ensino para proporcionar um aprendizado mais homogêneo e igualitário.
Cada individuo possui caracteristicas proprias, então vai de desenvolvimento de cada um, lembrando que os mais timidos teriam a dificuldade de falar e partilhar em um grupo.
As crianças não aprendem da mesma forma e nem no mesmo ritmo, daí a importância de se respeitar essas diferenças e desenvolver atividades que favoreçam o estímulo a essas ajudas de forma que ambos possam interagir em é de igualdade nas diferenças. Dessa forma, todos ensinam e todos aprendem mutuamente. Outra alternativa seria atividades diferencias de acordo com nível de cada um ou agrupamentos em níveis de aprendizagens aproximados (Nem muito próximo e nem muito distante).
É importante notar que, embora a psicanálise tenha sido uma abordagem pioneira e influente no campo da psicologia, suas ideias e conceitos específicos sobre o desenvolvimento infantil são objeto de debate e críticas. Abordagens contemporâneas, como a teoria do apego e a teoria do desenvolvimento socioemocional, oferecem perspectivas alternativas e complementares sobre o desenvolvimento das crianças.
A teoria da aprendizagem de Vygotsky defende que o aprendizado se dá pela interação social, que o desenvolvimento do indivíduo é resultado da relação com o outro e com o mundo que o cerca.
Cada criança dentro do seu espaço tempo revela uma maturidade diferente da outra, podendo assim construir uma iniciativa de fazer e organizar de maneira diferente as atividades propostas.
A criança tem sua individualidade por isso o cuidado ao trabalhar com cada uma dela
Com a individualidade da criança os cuidados ao trabalhar com cada uma delas devem ser diferentes.
O desenvolvimento humano está relacionado
ao processo de interações com o outro, pois é nesse momento que o signo é
utilizado como um meio para organizar e orientar as ações humanas. Assim, a
linguagem socialmente construída, como um sistema de signos, é a mediadora
do desenvolvimento humano. Para Vygotsky, o desenvolvimento cultural se
fundamenta no uso dos signos e sua incorporação ao desenvolvimento humano
ocorre, inicialmente, de forma social (externa) e, depois, individual (interna).
A Zona de Desenvolvimento Proximal de Vygotsky destaca a importância das interações sociais e do suporte adulto no processo de aprendizado e desenvolvimento das crianças. Ela reconhece que as crianças são capazes de realizar tarefas além de seu nível atual de desenvolvimento quando recebem o suporte adequado, permitindo um progresso significativo em sua aprendizagem.
As crianças possuem características próprias e únicas, contudo de acordo com a teoria de Vygotsky, esse desenvolvimento define as funções que estão em maturação, e funções que irão amadurecer, mas estão presentes em estado embrionário.
A discrepância entre uma Criança que consegue realizar a atividade individual, para a outra Criança que não consegue, somente por meio de auxílio é:
A Zona de Desenvolvimento Proximal- Onde uns amadurecem e outros se encontram em processo de maturidade.
Att
Caroline Val
as crianças que necessitam de ajuda de outros para realizar as tarefas, encontram-se na ZDP, zona de desenvolvimento proximal, ou seja tem potencial mas ainda não desenvolveram o suficiente.
Partindo da compreensão das concepções de zona de desenvolvimento real, que é o que a criança já sabe fazer sozinha, e zona de desenvolvimento potencial, que é o que a criança ainda não sabe fazer sozinha, mas é capaz de fazer com a intervenção do outro. Pode-se compreender que zona de desenvolvimento proximal, para Vygotsky, é área que fica entre o que já foi aprendido e o que está em processo.
Vygotsky defende que há uma diferença entre o que o aluno já sabe (as habilidades que ele domina sozinho) e o que ainda não sabe, mas está próximo de saber (porque já consegue realizar com a ajuda de alguém).
Para Vygotsky o segredo é tirar vantagem das diferenças e apostar no potencial de cada aluno.
muito bom
Isso se dá por conta das crianças estarem em estágio de maturação diferentes, embora sejam da mesma faixa de idade, sendo influenciadas pelo ambiente e sua interação com ele, pelo modo de criação dos cuidadores, pela cultura e condições sócio econômicas.
A Zona de Desenvolvimento Proximal consiste no campo interpsicológico, constituído na e pelas interações sociais em que os sujeitos se encontram envolvidos com problemas ou situações que remetam à confrontação de pontos de vista diferenciados.